Como bloquear o barulho à noite: 10 passos (com imagens)

Tudo bem?

Outro dia fiz uma consultoria num apartamento para locação e o cliente perguntou como poderia reduzir o ruído externo produzido por uma obra que acontecia ao lado.

Isso me fez pensar em fazer um post sobre essa questão de acústica. Bom, impedir que o barulho aconteça lá fora é impossível . Principalmente nas grandes cidades com essa imensa frota de carros, construção civil, barulho de vizinhos etc… Agora, o que podemos fazer para que estes incômodos não perturbem tanto nosso sossego no lar?

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens)

(Fonte:aqui)

Quando entramos numa sala de cinema ou teatro parece que nem existe barulho lá fora, com pessoas falando, carros passando…Ambientes como esses tem projeto acústico adequado para que o barulho externo não atrapalhe o espetáculo. Um bom projeto acústico depende muito da escolha correta de materias.

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens)

(Fonte:natalianoleto.com.br; 1- Painel com ripas de madeira no teatro; 2 – Detalhe das ripas com telinha para auxiliar no isolamento do som)

Será que dentro de nossas residências estamos escolhendo os materiais corretos?

Quando entramos em um imóvel vazio, mesmo quando falamos baixinho a nossa voz parece que duplica. Isto normalmente acontece pela presença de materiais duros. Como assim? Chamo de materiais duros o tijolo da parede, o taco ou porcelanato do piso, laje ou forro de gesso no teto.

O som da nossa voz “bate” nesses materiais duros e são refletidos várias vezes (tipo bate e volta) até ficar mais fraco e perder energia.

Mas como o espaço está vazio, o som bate na parede, piso, teto e como não encontra nenhum obstáculo ( um sofá por exemplo) no meio do caminho, esses rebatimentos nas superfícies duras fazem com que o ambiente fique reverberante (parece que aumentou o volume) e até com o eco. É com esse raciocínio, que quero compartilhar algumas dicas hoje.

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens)

(Fonte:natalianoleto.com.br; Apartamento que fiz consultoria em Brasília)

Vamos lá?

Dica 01- Vedação das janelas. Uma escolha adequada da janela pode reduzir bastante o ruído externo (a tal obra da construtora ao lado). Verifique se as folhas das janelas estão bem vedadas e, se as borrachinhas não estão desgastadas. Com o tempo, o material sofre desgaste e dificulta a vedação.

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens)

(Fonte:natalianoleto.com.br; 1 Obra que visitei em São Paulo- Borracha instalada no portal para isolamento do som dentro do ambiente; 2- Fechamento de varanda de um projeto em São Paulo. Entre as folhas de correr tem tipo uma “vassourinha” que isola muito bem o som! Gostei do resultado quando verifiquei a instalação.)

Dica 02- Substitua persianas por cortinas, ou instale as duas opções juntas. A persiana e janela com problemas de vedação vão deixar o som passar de qualquer jeito.

A cortina grossa, quando fechada, não vai isolar de vez o som do lado de fora. Mas ajudará a diminuir esse ruído de fundo, pois absorverá os ruídos que entrarem e os ruídos internos do próprio ambiente.

Uma cortina como blackout é uma boa solução.

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens)

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Dica 03 – Vizinho reclama do barulho do seu sapato, mesmo não sendo salto agulha? Mais uma vez: materiais duros. Esse somatório do  piso (taco  ou tábuas, cerâmica etc) e a laje (material duro) intensifica o toc toc da pisada do sapato, pois o ruído de impacto é transmitido pelos materiais duros com muita facilidade.

Primeira atitute é deixar o sapato do lado da porta, ou então, comprar um material maleável que amorteça o som. Como? Compre um tapete grosso e fofinho!!! No mercado existem várias opções. Ainda tem como fazer obra? Instale uma manta entre a laje e o piso para amortecer esse som de impacto. Esta é a solução ideal.

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens)

(Fonte:natalianoleto.com.br;Imagine pisar no tecido desse puff? Ai…Vamos sonhar? Com um desses, a gente tira os sapatos na hora, né?)

Dica 04 – Noites silenciosas e sem ruídos. Você tem sono leve e aquela televisão alta do quarto ao lado incomoda? No quarto vale também pensar como o imóvel vazio.

