Como beber linhaça

Como Beber Linhaça

A linhaça é um alimento completo e que, por sua riqueza, não deve faltar na nossa alimentação. Ela auxilia o sistema digestivo e o funcionamento do intestino, e consequentemente deixa a pele mais bonita. A linhaça tem propriedades nutricionais básicas e preventivas — graças aos componentes antioxidantes e anticancerígenos. Além disso, é um poderoso desintoxicante.

É composta de 41% de gordura, 28% de fibras, 21% de proteína e 6% de outros carboidratos (entre eles: açúcares, ácidos fenólicos, lignana e hemicelulose). No entanto, essa gordura tem uma quantidade enorme de ácidos graxos do tipo ômega 3 (usados no combate a obstruções em artérias, responsáveis por doenças do coração).

Na casca da linhaça encontra-se uma mistura de minerais, proteínas e vitaminas. A vitamina E ajuda no funcionamento celular, por isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Lignana

Um dos principais destaques da linhaça é uma substância chamada lignana, que exerce o mesmo papel do estrógeno. Nesse sentido, a semente de linhaça atua de forma parecida com a soja, que possui a isoflavona e fitoesteróide que imita o hormônio feminino.

A lignana atua também na apoptose celular — um mecanismo de defesa que provoca a destruição das células defeituosas (no caso de um câncer, é justamente esse mecanismo de autodestruição que costuma não funcionar).

Como Beber Linhaça

Diferença entre Linhaça Dourada e Linhaça Marrom

Do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os dois tipos: contêm as mesmas quantidades de ômega 3, fibras, vitaminas, minerais, ômega 6 e lignana.

A linhaça marrom é produzida em qualquer ambiente, por este motivo ela é mais fácil de encontrar e mais barata. Já a dourada é produzida em ambientes frios, por isso ela tende a conservar melhor as propriedades.

Outro ponto positivo da linhaça dourada é que é mais pura: dificilmente terá agrotóxicos, outro motivo por que é mais cara.

Ômega-3 e Ômega-6

Essas duas gorduras atuam juntas e são ótimas para o coração porque ajudam a baixar a taxa de LDL, o mau colesterol. E mais: o ômega-3 é anti-inflamatório, ajuda o corpo a estocar menos gordura e reduz o apetite. Em combinação com a vitamina E, presente no alimento, o ômega-3 e o ômega-6 previnem contra o envelhecimento da pele.

→ Saiba mais sobre os Ômegas 3, 6 e 9.

Como Beber Linhaça

Por que se deve triturar as sementes de linhaça?

Ainda que as sementes de linhaça colocadas de molho na água sejam um ótimo laxante natural, a linhaça precisa de fato ser moída para que todos seus nutrientes sejam aproveitados.

As sementes possuem uma casca muito espessa, que dificilmente será rompida durante a mastigação, e provavelmente irá atravessar o sistema digestivo intacta. Para que isso não ocorra e todos os nutrientes — principalmente o óleo contido nas sementes — seja bem aproveitado, sempre opte por consumir a linhaça triturada.

  • Os ácidos graxos da linhaça atuam sobre o metabolismo, aumentando a queima de gordura e facilitando a perda de peso. Auxilia no emagrecimento porque ajuda no funcionamento dos rins, que passam a excretar água e sódio em excesso de maneira mais eficiente, o que colabora para a diminuição do inchaço.
  • Diminui os sintomas da TPM e da menopausa, pois tem boas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana, que controlam os hormônios femininos. Também é benéfica para saúde da pele e dos cabelos.
  • Boa para glicemia, pois não contém carboidratos e ainda por cima auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue. Além disso, o consumo habitual de farinha de linhaça pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que pode evitar ou auxiliar no controle da diabete.
  • A linhaça ajuda a reduzir as taxas de LDL, o colesterol ruim, a linhaça também conseguiu aumentar os níveis de HDL, o bom colesterol. Esse efeito da farinha de linhaça se deve, em parte, ao fato da semente aumentar os níveis de apolipoproteína A1, que é exatamente a maior proteína encontrada no HDL.
  • Um dos benefícios da linhaça é seu grande potencial anti-inflamatório. Essa capacidade se deve à presença dos antioxidantes, que evitam e combatem o estresse oxidativo, responsável pelo aparecimento de inflamações e uma série de doenças como artrite, colite e outras inflamações.
  • Ao melhorar os números do colesterol, reduzir as inflamações e combater a obesidade, a linhaça torna-se um dos maiores aliados do coração e de todo o sistema cardiovascular. Níveis menores de colesterol, triglicerídeos e menos inflamação se traduz em vasos sanguíneos desobstruídos e um coração sadio, com batimentos regularizados e sem arritmias.

Como consumir a Linhaça

Como Beber Linhaça

Deve-se sempre consumir a linhaça moída, pois assim facilita a absorção de seus nutrientes. Na casca dela se concentram proteínas, vitaminas e minerais. Mas, como a casca é muito dura, nosso aparelho digestivo não aproveita bem os nutrientes quando ingerimos a semente inteira. Por isso, a linhaça em forma de farinha é sim mais benéfica.

Para preparar a linhaça moída, bata-a em um liquidificador ou mixer. Não há necessidade que ela vire pó. Depois, ela pode ser guardada na geladeira em um vidro limpo e seco bem fechado. Consuma em até mais ou menos uma semana.

É aconselhável tomar uma colher de sopa por dia, podendo ser a qualquer hora do dia. Se a intenção é ter um bom funcionamento do intestino, tome em jejum; pode ser com água ou com qualquer líquido de sua preferência.

