Como aplicar goma laca: 8 passos (com imagens)

Vernizes, Resinas e Aditivos Como Aplicar Goma Laca: 8 Passos (com Imagens) Como Aplicar Goma Laca: 8 Passos (com Imagens) Referência: 1024353

Descrição: Verniz transparente à base de resina epoxi de dois componentes, que quando misturados produzem acabamentos cristalinos de elevada dureza e brilho.

Para dar cor, pode juntar umas gotas de tinta vitral. Como Aplicar Goma Laca: 8 Passos (com Imagens) Como Aplicar Goma Laca: 8 Passos (com Imagens) Referência: 1024473

Descrição: Spray de limpeza para remover facilmente a tinta dos stencils, mantendo-os sempre em bom estado.

Capacidade: 150ml. Como Aplicar Goma Laca: 8 Passos (com Imagens) Como Aplicar Goma Laca: 8 Passos (com Imagens) Referência: 1024046

Descrição: Verniz incolor acrílico para utilizar como acabamento sobre os produtos La Pajarita, ou sobre qualquer outra superfície tratada com guache, aguarelas, tintas, etc.

e obter um efeito brilhante. Produto de boa extensibilidade, grande duração e resistência aos riscos. Para diluir ou limpar usar água. Como Aplicar Goma Laca: 8 Passos (com Imagens) Como Aplicar Goma Laca: 8 Passos (com Imagens) Referência: 1024047

Descrição: Verniz incolor para craquelar entre duas tintas.

Aplica-se sobre um objeto já pintado, deixar secar ao tato e aplica-se outra cor de tinta, de forma a criar contraste com a superfície já pintada. Ex: Rosa escuro a primeira pintura e rosa claro a segunda.
A dimensão do craquelado difere pela quantidade do verniz que aplicar, se pretender um craquelado fino e pequeno aplique pouco verniz, se gostar de craquelados largos e bem visíveis aplica-se uma camada farta de verniz. Como Aplicar Goma Laca: 8 Passos (com Imagens) Como Aplicar Goma Laca: 8 Passos (com Imagens) Referência: 1024067

Descrição: Goma laca com acabamento incolor.

Produto que se utiliza para fixar folha de ouro ou prata. Também é utilizado como tapaporos ou como acabamento sobre qualquer superfície. Idóneo para misturar com pó de ouro, prata, bronze, etc. Aplica-se com pincel ou trincha. Para diluir ou limpar usa-se álcool a 90º ou Diluente para Tintas La Pajarita. Referência: 1024074

Descrição: Vaselina liquida para colocar nos moldes e facilmente desmoldar.

Ideal para usar com resina cristal e em moldes de plástico mais rijo.

Capacidade: 75 ml

Referência: 1024118

Descrição: Verniz acrílico à base de água.

Depois de seco fica completamente transparente. Secagem rápida. Ideal para uso escolar, os pincéis lavam-se facilmente com água. Para usar em madeiras, telas, barros, papéis, cartões. Também pode usar-se como tapaporos em superfícies porosas.
Capacidade: 500 ml. Referência: 1024128

Descrição: Diluente sem cheiro, indicado para trabalhar no interior e para pessoas sensíveis ao cheiro ou com problemas respiratórios.

Indicado para limpeza de ferramentas e acessórios. Tem baixa capacidade de dissolvência. Referência: 1024140

Descrição: Verniz acrílico em spray para finalização e proteção de trabalhos.

Pode ser aplicado em diversos materiais: telas, madeira, cartão, flores artificiais.
Também disponível em mate.

Capacidade: 340 g

Referência: 1024150

Descrição: Laca Chinesa

Referência: 1024154

Descrição: Verniz acrílico em spray para finalização e proteção de trabalhos.

Pode ser aplicado em diversos materiais: telas, madeira, cartão, flores artificiais.
Também disponível brilhante.

Capacidade: 340 g

Referência: 1024175

Descrição: O verniz cerâmico permite um acabamento brilhante, dando um aspeto de vidro ou cerâmica no material em que se aplicar.

Pode realizar trabalhos em gesso, papel maché, madeira, chacota e muitos outros, tendo sempre resultados fabulosos. Referência: 1024245

Descrição: Kit craquelador (verniz base 100ml + craquelador 100ml) Incolor.