A idéia aqui é fazer um balanço na quantidade de materiais duros por outros que absorvam o som, como estofados, almofadas… Um ótimo aliado também é o painel para televisão.

Aquela folga de uns 10 cm do painel o transforma em um objeto absorvedor especial, permitindo que o som chegue com menor intensidade ao quarto vizinho (menores frequências do som).

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens)

(Fonte:natalianoleto.com.br; Casa Cor Brasília)

Dica 5- A cabeceira da cama  revestida com tecido  pode ser mais eficaz que a cabeceira de madeira pintada em laca, pois materiais macios, porosos e fibrosos tem mais capacidade de absorção do som.

Nas paredes, a presença de quadros com tela (sabe os furinhos?) é uma ótima solução para ajudar a “amortecer”o som.

E somando cortina, mais edredon, mais tapete…Tudo isso faz com o som produzido dentro ambiente penetre nessas superfícies, seja então absorvido, e volte com menor intensidade no espaço.

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens)

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Gostaram das dicas? Tem outro post sobre acústica aqui. Faça um projeto de acústica junto com o projeto de arquitetura. Não deixe que ruídos incomodem seu sono.

Até o próximo post!!!!

acústicaarquitetosArquiteturadicainterioresruídosom

Isolamento Acústico Residencial – Veja como fazer

Aproveitar o tempo em casa da melhor forma possível é o que muitos desejam. Com o aumento do trabalho home office, surge também o desejo de aprender a fazer um isolamento acústico residencial. E vamos ser sincero, impedir o barulho não ajuda somente no trabalho, mas também contribui para uma noite de sono mais tranquila.

As construções mais antigas, com suas lajes e paredes espessas, tinham ótimo isolamento acústico. Para reduzir custos, algumas empresas começaram a usar estruturas e divisórias mais finas e ocas, deixando o caminho livre para barulhos. Muitas vezes é possível ouvir o ruído da descarga do apartamento do lado ou a conversa dos vizinhos.

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens)Soluções simples ajudam a acabar com os dilemas de barulhos em casa e problemas com os vizinhos (Fotos: Shutterstock)

+ Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de piso e escolha o seu

Só para você saber, em julho de 2013, entrou em vigor a NBR 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece índices mínimos de isolamento para pisos, paredes, coberturas e fachadas de construções residenciais. As construtoras têm de contemplar o isolamento acústico. Mas o que fazer quando você mesmo constrói a sua casa?

Isolamento acústico residencial é possível

Para impedir qualquer tipo de barulho existem diversos meios. Se você reformar, existe diversos modelos de janelas, portas e porcelanatos que você pode apostar. Iremos explicar com mais detalhes abaixo. Mas, se o problema precisa ser solucionado de forma rápida e sem reforma, existem alguns truques que podem impedir os ruídos, inclusive o barulho do vizinho de cima.

Colocar cortinas em todas as janelas

O tecido tem a capacidade de absorver o som externo. Quanto mais grossa ela for ou mais camadas tiver, melhor para minimizar barulhos.

Espalhar almofadas e pufes pelo chão

Se você mora em apartamento e seu vizinho de baixo é barulhento, uma solução é espalhar almofadas, pufes e tapetes pelo chão, para que eles filtrem os ruídos. Além de ajudar da decoração, com certeza vai ser muito eficaz para seu conforto e sossego.

  • Adotar uma cabeceira de parede na cama
  • De tecido ou, ainda melhor, acolchoada, ela barra a entrada de sons de fora ou de apartamento vizinho.
  • Espalhar quadros pelas paredes

As molduras e as telas ajudam a amortecer os sons externos. As feitas com tecidos são ainda melhor!

Aplicar papel ou adesivo de parede

O adesivo ou o papel que for aplicado, se for grosso e possuir uma boa textura, podem ser muito úteis para diminuir o barulho. Eles funcionam como filtros para os sons que passam por ela e funcionam muito bem para as paredes que dividem a casa, como quartos e salas.

Invista em placas de Dry Wall

As placas de gesso laminado, chamadas de “dry wall” conseguem barrar até 30 decibéis. É o investimento mais alto desta lista, mas vale muito a pena para quem sofre com vizinhos barulhentos.

