Como aplicar base no rosto: 13 passos (com imagens)

  • Como Aplicar Base no Rosto: 13 Passos (com Imagens)
  • Desde que fiz um post com algumas fotos de antes e depois de contornos faciais, recebi inúmeras mensagens de leitoras me perguntando como reproduzir a técnica em casa e quais produtos usar.
  • + O esmalte azul de Giovanna Antonelli

Com ajuda da maquiadora Tatiana Donadio, do Studio W Alphaville, criamos um passo a passo com seis etapas para fazer o contorno perfeito. O tutorial fotográfico inclui também os produtos usados e algumas dicas para o resultado ficar ainda mais natural. Confira.

Passo 1 – Primer

Como Aplicar Base no Rosto: 13 Passos (com Imagens)

Continua após a publicidade

Com a pele limpa e hidratada, use um primer para controle de oleosidade em todo o rosto e em especial na zona T (testa, nariz e têmporas). Esse produto ajuda a disfarçar poros abertos, minimizar rugas e linhas de expressão e prolongar a durabilidade da maquiagem. “Passe o creme massageando no sentido do centro do rosto para as orelhas, isso ajuda a drenar e dar viço à pele”, ensina Tatiana.

Passo 2 – Base

Como Aplicar Base no Rosto: 13 Passos (com Imagens)

Aplique uma base com tonalidade próxima à da pele e use um pincel para espalhar bem o produto. Finalize com uma esponjinha de látex. “A esponja deixa o resultado ainda mais natural e com textura bem fininha”, explica Tatiana. Ela usou o pincel nº 1 e esponja nº 2 do quadro de acessórios (ao final do texto).

Passo 3 – Corretivo

Como Aplicar Base no Rosto: 13 Passos (com Imagens)

Continua após a publicidade

Use um corretivo iluminador para disfarçar olheiras e iluminar a região ao redor dos olhos. “Eu costumo usar em forma de um triângulo, descendo das olheiras até as bochechas, para não dar o temido efeito panda”, revela.

Passo 4 – Luz e sombra

Como Aplicar Base no Rosto: 13 Passos (com Imagens)

O contorno nada mais é do que a consagrada técnica de luz e sombra aplicada à maquiagem. “Em geral, iluminamos o que queremos projetar e dar volume e escurecemos o que desejamos afinar e dar menos destaque”, conta.

+ Dez famosas antes e depois da franja

No passo a passo, usamos uma base mais clara no centro da testa, têmporas, cantinhos do nariz e queixo. Já na raiz do cabelo, maxilar e abaixo das maçãs do rosto foi usada uma base mais escura. O tom mais escuro também é aplicado nas laterais do nariz, para afiná-lo. Confira na imagem acima (clique para ampliar).

Continua após a publicidade

Passo 5 – Esfumando

Como Aplicar Base no Rosto: 13 Passos (com Imagens)

Aplicados os corretivos nos locais estratégicos, é hora de esfumar. O ideal é usar um pincel chanfrado, de preferência com cerdas de fibra ótica, que espalham melhor o produto. Os movimentos devem ser circulares.

“Comece esfumando a testa, depois desça para o nariz e finalize nas maçãs do rosto. Troque o pincel no meio do caminho se ele estiver muito sujo, para não acumular produto”, mostra Tatiana.

O pincel nº 3 do quadro de acessórios é indicado para essa fase.

Passo 6 – Blush e rímel

Como Aplicar Base no Rosto: 13 Passos (com Imagens)

Com o contorno já finalizado, o blush rosado é aplicado nas maçãs para dar vida ao visual. Recomenda-se aplicar também um pouco de iluminador nas têmporas e realçar as sobrancelhas (que acabam apagadas pelo excesso de base e corretivo). Nos lábios, usamos apenas um hidratante para deixar a maquiagem natural.

Continua após a publicidade

Finalizado

Como Aplicar Base no Rosto: 13 Passos (com Imagens)

Depois de finalizado o passo a passo da pele, você pode optar por um visual mais natural ou incrementar a maquiagem com olhão esfumado, boca vermelha, etc. Na primeira foto, mostramos o resultado do contorno sozinho, apenas realçado por blush e rímel, como no passo acima. E aí? O que acharam da mudança?

