Como aproveitar o ano novo com a família em casa

O fim do ano está se aproximando! Para você que vai fazer uma viagem de réveillon com a família, preparamos este post com dicas imperdíveis para uma programação assertiva. 

Tem opções de passeios, diversão, aventura, festas ou apenas descansar e confraternizar. Afinal, é tempo de agradecer, recarregar a energia e celebrar a vida com as pessoas que mais amamos! Vamos lá? 

Viagem de Réveillon com a família: o que saber antes de ir

  • Antes de fazer as malas é importante reunir a família e fazer um planejamento escolhendo um roteiro com atividades que agradam a todos. 
  • Se tiver crianças nesse passeio, busque por destinos que tenham atrações para elas. 
  • A viagem em família se tornará mais feliz para os pequenos e com certeza vai proporcionar momentos inesquecíveis para todos. 

Essa observação também vale para idosos.

Existem lugares incríveis que vão encantar tanto os avós quanto as crianças! 

Quanto tempo de antecedência planejar a viagem de Réveillon em família 

Como o fim de ano é uma época muito buscada para viajar devido às férias, o volume de procura pelos destinos favoritos aumenta, o que faz com que os preços sejam mais salgados. 

Sugerimos começar a se planejar com ao menos 60 dias de antecedência. Assim você pode pesquisar com calma, ir comparando preços de passagens. 

Defina o período do passeio. Programem-se para chegar com pelo menos quatro dias de antecedência ao destino escolhido. Decidido o tempo de estadia, reserve o hotel. Para dicas mais completas consulte o https://www.passagenspromo.com.br/blog/ 

Se possível, fique bem pertinho de onde será a virada. Assim você e sua família poderão fazer esse trajeto a pé. E se alguém decidir ir descansar antes do sol raiar, pode voltar sem problemas para o hotel, deixando a turma com mais pique curtir a festa um pouco mais!  

Época ideal para comprar as passagens aéreas para o Ano Novo 

Algumas pessoas se perguntam quando garantir as passagens para a viagem de Réveillon. Planeje-se e, se possível, escolha comprar na primeira quinzena de novembro. Geralmente os preços têm um desconto maior nesse período. Fique atento! 

Para quem quer fazer uma viagem de Réveillon sem sair do país, vamos dar algumas sugestões ótimas: 

Melhores destinos nacionais para viagem de Réveillon

Rio de Janeiro

Como Aproveitar o Ano Novo com a Família em CasaFonte: Domínio Público

O Rio de Janeiro é um destino famoso para passar o fim de ano. Com ótimos shows na praia e a tradicional apresentação de queima de fogos. Que tal pular as sete ondinhas para receber o novo ano em Copacabana? 

Há opção de eventos também fora da praia, onde pode-se comprar o convite e curtir as festas de forma mais confortável com a família!

Caso façam questão de ir para a praia mas não queiram participar do tumulto, fiquem mais afastados da concentração. Dá para curtir com crianças e idosos com mais tranquilidade! 

Veja aqui passagens aéreas para o Rio de Janeiro.

Porto Seguro – BA

Como Aproveitar o Ano Novo com a Família em CasaFonte: Domínio Público

Outro destino delicioso para fazer a contagem regressiva na praia é Porto Seguro! A infraestrutura com ótimas barracas e restaurantes recebe muito bem os turistas do mundo inteiro. 

Na praia de Taperapuan a festa mais badalada acontece na Axé Moi, com shows de puro axé e dura três dias! Veja aqui as passagens aéreas para Porto Seguro. 

Natal – Rio Grande do Norte 

Como Aproveitar o Ano Novo com a Família em CasaFonte: Wikipedia

Famosa por suas belas praias, Natal também oferece o show de fogos no cenário paradisíaco do mar! 

Você e sua família também podem optar pelas festas na cidade, nos hotéis e pousadas. Todos têm algo especial para os turistas com opções para todos os gostos e bolsos. 

O Centro de Convenções de Natal também têm festas agitadas com muita música, dança e bloquinhos de carnaval. Opção não vai faltar! Veja aqui as passagens aéreas para Natal.

Gramado – Rio Grande do Sul 

Como Aproveitar o Ano Novo com a Família em CasaFonte: Wikipedia

O que fazer em Gramado? Para quem quer viajar no fim do ano e não quer passar a virada na praia, este destino gaúcho pode ser uma ótima pedida para a família!

