Como ajustar colunas no indesign: 6 passos (com imagens)

Redimensione projetos rapidamente com sugestões de layout adaptáveis.

Se você usar 'Configurar documento' ou 'Margens e colunas' para alterar um layout existente (por exemplo, alterar o tamanho de página ou a margem da página), poderá gastar tempo e esforço consideráveis para reorganizar os objetos de forma que se ajustem ao novo layout. O recurso Ajustar layout pode fazer grande parte desse trabalho automaticamente, ajustando os elementos da página no layout do documento quando houver alterações no tamanho da página, na margem da página ou na sangria.

Como Ajustar Colunas no InDesign: 6 Passos (com Imagens)

Para ajustar o layout de um documento:

  1. Siga um destes procedimentos:

    • Vá para Arquivo > Ajuste o layout.
    • Vá para Arquivo > Configuração de documento e clique em Ajustar layout.
  2. Na caixa de diálogo Ajustar layout, especifique as seguintes opções:

    Escolha um tamanho de página no menu ou digite valores em largura e altura. Você também pode selecionar a orientação do documento.

    Selecione Ajustar as margens automaticamente às alterações do tamanho da página para ajustar dinamicamente as margens com as alterações feitas ao tamanho da página, ou digite os valores para as margens manualmente.

    Especifique os valores para a área de sangria do documento.

    Selecione essa opção para modificar o tamanho da fonte no documento com base em alterações do tamanho da página e da margem. Você também pode definir limites de tamanho de fonte para ajuste automático ao selecionar Definir limites de tamanho de fonte e especificando um valor para o tamanho mínimo e máximo de fonte.

    Ajustar conteúdo bloqueado

    Selecione essa opção para ajustar o conteúdo bloqueado no seu layout.

    Como Ajustar Colunas no InDesign: 6 Passos (com Imagens)

Para ajustar o layout de uma página ou espelhado em um documento:

  1. Vá para Layout > Margens e Colunas.

    A caixa de diálogo Margens e colunas é exibida.

  2. Na caixa de diálogo Margens e Colunas, selecione Ajustar layout. Por padrão, esta caixa de seleção não fica selecionada.

    Como Ajustar Colunas no InDesign: 6 Passos (com Imagens) Caixa de diálogo Margens e Colunas

  3. Selecione Ajustar tamanho de fonte para modificar o tamanho da fonte no documento com base em alterações das margens. Você também pode definir limites de tamanho de fonte para ajuste automático ao selecionar Definir limites de tamanho de fonte e especificando um valor para o tamanho mínimo e máximo de fonte.

    Como Ajustar Colunas no InDesign: 6 Passos (com Imagens)

  4. Selecione Ajustar conteúdo bloqueado para ajustar o conteúdo bloqueado no layout.

Quando você usa o recurso de Layout de ajuste, os objetos como texto e gráficos são reconfigurados com alterações de sangria ou margem do documento com base no seguinte:

  • Se o tamanho de página for alterado, as guias de régua são movidas para manter distâncias proporcionais em relação às bordas da página, às margens ou às guias de coluna.
  • A posição relativa dos objetos que estão fixados ao texto é mantida.
  • Os objetos são mantidos a fim de mantê-los na mesma posição relativa na página, caso o tamanho da página ou as margens sejam alterados.
  • O alinhamento dos objetos para sangria, a borda da página, a margem da página, as colunas, a medianiz da coluna, as guias e as grades são mantidos.
  • O alinhamento e o espaço relativo entre os objetos no documento são mantidos.
  • Você pode decidir se deseja ou não dimensionar o texto. O tamanho da fonte e as alterações de entrelinha a respeito da alteração no tamanho do documento. O tamanho da fonte sobe um ponto decimal após ser dimensionado. Nenhuma alteração de estilo é feita e todas as alterações no texto são substituições.
  • A proporção dos objetos não retangular e rotacionados é mantida.
  • As imagens se ajustam proporcionalmente mantendo a proporção, assim, o conteúdo visível dentro do quadro permanece quase consistente.
  • Cada objeto em um grupo, retangular e não retangular, é ajustado enquanto mantém a proporção, assim, a forma do grupo fica intacta.
  • Os itens da área de trabalho não são redimensionados. No entanto, eles não se sobrepõem na página.
  • Qualquer objeto oculto ou objetos em uma camada oculta não são redimensionados.

