Como aplicar base e corretivo corretamente (com imagens)

Preparar a pele corretamente, passar um primer em todo o rosto, usar uma base líquida ou cremosa e um corretivo para manchas e olheiras são algumas dicas que se devem seguir para conseguir uma maquiagem perfeita e sem falhas.

Além disso, é importante diferenciar entre a maquiagem para o dia ou para noite, pois a maquiagem para o dia deve ser mais leve e com tons mais claros e menos brilhantes elaborada. Além disso, quando se fizer a maquiagem, é importante evitar erros como o excesso de rímel ou pós, que acabam fazendo o efeito oposto. Saiba quais os erros mais comuns de maquiagem.

Maquiagem passo-a-passo

Para conseguir uma maquiagem bonita e duradoura, devem-se cumprir os seguintes passos:

1. Lavar e hidratar a pele

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

É importante lavar bem o rosto com água fria, passando um sabonete adequado para o rosto, e secar bem a pele e passar um disco de limpeza desmaquilante com água micelar, por exemplo, que é uma ótima opção para remover impurezas e resíduos de maquiagem da pele. Saiba mais sobre este produto.

Por fim, deve-se aplicar um sérum e um creme hidratante e deixar a pele absorver estes produtos antes de se passar ao passo seguinte. Não se deve exagerar na quantidade de sérum e creme, já que pode comprometer o resultado final da maquiagem.

2. Passar um primer

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

O primer é um produto específico que deve ser aplicado após os cuidados de hidratação, que vai ajudar a preparar a pele para receber a maquiagem. Este produto tem como função alisar e iluminar a pele, ajudar a fixar os restantes produtos e, em alguns casos, ajudar a controlar a oleosidade ao longo do dia.

3. Aplicar a base e o corretivo

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Para dar mais luz à pele, uniformizar o tom e cobrir imperfeições, deve-se passar em todo o rosto uma base liquida, cremosa ou compacta, do tom adequado da pele.

Para escolher o tom da base, no momento da compra, deve-se passar uma pequena quantidade na região do maxilar inferior, espalhar e optar pela cor que se funde melhor com o tom de pele.

O corretivo deve ter cerca de dois tons abaixo do tom de pele caso seja usado debaixo dos olhos ou no mesmo tom de pele, caso seja para cobrir imperfeições.

Existem ainda corretivos com outras cores, como verde para aplicar em espinhas vermelhas, amarelo para aplicar em olheiras arroxeadas ou lilás, para olheiras marrom.

A base pode ser aplicada uniformemente com um pincel ou esponja e o corretivo deve ser aplicado depois, imediatamente abaixo dos olhos, formando um triângulo desde o canto interno do olho até à região temporal e aba do nariz e nas pálpebras, para fixar melhor a sombra. Além disso, pode-se também optar por usar um corretivo nas imperfeições ou vermelhidão no rosto.

4. Passar as sombras

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Para aplicar as sombras, deve-se começar por aplicar, com um pincel, uma sombra clara como cor base em toda a pálpebra, devendo-se em seguida aplicar uma cor ligeiramente mais escura para definir o côncavo, fazendo movimentos suaves para a direita e para a esquerda, contornando a região abaixo do osso. De seguida, pode-se escolher um toma mais escuro para o canto exterior do olho e uma cor mais clara para o canto interno, de forma a abrir e iluminar o olhar.

Para terminar, pode-se ainda passar um cor bem clara e luminosa ou mesmo um iluminador logo abaixo da linha da sobrancelha, para iluminar e levantar o olhar.

5. Definir a sobrancelha

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Para definir a sobrancelha, deve-se começar por pentear os pêlos no sentido normal do crescimento e com um lápis ou uma sombra do mesmo tom, preencher as falhas, também no sentido de crescimento dos pêlos e por fim aplicar uma máscara de sobrancelhas, para fixar os fios e dar mais volume. Saiba como ter sobrancelhas mais bonitas e mais fortes.

6. Aplicar delineador e máscara de pestanas

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Para terminar de maquiar os olhos, pode-se escolher usar um delineador, de preferência de cor marrom ou preta, que deve ser usado na pálpebra junto da linha dos cílios. O delineador pode ser em gel, caneta ou lápis, e em caso de gel este deve ser aplicado usando um pincel chanfrado.

Caso haja alguma dificuldade em fazer um risco fino e limpo com delineador, pode-se usar sombra preta ou marrom escura para fazer o risco, usando um pincel chanfrado.

