Como aplicar um tratamento de queratina: 15 passos

O fio boiou sobre a água;

Caso isso tenha acontecido, significa que a porosidade do seu fio está baixa, o que é ótimo. Você precisa apenas manter os tratamentos de hidratação capilar regularmente.

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 Passos

O fio afundou um pouco e ficou no meio do copo de água;

Nesse caso, quer dizer que a porosidade está normal (mediana) e você precisa repor os nutrientes da sua fibra, mas não se preocupe! Basta você apostar nas etapas de nutrição capilar para que o seu cabelo fique 100% saudável novamente.

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 Passos

O fio afundou completamente até o final do copo

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 Passos

Esta é a confirmação de que o seu cabelo está com a porosidade alta e, de fato, precisa dos cuidados com o tratamento de reconstrução capilar.

Tipos de reconstrução capilar

Há mais de uma maneira de realizar uma reconstrução capilar e vamos explicar um pouquinho sobre cada um destes procedimentos.

Reconstrução capilar caseira

Esse tratamento pode ser realizado com produtos reconstrutores como máscaras de tratamentos, ampolas, kits de restauração capilar e até mesmo shampoos e condicionadores.

Basta você verificar se estes produtos possuem queratina na composição, pois, como explicamos no começo, é a queratina que faz a mágica acontecer e repõe a massa perdida.

Gosta de receitinhas caseiras? Temos algumas bem legais para ensinar daqui a pouco. Continue por aqui!

Cauterização à frio

Esse tipo de cauterização é uma das mais indicadas para os fios bastante danificados. Isso porque ela trata a parte interna e externa do frio profundamente. Entretanto, o ideal é que seja feita em um salão de beleza com um profissional.

O motivo? Pois neste procedimento é usada a queratina líquida, que precisa ser controlada com habilidade, além de outros componentes como aminoácidos manipulados pelo profissional. Neste tipo de cauterização, inclusive, são os aminoácidos os ativos principais e não a queratina.

Além disso, o cabeleireiro deverá equilibrar o PH do fio e selar a sua cutícula para que ele armazene os toda a proteína depositada no seu interior. Ou seja, não é uma boa ideia fazer essa cauterização sozinha em casa, ok!? Procure quem entende do assunto.

Cauterização quente

Já a cauterização quente usa apenas a queratina e precisa do calor para que as suas moléculas sejam ativadas. Nesse procedimento, após a aplicação da queratina, o profissional ativa e sela o elemento com secador, escova e prancha.

Entretanto, esse tratamento funciona apenas na camada externa do fio, diferente da cauterização à frio que trata de dentro para fora.

Como esse procedimento envolve a queratina líquida, que precisa ser manuseada com cuidado para não endurecer os fios, além de ferramentas de calor que podem agredir o fio, é altamente recomendado que também seja feito com um cabeleireiro e não em casa, ok!?

Mas qual é o melhor tipo de reconstrução capilar?

Tudo vai depender do nível de porosidade e fragilidade do seu fio, caso não seja tão avançado, reconstruções caseiras podem ser o suficiente. Nos casos mais extremos, uma cauterização profissional deve ser o mais adequado.

Muitas pessoas preferem a cauterização à frio, pois ela trata de dentro para fora, como dissemos, entretanto, há tem quem opte pela cauterização quente. Na dúvida, consulte um profissional e peça para que ele faça uma avaliação.

Receitas de reconstrução capilar caseira (passo a passo)

Existem algumas maneiras de fazer a reconstrução capilar em casa sem o perigo de o fio apresentar efeitos colaterais. Confira algumas delas!

Reconstrução capilar com produtos específicos

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 Passos

Essa é a maneira mais comum e simples de realizar o procedimento e funciona muito bem! Confira!

  1. Primeiramente, lave as madeixas com um shampoo de limpeza profunda, não precisa ser tão forte quanto o antirresíduos.
  2. Tire o excesso de água com uma toalha ou tecido de algodão, de preferência, pressionando delicadamente contra o cabelo sem esfregar.
  3. Compre uma máscara de tratamento reconstrutora enriquecida com queratina e aplique-a em todo o cabelo, menos na raiz.
  4. Para um efeito mais poderoso, coloque uma touca térmica e aguarde por volta de 15 minutos.
  5. Em seguida enxágue bem após a pausa e, para selar o tratamento dentro do fio, aplique um condicionador no comprimento e pontas.
  6. Aguarde por volta de 2 minutos e enxágue.

Esse outro passo a passo é usando um kit de recuperação do fio, o Socorro Capilar da Salon Line.