Produto não tóxico, e solúvel em água. O kit pode ser aplicado sobre madeira, MDF, cerâmica, vidro, gesso, metal, velas, porcelana, tela, entre outros. Antes da aplicação, a superfície deverá estar tratada com uma base ou pintada. Ideal para para usar com patines. Referência: 1024246

Descrição: A resina Cristal é ideal para a realização de moldes, esmaltagem, fundo de tabuleiros, criação de bijutaria, decoração de suportes e até como um verniz protetor.

Aplica-se em: vidro, cerâmica, metal, silicone, madeira pintada, plástico, moldagem de objectos decorativos.

Secagem: 12h ao toque / 24h em profundidade

Referência: 1024247

Descrição: A resina Cristal é ideal para a realização de moldes, esmaltagem, fundo de tabuleiros, criação de bijutaria, decoração de suportes e até como um verniz protetor.

Aplica-se em: vidro, cerâmica, metal, silicone, madeira pintada, plástico, moldagem de objectos decorativos.
Secagem: 12h ao toque / 24h em profundidade. Referência: 1024250

Descrição: A resina Cristal é ideal para a realização de moldes, esmaltagem, fundo de tabuleiros, criação de bijutaria, decoração de suportes e até como um verniz protetor.

Aplica-se em: vidro, cerâmica, metal, silicone, madeira pintada, plástico, moldagem de objectos decorativos.
Secagem: 12h ao toque / 24h em profundidade. Referência: 1024286

Descrição: Diluente sem cheiro e incolor, indicado para trabalhar no interior e para pessoas sensíveis ao cheiro ou com problemas respiratórios.

Indicado para limpeza de ferramentas e acessórios. Tem baixa capacidade de dissolvência. Referência: 1024319

Descrição: Impermeabilizante para tecidos, papéis, isopor e outros materiais.

Evita o desfiamento das costuras e bordados após as lavagens. Acabamento totalmente incolor após a secagem. Referência: 1024325

Descrição: Para colar a folha metalizada.

A ponta fina permite fazer desenhos e relevos.

Capacidade: 37 ml

Referência: 1024330

Descrição: Kit para obter verdadeiros craquelados sobre vidro.

Acabamento brilhante. Para usar em: vidro, metal, barro.

Capacidade: 2×45 ml

Referência: 1024335

Descrição: Indicado para dar efeito craquelado em peças de gesso, madeira, cerâmica, metal, papelão, etc.

Aplique uma demão da cor de fundo desejada com tinta acrílica e deixe secar. Aplique uma camada espessa do verniz e aguarde de 10 a 15 minutos. Antes que o verniz seque, aplique uma camada fina da tinta acrílica em uma cor contrastante com o fundo, ligeiramente diluída com água. Deixe secar completamente por 24 horas. Referência: 1024342

Descrição: Resina natural.

Utiliza-se como impermeabilizante de materiais porosos como madeira, gesso, cerâmica, etc. Deixa um leve tom amarelado. Secagem rápida. Solúvel em álcool. Referência: 1024356

Descrição: Adiciona um acabamento durável a artigos de cerâmica.

Referência: 1024360

Descrição: Verniz acrílico à base de água.

Depois de seco fica completamente transparente. Secagem rápida. Ideal para uso escolar, os pincéis lavam-se facilmente com água. Para usar em madeiras, telas, barros, papéis, cartões. Também se pode usar como tapaporos em superfícies porosas.

Capacidade: 250 ml

Referência: 1024361

Descrição: Verniz acrílico à base de água.

Depois de seco fica completamente transparente, brilhante e com glitter/pupurinas. Secagem rápida. Ideal para uso escolar, os pincéis lavam-se facilmente com água. Para usar em madeiras, telas, barros, papéis, cartão.

Capacidade: 250 ml

  • Referência: 1024362
  • Descrição: Verniz acrílico à base de água.
  • Capacidade: 1 litro

Depois de seco fica completamente transparente. Secagem rápida. Ideal para uso escolar, os pincéis lavam-se facilmente com água. Para usar em madeiras, telas, barros, papéis, cartões. Também se pode usar como tapaporos em superfícies porosas. Referência: 1024371

Descrição: Kit Craquelador de 500 ml Corfix.