No Réveillon a cidade ainda estará com a decoração reluzente do Natal-Luz, dando uma atmosfera especial ao Réveillon em família. 

E nas ruas de Natal você e sua família poderão aproveitar as atividades que a Prefeitura realiza com shows, desfile e fogos!  

Foz do Iguaçu – Paraná 

Como Aproveitar o Ano Novo com a Família em CasaFonte: Wikipedia

As cataratas do Iguaçu são deslumbrantes e é o sonho de muita gente conhecê-las. Que tal ir com a família para este destino tão famoso que é também um roteiro de Réveillon para aqueles que querem curtir com a família as suas belezas e as festas que os hotéis oferecem no Réveillon? 

As tradicionais festas que acontecem nos hotéis da região de Foz do Iguaçu recebem viajantes de todo o mundo. Vá curtir a virada do ano em uma das sete maravilhas da natureza! Sem dúvida será um momento inesquecível a viagem para Foz do Iguaçu.

Melhores destinos internacionais para viagem de Réveillon 

E para quem não está querendo ficar em terras brasileiras no ano novo, vamos sugerir alguns destinos internacionais para aproveitar em família o Réveillon! Vamos lá? 

Nova York – Estados Unidos 

Como Aproveitar o Ano Novo com a Família em CasaNew York – Pinterest

Este é um destino que demanda um planejamento maior, pois a cidade fica extremamente cheia nessa época do ano, com muitos turistas dos quatro cantos do mundo. 

A contagem regressiva na Times Square é uma das mais buscadas. Mas lembre-se de agasalhar muito bem toda a família pois as temperaturas estarão baixas e podem ficar com graus negativos. Ah, e cheguem até as 15h, horário limite para a entrada. 

Caso não queiram lugares lotados, podem optar por fazer um cruzeiro para verem os fogos! Imperdível! Veja aqui suas passagens para Nova York. 

Sydney – Austrália 

Como Aproveitar o Ano Novo com a Família em CasaFonte: Wikimedia

Quer aproveitar o verão e o fim de ano com a família no exterior? Então a dica é Sidney. O Réveillon na capital australiana é muito bem estruturado e vai proporcionar uma viagem de Réveillon inesquecível para toda a prole! 

É possível ver a surpreendente queima de fogos de artifício em vários locais denominados Vantage Points. Mas seja em festas pagas ou abertas, a dica é chegar cedo pois a entrada é controlada para garantir conforto e uma boa organização para que tudo corra bem. 

Paris – França 

Como Aproveitar o Ano Novo com a Família em CasaFonte: Domínio Público

Outra opção querida por muitos brasileiros que vão passar o Réveillon no exterior é Paris. Este destino tão aconchegante tem atração principal o espetáculo de luzes no Arco do Triunfo. 

A cidade fica lotada e por isso a movimentação pela Champs-Elysées fica restrita para pedestres. Não se esqueçam dos agasalhos! 

Querem escapar da multidão? Os hotéis e restaurantes são perfeitos para receberem visitantes e a maioria promove boas atrações e festas no dia do ano novo! Veja aqui passagens aéreas para Paris.

Londres – Inglaterra

Como Aproveitar o Ano Novo com a Família em CasaFonte: Wikipedia

O show memorável de fogos no London Eye é famoso e também atrai gente do mundo todo. Para tanto, retire os ingressos com antecedência para não ficar de fora. Como é muito cheio, a entrada é controlada. 

Londres tem muitos pubs que são bem legais para curtir a festa de fim de ano, também. Se os adultos decidirem ir até alguma dessas casas noturnas, escolha uma perto do hotel pois a cidade realmente fica até difícil de se locomover por causa da quantidade de gente! E os locais fecham por volta de 1h. 

Agora, se deseja fazer um cruzeiro pelo Rio Tâmisa para ver os fogos com mais tranquilidade e conforto com a família, não vai se arrepender. O passeio dura em média 3 horas e a maioria têm festas e jantares. 

Berlim – Alemanha 

Como Aproveitar o Ano Novo com a Família em CasaFonte: Pixabay

Berlim é uma alternativa incrível para aqueles que não estão preocupados com o frio. Juntem os agasalhos aproveitem! 

No mercado de Natal de Gedächtniskirche, na Breitscheidplatz, têm fogos a partir das 18hs que vão ocorrendo a cada duas horas, finalizando na virada do ano, às 24hs. Incrível, não é? 