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 Passos

  1. Antes de lavar o cabelo, aplique a ampola óleo creme de umectação e aguarde, no mínimo, 30 minutos.
  2. Enxágue muito bem e higienize com o seu shampoo de preferência. Recomendamos o shampoo da mesma linha.
  3. Depois de enxaguar o shampoo, retire o excesso de água e aplique a ampola de restauração. Massageie e aguarde de 1 a 3 minutos.
  4. Por fim, é só enxaguar. Caso queira, pode selar com o condicionador da linha Socorro Capilar.
  5. Observação: Shampoo e condicionador não inclusos no kit.

Reconstrução capilar com gelatina incolor

  1. Dissolva duas colheres de sopa de gelatina incolor em 100 ml de água morna e mexa bem
  2. Dentro do mesmo recipiente adicione duas colheres de sopa da sua máscara reconstrutora preferida e misture.

  3. Depois de lavar as madeixas com shampoo e retirar o excesso de água, como já ensinamos por aqui, aplique a mistura por todo o cabelo, mecha a mecha.

  4. Aguarde por volta de 20 minutos e enxágue muito bem para retirar todos os resíduos.

Reconstrução capilar com ovo e leite

  1. Bata a clara e a gema do ovo com um garfo até que a mistura fique homogênea, adicione três colheres de sopa de leite, três da máscara de reconstrução de sua escolha, uma de mel e mais uma de azeite de oliva.
  2. Mexa tudo muito bem e aplique no cabelo seco, antes do banho, espalhando mecha por mecha.

  3. Aguarde o período de 30 minutos e enxágue com bastante água.
  4. Por fim, lave com shampoo e condicionador, como de costume.
  5. Se você sentir que o seu cabelo está cheirando a ovo, adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo com água e faça o último enxágue com essa mistura.

    Problema resolvido!

Veja como montar um cronograma capilar completo

Recapitulando um pouco o que falamos por aqui: você se lembra de que mencionamos no começo a importância das outras etapas de tratamento, além da reconstrução? Pois então, são elas a hidratação e a nutrição.

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 Passos

Uma boa maneira de manter todos esses tratamentos ocorrendo em harmonia na sua rotina é colocar em prática um cronograma capilar.

Isso porque ele alterna essas etapas da maneira mais adequada para deixar os fios completamente saudáveis.

Afinal, enquanto a hidratação devolve toda a umidade perdida pelo fio, a nutrição devolve o óleo natural e nutrientes presentes nele e a reconstrução toda a massa proteica, como já aprendemos.

Para saber como seguir um cronograma capilar, primeiro faça um teste de porosidade para descobrir qual é o tratamento que o seu cabelo mais precisa (aquele do copo que ensinamos no início). Feito isso, é só seguir o calendário adequado, confira as opções abaixo.

Cronograma de hidratação

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 Passos

Cronograma de nutrição

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 Passos

Cronograma de reconstrução

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 Passos

Se quiser saber mais sobre cronograma capilar, é só soltar o clique e conferir a matéria.

Melhores produtos para fazer reconstrução capilar

Para finalizar, nada melhor do que conhecer os principais produtos para reconstrução capilar, não é mesmo!? Dá uma olhadinha em alguns dos nossos preferidos!

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 Passos

Máscaras reconstrutoras

–Máscara Rícino e Queratina S.O.S Cachos: enriquecida com rícino e queratina, além de reconstruir a fibra ainda hidrata, nutre, fortalece e promove muito mais brilho.

–Máscara Bio-Reconstrução Fortalecedora S.O.S Hidratação: com proteína do ovo, colágeno e, claro, queratina, essa máscara hidrata profundamente, fortalece e regenera o fio, além de repor as proteínas necessárias.

-Kit de reconstrução capilar intensiva

–Kit Socorro Capilar: contém uma ampola de óleo creme que prepara o fio para o tratamento com uma umectação profunda e também uma ampola reparadora concentrada para ser aplicada após a lavagem com o shampoo.

Shampoo e condicionador com ativos reconstrutores

–Shampoo Socorro Capilar: limpa enquanto hidrata, fortalece e repara os danos dos fios. –Condicionador Socorro Capilar: sela a cutícula e ajuda no desembaraço, isso com todas as propriedades reconstrutoras e fortalecedoras da linha Socorro Capilar.

E aí, depois de aprender tanta coisa sobre reconstrução capilar não tem mais desculpa para deixar seus fios fragilizados e sem vida, não é mesmo? Bora cuidar da cabeleira!

• Gostou? Leia também: todos os tipos de vitaminas para cabelo.

O que é queratina? Como usar no cabelo? Como inserir no cronograma capilar?

Você já escutou muito sobre queratina, não é? Tanto que pode até ficar confusa. Muitos produtos no mercado dizem devolver a queratina para o cabelo ou dar um banho de queratina capilar, mas, no fim, a pergunta que fica é “O que é queratina?”.

