Como autobronzear seu rosto (com imagens)

Hoje vamos responder a uma das grandes dúvidas que nos enviam: Como Autobronzear Seu Rosto (com Imagens)

E para melhor responder falámos com a Dra. Joana Nobre, que sempre nos ajuda! ????

Como o verão nunca mais chega, mas a nossa pele já pede outras cores, vamos lá perceber se o autobronzeador pode ou não ser o nosso melhor amigo este ano.

Para esclarecer algumas das ideias acerca deste tipo de cosméticos, importa perceber como se pigmenta naturalmente a pele e, ainda, como atuam os autobronzeadores.

Como Autobronzear Seu Rosto (com Imagens)

A melanina é um pigmento acastanhado responsável pela coloração cutânea. É produzida pelos melanócitos, células que se encontram em vários órgãos e que na pele estão na camada mais profunda da epiderme (sendo esta a camada mais superficial da pele). 

A melanina é um escudo essencial, natural das nossas células e, consequentemente, da pele pois tem um papel fotoprotetor: absorve as radiações UV, protegendo também o núcleo das nossas células.

A quantidade de melanina produzida está diretamente relacionada com a exposição ao sol.

Efetivamente, quanto mais a pele é exposta aos raios solares, mais a produção de melanina é importante para proteger o organismo contra as radiações nocivas do sol.

Nas nossas células, a melanina é repartida aleatoriamente mas, aquando da exposição solar, migra lentamente (cerca de 45 minutos) para se posicionar sobre o núcleo, como que para o colocar à sombra. Este fenómeno está na origem da manifestação cutânea temporária denominada bronzeado.

Existem dois tipos de melanina: eumelanina (castanha-preta) e feomelanina (amarela-vermelha). A sua repartição varia consoante os indivíduos e condiciona o seu fenótipo ou fototipo cutâneo.

Como Autobronzear Seu Rosto (com Imagens)

No caso das manchas castanhas, melasma ou cloasma (gravidez), ocorre uma alteração na produção de melanina por parte do melanócito, portanto, uma alteração que ocorre profundamente na epiderme e que consiste num aumento da produção do pigmento. Os autobronzeadores não promovem a formação de melanina, não afetam o melanócito e, por estes motivos, não induzem a formação de manchas castanhas. 

Como Autobronzear Seu Rosto (com Imagens)

A aplicação de autobronzeador permite obter um bronzeado natural ao longo de todo o ano, sem exposição ao sol. O componente mais eficaz e mais usado nos autobronzeadores é a dihidroxiacetona (DHA): um açúcar simples e incolor.

A DHA atua nos queratonócitos da camada córnea da pele. Ocorre uma reação química entre a DHA e os aminoácidos presentes. A oxidação destes aminoácidos pela DHA dá origem aos pigmentos designados melanoidinas que provocam o escurecimento da cor da pele, dando assim a ilusão de bronzeado.

Há autobronzeadores que associam outros componentes à DHA para otimização dos tons finais obtidos, nomeadamente a eritrulose, que é também um açúcar.

Quando se utiliza um autobronzeador, este provoca então uma coloração na superfície da epiderme. Esta reação de coloração dá um aspeto bronzeado à pele mas não constitui uma proteção contra a radiação UV.

Um autobronzeador não precisa, mas pode ter cor.

Assim sendo, quando se pergunta se um autobronzeador está contraindicado em pessoas com manchas castanhas, a resposta é NÃO.

Os autobronzeadores limitam-se a fazer uma ação superficial e não têm qualquer ação na pigmentação melânica envolvida no melasma. Por aumentar o tom da pele, pode até ajudar a camuflar as manchas, uma vez que aproxima os tons da pele e da mancha circundada.

Suspensa a aplicação do autobronzeador, a cor começa a desvanecer mais ou menos a partir do 2º dia em que ocorre a supressão do uso da DHA, desaparecendo completamente por volta do 8º ao 14º dia.

Este período varia de pessoa para pessoa pois está associado ao tempo de renovação celular, ou seja, ao tempo que as células mortas superficiais da camada córnea da pele levam para se destacar e cair.

Como Autobronzear Seu Rosto (com Imagens) Como Autobronzear Seu Rosto (com Imagens)

O esfoliante mecânico vai remover o excesso de células mortas e deixar a pele uniforme. É essencial para evitar manchas. Devemos ter atenção às zonas mais hiperqueratinizadas, tais como os cotovelos e os joelhos, que por possuírem maior concentração de queratina, podem ficar mais escuras.

Assim sendo, recomendo que façam esfoliação mecânica na véspera de começarem a aplicar o autobronzeador. E, depois, uma vez por semana como manutenção, para otimizar o espalhamento do produto. Idealmente, seria muito bom aplicar um hidratante após a esfoliação para que no dia seguinte a pele estivesse bem hidratada e a aplicação do autobronzeador fosse bem sucedida.

Como Autobronzear Seu Rosto (com Imagens)

Convém escolher uma altura do dia em que se esteja com tempo, para poder espalhar tranquilamente e bem o produto. Aplicar o autobronzeador da forma mais homogénea possível para que não fiquem zonas esquecidas.