Leite de Linhaça

Como Beber Linhaça

O leite de linhaça é uma boa opção de leite vegetal, tanto para quem tem intolerância à lactose, quanto para veganos, vegetarianos, ou para aqueles que querem uma opção a mais de ingrediente para suas dietas.

O leite de linhaça não contém colesterol ou lactose. Assim, ele é mais saudável para o coração e para quem tem intolerância ou alergia à lactose.

Os ácidos graxos ômega-3 do óleo de linhaça prensado a frio são preservados no leite de linhaça, ajudando na prevenção de doenças. O leite de linhaça é fortificado com vitaminas e minerais, incluindo vitaminas A, B12, e vitamina D.

Além disso, é também enriquecido com cálcio. Isso tudo com baixas calorias e sem gorduras trans.

Como fazer o leite de linhaça?

Ingredientes:

  • ½ xícara de sementes de linhaça deixadas de molho – a semente utilizada pode ser tanto a dourada quanto a marrom, já que os dois tipos possuem os mesmos valores nutricionais;
  • 3 xícaras de água filtrada – quantidade de água aproximada para deixar o leite cremoso;
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha (opcional).

Modo de preparo:

Lave meia xícara de sementes de linhaça e deixar escorrer. Armazene-as em um recipiente de vidro com tampa. Antes de fechar o pote, adicione água filtrada. Tampe o recipiente e leve à geladeira.

Deixe ali durante aproximadamente 12 horas. Na sequência, você deve acrescentá-la ao liquidificador. Adicione também as três xícaras de água e o extrato de baunilha e bata bem.

Em seguida, coe em uma peneira bem fininha.

Óleo de Linhaça

Como Beber Linhaça

O óleo de linhaça é um dos alimentos mais ricos em Omega 3 e Omega 6. A alta taxa de Omega 3 faz da linhaça um alimento de caráter preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular. É um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios à saúde. Ele favorece o metabolismo da gordura e a produção de energia, regulando as funções celulares e a cicatrização dos tecidos. Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis para o corpo humano; por isso, procure incorporar esse precioso alimento na sua dieta. É preciso tomar cuidado quando comprar o óleo — é preciso que seja de boa procedência, sem misturas e aditivos. O maior problema desse óleo é que ele se oxida muito facilmente.

Onde comprar?

Você pode comprar em lojas de produtos naturais, ou online na Natue, que possui um grande seleção de produtos com linhaça.

8 dicas para inserir linhaça na sua alimentação diária

A linhaça é uma semente com alto valor nutricional, oferece uma série de benefícios para o organismo e ainda colabora com o processo de emagrecimento. Por isso, é uma excelente ideia incluir esse alimento na sua dieta todos os dias. Por aqui, essa semente é encontrada nas variedades marrom e dourada, que são muito parecidas em termos nutricionais.

O que as diferencia é o fato de a linhaça marrom ser cultivada em regiões de clima quente e úmido, adaptando-se bem ao solo brasileiro, enquanto a dourada é produzida em áreas de clima frio. Além disso, a linhaça dourada tem o sabor um pouco mais suave e sua casca é menos rígida, o que facilita a absorção dos nutrientes pelo organismo.

Contudo, quando trituradas, ambas as variedades oferecem praticamente os mesmos benefícios.

Como incluir a linhaça na sua dieta

Rica em ômega-3, fibras e proteínas, a linhaça é considerada um alimento funcional graças às suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas, que ajudam a evitar uma série de doenças por combater as inflamações, regular os níveis de colesterol e diminuir a absorção de açúcar e gorduras.

Além disso, seus componentes prolongam a sensação de saciedade, o que evita que você sinta fome logo depois de uma refeição e faça lanchinhos fora de hora, contribuindo para o processo de emagrecimento.

Não existe uma regra sobre a quantidade de linhaça que deve ser consumida, mas, em geral, recomenda-se de uma a duas colheres de sopa de linhaça por dia, distribuídas em todas as refeições. Veja como aproveitar os benefícios dessa semente ao máximo:

1. Triture a linhaça antes de consumir

Independentemente de ser dourada ou marrom, a casca da linhaça é muito rígida para ser quebrada com os dentes. Dessa forma, para que o organismo consiga absorver seus nutrientes, é preciso triturá-la até obter uma farinha. Outra opção para melhorar o aproveitamento dos benefícios é deixar as sementes de molho em água de um dia para o outro, o que amolece sua casca.

Leia também:  Como bloquear alguém no tik tok no iphone ou ipad

2. Saiba como armazenar a linhaça corretamente

Quando a linhaça é triturada, seus ácidos graxos ficam expostos à ação do oxigênio e ela perde parte do seu valor nutricional e se torna rançosa em pouco tempo, inviabilizando seu consumo. Por isso, o mais interessante é moer as sementes na hora. Se for armazená-las, coloque-as em um vidro bem tampado e guarde-as na geladeira por até 15 dias.

3. Ingira bastante líquidos para evitar a prisão de ventre

Por ser uma fonte de fibras, a linhaça contribui para o bom funcionamento do intestino ao estimular os movimentos peristálticos e aumentar o volume do bolo fecal.

Porém, se ela for consumida em excesso e a quantidade de líquidos ingerida por dia for insuficiente, essa combinação pode causar prisão de ventre.

Assim, procure consumir as sementes com moderação e beba pelo menos 2 litros de água diariamente.

