Como aplicar reflexologia das mãos (com imagens)

Home » Barras » Conheça melhor a sua palma da Mão

Como Aplicar Reflexologia das Mãos (com Imagens)

Tendinite – realizar esforço intenso ou repetitivo, como digitar durante horas, pode causar inflamações nos tendões e dores intensas. Para prevenir esse tipo de lesão basta pressionar os dedos da mão oposta bem no meio do antebraço, próximo ao cotovelo. Apertando o tendão, rotacione o braço de um lado para outro por 15 vezes. Realize o movimento por toda extensão do antebraço iniciando no cotovelo até o punho

Intestino preso – deitar em uma superfície plana e colocar as mãos no abdômen, fazendo movimentos circulares no sentido horário. Depois, deixe as pontas dos pés voltadas para dentro, levante a perna esquerda o mais alto que puder e depois solte. Repita oito vezes. Não é necessário fazer o exercício com a perna direita porque o intestino é controlado pelo lado esquerdo do corpo

 Como Aplicar Reflexologia das Mãos (com Imagens)

Cólicas – posicione três dedos abaixo do umbigo, à esquerda, e pressione levemente o local por 15 segundos

Antiestresse – solte todo o ar do pulmão e respire enchendo, aproximadamente, 20% do diafragma. Em seguida, estufe o abdômen e solte o ar novamente. Repita 20 vezes e, se estiver deitada, mantenha os pés estendidos durante todo exercício

Região lombar – deite sobre as mãos fechadas e role o corpo de um lado para o outro com cuidado. As mãos devem ser posicionadas sob o ponto dolorido da coluna. Ao invés das mãos, podem ser utilizadas duas bolinhas de tênis para fazer a massagem

Dor de cabeça – pressione as têmporas com as pontas dos dedos e faça movimentos circulares

Tensão no pescoço – coloque as mãos sobre dois pontos paralelos da nuca e movimente-as na horizontal. Vá aproximando uma da outra sem deslizá-las sobre a pele. Repita o movimento por toda a extensão da coluna cervical

Pernas cansadas – flexione o pé e depois estique como se fosse pisar no acelerador de um carro. Ao mesmo tempo, vá apertando a panturrilha com as mãos e siga pelo do joelho até o calcanhar

Entre os principais benefícios da Yoga-Massagem estão o realinhamento da postura, a melhora da respiração, a recuperação da flexibilidade da coluna e articulações e o bom funcionamento dos órgãos internos, que são aliviados com a drenagem de toxinas. O método é usado no tratamento contra a ansiedade, estresse, irritabilidade, insônia, problemas no sistema circulatório, digestório e muscular. O objetivo é equilibrar os níveis físico, emocional e energético

Como Aplicar Reflexologia das Mãos (com Imagens)

“A técnica tem como base a ativação da respiração, circulação e energia vital, fortalecendo as respostas de cura do próprio corpo, prevenindo doenças. O toque profundo, a respiração, os alongamentos e trações vão abrindo progressivamente o corpo, dissolvendo as tensões musculares que impedem o fluxo harmonioso da nossa energia vital; vão reintegrando energia, por vezes contraídas por muitos anos, no nosso circuito livre de energia. Emoções contraídas no corpo, como dores, tristezas, ressentimentos vão sendo liberadas. Nos sentimos mais vitalizados, o corpo se fortalece, melhorando todo o seu funcionamento, trazendo mais tranquilidade, mais sensibilidade, mais conhecimento de si mesmo”, enumera Alba

Segundo a terapeuta, através da prática, as mudanças que queremos fora começam dentro de nós mesmos

Como Aplicar Reflexologia das Mãos (com Imagens)

Reflexologia das mãos

Reflexologia das mãos é o método de aplicação de pressão através dos dedos e polegares nas áreas das mãos. Estas áreas se encontram em todas as partes das mãos e correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo.

As mãos podem ser consideradas um espelho do corpo a mão direita reflete o lado direito do corpo, enquanto a mão esquerda reflete o lado esquerdo. A reflexologia é uma terapia simples, natural e não-invasiva, que estimula as forças internas de cura do corpo, trazendo bem estar físico, mental e emocional.

Se a pessoa tiver determinado problema de saúde ou só estiver procurando um modo de aliviar a tensão e manter-se saudável, a reflexologia será de excelente valor terapêutico.