Podem optar por fazer a aplicação no sentido ascendente, dos pés ao pescoço. E, por último, os braços. O rosto exige um produto específico que deverá ser aplicado até às raízes dos cabelos.

Como Autobronzear Seu Rosto (com Imagens)

As palmas das mãos podem ser lavadas logo após a aplicação, com cuidado para não retirar o produto que foi aplicado nas costas das mãos. Banho, só depois de 12 horas para ter a melhor reação do autobronzeador. Para nos vestirmos, devemos esperar 20 minutos, para que não haja arrastamento de produto, o que acontece sempre que vestimos roupa demasiado justa sem deixar o produto ser absorvido.

Como Autobronzear Seu Rosto (com Imagens)

A cor aparece cerca de 3 horas após a aplicação então, repita diariamente o processo até atingir o tom desejado.

Quando obtiver este tom, dê um intervalo de 2 a 3 dias e passe novamente o produto num único dia para a manutenção da cor. O tom obtido depende do produto e do tom de carnação de cada um.

A sua manutenção depende do grau de renovação da pele. Com o tempo, cada pessoa encontra o seu ritual ideal. Não é difícil!

Como Autobronzear Seu Rosto (com Imagens) 

Há autobronzeadores espcecíficos para o rosto e devemos privilegiar estes mesmos para a zona do rosto e do pescoço. 

Os cuidados de rosto têm texturas específicas e fórmulas adaptadas. Para máxima agradabilidade e melhores resultados, optar sempre por respeitar as zonas de aplicação.

Espero que tenham gostado desta explicação detalhada e que as vossas dúvidas tenham sido esclarecidas! ????

Como aplicar autobronzeador sem ficar às manchas

Como Autobronzear Seu Rosto (com Imagens)

Verão é sinónimo de bronze. No entanto, nem todas as mulheres conseguem o tom bronzeado que desejam logo nos primeiros dias de praia. Já para não falar dos casos em que não há tempo para estar ao sol, ou as férias estão marcadas para aquela altura em que já toda a gente voltou de uns dias de descanso ao sol. É uma dessas pessoas? Então, este artigo é feito a pensar em si.

Esqueça solário ou até mesmo o sol, caso não tenha tempo de ir à praia. Uma das invenções do século, os autobronzeadores chegam para parecer que estivemos horas ao sol, sem estar.

Os autobronzeadores vão ser os seus melhores amigos E não entre já em pânico, a pensar nas manchas alaranjadas depois da aplicação.

Espalhar o autobronzeador parece um bicho de 7 cabeças, mas não é.

A questão é: como se pretende ter um bronze invejável sem deixar manchas na pele? Vanessa Bonjour, conselheira de beleza Sephora, explicou à ELLE como conseguir um bronzeado uniforme utilizando estes produtos. «Aconselho a aplicar qualquer autobronzeador com luva, em movimentos únicos, e com uma só passagem para que ele fique uniforme.»

Outro passo importante é exfoliar a pele antes da aplicação, como destaca a especialista. «Aconselho a fazer uma exfoliação no banho, para retirar todas as nossas células mortas, para que depois quando aplicamos o auto-bronzeador este atue de uma forma mais uniforme».

Na zonas secas dos joelhos e nos cotovelos os cuidados devem ser reforçados para evitar as manchas.

Vanessa Bonjour destaca para essas zonas alguns cuidados especiais: além da exfoliação a pele deve estar bastante hidratada, e na altura de aplicar o autobronzeador a pele deve estar esticada – para tal dobre o braço ou os joelhos, de forma a evitar as rugas naturais destas partes do corpo.

Rosto e corpo são coisas diferentes

E autobronzeadores para o rosto? O importante é não aplicar autobronzeadores, próprios para o corpo, na cara. Questionada sobre o cuidado a ter com as sobrancelhas, Vanessa depressa se adianta, dizendo que «[o autobronzeador] não tinge as esta zona. Não altera o pigmento das sobrancelhas. É seguro.»

A duração média dos  autobronzeadores é de cerca de 8 a 10 dias. No entanto, a duração vai depender muito do produto escolhido e da pele de cada pessoa.

Como usar o autobronzeador sem manchar a pele

  • Para evitar manchas na pele, é importante, antes de usar o autobronzeador, a retirada de todos os acessórios, além de tomar banho e aplicar o produto utilizando uma luva e realizando movimentos circulares ao longo do corpo, deixando os locais com dobras para o fim, como joelhos ou dedos, por exemplo.
  • Os autobronzeadores são produtos que atuam sobre a pele por ação da dihidroxiacetona (DHA), que reagem com componentes das células presentes na camada mais superficial da pele, levando à formação de um pigmento responsável pelo bronzeamento da pele, a melanoidina, no entanto esse pigmento, diferentemente da melanina, não confere proteção contra à radiação ultravioleta do sol, sendo importante também aplicar protetor solar.
  • Os produtos para bronzeamento artificial não possuem contraindicação e podem ser vendidos em forma de cremes ou spray, existindo autobronzeadores bons de diferentes marcas e para todos os tipos de pele e, que podem ser comprados em farmácias, drogarias ou supermercados.

