Como alisar seu cabelo sem perder o volume (com imagens)

Entrando no clima saudável e natural, assunto que está super na moda, que tal deixar os cabelos lisos sem química, com produtos naturais?

Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)Alisamento natural para cabelos crespos e ondulados – aprenda como fazer passo a passo!

Isso é possível sim, deixar os cabelos hidratados com fios alinhados sem recorrer às famosas escovas progressivas, ao formol, ácidos ou outros produtos químicos que prometem alisar e reduzir o volume das madeixas, mas que comprometem a estrutura capilar e prejudicam a saúde em longo prazo.

Faz bem para os fios e para o bolso! É possível diminuir o impacto agressivo de tantas químicas aplicadas nos fios para alisá-los. São diversas receitas com ingredientes caseiros, baratinhos que utilizam produtos naturais que alinham, hidratam e cuidam da saúde dos cabelos.

As misturas alisam e tratam dos seus cabelos, do seu organismo e do bolso, pois é bem mais econômico do que os produtos capilares profissionais. Assim como com a química, deve existir uma frequência na aplicação destes produtos caseiros.

As receitas suavizam as ondas, alinham os fios, e desfazem os cachos gradativamente. O efeito liso não é imediato, os resultados que podem ser conferidos logo após a aplicação das receitas naturais são maciez e brilho, além de serem muito fáceis. As formas de como fazer o cabelo ficar liso são inúmeras!

Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)Beyoncé de cabelos lisos fica lindaComo Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)Resultado de alisamento químicoComo Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)Famosas aderiram ao tratamento de alisamentoComo Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)O liso fica muito lindo pra quem enjoou dos cachos e ondas

É de se observar que todas as fotos acima envolvem cabelos que foram quimicamente alisados. No entanto, nada impede que você faça um alisamento químico nas suas madeixas e faça o resultado durar mais seguindo as nossas receitas para conquistar um cabelo liso naturalmente.

Quais são as formas e as receitas de alisamento natural?

As receitas que mostraremos a seguir podem ser utilizadas em qualquer tipo de cabelo. Liso, crespo, cacheado ou ondulado.

Os resultados vão variar de acordo com a estrutura dos cabelos. O alisamento caseiro pra cabelo crespo e ondulado natural é compatível com qualquer química. Então qualquer pessoa pode experimentar.

O principal ingrediente das receitas naturais para alisar e hidratar os cabelos é o leite. Seja na versão integral, de vaca ou de côco, o ingrediente é rico em proteína e vitaminas, tem ação nutritiva e faz bem tanto para o organismo como para os cabelos.

Pode ser a solução para cabelos sem brilho, opacos e quebradiços. Mas como já disse, não espere resultados imediatos. Você precisa aplicar a mistura por algumas semanas para conseguir resultados lisos.

Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)Cabelo liso ou ondulado também fica lindo em negras e morenas

O leite sozinho já atua na hidratação e brilhos dos fios, aliado a outros ingredientes caseiros comum nas cozinhas brasileiras, pode dar resultados incríveis nos cabelos mais indisciplinados.

O alisamento natural, vale para quem quer dar um tempo nas químicas agressivas aos fios e para quem continua com a aplicação da química, da progressiva, e poderá com essa simples receita natural, reduzir a frequência do formol.

Que tal experimentar?

Alisamento natural com leite e amido de milho (Maizena)

O amido de milho ou a famosa Maisena misturada ao leite integral de vaca garante mais brilho e intensifica a maciez dos fios. A receita garante ótimos resultados em cabelos enrolados ou volumosos.

A receita é bem simples e barata. Ingredientes básicos e em pouquíssima quantidade, misturados já dão um resultado bem legal desde a primeira aplicação. Os ingredientes são:

  • 1 copo (200ml) de leite integral
  • 2 colheres bem cheias de maisena

Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)A máscara alisante de leite e maizena também é show para fazer o alisamento químico durar mais

Passo a passo para fazer sozinha:

  1. Em um recipiente coloque o leite e o amido de milho misture bem até ficar homogêneo. Reserve.
  2. Os cabelos devem estar secos. Separe as madeixas por mechas e inicie a aplicação com ajuda de um pincel ou um borrifador.
  3. Durante aplicação passe pentes com dentes não muito largos, da raiz até as pontas para que a mistura seja aplicada em todo o comprimento e penetre no cabelo.
  4. Conforme for secando a mistura deixará os cabelos com aspecto bem rígido, é normal por causa da ação da maisena.
  5. Aplicada a mistura em todo o cabelo, deixe descansar por 1 hora nos cabelos soltos. Melhor não prender para não marcar.
  6. Após 1 hora, lave as madeixas como de costume, com shampoo e condicionador.
  7. Depois de lavados, seque com secador e se necessário passe a famosa chapinha ou prancha, para ficar ainda mais liso.