Para isso, basta molhar ligeiramente a ponta do pincel, em seguida passar na sombra e passar no olho tal como se faria com um delineador em gel.

Desse modo, a sombra vai ficar bem mais compacta e o risco fica com um efeito ligeiramente esfumado.

No final, deve passar um pouco de rímel nos cílios, fazendo movimentos desde a base até às pontas.

7. Passar um pó compacto de cor ou translúcido

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Para fixar toda a maquiagem, deve-se passar um pó compacto translúcido ou de cor em todo rosto usando um pincel grande e macio. Este pó vai ajudar a fixar a base, dando luz e reduzindo o brilho da pele.

8. Aplicar pó bronzeador e blush

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Por último, para terminar todo o processo, pode-se passar um pó bronzeador na lateral da face, debaixo do queixo, pescoço e têmporas e um blush nas maçãs do rosto. Para ser mais fácil de aplicar, deve-se sorrir para o espelho para que possa identificar melhor a região das maçãs do rosto.

9. Aplicar batom

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

A escolha do batom deve depender da maquiagem dos olhos, ou seja, se a maquiagem dos olhos destacar muito o olhar, a cor do batom deve ser mais discreta. Já se a maquiagem dos olhos for subtil, pode-se exagerar na cor dos lábios.

Pode-se também usar um lápis delineador nos lábios antes de passar batom, para facilitar a sua aplicação e aumentar a durabilidade.

Se a pessoa tiver pele muito oleosa deve sempre optar por usar creme hidratante, base e pó solto com efeito matte para peles oleosas ou se tiver pele sensível com tendência para alergias, toda a maquiagem deve ser hipoalergênica.

Dicas de maquiagem para o dia

Durante o dia, a maquiagem usada deve ser leve e não muito carregada, pois será essa maquiagem que que irá ficar até à noite, existindo por isso maiores chances da maquiagem carregada borrar e derreter. Além desse ser o tipo de maquiagem mais adequado para o dia, outro aspeto importante é que a luz do dia tende a evidenciar muito mais a maquiagem, não sendo por isso aconselhado um aspeto carregado.

O tipo e cor da pele é outro fator importante. Assim, mulheres morenas devem usar tons dourados, laranjas e pêssego, que vão proporcionar luminosidade, e em peles claras devem-se preferir os tons rosa e laranja claro que ajudam a dar cor ao rosto e a realçar os contornos.

Dicas de maquiagem para a noite

A maquiagem para a noite, já pode ser bem mais elaborada, pois a falta de luz permite a utilização de cores mais intensas, brilhantes e escuras, que se destaquem no rosto. No entanto, não se devem usar tons muito intensos simultaneamente nos lábios e olhos.

Boas opções para usar durante a noite, são os olhos pretos esfumados que realçam o olhar com um batom cor de pele ou rosa claro, ou os batons vermelhos ou cor de vinho, cores bem fortes mas sempre femininas e deliciosas que podem ser combinados com uma maquiagem nos olhos menos carregada.

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Para tirar a maquiagem pode-se aplicar um pouco de óleo mineral em uma bola de algodão e remover primeiro dos olhos e da boca, e só depois de toda a pele. As loções de limpeza também ajudam a remover a maquiagem, mas no caso de peles sensíveis pode-se optar por usar uma loção caseira, que não agrida a pele. Para fazer:

  • 125 ml de iogurte natural desnatado;
  • 125 ml de água;
  • 1 colher (sopa) de calêndula seca;
  • 1 colher (sopa) de tomilho seco;
  • 2 colheres (sopa) de consoldas secas.

Para fazer esta solução caseira, deve-se juntar todos os ingredientes num frasco e levar para a geladeira durante 12 horas. Depois coar e transferir para um frasco de vidro escuro, de preferência, que se deve conservar na geladeira por, no máximo, uma semana.

Após a limpeza da pele com esta loção natural de ervas, pode-se aplicar um tônico e um bom hidratante.

10 Dicas Para o Seu Corretivo Não Craquelar e Acumular

Olá meus amores, tudo bem com vocês?

Quem nunca sofreu com corretivo acumulado, não é mesmo? Esse problema é mais comum do que você imagina, acontece com todos os tipos de pele e em todas as idades. Preparei um guia com 10 dicas para você nunca mais passar por esse tipo de dor de cabeça! Vamos lá?