Como Autobronzear Seu Rosto (com Imagens)

Como passar o autobronzeador

Antes de passar o autobronzeador é importante retirar todos os acessórios e bijuterias, tomar banho para eliminar a sujeira do corpo e resíduos de maquiagem e secar muito bem a pele com uma toalha limpa. Além disso, é recomendado realizar uma esfoliação corporal para remover impurezas e células mortas, garantindo, assim, um bronzeado uniforme.

Antes de iniciar a aplicação do creme, deve colocar luvas para evitar ficar com as mãos manchadas e as unhas sujas. Caso, não tenha luvas, deve-se lavar as mãos com sabão neutro várias vezes durante a aplicação e esfregar as unhas da mão com uma escova.

Leia também:  Como bloquear os anúncios do paltalk (com imagens)

Depois de calçar as luvas, deve-se usar uma pequena quantidade do autobronzeador e aplicá-lo fazendo movimentos circulares, seguindo a seguinte ordem:

  1. Aplicar nas pernas: colocar o produto até aos tornozelos e na parte superior dos pés;
  2. Aplicar nos braços: colocar o produto até às mãos, barriga e peito;
  3. Aplicar nas costas: a aplicação de autobronzeador deve ser feito por um familiar para que o produto fique bem espalhado e não surjam manchas;
  4. Aplicar no rosto: a pessoa deve colocar uma fita no cabelo para que este não atrapalhe a aplicação do produto e permita que fique bem espalhado, sendo importante não esquecer de aplicar atrás das orelhas e pescoço;
  5. Aplicar nos locais com dobras: como joelhos, cotovelos ou dedos e massagear bem o local, para que o produto fique muito bem espalhado.

Geralmente, a cor surge 1h após a aplicação e vai escurecendo com o passar do tempo, sendo que o resultado final aparece ao final de 4 horas. Para ficar com a pele bronzeada, deve-se aplicar o produto durante pelo menos 2 dias seguidos, e a cor pode durar entre 3 a 7 dias.

Cuidados ao aplicar o autobronzeador

Durante a aplicação de autobronzeador, a pessoa deve ter alguns cuidados para que o resultado final seja uma pele bronzeada e bonita. Alguns dos cuidados incluem:

  • Não vestir roupa durante 20 minutos após a aplicação, devendo permanecer nua;
  • Não fazer exercícios que façam suar até 4 horas após a aplicação, como correr ou limpar a casa, por exemplo;
  • Tomar banho apenas 8h após a aplicação do produto;
  • Evitar fazer a depilação ou clarear os pelos antes de aplicação autobronzeador. A depilação deve ser feita dois dias antes para que a pele não esteja muito sensível;
  • Não aplicar o produto em pele molhada ou úmida.

Além destes cuidados, caso surjam pequenas manchas no corpo após aplicação do autobronzeador, deve-se fazer uma esfoliação corporal e, só depois aplicar novamente o autobronzeador.

Fique bronzeada sem sol! 10 dicas para não manchar a pele com autobronzeador

Conseguir manter a marquinha de biquíni por mais tempo não é uma tarefa muito fácil, principalmente para quem não tem tempo de se dedicar ao bronzeado durante o verão. Se esse é o seu caso, não precisa se preocupar, porque é possível conseguir pegar uma corzinha sem nem ter que sair de casa.

Os autobronzeadores conseguem fazer com que a pele oxide melanina sem necessitar da exposição solar e, ao contrário dos protetores e bronzeadores naturais, são extremamente seguros para a saúde do maior órgão do corpo humano.

Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Daniela Gueriot ensina como aplicar o produto da melhor maneira possível dando 10 dicas essenciais.

1 – Se prepare para começar a passar: 'Faça uma esfoliação'

Além de diminuir as chances de encravamento dos pelos após a depilação, a esfoliação pode colaborar para que a pele fique bronzeada com mais facilidade. “Tome banho antes e faça uma esfoliação no corpo para uniformizar a pele”, recomenda a especialista ao acrescentar: “Seque bem o corpo para poder começar a aplicação.”

2 – Tire todos os acessórios: 'Para não atrapalhar'

Os maxiacessórios ganharam destaque nas semanas internacionais de moda, principalmente quando foram utilizados todos juntos, mas é preciso retirá-los para começar a passar o cosmético na pele. “Antes de aplicar o autobronzeador, retire todas as joias para não atrapalhar na hora de espalhar o produto”, aponta a profissional da All Clinik.

3 – Faça a aplicação com luvas: 'Evitar ficar com as mãos manchadas'

Para não prejudicar a saúde das unhas e mantê-las fortes, é de extrema importância que elas estejam cobertas durante a aplicação do autobronzeador.

“Coloque luvas para evitar ficar com as mãos manchadas e com as unhas sujas”, sugere a dermatologista ao dar outra alternativa: “Se não tiver luvas deve-se lavar bem as mãos e esfregar as unhas da mão com uma escova após a aplicação do produto no corpo.”

4 – Deixe as mãos por último: 'Depois de ter aplicado no corpo todo'

Por ser responsável pela aplicação completa do cosmético no corpo, as mãos precisam ser deixadas por últimos para diminuir as chances de manchar a pele com o autobronzeador. “Aplicar o produto no dorso das mãos e nos dedos somente no final”, aconselha Daniela ao reforçar: “Depois de ter aplicado no corpo todo.”