As 6 melhores dicas de como usar o Adobe InDesign

O InDesign é o carro-chefe da Adobe quando falamos de editoração eletrônica e suas possibilidades são — basicamente — ilimitadas. Assim, gastamos um tempo que poderia ser mais bem aproveitado, uma vez que não conhecemos direito todos os recursos que o programa oferece.

Dica: Quer se especializar em InDesign? Conheça nossos cursos.

Para contornar essa situação, acompanhe o post de hoje, pois vamos apresentar algumas dicas de como usar o Adobe InDesign da melhor forma e ser mais produtivo. Olha só:

Prepare seu arquivo primeiro

Ao clicar em “new document”, aparecerá uma janela para que você configure seu arquivo. Aproveite e já prepare seu documento a fim de ganhar tempo, selecionando se o material é para impressão ou para a web, tamanho e número de páginas, orientação do papel (retrato ou paisagem), número de colunas, margens e sangria.

Configure a página mestre

A página mestre é um dos principais recursos para otimizar seu tempo no InDesign, já que você pode configurar uma única vez informações que precisam estar em todo o layout — grid, cabeçalho, rodapé, número da página e títulos —, fazendo com que esses elementos apareçam automaticamente em múltiplas páginas. Para configurar, é só clicar duas vezes em “A-Master”.

Salve seu espaço de trabalho

Como Ajustar Colunas no InDesign: 6 Passos (com Imagens)

Outro modo de otimizar seu tempo é personalizar seu espaço de trabalho (workspace) e salvá-lo. Assim, toda vez que abrir o programa, ele estará lá pronto para ser usado, sem a necessidade de ficar ativando as ferramentas novamente no menu “window”.

Quando terminar de selecionar suas janelas e de personalizar seu espaço, é só clicar na setinha ao lado do campo de busca no menu superior e escolher a opção “new workspace”.

Controle a hifenização

Muitas vezes, trabalhamos com textos justificados e precisamos ficar de olho na hifenização para manter a estética da diagramação. Neste caso, em vez de forçar a quebra da linha manualmente, é melhor automatizar o processo. Para tanto, é só usar os seguintes procedimentos:

  • Selecione a palavra e aplique o atributo “no break”, na janela “caractere”;
  • Em “discretionary hyphen”, adicione um hífen condicional na frente da palavra;
  • Inclua a palavra no dicionário do InDesign e aplique um ~ (til) na frente dela.

Justifique melhor o texto

Ainda sobre textos justificados, há uma maneira bem prática de melhorar a aparência deles com o objetivo de deixar sua diagramação ainda mais fluida. Para isso, acesse a categoria “justification”, na janela “paragraph” e aplique as configurações a seguir:

  • Em “word spacing”: 80%, 100%, 120%;
  • Em “letter spacing”: -5 %, 0% , 5%;
  • E em “glyph scaling”: 98% , 100%, 102%.

Abuse dos atalhos

Muitas vezes, perdemos muito tempo indo e vindo na hora de selecionar as ferramentas. Sendo assim, para otimizar sua produtividade é recomendado que você utilize sempre os atalhos.

Entre os mais comuns estão: pressionar a barra de espaço para se locomover melhor no layout; “Ctrl + scroll do mouse” para dar zoom in e zoom out; e “Shift + w” para ativar o modo de visualização. Há uma variedade enorme de atalhos que ficaria inviável listar todos aqui. No entanto, você pode acessar esse link e conhecer os principais.

Como dissemos, o InDesign oferece infinitas possibilidades e, para conhecer todas elas, é fundamental que você faça um curso especializado — inclusive, no conforto da sua casa, por meio de uma plataforma online.

Dica: Quer se especializar ou potencializar seus conhecimentos em Design Gráfico e dominar tecnologias e linguagens como Photoshop, Illustrator, InDesign, 3D, entre outros? Conheça nossos cursos online e decole sua carreira.

E aí, preparado para entrar nessa e saber como usar o Adobe InDesign como ninguém? Se ainda houver qualquer dúvida, não deixe de comentar!

Como quebrar o texto no InDesign sem esforço?

O InDesign é o software para a maioria dos usuários quando se trata de editoração eletrônica. Portanto, muitas pessoas estão interessadas em aprender todos os recursos associados a esta ferramenta útil.

Se você estiver interessado em usar este software, aproveite ao máximo seus recursos, este artigo é apenas para você. Neste artigo, explicamos um dos recursos mais usados ​​para o benefício de nossos usuários iniciantes.