Parece um bicho de sete cabeças, afinal, produzimos a tal queratina, mas precisamos repor? Como acontece essa reposição? Como posso acrescentar a queratina nos meus cuidados diários? E por que meu cabelo não produz o suficiente?

A queratina parece um bicho de sete cabeças? Vamos te explicar tudo!

São muitas questões e nós vamos resolvê-la aqui! Então, continua lendo para saber um pouco mais sobre o que é queratina.

O que é queratina?

Antes de mais nada, vamos desmistificar a queratina, pois ela é nada mais que uma proteína, que não ajuda só o cabelo, mas também no crescimento das unhas.

Essa proteína surge naturalmente no nosso corpo, mas as constantes mudanças naturais e até mesmo o jeito que tratamos nossos cabelos e unhas, podem enfraquecer o desenvolvimento da queratina.

Para você ter uma ideia, a queratina é a responsável pelo crescimento de chifres e penas nos animais, não é curioso? Então, é claro que algo tão forte faça falta no nosso organismo, pois a queratina é responsável pela integridade do nosso cabelo, sem ela os fios se tornam quebradiços, sem vida, sem brilho e com a elasticidade prejudicada, não queremos isso!

É por essa razão que nós vemos tantos produtos que se intitulam repositores de queratina, pois o nosso cabelo acaba que precisa de uma ajudinha a mais quando o corpo já não está dando conta.

Como usar queratina no cabelo?

Existem diversas maneiras de repor a queratina no cabelo. Entre elas, existem tratamentos mais profissionais, feitos em salões, em que um especialista vai analisar seus fios e dizer qual o tipo de tratamento necessário, e também existem as reposições caseiras.

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 PassosAntes e depois de tratamento com queratina feito em salão – @caraestilistas

Para fazer reposição caseira, basta comprar produtos com queratina e pode usar você mesma, cuidar dos fios no conforto da sua residência.

Geralmente, os produtos com queratina fazem parte do fim do cronograma capilar, como reconstrução. E você pode fazer uma reposição mais leve ou mais pesada, que envolvem mais produtos.

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 PassosMáscara de reconstrução

Quando for procurar algo, preste sempre atenção nas informações da embalagem, saiba se aquele produto é para o seu tipo de cabelo (liso, ondulado, cacheado ou crespo) e se ele é algo leve, afinal, não queremos correr riscos em casa. 

Posso usar queratina toda semana?

Você só deve usar queratina se o seu cabelo estiver necessitado, sabe por quê? O cabelo com queratina em excesso pode ficar com aspecto enrijecido, podendo até quebrar o fio, então cuidado com ao manusear.

O correto é usar uma vez a cada 15 dias, assim você não corre o risco de pesar a mão, afinal, você não pode substituir uma hidratação por uso excessivo de queratina. 

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 PassosCabelo com excesso de queratina, o que os deixa quebradiços, rígido, ásperos, podendo até  levar a quebra – @olarealezas

Assim como todo produto químico, deve-se ter um cuidado ao manusear, além de não usar toda semana, quando for pegar o creme de tratamento, pegue com uma espátula plástica, nunca utilize as mão diretamente no pote, isso pode alterar os componentes químicos e não dar os resultados esperados.

Como incluir a queratina capilar na sua reconstrução?

Como já falamos acima, a queratina é a parte principal da reconstrução capilar, afinal, ela age de por dentro da estrutura do fio, deixando ele mais forte e com aspecto saudável.

Agora que você já sabe todos os seus benefícios, já quer saber como incluir nas suas receitinhas né? Você pode comprar a queratina capilar, sendo ela um dos componentes dos cremes de reconstrução ou então em forma de ampola, assim você mistura com o seu creme de reconstrução preferido e deixa ele ainda mais poderoso.

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 PassosCronograma capilar passo a passo – Reconstrução

Se você sente que o seu cabelo está muito fraco, faça um cronograma capilar completo. Comece com a hidratação, para devolver a umidade dos fios, passe pela nutrição, que dá aquele gás, tira o ressecado e deixa o cabelo cheio de brilho, e finalize com uma reconstrução mágica, adicionando uma ampolinha poderosa de queratina. Assim não tem como o seu cabelo não ficar lindo!

Dependendo da saúde dos seus fios, faça o cronograma capilar a cada 15 dias, e se achar que mesmo assim precisa de algo a mais, procure a ajuda de um profissional para saber o que seus fios realmente precisam.

E não para por aí, aproveitando que estamos falando sobre queratina, que tal usar ela para outros fins, como já foi falado, ela também é boa para as unhas, então procure produtos que tenham queratina em sua composição para deixar as unhas mais fortes e bonitas. Matando dois problemas de uma vez só, não é o máximo?