Produto não tóxico, e solúvel em água. O kit pode ser aplicado sobre madeira, MDF, cerâmica, vidro, gesso, metal, velas, porcelana, tela, entre outros. Antes da aplicação, a superfície deverá estar selada ou pintada. Misture o Craquelador Colorido e Metálico com um pincel antes de usar. O tempo de secagem dependerá da temperatura ambiente. Não utilizar o mesmo pincel para os dois produtos. Referência: 1024420

Descrição: Verniz acrilico brilhante.

Para finalizar pinturas com tinta acrílica ou guache. Protege as pinturas e dá-lhe brilho.
Capacidade: 1litro. Desde: Referência: 1024421

Descrição: Verniz em spray transparente.

Muito prático para usar. Indicado para todo o tipo de suportes, telas, cartão, madeira, vidro.
Coloque uma camada fina de verniz e repita se necessário depois de seco. Para proteger e dar brilho. Disponível com finalização mate e brilhante.
Capacidade: 400ml.

Escolha uma das opções deste produto na caixa de seleção ou então na tabela abaixo:

Referência: 1024422

Descrição: Verniz cola acrílico para decoupage (técnica do guardanapo) e colagens de papéis impressos, sobre madeira, cerâmica, vidro, metal, massa de modelar.

Capacidade: 1 litro. Referência: 1024424

Descrição: Elimina facilmente resíduos de cola em superfícies como plástico, vidro e metais.

Remove resíduos da maioria das fitas adesivas, de etiquetas, de gordura, alcatrão, resinas e outras impurezas.
Evapora sem deixar resíduos. Spray com aroma agradável. O líquido de limpeza é baseado em LIMONENO de origem natural. Isento de silicone. Referência: 1024433

Leia também:  Como casar em skyrim (com imagens)

Descrição: Verniz de acabamento para usar com a Cernit ou com outro tipo de massa polimérica.

Para dar brilho e proteger. Também pode ser usada em argilas, chacotas, marfinites.

Capacidade: 30ml

Desde: Referência: 1024437

Descrição: Primário para usar como tapa poros em superfícies muito porosas ou absorventes, para evitar gastar muita tinta na pintura.

Diluir com água.
Sem diluir pode-se usar como fixador de tintas guache.

Escolha uma das opções deste produto na caixa de seleção ou então na tabela abaixo:

Referência: 1024442

Descrição: Verniz incolor para craquelar entre duas tintas.

Aplica-se sobre um objeto já pintado, deixar secar ao tato e aplica-se outra cor de tinta, de forma a criar contraste com a superfície já pintada. Ex: Rosa escuro a primeira pintura e rosa claro a segunda.
A dimensão do craquelado difere pela quantidade do verniz que aplicar, se pretender um craquelado fino e pequeno aplique pouco verniz, se gostar de craquelados largos e bem visíveis aplica-se uma camada farta de verniz. Referência: 1024463

Descrição: Verniz acrílico à base de água fosforescente, brilha no escuro, para usar por cima de objetos pintados.

Depois de seco fica completamente transparente. Secagem rápida. Ideal para uso escolar, os pincéis lavam-se facilmente com água. Para usar em madeiras, telas, barros, papéis, cartões.

Capacidade: 250 ml

3 formas simples de aplicar goma laca

A goma laca é o acabamento preferido de muitos marceneiros e artesãos por ser versátil e fácil de aplicar. E quando o assunto é produzir um acabamento de qualidade esta combinação é difícil de ser batida. Ela é compatível com quase todos os outros acabamentos e stains, o que a torna um dos melhores seladores – e também pode ser aplicada como acabamento final.

A goma laca talvez seja o acabamento que seca mais rapidamente: está seca para contato em alguns minutos e permite a aplicação de uma nova demão em meia hora. E pode ser aplicada com qualquer um dos métodos tradicionais: pincel, boneca ou pistola. O único porém da goma laca é sua moderada resistência à umidade, o que significa que ela não é indicada para todos os tipos de trabalho.

O básico

A goma laca é diluída em álcool – quando ele evapora deixa um filme de resina sobre a madeira. E cada demão aplicada “derrete” na demão anterior para formar uma camada única e resistente de verniz. A goma laca pode ser comprada em escamas ou pronta para uso. O verniz preparado é mais fácil de usar e sempre deve-se tomar o cuidado de comprar um verniz preparado há pouco tempo.