4. Adicione a linhaça a frutas e iogurtes

Como Beber Linhaça

5. Reforce os benefícios de sucos e shakes

Sucos são ricos em vitaminas e minerais, mas seus benefícios são inferiores aos das frutas in natura porque eles não oferecem a mesma quantidade de fibras.

Contudo, ao adicionar a linhaça, você recupera esse nutriente que dá saciedade – apenas lembre-se de bater o suco no liquidificador e bebê-lo sem coar.

Além disso, você pode acrescentar as sementes aos shakes funcionais, aumentando seu poder antioxidante.

6. Enriqueça o valor nutricional do arroz com feijão

A combinação preferida dos brasileiros se torna mais interessante e saborosa com a adição dessas sementinhas cheias de benefícios. Para isso, acrescente 1 colher de sopa de linhaça para cada xícara de arroz ou feijão na hora do cozimento.

7. Consuma a linhaça em sopas e caldos

Como Beber Linhaça

8. Adicione a farinha de linhaça às saladas

Uma salada colorida já oferece muitos benefícios ao organismo devido ao teor de vitaminas, minerais e fibras, mas seu valor nutricional fica ainda mais interessante quando acrescentamos a linhaça.

Experimente misturar folhas verdes, tomate picado, brotos de alfafa e beterraba e cenoura raladas, tempere com limão e azeite de oliva e adicione a linhaça triturada para preparar uma salada ainda mais saudável.

Viu como é fácil incluir a linhaça na sua dieta? Além de fazer bem, essa sementinha é muito versátil e pode ser utilizada em diversas preparações. Não tenha medo de experimentar! Fonte(s): Boa Forma, Tua Saúde e Mundo Boa Forma

Como usar a linhaça para emagrecer

A dieta da linhaça é fácil de fazer e traz ótimos resultados para a saúde, sendo baseada principalmente em adicionar a farinha de linhaça em todas as refeições para diminuir o apetite.

A linhaça ajuda a emagrecer por ser rica em e ômega-3, uma gordura boa que ajuda a reduzir a inflamação no organismo e favorecer a perda de peso. Além disso, essa semente é fácil de ser consumida e pode ser utilizada mesmo por toda a população, ajudando também a controlar problemas como colesterol alto e diabetes. Veja todos os Benefícios da semente de linhaça.

Como Beber Linhaça

Como fazer a dieta da linhaça

Para seguir a dieta da linhaça, deve-se consumir de 2 a 3 colheres de sopa de farinha de linhaça, que é a forma em que a semente traz mais benefícios para a saúde. Isso acontece porque, quando está inteira, a semente da linhaça não é digerida pelo intestino e seus nutrientes não são absorvidos, o que acaba não trazendo benefícios para a saúde.

Assim, o ideal é triturar as sementes pouco antes de usá-las, devendo deixar a farinha armazenada em um frasco escuro e bem fechado. Essa farinha feita da linhaça pode ser adicionada em iogurtes, vitaminas, leites, sopas, saladas, sucos de frutas e a frutas picadas ou amassadas, por exemplo.

Além disso, a farinha também pode ser usada para fazer preparações como pães, bolos, panquecas e biscoitos, que poderão servir como lanches low carb nutritivos e ricos em fibras. Veja 5 Receitas de Café da Manhã Low Carb.

Cardápio da dieta da linhaça

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta da linha:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 1 iogurte natural com 2 col de chá de farinha de linhaça + granola Vitamina: 200 ml de leite + 1 col de aveia + 1 fruta + 1 colher de sopa de farinha de linhaça Panqueca de linhaça feita com 1 ovo + 1 col de aveia + 1 col de linhaça, recheada com queijo e ervas
Lanche da manhã 2 fatias de mamão + 7 castanhas de caju 2 castanhas-do-pará + 1 fatia de queijo 3 col de sopa de abacate machucado com canela, mel e cacau em pó
Almoço/Jantar 4 col de sopa de arroz + 2 col de feijão com linhaça + 1 bife ao molho de tomate + salada verde 1 posta de peixe empanada com farinha de linhaça + 5 rodelas de batata + salada de legumes ao vapor Canja de galinha + 1 col de sopa rasa de farinha de linhaça adicionada ao caldo
Lanche da tarde 1 copo de salada de frutas + 1 col de chá de linhaça + 1 fatia de queijo 1 copo de suco verde com couve, maçã e abacaxi + 1 col de sopa de linhaça 1 iogurte natural com 2 col de chá de farinha de linhaça + 1 fatia de queijo

É importante lembrar que para obter melhores resultados, deve-se manter uma alimentação saudável e equilibrada, juntamente com a prática regular de atividade física

Assista ao vídeo a seguir e veja como emagrecer mais rápido adicionando fibras nas refeições:

Linhaça: 11 benefícios comprovados

Carlos, o Grande, já conhecia os benefícios da linhaça, tendo ordenado que seus súditos comessem sementes de linhaça para cuidar da saúde. Atualmente, a linhaça ganhou fama de superalimento e há estudos que confirmam seus benefícios. Consumir sementes de linhaça com frequência contribui para a redução do colesterol, melhora da pressão arterial e diminuição do risco de câncer.

Benefícios da linhaça

1. Nutritiva

O cultivo de sementes de linhaça é um dos mais antigas do mundo. Existem dois tipos de grãos de linhaça, a marrom e a dourada, que são igualmente nutritivas.