  1. + Dermablend voltará a ser vendida no Brasil
  2. Os produtos usados
  3. Como Aplicar Base no Rosto: 13 Passos (com Imagens)

Continua após a publicidade

(Clique na imagem para ampliar)

Um agradecimento especial à linda da Adriana Naccarato, personal stylist que topou ser a modelo do nosso ensaio. Gostaram do visual dela?

Dúvidas e comentários sobre o post no box abaixo. Prometo responder todos!

Fotos: Rogério Canella

  • luz e sombra
  • maquiagem
  • passo a passo

Modelo de Persona: Crie a sua com esses 13 Passos

Para entender melhor como criar um modelo de persona passo a passo, você precisa primeiro entender o que é exatamente persona e porque ela é importante.

Por isso que abaixo você acompanha uma breve explicação, seguido de exemplos práticos para começar a criar personas ainda hoje!

O que é persona?

  • Persona é a representação de pessoas que irão se envolver com o seu produto em algum momento da sua vida, tornando-se clientes.
  • Ou seja, a persona seria aquele cliente ideal que você quer atingir e que procura pelos seus produtos ou serviços para resolver seus problemas e sanar suas dores.
  • Embora os indivíduos apresentados em um modelo de persona sejam tecnicamente hipotéticos, as informações contidas na criação de persona não devem ser hipotéticas.
  • Elas  devem ser concluídas com base em fatos, dados concretos e pesquisas levantadas pela sua empresa.
  • Por isso que, o ideal é realizar pesquisas e conversar com seus consumidores e potenciais clientes antes de desenvolver as personas.

Isso pode ser feito através de envio de e-mails, chamadas, redes sociais, etc. Salve todos os dados obtidos e sintetize informações.

Por que criar modelo de persona é importante?

Desenvolver um modelo de persona é um processo que demanda esforço e pode levar tempo até sua conclusão, mas esse trabalho é necessário para garantir que cada decisão de negócio, design e marketing sejam assertivas e direcionadas ao público-alvo especificamente.

Leia também:  Como alternar entre acordes na guitarra: 11 passos

Como Aplicar Base no Rosto: 13 Passos (com Imagens)

O que isso significa? Que em todas as estratégias desenvolvidas pela empresa você usaria as personas como base para tomar decisões importantes que envolvem toda a área de marketing, como por exemplo:

  • Se comunicar com uma linguagem adequada ao público
  • Criar conteúdos mais pontuais e assertivos
  • Melhorar estratégias de redes sociais
  • Ajustar suas campanhas no Ads
  • Adequar a identidade visual da marca
  • Criar artes otimizadas
  • Redesenhar o site
  • Desenvolver novos produtos e serviços
  • Dentre outros

As possibilidades são infinitas, uma vez que tendo bem definido quem são as pessoas que você quer atingir e entendendo o universo do seu público você consegue tomar decisões inteligentes e diminuir chances de perdas e campanhas com alto custo que não trarão nenhum – ou pouco – resultado.

13 passos para entender como construir personas

Como Aplicar Base no Rosto: 13 Passos (com Imagens)

1- Defina nomes

O nome da persona permite que você faça referência facilmente a um grupo de usuários durante as discussões e criação de estratégias.

Por isso, o primeiro passo é escolher nomes com sabedoria. Se você der nomes humanos às personas, certifique-se de que aqueles que visualizam os documentos não façam generalizações com base apenas em nomes. Uma persona chamada “Carla” não significa que todos os usuários dessa categoria serão do sexo feminino.

Se ao invés de nomes, preferir usar títulos como “aspirante a empreendedor”, verifique se não estão muito generalistas.

O título deve sintetizar bem os objetivos e necessidades desse público. Para pensar nisso você deve considerar as informações que ele transmite.

2- Escolha a imagem

Não se esqueça de escolher uma foto para o modelo de persona. Dê à sua persona um rosto que reflita as descrições de perfil.

Se possível, use uma foto de um consumidor real, não uma imagem simples e facilmente identificável.

3- Procure respostas

Identifique a atitude da persona em relação ao seu produto ou serviço. Por que ele está interessado no que você está oferecendo? Que tipo de soluções o modelo de persona está procurando? O que mais importa para ele?

Use comentários adquiridos de entrevistas com clientes, pesquisas ou questionários para alinhar essa parte.

4- Observe dados demográficos

Esta seção oferece uma visão rápida dos hábitos, estilo de vida e comportamento do modelo de persona. As informações devem refletir tendências de entrevistas, questionários ou pesquisas.