O corte

A goma laca não é aplicada em uma concentração única. Muitas vezes é necessário variar a proporção de resina e álcool para realizar trabalhos específicos.

“Corte” é o nome dado à esta proporção, e originalmente é medida em libras-peso de resina por galão de álcool.

A conversão para gramas/litro é fácil: 120g de resina para cada litro de álcool corresponde a um corte de 1 libra; basta dobrar a proporção de resina para se obter um corte de 2 libras.

Um corte de 3 libras é difícil de ser aplicado: a goma laca fica “grudenta” antes de ser possível aplicar um filme uniforme. Os cortes mais fáceis de aplicar são de 2 libras, ou mesmo 1 libra: apesar de serem necessárias mais demãos para formar um filme espesso de proteção o acabamento final dá muito mais destaque à madeira.

Aplicação com pincel

É a forma mais comum de aplicação. Cortes de 1 libra e meia a 2 libras são fáceis de serem trabalhados porque ela vai se espalhar uniformemente em uma superfície horizontal e não escorre demais na vertical.

O segredo da aplicação com pincel é trabalhar rápido e não passar o pincel várias vezes no mesmo lugar. A goma laca se espalha de maneira uniforme na madeira, então se concentre em cobrir toda a superfície rapidamente. Dê pinceladas longas acompanhando os veios da madeira.

O álcool evapora rapidamente, deixando a goma laca pegajosa logo depois de aplicada. Por causa disso não passe o pincel sobre uma área que já foi coberta – você irá arrastar resina parcialmente seca e isso deixa áreas com um filme manchado e grosseiro. Também por esta razão aplique a goma laca sempre uma áreas contíguas, isto é, não pule pedaços da superfície.

Em superfícies verticais o trabalho é ligeiramente diferente. A maior preocupação é evitar que a goma laca escorra, então aplique uma camada bem fina para cobrir a madeira e logo em seguida passe o pincel em cima mais uma ou duas vezes. Desta maneira é fácil checar se há sinais de que a resina escorreu e consertar imediatamente.

Depois que a primeira demão estiver completamente seca, o que leva de 30 minutos a 1 hora, lixe levemente a superfície. A goma laca está seca se o pó do lixamento é branco. Limpe o pó e repita o processo.

O número de demãos depende do visual do acabamento e da espessura do filme que se deseja: 3 demãos formam um filme fino, quatro ou mais demãos formam um filme grosso o suficiente para ser polido com lã de aço ou esponja abrasivas de acabamento.

Aplicação com boneca

A goma laca também pode ser aplicada com um pano dobrado formando uma almofada ou com uma boneca de pano e algodão.

Eles são uma alternativa ao pincel, e este é um trabalho diferente do polimento francês, uma técnica de aplicação que envolve inúmeras etapas de preparação e trabalho entre as demãos.

A boneca permite trabalhar rapidamente com um maior controle sobre a espessura do filme de acabamento.

O corte ideal é de 1 libra – o pano corre facilmente sobre a superfície da madeira e não deixa marcas. Utilize qualquer pano macio, limpo e seco. Dobre-o até que a almofada fique do tamanho da palma da mão com uma base redonda e uniforme. O tamanho é importante porque o pano absorve a resina e precisa ter o suficiente para deslizar na madeira sem ficar seco no meio da “pincelada”.

Este trabalho funciona muito bem em superfícies planas. Com a almofada carregada de goma laca, esfregue-a de um lado a outro da peça acompanhando os veios da madeira e levante-a no final para completar a “pincelada”.

A espessura da demão pode ser controlada de acordo com a pressão exercida sobre a almofada. Quando esfrega o pano você espreme a goma laca do pano para a madeira: quanto mais pressão for feita, mais goma laca é aplicada.

Assim como o trabalho com pincel, evite passar sobre áreas pegajosas. Cubra toda a superfície rapidamente e deixe-a secar.

Em superfícies verticais a almofada ajuda muito a evitar que a resina escorra; em superfícies cheias de contornos o trabalho exige um pouco mais de cuidado, mas também é fácil.

São necessárias mais demãos para se obter a espessura de filme e o acabamento desejados, mas o maior número de demãos é compensado pelo menor tempo necessário para a laca secar entre entre cada uma.