5 – De baixo para cima: 'Inicie a aplicação do produto pelos pés'

Além de finalizar a utilização do produto passando nas mãos, o ideal é começar a passar o autobronzeador na parte inferior do corpo.

“Inicie a aplicação do produto pelos pés, não esquecendo de aplicar entre os dedos também e vá subindo, sempre em movimentos circulares”, descreve a especialista ao ensinar outro truque importante: “Deixe os locais de dobras, como cotovelos e joelhos, por último.”

6 – Cuidado com a quantidade: 'Massagear bem para não manchar'

O segredo de não manchar a pele com esse cosmético é se atentar com a quantidade que será aplica, principalmente em certas regiões. “Além de deixar por último, os locais de dobras devem receber uma quantidade menor do produto”, aponta a profissional ao instruir: “Lembre de massagear bem para não manchar e não ficar mais escuro do que o resto do corpo.”

7 – Passando nas costas: 'Sempre olhando no espelho'

A parte mais difícil é as costas, pois não é possível enxergar como está sendo feita a aplicação do autobronzeador.

“Para aplicar nas costas o ideal é que outra pessoa aplique para você, para que o produto fique bem espalhado e não manche”, relata a dermatologista ao continuar: “Mas, se estiver fazendo a aplicação sozinha, o ideal seria aplicar um produto em spray nas costas sempre olhando no espelho, para evitar deixar áreas sem o produto.”

8 – Tempo de espera após a aplicação: 'Pelo menos 20 minutos'

Após a aplicação é preciso tomar muitos cuidados e, como esse tipo de produto pode acabar manchando as roupas, é aconselhado esperar alguns minutos antes de colocar qualquer tipo de peça. “Procure vestir a roupa com pelo menos 20 minutos de diferença da aplicação”, informa Daniela.

9 – Aguarde algumas horas para tomar banho: 'Após 8 horas'

A duração do autobronzeador e o resultado final prometido por ele só funcionaram quando as recomendações forem seguidas ao pé da letra. Além de ter que esperar para colocar uma roupa, é importante respeitar o tempo necessário antes de tomar banho, até para não acabar manchando a pele com o cosmético. “O ideal é só tomar banho após 8 horas”, comunica a especialista.

10 – Exercícios físicos precisam esperar: 'Para não suar'

O suor também pode acabar ajudando a manchar a pele e é um ponto importante a ser lembrado! Além de não se expor ao excesso de calor, a prática de esportes ou exercícios físicos precisará esperar algumas horas para não prejudicar o desempenho do produto. “Não fazer exercícios físicos após umas 4 horas”, alerta a profissional ao justificar: “Para não suar depois da aplicação.”

(Por Fernanda Casagrande)

Cara pálida? Saia desse filme com estes produtos de rosto

Nos westerns passados no velho Oeste, “cara pálida” era a designação que os índios davam aos cowboys brancos, que por sua vez os tratavam por “pele vermelha”.

Já longe dos filmes, e quando se fala de beleza, cara pálida é a expressão que designa aquele tom baço, adoentado e insípido que temos durante o inverno. Mas fazer qualquer coisa para bronzear o rosto pode ser assustador — se correr mal, não podemos simplesmente tapar.

E ninguém quer acordar de manhã, olhar-se ao espelho e perceber que passou de cara pálida a pele vermelha.

Hoje em dia, as coisas já não são tão drásticas assim e conseguir um brilho bronzeado e natural é mais fácil do que parece. Com os produtos certos, não há como falhar.

Se preferir um bronze natural e gradual, existem preparadores de bronze que estimulam a própria melanina da pele. Para quem quer mesmo simular um bronze, os autobronzeadores de rosto não são um bicho de sete cabeças.

E para quem prefere um bronze temporário, não há nada como simular uma cor de canela que, no banho ou com desmaquilhante, sai completamente.

Sim — tanto de rosto, como de corpo.

Porque apenas têm a função de “pintar” a pele através da ação da DHA (dihidroxiacetona), um açúcar que reage com a queratina da camada mais superficial da pele, produzindo um pigmento acastanhado, a melanoidina, muito semelhante ao bronze natural. Por terem uma ação totalmente superficial, na verdade, os autobronzeadores cosméticos são a forma mais segura de bronzeamento.

Nos últimos anos, este mercado tem vindo a aperfeiçoar as suas fórmulas ao nível da qualidade da cor cada vez mais natural, no acabamento com menos manchas, no cheiro e até na facilidade de aplicação.

Mas isso não invalida que sejam precisos cuidados para que o resultado seja o esperado.

Tamar Vezirian, especialista em bronzeamento, disse à revista americana Allure o passo-a-passo do bronzeamento facial sem falhas.