Leia também:  Como cadastrar um cartão de crédito na sua conta do paypal

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Tudo começa pela preparação da pele, que deve ser hidratada antes de receber o make. T-O-D-O tipo de pele precisa de hidratação, o que varia é o tipo de produto a ser aplicado e a potência do hidratante.

Peles oleosas funcionam bem com hidratantes em gel, bem fluídos. Peles mistas costumam se dar bem com hidratantes leves, mas não precisa ser algo fluído como um hidratante de pele oleosa. Já as peles secas precisam de hidratantes mais potentes.

Com a região dos olhos a história não é diferente. É essencial hidratar bem a pele ao redor dos olhos antes do make, isso será um grande diferencial. A chance do corretivo craquelar cai drasticamente com uma pele hidratada.

Escolha um hidratante para os olhos que se adeque ao seu tipo de pele, idade, necessidade. Use e abuse, sem medo 🙂

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Coloque um pouco do hidratante escolhido na ponta dos dedos anelares, eles serão os massagistas 😉 Aplique o produto na pele contornando os olhos, massageando as sobrancelhas e a região das olheiras.

Repita esse movimento até o hidratante ser completamente absorvido. Não coloque muita pressão nos dedos anelares, a própria massagem fará o trabalho de desinchar a região.

  • O Corretivo Ideal Para Sua Pele

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Assim como algumas bases não dão certo em nossa pele, corretivos podem não combinar com as nossas necessidades. Peles secas e maduras se dão melhor com corretivos emolientes e líquidos. Já uma pele oleosa vai bem com corretivos mais sequinhos, com acabamento matte.

Tenha isso em mente na hora de comprar seu corretivo. O produto da moda pode não ser o ideal para a sua pele. E o mais importante: se dê tempo para entender como sua pele funciona, quais os produtos que funcionam com você.

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Nem todo mundo precisa de primer para corretivos, mas é uma boa opção para quem sabe que tem tendência a acumular. Aplique uma pequena quantidade na região, para deixar a pele bem lisinha, pronta para o corretivo.

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Não adianta comprar o corretivo correto para a sua pele, se você aplicá-lo em quantidade exagerada. Por melhor que ele seja, é certeza que ele irá acumular.

Lembre-se de trazer o restinho da base na região dos, ela já dará uma cobertura para as olheiras. Mas não precisa aplicar muita base, é só o que sobrar do rosto. Mas pode pular esse passo caso a sua base for muito sequinha, muito matte. Essa dica funciona melhor para bases HD, emolientes.

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Aplique o corretivo com batidinhas do dedo/esponja. Vale até usar um pincel de esfumar sombras para deixar um acabamento bem natural. Mas lembre-se: aplique em batidinhas, e não espalhando 😉

Essa forma de aplicação evita que o corretivo acumule em um só local da pele, além de evitar que você use muitas camadas do mesmo. 

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Esponjas costumam funcionar muito bem para esse tipo de aplicação, pois elas não deixam a pele carregada de produto. Vale até aplicar com uma esponja úmida. Vai do seu gosto!

Eu gosto de usar pincéis que esfumem a área, para deixar um acabamento mais levinho. E caso for usar os dedos, vá de dedo anelar. Ele é o mais delicado da nossa mão, e não falha na aplicação.

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Essa dica vale mais para quem aplica com os dedos, ok? Aplique o corretivo no dorso da mão, e o “esquente” com o dedo. Faça movimentos circulares até ele chegar na temperatura da sua pele.

Às vezes o corretivo craquela porque o produto está em uma temperatura diferente do nosso corpo, sabiam? Vale até esquentar a embalagem do corretivo antes da aplicação, caso você use outras ferramentas.

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Logo após a aplicação, sele tudo com um pó. Escolha uma versão bem fininha e leve. Os translúcidos costumam funcionar bem para esse tipo de necessidade. Evite um pó que entrega cobertura, ok? 

Aplique uma quantidade pequena, com uma esponjinha ou com um pincel. Não demore muito para chegar nessa etapa, porque isso garantirá que fique tudo selado.

  • Não Movimente a Região até o Final do Processo

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Essa dica parece boba, mas evite movimentar muito a região das olheiras até o fim de todo esse processo. Procure olhar sempre para cima, e nem fazer muita careta. O movimento de olhar para baixo pode levar ao acumulo, então evite.