As duas principais festas na rua são concentradas na praça Breitscheidplatz e no portão de Brandemburgo. 

Se não quiserem ficar em áreas abertas, podem fugir do frio alemão em alguma festa fechada. Uma ótima opção é a do restaurante Atelier do Maritim proArte Hotel Berlin. Veja passagens aéreas para Berlim.

Passagens aéreas na promoção 

Agora que você já tem opções dos melhores destinos para passar o Réveillon em família, chegou a hora de pesquisar as passagens aéreas mais baratas e garantir os melhores preços! 

Para isso conte com o Passagens Promo, o melhor comparador de passagens do Brasil. Faça um teste. Entre na plataforma e confira. 

Leia também:  Como celebrar o aniversário de 25 anos de casamento dos seus pais

Quer viajar gastando pouco? De Promo, você pode!

Artigo enviado pelo parceiro Seguros e Passagens Promo.

Festas de final de ano com a família dele e sem crise

Como Aproveitar o Ano Novo com a Família em Casa

Foto: Thinkstock

Fim de ano é época de reunir toda a família em volta da mesa para celebrar o amor e a união, mas quando o casal não quer se separar na noite de natal e nem abrir mão da tradição de ficar com a própria família, surge um dilema que deverá ser resolvido pelos dois: com qual família passar essa noite tão importante e significativa?

No estágio do namoro, essa questão costuma ser resolvida de um jeito prático, com a tradicional troca de presentes entre o casal, sempre antes da meia noite, porque depois, cada um segue para sua casa.

Já depois do casamento, essa separação perde um pouco o sentido. E tudo piora quando surgem os filhos que também querem escolher um destino diferente.

E se para a infelicidade de todos, houver uma separação, a disputa passa a ser pela presença dos filhos em cada uma das ceias.

É possível notar que esta é uma questão que faz parte da vida de muitos casais e que deve render várias discussões durante muitos anos, mas sempre que ela vier à tona, é hora de colocar em prática a arte e a sabedoria que permite com que os casais e seus filhos convivam em harmonia. Essa arte, nada mais é do que saber entender os desejos uns dos outros e ceder sempre que for possível.

Para contornar essa questão e evitar que o que era para ser uma festa de confraternização se transforme em uma grande confusão, existem várias maneiras. Alguns casais se dividem e fazem a ceia da noite de natal com uma família e no dia seguinte, almoçam com a outra, alternando essa ordem a cada ano. Outra opção é alternar as festas passando o Natal com uma família e o ano novo com a outra.

Como Aproveitar o Ano Novo com a Família em Casa Veja também Potinho do amor: 45 ideias inesquecíveis e frases emocionantes

Se neste ano for a sua vez de ceder, nada de ir para a festa na casa da sogra de cara feia. Por mais que a companhia da família dele não seja tão boa quanto a da sua própria família, ou a comida e a música não sejam das suas preferidas, seja simpática e educada com todos, pois esse será um esforço válido em nome do carinho que você tem pelo seu companheiro.

Entre no clima da festa e procure se divertir, mas sem se exceder, principalmente com as bebidas alcoólicas. Seja solícita, prepare uma sobremesa para levar para a ceia, ajude com a louça, se necessário e não fique a noite inteira sentada no sofá com cara feia, pois isso fará com que toda a família ache você antipática.

Se a convivência com a família dele for boa, tudo tende a ficar mais simples e agradável. E se não for, essa pode ser uma excelente oportunidade de cultivar uma boa relação, afinal, serão muitos anos juntos e quanto mais harmônica for, melhor para todos.

Na hora de escolher o presente da sogra, peça ajuda ao seu companheiro e tente escolher algo que você já sabe que ela gosta. Se não tiver muita certeza do tamanho que ela usa ou das cores que ela gosta, evite dar roupas.

Como Aproveitar o Ano Novo com a Família em Casa Veja também 50 músicas para namorados que declaram todo o seu amor

Não tem segredo, conviver em casal é saber ceder a inúmeras diferenças. Sempre foi e sempre será assim, mas com um pouco de boa vontade e muito jogo de cintura, é possível agradar ambas as partes e garantir não só um, mas vários finais de ano divertidos e inesquecíveis. Tenha isso sempre em mente e boas festas.