Qual é a ordem correta de aplicar maquiagem? 14 passos de como se maquiar sozinha

O corretivo deve ser passado antes ou depois da base? E o que vem primeiro: a make de olhos ou a preparação da pele? Até as experts em maquiagem já podem ter ficado na dúvida sobre a ordem de usar os produtos na produção! Para saber de uma vez por todas, confira os passos para acertar no visual!

1. Creme hidratante ou primer

Ninguém merece passar um tempão fazendo a make e em poucas horas ela já ficar craquelando, né? Para evitar que isso aconteça, a dica é sempre usar um creme hidratante antes da maquiagem. Assim, os produtos não só ficarão mais bonitos na pele como também durarão bem mais!

2. Protetor solar

Se a make for para o dia ou pra um evento de fim de tarde, o protetor solar é essencial! Escolha um próprio para a pele do rosto e aplique minutinhos depois do creme hidratante. O produto vai proteger a pele de manchas de sol e ainda evitar que acnes ou marcas de espinha piorem!

3. Sombra

Mas a maquiagem não começa pela pele? Você deve estar se perguntando, mas o motivo da sombra ser o primeiro passo para uma make impecável é simples: evitar borrões com a pele pronta! Com o pincel, esfume as cores pretendidas sem medo de borrar, já que depois é só limpar com um algodão ou cotonete com demaquilante.

4. Delineado

Em seguida, é hora de fazer o delineado! Com a caneta delineadora preferida, como o Master Precise , ou até com um pincel chanfrado e a fórmula em gel, é só seguir a linha de cílios superior e prolongar no cantinho externo, se quiser um acabamento em gatinho. Para não errar, confira alguns truques simples nesta matéria!

5. Máscara de cílios

Para finalizar a make dos olhos, ela não poderia faltar! A máscara de cílios abre o olhar e deixa o look com um acabamento mais bonito. Mas é importante ter cuidado na hora da aplicação: o truque é encostar a escovinha na raiz dos cílios e fazer movimentos de ziguezague até às pontas, repetindo a operação até chegar ao volume pretendido.

6. Base

Agora sim, é hora da base! Ideal para deixar a pele uniforme, disfarçar pequenas imperfeições e facilitar a fixação dos demais cosméticos, a base deve ser muito bem espalhada em todo o rosto e pescoço. Além de escolher o tom certo para a sua pele, é importante também apostar nas ferramentas certas: pincel ou esponja umedecida.

7. Preenchimento de sobrancelhas

Depois de aplicar a base, vale usar um cotonete com demaquilante para limpar os vestígios que possam ter ficado nos fios das sobrancelhas. O passo seguinte é o preenchimento da região, com um lápis específico e da mesma cor dos pelinhos. Para os deixar no lugar e bem arrumadinhos, vale a pena também usar uma máscara para sobrancelhas.

Leia também:  Como calcular o erro médio de uma média aritmética no excel

8. Corretivo

Há quem prefira usar o corretivo antes da base para corrigir logo pequenas manchinhas e olheiras.

No entanto, o recomendável é usá-lo depois da base já que dessa forma é possível ver as áreas que realmente precisam ser escondidas ou iluminadas sem excessos de produto.

Alem disso, quando a pele já está hidratada com a fórmula da base, o corretivo não craquela e fica mais fácil de espalhar.

9. Contorno

Agora é a vez do contorno! Muitas podem pular esta etapa, mas quem não abre mão de um rosto bem afiado, deve fazê-lo depois do corretivo.

Com um pó bronzeador ou uma base mais escura, vale desenhar um formato de “3” nas lateais da face: têmpora, côncavo da bochecha e maxilar.

Para um nariz mais fininho, é só aplicar um pouco do produto nos lados, e para uma testa mais curta, vale deixar a parte bem próxima ao cabelo mais escura.

11. Pó compacto

Depois do contorno é a vez do pó compacto. Ele deve ser aplicado nas regiões mais oleosas do rosto e também embaixo dos olhos, para evitar que o corretivo craquele. Mas é importante espalhar muito bem o produto com a ajuda de um pincel fofo ou uma esponja, pois o excesso de pó pode deixar a make pesada.

12. Blush

O blush é essencial na maquiagem! O produto deve ser aplicado depois do pó compacto, com a pele finalizada, para dar um aspecto mais saudável ao rosto. É só escolher a cor mais indicada para o seu tom de pele e aplicar com um pincel fofo e chanfrado na parte mais cheiinha das bochechas, de forma bem sutil.