Aplicação com pistola

Se você tem uma pistola e uma área ventilada, aplicar goma laca com pistola é um trabalho rápido com resultado excelente. É possível cobrir grandes áreas rapidamente e com a técnica adequada o acabamento é fica liso como vidro. Utilize um corte diluído – 1 libra – e aplique demãos finas. A goma laca vaporiza facilmente e começa a secar praticamente ao deixar a pistola.

Siga uma rotina normal de aplicação: áreas de difícil acesso primeiro, seguidas de bordas e por último áreas planas. Mantanha a pistola em movimento o tempo todo para evitar manchas de excesso e que a goma laca escorra.

Especialidade de Decoupage Respondida

Especialidade de Decoupage, se você não tem, vamos mudar isso!

1. O que é Decoupage?

R: É a arte de cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista, papel, dando a aparência de uma delicada incrustação.

2. Apresentar a história desta técnica, incluindo país de origem, desenvolvimento e tantas curiosidades que puderem ser encontradas.

Leia também:  Como calcular o dia da semana em uma planilha: 3 passos

R: Decoupage palavra de origem francesa “découpage” derivada do verbo “decouper” que significa “para cortar” é usado para revestir desde pequenas caixas a grandes peças do mobiliário.

A história da découpage moderna tem, no entanto, início com a paixão que os tribunais europeus mostraram para uma técnica particular, chegou da China já no século 16 e que se estabeleceu na Europa, especialmente no final do século XVII: lacagem.

A decoupage foi muito popular na Europa entre o século 17 e 18. Com a abertura das rotas comerciais para China no século 17, muitas peças de porcelana vieram para Europa. Em 1682 Luiz XIV foi presenteado pelo embaixador do Sião com um jogo de jantar. Isto nunca havia sido visto e logo caiu na moda.

Os fornecedores de móveis começaram logo a fazer imitação dos desenhos laqueados com figuras asiáticas, que ficaram conhecidos como “chinoiserie”. Artistas famosos tinham seus desenhos ou esboços aplicados em painéis. Na Inglaterra a técnica era conhecida como japonesa.

Isto consistiu em um procedimento muito complicado que fazia móveis e objetos embelezados com decorações sob dezenas e dezenas de camadas de verniz muito brilhante.

O custo dos objetos chineses lacados era tão alto e a produção era tão inadequada comparada ao pedido que os habilidosos fabricantes de móveis venezianos pensavam em propor um produto de imitação no mercado, que consistia em recortar estampas orientais, colá-las e protegê-las sob acabamento sandrace: camadas (uma resina de origem natural), para obter um objeto muito similar ao original.

Découpage, conhecido na Itália como “pobre laca” ou “arte pobre”, foi introduzido no século XVIII pelos fabricantes de móveis venezianos para encurtar o tempo de realização de móveis laqueados em chinoiserie ou com galantes cenas típicas da colagem do século XVIII cortada e pintada moldes; grande produtor na indústria de cartões foi a impressora Remondini em Bassano del Grappa.

Em 1762, Robert Sayer publicou um livro com 1500 desenhos para decoupage. As ladies da corte tinham como nova paixão a decoupage e logo todas estavam recortando e colando qualquer coisa que lhes chegassem às mãos.

Havia livros e catálogos sobre o assunto. Em 1772 Mary Delany inventou uma nova técnica onde utilizava flores naturais para decoupage.

Quando iniciou este hobby Mary Delani já estava com 72 anos e num período de 10 anos ela realizou em torno de 1000 trabalhos que chamava de “Mosaico de papel”.

Na França Maria Antonieta e sua corte também aderiram à moda e faziam decoupage com imagens de artistas famosos como Boucher e Fragonard. Nas obras de decoupage feitas por Maria Antonieta em 1780 encontrava-se a seguinte frase: “Découpure faite par la Reine” ou “Decoupage by the Queen”. No século 18 as pinturas de sala foram os novos caminhos para a decoupage.

Foram achados com frequência em grandes salas de casas inglesas. Às vezes cobriam paredes inteiras ou apenas parte delas. No início do século 19 a paixão pelas colagens foi declinando. Reapareceu novamente na época Vitoriana.