Se pensa em reformar, temos mais dicas para impedir o ruído dentro de casa

Para garantir uma casa silenciosa é bom pensar nisso durante a construção. Existem diversos materiais e componentes que absorvem o som ou impedem que os ruídos passem de um ambiente para outro, tais como paredes espessas ou com mantas de isolamento no seu interior, vidros duplos, portas e janelas com boa vedação, entre outros.

Tapetes felpudos e macios ajudam a evitar ecos

Exemplo: problemas de reverberação do som (eco) podem ser resolvidos com mudanças na decoração. Vale incluir tapetes, painéis de madeira, poltronas e cortinas. Quanto mais lisa e dura a superfície mais o som reverbera. Então use materiais felpudos e macios para absorver o som.

Leia também:  Como alterar uma camisa (com imagens)

Portas e janelas bem vedadas ajudam a fazer isolamento acústico residencial

Onde entra ar, entra som.

Para vedar melhor a entrada do barulho, uma solução é trocar as portas e janelas por caixilhos acústicos feitos normalmente de PVC ou alumínio, e compostos por vidros duplos ou triplos, que não deixam o ruído externo passar. Só que estas janelas tem um custo muito mais alto que as comuns. Escolha bem onde comprar e preste atenção se o produto realmente oferece a vedação adequada.

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens)Janelas e portas precisam ser bem vedadas

Se a construtora entregou seu apartamento com as portas em madeira compensada oca, pense em trocar pelo menos a porta da frente por uma porta de madeira maciça, que é muito melhor para a acústica e para segurança.

Se a grana está curta você pode usar persianas em formas de rolo e cortinas com um tecido grosso, tipo linho ou veludo, que minimizam a propagação do som.

Quando o barulho passa pela parede – Paredes mais espessas, de tijolos maciços ou ocas – do tipo Drywall -, e preenchidas com revestimento acústico interno barram melhor o som.

Mas se o ruído passa pelas paredes de fachadas e paredes internas, a dica é usar materiais como placas de lãs de rocha, revestimentos especiais, painéis de madeira, revestimento de gesso acartonado ou, mesmo, tapeçarias, que quando aplicadas sobre a parede melhoram o isolamento.

Vale lembrar que não adianta ter uma parede com bom isolamento e uma janela deixa passar o barulho. Pense no conjunto!

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens)Parede de tijolo é um bom isolante acústico residencial

O ruído que vem do piso – Você ouve o “toc toc” do sapato ou as patinhas do cachorro do vizinho que mora no andar de cima? Ou você não quer que o apartamento de baixo reclame dos mesmos barulhos? Os pisos frios, como os porcelanatos, provocam muito eco. O revestimento que melhor isola o som é o mais denso, como carpetes, tacos de madeira, mármores ou pisos vinílicos.

Se for construir ou reformar o piso pense em fazer o isolamento acústico corretamente. Antes de instalar o piso e depois do contrapiso aplique mantas acústicas sobre a laje. Depois instale o piso, os chamados pisos flutuantes, como os laminados e a madeira, que já têm opção de instalação com mantas acústicas.

Piso laminado é um dos mais procurado em lojas de construção

Existem alternativas de manta para pisos cerâmicos e porcelanatos, como a de cortiça aglomerada, mas seu uso não é muito comum. Se a casa já está com o piso pronto, uma boa dica é usar tapetes, bem felpudos para reter o som.

Dá para melhorar o isolamento acústico residencial com forro – Telhado sem forro ou sem laje é barulho na certa! Se sua casa não tem laje, não deixe direto na telha. Você pode usar uma manta acústica entre a telha e o forro para minimizar a passagem do som. Também pode fazer um forro acústico, de madeira ou um forro de gesso triplo que isola como uma laje.

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens)É possível usar uma manta acústica entre a telha e o forro para minimizar a passagem do som

Se estiver em um apartamento – mesmo tendo laje – e quiser fazer isolamento acústico, você pode escolher usar forros acústicos Há diversos tipos com diferentes acabamentos. Os mais comuns são os tipos de fibramineral modulares, com vários modelos para colocar em sua residência.

Paisagismo como barreira – Vegetação densa e de diferentes alturas pode funcionar como uma barreira acústica em casas, assim como desníveis no terreno cobertos de gramas e vegetação.

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens)Parede verde, ou jardim vertical, pode servir de barreira contra o ruído

Em apartamentos, os jardins verticais podem atenuar os ruídos. Só que as soluções com vegetação precisam de bastante espaço para formar uma massa densa. Não é qualquer arbusto que dá conta do recado. E cuidar da barreira vegetal requer cuidados na manutenção.