  1. A esfoliação é obrigatória. Escolha um esfoliante que não contenha óleo (porque pode impedir o autobronzeador de ser absorvido corretamente) e, de seguida, hidrate levemente a pele em torno das narinas e outros pontos secos do rosto com um hidratante oil-free. Isto vai evitar que a pele fique às manchas ou com marcas.
  2. Comece de forma gradual. Isso implica usar um produto que crie um bronze gradual ou, então, escolher tonalidades mais claras para o contraste não ser demasiado chocante.
  3. Aplique de forma correta. Com as mãos limpas, misture uma quantidade do tamanho de uma moeda de 10 cêntimos nas zonas onde naturalmente já se vai bronzear: testa, maçãs do rosto, ponte do nariz e queixo. De seguida, misture para fora a partir desses pontos. Em torno das narinas e na zona acima do lábio, aplique muito ao de leve porque, ao serem zonas secas, tendem a absorver mais produto. Com o resto de produto que sobrar nas suas mãos, deixe ir até à linha do cabelo e abaixo do maxilar em movimentos circulares, mas evite as pálpebras e as sobrancelhas.
  4. Mantenha a cor. Com um autobronzeador gradual, pode demorar duas a quatro aplicações até atingir o tom certo. Quando o conseguir, o truque é preservá-lo para se manter com um bronze natural. Isto implica lavar o rosto com produtos de limpeza delicados e hidratar diariamente a pele. Quando o tom começar a aclarar, esfolie a pele e comece o ciclo novamente.
  5. Dica extra para evitar manchas. Atualmente, já existem fórmulas autobronzeadoras que se misturam nos cremes de dia (mostramos alguns destes produtos em conta-gotas na fotogaleria) mas, se não tiver um produto destes, também pode misturar uma pequena quantidade de autobronzeador com o seu creme hidratante para minimizar a possibilidade de manchas. Depois, aplicar da mesma maneira que explicámos no ponto três.
Leia também:  Como beijar uma garota no cinema (com imagens)

Independentemente do tipo de produto que prefira — autobronzeadores, aceleradores de bronze, maquilhagem de bronze ou até fórmulas que se misturem nos cremes e bases — há soluções para todos os gostos. Veja as nossas sugestões na fotogaleria em cima. E adeus cara-pálida.

Autobronzeador: cinco lições para a aplicação perfeita

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Juliana Paes e seu bronzeado dos sonhos! Você pode alcançar o tom com autobronzeadores (Foto: Reprodução/Instagram)

Pode ser um pouco difícil manter o bronzeado que adquirimos no verão o ano inteiro (triste, eu sei!). Para quem quer uma opção fácil e que não machuque a pele, os autobronzeadores são uma ótima opção para deixar o corpo com aquela corzinha saudável.

saiba mais

“Os autobronzeadores estimulam a camada mais superficial da pele com duas substâncias básicas, di-hidroxi-acetona e eritrulose, que oxidam os aminoácidos da queratina produzindo melanoidina, a responsável pelo pigmento que dá coloração à pele”, explica Renata Marques, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “A ideia é estimular a nossa própria pele a produzir o aspecto bronzeado, e não tingi-la”. Ou seja, um autobronzeador não precisa ter tonalizante.

Gostou? Então veja os cuidados que a dermatologista indica para aplicar o produto sem erro!

Esfoliar a peleComo as substâncias do produto estimulam a parte mais superficial da derme, remover o excesso de células mortas e deixar a pele uniforme é essencial para evitar manchas. Atenção: cuidado com cotovelos e joelhos, que, por possuírem maior concentração de queratina, podem ficar escuros demais – pegue leve com o produto nessas áreas.

Usar luvas e direcionarPara uma aplicação mais segura, use luvas para proteger as mãos e evitar manchas nas palmas. Aplique o autobronzeador a partir dos pés e vai subindo, da maneira mais homogênea possível. É importante passar o produto no dorso das mãos depois de retirar as luvas. 

O corpão de Kylie Jenner está sempre bronzeado (Foto: Reprodução / Instagram)

Tempo ao tempoLave as mãos logo após a aplicação no dorso, mas dê pelo menos um intervalo de 20 minutos antes de se vestir. Banho, só depois de 12 horas para ter a melhor reação do autobronzeador. Abuse do hidratante porque o autobronzeador ressaca a pele, mas espere 24 horas antes de passar qualquer creme no corpo. 

Encontrar o nível idealApós 3 horas de ser aplicado, a cor aparece. Então repita diariamente o processo até atingir o tom desejado. Chegou lá? Dê um intervalo de 5 a 7 dias e passe novamente o produto num único dia para a manutenção da cor.

Rosto, não!Apesar de existirem produtos específicos para a pele do rosto, a dermato não recomenda o uso nessa área, pois podem ressecar ou obstruir os poros. Sua orientação é parar o autobronzeador abaixo da mandíbula e apostar em maquiagem para acertar o tom da face.

Como Autobronzear Seu Rosto

X

Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência.

Há 20 referências neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.

O wikiHow possui uma Equipe de Gerenciamento de Conteúdo que monitora cuidadosamente o trabalho de nossos editores para garantir que todo artigo atinja nossos padrões de qualidade.