Depois de selar tudo com o pó, você já pode fazer o movimento que quiser 🙂

A minha diva Rayssa Eckert (@rayssaeckert) fez um vídeo MA-RA-VI-LHO-SO mostrando essas dicas na prática. Acho que vocês vão gostar! 😉

Gostaram das dicas? Quais desses truques vocês já conheciam? Deixe nos comentários sugestões para os meus próximos guias 😉 É um prazer sempre ajudar vocês

Como usar os corretivos coloridos do jeito certo na maquiagem

Não existem olheiras ou manchas de espinhas que resistam a um bom corretivo. Mas como saber qual deles usar? Para esclarecer as dúvidas, o Viver Bem conversou com a maquiadora curitibana Taís Guerini. Todas as dicas da especialista foram registradas em um editorial exclusivo e o resultado pode ser conferido nas fotos abaixo.

Os corretivos coloridos, explica ela, devem ser aplicados no rosto logo após o primer. Se os produtos forem pastosos, a recomendação da maquiadora é usar um pincel de cerdas sintéticas, que espalham melhor.

Cada cor anula seu tom complementar

Corretivo verde

Deve ser aplicado nas regiões avermelhadas do rosto. Espinhas, olheiras mais avermelhadas e cantinhos do nariz, por exemplo, são camufladas com a cor.

Se o corretivo for cremoso, aplique-o com um pincel de cerdas sintéticas. Espalhe bem de modo que o produto cubra a vermelhidão, mas sem deixá-lo acumulado sobre a pele.

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)Foto: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo| Ana Gabriella Amorim

Corretivo amarelo

Caso precise aplicar outra cor, repita o processo com cuidado para não remover o tom anterior. Mesmo após passar o verde na região das olheiras, a modelo precisou de um pouco de corretivo amarelo para neutralizar o tom mais escuro.

A maquiadora passou até mesmo nas pálpebras. Para esta região, porém, a dica é usar um corretivo matte, que não “craquela”.

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)Foto: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo| Ana Gabriella Amorim

Outras cores

Além dos corretivos verde e amarelo, há outras cores possíveis para neutralizar manchas mais “extremas”, como olheiras e marcas de hematomas. O salmão/laranja suaviza as olheiras profundas amarronadas e o lilás combate o tom esverdeado/amarelado da pele.

A dica, segundo a maquiadora, é usá-los onde for necessário com a ajuda dos dedos ou de um pincel.

Para iluminar

Segundo Taís, o corretivo líquido é um item obrigatório no kit de maquiagem. Na maioria dos casos, as versões tradicionais (disponíveis em tons de pele variados) são mais fáceis de ser encontradas e já dão conta das manchinhas e olheiras.

>> Como montar um kit com 10 itens básicos de maquiagem, segundo Alice Salazar

“Os corretivos de hoje já têm alta cobertura, então nem sempre é preciso usar um colorido”, diz a maquiadora.

Como o produto tem o poder de iluminar determinadas regiões do rosto, a dica é comprar um corretivo dois tons abaixo do tom da pele.

Mas, antes de sair da loja de cosméticos com o item em mãos, o segredo é provar e ver como ele reage após um tempo.

“Algumas bases e corretivos oxidam depois de minutos, por isso é melhor aplicar e ver se ele vai escurecer. Se sim, vale a pena comprar um tom mais claro”, sugere Taís.

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)O corretivo líquido é aplicado antes ou depois da base, vai do gosto de cada um. Taís prefere aplicá-lo por último, logo antes do pó. A dica é formar um triângulo invertido na região abaixo dos olhos. Foto: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo| Ana Gabriella AmorimComo Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)Use uma esponjinha em formato de gota para espalhar o produto com delicadeza. Foto: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo| Ana Gabriella Amorim

Contorno também é corretivo

Assim como os corretivos mais claros servem para iluminar o rosto e corrigir “imperfeições”, os mais escuros têm o poder de “esconder” alguns detalhes. Aqueles que são dois tons mais escuros que a pele já fazem as vezes de contorno.

Para alongar o rosto, a dica é fazer o traço da ponta superior da orelha à ponta da boca. Para diminuir, basta traçar a linha a partir do trago em direção à boca.

O mesmo vale para quem deseja “diminuir” a testa: neste caso, é preciso fazer um traço suave bem perto da raiz dos fios e depois esfumar bem com o pincel.