Apenas uma colher de sopa de linhaça (cerca de 7 gramas) fornece uma boa quantidade de proteínas, fibras e ácidos graxos ômega 3, além de ser uma rica fonte de algumas vitaminas e minerais. Uma colher de sopa de semente de linhaça moída contém:

  • Calorias: 37
  • Proteína: 1,3 gramas
  • Carboidratos: 2 gramas
  • Fibra: 1,9 gramas
  • Gordura total: 3 gramas
  • Gordura saturada: 0,3 gramas
  • Gordura monoinsaturada: 0,5 gramas
  • Gordura poli-insaturada: 2,0 gramas
  • Ácidos graxos ômega 3: 1.597 mg
  • Vitamina B1: 8% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
  • Vitamina B6: 2% da IDR
  • Folato: 2% da IDR
  • Cálcio: 2% da IDR
  • Ferro: 2% da IDR
  • Magnésio: 7% da IDR
  • Fósforo: 4% da IDR
  • Potássio: 2% da IDR

Os benefícios da linhaça para a saúde são atribuídos, principalmente, ao seu conteúdo de ômega-3, lignanas e fibras.

2. Rica em Ômega 3

Se você é vegetariano ou não come peixe, a semente de linhaça pode ser sua melhor fonte de gorduras ômega-3 .

Eles são uma rica fonte de ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo ômega-3. O ALA é um dos dois ácidos graxos essenciais que deve ser obtido pela ingestão de alimentos, pois o organismo não o produz.

Estudos em animais (1, 2, 3) mostram que o ALA presente nas sementes de linhaça impediu que o colesterol fosse depositado nos vasos sanguíneos do coração, reduziu a inflamação nas artérias e o crescimento de tumores.

Um estudo da Costa Rica envolvendo 3.638 pessoas descobriu que aqueles que comiam mais ALA tinham um risco menor de ataque cardíaco do que aqueles que consumiam menos ALA. Além disso, uma grande revisão de 27 estudos envolvendo mais de 250.000 pessoas descobriu que o ALA estava associado a um risco 14% menor de doença cardíaca.

Numerosos estudos (5, 6, 7) também ligaram o ALA a um menor risco de acidente vascular cerebral. Uma revisão recente de dados observacionais também concluiu que o ALA tem benefícios para a saúde cardíaca comparáveis ​​ao ácido eicosapentaenóico (EPA) e ao ácido docosahexaenóico (DHA), duas das gorduras ômega 3 mais conhecidas.

3. Fonte de lignanas, que podem reduzir o risco de câncer

Os lignanos são compostos vegetais que possuem propriedades antioxidantes e estrogênicas, os quais podem ajudar a diminuir o risco de câncer e melhorar a saúde (confira aqui estudo a respeito). Curiosamente, as sementes de linhaça contêm até 800 vezes mais lignanas do que outros alimentos vegetais (confira aqui estudo a respeito).

Estudos observacionais mostraram que aqueles que comem sementes de linhaça têm menor risco de câncer de mama, particularmente mulheres na pós-menopausa. Um estudo canadense envolvendo mais de 6.000 mulheres também mostrou que aquelas que comeram sementes de linhaça tiveram 18% menos chances de desenvolver câncer de mama.

No entanto, os homens também podem usufruir dos benefícios da linhaça. Em um pequeno estudo incluindo 15 homens, aqueles que receberam 30 gramas de sementes de linhaça por dia, seguindo uma dieta pobre em gordura, mostraram níveis reduzidos de um marcador de câncer de próstata, sugerindo um menor risco de câncer de próstata.

A linhaça também parece ter potencial para prevenir o câncer de cólon e de pele, segundo estudos em laboratório e em animais. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar isso.

4. Rica em fibras dietéticas

Apenas uma colher de sopa de linhaça contém 3 gramas de fibra, o que corresponde a 8% a 12% da dose diária recomendada para homens e mulheres, respectivamente, de acordo com estudo.

Além disso, as sementes de linhaça contribuem na dieta com fibras solúveis (que representam de 20 a 40% da composição da linhaça) e insolúveis (60 a 80% da linhaça). Este duo de fibra é fermentado pelas bactérias no intestino grosso, aumentando as fezes e resultando em movimentos intestinais mais regulares.

Por um lado, a fibra solúvel aumenta a consistência do conteúdo do intestino e diminui a taxa de digestão. Isto ajuda a regular o açúcar no sangue e a reduzir o colesterol, segundo estudo.

Já a fibra insolúvel permite que mais água se ligue às fezes, aumenta a sua massa e resulta em fezes mais macias. Isso é útil para prevenir a constipação e para aqueles que têm síndrome do intestino irritável ou doença diverticular (confira aqui estudo a respeito).

Leia também:  Como ajudar uma criança autista a lidar com transições

5. Ajuda a melhorar o colesterol

Outro benefício para a saúde das sementes de linhaça é a sua capacidade de baixar os níveis de colesterol.

Em um estudo com pessoas com colesterol alto, consumir 3 colheres de sopa (30 gramas) de pó de linhaça diariamente por três meses reduziu o colesterol total em 17% e o colesterol LDL (o “ruim”) em quase 20%. Outro estudo de pessoas com diabetes descobriu que tomar uma colher (10 gramas) de pó de linhaça diariamente por um mês resultou em um aumento de 12% no colesterol HDL, o “colesterol bom”.

Em mulheres na pós-menopausa, o consumo diário de 30 gramas de linhaça reduziu o colesterol total e o colesterol LDL em aproximadamente 7% a 10%, respectivamente.