10. Iluminador

Em seguida, vem o iluminador – para as makes mais festivas! Com um pincel vassourinha, aplique o produto – que também pode ser substituído por uma sombra cintilante em cor dourada, branca ou prata – nas regiões mais altas do rosto. Pontinha do nariz e topo das maçãs do rosto são as mais comuns, mas para dar um aspecto mais volumoso aos lábios, vale colocar um pouquinho também no arco de cupido.

13. Lápis labial

Desde que as irmãs Kardashian-Jenner começaram a usar a técnica de contorno labial para deixar os lábios mais volumosos e em evidência na make, essa tendência virou moda em todo o mundo e hoje em dia há quem não saia de casa sem usar o lápis de contorno. É importante usá-lo sempre antes do batom, já que ele desenha o contorno do boca e também prolonga a durabilidade do produto.

14. Batom

Por fim, vem o batom! Ele é a “cereja no topo do bolo” na maquiagem, e finaliza os looks com perfeição. É só escolher a cor favorita e aplicar diretamente com a bala ou mesmo com um pincel! Se quiser um efeito laqueado superfashion, o gloss será o último passo.

Dica: por sinal, se quiser testar o batom antes da compra para ter certeza do resultado final, experimente usar o Virtual Try-On no site de Maybelline NY. A ferramenta é um simulador para teste de maquiagem que permite ver a cor ao vivo dos batons de Maybelline no seu visual! Legal, né?

Como Escolher o Tom da Base pela Internet? – 4 Passos Infalíveis

“Kah, como faço para escolher a cor da base pela internet???”

Nas ultimas semanas a pergunta acima apareceu com frequência na caixa de e-mails do A,b. É normal ficarmos apreensivas nesta empreitada. Afinal, erros são corriqueiros mesmo quando testamos os diversos tons da base em questão em alguma loja física.

Atire a 1ª pedra quem nunca passou horas dentro da loja fazendo mosaicos de base no rosto e mesmo assim percebeu ter escolhido a cor errada ao chegar em casa?

Pois bem, por isso o “medo” de comprar bases por lojas virtuais é completamente compreensível. Escolher o tom da base pela internet é um pouquinho mais complicado, porém não é um desafio de Hércules. Encontrar sua cor de base ideal em compras online requer pesquisa, paciência e… truques! Alguns truques “de base” (literalmente) são mais do que mera ajuda, são essenciais.

Aviso-lhes de antemão: Artigo LONGO, porém BASTANTE explicativo.

Dica Plus: Os passos a seguir também podem ser utilizados para compra de bases por catálogos.

Como Escolher Seu Tom de Base Pela Internet?

Aqui estão alguns truques e ferramentas bem eficientes. Lançar mão dos mesmos não é garantia de 100% de acerto (nem mesmo testes prévios garantem tal margem), mas reduzem drasticamente sua margem de erro.

Vamos lá: 4 Passos para Encontrar Sua Cor da Base Online

Como Escolher o Tom da Base pela Internet – 1° Passo: Ter tons/bases de referência

Não dê Chute no Escuro!!!

Serei super sincera com vocês, de nada adianta discorrer um compêndio sobre tons e subtons de base caso você não tenha como parâmetro alguma base da sua cor. Não é necessário “comprar”, mas, é necessário saber de ao menos duas bases de marcas ou tipos distintos cujos tons sejam adequados à sua pele. Caso contrário sua busca será análoga à brincadeira de cabra cega.

Leia também:  Como aliviar a coceira da catapora: 11 passos

Para escolher o tom de base pela internet o primeiro passo é saber sua cor de referência, a qual (ou as quais) será utilizada como ponto de partida para a busca virtual.  Se você não tem nenhuma base da sua cor em casa ou nunca testou alguma, comprar pela internet NÃO será boa opção.

Dicas sobre como escolher uma base do seu tom nas lojas em: Kit de Básico de Maquiagem Parte 1 – Maquiagem Facial

Repito, não é necessário ter várias marcas diferentes, tampouco é preciso testar as marcas mais caras do mercado. Vá a alguma loja de maquiagens (franquias, farmácias, lojas de departamento, etc.