  1. + Saiba como levantar uma parede sem correr riscos
  2. + Parede torta é pepino na certa. Saiba como evitar esse problema
  3. + Saiba como escolher e instalar cooktop em sua cozinha
  4. + Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75. Assista ao vídeo
  5. + Saiba como aproveitar cantos e vãos da cozinha para manter a organização

O que é o ruído branco e como ele pode influenciar o sono

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens) Direito de imagem Getty Images Image caption Som da televisão quando não está sintonizada pode ser classificado como ruído branco

  • Pode ser o som da televisão ou rádio quando não estão sintonizados ou até mesmo o barulho constante do ar-condicionado.
  • Em ambos os casos, trata-se de um ruído branco, sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência.
  • Esse barulho faz com que o limiar auditivo atinja seu nível máximo, o que significa que, na presença desse tipo de som, os estímulos auditivos mais intensos têm menos capacidade de ativar o córtex cerebral durante o sono.
  • Isso explica, por exemplo, por que algumas pessoas conseguem pegar no sono mais rápido se a televisão estiver ligada com um volume moderado.
  • “O ruído branco é, literalmente, uma parede de energia sonora”, diz Seth Horowitz, neurocientista especializado em audição.
  • Atualmente, há diversos dispositivos que emitem ruído branco, como aplicativos de celular, disponíveis no mercado com a promessa de melhorar a qualidade do sono.

Direito de imagem Getty Images Image caption Ruído branco pode ajudar a abafar sons que variam de intensidade, como o ronco

Disfarce

  1. De acordo com os especialistas, o ruído branco é ideal para disfarçar ou abafar outros sons do ambiente, como o barulho de carros, obras ou cachorros latindo.
  2. “Funciona muito bem para quem acorda com qualquer interrupção repentina de som”, diz Horowitz.

  3. Como a audição é o único sentido que continua funcionando mesmo durante o sono, o ruído branco serve para bloquear sons cujas frequências variam de intensidade e podem estimular o córtex cerebral.

  4. Mas será que há contraindicações?
  5. “Não, a menos que o volume (do ruído branco) seja tão alto que possa afetar a audição”, afirma Nitun Verma, porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM, na sigla em Inglês).

O ser humano tem com um número limitado de células ciliadas – cerca de 10 mil -, responsáveis ​​por captar o som. São elas que detectam os sons de alta frequência e, com o envelhecimento, começam a falhar.

Mas o neurocientista Seth Horowitz adverte que, se o ruído branco for aplicado todas as noites por um período prolongado, pode afetar essas células.

Direito de imagem Getty Images Image caption Som constante de ventilador pode ajudar quem tem sono leve a dormir

Além disso, ele lembra que o sono é indispensável para a regeneração do organismo.

“A exposição constante ao ruído branco fará com que as células (ciliadas) permaneçam ativas e dê mais trabalho a elas para sanar qualquer dano que haja nessa área.”

Dúvidas sobre os benefícios

Apesar dos inúmeros artigos sobre a eficácia do ruído branco para dormir melhor, não há pesquisas científicas suficientes para comprovar esse benefício.

Horowitz observa que os estudos sobre a audição e o sono são relativamente novos. Segundo ele, ainda há muito a se explorar nessa área.

  • Mas, ao invés de recorrer a truques para dormir, os especialistas afirmam que o mais importante é adotar uma rotina ou padrão de sono estável.
  • Segundo o médico Nitun Verma, da Academia Americana de Medicina do Sono, nem todos os distúrbios podem ser tratados com ruído branco.
  • A tática não seria produtiva, por exemplo, em casos de apneia – quando a pessoa para de respirar durante o sono.

Direito de imagem Getty Images Image caption Você dorme mais facilmente com a TV ligada?

Horowitz menciona, por sua vez, o ruído rosa e o ruído marrom.

O primeiro combina frequências altas e baixas, como o som da chuva, enquanto o segundo pode ser representado, por exemplo, pelo barulho de uma queda d'água à distância – o ruído branco seria como escutar uma cachoeira dentro do próprio quarto.

“Eles soam mais naturais, porque é assim que percebemos o som no mundo. O ruído branco é mais forte porque abrange uma faixa de frequência mais ampla”, explica.