  1. 1

    Tire a maquiagem com lenços demaquilantes ou com um gel de limpeza facial. Se você estiver de maquiagem, o bronzeado pode ficar todo manchado ou até desbotar se a quantia de base for grande. Limpe o rosto com lenços removedores de maquiagem ou aplique um gel de limpeza suave.[1]

  2. 2

    Aplique um esfoliante ou peeling no rosto. Você pode fazer uma esfoliação física, massageando um produto facial leve com grânulos no rosto ou então fazer um “peeling”, ou esfoliação química, com AHA. Passe o produto no rosto e deixe-o agir pelo tempo recomendado na embalagem antes do enxágue.[2]

    • “AHA” significa “alfa-hidroxiácido” (como ácido glicólico, lático etc.), que remove as células mortas. Em geral, é possível achar esfoliantes com AHA, BHA (beta-hidroxiácidos, como o ácido salicílico) ou ambos. Prefira uma fórmula com AHA e livre de óleo.[3] É importante que a fórmula não tenha óleos, pois eles podem dificultar a absorção do autobronzeador.[4]
    • Procure esfoliantes descritos como “suaves” ou “para peles sensíveis”. É bom que o produto não seja agressivo, pois assim ele pode fazer a pele descamar e deixar o bronzeado irregular.
    • As células mortas atrapalham o bronzeado. Além disso, se elas forem removidas depois da aplicação do spray ou creme, o bronzeado desbota bem mais rápido. Uma esfoliação leve evita o problema.
  3. 3

    Use um hidratante leve em qualquer área com tendência ao ressecamento. Escolha um hidratante livre de óleo e passe uma quantia pequena nas áreas mais ressecadas, como em volta das narinas.[5]

    • Essa etapa ajuda a evitar manchas.
    • Se você utilizar um spray, hidrate todo o rosto, pois esse tipo de produto resseca a pele.
    • Deixe o rosto secar por uns 20 minutos, no mínimo, antes de selar os poros.
  4. 4

    Feche os poros aplicando gelo no rosto. O autobronzeador pode obstruir os poros, portanto é bom deixá-los bem fechados. Pegue um cubo de gelo e passe-o no rosto várias vezes até a pele ficar gelada.[6]

    • Também dá para usar uma toalha fria e molhada por alguns minutos.[7]
    • Seque o rosto quando terminar.
  5. 5

    Passe vaselina nas sobrancelhas e no cabelo perto da testa. Se o autobronzeador for parar nessas regiões, o acabamento pode ficar estranho. Por exemplo, se ele ficar perto do cabelo, o bronzeado na testa fica irregular. A vaselina protege as áreas do autobronzeador, deixando um contorno bonito e uniforme.[8]

    • Passe uma camada fina nas sobrancelhas com o dedo. No caso da testa, aproxime-se bastante dos fios de cabelo.
    • Se você estiver com medo de manchar o cabelo com autobronzeador, use uma touca de banho para aumentar a proteção.
  1. 1

    Feche os olhos antes de usar o spray. O produto não deve entrar em contato com os olhos de jeito nenhum. Antes de começar, feche-os, mas sem apertá-los para não criar rugas e manchar o bronzeado.[9]

  2. 2

    Evite respirar enquanto aplicar o spray. Também não é bom aspirar o autobronzeador. Respire fundo antes de começar a aplicação e depois segure o ar enquanto não terminar.[10]

    • Antes de voltar a respirar, saia da nuvem de autobronzeador.
  3. 3

    Aponte a lata para baixo. Se você espirrar de baixo para cima, pode causar problemas: o produto pode entrar nas narinas e nos olhos. Segure a lata um pouco acima do rosto para melhores resultados.[11]

  4. 4

    Segure a lata a cerca de 20 cm de distância. O autobronzeador não pode ser aplicado muito perto do rosto, pois pode manchar ou até escorrer. Afaste a lata um pouco para ter uma cobertura mais uniforme e bonita.[12]

    • Imagine que irá aplicar uma tinta em spray. Afaste-a do rosto e movimente a lata para cima, para baixo e para os lados, cobrindo tudo por igual.
  5. 5

    Concentre-se na testa, nas bochechas, no nariz e no queixo por alguns segundos. Aplique o spray na testa e depois passe para o centro do rosto, pegando o nariz e o queixo. Repita em cada bochecha e abra os olhos para conferir o seu trabalho. Tente não interromper o fluxo do spray.

    • Se você achar que ficou bom, espalhe o produto com a luvinha que o acompanha e puxe um pouco para o maxilar e para a região da testa próxima ao cabelo.
    • Se a cobertura ainda não estiver satisfatória, aplique mais um pouco por alguns segundos.
  6. 6

    Espere algumas horas para lavar o rosto. O ideal é não molhar o rosto durante a noite inteira. No entanto, é preciso enxaguar o autobronzeador com água morna antes de sair de casa.[13]

  1. 1

    Coloque luvas para proteger as mãos. As suas mãos podem ficar manchadas de laranja se você aplicar o produto sem as luvas, o que entrega o jogo. Compre luvas de látex para evitar a situação.[14]

    • Mesmo com as luvas, é preciso lavar as mãos em seguida.
    • Caso você use um produto com efeito gradual, como um hidratante com autobronzeador, não é preciso colocar luvas, mas não deixe de lavar as mãos logo após a aplicação.
  2. 2

    Massageie o produto no rosto com a ponta dos dedos. Adicione uma quantia equivalente a uma moeda na palma da mão e aplique-a com os dedos, o que facilita o procedimento.[15]

  3. 3

    Comece pelas regiões que costumam bronzear primeiro naturalmente. As partes que pegam mais sol são a testa, as bochechas, o nariz e o queixo, portanto comece a aplicação nessas áreas. Aplique a loção, creme, gel ou emulsão em movimentos circulares leves.[16]