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)Uma linha suave já é o suficiente para marcar o contorno do rosto. Foto: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo| Ana Gabriella AmorimComo Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)Esfume com um pincel ao longo de todo o traçado. Foto: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo| Ana Gabriella AmorimComo Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)Finalize com pó em batidinhas suaves. Foto: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo| Ana Gabriella Amorim

Leia também:  Como ajudar vítimas de perseguição: 15 passos

Comparação

Veja a diferença de uma pele pronta, com os corretivos aplicados adequadamente, e do rosto sem maquiagem:

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)Foto: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo| Ana Gabriella Amorim

  • Serviço

Aula de maquiagem para iniciantes: como aplicar a base

Fotos: Shutterstock

O momento mais importante de uma maquiagem, que define se ela vai ficar linda ou não, é a cobertura da pele com base. No tom e na fórmula certos, ela proporciona uma cútis uniforme com brilho saudável e ainda parece invisível.

Por ser um cosmético tão essencial, deve ser escolhido com cautela! Na hora de comprar, privilegia composições que contenham agentes hidratantes e fator de proteção solar, além de combinar com o seu tipo de pele — seca, normal, oleosa ou mista e sensível.

Também dedique um tempo para descobrir qual é o seu tom. Aliás, essa é outra questão fundamental para um resultado final perfeito.

Acompanhe todas as dicas da maquiadora Anildes Pereira, instrutora pedagógica do Instituto Embelleze unidades Praça da Sé e Tatuapé (SP), que também gravou um vídeo mostrando passo a passo o jeito certo de aplicar. Tem cada segredo nesta aula de maquiagem para iniciantes…

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Tipos de base – A escolha ideal e como usar

Líquida: é o tipo mais fácil de aplicar e oferece naturalidade no resultado. Por ter uma cobertura leve, em geral, não cobre manchas acentuadas nem olheiras profundas.

À base de água (oil free) é perfeita para peles oleosas e sensíveis; as composições que vão óleo são indicadas para as peles normais e secas. Coloque um pouco no pincel chato (também chamado de língua de gato) e espalhe na pele.

Depois dê acabamento com uma esponja.

Mousse: não tem poder de cobertura tão bom quanto a base líquida; deixa um acabamento opaco e natural. Pode ser usada tanto nas peles secas quanto nas oleosas, pois a maioria das formulações é oil free. Aplicá-la com um pincel é o mais apropriado, no entanto, como ela seca rápido, você tem que ter agilidade.

: indicado para cútis oleosa, pois sua textura ajuda na absorção da oleosidade. Se o seu desejo é uma pele sem brilho, essa é a melhor opção. Faz uma boa cobertura, mase tende a deixar o visual meio pesado caso não seja bem aplicada. Espalhe a base em pó no rosto com um pincel de cerdas naturais e finalize com uma esponja.

Cremosa: possui alta cobertura e é perfeita para peles secas ou maduras, já que não se acumula nos vincos das ruguinhas. Mas as oleosas devem passar longe dela, pois é muito pesada. Pincéis com cerdas sintéticas são boas opções para aplicá-la.

Bastão ou stick: pense na versão mais pesada de uma base… é esta! Tanto, que também é utilizada como corretivo.

É recomendada para peles irregulares (com acne ou cicatrizes de acne, por exemplo), com olheiras e manchas acentuadas. A base em barra precisa ser muito bem espalhada para não ficar artificial.

O melhor pincel para isso é o kabuki com cerdas curtas e achatadas.

Air brush: é um aerógrafo que deposita na pele base líquida, substituindo o pincel. Por meio de ar a base vai saindo do aparelho e tingindo o rosto.

A vantagem dessa tecnologia é o acabamento suave e impecável: uma vez que não precisa ser espalhada depois de aplicada, evita que a base fique com possíveis marcas de ranhuras do pincel ou “carimbos” da esponja.

Oferece uma durabilidade extensa de até 12 horas.

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

A cor certa pra você – Aprenda a adequar à sua pele

Uma das maiores dúvidas – se não a maior – em relação à base é a escolha da cor, que combine perfeitamente com o tom da pele para proporcionar um resultado natural.

O melhor jeito de acertar na compra é experimentando – e no rosto! Nada de espalhar um pinguinho no dorso da mão ou no interior do antebraço. O correto é testar a cor na própria face.

A explicação é simples: a pigmentação do rosto é diferente da pele mais escurecida da mão e muito clarinha do braço.

Experimente a cor da base na linha da mandíbula. O produto deve desaparecer na pele e misturar-se harmoniosamente entre o rosto e o pescoço.