E você, já era adepta da queratina capilar? Sabia o que é queratina? Conta um pouco para a gente como foi essa descoberta e o que ela proporcionou para os seus fios.

Queratina líquida faz mal? Para que serve? Como usar em casa?

O nosso cabelo é feito basicamente de queratina. Consequentemente, precisamos de produtos que contenha a proteína para cuidar das madeixas. Um destes produtos é a queratina líquida. Além de ajudar a prevenir a queda de cabelo, a substância é usada para a reconstrução capilar.

Esse tratamento é profundo e também muito indicado para quem faz procedimento químicos no cabelo. Além disso, ele também pode ser feito para quem tem as madeixas livres deste tipo de procedimento.

A queratina líquida é extremamente potente . Ela ajuda a fortalecer os fios, prevenindo a queda de cabelo. Para quem tem os cabelos fracos e quebradiços, é necessário fazer o procedimento a cada 15 dias.

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 Passos

Apesar de tudo isso, a queratina liquida não faz certos tipos de milagre. Muitas pessoas acham que ela auxilia na queda de cabelo. A verdade é que esse problema está ligado a questões hormonais, má alimentação e estresse, o que demanda um diagnóstico médico mais preciso.

Apesar disso, se a queda for por falta de cuidados ou por causa de química, a queratina pode ajudar. Reconstruções regulares, durante pelo menos 1 mês, fazem a diferença.

Uma das formas mais comuns de usar a queratina liquida é borrifando o produto no cabelo e depois fazendo a hidratação nos fios. Mas também pode ser usada queratina no pó descolorante, protegendo os fios dos danos da coloração. Outra dica é misturar em um recipiente um pouco de máscara concentrada, um pouco de queratina líquida e algumas gotinhas de óleo vegetal para hidratar.

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 Passos

Primeiramente, um dos processos de reconstrução capilar mais populares é a cauterização. Ela funciona tanto para cabelos lisos como também para cacheados e crespos.

O procedimento devolve a massa capilar perdida durante processos químicos como também por conta dos agentes externos, como sol, poluição e ferramentas de calor. Além disso, ela repara os danos da fibra e promove resistência e elasticidade aos fios.

Para as mulheres adeptas de coloração ou mudanças de textura, o tratamento deve ser feito uma vez por semana. Já as de madeixas virgens, de 15 em 15 dias ou até mesmo uma vez por mês. Lembre-se que é necessário tomar cuidado: o uso excessivo da queratina líquida pode enrijecer os cabelos.

O tratamento pode ser facilmente feito em casa com a queratina líquida. Você só vai precisar de um shampoo e uma máscara concentrada. Veja como fazer.

Passo a passo

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 Passos

Primeiramente, lave bem o cabelo, retirando todo o excesso de oleosidade dos fios. Em seguida, borrife a queratina líquida no cabelo úmido, apenas no comprimento e nas pontas. Deixe agir por 10 minutos.

Então, com a queratina líquida ainda no cabelo, aplique a máscara concentrada por cima, enluvando mecha a mecha. Em seguida, é só deixar agir de 3 a 5 minutos e enxágue.

Para quem tem o cabelo liso, por exemplo, pode finalizar o tratamento com um protetor térmico antes de secar os fios. Para isso, passe a chapinha para selar as cutículas.

Já, no caso de quem tem cabelo cacheado, o melhor é lançar mão do creme para pentear. Em seguida, é bom secar os cachos com o difusor.

Você gostou dessa matéria? Então você vai gostar dessa: Qual a melhor lua para cortar o cabelo?

Fonte: Fique Diva 1 Fique Diva 2

Imagens: Embelleze Sweet Caroline Salon Line Jéssica Things

Reconstrução Capilar: O que é? Benefícios e Como Fazer em Casa

Reconstrução capilar é um tema que ainda rende muitas dúvidas de como e quando fazer. Por vezes pode parecer um “bicho de 7 cabeças”, mas seguindo algumas dicas básicas você pode realizar um bom procedimento sem sair de casa. Então que tal simplificar esse assunto para facilitar o seu dia a dia com os cuidados capilares?

Importância da reconstrução capilar

Nosso cabelo é composto por três substâncias básicas: água, lipídio e queratina (uma proteína importantíssima que garante resistência, força e elasticidade aos fios).

Cabelos ressecados, quebradiços e porosos geralmente são os que apresentam deficiência dessa proteína e por isso precisam de uma reconstrução capilar.

Dentre os fatores que podem causar a perda de queratina dos fios, podemos destacar: a realização de procedimentos químicos, a exposição excessiva ao sol, o uso contínuo de secador, água quente, cloro e água do mar.

Como identificar se preciso de reconstrução capilar?