    • Passe o produto com cuidado em volta das narinas e em cima da boca (no buço). As regiões mais secas do rosto, como a pele em volta das narinas, absorvem o autobronzeador com mais rapidez, por isso pegue leve.
  4. 4

    Puxe o produto para os cantos do rosto. Puxe o produto de leve para o maxilar, para a região das orelhas e para a testa, perto do cabelo. Cuidado para não encostar nas sobrancelhas.[17]

    • Não passe o autobronzeador nas pálpebras, pois elas podem ficar alaranjadas. Além disso, ele pode acabar entrando nos olhos.
  5. 5

    Esfume a pele de leve no final. Pegue a luvinha que acompanha o produto e massageie o rosto. Capriche nos locais onde você acha que aplicou mais para espalhar o autobronzeador. Esse truque ajuda a criar um tom mais uniforme. Se o produto não vier com a luva específica, compre-a pela internet ou em lojas de artigos cosméticos.[18]

  6. 6

    Deixe o autobronzeador agir por algumas horas, pelo menos. Não caia na tentação de enxaguar o produto rápido — espere-o agir na pele. Tente deixá-lo no lugar por algumas horas ou até a noite inteira. Porém, lave o rosto com água morna antes de sair de casa.[19]

  • Compre um autobronzeador para o rosto. Confira a embalagem antes.
  • Para um efeito de bronzeamento gradual, adicione algumas gotas do autobronzeador no seu hidratante ou sérum de uso diário ou já compre um hidratante que tenha o efeito duplo de autobronzear.[20]
Leia também:  Como aliviar a coceira da catapora: 11 passos

Escrito Com:

Editor da Equipe wikiHow

Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência.

Categorias: Pele

  • Imprimir
  • Agradecer aos autores

Esta página foi acessada 437 vezes.

Como conseguir um rosto bronzeado

Para não sofrer com rugas e manchas e ainda fugir da cara pálida, siga nossas dicas de como conseguir um rosto bronzeado.

Para não sofrer com rugas e manchas e ainda fugir da cara pálida, siga nossas dicas de como conseguir um rosto bronzeado.

Rosto dourado

Mesmo reforçando a hidratação e não esquecendo o protetor solar facial , não dá para expor o rosto ao sol. Mas ninguém quer ficar com o corpo dourado e a cara… branquela! Para conseguir um rosto bronzeado, sem riscos para a saúde da pele, apele para o autobronzeador!

Bronze sem erro

Uma saída para manter a pele do rosto dourada como a do corpo é o Pocket Bronze, da Best Bronze. O produto possui design compacto e prático. Em formato de lenço é fácil e rápido de ser aplicado.

Sem corantes e parabenos, seca em 30 segundos, por isso não mancha tecidos e não deixa cheiro. Formulado com panthenol e pentavitin, mantém a pele hidratada por até 48 horas.

Segredo de como conseguir um rosto bronzeado!

Passo a passo

Vem ver como garantir uma aplicação natural e uniforme. Quem ensina é Nicole Rossato, diretora de marketing da Best Bronze.

  1. Lave o rosto e pescoço com um sabonete facial de sua preferência.
  2. Com a pele limpa e seca, aplique delicadamente o lenço no rosto e pescoço. “O importante é uniformizar o produto na face. Passar uma ou várias vezes fica a seu critério”, fala Nicole. Mantenha os olhos fechados ao aplicar o produto. “Não precisa se preocupar com os lábios, pois a mucosa não se bronzeia. Passe sem medo de deixar os lábios mais escuros, pois isso não vai ocorrer.”
  3.  “O processo de autobronzeamento não deposita pigmento, por isso as rugas não interferem na uniformidade”, garante a expert. Mas cuidado, sim com os pelos da sobrancelha. “Se estes forem fininhos, podem clarear um pouquinho com o processo. Passe no contorno da sobrancelha e não em cima dos pelos, caso não queira clareá-los.”
  4. Lave as mãos imediatamente após aplicação.
  5. Deixe agir de 6 a 8 horas.
  6. Evite lavar, suar, usar maquiagem, hidratantes, filtro solares e outros produtos faciais até que se passem essas 8 horas de ação do autobronzeador.
  7. Se quiser um tom mais escuro, basta reaplicar no dia seguinte.

– Por Karina Hollo

Autobronzeador: 10 dicas para dar cor imediata à pele sem deixar manchas

A previsão de dias ensolarados para a maior parte do país já faz a gente reativar no armário peças frescas e com comprimentos mais curtos, que deixam pernas e braços à mostra.

Com a mudança no guarda-roupa, vem o desejo de exibir um bronzeado saudável para dar as boas-vindas ao calor.

Queridinho de celebridades como Blake Lively e Sabrina Sato e popular desde o início dos anos 60, os bronzeadores artificiais são uma opção para tingir a pele temporariamente, por meio de ativos específicos.