O sucesso e o retorno desta tradicional forma de artesanato talvez se devam a facilidade na sua execução e na aplicação em diversos suportes, tendo com isto a possibilidade de modificar e decorar pequenas peças, móveis e até mesmo paredes. Como o experimento sempre fez parte da vida do homem seguem os avanços e o novo aparece.

Continuando pelo caminho da decoupage nasce nos EU em 1963 a “Arte francês” pela mão de Patrícia Nimochs que usava de 2 a 3 lâminas sobrepondo os recortes para causar efeito de relevo. O nome “Arte Francês” deriva do seu trabalho que era feito com imagens típicas de pequeninas ruas francesas.

A Arte francês é uma técnica decorativa que consiste em transformar uma imagem plana em outra com relevo e profundidade. Com o aperfeiçoamento da técnica para valoriza-la ainda mais, são usadas de 3 a 8 lâminas em média. As lâminas vão sendo recortadas, trabalhadas e fixadas por etapas, no suporte escolhido. A colocação é feita de maneira ordenada e cuidadosa.

Com esta técnica o trabalho ganha volume e profundidade tendo como resultado final uma peça belíssima. A escolha de uma lâmina com bom gosto, aliada a certa habilidade e a execução da técnica com capricho e dedicação, garante o sucesso de um trabalho impecável que vem fazendo muitos adeptos aqui na América latina.

Um objeto como uma pequena caixa ou um item de mobília é coberto por recortes de revistas ou de papéis fabricados sob medida.

Cada camada é selada com vernizes (muitas vezes camadas múltiplas) até que a aparência “presa” desapareça e o resultado se pareça com trabalhos de pintura ou incrustações.

A técnica tradicional usava de 30 a 40 camadas de verniz que depois eram lixadas até um acabamento polido.

Decoupage em 3D (às vezes também chamado de decoupage) é a arte de criar uma imagem 3D recortando elementos de tamanhos variados de uma série de imagens idênticas e colocando-as uma sobre a outra, geralmente com espaçadores de espuma adesiva entre cada camada. dê mais profundidade à imagem.

Decoupage Pyramid (também chamado pyramage) é um processo semelhante ao decoupage 3D. Na decoupage em pirâmide, uma série de imagens idênticas são cortadas em formas progressivamente menores e idênticas que são colocadas em camadas e fixadas com espaçadores de espuma adesiva para criar um efeito “pirâmide” em 3D.

Iconografia

A opção da técnica de decoupage é encontrada na iconografia russa: a técnica é geralmente chamada de aplique em uma base de madeira.

Esta técnica decorativa consiste na excisão escrupulosa de imagens de vários materiais (madeira, couro, têxteis, papel e similares), que são então coladas ou fixadas a superfícies diferentes para decoração.

Na Rússia, essa técnica não era conhecida até o século 17, foi trazida para a Câmara de Arsenal por artistas ocidentais. Nele, em particular, o ícone “Salvador Emmanuel” da coleção do GIM foi executado.

Decoupage florentino

Artesãos em Florença, Itália, produziram objetos decorativos usando técnicas de decoupage desde o século XVIII. Eles combinaram a decoupage com outras técnicas decorativas já populares em Florença, como dourado com folha de ouro e desenhos de madeira esculpida.

Essas técnicas mais antigas já eram usadas para produzir artigos como: móveis, molduras para quadros e até capas de livros de couro com ferramentas. Conhecido como artesanato de estilo florentino, esses itens são agora antiguidades altamente colecionáveis.

Os artesãos florentinos usaram o decoupage adicionando-o ao espaço dentro de uma moldura dourada esculpida, ou adicionando o decoupage a uma placa de madeira. Os artesãos usavam reproduções coladas de obras de arte famosas, quase sempre representações religiosas. Trípticos florentinos usando imagens de decoupage de cenas bíblicas como a Crucificação são um motivo comum.

À medida que a sociedade se tornou mais secular no início do século 20, e turistas católicos e não católicos começaram a comprar mais ofícios de artesãos florentinos, as imagens de decoupage tornaram-se menos religiosas e refletiam mais as famosas obras de arte italianas em geral.

História dos Guardanapos

Os guardanapos eram produzidos (principalmente na Alemanha e Holanda) para mesa posta, fazendo às vezes uma composição com pratos, xícaras, etc. Um detalhe muito importante, e por exigência dos consumidores mundo afora, é que os guardanapos produzidos na Europa são coloridos com corantes naturais a base d'água para serem levados à boca.