11 dicas para organizar um Réveillon de sucesso

Estamos caminhando para o fim de 2018 e para o início de mais um ano que vem carregado de boas expectativas! Para entrar em 2019 com o pé direito, nada mais justo que uma comemoração à altura para desfrutar desse momento tão importante com as pessoas queridas.

Mas como em qualquer evento, planejamento é fundamental! Ainda mais para uma ocasião especial como esta, em que você não vai querer apenas ficar envolvido com a organização, mas também aproveitar a comemoração junto dos participantes.

Portanto, veja as dicas que preparamos para que você organize sua festa de Réveillon, agrade a todos os presentes e comece 2019 com uma produção de sucesso!

Como Aproveitar o Ano Novo com a Família em Casa

Como organizar um Réveillon

1. Conheça seu público

Você precisa saber, primeiramente, qual o perfil da festa que você deseja produzir. Qual a média de idade prevista? Que tipo de atração eles gostariam de ver? Será open bar? Oferecer um jantar especial agradaria? É muito importante delimitar um perfil completo do público uma vez que todas as ações a serem executadas serão baseadas no que você definir nesta etapa.

Toda a sua organização será pensada a partir das pessoas que compõem o público-alvo e de quantos participantes estarão presentes. Logo, essa é a primeira coisa a ser definida. Se você foi contratado para uma produção menor, tenha em mãos a lista dos convidados. Até em festas de Réveillon para um grupo pequeno você deve encontrar meios de gerenciar quem irá comparecer ou não.

Para isso, crie a página do evento em uma plataforma online especializada e gerencie, além da confirmação, a chegada das pessoas no dia da festa. E lembre-se: nas grandes festas de Réveillon, todo o processo de venda, confirmação e gerenciamento online são itens indispensáveis!

#DicaSympla: Calcule o número de participantes com antecedência, mas esteja preparado para modificações no porte da festa! Caso os ingressos esgotem rápido e o público demonstre muito interesse em participar do evento, pode ser necessário repensar quantidades de bebidas, alimentos e até o local da festa de acordo com a nova quantidade de participantes.

2. Escolha o lugar certo para realizar o evento

Embora todos os pontos a seguir sejam relevantes na escolha do local perfeito para sua festa, um fator definitivo a ser considerado é a acessibilidade do local.

Não adianta fazer um evento maravilhoso em um lugar de difícil acesso, pois ninguém quer passar a virada do ano dirigindo. Além disso, o trânsito é mais complicado no Réveillon e normalmente a festa é comemorada com bebida alcoólica. Por isso, pensando na segurança dos convidados, vale até pensar em um local que permita o descanso pós-festa, como um hotel ou uma casa ampla.

Outra opção é oferecer um serviço de transporte que deixe os participantes no evento e, depois, os leve a um determinado ponto na cidade, caso a festa seja em um local mais afastado.

Juntamente com a acessibilidade, é muito importante pensar no ambiente em que a festa ocorrerá.

Escolher um local espaçoso, simplesmente, não é o suficiente quando se trata de Réveillon! Essa festa simboliza a renovação, então o desejo de todos na entrada de um novo ano é que ele inicie com muita diversão e alegria.

Por isso, pense em um lugar no qual você conseguirá proporcionar esse clima, como uma praia, uma fazenda ou até mesmo uma casa grande, que ofereça piscina, por exemplo. E mesmo que você planeje o evento em área externa, não deixe de disponibilizar uma área coberta e igualmente estruturada para casos de chuva.

#DicaSympla: Como escolher corretamente o local para o seu evento

3. Consiga o alvará de funcionamento

Se a sua festa de Réveillon será realizada para mais de 250 pessoas, o alvará para eventos é obrigatório e deve ser providenciado para que o evento possa acontecer. Este documento serve como garantia de segurança aos participantes, além de, caso haja uma emergência, facilitar o trabalho de autoridades policiais, médicas ou dos bombeiros.

Lembre-se de que o requerimento do alvará deve ser feito na prefeitura do município onde a festa de Réveillon irá acontecer com ao menos 15 dias de antecedência.

4. Tenha bons fornecedores

Para que cada item necessário para a festa de Réveillon chegue até o local do evento no momento certo, em boas condições e da forma como foram encomendados, é fundamental contratar bons fornecedores para esse tipo de serviço.

Além de pesquisar a fundo fornecedores para cada necessidade, converse com outros produtores para ter algumas indicações.

Outra dica é ter um checklist completo com outras opções de fornecedores – caso algum deles não consiga entregar o pedido, você terá a quem recorrer.