Assista a este vídeo tutorial como passo a passo de como fazer o alisamento natural em cabelos crespos com maisena e leite:

Máscara alisadora caseira com café

A progressiva caseira com café ficou famosa depois que algumas digital influencers testaram formas dessa receita e obtiveram um resultado muito bom, trazendo principalmente muito brilho para as que tinham cabelo escuro.

Confira abaixo a lista com os ingredientes para que você possa se organizar e fazer sozinha:

  • 10-20 colheres de sopa de pó de café (depende do tamanho do cabelo).
  • 4 colheres de sopa de creme hidratante.
  • 4 colheres de sopa de vinagre de fruta.
  • 3 colheres de mel de abelha.
  • 7 colheres de sopa de leite integral.

Siga agora o passo a passo detalhado:

Tempo necessário: 1 hora.

Progressiva caseira a base de café

  1. Misturar os ingredientes

    Em uma tigela, despeje todos os ingredientes e misture-os até conseguir um creme. Se ficar muito grosso, você pode aumentar proporcionalmente os demais ingredientes que não o café.

  2. Lavar o cabelo

    Com a máscara pronta, lave suas mechas com champô anti resíduos e tire o excesso de molhado dos fios.

  3. Separar o cabelo

    Separe suas mechas em, pelo menos, quatro porções (na frente, atrás, e dos lados).

  4. Aplicar a progressiva caseira

    Para aplicar a máscara, conte com a ajuda de um pincel ou então use luvas plásticas para enluvar os fios. Não deixe de cobrir todas as mechas, da raiz até as pontas.

  5. Colocar uma touca

    Coloque uma touca para cobrir os cabelos e deixe o alisamento fazer efeito por 30 a 45 minutos.

  6. Enxaguar os fios

    Passado o lapso temporal indicado, você deve tirar o produto criado do seu cabelo com água gelada. Conte com a ajuda de um pente para retirar o que ficar grudado.

  7. Finalizar o cabelo

    A finalização não é obrigatória, mas ela proporciona melhores resultados. Para realizá-la, conte com ajuda de uma chapinha e de um secador (não use muito quente), sem se esquecer de usar protetor térmico.

Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)Antes e depois de fazer o alisamento caseiro com café

Essa receita é muito boa também para quem está com os cabelos ressecados e logo nas primeiras aplicações os resultados já serão visíveis. Abaixo, segue a resposta das dúvidas mais frequentes sobre esses tratamentos:

Com que frequência posso fazer as receitas de alisamento caseiro?

Depende do estado dos seus fios e de particularidades das receitas. Mas, em regra, para não dar errado, uma vez por semana já é suficiente para a maioria das pessoas.

Mulheres grávidas podem fazer?

As receitas que levam apenas ingredientes naturais podem ser feitas sem maiores restrições por mulheres grávidas. Entretanto, se você fizer receita que conta com auxílio de algum cosmético, você deve se informar sobre eventual restrição que ele apresente para mulheres que estão esperando criança.

Crianças podem alisar o cabelo?

As crianças só podem fazer receitas de alisamento se for com produtos que a natureza oferece, do contrário, os tratamentos não devem ser feitos, pois a química pode fazer algum mal para o infante.

Quem tem química no cabelo pode realizar esses tratamentos naturais para alisar os fios?

Sim, não tem problema que mulheres que tenham pintado o cabelo ou feito escova progressiva ou alisamento químicos realizem essas receitas caseiras pra deixar o fio mais liso. É até benéfico uma vez que ajudam a manter o resultado liso e também tratam os fios, trazendo mais hidratação e brilho, por exemplo.

Alisamento com leite de coco e limão

Outra receita fácil e baratinha é com leite de coco, que pode ser feito com a polpa do coco mesmo, ou mesmo o leite de coco de garrafinha que compramos no supermercado e limão.

O leite de coco é super hidratante, rico em proteínas além de conter muitas vitaminas para crescer e fortalecer os fios. O limão reduz a oleosidade e dá ainda mais brilho aos fios.

Ingredientes:

  • 10 colheres de sopa de leite coco (pode ser feito com leite de coco industrializado ou com a fruta)
  • suco de 1 limão

Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)As receitas darão um aspecto natural ao cabelo liso com leves ondas

Como aplicar a mistura de leite de coco com limão:

  1. Se for fazer o leite de côco natural, retire a polpa ou “carne” da fruta e bata no liquidificador com água do próprio côco no liquidificador. Em seguida é necessário coar num pano. Reserve o leite.
  2. Também pode ser utilizado o leite de côco industrializado.
  3. Misturar os ingredientes até ficar homogêneo. A aplicação deve ser feita com ajuda de um pincel ou borrifador, pois a mistura fica bem líquida.
  4. Neste caso, a dica é aplicar com os cabelos secos e sujos, até dois dias sem lavar.
  5. Aplique o alisamento de mechas em mechas nos cabelos com apoio de pentes, espalhe a mistura para que penetre nos fios.
  6. Deixe secar a mistura nos cabelos por no mínimo 1 hora.
  7. Após o tempo indicado, lave os cabelos como de costume com shampoo e condicionador.
  8. Deixe secar naturalmente ou use secador e a prancha, o que dará um efeito ainda mais liso.
Leia também:  Como ajustar o horário em uma réplica de rolex: 8 passos

Dica importante: Durante a aplicação desta misturinha, nem pensar em pegar sol. O limão prejudica o cabelo se combinado com raios solares. Vale lembrar também que estas receitinhas são muito boas para alisamento masculino!

Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)Antes e depois de alisar o cabelo ondulado

Importante lembrar que esses tratamentos devem ser frequentes. A dica é aplicar pelo menos 1 vez por semana.

Os resultados são gradativos e progressivos, a cada aplicação mais liso e hidratado vai ficar seu cabelo. Os cabelos e o bolso agradecem. Cabelos mais saudáveis gastando pouco. Vale a pena conferir. E não se esqueça de nos falar com tem sido os resultados!

Não gosta dos seus cachos ou das suas ondas? Então agora que você lá leu toda essa matéria, não deixe de testar nossas receitas!

Conhece mais alguma receita, testou e tirou fotos antes e depois? Mande para nós para aparecer aqui no site!

Alisamento caseiro: 7 receitas práticas e que funcionam

Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)

Foto: Thinkstock

A busca por novidades para se sentir ainda mais bela é incessante. Para aquelas que desejam ter cabelos lisos, várias opções surgem no mercado a cada dia. Quando a beleza vem acompanhada das palavras praticidade e economia estas opções ganham espaço na preferência popular.

Em uma época em que recursos naturais se sobrepõem aos ingredientes químicos, a preocupação com a saúde dos cabelos é levada em consideração. Os danos causados por processos químicos, muitas vezes irreversíveis, tendem a ser evitados.

Além disso, com a correria do dia-a-dia muitas vezes não há tempo disponível para ir ao cabeleireiro. Alisá-los em casa acaba se tornando uma ótima opção. Com ingredientes de fácil acesso pode-se conseguir um efeito temporário de alisamento dos fios. Várias receitas são disponibilizadas na internet, mas deve-se tomar cuidado com aquelas que utilizam algum produto químico para o efeito liso.

7 receitas de alisamento caseiro

Confira abaixo 7 receitas de alisamento com produtos naturais, acessíveis, de baixo custo e capazes de transformar os fios do seu cabelo.

1. Alisamento com iogurte e amido de milho

Ingredientes

  • 1 copo de Iogurte Integral
  • 3 colheres de amido de milho de sua preferência

Modo de fazer

Misture o amido de milho com iogurte integral, até formar um creme maleável, porém consistente. Aplica-se o creme nos cabelos secos e penteados, deixando agir por uma hora. Após o tempo atingido, deve-se enxaguar e lavá-los normalmente.

De acordo com a blogueira Tannia, este tratamento resulta em redução de frizz e volume, porém com um alisamento suave.

2. Alisamento com leite e amido de milho

Ingredientes

  • 1 copo de 200ml de leite integral
  • 2 colheres de sopa bem cheia de amido de milho

Modo de fazer

Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens) Veja também 10 cuidados para cabelos de todos os tipos

Misture os ingredientes em um recipiente até que a mistura esteja uniforme. Com os cabelos limpos e secos, aplicar a mistura com um borrifador penteando as mechas com um pente fino até que sequem naturalmente. Deve-se então enxaguar em água corrente de preferência fria. Por último seca-se com o secador de cabelos, resultando em fios disciplinados e sem volume.

Veja o resultado deste alisamento com a blogueira Talita Magalhães.

3. Alisamento caseiro com chocolate em pó

Ingredientes

  • 1 copo de 200ml de leite integral
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de queratina líquida.

Modo de fazer

Bater os ingredientes no liquidificar por um minuto. Aplicar a mistura nos cabelos mecha por mecha. Deixar agir nos cabelos por duas horas. Após este período lavar apenas com água e condicionador.

4. Alisamento com leite em pó e mel

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de leite em pó integral
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de mel

Modo de fazer

Misturar todos ingredientes até formar um creme consistente e uniforme. Com os cabelos limpos e secos, dividi-lo em mechas e aplicar a mistura mecha por mecha. Deixar agindo por uma hora. Após este período lavá-los somente com água.

5. Alisamento caseiro com babosa

Ingredientes

  • 2 copos de 200ml de água morna
  • 100ml de óleo de coco ou leite de coco
  • 40ml de óleo de abacate puro
  • Gel retirado de duas folhas de babosa
  • ¼ de sabão de coco ralado

Modo de fazer

Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens) Veja também 10 segredos para ter um cabelo comprido e lindo

Bater os ingredientes no liquidificador e armazená-los em um recipiente fechado. Aplicar após o cabelo estiver lavado e ainda molhado, massageando até formar espuma. Deixa-se agir por cerca de 35 minutos e deve-se realizar o primeiro enxague com água morna, e o seguinte com água fria. O produto possui validade de duas semanas.