No entanto, os ruídos rosa e marrom não apresentam força suficiente para bloquear os barulhos externos.

Leia também:  Como aplicar uma injeção intravenosa (com imagens)

Isolamento acústico no teto? Veja dicas!

Morar num apartamento traz muita comodidade e segurança, mas esse conforto é quebrado quando não existe isolamento acústico no teto do apartamento. Quando moramos numa casa, o contato com os vizinhos é um pouco mais distante, o que nos garante maior privacidade.

Porém, num apartamento temos vizinhos muitas vezes de todos os lados: à esquerda, à direita, abaixo e acima de nós. De todos esses vizinhos, o que mais incomoda, na maioria das vezes é o vizinho de cima. Isso porque o chão do seu apartamento tem contato com o teto do apartamento de baixo.

Ou seja, todos os ruídos produzidos no apartamento de cima, acabam chegando até o apartamento debaixo o que pode ser um transtorno para os moradores e ainda gerar brigas entre esses vizinhos.

Para quem enfrenta essa situação a melhor solução é providenciar o isolamento acústico no teto do apartamento para minimizar os incômodos e inevitáveis ruídos.

Como funciona o isolamento acústico no teto do apartamento?

Antes de entender como funciona o isolamento acústico no teto do apartamento é preciso saber que os ruídos que tanto incomodam o vizinho de baixo podem ser de dois tipos: os ruídos aéreos e os ruídos de impacto ou estruturais.

Os ruídos aéreos são provenientes de música, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, conversas e risadas, choro de crianças pequenas, barulho de animais e outros sons propagados pelo ar e que atingem o apartamento de baixo ultrapassando a barreira do piso/teto.

Para esta classe de ruídos o isolamento acústico no teto do apartamento pode resolver facilmente o problema. A aplicação do isolamento acústico no teto do apartamento de baixo formará uma barreira que impedirá os sons de causarem incômodo.

No caso dos ruídos de impacto o isolamento acústico no teto do apartamento pode não ter a mesma eficácia.

Isso porque o isolamento acústico no teto do apartamento tem a finalidade de barrar o som, e no caso de ruídos de impacto estes chegam ao apartamento de baixo através da estrutura física do prédio, que vibra por causa das pancadas, dos passos, do arrastar móveis ou objetos que caem. Por causa dessa vibração, o isolamento acústico no teto do apartamento não conseguirá impedir que os ruídos “caminhem” pelas paredes. Uma solução para esse problema é a instalação de um novo piso no andar de cima, que minimize esses impactos, como no caso de pisos vinílicos, de cortiça, aéreos ou carpetes. Mas para isso é preciso primeiro consultar a possibilidade de fazer esses reparos, pois nem sempre é possível.

Opções para fazer o isolamento acústico no teto do apartamento

Como Bloquear o Barulho à Noite: 10 Passos (com Imagens)

O isolamento acústico no teto do apartamento pode ser feito através de algumas opções de material existentes no mercado. Uma nova tecnologia está sendo aplicada nas paredes para minimizar a entrada de sons exteriores e também tem sido utilizada como isolamento acústico no teto do apartamento. Essa tecnologia é o drywall, uma parede de gesso pré-construída que é instalada na parede já existente. O drywall é utilizado na construção civil como substituto da parede comum, mas alguns o têm utilizado para fazer isolamento acústico, mas como não é um produto específico para fazer o isolamento acústico do teto do apartamento é preciso avaliar com cuidado a sua instalação.

Para acertar na hora de fazer o isolamento acústico no teto do apartamento, o indicado é utilizar o forro de madeira. A madeira é um excelente isolante acústico porque não propaga o som. Assim, utilizada como isolamento acústico no teto do apartamento ela impedirá que o som de cima vá para baixo e o de baixo incomode quem está em cima.

Além de o forro de madeira ser um excelente material para fazer o isolamento acústico, ela ainda promove maior conforto no ambiente por também se tratar de um isolante térmico, que ajuda a manter a temperatura mais agradável. Também se trata de um material elegante e requintado, que tem uma grande função como elemento decorativo e ainda deixa o ambiente mais charmoso e com estilo único.