Alguns itens que você pode precisar para organizar a festa de Ano Novo são:

  • Equipamentos de som, iluminação e vídeo;
  • Mobiliários (mesas e cadeiras);
  • Itens de decoração (flores, toalhas, fios de luz, balões, velas…);
  • Alimentos e bebidas;
  • Pratos, copos e talheres em geral.
Leia também:  Como calcular cotações: 11 passos (com imagens)

Dê preferência aos fornecedores que consigam atender a várias demandas – por exemplo, fornecendo os talheres e pratos junto aos alimentos e bebidas a serem serviços. Isso traz agilidade na entrega e facilita questões mais burocráticas como pagamento.

5. Comes e bebes

No que se refere às bebidas, é imprescindível o tradicional champanhe, espumante ou o vinho frisante, para brindar a virada do ano. Mas, durante toda a ceia e a comemoração, não podem faltar também as bebidas mais comuns, como cerveja, água, drinks personalizados, sucos e refrigerantes variados.

Conte com um bom fornecedor e não se esqueça de que todas as bebidas devem estar devidamente geladas durante todo o evento – por isso, pense com antecedência em um local ou sistema eficiente para a sua refrigeração. Isso é importante tanto paras as viradas no estilo balada ou para festas mais elegantes.

Conforme o tipo de produção, também serão servidos alimentos durante a festa.

Neste caso, é mais um ponto a se pensar! A festa de Réveillon marca um novo início e, portanto, até a comida tem um simbolismo que marca o desejo de se iniciar um novo ano repleto de alegria, amor, amizades e – por quê não – dinheiro! Mesmo que algumas pessoas não compartilhem das crenças relacionadas ao alimento na noite de Réveillon, há algumas comidas tradicionais que necessariamente você deve oferecer aos seus convidados, pois são tradicionais dessa festa.

Assim, alguns pratos básicos como lentilha (simbolizando o sucesso e a riqueza), peixe e arroz (fertilidade e abundância), não podem faltar. Frutas também são muito bem-vindas – especialmente a uva, que simboliza a boa sorte que a pessoa terá no próximo ano. Lembre-se de contratar um buffet variado, que atenda até aos vegetarianos, por exemplo.

6. Não se esqueça de uma boa decoração

Os detalhes são os responsáveis por fazer da sua festa um sucesso. Por isso, não deixe a decoração do Réveillon em segundo plano!

As principais cores relacionadas ao Réveillon, justamente por remeterem à alegria, prosperidade e paz, são o branco, prata, amarelo e dourado. Embora outras cores também possam ser utilizadas (como o rosa, que simboliza o amor), as cores claras são indicadas para deixar o ambiente mais leve.

Você pode usar essas cores nas luzes, em toalhas de mesa, cadeiras, balões, copos e demais itens da festa. Além disso, tanto sobre as mesas quanto no ambiente em geral, você pode colocar velas, flores e frutas, que também são tradicionais dessa festa.

As casas especializadas em decoração podem ser bastante úteis nesse momento, pois oferecem ideias e também materiais diferenciados para decorar festas em qualquer estilo.

Se a sua festa de Réveillon for aberta ao público (não restrita a convidados), portanto algo com mais pessoas em um espaço maior, o segredo é investir na iluminação do local! Além disso, uma ótima dica é o uso da luz negra, que garante um efeito incrível quando refletida em roupas e objetos brancos.

7. Garanta as melhores atrações

Como já dissemos, o Réveillon é um momento de descontração e diversão! Então, dependendo do tamanho do seu evento, você deve pensar até na contratação de artistas, como bandas ou DJ’s. Afinal, o que é uma festa sem trilha sonora?

Se seu evento for grande, é importante que a trilha sonora seja eclética para agradar a todos os convidados. Nesse caso, bandas animadas que tocam estilos variados é uma ótima opção.

Aqui, é importante ter cuidado para que o volume do som esteja adequado ao estilo e ao tamanho da festa – em um evento menor, por exemplo, as pessoas queiram conversar mais pois a música alta, mesmo que boa, pode ser um problema. 