6. Alisamento caseiro com açúcar

Ingredientes

  • 100ml de leite integral
  • 2 colheres de amido de milho
  • 1 xícara de chá de açúcar refinado

Modo de fazer

Misturar os ingredientes e levá-los ao fogo mexendo sem parar até engrossar como um creme capilar. Deve-se desligar o fogo. Aplica-se o creme ainda morno após lavar os cabelo com xampu tradicional, deixando agir por duas horas. Após este período lava-se e seca-se o cabelo normalmente.

7. Alisamento com coco verde e aveia

Ingredientes

  • Polpa de 1 coco verde
  • 1 xícara de chá de leite integral
  • 1 colher de sopa de farinha de aveia
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • Modo de fazer

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Levá-los ao fogo mexendo até ganhar consistência de mingau. Deve-se aplicar a mistura ainda morna nos cabelos após lavagem apenas com xampu, deixando agir por duas hora. Após este período, lava-se o cabelo com bastante água.

É seguro fazer alisamento caseiro?

Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)

Foto: Thinkstock

De acordo com a Dermatologista Dra. Alessandra Drummond, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a utilização de ingredientes como mel, amido de milho, leite e açúcar não faz mal algum para a saúde capilar.

Sua única ressalva seria a de que o uso frequente destes recursos naturais podem estimular a dermatite seborreica, e que sua utilização promove apenas um relaxamento temporário e não um alisamento definitivo. Dra. Alessandra ainda alerta o perigo da utilização de produtos químicos em domicílio, orientando a necessidade de acompanhamento com profissionais habilitados.

Vale destacar que o alisamento caseiro pode não apresentar o mesmo resultado nos diferentes tipos de cabelos, e que o processo químico tem um resultado mais duradouro, porém devido ao alisamento caseiro ser realizado com produtos naturais, este não danifica tanto os fios quanto o alisamento em que são utilizados compostos químicos.

Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens) Veja também 12 dicas e sugestões para cuidar de cabelos oleosos

R7 – Entretenimento

Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)AP

O cabelo ondulado de Gisele Bündchen é o mais pedido nos salões; produtos buscam resultado semelhante

Em meio a diversas novidades, o grande destaque da Hair Brasil, feira internacional de beleza que termina nesta terça-feira (5), em São Paulo, são os produtos para alisar os cabelos. Firmando-se cada vez mais como tratamento preferido das brasileiras, os fios esticados ganham produtos pós-alisamento, novas técnicas e até mesmo cremes para manter os fios dominados em casa. 

A reportagem do R7 deu um giro pelo evento em busca de inovações. Os alisamentos ganharam disparado a atenção de quem passava por lá. Cada vez mais sofisticadas, as técnicas buscam agora sobretudo efeito natural. Segundo a reportagem apurou, existe um movimento “anti-fios-chapados”. Aquele cabelo lambido já era.

Uma dos destaques foi sistema de alisamento Überliss, da empresa Avlon, que não tem contra-indicação como acontece com outros tipos de alisamento. Sua fórmula não contém formol e foi desenvolvido com base na resistência dos fios. Em demostração feita ao vivo, foi possível assistir ao processo de alisamento que transformou o cabelo da modelo. O resultado foram fios lisos, porém com volume e movimento. Marcelo Rogério, consultor técnico da Avlon, explica a tendência. – A grande maioria dos produtos tem formol e, como sabemos, é um produto prejudicial à saúde. Nós descobrimos um ativo à base de carbocisteína. Fizemos a formulação, que dá o mesmo resultado do formol, mas sem prejudicar a saúde. 

Movimentos controlados 
O movimento quanto mais natural melhor refletido nos cabelos de celebridades como Gisele Bündchen e Grazi Massafera, por exemplo, influenciaram a maioria das clientes, que buscam fios lisos, porém com volume e ondulação. Isso levou a inovações e melhorias na formulação dos produtos. O resultado? Adeus cabelos “escorridos”.

O R7 conversou com a cabeleireira Maria Luiza Silva e ela foi enfática ao afirmar que este tipo de tratamento – que promeve um aspecto mais natural e menos agressivo – são os seus preferidos:

– Estou aqui para ver as novidades, o que me atrai são os tratamentos para fios lisos. Como profissional da área, adoro tudo, mas essas técnicas novas chamam atenção e fazem crer que será um pouco mais fácil ter o cabelo da Gisele Bündchen.

O movimento por cabelos à la Gisele, espalhou-se entre as empresas de cosméticos.

Segundo a Cadiveu, a linha Bossa Nova, apresentada na feira, oferece cabelos lisos na raiz e com leve ondulação no comprimento e nas pontas, no melhor estilo da top brasileira.

