Como armazenar o tofu: 11 passos (com imagens)

Olá,

Tudo bem? Até alguns anos atrás, meu pai fazia com frequência tofu em casa (tofu é aquele queijo de soja japonês). Ele tem uma receita própria que já foi divulgada na versão antiga do site e hoje republico aqui.

Além das fotos passo-a-passo que detalham bem direitinho o processo, é uma receita que foi feita várias vezes e refinada ao longo do tempo. Se você gosta de tofu, vale experimentar!

Como Armazenar o Tofu: 11 Passos (com Imagens)Tofu caseiro

Receita de Tofu Caseiro (por Hiroshi Fujikawa)

Ingredientes (para 1 bloco de tofu) e Utensílios:

  • 150g (um copo de 200 ml) de grão de soja.
  • 10 g de sal amargo (Sulfato de Magnésio) – vende na farmácia.
  • Liquidificador
  • Saco feito de pano de algodão (pano de fralda) para espremer o leite de soja
  • Coador para apoiar o saco
  • Espátula
  • Panela (20cm de diâmetro X 15cm de profundidade)

Modo de preparo:

  1. Escolher os grãos de soja (às vezes se encontram pedrinhas ou terra misturadas). Lavar bem e deixar descansar por uma noite em meio litro d’água (fotos 1 e 2).
  2. Bater o conteúdo (grãos + água) no liquidificador, adicionando mais 1 litro d’água (foto 3).
  3. Preparar panela com saco sobre coador e despejar o leite de soja feito (foto 4).

  4. Espremer o saco até sair todo o líquido (fotos 5 e 6). A massa batida que ficar no saco será usada para fazer farelo.
  5. Ferver o leite, inicialmente com fogo forte e mexendo sempre para não queimar no fundo da panela. Com uma espátula, desloque a espuma para os cantos para facilitar a dissipação das borbulhas (foto 7).

  6. Atenção: ao ferver, há uma subida rápida de espuma. Coloque um pouco de água fria para abaixar a espuma, abaixe o fogo, deixe ferver durante 10 minutos e apague, sempre mexendo devagar o leite com a espátula para evitar a queima no fundo (foto 8).
  7. Preparar um copo com água quente e dissolver 10g de sal amargo.

  8. Após apagar o fogo, deixe descansar por 3 minutos, coloque o sal amargo dissolvido no leite e mexa lentamente até aparecer coágulo de tofu (foto 9).
  9. Quando iniciar o coágulo, o leite ficará meio transparente e então, deve-se tampar e deixar 10 minutos mantendo temperatura acima de 70℃.

    Caso a temperatura caia abaixo de 70℃, deve-se acender um pouco o fogo, só o suficiente para retornar a temperatura ao nível desejado, e apagá-lo novamente.

  10. Coloque no coador um pano e despeje todo o leite para retirar a água e juntar o coágulo do tofu. Retirada quase toda a água, dobre as extremidades do pano envolvendo o tofu (foto 10).

  11. Coloque um prato sobre o tofu e coloque um peso (copo com água) durante 15 a 20 minutos (foto 11).
  12. Retire o tofu junto com o pano e coloque na água, pois assim fica mais fácil de remover o pano.
  13. Deixar pelo menos por 15 minutos num filete de água corrente (ou troque por duas vezes a água num intervalo de 10 minutos), para retirar o sal amargo do tofu.

    Se optar por escorrer, não deixe por mais tempo, pois perde o gosto de doçura do tofu (fotos 12, 13, 14 e 15).

  14. O resíduo do leite de soja do passo (4) pode ser torrado em forno microondas para fazer farofa de soja (foto 16).

Dicas:

  1. A dureza do tofu é definida pelo peso e tempo no processo do item 11. Quanto maior o peso e o tempo, o tofu fica mais firme. As medidas desta receita preparam um tofu suave.

  2. Cuidado para evitar excesso de sal amargo e atente para lavar bem o tofu na água corrente, caso contrário o gosto do tofu pode ficar um pouco amargo. Ao despejar o sal amargo (item 8), não coloque de uma vez: misture aos poucos, sempre observando o estado do leite de soja.

    Assim que a coagulação iniciar, pare imediatamente. A quantidade de sal amargo indicada na receita é uma referência; seu efeito pode ser alterado de acordo com o volume da soja e a temperatura do leite. Uma curiosidade: o sal amargo não é na realidade amargo, mas pode dar um gosto de amargura após coagulado o leite de soja.