Aplicada corretamente, a reflexologia da mão é totalmente segura. Se um reflexo particular não for trabalhado demais, não haverá perigo de excessiva estimulação, o que pode causar demasiada eliminação e efeitos colaterais desagradáveis. A reflexologia pode ser usada por qualquer pessoa, de bebês a idosos.

Leia também:  Como agir quando um menino a chama de feia: 6 passos

Como Aplicar Reflexologia das Mãos (com Imagens)

Como Aplicar Reflexologia das Mãos (com Imagens)

Ao longo da vida, muitas doenças costumam bater a nossa porta. Que tal escolher um caminho de mais vitalidade e equilíbrio? Percorrer uma trilha que nos livre da dor, do medo, da angústia? O mapa pode estar no nosso próprio corpo. Ele foi traçado pelos chineses há 5 mil anos. Quando chegou ao Japão, recebeu o nome de do-in, que significa caminho de casa. Um retorno para dentro de si mesmo.
“Quando nos tocamos, nos conhecemos mais. Percebemos onde estão as tensões do corpo. Percebemos quando precisamos parar para relaxar um pouco. O autoconhecimento nos ajuda muito”, diz o homeopata e acupunturista Marco Giostri.

Foi esse conhecimento milenar que ajudou a aposentada Ilma de Borba a enfrentar o drama provocado pela chuva em Santa Catarina. “Tinha muita angústia. Minha vontade era só chorar”, lembra. A água invadiu a casa dela. “Para depressão, eu comecei a fazer as massagens que eu já sabia. Para angústia e insônia, é na linha do pulso”, diz.

Como Aplicar Reflexologia das Mãos (com Imagens)

Reflexologia das mãos

Como Aplicar Reflexologia das Mãos (com Imagens)

A mão é constítuida por 27 ossos:- 8 carpais (ossos do punho), dispostos em duas fileiras – São conhecidos como trapézio (de quatro faces), trapezóide (de quatro faces), capitato, hamato (em forma de gancho), escafóide (como um bote), semilunar (semelhante à lua crescente), triquetral episiforme (em forma de ervilha).

– 5 metacarpais, que formam a palma da mão. As cabeças desses ossos constituem o nó dos dedos.- 14 falanges, que são os ossos dos dedos e do polegar. O polegar possui duas falanges, enquanto os dedos dispõem de três.Os ossos da mão e do punho são mantidos no lugar por um grande número de músculos, tendões e ligamentos.

Há um grande número de terminações nervosas nas mãos, o que as torna muito sensíveis.

Como Aplicar Reflexologia das Mãos (com Imagens)

Saiba mais na próxima página

Na reflexoterapia, o polegar humano é o mais importante dos instrumentos mas, por vezes, de acordo com a zona, haverá ocasiões em que será necessário usar um objecto mais incisivo. A borracha comum de lápis é óptima para a aplicação de uma massagem localizada profunda.

Os pioneiros da terapia zonal descobriram, logo no início dos seus estudos, que uma modalidade de pressão mais constante sobre os dedos da mão era ideal para determinados problemas.

Além dos elásticos e da borracha, os pregadores de roupa também podem ser usados para a aplicação de uma pressão forte, e os pentes de alumínio são perfeitos para se pressionar uma região ampla dentro das mãos de acordo com as zonas reflexas.

O primeiro contacto entre as mãos do terapeuta e do cliente é muito importante, antes de se iniciar o procedimento propriamente dito, é fundamental examinar as mãos visualmente. É impressionante vermos o que as mãos podem revelar. Uma pessoa saudável terá mãos que apresentam boa cor, pele sem manchas e um bom tónus muscular.

As mãos devem mostrar-se agradavelmente aquecidas, mas sem humidade e viscosidade excessivas. As unhas devem ter aparência forte e saudável. Qualquer anormalidade indica um desequilíbrio de uma ou mais zonas reflexas. Por exemplo, se houver uma verruga ou alguma pele dura localizada sobre a face externa do polegar, isso poderá indicar um problema de pescoço.

Inchaço em torno dos punhos indica um desequilíbrio do sistema linfático, já que a área reflexa pélvica linfática se localiza em torno do punho. As técnicas de relaxamento ajudarão a colocar o terapeuta e o cliente à vontade e a estabelecerem uma relação de confiança.

Um tratamento de reflexologia normal deve ser iniciado com dez minutos de técnicas de relaxamento e finalizado com a aplicação de mais alguns minutos destas técnicas. Fica de seguida o exemplo de algumas técnicas básicas.