Muitas vezes nós percebemos a olho nu a fragilidade dos fios. Mas como saber se eles precisam necessariamente de queratina? Você já ouviu falar no teste do fio de cabelo no copo d’água? Vou então te ensinar um macete: arranque um fio de cabelo de sua cabeça e coloque-o em um copo com água. Se o fio afundar, significa que ele está poroso e muito danificado, necessitando de reconstrução.

Como Aplicar um Tratamento de Queratina: 15 Passos

O que é reconstrução capilar, afinal?

A reconstrução capilar é o tratamento que irá devolver aos fios a queratina que eles precisam, mas por que? “-Mas, afinal: o que um tratamento reconstrutor tem a oferecer ao meu cabelo?”

A reposição de queratina nos fios ajuda na recuperação de sua integridade, deixando-os aptos a tratamentos mais simples como nutrição e hidratação. Um cabelo carente de reconstrução fica frágil, quebradiço e não responde bem aos tratamentos capilares.

Reestruturação capilar: passo a passo para a cauterização dos fios

Muitas pessoas investem em tratamentos para deixar os cabelos mais resistentes e sedosos. Mas, é preciso manter uma rotina de cuidados para não expor as madeixas à perda de substâncias essenciais.

Neste texto, você entenderá tudo sobre reestruturação capilar, um procedimento para repor componentes — normalmente perdidos em caso de corte químico — que garantem a força e a elasticidade da fibra.

Confira também a seguir quais são as etapas da reconstrução capilar, indicada principalmente para quem faz uso contínuo de secador, excesso de procedimentos químicos e exposição dos fios ao sol e à água quente.

Comece a leitura agora mesmo para tirar todas as dúvidas sobre esse assunto tão importante!

O que é reestruturação capilar?

Antes de saber como a reconstrução capilar é feita por um profissional, entenda que o cabelo é composto por algumas substâncias — como água, lipídios e queratina —, as quais ajudam a dar força e elasticidade para a fibra. Porém, quando os fios têm deficiência desses componentes, apresentam textura ressecada, porosa e quebradiça.

De maneira geral, a reconstrução capilar é um tratamento que consegue repor a queratina que os fios precisam para se manter saudáveis. Com a reposição da substância, o cabelo recupera a sua saúde natural. 

A reestruturação dos fios deve ser feita, preferencialmente, no salão com produtos de qualidade. Porem, a recomendação feita por profissionais é para manter uma rotina de cuidados de forma a prevenir que os fios não percam queratina.

Os principais fatores que danificam os cabelos são o uso contínuo do secador, o excesso de procedimentos químicos (que podem levar à queda da fibra) e a exposição dos fios ao sol e à água quente ou salgada. Para reverter os problemas e deixar o couro cabeludo saudável novamente, é preciso investir em tratamento de reestruturação capilar. 

No salão de beleza, deve-se fazer um cronograma de reconstrução, em que geralmente se faz a reestruturação, a hidratação e a nutrição de forma intercalada ao longo de quatro semanas. Para acertar nesse planejamento, é preciso observar o quão danificado está o cabelo da pessoa, indicando para ela os produtos e procedimentos específicos.

A necessidade de reconstrução capilar pode ser observada pelo cliente em casa, ao notar a perda de vitalidade e força dos fios.

Uma dica para perceber se o cabelo está quebradiço e com perda de queratina é mergulhar um fio em copo d’água. Caso a madeixa afunde no líquido, será necessário fazer a reconstrução, já que o fenômeno ocorre devido à alta porosidade da fibra.

Quando imerso, o fio também pode ficar no meio do líquido, o que significa que a porosidade é normal, ainda que o cabelo precise de mais nutrição. Repondo os lipídeos perdidos, a fibra consegue ficar saudáveis e mais forte a ações externas. 

Contudo, no teste do copo d’água, o ideal é que seu fio boie, pois isso significa que o cabelo está 100% saudável com nível de porosidade considerado ótimo. Nesse caso, é indicada a hidratação regularmente. Para manutenção diária, você pode usar a linha Soft Hair Máxima Reparação.

Neste momento, você deve estar se perguntando como a reestruturação capilar é feita, não é?

As etapas para reestruturação capilar

Até agora, você compreendeu o que é e para que situações é indicada a reestruturação capilar, que consegue reverter danos no cabelo com um passo a passo de cuidados. Mas, muitos clientes têm esta dúvida: como o processo é feito? 

Em geral, usa-se um kit profissional para a recuperação dos fios. Um exemplo desse tipo de produto é o kit reestruturação hidrotérmica da Soft Hair Professional — com shampoo, acidificante para equilibrar pH, gel à base de queratina e máscara hidra — para cauterizar os fios e repor a resistência e a elasticidade perdidas com processos químicos e exposição ao sol e à água quente.