  O produto apresenta a tecnologia Aminopalm, feita com um ativo à base de óleos de palmeira da Amazônia. Leva 11 tipos de aminoácidos e nada de amônia em sua fórmula.

Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)
Os cabelos volumosos, porém lisos, da atriz Grazi Massafera servem de inspiração para clientes (Fotos: AgNews)

Teste da mecha

As novas opções mostram como os tipos de alisamentos sofreram alterações ao longo dos anos. Porém, uma coisa não mudou: a necessidade de cuidados especiais e a manutenção dos fios com processos químicos.  Quem explica como fazer um tratamento seguro é Mada Silva, técnica máster de relaxamento e gestora da Itallian Hairtech. – Procuramos fazer um trabalho de conscientização com as clientes. Não adianta só transformar e não tratar. Hoje não é só quem tem cabelo afro que procura os salões para alisar os fios, todas procuram. Na hora de alisar, o primeiro passo é procurar um profissional que seja um especialista e fazer o teste de mecha, que determina se o fio poderá ou não ser alisado e qual é o produto indicado.   Produtos pós-alisamento, como xampus, condicionadores, leave-in, são outra tendência. Por lá, a Italian Hairtech, por exemplo, apresentou a nova versão da linha Innovator Relaxer System, desenvolvida especialmente para cabelos submetidos a alisamento. De acordo com a empresa, os produtos à base de Guanidina, Sodium e Tioglicolato hidratam e dão maciez aos fios alisados.  

Vale a pena? 
Se ao ler as principais novidades, você já ficou com vontade de alisar os fios, saiba que o processo não está restrito apenas aos produtos químicos. Uma série de questões práticas do seu dia a dia podem influenciar na hora da decisão. 

Segundo Rafael De La Lastra, um dos sócios do Salão De La Lastra, de São Paulo, as pessoas buscam o que não tem. E com a proliferação dos produtos e salões que alisam os fios, fica a sensação de quem é algo trivial. Mas não é bem assim. Ele explica:
 
– O cabeleireiro não deve criar uma expectativa. A cliente traz a foto de uma celebridade, mas o cabelo dela não chega nem perto do da foto. Por isso, é preciso explicar as vantagens e as desvantagens do alisamento. Explicar que a raiz vai crescer crespa, porque muitas pensam que o alisamento é para sempre. Falar também que a raiz vai ficar volumosa, enquanto o restante dos fios ficará liso, e que não é possível retirar o alisamento. Quem quer ficar com o cabelo liso de vez em quando, melhor apostar na escova.
Como Alisar seu Cabelo sem Perder o Volume (com Imagens)
1 – Condicionador e xampu para tirar o aspecto frizz dos fios (preço sob consulta, da Itallian Haitech); 2 – Modelador para auxiliar no efeito do alisamento (R$ 76,50, da Revlon);  3 – Xampu de limpeza nutritiva, gloss redutor de volume e máscara condicionante para promover efeito liso (R$ 380, da Versale)

  • Serviço 
  • Revlon: tel. 0/xx/11 3052-1414

Versale: tel. 0/xx/21 2445-0484 Itallian Hairtech: tel. 0/xx/11 2095-8888

10 segredos para dar volume aos cabelos finos – Cabelos&cia

Cabelo sem volume costuma ser a principal reclamação de quem tem fios finos.  Isso porque este tipo de cabelo tende a ficar escorrido e sem forma, além de dar trabalho para quem quer apostar em um penteado mais elaborado para uma festa ou evento especial.

A boa notícia é que, com alguns cuidados simples na rotina, é possível adicionar volume ao cabelo. Para ajudar na missão, a hairdresser Carla Gonçalves, hairdresser do salão LeFil Beauty, de São Paulo (SP), ensina o caminho das pedras. Confira!

1. Escolha o shampoo certo

Não usar o produto certo para cabelo fino é um dos fatores mais prejudiciais para os seus fios. Se a sua cliente tem cabelos finos e utiliza produtos pesados, eles tendem a ficar com menos volume.

“Por isso, evite shampoos que contenham silicones, já que estes favorecem o aparecimento de gordura e oleosidade, e prefira os neutros, específicos para cabelos finos ou formulados especialmente para conferir volume”, explica Carla.

2. Opte por um condicionador leve

Os condicionadores e máscaras de hidratação podem ser ainda piores que os shampoos para os cabelos finos, pois são mais prováveis de deixarem os fios pesados.

Então evite produtos que estejam rotulados como “ricamente hidratantes” ou “alisadores”, pois eles contêm óleos que vão pesar nos fios, fazendo com que percam o volume.

“Assim como os shampoos, fuja dos condicionadores que contêm silicone e prefira os formulados especialmente para cabelos finos”, explica a profissional do Lefil Beauty.