Como Aplicar Reflexologia das Mãos (com Imagens)

Saiba mais na próxima página

Embora a reflexologia seja uma forma de terapia muito segura, há algumas situações em que o tratamento não é aconselhável ou certos cuidados devem ser considerados.Para qualquer problema grave de saúde que esteja a ser tratado por um médico. O cliente deve consultar o médico sobre a prática da reflexologia – em geral, ela é admissível.Febres – revelam que o corpo está a eliminar toxinas. O tratamento de reflexologia pode libertar mais toxinas no sistema. Deve-se esperar até que a febre tenha baixado.As doenças contagiosas de pele, como a sarna – (condições como eczema e psoríase não são contagiosas).Trombose ou flebite profundas numa veia – um coágulo pode mover-se.Após cirurgias – a pesquisa revela que a reflexologia pode ajudar o corpo a recuperar-se mais rapidamente, mas só um tratamento leve deve ser ministrado nas primeiras semanas após a cirurgia.Gravidez – a reflexologia das mãos não é recomendada para os três primeiros meses quando há um histórico de aborto.Evitar cortes, cicatrizes, contusões, ferimentos, veias varicosas severas ou quaisquer outras áreas dolorosas ao toque.Calosidades – usar pressão suave se estiverem sensíveis.Deve-se ter cuidado em relação ao reflexo do pâncreas quando se tratar um diabético.Usar menos pressão quando tratar um diabético, já que a pele por ser mais fina, mais frágil e demora mais tempo a cicatrizar.Idosos – usar tratamentos mais leves, pois em geral a pele tende a ser mais fina e as mãos podem sofrer de osteoporose (ossos frágeis) ou artrite.Crianças – requerem uma pressão leve – quanto mais novas, menos tempo de tratamento precisam.Doença terminal – usar pressão suave.Área do coração – será necessário cuidado com o reflexo do coração se houver problemas cardíacos.

Leia também:  Como aprender uma linguagem de programação (com imagens)

Bibliografia: “Reflexologia das Mãos” de Denise Whicello Brown – DinalivroFotografias: “Vencer el estrés” de Jane Campsie – Dinalivro; “Reflexologia das mãos” de Denise Whichello Brown – DinalivroAgradecimentos: Zilda Vieira de Sousa, professora de reflexologia, terapeuta, Presidente do Centro Brasileiro de Reflexologia; Luis Camarinha Matos, doutorado em Engenharia Informática.

Reflexologia das mãos: como fazer

A reflexologia é uma terapêutica alternativa que permite exercer efeito terapêutico em todo o corpo, atuando em uma única região, como as mãos, pés e orelhas, que são áreas onde estão representados os órgãos e diferentes regiões do corpo.

Segundo a reflexologia das mãos, as mãos representam pequenas versões do corpo e na presença de algum distúrbio no organismo, diversas reações aparecem nos pontos correspondentes nas mãos.

Este tratamento consiste na estimulação dos pontos nas mãos correspondentes ao local afetado, mediante a inserção de agulhas curtas e finas. No entanto, os estímulos também podem ser realizados com outros utensílios. Saiba também como fazer reflexologia nos pés.

Como Aplicar Reflexologia das Mãos (com Imagens)

Para que serve

Dependendo da região da mão que é estimulada, pode ser conseguido um efeito terapêutico diferente, podendo ser utilizado em situações de estresse, ansiedade, enxaqueca, prisão de ventre, má circulação ou distúrbios do sono, por exemplo. O ideal é que esta técnica seja realizada por um profissional especializado, no entanto pode ser realizado pela própria pessoa, seguindo os procedimentos passo a passo:

  1. Suavemente, mas com firmeza, pressionar as pontas de cada dedo na mão direita e beliscar suavemente os lados de cada dedo e repetir na esquerda;
  2. Esfregar firmemente os lados de cada dedo em ambas as mãos:
  3. Puxar suavemente cada dedo da mão direita, afrouxando aperto conforme se move da base para a ponta e depois passar para a mão esquerda;
  4. Segurar a pele entre o polegar e o indicador com o polegar e o indicador da outra mão, afastando gentilmente até que os dedos saiam da pele e repetir na outra mão.
  5. Descansar a mão livre na palma da outra mão, usar o polegar suavemente e massagear a parte de trás da mão e depois repetir na mão esquerda;
  6. Segurar o pulso na mão esquerda e massagear suavemente o pulso com o polegar esquerdo. Repetir com a outra mão.
  7. Massagear a palma da mão com o polegar esquerdo e repetir na outra mão;
  8. Pressionar suavemente o centro da palma com o polegar oposto e fazer duas respirações lentas e profundas. Repetir na outra mão.