Este kit é recomendado para tratamentos de pré-química, como alisamento, descoloração e relaxamento, nos quais os fios precisam ser fortalecidos. Os produtos também podem ser utilizados na pós-química, principalmente para reverter danos causados pela coloração e progressiva. 

A linha, cujo rendimento é para dez aplicações, é rica em colágeno, óleo de amêndoas, blend de xilitol e tecnologia nano-care, que repõem os elementos que deixam a fibra capilar forte e com efeito natural.

Aplicação do Shampoo Soft Hair

Com o kit em mãos, o tratamento começa com a aplicação do Shampoo Treat nos cabelos úmidos, os quais se deve massagear com a ponta dos dedos até completar a limpeza da fibra e do couro cabeludo.

Colocação do Acidificante

Em seguida, usa-se o Acidificante pH Equilibrium nos cabelos ainda molhados. Enluvam-se as mechas e espera-se que o produto aja por 10 minutos. Após o tempo, deve-se enxaguar os fios.

Uso da queratina em gel

Nesta etapa, é preciso tirar 50% da umidade do cabelo com uma toalha ou um secador. Com as madeixas menos úmidas, separam-se os fios em quatro partes para aplicar o Keratin Gel, com pinceladas mecha por mecha.

Depois, passa-se a prancha (aquecida a 180ºc de temperatura) até três vezes, repetindo a ação em todo o cabelo. Ao fim, esperar 2 minutos e enxaguar os fios. 

Finalização com Máscara Hidra

Por último, entra em cena a Máscara Hidra Intense, que também deve ser aplicada enluvando os fios mecha por mecha. Aqui, o profissional espera 15 minutos para que a substância possa agir. Para finalizar, enxágua-se o cabelo, que fica pronto para outros tratamentos estéticos.

Neste artigo, você entendeu o que é a reestruturação capilar (bastante indicada para quem faz muito uso de procedimentos químicos nos fios), procedimento que devolve a saúde natural dos fios por meio da aplicação de ativos como a queratina, que ajuda a manter a fibra forte e sedosa. Fora isso, descobriu o passo a passo para desse procedimento.

Gostou do post? Agora que você sabe o que é e como a reestruturação capilar é feita, conheça também o Kit Keratin Line! O produto ideal para o seu salão que possibilita a regeneração da fibra com produtos que agem internamente, reestruturando a camada agredida por agentes químicos

Keramax Kit Cauterização Reconstrução Capilar Skafe 4 Passos

Finalidade:

O Kit de Cauterização Reconstrução Capilar Keramax SKAFE é um sofisticado sistema de reposição de Queratina, que atua penetrando na cutícula do fio agindo diretamente sobre a parte mais interna da fibra capilar devolvendo resistência e vitalidade. Seu resultado imediato, pois sua fórmula conta com a Creatina e a Geléia Real, que juntas atuam no fortalecimento, devolvendo brilho, maciez e redução de pontas duplas.

  • shampoo Antirresíduo 58ml – Possui uma fórmula balanceada, com queratina, creatina a geleia real, que proporcionam uma limpeza profunda da raiz às pontas, removendo resíduos poluição e gordura.
  • Bálsamo condicionador 58ml –  Possui queratina, creatina e geleia real que juntas promove a reconstrução capilar que fornecerá brilho e maciez aos cabelos.
  • Concentrado de Queratina 30ml – Rico em Queratina, Creatina e Geleia real, envolve o fio devolvendo a queratina perdida com o desgaste progressivo dos cabelos e proporcionando reestruturação da fibra capilar.
  • Sachê Defrizante e selante leavein 15ml – sela cutícula dos fios evitando a penetração de Agentes externos.
  • Modo de Usar:
  • Passo 1 Shampoo antirresiduos – 

Lave os cabelos com o shampoo antirresíduo keramax massageando suavemente com a ponta dos dedos, até formar espuma. Espalhe bem e massageie por toda a cabeça.

Enxágue com água em abundância. Dependendo dos produtos químicos usados anteriormente ou da oleosidade dos cabelos, repita a aplicação para que todos os resíduos sejam retirados. Utilize uma toalha para secar os cabelos.

 

Passo 2 – Concentrado de Queratina Cauterizante – Aplique o concentrado de queratina cauterizante keramax evite passar no couro cabeludo. Espalhe e massageie mecha a mecha. Deixe agir por 8 a 10 minutos. Não lave, não enxágue e não seque. Vá direto para o próximo passo. Nesta fase ocorre a reestruturação da fibra capilar com carga de Queratina.

Passo 3 Bálsamo Condicionador – 

Aplique o Bálsamo Condicionador Keramax, espalhando uniformemente por toda a extensão dos fios. Massageie bem. Deixe agir por 8 a 10 minutos enxágue com água em abundância. Seque bem os cabelos com uma toalha.