3. Aplique um leave-in após a lavagem

Após lavar o cabelo, o ideal é usar um leave-in específico para fios finos. Para isso, retire a umidade dos cabelos e aplique o produto do comprimento dos fios até as pontas.

“O leave-in vai auxiliar a conferir volume ao cabelo, principalmente em quem tem cabelo cacheado, pois também ajuda a formar o cacho.

Mas cuidado para não exagerar no uso do produto, pois, além de deixar o cabelo com aspecto oleoso, o produto fará com que os fios fiquem pesados e, consequentemente, sem volume”, aponta Carla.

4. Lave os cabelos em dias alternados

Por serem mais oleosos, o ideal é orientar sua cliente a lavar o cabelo em dias alternados, usando shampoo neutro e dispensando o condicionador, já que o leave-in usado após o banho já será o suficiente para hidratar o cabelo da maneira que ele precisa, mas sem deixá-lo pesado.  “Porém, se o cabelo embaraça facilmente, não tem como dispensar o condicionador. Neste caso, aplique-o apenas no comprimento do fio, preservando a raiz.”

5. Use um shampoo antirresíduos

O acúmulo de produtos pode pesar o cabelo e fazer com que pareça reto e sem vida.

Por isso, uma vez por semana é importante que sua cliente faça uso de um bom shampoo antirresíduo, já que o produto realiza uma limpeza profunda nos fios, removendo os resíduos de cremes de cabelo, poluição e oleosidade e deixando os fios totalmente limpos.

“Mas é fundamental que ela utilize este tipo de shampoo apenas uma vez por semana ou quando necessário já que seu uso constante e em excesso remove proteínas importantes para o fio”, alerta a especialista.

6. Cuidado com a temperatura da água

A água quente retira a oleosidade, mas também faz com que o couro cabeludo produza mais oleosidade, tornando os fios pesados.

Além disso, lavar os cabelos com água quente dilata a fibra capilar e faz com que o cabelo perca água e fique com frizz, o que, a longo prazo, pode deixar os fios frágeis e secos.

“O ideal então é usar água morna e realizar um último enxágue com água fria, para fechar as cutículas do fio.”

7. Seque os fios corretamente

Para quem tem cabelos finos e enrolados, o ideal é secar com a toalha, começando pela raiz e indo para as pontas, já que o secador pode tirar o volume natural dos cachos. Porém, se a sua cliente prefere o secador, a lógica é a mesma.

“Comece pela raiz e termine secando as pontas, mas evite usar escovas, pois a tração deixa os cabelos mais oleosos e pesados. Cuidado para não usar o secador muito quente para não danificar os fios.

Além disso, lembre-se de sempre retirar a umidade em excesso com uma toalha antes de usar o secador”, comenta Carla Gonçalves.

“Se você quiser dar um volume extra, uma dica é secar os fios com a cabeça inclinada para baixo ou então no sentido contrário ao qual ela está acostumado a pentear o cabelo. Quando terminar, sua cliente vai perceber um volume imediato nos fios.”

8. Atenção ao pentear

O primeiro cuidado é com relação a escolha da escova. Prefira sempre escovas com cerdas naturais e pentes de madeira, pois causam menos tração nos fios e separam mechas maiores de cabelos, ajudando a dar volume aos fios. Para fixar o penteado fique longe de finalizadores com fixação forte e muito pastosos, pois eles vão tornar fios pesados e sem volume.

“No lugar, opte por pomadas masculinas, que geralmente são mais suaves, pomadas em pó, que ajudam a reduzir a oleosidade da raiz e tornar os fios mais leves, sprays fixadores ou mousses. Independente de qual você for usar, o ideal é aplicar apenas próximo a raiz para não pesar as pontas.

Mas cuidado com os exageros, já que, quanto mais produtos nos fios, mais pesados eles ficarão”, destaca a cabeleireira.

9. Aposte no cabelo cacheado e ondulado

Os cachos são a melhor e mais rápida opção para dar volume aos cabelos lisos. Para isso, use bobs de velcro na parte da frente do cabelo ou então use um babyliss para enrolar partes do cabelo e espirre um pouco de um fixador para manter no lugar.

Mesmo se os cachos desaparecem durante o dia, a textura e o volume extra e o movimento no cabelo permanecerão. “Mas se a sua cliente não for fã de cachos, use uma chapinha para criar uma leve ondulação nas extremidades dos cabelos.

Além da sensação de movimento, a técnica dará um aspecto mais volumoso e espesso para os seus fios.”

10. Cortes de cabelo regulares

Se a sua cliente tem cabelos muito finos e sem volume, o ideal é não os deixar muito longos, pois isso fará com que fiquem pesados.

O recomendado então é cortá-los com frequência, de preferência sempre na altura dos ombros, para manter os fios estruturados. “Uma boa dica é o corte em camadas, já que elas dão uma textura instantânea aos seus cabelos.