8. Faça uma boa divulgação

Atualmente, todo produtor pode contar com a facilidade da internet para divulgar os eventos e convidar as pessoas. Então, aproveite a versatilidade da ferramenta! Aqui vão algumas dicas de como você pode realizar a divulgação da festa de Réveillon:

  • Crie peças de divulgação da sua festa e divulgue-as nas principais redes sociais. Não deixe de apresentar os principais atrativos do evento!
  • Realize sorteios de ingressos e promoções que incentivem a interação com o evento.
  • Distribua flyers e panfletos em bares, restaurantes e casas de entretenimento que o seu público costuma frequentar.

Não se esqueça de acompanhar todos os resultados de cada ação de divulgação sendo realizada. Assim, se o desempenho não estiver sendo satisfatório e a divulgação não está contribuindo para a venda de ingressos, você pode alterar a estratégia e pensar em novas maneiras de convencer o público-alvo a participar da festa.

#DicaSympla: Saiba como divulgar um evento

9. Venda de ingressos

Ano novo: passar com amigos ou com a família?

O momento mais esperado está chegando, aquele de pensar em tudo que aconteceu durante o ano, nas lembranças felizes e naquelas nem tão felizes assim. Tempo em que a vida parece pulsar tão intensamente.

O final de ano se aproxima, e as expectativas crescem em torno das comemorações, mas principalmente a respeito da pessoa que vai segurar a nossa mão e fazer a contagem regressiva de mais um ciclo que se encerra.

Escolher a companhia não é fácil, ainda mais quando é preciso decidir entre os amigos e a família. Então, qual lado escolher?     

Quem costuma passar a maior parte do dia na rua, na presença dos amigos, seja no ambiente de trabalho ou acadêmico, tende a se distanciar um pouco da família. Durante o dia é difícil pensar no que não está sendo feito, a pressa do cotidiano anestesia a consciência e poupa o ser humano da reflexão.

Mas, em longo prazo, os efeitos são mais perceptíveis, pois passar muitas horas longe dos parentes todo dia cria uma reserva de amor que precisa ser utilizada.

Então, para aqueles que têm verdadeiros tesouros dentro de si, a sugestão é tentar aproveitar a ocasião para mostrar o amor que sente aos familiares, espalhando-o através de abraços calorosos na recepção do ano novo.

Já para a pessoa que constantemente se dedica à família, o conselho é o contrário, permitir-se respirar e inovar na virada de ano.

Uma pausa dos rostos tão conhecidos e amados para poder aproveitar os amigos será renovador.

As preocupações familiares podem suprimir a individualidade característica da vida, por isso é importante ter um momento só com os amigos para buscar harmonia interior e autoconhecimento.

Seja com os amigos ou com a família, nesta virada de 2019 para 2020 só não pode faltar uma coisa: AMOR.

Independentemente da sua escolha, a condição primordial para ter uma noite especial de ano novo é estar rodeado de pessoas que nos ame ou que pelo menos nos queiram bem.

Seja na praia, admirando o colorido nos céus e a multidão alegre na areia, ou em casa, sentindo os abraços carinhosos daqueles que nos conhecem, o que realmente importa é a felicidade e o quanto isso significa para cada um.

Que possamos fazer dessa noite mais uma alvorada de nossa vida, que saibamos nos permitir conhecer e viver outros espetáculos para nos encontrar.

_________________________________________Por Geovana de Souza – Fala! UFRJ

6 maneiras de organizar sua casa para festas de fim do ano

Adeus ano velho… Feliz ano novo! Quando o ano termina, as deliciosas festas de Réveillon são a ocasião ideal para rever parentes que moram longe, gente que você não consegue ver com frequência ou, ainda, para comemorar suas alegrias e conquistas com aquelas pessoas tão queridas do seu círculo social.

De uma forma ou de outra, receber convidados em casa é sempre um prazer, não é mesmo? E que tal se, desta vez, você preparasse um espaço perfeito para a virada de ano?

Quer saber como? Então confira nossas dicas incríveis sobre como organizar sua casa para as festas de fim de ano e descubra de que maneira essa época tão especial pode ficar ainda melhor.

1. Calcule quantos convidados vai receber

Antes de mais nada, para organizar a casa da maneira correta, é preciso saber quantas pessoas estarão na festa.

Seja para o almoço de Natal, o jantar de Ano Novo ou a revelação do amigo secreto, é sempre bom enviar um convite a todas as pessoas que você planeja receber. Assim, com a confirmação dos convidados, dá para saber exatamente quantas pessoas estarão presentes e o que precisa ser organizado para receber a todos de forma satisfatória.