Os artesãos começaram a utilizar o guardanapo no artesanato por sua textura (utiliza-se somente uma das 3 folhas do guardanapo) que facilitava a penetração da cola permeando o guardanapo no objeto a ser decorado.

Rapidamente os fabricantes de material para artesanato desenvolveram colas especiais que permitiram a aplicação também em tecidos (podendo ser lavados até em máquinas) e vasos que depois poderão ficar expostos às intempéries. Os fabricantes ficaram deslumbrados com a nova utilização do produto e aumentaram consideravelmente sua produção.

Leia também:  Como bloquear células no excel (com imagens)

A maior surpresa para os fabricantes foi a grande exportação dos guardanapos para o hemisfério sul, que não utiliza esses guardanapos para mesa posta e sim firmemente no artesanato.

  • Tipos de decoupage
  • Existem cinco tipos principais de decoupage: direta (clássica), reversa, volumétrica, esfumaçada (artística), patch deco.
  • Estilos de decoupage

Atualmente nos estilos populares de decoupage: Provence, estilo vitoriano, país, cheby-chic, simplicidade, militar, etno. Isto é devido principalmente às tendências atuais na estilística de interiores.

3. Fazer uma lista do material e equipamentos necessários para o decoupage.

  1. R: Em vidro
  2. · Guardanapos ou papéis de decoupage
  3. · Cola gel (multicolage) para decoupage com guardanapo ou cola extra para decoupage com papel
  4. · Tinta acrílica ou tinta látex PVA
  5. · Tesoura
  6. · Fita crepe
  7. · Pano
  8. · Lixa fina (em caso de material em MDF)
  9. · Álcool para limpeza do vidro
  10. · Pincéis
  11. · Rolinho
  12. · Saco plástico para alisar o papel ou o guardanapo
  13. · Primer
  14. · Pote, garrafa ou vasilha de vidro, caixa MDF,
  15. Para impermeabilizar o vidro:
  16. · Verniz de uso geral, verniz vitral ou kit para vitrificação (com um desses acabamentos as peças poderão ser lavadas, mas não deixadas de molho);
  17. · Verniz spray acrílico (como esse produto é à base de água, só é indicado para vidros decorativos que não serão lavados).

4. Descreva a forma apropriada de limpeza de cada ferramenta utilizada.

R: Assim que terminar de pintar limpe toda a tinta do pincel com o solvente apropriado. Depois disso o pincel deve ser sacudido e enxugado com um pano. Então ele deve ser bem lavado com água morna e um sabão comum (um bom exemplo é o sabão de coco). É importante que todos os traços do sabão sejam enxaguados.

Pincéis que ficaram com tinta e endureceram podem ser limpos com removedor de tinta, mas têm sua vida útil encurtada.

Para deixar os seus pincéis sempre em ordem, depois de limpar bem com solvente, dê mais uma ou duas lavadas nos fios com detergente líquido puro, desses de lavar louças.

Depois de secar bem, enrole os fios com fita crepe, guarde os pincéis todos juntos, dentro de um pote, com os cabos para cima.

Quando o nosso estoque de pincéis não é grande o suficiente para uma mesma seção de pintura pode-se fazer uma limpeza rápida pra a troca de tintas. No caso da pintura em acrílico os mais simples é o uso de água e secagem em um pano. Se houver tempo, o uso do sabão é indicado, mas é importante que o pincel seja bem enxaguado.

No caso da pintura a óleo, retira-se a tinta acumulada em um recipiente com terebintina ou aguarrás e enxuga-se o pincel com um pano. Para secar o pincel, agora limpo, o mergulhamos em um recipiente com acetona ou benzina. Depois ele deve ser bem enxaguado e enxugado com um pano. A acetona lava a terebintina e seca quase instantaneamente.

O pincel fica pronto para o uso.

Pincéis que foram usados para pintura em tinta acrílica devem ser lavados imediatamente em água fria, pois o acrílico seca rapidamente. Nunca limpe os pincéis com água quente.

Os rolinhos devem passar pelo mesmo processo que os pincéis de acordo com o tipo de tinta utilizado.

Nunca guardar um item sujo.