  3. Esta receita caseira de tofu altera a ordem do processo comum, para evitar queimaduras no momento de manusear e espremer o leite de soja quente.

Fotos passo-a-passo (como fazer tofu em casa):

Como Armazenar o Tofu: 11 Passos (com Imagens)Como fazer tofu – foto 1: soja em águaComo Armazenar o Tofu: 11 Passos (com Imagens)Como fazer tofu – foto 2: soja em água após repouso de uma noiteComo Armazenar o Tofu: 11 Passos (com Imagens)Como fazer tofu – foto 3: soja sendo batida no liquidificadorComo Armazenar o Tofu: 11 Passos (com Imagens)Como fazer tofu – foto 4: panela, coedor e saco para espremer o leiteComo Armazenar o Tofu: 11 Passos (com Imagens)Como fazer tofu – foto 5: como espremer o leite de sojaComo Armazenar o Tofu: 11 Passos (com Imagens)Como fazer tofu – foto 6: como espremer o leite de sojaComo Armazenar o Tofu: 11 Passos (com Imagens)Como fazer tofu – foto 7: como deslocar a espumaComo Armazenar o Tofu: 11 Passos (com Imagens)Como fazer tofu – foto 8: atenção, pois a fervura levanta rapidamenteComo Armazenar o Tofu: 11 Passos (com Imagens)Como fazer tofu – foto 9: misturar o sal amargo dissolvido no leiteComo fazer tofu – foto 10: despejar o leite coagulado no coadorComo fazer tofu – foto 11: o peso e o tempo de repouso definem a dureza do tofuComo fazer tofu – foto 12: abrindo o tofuComo fazer tofu – foto 13: abrindo o tofuComo fazer tofu – foto 14: abrindo o tofuComo fazer tofu – foto 15: tofu caseiro pronto!Como fazer tofu – foto 16: farofa de tofu

Esta receita é daquelas que fazem a gente se sentir um verdadeiro chef, né? A transformação dos ingredientes é radical. Espero que você goste!

Conheça também o livro Tofu – Cozinha Light, com 64 receitas japonesas usando tofu:

Livro Tofu Cozinha Light (clique para ver detalhes)

  • Por favor, deixe seus comentários abaixo.
  • Um abraço,
  • Fabrício Yutaka Fujikawa Site Cozinha Japonesa

Reader Interactions

Como Congelar tofu ("queijo" vegetal de soja)

Como Armazenar o Tofu: 11 Passos (com Imagens)

Você sabe que pode congelar tofu?Congelar alimentos é uma das maneiras que encontramos para preserva-los, evitar o seu desperdício e também facilitar as refeições diárias, já que é possível preparar grandes porções e consumir o que sobrou mais tarde, basta descongelar.

Porém, existem algumas comidas que não ficam tão saborosas ao serem descongeladas e até mesmo não é recomendado o seu congelamento. Mas esse definitivamente não é o caso do tofu! Congelar tofu pode ter seus benefícios, além de ajudar a garantir que esse alimento esteja nas refeições diárias.

Lidar com tofu congelado pode ser uma grande aventura, principalmente se você não tiver muito conhecimento sobre esse tipo de alimento.

Firme, seda, temperado, defumado… Existem diversos tipos que podem deixar novos cozinheiros confusos e com um certo receio de usá-lo em receitas. Ainda podem existir dúvidas sobre como armazenar o tofu sem deixar com que ele estrague.

Tofu fresco resiste apenas 5 dias na geladeira, quando congelado se conserva por até 5 meses.

Além disso, devido ao seu sabor suave, muitas pessoas tem medo de que tofu não seja apetitoso e até mesmo deixe os pratos com gosto ruim. Para começar, que tal tentar fazer uma deliciosa salada de ovo vegana, feita com tofu congelado? Além de ser um prato fácil, vai fazer com que você queira usar esse ingrediente saboroso sempre que puder.

Congelar tofu traz diversos benefícios!

Quando compramos um grande bloco de tofu, nosso primeiro pensamento é: “como vou usar tudo isso em 5 dias? Dá certo usar tofu congelado?”.

Sim, peças de tofu mais firmes conferem uma melhor textura quando congelado, mas isso não impede de você congele os tofus mais frescos.

Congelar tofu é uma excelente maneira de ajudar no seu preparo para diversos pratos, pois o congelamento remove o excesso de umidade e faz com que ele absorva mais o caldo de marinadas e molhos usados na preparação da refeição.