Estes efeitos parecem ser devidos à fibra nas sementes de linhaça, uma vez que elas se ligam aos sais biliares e são excretadas pelo organismo. Para reabastecer esses sais biliares, o colesterol é retirado do sangue para o fígado. Esse processo reduz os níveis sanguíneos de colesterol.

6. Ajuda a reduzir a pressão arterial

Estudos sobre linhaça também analisaram sua capacidade natural de reduzir a pressão arterial.

  • Pressão alta: sintomas, causas e tratamento

Um estudo canadense descobriu que ingerir 30 gramas de linhaça diariamente por seis meses reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica em 10 mmHg e 7 mmHg, respectivamente (é considerada como pressão alta aquela que se mantém acima de 140 por 90 mmHg). Para aqueles que já estavam tomando medicação para pressão sanguínea, a semente de linhaça diminuiu ainda mais a pressão arterial e diminuiu em 17% o número de pacientes com pressão arterial alta não controlada.

Além disso, de acordo com uma grande revisão que analisou dados de 11 estudos, a ingestão de sementes de linhaça por mais de três meses reduziu a pressão arterial em 2 mmHg.

Embora isso possa parecer insignificante, uma redução de 2 mmHg na pressão arterial pode diminuir o risco de morte por acidente vascular cerebral em 10% e de doença cardíaca em 7%, de acordo com estudo.

7. Contêm proteína de alta qualidade

As sementes de linhaça são uma ótima fonte de proteína baseada em vegetais, e há um interesse crescente pela proteína da linhaça e seus benefícios para a saúde. A proteína da linhaça é rica nos aminoácidos arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico (confira aqui estudos a respeito: 8, 9).

Numerosos estudos (10, 11, 12) em laboratório e em animais mostraram que a proteína da linhaça ajudou a melhorar a função imunológica, reduziu o colesterol, preveniu tumores e teve propriedades antifúngicas.

Se você está pensando em cortar a carne e tem medo de ficar com muita fome, a semente de linhaça pode ser sua resposta.

  • Como ser vegetariano: 12 dicas imperdíveis

Em um estudo, 21 adultos receberam uma refeição de proteína animal ou farinha de proteína vegetal. O estudo não encontrou diferença em termos de apetite, saciedade ou ingestão de alimentos observada entre as duas refeições.

8. Pode ajudar no controle do açúcar no sangue

Diabetes tipo 2 é um grande problema de saúde em todo o mundo. Ela é caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue, como resultado da incapacidade do corpo em secretar insulina ou pela resistência a ela.

Alguns estudos (13, 14, 15) descobriram que pessoas com diabetes tipo 2 que adicionaram 10 a 20 gramas de pó de linhaça à sua dieta diária por pelo menos um mês tiveram reduções de 8 a 20% nos níveis de açúcar no sangue.

Este efeito de diminuição do açúcar no sangue se deve principalmente ao conteúdo de fibra insolúvel da linhaça. Pesquisas (16, 17) descobriram que a fibra insolúvel retarda a liberação e reduz o açúcar no sangue.

No entanto, um estudo com óleo de linhaça não encontrou nenhuma mudança nos níveis de açúcar no sangue ou qualquer melhoria no controle do diabetes. Isto pode ser devido ao pequeno número de sujeitos no estudo e ao uso do óleo e não da semente de linhaça. O óleo de linhaça não tem fibras, que são as principais responsáveis pela capacidade da linhaça de reduzir o açúcar no sangue.

  • Óleo de linhaça: entenda seus benefícios e a importância de seu ômega 3

No geral, as sementes de linhaça podem ser uma opção que proporciona muitos benefícios à dieta das pessoas com diabetes.

9. Ajuda no controle do peso

Se você tem tendência a comer lanchinhos nada saudáveis entre as refeições, você pode considerar a adição de sementes de linhaça na sua bebida para afastar a fome. Um estudo descobriu que adicionar 25 gramas de semente de linhaça moída a uma bebida reduzia a sensação de fome e apetite geral.

As sensações de fome reduzida foram provavelmente devidas ao conteúdo de fibras solúveis das sementes de linhaça. Elas retardam a digestão no estômago, o que desencadeia a liberação de uma série de hormônios que controlam o apetite e proporcionam uma sensação de plenitude, segundo alguns estudos (18, 19, 20).

O conteúdo de fibra dietética de linhaça pode auxiliar no controle do peso, suprimindo a fome e aumentando a sensação de saciedade.

10. Atua como remédio para menopausa

As sementes de linhaça são uma opção de tratamento natural para os sintomas da menopausa, já que são fonte de ômega-3, manganês, fósforo e outros minerais. Semelhante à soja, a linhaça contém propriedades estrogênicas que podem ajudar a aliviar a frequência ou gravidade das ondas de calor, segundo estudo da Mayo Clinic.

Outra pesquisa comparou os efeitos da linhaça com a terapia de reposição hormonal e mostra que mulheres menopáusicas que tomaram cinco gramas de linhaça diariamente durante 3 meses tiveram uma redução nos sintomas da menopausa semelhante às que fizeram terapia de reposição hormonal.

11. É versátil

A semente de linhaça ou o óleo de linhaça podem ser adicionados a muitos alimentos comuns. Confira algumas dicas:

  • Adicione linhaça à água e beba como parte de sua ingestão diária de líquidos;
  • Use o óleo de semente de linhaça como um molho na salada;
  • Polvilhe sementes de linhaça moídas sobre o cereal matinal quente ou frio;
  • Misture as sementes em smoothies para engrossar a consistência;
  • Adicione-as à água para usar como substituto do ovo.