Em termos mais simples, este artigo explica como quebrar texto no InDesign.

By the way, se você gostaria de saber como ver o contagem de palavras no InDesign E como inserir imagens no InDesigne como redimensionar uma imagem no InDesig, basta clicar para ler mais.

Quebrar texto é um recurso que permite aos usuários colocar texto em torno das imagens e das formas.

Esse processo é excepcionalmente útil quando se trata de criar layouts profissionais do InDesign em editoração eletrônica. Mais importante, você não precisa se esforçar muito, pois é um processo super fácil.

No entanto, se você é um usuário iniciante que deseja saber como quebrar texto no InDesign, siga as etapas abaixo.

De fato, nesta seção, explicaremos três maneiras diferentes de usar o painel Quebra de texto do InDesign. Com este belo efeito, você poderá criar designs elegantes e arrumados, ideais para uso profissional.

PS: Para saber mais InDesign vs. Publishere outros melhores Alternativas do InDesign, esses artigos são para você.

Parte 1. Quebrar texto no InDesign (em torno das formas básicas)

Sob várias circunstâncias, você terá que envolver o texto em torno de formas básicas para tornar o layout mais profissional. De fato, com a inclusão de formas básicas e gráficos vetoriais, você pode adicionar um contraste melhor ao layout.

Além disso, o layout parecerá mais dinâmico quando houver formas e vetores. Essas formas e vetores podem conter círculos, caixas, textos explicativos etc. que podem aparecer como aspas no layout. Portanto, é sempre útil saber como envolver o texto em torno de formas e vetores.

Nesta seção, vamos ver como criar uma cotação de retirada em um layout de página.

1) Como primeira etapa, você deve selecionar qualquer uma das ferramentas de forma usando o painel Ferramentas (L). Por exemplo, você pode escolher a Ellipse Tool ou qualquer outra ferramenta. Depois que a ferramenta é selecionada, você pode simplesmente arrastar para desenhar a forma desejada. Para criar um círculo ou um retângulo perfeito, mantenha pressionada a tecla Shift enquanto desenha. 2) Agora, a forma é desenhada no local desejado; é hora de preenchê-lo com conteúdo. Para fazer isso, você deve clicar com o botão direito do mouse na forma que você acabou de criar e escolher a opção “Conteúdo”. Em seguida, selecione a opção “Texto”. Digite o texto e aplique a formatação de sua preferência. Por exemplo, você pode definir o alinhamento do texto, o estilo da fonte, o tamanho da fonte e outras formatações.

3) Agora que a forma está selecionada, você pode ir em direção ao “Objeto” localizado no menu principal. Em seguida, selecione “Opções de quadro de texto” também. Certifique-se de ajustar a inserção para que o texto seja empurrado em direção ao centro do objeto. Esta etapa dará uma aparência elegante à sua forma.

Bem, isso é sobre como ajustar o conteúdo à forma. É hora de dar uma olhada no processo de quebra de texto.

4) Agora, coloque as colunas de texto (que você criou com a Ferramenta de tipos). A colocação de colunas de texto deve ser feita por cima da forma. Além disso, o texto também pode ser alinhado atrás da forma.

5) Agora você deve selecionar a forma. Em seguida, abra o painel Quebra de texto (vá para Janela e selecione Quebra de texto). Se houver uma forma quadrada ou retangular, basta escolher Quebrar caixa delimitadora. Esta opção está localizada na parte superior do painel. Se houver uma forma circular, por outro lado, vá para Wrap Around Object Shape. Essa opção proporcionará uma quebra de texto mais natural, elegante e profissional.

6) Certifique-se de aumentar o valor do deslocamento também. Em geral, um valor de deslocamento de 5 mm seria bom na maioria dos casos. O ponto principal aqui é ajustar o deslocamento até que a forma seja enquadrada pelo texto perfeitamente. Agora, em Opções de quebra automática, verifique se a opção “Quebrar para” está definida como “Ambos os lados direito e esquerdo”.

Agora, o processo está concluído e você verá um texto simples no contorno.

Parte 2. Quebrar texto no InDesign (ao redor do Drop Caps)

O uso de capitulares no início do parágrafo é um estilo de layout amplamente usado. Geralmente, esse estilo é incluído no mesmo quadro de texto. Portanto, nesse caso, você não precisa se preocupar com uma quebra de texto. O InDesign reconhecerá o elemento e empurrará o outro texto do parágrafo para mais longe da letra ampliada.