Onde adquirir forros para isolamento acústico no teto do apartamento

Não é difícil encontrar lojas que comercializem os forros de madeira para fazer isolamento acústico. A diferença entre as tantas lojas que dispõem desse material é a qualidade do produto, a proveniência da madeira, as marcas que com as quais trabalha e os profissionais que fazem o atendimento e buscam pela melhor solução para o cliente.

O isolamento acústico do teto é um problema que para ser solucionado de maneira eficaz, requer a atuação de profissionais capacitados e de um produto com garantia de sua qualidade e eficiência. Tais como as mantas de cortiça e placas de teto da Cork do Brasil.

Por isso, sugerimos que antes de adquirir um revestimento para fazer o isolamento acústico no seu teto, você consulte quem entende do assunto.

Fale com a ParquetSP e tenha certeza de ser bem atendido por uma equipe realmente capacitada e que possui o melhor para seus ambientes.

Se você está sofrendo com os sons vindos do apartamento de cima, então deixe isso no passado e instale um isolamento acústico no teto para conseguir ter mais conforto e comodidade em seu lar.

Agora, se o seu problema é com os ruídos estruturais ou de impacto, então a melhor saída é a conversa.

Porém, para evitar esse problema, antes de adquirir um apartamento tire suas dúvidas sobre a estrutura do mesmo para saber se o negócio realmente será bom.

Como deixar sua casa à prova de som? | homify | homify

Viver em um condomínio ou em um conjunto habitacional muitas vezes pode ser mais barulhento do que viver em uma casa de família em regiões afastadas e subúrbios.

As pessoas que vivem em um ambiente urbano geralmente aceitam o caos e os sons clássicos da metrópole.

Além disso, alguns flats contam com paredes finas, janelas antigas e outros elementos de construção que deixam os barulhos entrarem com mais facilidade nas residências. 

Pode ser quase impossível remover completamente os ruídos externos que deixam sua vida estressante e te proporcionam noites em claro, mas há maneiras de diminuir a intensidade ou reduzir o nível de decibéis vindos de fora. Existem vários aparelhos  no mercado que podem medir o nível de decibéis em sua casa. Se a leitura for alta o suficiente, pode se começar a pensar sobre fazer uma mudança mais drástica no local.

O som é uma onda sonora que pode viajar através do ar, água e pode até mesmo passar pelo vidro. A maneira como percebemos o som pode ser afetada pela frequência do ruído, assim como vibração.

A intensidade do som é medida em decibéis. Quanto maior a leitura de decibéis, mais alto o barulho do som. A respiração humana mede 10 decibéis.

Uma casa média emite de cerca de 50 decibéis e um show de rock pode emitir de cerca de 110 decibéis.

Aqui, você ficará por dentro de algumas dicas e soluções para minimizar os ruídos dentro de sua casa. Desta forma, sua rotina em casa vai ser mais tranquila e relaxante. Confira!

Isolamento acústico é uma prática que faz com que nenhum ruído entre ou saia de um determinado espaço. Espaços sensíveis, como salas de conferência ou estúdios de gravação normalmente adotam um projeto de isolamento acústico para limitar a quantidade de ruído circulando no ambiente.

Se a sua casa tem uma sala de TV ou home theater, pode-se planejar um modelo utilizando revestimento de tapete para garantir que o ruído não escape pelo lugar. Um espaço à prova de som pode incluir a aplicação de material para o teto, paredes e piso.

Também pode-se incluir janelas especialmente grossas ou instalação de paredes que podem bloquear a saída do som.

Adiciona-se materiais para o bloqueio das ondas sonoras, como chapas metálicas, vidro, madeira maciça, parede de tijolo maciço, mantas de borracha e, em alguns dos casos, até sacos de areia entre as paredes.

 O isolamento acústico ou isolamento sonoro se funciona por meio da utilização de materiais densos e pesados que são responsáveis por amortecer e espalhar a energia sonora ao redor.

A energia sonora é uma energia mecânica, ou seja, pode ser capturada e pode ter sua trajetória alterada através da intervenção de materiais sólidos.

Leia também:  Como avaliar o nível de consciência durante os primeiros socorros

Há uma abundância de lojas de construção que oferecem materiais para o isolamento sonoro em espaços residenciais, mas às vezes eles podem não ser tão acessíveis.

 Para deixar sua casa à prova de som, você pode instalar dois tipos de materiais: os bloqueadores de som e os que absorvem o som. Para evitar que o ruído invada o seu espaço, procure bloqueadores de som.