De forma geral, reserve em torno de 700 g de comida por pessoa para o jantar. Você pode alterar esse valor para mais ou para menos de acordo com os convidados – afinal, homens comem mais que mulheres, assim como crianças comem menos que adultos. Para os petiscos, recomenda-se de 150 g a 200 g por pessoa, e pelo menos duas porções de sobremesa para cada convidado. 

Já as bebidas são mais fáceis: uma garrafa de espumante serve tranquilamente duas pessoas, assim como garrafas de 600 ml de cerveja. Já uma garrafa de vinho serve até quatro pessoas. Calcule ainda 400 ml de refrigerante por pessoa — ou seja, uma garrafa de 2 L para cada cinco pessoas. Lembre-se, porém, de que essas são apenas estimativas e que podem variar. 

Descole algumas outras dicas sobre organização de festas aqui e certifique-se de planejar cada detalhe. E, por falar em bebidas…

Leia também:  Como ajudar um alcoólatra a parar de beber: 14 passos

2. Escolha bebidas para todos os gostos

Todo mundo sabe que o Réveillon é a oportunidade perfeita para brindar com os amigos e familiares. Por isso, certifique-se de que haja variedade para todos os gostos.

É claro que não podem faltar sucos e refrigerantes para crianças e para aqueles que preferem não ingerir álcool. Outro item indispensável é a famosa champanhe ou espumante, que dá a cara das festas de fim de ano. Cervejas também são essenciais, principalmente para os homens. Mas que tal surpreender com alguns outros drinks?

Vodka, rum, tequila e licores são alguns dos principais ingredientes para drinks, assim como sucos de vários sabores, leite condensado, gelo e frutas frescas. Você pode também aproveitar a champanhe para servir uma mistura frutada e fresca, ideal para as noites quentes de verão, ou misturá-la com cerveja preta, para uma bebida mais encorpada e amarga. 

Quer algumas ideias de drinks para aprender até o Ano Novo? Então confira aqui e aqui, e busque treinar a preparação em alguns jantares.

3. Aproveite para investir na decoração

Um momento tão esperado como o Réveillon merece uma decoração à altura, não acha? Agora, receber pessoas tão importantes para você merece ainda mais! Portanto, não economize na decoração – desde que não exceda o orçamento, é claro.

Você já pensou em criar um cantinho para fotos? Como acontece em eventos, você pode personalizar uma parede com um fundo temático ou revesti-la com tecidos prateados e dourados e caprichar nos registros! Lembre-se apenas de escolher um espaço em que haja iluminação suficiente ou, então, posicione alguns abajures próximos para focar a luz.

Deixe, ainda, um suporte para celular em mãos e faça placas com frases divertidas para as pessoas segurarem durante as fotos. Todo mundo vai amar!

O clima festivo também pede luzes decorativas, velas, flores e aquela louça tão fina e delicada que você guarda com tanto zelo no fundo do armário. 

4. Abra espaço para receber os convidados

Para acomodar todo o pessoal, é preciso pensar sobre qual cômodo será o mais apropriado. Com isso decidido, retire do ambiente móveis, objetos de arte e tudo aquilo que não será necessário e que possa atrapalhar a circulação dos convidados.

Depois, planeje como se dará a colocação dos objetos para a festa: projete um canto para as comidas, outro para as bebidas e um terceiro com cadeiras e poltronas para conversas e encontros. Coloque flores sobre as mesas, uma manta temática sobre o sofá e arrume o lavabo com toalhas sempre secas e um aroma agradável. Assim, todos os seus convidados se sentirão bem recebidos e confortáveis

Caso também receba hóspedes para passar a noite, prepare o ambiente da melhor maneira: deixe toalhas limpas e roupões macios em lugares de fácil localização, assim como um mimo sobre o travesseiro. O único risco depois de tanto carinho é que seus convidados não queiram mais ir embora!

5. Posicione o aparelho de som corretamente

Festa sem música não é festa. Portanto, crie uma playlist bacana e garanta que o som da sua casa seja da melhor qualidade!

Conhecer a acústica do espaço é essencial: de forma geral, ambientes abertos pedem caixas com maior potência, enquanto interiores devem manter a altura mais reduzida. Para melhorar o som, posicione seu aparelho em uma área sem muita reverberação – se a acústica for muito ruim, prefira alto-falantes pequenos, com 10″ ou 12″ no máximo, de forma a diminuir o grave.