Segredos de aplicação – Para um acabamento natural

Usando um pincel próprio para base, aplique um pouco do produto no centro do rosto, descendo em direção ao nariz e trabalhando para fora, sobre as bochechas. Pronto, agora, com uma esponja macia, tipo beauty blender (aplicador em forma de gota,) faça o movimento de pressionar e soltar a esponja em toda a extensão com base, de modo que ela vá sendo depositada na pele, cobrindo a área.

Aliás, guarde bem essa palavra: depositar. Esse é o segredo de 10 entre 10 maquiadores profissionais para fazer a base aderir à pele e proporcionar aquele resultado natural perfeito. A base não deve ser espalhada com pincel em movimentos de vai e vem, ok? Você tem que ter paciência e ir depositando o cosmético, o que pode levar tempo.

Agora, aplique mais um pouco de base na região do queixo, da boca e da mandíbula e repita o processo com a esponjinha. Finalize a aplicação na testa e nas pálpebras (isso ajuda na fixação da sombra depois). Com a beauty blender uniformize a base em todo o rosto.

Cobertura impecável – Complementos de correção

Uma pele sem imperfeições ganha uma aparência linda e uniforme só com a base e não precisa de mais nada. Porém, a cútis que tem manchas escuras, pequenos vasinhos avermelhados, cicatrizes ou olheiras deve continuar o processo de cobertura com um corretivo. Sim, esse produto vem depois da base, pois é aplicado pontualmente. Caso contrário, ele sai do lugar quando a base for espalhada.

Geralmente o corretivo líquido é universal para todos os tipos de pele e imperfeições, mas você também pode optar por corretores em creme, caneta ou bastão. Os maquiadores profissionais costumam usar dois tons do produto, um mais claro e outro mais escuro que a pele, misturando-os para obter o tom exato de cobertura da imperfeição.

O corretivo deve ser amarelado e o tom ideal é determinado pela cor da sua pele. A tabela a seguir não é uma regra, mas costuma ajudar na escolha:

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Evite corretivos muito rosados ou brancos. Usar uma tonalidade muito clara sob os olhos enfatiza a área escura em vez de disfarçá-la, deixando você com olhos de panda. A escolha do cosmético depende do tipo de pele e da área em que será aplicado.

Para que não fique visível, necessita de uma aplicação correta, senão você acaba realçando o que está tentando disfarçar.

Faça assim: deposite o produto com um pincel apropriado na área que deseja camuflar e depois uniformize dando leves batidinhas com a ponta do dedo ou com o lado fino da esponja beauty blender.

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Ângulos perfeitos – Base de contorno

Ao preparar a pele para a maquiagem, você pode modificar ângulos do rosto, afinar ou engrossar áreas, esconder ou realçar traços tirando proveito da técnica de contorno. Ela é feita usando base ou pó opaco: dois ou três tons mais escuros que a sua pele para disfarçar ou mais claros para destacar. Com o contorno dá para minimizar imperfeições, como:

  • Queixo duplo – Aplique um pó escuro abaixo do queixo para suavizar a aparência. Passe pó claro na ponta do queixo e uniformize bem os cantos.
  • Nariz largo ou grande – Para afinar, faça uma linha vertical nas laterais do nariz com pó escuro e esfume. Para encurtar, passe o pó abaixo da ponta do nariz e esfume.
  • Testa larga ou alta – Disfarce o efeito saltado aplicando o pó escuro ao longo da testa. Se quiser diminuir a largura, faça um sombreado nas têmporas.

Para enfatizar uma característica, como as maçãs do rosto, utilize pó ou base opaca um tom mais claro do que a sua pele (um iluminador). Aplique ao longo da parte superior de cada maçã. Para tornar os olhos maiores, realce a área abaixo do osso da sobrancelha.

Antes e depois da base

A maquiadora Anildes Pereira, instrutora pedagógica do Instituto Embelleze unidades Praça da Sé e Tatuapé (SP), gravou um vídeo com o passo a passo de aplicação da base, do corretivo e do contorno para você aprender de uma vez por todas a preparar a pele para a maquiagem. Veja só que perfeito o antes e depois na modelo. Animada? Vamos lá!