Além disso, o congelamento faz com que ele fique mais firme, deixando o prato com uma maior gama de texturas e consequentemente mais refinado. Afinal, quem nunca viu os integrantes do Masterchef falando da importância de várias texturas?

Tofu congelado é perfeito para kabobs. Além disso, se você quiser fritar ou assar alguns cubos para utilizar em saladas, o resultado será incrível, pois o congelamento não vai deixar que ele se desmanche e perca toda a sua forma.

Porém, caso ainda prefira uma textura mais macia e lisa, talvez não seja ideal congelar tofu para preparar seus pratos.

Além disso, o tofu é um dos alimentos que podem ser grandes parceiros de vegetarianos, veganos e todos que querem ter uma alimentação balanceada e saudável. Não é à toa que ele é um dos alimentos que são amplamente utilizados na culinária asiática.

Afinal, como congelar tofu?

Você pode seguir o passo a passo descrito a seguir. Veremos desde o início como deixar o tofu pronto para receitas e até iniciantes vão perder o medo de usar tofu congelado na cozinha.

O tofu do tipo seda ou firme possuem mais água em comparação com os outros, pois não foram prensados com tanta rigidez. Caso queira usar esses tipos em alguma receita, mas está receoso que o tofu se desmanche ao descongelar, basta tentar retirar o excesso de umidade do ingrediente antes de congelar tofu.

  1. Abra o pacote de tofu e deixe escorrer o excesso de água;
  2. Coloque um par de pedaços de papel toalha dobrados ao meio em cima de uma tábua de cozinha;
  3. Posicione o tofu acima do papel e cubra-o com mais dois pedaços de papel toalha dobrados ao meio;
  4. Em seguida, coloque em cima deles uma outra tábua de cozinha;
  5. Por cima de tudo, adicione ainda algum peso, como por exemplo uma lata de comida ou um pequeno livro. Mas tome cuidado: use objetos que não estraguem o seu tofu mas sejam pesados o suficiente para se livrar da umidade.  Esse método vai evitar que cristais de gelo se forme tanto do lado de fora do tofu quanto dentro;
  6. Deixe o tofu drenar por no mínimo 15 minutos, em seguida retire os pesos e descarte o papel toalha utilizado;
  7. Você pode cortar o tofu em blocos do tamanho desejado ou ainda congelar a peça inteira. Utilize saquinhos retornáveis de congelamento para armazenar o tofu e armazene em seu freezer.
  8. Lembre-se de etiquetar com a data que foi congelado e a recomendação de utilizar em até 5 meses.

Como descongelar o tofu?

  • Leve o tofu congelado para a geladeira na noite anterior, se for utilizar marinado, você pode descongelar direto na marinada.
  • Assim o sabor será absorvido enquanto o tofu descongela.
  • Veja aqui a série completa primeiros passos para o congelamento: 

Tofu: como escolher, conservar e cozinhar

  • O tofu pode parecer um alimento estranho, no entanto se for bem preparado pode ficar realmente saboroso.
  • Neste post vou mostrar como escolher, conservar e cozinhar correctamente o tofu.
  • No entanto, quero referir que não consumo todos os dias, e passo semanas sem o incluir numa refeição, no entanto gosto de o consumir ocasionalmente e em alguns pratos, tanto pela sua versatilidade, tanto pelo seu valor proteico, que numa alimentação vegetariana deve ser variado.

Como Armazenar o Tofu: 11 Passos (com Imagens)

O que é o Tofu?

É um alimento de cor branca ou bege e é geralmente vendido em blocos. É produzido através de grãos de soja: leite de soja fervido e nigari ou sumo de limão que irá servir como coagulante para formar o “queijo de tofu” que depois será prensado e formará o tofu. Quanto mais prensado for, mais firme ele será.

Em muitos pratos vegetarianos o Tofu é utilizado como substituto da carne, pois é um alimento rico em proteina. Podemos comprar já feito e embalado ou fazer em casa.

Pode ter várias texturas:

  • Suave (silken) – textura mais lisa e cremosa, ideal para molhos e sobremesas
  • Firme e extra-firme – é o que mais uso, ideal para cozer, saltear ou grelhar

Como escolher 

Na hora de comprar devemos:

  • Escolher tofu biológico (grãos de soja provenientes de agricultura biológica)
  • Preferir o tofu refrigerado em detrimento dos embalados (em caixas) e que se encontram fora do frigorífico (pois para além de ter um prazo mais curto, são mais frescos e não têm conservantes nem outros aditivos)

Onde comprar

Os melhores locais para comprar: Lojas Celeiro, supermercados biológicos (brio, biocoop, miosótis, amor bio), também podem comprar em algumas lojas online.