Passo 4 – defrizante e selante leave in Aplique pequenas porções do defrizante e selante leave-in keramax na Palma das mãos e Espalhe bem pelos cabelos, mecha por mecha. Obs: a quantidade a ser aplicada depende do comprimento e volume do seu cabelo. De qualquer forma, evite aplicar o produto em excesso. Caso contrário o cabelo poderá apresentar um aspecto pesado ou oleoso. Para finalizar, em cabelos ainda úmidos uso secador e escova para selamento de cutículas. Caso tenha experiência com prancha de cerâmica, você poderá usar após a finalização do secador e da escova. Com os cabelos bem secos, passe de duas a três vezes em cada mecha a 180°.

O calor sela as cutículas dos fios, por isso é necessário que se use o secador no processo de cauterização. Caso não se utiliza o secador Os cabelos não estão tratados com a queratina resposta, mas a cauterização capilar não terá sido feita se as cutículas não serão seladas.

  1. Contém:
  2. 01- Shampoo Antirresíduos Keramax Skafe – 58mL;
  3. 01- Concentrado de Queratina Keramax Skafe – 30mL;
  4. 01- Bálsamo Condiciondor Keramax Skafe – 58mL;
  5. 01- Defrizante Selante Leave-in Keramax Skafe – 15mL;

Queratina: como usar【novo】 (junho 2020)

queratina como usar

Depois que fiz o post: Qual a melhor queratina líquida. Recebi um monte de e-mails com algumas dúvidas de como usá-la.. por isso resolvi fazer um post explicando várias coisinhas sobre a queratina, para evitar que alguém use errado ou em excesso e acabe estragando ainda mais a juba!

Veja mais sobre queratina:

Queratina: Para que serve? Quando usar?

Queratina serve para reposição proteica para reconstrução, e isso só é necessário quando o cabelo está frágil, elástico e profundamente danificado, o que acontece, geralmente, no pós-química ou se o cabelo está com erosão capilar alta.

Assim, quem faz química (progressivas, alisamentos, relaxamentos, colorações, descolorações etc). Constantemente precisa repor proteínas, precisa de reconstrução, ao menos uma vez por mês.

Já se o cabelo está muito danificado ou “elástico” é preciso usar em 4 quinzenais e depois a cada 30 dias.

Saiba como identificar se o cabelo precisa de hidratação, reconstrução ou nutrição.

Existem diversas substâncias reconstrutoras, mas a mais usada é a queratina que, inclusive, é vendida individualmente nas seguintes texturas:

  1. Líquida
  2. Pasta
  3. Creme
  4. Gel
  5. Cápsulas

E o melhor, é fácil de encontrar, não possui um custo alto, o que facilita nossa vida! Veja alguns exemplos:

queratina liquida

Queratina Líquida:

  1. Joico Líquido reconstrutor – essa é a que recomendo e uso! Essa AQUI.
  2. Truss Finish Care Brush Queratina Thermo Active 250ml (SHOP).

queratina em pasta

 
????HIDRATAÇÃO CASEIRA????????

Queratina em pasta:

  1. SKAFE Carga de Queratina
  2. Nutrire Novex Recarga Queratina 80g

queratina gel

Queratina GEL:

  1. Oikos Queratina Gel Esplendore 100ml
  2. Cosmética IT Ultra Recovery System Keratina Gel 90ml (SHOP).

queratina creme

Queratina CREME:

  1. Novex Cauterização Polarizada Queratina Absoluta
  2. Creme De Tratamento Haskell Queratina

Queratina: como usar?

Queratina líquida pura:

Se o seu cabelo for quimicamente tratado: Se você tem a juba com química e quer apenas fazer a manutenção.

  1. De modo geral a indicação para quem usa queratina líquida é misturar com um pouco de água, se ela for muito concentrada, e usar um borrifador para “pegar” em todo o cabelo.
  2. Após borrifar, aguarde 15 minutos e enxágue. Se o cabelo ficar “duro” sem maleabilidade após o uso da queratina.. aplique uma máscara de hidratação ou condicionador nas pontas e deixe agir por 5 minutos e enxágue.
  3. Para aplicar pura eu prefiro a queratina líquida da Joico (ESSA AQUI)  que é bem concentrada e sem enxágue. O que garante um melhor resultado!

Se o seu estiver MUITO DANIFICADO, elástico, emborrachado: Neste caso a queratina é necessária!