Leia também:  Como calcular inflação: 11 passos (com imagens)

Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens) Como Aplicar Base e Corretivo Corretamente (com Imagens)

Qual o jeito certo de passar corretivo no rosto? Saiba como fazer a maquiagem com a pele perfeita

Com certeza você já tirou uma foto naquela festa do fim de semana e não entendeu porque ao redor dos seus olhos saiu tão esbranquiçado.

Normalmente, isso acontece por causa da má aplicação e escolha do corretivo.

Você pode aplicá-lo com a ajuda de pincéis, esponjas ou até mesmo com os dedos, mas o importante é que ele cubra as imperfeições de maneira uniforme para que sua maquiagem fique impecável nas fotografias.

Aprenda a maneira correta de aplicar o corretivo

Antes de começar a se maquiar, é importante que sua pele esteja limpa e sem resíduos.

Se você quer que sua maquiagem dure a noite toda, aplique o primer para evitar que a oleosidade derreta sua produção e acabe com o visual.

A dica é: aplique o corretivo depois da base, pois as imperfeições já estarão mais corrigidas e o corretivo só dará um acabamento melhor! Então, escolha o seu produto favorito e confira esse passo a passo da aplicação:

  • 1º passo: aplique a base por todo o rosto.
  • 2º passo: aplique o produto apenas nos locais que você deseja esconder imperfeições (espinhas, áreas avermelhadas, olheiras, manchas…).
  • 3º passo: usando um pincel, uma esponja de maquiagem ou seus dedos, espalhe o corretivo dando leves batidinhas para deixar a pele bem uniforme e o produto mais concentrado.

A função do corretivo está além de corrigir imperfeições

O produto ganhou ainda mais fama após a moda do contorno invadir o mundo da maquiagem. A técnica de make serve para afinar e iluminar pontos do rosto.

Para fazê-la, você deve ter uma base em um tom mais escuro que sua pele e um corretivo em uma tonalidade mais clara.

Uma esponja ou um pincel são os acessórios ideais para aplicar os produtos no rosto, já que os dedos não vão te dar o acabamento desejado. Dá só uma olhada nesse passo a passo:

1º passo: após fazer a pele, aplique a base mais escura ou o pó bronzeador na parte abaixo da bochecha. Para você localizar melhor, faça aquele bico de peixinho e identifique onde fica seu osso e esfume a base ou o pó abaixo dele.

2º passo: para contornar as laterais do nariz, posicione o pincel abaixo da sobrancelha e comece a esfumar até chegar na ponta do nariz. Se seu nariz for pontudo, esfume a base ou pó mais escuro na ponta dele.

3º passo: para finalizar o contorno,use um corretivo ou iluminador para iluminar as áreas superiores do nariz e bochecha.

Make perfeita! Saiba como tirar proveito do corretivo em 6 passos

O corretivo é um dos itens mais importantes da maquiagem: junto com a base, ele faz parte da preparação de pele e consegue esconder olheiras, marcas no rosto e as temidas espinhas.

Mais do que isso, o corretivo também pode ser usado para fazer o contorno de make, iluminando os pontos mais altos do rosto, como o ossinho do nariz.

Para te ensinar todos esses truques, criamos uma lista com 6 dicas. Vem ver!

1 – Saiba dosar a quantidade de corretivo

A primeira dica para tirar proveito do corretivo de maneira certa é não exagerar na quantidade, já que isso pode intensificar ainda mais as imperfeições do seu rosto, deixando a make pesada. A dica é depositar um pouco de produto no dorso da mão e, só então, aplicar aos pouquinhos na pele, com a pontinha dos dedos.

2 – Tenha pelo menos dois tons

Usar o corretivo do jeito certo significa entender para que serve cada tom.

O de mesmo tom de sua pele tem a função de esconder imperfeições, ou seja, as olheiras e as marquinhas do seu rosto, já que ele vai uniformizar o tom da pele (assim com a base).

Já o corretivo que é um pouquinho mais claro do que o tom de sua pele serve para iluminar. Ele também pode ser usado nas olheiras, mas só depois do corretivo de mesmo tom de pele.

3 – Aplique o corretivo com batidinhas

Esqueça o hábito de “arrastar” o corretivo na pele: a maneira correta de aplicar o item é dando batidinhas com as pontas dos dedos sobre a pele, ou usar uma esponjinha de make fazendo o mesmo movimento. Ao arrastar os dedos, você só estará retirando o item de sua pele.