No entanto, você pode fazer o efeito parecer mais elegante e profissional, simplesmente criando um capitular independente. No entanto, esse capitular deve ser agrupado pelo restante do texto. Os passos mencionados abaixo o ajudarão a trazer esse efeito.

1) Primeiro, crie um quadro de texto bastante grande no layout da página. Para fazer isso, você deve usar a Ferramenta de tipos (que é indicada por T). Digite o caráter solitário que será usado como capitular. Para ter texto dentro do caractere grande, obviamente você deve escolher uma opção adequada.

Isso significa que uma letra fechada como O, Q e D seria melhor. No entanto, dependendo da sua criatividade, você também pode usar outras letras. Por exemplo, você pode escolher as letras U, C, E, F, L e P também. Além disso, se você estiver de acordo com o ajuste do texto fora do caractere, poderá usar qualquer letra.

Não se esqueça de escolher um estilo de fonte muito apropriado e um tamanho de fonte.

2) Agora que você está satisfeito com a formatação do texto, concentre-se em delinear o texto. Mesmo depois de delinear o texto, você pode redimensionar a carta sem fazer muito esforço. Para criar o esboço, você deve ir para Tipo e selecionar Criar Esboços. Agora, o capitular aparecerá na forma de um gráfico vetorial no layout. 3) Agora você pode criar um novo quadro de texto. Isso deve ser criado por cima ou por trás do brinquedo que acabou de colocar. Você pode permitir que o quadro de texto corresponda ao tamanho da capa. Deixe as bordas do quadro de texto coincidirem com o tamanho da letra (capitular) aproximadamente. Agora você pode selecionar o capitular do vetor. Em seguida, escolha a opção “Quebrar em torno da forma do objeto”, que está no painel Quebrar texto. Você também pode aumentar o valor de deslocamento do gráfico. Isso deve ser feito para inserir o texto de maneira organizada e profissional no layout.

É isso aí!

Parte 3. Quebrar texto no InDesign (ao redor das fotos)

Há muitas ocasiões em que você precisa envolver o texto em torno das fotos em seu trabalho artístico. Bem, se você quiser fazer isso, é uma tarefa bastante simples. Tudo o que você precisa é criar uma forma invisível de vetor em torno da imagem que precisa ser quebrada. Vamos ver como fazer isso.

Antes de iniciar esse processo, lembre-se de que os agrupamentos de texto com base em fotos devem ser criados em camadas separadas. Com essa abordagem, você pode manipular a arte de maneira conveniente e reduzir o potencial de erros.

1) Para fazer isso, você deve ir ao painel Camadas. Vá para Janela e selecione Camadas. Em seguida, crie três camadas para iniciar o processo. Nomeie as camadas da seguinte forma para sua conveniência.

  • “Imagem” para a camada inferior
  • “Silhueta de quebra de texto” para a camada intermediária
  • “Tipo” para a camada superior

Agora, vá para a camada Imagem e use a Ferramenta Rectangle Frame. Isso permitirá que você crie um quadro de imagem. Em seguida, vá ao menu Arquivo e selecione o local. Escolha uma imagem que tenha uma silhueta muito positiva (com forte valor de contraste) para obter uma melhor saída. Em seguida, clique em Abrir para poder preencher o quadro.

2) Quando o tamanho e a posição da imagem estiverem bons, trave a camada denominada “Imagem”.

3) Em seguida, desbloqueie a camada do meio (silhueta de quebra de texto).

4) Agora, selecione a Ferramenta Caneta e trace as bordas que estão ao redor da foto. Você deve fazer isso em torno de toda a silhueta. Verifique se a linha está unida para criar uma forma fechada.

5) Vá para o painel Amostras. Isso pode ser feito selecionando Janela e depois Cor. Você deve então ir para Swatches. O preenchimento da forma deve ser Nenhum.

6) Desbloqueie a camada denominada “Digitado”. Em seguida, obtenha um quadro de texto na página. Isso deve sobrepor as bordas da silhueta.

7) Certifique-se de bloquear a camada Tipo também. Em seguida, vá para o contorno da caneta, criado anteriormente na camada intermediária.

8) Quando você estiver no painel Quebra de texto, defina o estilo de quebra como a opção “Quebrar em torno da forma do objeto”. Ajuste o valor do deslocamento e empurre o texto para criar um bom efeito. Se houver algum texto externo, esqueça-o por enquanto.