Este procedimento é muito útil para ajudar a pessoa a relaxar e para aliviar alguns problemas de saúde relacionados com a região que é massageada, no entanto, existem várias formas de estimular essas regiões, que pode ser feito de uma forma mais direcionada, focando-se a estimulação em pontos específicos, representados no mapa acima.

Leia também:  Como agir quando seu namorado diz que você é linda

Alguns exemplos de como fazer esta estimulação são:

Alívio da dor de cabeça

Para aliviar a dor de cabeça, basta apertar por 5 tempos e soltar cada ponta dos dedos, repetindo 3 vezes em cada dedo, de ambas as mãos.  Este exercício deve fazer-se regularmente pela manhã e à noite, para prevenir as dores, e nas crises pode repetir-se várias vezes.

Melhora da digestão

Para melhorar a digestão, pode-se massagear a região da mão imediatamente abaixo do dedo indicador e do dedo médio, representado na imagem com o número 17. Depois pode-se repetir na outra mão.

Melhora da respiração e a tosse

Para melhorar a respiração e ajudar a reduzir a tosse, deve-se massagear a base do polegar de ambas as mãos, rodando com a mão contrária à volta do dedo polegar, durante cerca de 20 minutos

Quais os benefícios

Assim como outras terapias complementares, acredita-se que a reflexologia apresente benefícios para o sistema neurológico, ósseo e muscular, braços e ombros, coluna, região pélvica, sistema cardiovascular, sistema linfático, sistema digestivo, sistema urinário, sistema reprodutor e sistema endócrino.

Quem não deve recorrer a esta terapia

A reflexologia não deve ser praticada em pessoas com pressão sanguínea instável, problemas de fígado, cirurgia recente, cortes ou feridas nas mãos, fraturas, diabetes, epilepsia, infecções, problemas de alergia de pele ou pessoas que estejam a tomar drogas ou álcool ou medicamentos.

Reflexologia das mãos

A zonaterapia, mais conhecida como reflexologia, é uma técnica que tem como base a crença de que todas as partes do corpo humano estão interligadas com os pés ou com as mãos.

Pressionando-se alguma dessas áreas, regiões bem específicas dessas partes, o corpo é capaz de produzir efeitos terapêuticos para outras diversas partes. Ela nada mais é que um método que utiliza a pressão para tratar dores ou problemas de saúde.

Cada área pressionada corresponde a estruturas específicas do corpo, glândulas e órgãos.

A grande vantagem dessa técnica é que ela pode ser aplicada em qualquer situação ou em qualquer lugar.

A reflexologia das mãos, por exemplo, traz diversos benefícios para o corpo, porque, além de promover o relaxamento, auxilia a eliminar toxinas, melhora o sistema de imunidade, estimula as funções mentais, melhora a circulação sanguínea, eleva o nível energético, entre muitos outros.

Nosso corpo se encontra dividido em dez zonas, que terminam ou começam nos pés e nas mãos. Além disso, cada parte do corpo ou ainda cada órgão pode ser representado por essas regiões.

Por isso é que, quando estamos com algum problema ou dor que nos incomode, ao pressionarmos alguma dessas áreas, a dor pode ser eliminada, já que a ela se destina o fluxo do sangue, energia, os impulsos nervosos e nutrientes.

Antigamente, não havia nenhuma distinção entre mente, corpo e espírito. Assim, entendia-se que a saúde dependia basicamente do equilíbrio de elementos considerados distintos (emocional, físico e espiritual).

Como Aplicar Reflexologia das Mãos (com Imagens)

As mãos e a respiração são os únicos elementos que precisamos para aumentar e melhorar nossa vitalidade mental e física. O polegar é o mais importante dos instrumentos, no entanto, dependendo da zona de desconforto, será necessário utilizar um objeto mais contundente, como por exemplo, a borracha dos lápis ou um pregador de roupas, para aplicar a massagem.

Esse tipo de tratamento deverá ser iniciado com aplicação de métodos de relaxamento e finalizado da mesma maneira.

Apesar desse tipo de terapia ser considerada segura, há alguns cuidados que devem ser tomados. Se você tem um problema mais grave de saúde que já esteja sendo tratado, é recomendado que consulte seu médico e pergunte sobre a possibilidade de aplicação da reflexologia.

  • Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*