Estes produtos podem ser aplicados sobre as portas, janelas e paredes ou entre fendas dos mesmos. Os materiais de isolamento de som são medidos pela quantidade de barulho que eles podem bloquear.

Os materiais convencionais para o isolamento acústico são aqueles usados em construção civil, como blocos cerâmicos, madeira, bloco de concreto ou concreto celular, bloco de silico e calcário.

Os materiais não convencionais são aqueles que foram desenvolvidos especialmente para atuarem como isolantes acústicos em ambientes variados. Normalmente, estes materiais também funcionam como isolantes térmicos. São eles a lã de vidro, espumas elastoméricas, lã de rocha e a fibra de coco.

Neste home theater projetado pelo escritório de arquitetura Prado Zogbi Tobar, temos um ambiente que conta com as paredes revestidas por madeira.

Pessoas que moram em apartamento sabem que os vizinhos do andar de cima estragam a paz e o silêncio. O barulho de festas e, às vezes, passos transmitidos do piso de cima para o teto inferior podem afetar o seu sono e concentração diretamente.

Isolar tetos acusticamente pode ser mais simples do que parece! Utilize a espuma de isolamento para preencher os espaços entre as ripas de madeira. Sele todas as aberturas e fendas. O menor dos espaços pode deixar passar muito barulho. Encaixe uma parte da espuma densa sobre o teto.

O modo mais simples de se fazer isso é utilizando placas acústicas prontas para tetos.

O vidro é um condutor fantástico de luz, calor e barulho. Assim como o ar gelado, o som pode facilmente entrar em uma única placa de vidro e amplificar o ruído. Você pode comprar peças grossas de bloqueio de som e instalar no ambiente.

Apesar de não ser uma prática comum, elas podem ser penduradas durante períodos ruidosos e podem ser removidas quando não for necessário. Para mais dicas referentes à redução de ruídos, confira 7 dicas de como reduzir os ruídos em casa.

Produtos que mantêm o ruído do lado de fora da casa

Segundo o arquiteto Márcio Moraes, existem dois tipos de ruído sonoro: os aéreos, que entram por janelas, portas e frestas, e os de percussão, que se propagam por paredes, piso e teto.

Portanto, se você mora numa rua movimentada, muros, jardins e a escolha correta do local podem melhorar o barulho.

Mas, se o incômodo é com o apartamento do andar de cima, não há solução 100% satisfatória porque a percussão só é extinta onde se inicia – no caso, o piso do vizinho.

O arquiteto Flávio Butti aponta uma opção paliativa: Pode-se colocar um isolante no teto e forro de gesso para o acabamento, mas isso exige cuidados com fiação e iluminação. A boa notícia é que, em todos os casos, tapetes, revestimentos, cortinas e móveis são aliados para amenizar o problema. Saiba o que é possível fazer sem quebra-quebra.