Outra opção é adicionar cores aos fios. Um ou dois tons sutis já são capazes de conferir um aspecto volumoso aos cabelos”, finaliza Carla Gonçalves.

EDIÇÃO: Monique Abrantes

FOTOS: Shutterstock

Para cada necessidade, um tipo de alisamento

Até há pouco tempo, quem queria se livrar dos cachos tinha de se conformar com o liso-chapado do alisamento japonês. No entanto, com a evolução do método, outras substâncias foram descobertas, e atualmente há opções para todos os gostos. Segundo Rodrigo Schumann, cabelereiro do salão Tonicha, do Rio de Janeiro, os antigos procedimentos faziam com que o cabelo ficasse muito frágil.

“Agora, conseguimos alisar e hidratar ao mesmo tempo”, afirma. Além disso, a tendência do liso com volume veio para ficar. Por isso, a procura por técnicas menos agressivas é cada vez mais alta. “Hoje, o maior sucesso nos salões é a plástica dos fios, que tira o volume sem dar o efeito escorrido”, conta Rafael Vaz, do salão Jacques Janine. Agora, é só você escolher seu alisamento preferido.

Tirar o fizz e reduzir voulume

· Cauterização com queratina

Reconstrói os fios e repõe nutrientes. Como estão hidratados, os fios se fortalecem e não ficam porosos e quebradiços, eliminando o frizz e assentando o cabelo, sem perder o ondulado. Além de domar o cabelo, vale para quem não gosta do liso chapado. A partir de R$ 240*

· Plástica dos fios

Com arginina e açaí nos ingredientes, pode ser aplicada em qualquer tipo de cabelo e é um dos procedimentos mais procurados do momento. Dá um efeito escova nos fios, hidrata e elimina o frizz e as pontas duplas. A partir de R$ 255*
 

Manter o ondulado natural dos fios

· Escova inteligente

Com óleo de argan, queratina e lanolina, esse tipo alisamento pode ser feito em cabelos tonalizados. Mas atenção: nesse caso, é sempre indicado fazer um teste antes! As substâncias presentes no composto alisam e deixam o cabelo mais domado, sem deixar os fios completamente lisos. A partir de R$ 300*

· Escovas de chocolate, morango e açúcar

Independentemente do nome, o que vale nesse procedimento é o formol presente na composição. Calma, quando usado corretamente (no máximo 0,2% da composição), essa substância é um poderoso aliado dos lisos. Chocolate, morango e açúcar são as propriedades hidratantes da fórmula. A partir de R$ 300*

Deixar o fio chapado

· Escova americana

Se o seu cabelo é bem crespo e você sonha com ele lisinho, a solução é radicalizar e mudar a estrutura dos fios. Para isso, você pode contar com a ajuda de substâncias como a hidróxido de guanidina, presente nesse método. Ele tira o volume e o feito é definitivo. A partir de R$ 500*

· Hot Brush

O procedimento usa tioglicolato de amônia, um poderoso alisante que também altera a estrutura dos fios. Não é recomendado para cabelos com tons mais claros que loiro médio, já que os fios muito claros têm menor resistência a químicas. Recomendado para alisar definitivamente fios ondulados e crespos. A partir de R$ 415*

Fios coloridos? Cuidado redobrado

Se você tem cabelos tingidos e quer fazer qualquer tipo de alisamento, é preciso consultar o cabeleireiro antes. “A maioria dos alisantes não são indicados para fios com muita química.

Tratamento errado pode até fazer o cabelo cair”, alerta o cabeleireiro Rodrigo Schumann.

Por isso, não se esqueça de fazer o teste da mecha (a aplicação do produto em uma pequena parte do cabelo) para se certificar de que o método escolhido é seguro e não irá danificar seu cabelo.

Fique atenta!

Segundo a Anvisa, produtos que contêm formaldeído (o popular formol) podem usar no máximo 0,2% dessa substância na composição. Antes de fazer qualquer alisamento, certifique-se de que o produto aplicado está dentro da lei. Em excesso, o formol pode causar dores de cabeça, intoxicação, queda dos fios e até a morte.

Sugestão de produtos

Foto: Divulgação

  • 1. Liso absoluto creme para pentear, da Garnier Fructis, R$ 5,90**
  • 2. Xampu Opti Smooth, da Matrix, R$ 31,35 **
  • 3. Creme de tratamento Advance Techniques, da Avon, R$ 16**

4. Fluido Linha Progress, de C. Kamura, R$ 20,83**

Foto: Divulgação

  1. 5. Kit pós-progressiva, da Dove, R$ 24,90**
  2. 6. Reparador de pontas Nativa SPA, de O Boticário, R$ 21,99**
  3. 7. Creme Tratamento de choque pós-alisamento, da Seda, R$ 2,20**
  4. 8. Xampu nutrireconstrutor X-Tenso Care, da L’Oréal, R$ 48**
  5. *Os preços dos procedimentos varuam de acordo com o salão
  6. **Preços pesquisados em janeiro/2013

Como deixar o cabelo liso: 5 dicas sem usar chapinha e secador

Já se perguntou como deixar o cabelo liso sem chapinha e secador? Pode ser um pouquinho difícil abrir mão desses aliados, mas saiba que o calor – principalmente quando usado com frequência – prejudica bastante a saúde do cabelo. Para garantir fios fortes, saudáveis e com pouco volume ou textura, o Beleza Extraordinária traz 5 técnicas para provar que, sim, é possível conseguir o efeito liso sem ferramentas quentes!