4 – Para cada imperfeição, uma textura

Além de saber usar os tons certos, saber diferenciar as texturas também é importante. Um corretivo mais denso serve para disfarçar áreas em relevo, como uma espinha, ou olheiras escuras. Já um corretivo mais cremoso e levinho pode ser usado para olheiras mais leves e para disfarçar as marcas do rosto.

5 – Hidrate a pele das olheiras antes

Se você aplica o corretivo nas olheiras e sente que o item não fez muito efeito, tente hidratar a pele antes! Um creme próprio para a área dos olhos pode deixar as olheiras e as linhas de expressão menos aparentes e mantém a pele mais lisa para que o corretivo fixe melhor. Além disso, sem hidratação, a pele absorve a umidade do produto, deixando as ruguinhas dessa área ainda mais visíveis.

6 – Corretivo nos pontos altos do rosto

Além de esconder olheiras e marquinhas do rosto, dá para tirar proveito do item para iluminar o rosto, como se fosse uma espécie de contorno. A dica é usar um que tenha um tom acima do seu tom de pele, e aplicar no ossinho do nariz, no centro da testa, no arco do cupido e nas têmporas.

(Por Beatriz Doblas)

Dica de maquiagem: como usar corretivo

Maitê Proença e sua pele invejável, em Passione

Foto: Divulgação Rede Globo

Já reparou que a pele das atrizes de TV parece de porcelana? É que, antes de gravar, elas passam por uma caprichada sessão de maquiagem.

Aí entram os corretivos verdes, amarelos, rosados, alaranjados. Aprenda a usar esse cosmético mágico com as dicas de Graça Torres, maquiadora de Tempos Modernos, Valéria Toth, de Escrito nas Estrelas e Carmem Bastos, de Passione!

Disfarce suas imperfeições

Acne – Limpe bem o rosto. – Passe o prime, produto que diminui os poros dilatados e deixa a pele aveludada. – Aplique sobre as espinhas um corretivo amarelado, que tem o poder de amenizar as manchas vermelhas. Para proporcionar uma boa cobertura, prefira texturas mais densas (versões em bastão são ótimas opções). – Finalize com base cremosa, sem óleo, no tom da pele.

  • – Cubra com pó compacto.
  • Cicatrizes – Aplique um corretivo rosado.
  • – Passe sobre ele uma base no tom da pele (texturas cremosas aderem melhor).

Manchas – Use corretivo rosado ou alaranjado. – Cubra com um corretivo cremoso no tom da pele.

– Finalize com pó compacto.

Olheiras

São indicados corretivo rosado para peles claras e verde para peles morenas

Foto: Getty Images

Pele clara: – Utilize um corretivo rosado, excelente para apagar olheiras azuladas. – Por cima, aplique um corretivo cor da pele de textura fluida e flexível, para não marcar os vincos das pálpebras. 

Pele morena: – Troque o corretivo rosado pelo verde, ideal para olheiras arroxeadas. – Finalize com o corretivo cor da pele descrito acima.

Sardas – Para não deixar o look pesado e com cara de falso, use uma base líquida, bem fininha e discreta. – Aplique sobre ela um pó bronzeador.

  1. – Finalize com blush rosado ou bronze nas maçãs do rosto.
  2. Tatuagem – Passe um corretivo verde.
  3. – Por cima, aplique um corretivo cor da pele.
  4. Vasinhos – Utilize um corretivo verde.
  5. – Finalize com uma base da tonalidade da pele.

Sugestão de produtos

Opções para todas as peles e bolsosFoto: Divulgação

1. Corretivo em bastão, Vult Cosmética, R$ 4,60*. Tel.: (11) 4736-8890 2. Corretivo líquido Extremo Conforto Candeia, Natura, R$ 26,80*. Tel.: 0800 115566 3.

Corretivo cremoso, Extratos da Terra, R$ 27,20*. Tel.: (48) 3342-0087 4. Corretivo líquido, Akakia, R$ 23*. Tel.: (48) 3283-6000 5. Prime Magix Creme Disfarce para Poros, Avon, R$ 38*. Tel.

: 0800 7082866 6. Corretivo líquido Making Of, Contém 1g, R$ 45*. Tel.: (11) 3660-0378 7. Corretivo líquido Aviva, Jequiti Cosméticos, R$ 24,40*. Tel.: 0800 7767575 8.

Kit Paleta de corretivos cremosos, Catherine Hill, R$ 111*. Tel.: (11) 5070-1060

*preços pesquisados de Junho/2010

Tudo sobre Make

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*