Agora, se for utilizar o home theater, lembre-se de que o subwoofer deve ficar no chão, em posição frontal ou traseira. Já as caixas de surround funcionam melhor quando instaladas a uma altura de 2/3 da parede. Quer saber mais? Confira aqui ainda outras informações para posicionar suas caixas de som da melhor maneira. 

Uma dica valiosa: use a decoração a seu favor! Plantas ajudam a espalhar o som, então, coloque algumas em frente às paredes para que o som não seja refletido. Cortinas, pelo contrário, são ótimas em absorção e podem ser posicionadas para criar certo isolamento acústico. Portanto, aproveite esses itens sabiamente.

6. Organize a limpeza pós-festa

Por fim, depois de tanto festejar, é preciso pensar na limpeza. Caso receba amigos íntimos e parentes próximos, não hesite em pedir ajuda. Na maioria dos casos. alguém sempre se oferece para limpar alguma coisa, portanto, não tenha vergonha de aceitar.

Dividir as tarefas com o pessoal de casa também pode facilitar muito a limpeza. Mesmo as crianças podem juntar o lixo do chão e recolher as toalhas da mesa, por exemplo. Agora, caso a bagunça seja muito grande, talvez seja o momento de pensar em contratar aquela ajudinha profissional. Afinal, o fim de ano é para ser aproveitado.

Dicas para aproveitar o fim de ano com filhos pequenos | Mulheres da Pan

Depois que a Malu nasceu, meu marido e eu começamos a pensar em como continuar fazendo com que o Natal e Réveillon, datas que fogem totalmente da rotina, fossem especiais para nós.

E eu seria injusta se te dissesse que dá pra desencanar e curtir uma virada de ano sem a menor preocupação. É mentira. Nós nos preocupamos com o sono, alimentação, com os fogos, com o cansaço deles e tudo o que gira em torno desses eventos. Por isso, espero dar um pouquinho de luz para deixar esses momentos em família o mais leve possível!

  1. Fuja de muvucas: sua família é daquelas festeiras, que adoram uma farra? Bem, nesses casos não existe muita coisa a ser feita a não ser conversar com eles e tentar chegar em uma solução que seja boa para todos. Na minha família, resolvemos assim: a família do meu marido é muito mais festeira que a minha. Como o Natal na casa dos meus avós é mais tranquilo, decidimos passar as viradas lá e deixar o almoço de Natal para aproveitar o outro lado. E se você vai para a praia, por exemplo, procure por uma que não fique muito cheia e que seja segura. Temos um post falando somente sobre isso e você pode ler clicando aqui.
  2. Mantenha a rotina ao máximo: esse é a maior prova de respeito que você pode oferecer a seu filho. Se ele estiver cansado, com sono e impaciente, coloque-o para dormir. Continue seguindo os horários dele para alimentação e sono. Você até pode tentar colocá-lo para tirar uma soneca no final da tarde, mas é possível que mesmo assim ele não aguente a virada. Se vocês mantém a tradição do papai noel entregando presentes à meia noite, por exemplo, vocês podem mudar para entregar mais cedo ou na manhã de natal. Siga observando-o!
  3. Escolha roupas confortáveis: o look de natal e ano novo é um grande questão para alguns pais, mas existem formas de deixar os bebês à vontade e com estilo. Aqui em casa, por exemplo, na noite de Natal adotamos pijama natalinos para a Malu, que ficam super engraçadinhos e são lindos ao mesmo tempo.
  4. Os fogos podem assustar: e nós precisamos entender que a sequência de fogos pode ser muito incômoda para eles. Quanto menor o bebê, maior a chance de que ele se assuste na virada.

E você não está sozinha.

No Natal do ano passado, o primeiro que tivemos com a Malu, me lembro de passar a virada ouvindo os fogos no quarto em que ela estava dormindo. Passei a meia-noite oferecendo a minha presença caso ela acordasse assustada com os fogos e pensei em quantas mães por esse mundo afora estariam na mesma posição que eu, deitadas na cama e olhando para aquelas bochechas perfeitas e rosadinhas.

  • Nós somos muitas.
  • E estamos passando por situações tão parecidas!
  • Não se culpe, nem ache que você está tendo uma festa ruim só porque está comemorando de um jeito diferente.
  • Se nesse ano você passar a virada de ano dentro de um quarto segurando uma mãozinha, lembre-se de mim.
  • Eu estarei pensando em você também!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*