5. Descrever como preparar a madeira ou objeto de metal para o decoupage.

R: A madeira deve ser bem lixada para retirar todas as imperfeições e limpa com um pano úmido bem espremido para retirar todo pó. Deixar secar. Pinte o objeto com a tinta acrílica na cor branca. Depois de esperar secar, pinte-o na cor desejada e faça a aplicação da decoupage.

No objeto de metal, lixar muito bem antes de começar as etapas seguintes, retirando toda a cobertura que por acaso a peça tenha. Se necessário use removedores de tinta para auxiliar nesse processo. Considerando que a peça é nova, vamos limpar muito bem sua superfície usando uma diluição de água e vinagre em proporção 1/1.

Essa mistura retira toda a gordura que esteja sobre a peça e que vai interferir na pintura caso não seja retirada totalmente. Pinte a peça com produto anti-ferrugem que nós conhecemos como zarcão. Isso fará com que ela fique protegida por mais tempo contra pontos de ferrugem. Use um pincel chato e largo que depois você joga fora.

Escolha um bem barato. Aguarde secar bem. Enquanto a tinta anti-ferrugem seca, vamos trabalhar as gravuras. Para usar gravuras de papel sobre o metal vamos aplicar goma laca na frente e no verso da figura escolhida. Passe a goma laca de um lado e aguarde secar e depois repita do outro lado. Pinte toda a peça com a cor que escolheu.

Use tinta PVA e pincel largo e macio. Dê duas demãos pelo menos e aguarde a secagem completa da tinta. Para posicionar o conjunto de figuras sem cometer erros e se arrepender depois, fixe-as com pedacinhos de fita crepe e vá ajeitando até ficar satisfeita com a composição.

Demarque levemente com um lápis alguns dos contornos das figuras e em seguida retire as gravuras para passar a cola. Pincele cola de decoupage ou cola branca de boa qualidade no verso de cada figura e reposicione no lugar marcado. Use uma esponjinha úmida para pressionar as gravuras sobre o metal e retirar as bolhas. Faça isso com calma e cuidado.

Para terminar aplique verniz em toda a peça de metal. Aplique pelo menos duas demãos. A escolha entre fosco ou brilhante fica por sua conta.

6. Explicar 3 maneiras pelas quais o material impresso pode ser usado no decoupage.

R: Os papéis para decoupage normalmente são impressos em papel couche brilhante. Os papéis para arte francesa são impressos em papel couche de gramatura mais alta (mais

espessos). Para fazer decoupage simples, é preferível usar papel comum (aquele que usamos nas impressoras de casa ou do trabalho).

7. Explicar o passo a passo desta técnica.

R: Depois de impresso, passe uma demão de goma laca incolor no verso da figura. Deixe secar por pelo menos uma hora (pendure no varal pela ponta); Na frente da figura, passe uma demão de goma laca incolor, COM MUITO CUIDADO, para não borrar, passando o pincel em um único sentido, e uma única vez sobre a figura. Deixe secar por pelo menos uma hora;

Obs: Entre uma demão e outra, limpe bem o pincel com álcool e deixe secar para uma nova utilização.

Depois disso o papel está pronto para recortar e colar onde você preferir. Para colar em latinhas, sabonetes e/ou peças em MDF utilize cola branca.

  • 8. Seguindo os passos básicos, completar 2 dos objetos a seguir:
  • Item prático.
  • a) Chaveiro.
  • b) Suporte de livros.
  • c) Garrafa.
  • d) Caixa para lenços de papel.
  • e) Objeto de sua escolha.

9. Um dos objetos preparados durante o cumprimento do requisito 8 deve ser dado de presente a algum idoso membro da comunidade ou em visita a uma casa de repouso.

Item prático.

Fontes pesquisadas:
forumdaconstrucao.com.br | asminhascriacoes.blogs.sapo.pt | gigidecoracao.blogspot.com | hisour.com | artesanato.com | fazfacil.com.br | arteblog.net | viladoartesao.com.br | br.answers.yahoo.com | oficinadearte.wordpress.com | sonholilas.com.br — ♥ —

Especialidade enviada pela desbravadora Alessandra Somolinos, obrigada! ♥
Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail [email protected]
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

  1. Baixe a Especialidade.
  2. Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
  3. Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.

Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*