Dica para adicionar linhaça à sua dieta

Muitos benefícios de saúde impressionantes são atribuídos ao consumo de linhaça. Uma dica para adicionar essas pequenas sementes em sua dieta é consumir a linhaça moída em vez de inteira, já que as sementes de linhaça moídas são mais fáceis de digerir.

Você não colherá tantos benefícios das sementes de linhaça inteiras, pois o intestino sozinho não consegue quebrar as sementes. Uma ideia é comprar as sementes de linhaça inteiras, triturá-las em um moedor de café e armazenar as sementes de linhaça moídas em um recipiente hermético.

Fontes: Healthline e Science Direct

Veja também:

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu email. Comunicar erro

Dieta da linhaça: detone até 6 kg em 1 mês

Juliana Paes, Christine Fernandes, Paola Oliveira e Paula Burlamaqui estão na lista das celebridades que viraram fã da linhaça. Aqui mesmo na BOA FORMA, as estrelas globais atribuíram parte das curvas impecáveis a sucos e shakes feitos com a semente.

A partir daí, ela foi só ganhando espaço no cardápio das mulheres preocupadas em perder peso. Como se fosse pouco, novos estudos confirmaram seu poder de eliminar as gordurinhas. A notícia se espalhou rapidamente e transformou esse alimento em sucesso absoluto.

Três leitoras testaram e revelam: os resultados foram surpreendentes!  O que faz da linhaça uma aliada infalível contra a balança? Especialmente a concentração de fibras, ácido graxo ômega 3, proteína e lignanas (fitoquímicos capazes de modular os hormônios femininos). Dos quatro, as fibras são as que mais trabalham a favor da dieta.

“São substâncias que dão saciedade e estimulam o intestino preguiçoso“, diz a nutricionista Ana Luísa Kremer Faller, doutoranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Uma pesquisa da universidade mostrou ainda que as fibras (presentes na casca da semente) controlam os níveis de açúcar no sangue e, com isso, amansam a fome.

Nesse estudo, mulheres obesas passaram a consumir uma mistura de iogurte com quatro colheres de sopa de linhaça no café da manhã. Elas sentiram menos vontade de comer ao longo do dia, economizando no total de calorias diárias. Você é capaz de devorar um pacote de biscoito no meio da tarde? Inclua a semente também no lanche.

  O ômega 3 também ajuda a reduzir o apetite. Porém, sua principal contribuição é combater a inflamação nas células, deixando o organismo menos propenso a acumular gordura. Já as lignanas dão uma segurada nos hormônios que, na TPM, aumentam a fissura por doce. Mas é importante saber: não adianta lembrar da linhaça uma vez ou outra.

Você tem que se comprometer a consumi-la todos os dias no café da manhã, misturada a iogurte, sucos, frutas ou, ainda, polvilhada nas saladas ou no arroz. Outra opção é seguir o cardápio elaborado pela nutricionista Ana Luísa. Ele combina a semente com refeições equilibradas e leves.

Leia também:  Como beijar alguém em um desafio (com imagens)

Com essa fórmula, pode apostar: você consegue emagrecer até 6 quilos em um mês. Combine três colheres de linhaça por dia com uma dieta equilibrada e de baixas calorias (esta tem 1200) e emagreça 6 quilos em 30 dias!

Opção 1
½ papaia
1 pote de iogurte de fruta light

1 col. (sopa) de linhaça triturada

  • Opção 2
    Suco de 1 laranja batido com 1 col. (sopa) de linhaça triturada
    1 fatia de pão integral com linhaça
    1 fatia média de queijo branco light
  • 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado
  • Opção 3
    Vitamina: 1 banana batida com 1 copo (220 ml) de leite de soja, 2 castanhas-do-pará e 1 col. (sopa) de linhaça triturada
  • Opção 4
    1 pão árabe pequeno
    1 col. (sopa) de requeijão light (ou creme de ricota)
  • 1 copo (240 ml) de suco de maracujá batido com hortelã e 1 col. (sopa) de linhaça triturada

Opção 5
1 fruta (abacaxi, melão, morango, pera, maçã)
1 xíc. (chá) de leite desnatado (ou iogurte desnatado)
½ xíc. (chá) de granola light

1 col. (sopa) de linhaça triturada

  1. Opção 1
    1 taça de gelatina diet
  2. Opção 2
    8 amêndoas
  3. Opção 3
    2 bananas passas
  4. Opção 4
    1 copo (240 ml) de suco de fruta light (natural ou de caixinha)
  5. Opção 5
    1 barrinha de cereais integrais light

Opção 1
1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes (alface, agrião, rúcula) e 2 col. (sopa) de cenoura ralada e 1 col. (sobremesa) de linhaça triturada
2 col. (sopa) de arroz integral
1 concha de feijão

  • 1 filé de frango grelhado com molho de iogurte (ou rodelas de cebola)
  • Opção 2
    1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes
  • 1 prato (raso) de espaguete integral com molho de tomate, brócolis cozidos e tirinhas de filé mignon (ou frango)

Opção 3
1 prato (sobremesa) de salada de folhas, pepino e 1 col. (sobremesa) de linhaça triturada
2 col. (sopa) de arroz integral
½ concha de lentilha