  1. Primeiro lave os cabelos com shampoo de reconstrução capilar e enxágue.
  2. Aplique a queratina sobre toda extensão dos cabelos e faça um enveludamento mecha a mecha.
  3. Recomendo que aplique com a ajuda de um borrifador para “pegar” em todo o cabelo.
  4. Após borrifar, aguarde 15 minutos e enxágue.
  5. É normal o cabelo ficar um pouco “duro” após o uso da queratina! Para dar mais maleabilidade e maciez use uma máscara de hidratação ou condicionador, deixe agir por 5 minutos e enxágue.
  6. Se for sem enxágue: Existem algumas queratinas líquidas sem enxágue, neste caso, finalize fazendo uma escova e deixe agir por 48 horas! O cabelo ficará um pouco “pesado” e sem maleabilidade. Isso é normal, fique tranquila que depois que lavar os cabelos voltarão ao normal.

Queratina para potencializar a reconstrução:

A queratina pode ser utilizada para potencializar as máscaras de reconstrução que você tiver em casa.

  1. Basta diluir 10 ml de queratina na máscara, deixar agir por 20 minutos, em média, e enxaguar em seguida.
  2. Se os cabelos ficarem “pesados” após o uso, aplicar um pouco de condicionador nas pontas e deixar agir por 5 minutos, em seguida, enxaguar. Finalize como de costume.

Queratina líquida para cauterização:

+DICAS DE CABELOS???? ????

Essa é a forma que uso… e acho que é a melhor forma de usar a queratina, porque os resultados são mais rápidos.

Existem várias receitas de cauterização aqui no PE com misturinhas, mas dá para fazer só com a queratina mesmo. O que já vai dar um bom resultado!

  1. Lave os cabelos com shampoo de reconstrução capilar e enxágue.
  2. Com a ajuda de um borrifador aplique a queratina em todo o cabelo, penteie bem os fios até ficarem totalmente desembaraçados.
  3. Faça um escova e pranche os fios mecha a mecha.
  4. O cabelo não deve ser lavado nas 48 horas seguintes para que os resultados sejam melhores.
  • Quando cauterizar os cabelos?
  • Cabelos danificados podem ser cauterizados mensalmente.
  • Cabelos muito danificados podem ser cauterizados em 4 quinzenais e depois 1 vezes ao mês.

queratina liquida

Queratina pré-clareamento

Para proteger os cabelos antes do clareamento é substancial estar com os fios fortes para aguentar a química! Recomendo muito que use queratina no pré-claremento para evitar que os fios quebrem ou fiquem muito danificados.

Existem diversos produtos que são especialmente para o pré-clareamento, um exemplo é o Schwarzkopf BlondMe Spray Protetor Pré-Clareamento (Pré-coloração) – Enriquecido com queratina, protege os fios dos possíveis danos ocasionados pela química.

  1. Vaporize a queratina sobre os cabelos secos, mecha a mecha, principalmente nas áreas virgens dos fios ou onde o cabelo já cresceu após a tintura.
  2. Aplique a queratina até que o cabelo esteja bem úmido.
  3. Penteie para uma distribuição uniforme do produto. Não é necessário enxaguar. Seque completamente o cabelo para realizar o processo químico.

As queratinas no geral tem uma pigmentação “amarelada” o que amarela os cabelos loiros. Recomendo as queratina de cor “neutra” para evitar o amarelamento dos cabelos loiros. Um exemplo é a queratina que eu uso da Joico K Pak Liquid Reconstructor que tem cor neutra.. essa AQUI.

A queratina tira a progressiva do cabelo?

O único objetivo da queratina é repor massa capilar perdida, fortalecer a fibra capilar. A queratina não interfere no efeito “liso”. A única diferença que você pode sentir ao usar a queratina nos cabelos é os fios um pouco mais “pesados” devido a reposição de massa capilar perdida.

O que você deve evitar é usar shampoo antiressíduos – também conhecido como shampoo de limpeza profunda – que devido a limpeza profunda abre a cutícula capilar e remove os componentes da progressiva mais rapidamente.

  1. Como fazer shampoo antirresíduos
  2. Shampoo antirresíduos caseiro

Onde comprar queratina?

Recomendo as lojas online QueroMuito.com e WebSalão.com.br. Lojas seguras com garantia de entrega!

Algumas sugestões de queratina:

  1. Essa é a que eu uso e recomendo! Joico K Pak Liquid Reconstructor (SHOP).
  2. Truss Finish Care Brush Queratina Thermo Active (SHOP).
  3. Cosmética IT Ultra Recovery System Keratina Gel (SHOP).
  4. Cosmética IT Ultra Recovery System Keratina líquida (SHOP).
  5. Joico K Pak Equalizador de Porosidade H.K.P. Liquid Protein (SHOP).

E você, já usou queratina no cabelo? Qual queratina você usa e recomenda? Me conta sua experiência com queratina no campo de comentários abaixo

  1. Beijos no coração,
  2. KIKA
  3. Instagram: blogdakika

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*