Marcas que aconselho e confio: da marca Shambala ou da marca Biodharma.

Como conservar 

No frigorífico e até à data indicada na embalagem. Normalmente vem embalado a vácuo e em água, na hora de o utilizar essa água deve ser sempre descartada (muitas vezes lavo o bloco de tofu antes de o cortar).

Portanto, se não utilizar todo, pode ser guardar de novo no frigorífico, mas de preferência num recipiente de vidro, coberto com água (para não secar ou azedar) e fechado. Dura até 1 semana.

Não deve ser congelado, pois perde consistência na altura do descongelamento

Como cozinhar

O tofu simples é basicamente um bloco sem grande sabor e cor. No entanto ele tem a capacidade de absorver todos os condimentos e sabores que lhe adicionarmos. E por essa razão a melhor forma de preparar o tofu é com uma marinada. Podem usar as especiariais que mais gostarem.

Pode ser cortado:

  • Em filetes
  • Em tiras
  • Em cubos
  • Esmagado (estilo “ovos” mexidos)

Marinada que mais utilizo (podem utilizar todos ou os que mais gostarem):

  • molho de soja (shoyu ou Tamari)
  • sumo de limão
  • gengibre ralado
  • pimentão doce ou paprika
  • Curcuma ou Açafrão
  • Alho fresco ou em pó
  • pimenta preta
  • coentros

O tofu deverá ficar nesta marianada por pelo menos 30 minutos (quanto mais tempo tiver, mais sabor irá absorver).

Depois de marinar podemos preparar o tofu das mais diversas formas:

  • Grelhado
  • Salteado
  • Estufado
  • Assado

Algumas receitas onde pode usar o tofu:

  • Tofu grelhado
  • Tofu com cogumelos à brás
  • Tofu com broa
  • Tarte de tofu

Espero que este post tenha sido util, se tiverem mais alguma duvida é só deixar abaixo nos comentários

Vânia

Tudo sobre tofu: entenda o que é e como é fabricado este alimento conhecido como “queijo de soja”

Conheça as fases de fabricação deste alimento milenar

Versátil e muito saudável, o tofu tem mais do que o dobro de proteína que qualquer tipo e carne e não tem colesterol ou gordura saturada. É uma base sem sabor que vai muito bem em pratos doces ou salgados. Sua aparência e textura se assemelham muito a do queijo fresco, por isso, é conhecido como “queijo de soja”. Normalmente, é vendido em blocos de 250g, 500g ou 1kg.

História

Estima-se que o consumo do tofu começou na China há mais de 2.000 anos. Séculos depois, foi introduzido na alimentação japonesa por monges budistas. Depois, se popularizou também na Coreia e, hoje, é consumido no mundo todo.

Onde encontrar e preço

Por ser um alimento de origem oriental, o tofu é encontrado principalmente em casas especializadas neste tipo de alimentação.

Não raramente, o tofu é também encontrado em supermercados comuns, especialmente em grandes cidades. No Brasil, o preço de 500g de tofu fresco pode variar entre R$ 4 e R$ 12, aproximadamente.

Em grandes redes de supermercados custuma ser mais caro do que em lojas orientais.

Receitas doces e salgadas

Clique aqui e confira várias receitas que usam o tofu como base, publicadas aqui mesmo, no ViSta-se. Entre outros pratos, aprenda a preparar o famoso Tofupiry (receita), um creme extremamente útil para recheios de lasanhas, pizzas e salgados e também uma deliciosa Torta Mousse de Chocolate (receita).

Fabricação | Vídeo no Youtube

Armazenamento

Por ser um alimento fresco e sem conservantes, o tofu tem uma validade bastante curta – cerca de 5 dias. Ao chegar em casa, retire o tofu da embalagem e coloque-o dentro de um recipiente com tampa. Cubra com água e guarde o tofu, assim, imerso, por até uma semana. O tofu pode ser congelado e, assim, ter sua validade extendida para até 6 meses.

No vídeo abaixo, a Ellen, uma das responsáveis pela empresa Quebra-Cabeça, ensina a usar o tofu congelado em suas receitas e as diferenças básicas que irão surgir na textura depois do processo de congelar e descongelar. Em seu blog, ela tem várias receitas com tofu descongelado, veja aqui.

Tabela nutricional do tofu (100g)

219 pessoas agradeceram por este conteúdo.

  • Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)
  • Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)
  • Nossas redes sociais:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*