  1. 3 col. (sopa) de carne magra moída e refogada com cebola e tomate
  2. Opção 4
    1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes, tomate e palmito
    1 batata média cozida com 1 fio de azeite
    1 filé de peixe grelhado (assado ou cozido)
  3. 2 col. (sopa) de couve refogada
  4. Opção 5
    1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes e rodelas de tomate
    2 col. (sopa) de arroz integral
    1 concha de feijão (branco, carioca ou preto)
    4 almôndegas de carne ao sugo (ou 1 hambúrguer de soja grelhado)
  5. 2 col. (sopa) de abobrinha refogada
  • Opção 1
    1 pera
  • 2 cookies integrais médios
  • Opção 2
    1 taça de salada de fruta
  • 1 col. (sopa) de linhaça triturada
  • Opção 3
    2 torradas integrais
    1 col. (sopa) de cottage (ou creme de ricota)
  • 1 col. (sopa) de geleia diet
  • Opção 4
    1 pote de iogurte de fruta light
  • 1 col. (sopa) de linhaça triturada
  • Opção 5
    1 copo (240 ml) de suco de mamão e laranja batido com 1 col. (sopa) de linhaça triturada

Opção 1
1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes
Omelete: 2 claras, 1 gema, tomate, cebola, salsa picada, 1 pitada de sal e 1 col. (sopa) de linhaça triturada

1 fatia de pão integral

Opção 2
4 col. (sopa) de arroz de forno: arroz integral com ervilha, tomate, cenoura, brócolis cozidos e frango desfiado polvilhado com 1 col. (sobremesa) de linhaça triturada

Opção 3
Sanduíche: 1 pão árabe médio com 3 col. (sopa) de queijo cottage, 1 col. (sopa) de beterraba ralada, 2 col. (sopa) de cenoura ralada, folhas verdes, 1 pitada de sal, 1 fio de azeite e 1 col. (sopa) de linhaça triturada

  1. Opção 4
    1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes e tomate
  2. 1 batata grande assada (ou cozida) recheada com ricota amassada com requeijão light, salsa, cubos de peito de peru e 1 col. (sopa) de linhaça triturada
  3. Opção 5
    2 col. (sopa) de arroz integral com champignon
    1 filé médio (100 g) de frango grelhado
  4. 2 col. (sopa) de legume cozido (vagem, abobrinha, berinjela)
  • Opção 1
    1 barrinha de cereais light
  • Opção 2
    1 porção de fruta (1/2 manga picada ou 1 rodela de abacaxi ou 1 fatia de melão, 10 uvas)
  • Opção 3
    1 copo (240 ml) de suco à base de soja light
  • Opção 4
    4 damascos secos
  • Opção 5
    1 taça de gelatina batida com iogurte desnatado

Especialistas respondem as principais dúvidas sobre a semente: Quanto preciso consumir de linhaça para emagrecer? 
Não existe estudos determinando uma medida exata. Mas os especialistas costumam recomendar de uma a três colheres de sopa (no máximo) da linhaça triturada por dia. Motivo: por ter muita gordura, ela não é magra (tem 60 calorias em cada colher de sopa). Além disso, carrega componentes que, em excesso, podem interferir na absorção dos nutrientes. Mas isso ainda está sendo estudado.  Qual é melhor: marrom ou dourada? 
As duas têm o mesmo valor nutricional, segundo a nutricionista carioca Flávia Morais, da rede Mundo Verde. Só que a dourada (importada) tem um sabor mais suave e a casca menos rígida, o que aumenta a biodisponibilidade dos nutrientes (facilidade de absorção pelo organismo). Mas, bem triturada, a marrom (nacional) não fica atrás: consumida na forma de farinha, seus componentes também são bem aproveitados pelo organismo. E é mais barata.  Por que é importante triturar a semente antes de comer? 
A linhaça tem uma casca muito dura para ser rompida com os dentes. Triturada no liquidificador, essa proteção é vencida e os nutrientes da semente ficam disponíveis. Você ainda pode deixá-la mergulhada na água de um dia para o outro. Fica molinha e fácil de ser quebrada.  Dá para guardá-la já triturada? 
Sim. Mas, nesse caso, ela deve ser armazenada num vidro fechado e guardada na geladeira por até 15 dias – mais do que isso fica rançosa e inadequada para o consumo.  Posso comprar a farinha pronta? 
Sim. Mas prefira a farinha estabilizada – processo que impede a oxidação da gordura da semente.  A linhaça prende o intestino? 
Isso só acontece se você beber pouca água. Como todo alimento rico em fibras, o consumo deve ser combinado a uma ingestão maior de líquido – no mínimo 2 litros por dia.  A cápsula tem o mesmo efeito? 
Não. Ela concentra uma quantidade maior de ômega 3, mas não tem as fibras da semente – importantes no processo de emagrecimento. Por isso, é indicada principalmente para a redução do colesterol ou para melhorar a textura da pele. Sem contraindicação, pode ser consumida duas vezes ao dia, antes do almoço e do jantar.  Esse alimento oferece risco? 
É raro, mas algumas pessoas podem ser alérgicas à proteína da semente e apresentar reações adversas como manchas na pele, falta de ar, inchaço nos olhos ou lábios. Por isso, o ideal é começar a consumir porções pequenas (1 colher de sobremesa, por exemplo) e observar a resposta do organismo.  Mais do que emagrecer, a linhaça faz bem à saúde e à pele. Veja do que ela é capaz. 
Hidratar a pele: após um mês comendo diariamente a semente triturada, 45 voluntárias de um estudo alemão, feito na Universidade de Dusseldorf, notaram a pele menos ressecada. Vermelhidão e escamação também diminuíram. Os pesquisadores associam esses efeitos à ação anti-inflamatória do ômega 3. 
Proteger o coração: a linhaça ainda carrega ômega 6, que, em harmonia com o ômega 3, reduz o mau colesterol, o LDL, responsável por estragos nas artérias. Mais: essa dupla tem poder antioxidante, que, junto com a vitamina E (também presente na semente), barra os radicais livres. 
Amenizar os sintomas da TPM: as lignanas combatem os sintomas (cólica, ansiedade) típicos da pré-menstruação. Esse fi toquímico também ajuda a restabelecer os níveis de estrogênio, hormônio feminino que cai drasticamente quando a mulher deixa de menstruar, diminuindo a capacidade de renovação das células.
“Engordei 20 quilos na gravidez e, quatro anos depois, ainda não tinha voltado ao meu peso anterior: 58 quilos. Com dieta e caminhada, enxuguei 3 quilos em dois meses. Resolvi consumir a linhaça pela manhã e fui mais feliz: perdi 4 quilos em 45 dias. Agora estou quase lá!” 
Amanda Fernandes de Oliveira, auxiliar administrativa (altura: 1,61 m, peso anterior: 68 kg, peso atual: 61 kg)  “Já estava fazendo dieta, mas os resultados estavam lentos. Incluí a linhaça no cardápio e emagreci 7 quilos em 40 dias – quase o dobro que na primeira fase! Deixo a semente mergulhada na água de um dia para o outro e bato (inclusive a água) com polpa de fruta. Fica gostoso e sacia.”
Meyre Mauriciane, assistente administrativa (altura: 1,60 m, peso anterior: 76 kg, peso atual: 69 kg)  “Sigo a orientação do grupo Vigilantes do Peso, que recomenda consumir bastante fibra. Por isso, no café da manhã, misturo a semente triturada ao iogurte ou à fruta. Na TPM, acrescento a linhaça também ao lanche da tarde. Corta a vontade de doce. Em três meses, emagreci 11 quilos.”
Fernanda Zanchini, advogada (altura: 1,62 m, peso anterior: 89 kg, peso atual: 78 kg)