), teste diversas tonalidades de base, anote as cores, tipos e marcas que mais se adaptaram ao seu tom de pele e, se possível, tire fotografias das mesmas. Por que fotografar? Explico-lhes no 4° Passo.

Nada de comedimento nesta hora, não há nada de errado em ir à loja, passar horas testando e não levar nada. NÃO MESMO!

Já identificou qual é o seu “Tom de Referência”? Agora sim você terá um parâmetro para começar sua busca online.

Obs: A fim de exemplificar este artigo, vamos supor que estou atrás da base Urban Decay Naked Skin, a qual está disponível em 18 tons diferentes. Então, para iniciar minha caça pela internet, escolherei como tons de referência duas bases que gosto bastante: a MUFE HD Inviseble Cover Foundation na cor 153 e a Studio Sculpt da MAC na cor NC40.

NÃO é necessário ter bases “caras” para realizar esta busca. Marcas como Avon, Maky Kay, O Boticário, Tracta, Maybelline e Payot TAMBÉM são eficientes nesta empreitada. Principalmente se utilizarmos a Ferramenta de Conversão para Tons de Bases que citarei no 3° Passo (Não, NÃO é o Foundation Matrix do Temptália, é outra BEM melhor!)

  • SUPER DICA: Um grande trunfo para escolher sua base online é saber qual é o seu tom na tabela da MAC. A maioria das listas de conversão e comparação de tons utilizam as bases da MAC como parâmetros. Caso tenha alguma loja MAC próxima a você, tire um tempinho é vá perscrutar seu tom de base por lá. (Encontre lojas da MAC AQUI)

BEYOUNG:+ de 20 benefícios para o rosto em apenas 3 passos

A BEYOUNG nos salvou estudando muito fórmulas complexas para facilitar nosso dia a dia com tratamentos de efeitos instantâneos e a longo prazo, ao mesmo tempo. Isso é a #SmartBeauty!

Contei no meu IGTV como consigo mais de 20 efeitos em apenas 3 PASSOS! Confiram clicando abaixo e indo para o app.

Merci, #BEYOUNG, por tanto carinho com nossos rostos e nosso tempo!

SMART BEAUTY: Beleza não tem hora. O tempo das pessoas é curto e não queremos esperar por resultados. Por isso, para facilitar e simplificar nossa relação com a beleza, criamos um novo conceito: Smart Beauty.

Desenvolvemos tratamentos multifuncionais com resultados instantâneos em uma rotina completa com apenas três passos: Limpeza, Preparação e Finalização.

Por que acreditamos que são nossas fórmulas que devem ser complexas, para que sua rotina seja mais simples.

01. LIMPEZA É o primeiro passo de sua nova rotina de beleza. Produtos multifuncionais que limpam, tonificam, purificam e removem a maquiagem e a poluição. Simplicidade, eficácia e gentileza em um único passo.

02. PREPARAÇÃO É o segundo passo de sua nova rotina de beleza. Produtos multifuncionais para o tratamento da sua pele, com resultados instantâneos. Tudo em um único passo. Ficou mais fácil. Ficou mais simples. Ficou mais bonito. Benefícios para seu rosto e para sua vida.

03. FINALIZAÇÃO É base, e é anti-aging. É make, e é tratamento. Com textura mousse e ampla variação de cores, você descobre o seu tom preferido usando nosso app Color ID. Sua pele pronta não apenas para o novo dia, mas para a nova vida.

CRIE SUA ROTINA BEYOUNG Crie sua rotina completa personalizada com nossos produtos multifuncionais. Simples e do seu jeito. Escolha seu produto favorito para cada passo.

COLOR ID®: Escolher o tom certo da base nem sempre é um processo fácil. Às vezes, são necessárias várias tentativas até o match perfeito.

Por isso, a BEYOUNG desenvolveu o Color ID®, nossa inteligência artificial que identifica a base mais indicada para o seu tom de pele de forma simples e rápida. Cada foto enviada é processada pela I.A.

(Inteligência Artificial), que analisa diversas condições da imagem, como luminosidade, posição do rosto e até mesmo se os óculos foram removidos. Basta acessar o aplicativo, tirar uma selfie e aguardar alguns instantes.

Os resultados são garantidos: além de toda a tecnologia, o Color ID® foi testado com mais de 10 mil amostras e é capaz de identificar a tonalidade ideal para cada tipo de pele, facilitando a escolha da sua base Color Second Skin.

XOXO, Laura K.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*