1. Técnica da touca com meia calça ajuda a deixar o cabelo mais liso sem secador e chapinha

A touca com meia calça é um dos truques mais famosos para alisar o cabelo sem secador e chapinha. Provavelmente sua avó, mãe ou até tia já testaram e garantiram o resultado, viu? Tudo o que você vai precisar são um pouco de óleo capilar, grampinhos e, claro, uma meia-calça:

1) Lave o cabelo como de costume. Se preferir, vale apostar em uma umectação com o óleo capilar antes da lavagem para nutrir os fios!

  • 2) Tire o excesso de água com uma toalha;
  • 3) É hora de começar a touca! Com o cabelo úmido, faça uma divisória lateral;
  • 4) Penteie um dos lados e com a ajuda do pente, vá enrolando a mecha em torno da cabeça;
  • 5) Prenda o cabelo bem rente com a ajuda dos grampos. É importante deixar as mechas bem esticadas;
  • 6) Dê um nó nas pernas da meia-calça para criar a touca e coloque-a na cabeça;
  • 7) Espere um tempinho e tire a touca – é hora de repetir o processo para o lado contrário
  • 8) Espere mais um pouco e tudo pronto – cabelo liso sem chapinha ou secador!

2. Bobes maiores ajudam a conseguir o efeito liso nos fios sem calor

Os bobes, também queridinhos de muitas mães, tias e avós, também podem ser usados para deixar o cabelo liso – e melhor, sem chapinha ou secador! Escolha rolinhos bem grandes, já que o tamanho ajuda a deixar os fios mais lisos, viu?

  1. 1) Lave o cabelo e finalize como de costume;
  2. 2) O cabelo precisa estar úmido para fazer o truque com bobes, ok?
  3. 3) Penteie bem o cabelo e separe mechas grandes para deixar o cabelo bem liso;
  4. 4) É importante usar os bobes no sentido vertical, sempre deixando os fios bem presos e esticados;
  5. 5) Espere secar, tire os bobes e tudo pronto!

Dica: Vale combinar a toquinha e os bobes para garantir um efeito superliso! Use os rolinhos para alisar os fios no topo da cabeça ou aqueles que são mais teimosos. Depois, é só enrolar o resto do cabelo com grampos ao redor da cabeça.

3. Para quem tem mais tempo, a dica é investir no truque dos elásticos de cabelo

Todo mundo tem alguns elásticos de cabelo perdidos por aí, certo? Também dá para usá-los para deixar o cabelo liso! Mas atenção: essa dica é mais indicada para quem tem um tempinho sobrando, já que os fios demoram a secar. Para começar, separe alguns elásticos de cabelo, daqueles bem macios e fofinhos para não deixar o resultado marcado.

  • 1) Comece com o cabelo úmido;
  • 2) Faça uma divisão lateral e jogue todo o cabelo para um dos lados;
  • 3) Prenda o cabelo com um dos elásticos, lembrando de não deixar muito apertado;
  • 4) Vá colocando elásticos ao longo de todo o rabo, tentando não deixar espaço entre eles;
  • 5) Espere o cabelo secar completamente e tudo pronto!

4. Reconstruções capilares ajudam a deixar o cabelo mais liso – e sem usar secador ou chapinha!

Para as apaixonadas por produtos e tratamentos de cabelo, uma dica para deixar os fios mais lisos – e sem chapinha ou secador – é investir em reconstruções capilares, como as à base de queratina, reparam profundamente os fios. Uma das consequências é a redução de volume e frizz, o que deixa um efeito mais liso no cabelo! O indicado é investir nesses tratamentos, no máximo, duas vezes por mês para manter um aspecto macio, brilhante e saudável.

5. Cuidados extras são essenciais para manter o efeito liso por mais tempo

Outra dica valiosa para deixar o cabelo liso – e manter o efeito nos fios – está em alguns cuidados extras e superfáceis de incorporar na rotina, viu? Na hora de lavar, escolha uma linha de shampoo e condicionador específica para cabelos lisos, que ajuda a manter o resultado alinhado. Use um óleo capilar para finalizar o look, já que fios bem nutridos ficam mais definidos e sem frizz!

Redação: Giovanna Pego

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*