div#cardapio_wrap div,div#cardapio_wrap span,div#cardapio_wrap div#cardapio_wraph1, div#cardapio_wraph2, div#cardapio_wraph3, div#cardapio_wrap p, div#cardapio_wrap a, div#cardapio_wrap em, div#cardapio_wrap img, div#cardapio_wrap strong, div#cardapio_wrap b, div#cardapio_wrap u, div#cardapio_wrap i, div#cardapio_wrap center, div#cardapio_wrap table, div#cardapio_wrap tr, div#cardapio_wrap td{margin:0;padding:0;border:0;font-size:100%;font:inherit;vertical-align:baseline;} body{line-height:1;}

table{border-collapse:collapse;border-spacing:0;}

div#cardapio_wrap{font-family:Arial,sans-serif;overflow:hidden;width:620px;} div#cardapio_wrap div#cardapio_header{background-color:#404042;display:table;height:38px;text-align:center;text-transform:uppercase;width:100%;} div#cardapio_wrap div#cardapio_header span{color:#fff;display:table-cell;font-size:18px;font-weight:bold;vertical-align:middle;} div#cardapio_table{display:table;overflow:hidden;width:620px;} div#cardapio_table div.cardapio_column{background-color:#f6f6f6;display:table-cell;padding-bottom:20px;vertical-align:top;width:205px;} div#cardapio_table div.cardapio_column.middle{border-left:2px solid #fff;border-right:2px solid #fff;background-color:#eeeeee;margin:0 2px;width:206px;} div#cardapio_table div.cardapio_column div.cardapio_item{float:left;width:204px;} div#cardapio_table div.cardapio_column div.cardapio_item h3{color:#000;display:block;font-size:14px;font-weight:bold;letter-spacing:0px;margin:15px 0 11px;text-align:center;text-transform:uppercase;width:100%;} div#cardapio_table div.cardapio_column.bottom div.cardapio_item h3{margin-top:0;} div#cardapio_table div.cardapio_column div.cardapio_item p{color:#6f6f6f;display:block;font-size:13px;line-height:19px;margin:0 auto;width:90%;}

div#cardapio_table div.cardapio_column div.cardapio_item h4{color:#6f6f6f;display:block;font-size:13px;font-weight:bold;margin:15px auto 0;text-align:left;width:90%;}

@media only screen and (max-width: 620px), only screen and (max-device-width: 620px){ div#cardapio_table,div#cardapio_wrap{width:100%;} div#cardapio_table div.cardapio_column{background-color:#fff;display:block;float:left;margin:0 0 3px;padding-bottom:0;width:100%;} div#cardapio_table div.cardapio_column.

middle{background-color:#fff;display:block;margin:0 0 3px;width:100%;} div#cardapio_table div.cardapio_column.middle div.cardapio_item{background-color:#eeeeee;} div#cardapio_table div.cardapio_column div.cardapio_item{background-color:#f6f6f6;float:left;padding-bottom:20px;width:100%;} div#cardapio_table div.cardapio_column div.

cardapio_item h3{margin:15px auto 11px;text-align:left;width:90%;}

}

br.clear{clear:both}

Tudo sobre Alimentação saudávelBenefícios dos alimentosDietas de emergênciaDietas para emagrecer

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*