  • 1. zoom_out_map 1/8 (Divulgação)Para garantir qualidade sonora neste home theater, Maximira Durigan apostou no carpete (Santa Mônica) e na madeira – no painel, nos móveis e na porta de correr (RC Moveis). Persianas blecaute (Luri) protegem tanto da luz como do barulho.
  • 2. zoom_out_map 2/8 (Divulgação)Os degraus de gesso (Brazilian Gesso) no teto com iluminação embutida diminuem a reverberação do som neste home theater da designer Maximira Durigan. “Para melhorar o barulho, opte por carpete, madeira, revestimentos têxteis e cortinas pesadas. Vidros e piso frio ampliam o som”, aconselha o arquiteto Flávio Butti.
  • 3. zoom_out_map 3/8 (Divulgação)Um dos vizinhos de andar da carioca Camila Rangel chega sempre de madrugada, ouve música e brinca com o cão. Em casos assim, antes de tudo, cheque se há algum vão por onde o som entre (portas, janelas e frestas). Se o problema persistir, a solução é engrossar a parede. Existem várias opções: mais uma camada de alvenaria, chapa de drywall preenchida com lã de vidro ou de rocha, painéis de lã acústica e espuma revestida de tecido. Outra boa ideia são os painéis de madeira, que podem cobrir com muito charme uma camada de manta acústica.
  • 4. zoom_out_map 4/8 (Divulgação)A Saint-Gobain disponibiliza a Green Glue, uma cola acústica que pode ser usada entre chapas de drywall (39 reais, o tubo, que rende cerca 3 m2), e o Silenseal, desenvolvido para vedar frestas (16 reais, o tubo). De fácil aplicação (com o uso de velcro), o Decorsound, da Isover (1), é um painel composto de placas (60 x 60 cm) de lã de vidro revestidas de tecido. Ele ajuda a isolar as paredes e manta de polietileno Eucasoft Premium, da Eucatex, entre a laje e o piso de madeira. Custa 220 reais, o m2, na Isar.
  • 5. zoom_out_map 5/8 (Divulgação)A estilista Simone Andreta conta que morou num prédio cuja estrutura não favorecia a privacidade acústica. Se seus vizinhos estão incomodados com seus passos, a solução está bem debaixo de seus pés: seu piso precisa de tratamento acústico. Hoje, além das tradicionais lãs acústicas aplicadas na laje, há opções eficientes de mantas para serem usadas sob o piso de madeira maciça e laminados. Se não for possível fazer essa intervenção, lançar mão de carpetes e tapetes também é uma boa solução. Produtos: a manta de polietileno Eucasoft Premium (2), 15 reais, o m², da Eucatex, promete 60% de isolamento para laminados. Carpetes da InterfaceFlor têm tecnologia exclusiva de amortecimento (41 reais, a placa de 50 x 50 cm). O laminado Hanley tem uma face emborrachada, de boa performance acústica. Na Soluzione Revestimentos, 100,38 reais, o m².
  • 6. zoom_out_map 6/8 (Divulgação)O analista de sistemas Lucas de Souza Santos e sua esposa, Luciana Alvarez, estavam felizes com o apartamento no nono andar em uma movimentada avenida paulistana. Até passarem ali a primeira noite. A adoção de janelas antirruído resolveu o problema do casal. Para garantir o silêncio na sala, Ricardo Miura e Carla Yassuda escolheram portas de correr acústicas, que tem caixilhos de alumínio e vidro duplos. O tapete (By Kamy) e as cortinas absorvem o som. Produtos: janelas e portas antirruído são feitas sob medida e podem ser aplicadas sem alterar a fachada do prédio. O valor por m² varia a partir de 1,2 mil reais na Atenua Som. A Weiku do Brasil produz janelas e portas com esquadrias de PVC e, dependendo do tipo de vidro escolhido, o projeto custa a partir de 800 reais, o m².
  • 7. zoom_out_map 7/8 (Divulgação)De acordo com o arquiteto Sérgio Akkerman, diretor da Akkerman Projetos Acústicos, “as instalações hidrossanitárias devem receber cuidados, como o envelopamento das tubulações”. A lã de rocha ou vidro pode tanto envolver o cano como ser aplicada na parede próxima. Mas, se isso não for feito durante a construção, será necessária uma reforma depois. Também é possível escolher tubulações e sistemas que ofereçam melhor performance quanto a ruídos, como é o caso do vaso com caixa acoplada, bem mais silencioso que a válvula hidra.
  • 8. zoom_out_map 8/8 (Divulgação)Se seu vizinho de cima se recusa a isolar o piso dele (seu teto), a solução é apenas paliativa. A empresária Débora Bassanezi sabe bem disso. Cansada de esperar, ela decidiu fazer o que estava a seu alcance: colocou placas de lã de rocha junto ao teto e providenciou um forro de gesso (placas de lã de vidro 62,5 x 62,5 cm, 2,5 cm de espessura Prisma Decor, da Isover). Mas é bom saber que, como o problema é de percussão, ele pode ser amenizado, mas não eliminado totalmente. No caso de casas, o som pode entrar também pela cobertura. Produtos: a Isar apresenta o sistema Rollisol, que tem lã de vidro envolvida em filme plástico (espessuras de 25 mm e 50 mm) para a aplicação em forros. Da Isover, custa de 12 a 17 reais, o m². A manta Isosoft, da Trisoft, é de PET reciclado (a partir de 7 reais, o m², com 50 mm de espessura). O forro acústico da Day Brasil, AMF Thermatex Acoustic, vem em placas (50 cm x 4 m) e custa 500 reais, mais 15% de IPI, cada uma.

Tudo sobre Arquitetura e ConstruçãoCasa e ApartamentoCasasGaleriasisolamentoMóvel e Designrevestimentos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*