“Eles são produtos que contêm uma substância chamada di-hidroxiacetona (DHA) na composição. O componente interage com a queratina presente na nossa pele, gerando um tom acastanhado que se fixa na região por cerca de sete dias”, diz Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O problema é: caso não sejam aplicados de forma homogênea, e respeitando alguns cuidados, mancham ou duram menos do que o esperado. Kédima e a cosmetóloga e esteticista Bruna Marcon dão dicas para que a pele fique artificialmente ensolarada e à prova de borrões. E, acima, veja as novidades do mercado para bronzear artificialmente a pele.

1 – Esfolie e hidrate antes

A preparação da pele é tão importante quanto o ato de aplicar o autobronzeador.

“Um ou dois dias antes de começar a utilizar o produto, é importante fazer uma esfoliação; seja corporal ou facial”, diz Bruna Marcon.

Para isso, é possível utilizar esfoliantes em creme ou pasta e até buchas vegetais em movimentos circulares, de forma branda. Como a pele do rosto é mais delicada, exige produtos próprios para a área.

Manter uma rotina de hidratação também faz com que a pele esteja em melhores condições para receber produtos que colorem.

A recomendação é passar diariamente, por pelo menos uma semana antes do início do processo, um creme ou gel com propriedade nutritiva.

“Esses dois passos fazem com que o bronzeamento fique mais uniforme e aderido à pele, porque estará sendo aplicado em uma superfície renovada, equilibrada e íntegra”, diz Bruna.

2 – Cuidado com joelhos e cotovelos

Aplique uma menor quantidade de autobronzeador nos joelhos, pés e cotovelos. Essas áreas são ricas em queratina e absorvem mais cor, podendo apresentar tom mais escuro que as demais regiões do corpo, dando um aspecto artificial. Lembre-se também de passar o autobronzeador nos pés, muitas vezes esquecidos durante o processo.

Com luvas, modelo espalha o autobronzeador

Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

3 – Facilitador

Luvas plásticas, ou material próprio para a aplicação de produtos autobronzeadores, são indicadas para espalhar melhor o cosmético. “Elas evitam que as mãos fiquem completamente manchadas ao final do processo”, diz Kédima Nassif. Caso não seja possível usar as luvas, lave muito bem as mãos antes de iniciar a aplicação e, ao terminar, tenha a certeza de ter removido todo o produto.

4 – As costas pedem ajuda

Especialmente na hora de passar o produto nas costas, o indicado é que você peça ajuda. Assim, o produto será melhor espalhado, evitando o acúmulo involuntário em áreas menos acessíveis pelas mãos.

5 – Escolhendo a marquinha

No dia em que for utilizar o autobronzeador, o ideal é usar trajes de banho ou roupa íntima. Escolha peças em tons escuros, para reduzir o risco de manchas. Ela deve ser a mais básica possível, sem recortes ou volumes, para facilitar a aplicação e evitar marquinhas indesejáveis.

Algumas mulheres acabam fazendo marcas com fitas adesivas, para dar um efeito mais impactante e simétrico. Seja qual for a preferência de marquinha, é importante não deixar acumular produto nos vincos das peças. Caso isso ocorra, o tom ali ficará mais escuro do que em outras áreas de aplicação mais fina e homogênea.

6 – De olho nas dobrinhas

Cuidado para não deixar excesso de produto nas dobrinhas, como abaixo do bumbum ou dos seios. Isso evita maior pigmentação nas regiões e possíveis manchas.

7 – Corpo seco

Aplique sempre o produto com o corpo seco, sem qualquer hidratante ou sinal de suor. Dessa forma é possível alcançar um bronzeado artificial mais homogêneo e que dure mais tempo.

8 – Cuidado com o look

Evite nas primeiras 24 horas após a aplicação o uso de roupas muito apertadas ou feitas com tecido sintético. “Elas causam atrito com a pele e podem diminuir a eficácia das substâncias autobronzeadoras depositadas no corpo”, diz a esteticista Bruna Marcon.

9 – Rosto

Para bronzear artificialmente o rosto, use apenas produtos voltados para a área. Evite usar bronzeador tipo 'spray' na face, pois a substância pode alcançar os olhos e boca, ou redobre os cuidados de proteção.

10 – Zonas proibidas

Leia as instruções dos produtos autobronzeadores antes de aplicá-los. Além das particularidades de cada fabricante, fique atenta para não nunca passar o produto sobre áreas sensíveis, como região íntima, pálpebras e mucosas.

Faixa bônus – Deu ruim?

Caso você já tenha passado o autobronzeador e verificado algumas manchas, há medidas para amenizar o problema. “Para a remoção de manchas, tudo o que retire o produto mais rapidamente ajuda.

Sendo assim, o uso de óleos, de esfoliantes e de buchas vegetais são interessantes”, diz Kédima.

Banhos mornos de banheira por, pelo menos, 15 minutos também fazem com que o bronzeador artificial saia da pele mais rapidamente.

Contraindicações

Pessoas com feridas, pele sensível ou muito alérgicas devem evitar o produto. Em geral, a depender dos componentes da fórmula, o autobronzeador é liberado para as gestantes depois do terceiro trimestre. As lactantes podem aplicá-lo, mas em áreas em que o bebê não tenha nenhum contato. Vale sempre ressaltar que é importante consultar um médico antes de iniciar o uso de um cosmético.

  • Lápis verde neon é nova febre para destacar os olhos. Inspire-se

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*