9) Selecione a ferramenta Ellipse e preencha as lacunas na silhueta da imagem. Agora, você verá que o texto estranho desapareceu.

10) Agora, novamente, a cor de preenchimento da forma da elipse não deve ser nenhuma. Então, quando se trata de quebra automática de texto, deve ser Quebra automática da forma do objeto. Isso deve ser selecionado no painel Quebra de texto.

11) Vá para o menu Editar e selecione Copiar a elipse. Em seguida, vá para Editar novamente e selecione Colar. Agora, o tamanho da forma deve ser ajustado em outras lacunas que parecem estranhas. É isso aí.

Bem, isso como quebrar texto no InDesign usando objetos diferentes. Esperamos que você pratique esses métodos várias vezes para se acostumar com eles.

Como Criar um Gráfico de Linha Editável no Adobe Illustrator

What You'll Be Creating

Nos passos a seguir, você vai aprender a como criar um gráfico de linha totalmente editável no Adobe Illustrator, e como ajustar facilmente seu estilo.

Primeiro, você vai aprender a como criar o gráfico e linha inicial utilizando a Ferramenta Line Graph.

Utilizando a Ferramenta Group Selection e o painel Graphic Styles junto com algumas cores e alguns efeitos básicos, você vai aprender a como estilizar os componentes principais do seu gráfico.

Aproveitando ao máximo do painel Appearance, você aprender a como adicionar um contorno ao seu gráfico e como aplicar sombreamento e destaques sutis. Finalmente, você aprender a como ajustar facilmente os dados em seu gráfico.

Para mais inspiração em como ajustar ou melhorar o seu gráfico final, você pode  encontrar um monte de recursos no GraphicRiver.

O Que Você Vai Precisar

Você vai precisar do seguinte para concluir este projeto:

1. Como Criar um Novo Documento e Configurar o Gráfico Inicial

Passo 1

Aperte Control-N para criar um novo documento.

Selecione Pixels de Units no menu suspenso, insira 850 na caixa largura e 665 na caixa altura, e depois clique no botão More Settings.

  Selecione RGB para Color Mode, defina o Raster Effects para Screen (72 ppi), e depois clique em Create Document.

Não se esqueça de definir a unidade de medida para pixels em Edit > Preferences > Units. Todas estas opções vão aumentar significativamente sua velocidade de trabalho.

Passo 2

Foque em sua barra de menu e dê duplo clique na Ferramenta Line Graph para abrir a janela Graph Type. Insira os atributos mostrados na seguinte imagem e depois clique em OK.

Passo 3

Certifique-se de que a Ferramenta Line Graph está selecionada e simplesmente clique em sua prancheta para abrir a janela Graph. Defina tanto Largura e Altura para 350 pt, e depois clique em OK.

Insira os dados mostrados abaixo e depois clique no botão Check. Seu gráfico deve ter uma aparência aproximada, como mostrada na imagem a seguir.

2. Como Ajustar o Texto no Gráfico

Passo 1

Pegue a Ferramenta Group Selection e foque na coluna de texto do design do seu gráfico.

Clique uma vez em um desses pedaços de texto para selecioná-lo, e depois clique uma segunda vez no mesmo texto para selecionar todo o texto dessa coluna.

 Você pode utilizar a Ferramenta Group Selection para selecionar vários elementos facilmente com atributos similares de seu gráfico.

Certifique-se de que estes pedaços de texto permaneçam selecionados e abra o painel Character (Window > Type > Character). Selecione a Fonte Krona One, defina o tamanho para 15 px, e altere a cor do texto para R=81 G=90 B=95.

Passo 2

Utilizando a Ferramenta Group Selection, selecione os números do seu gráfico. Foque no painel Character, altere a fonte para Fonte Krona One, e defina o tamanho para 12 px e a cor de texto para R=81 G=90 B=95.

3. Como Ajustar os Separadores de Linha no Gráfico

Passo 1

Foque na lateral inferior do seu gráfico e pegue a Ferramenta Group Selection. Selecione todos os caminhos horizontal e vertical (destacados na primeira imagem), vá para o painel Appearance, e simplesmente remova a cor de traço existente. Isto vai basicamente tornar os seus caminhos selecionados invisíveis.

Passo 2

Foque no lado esquerdo do seu gráfico, selecione o caminho longo e vertical, e remova sua cor de traço.

Passo 3

Utilizando a Ferramenta Group Selection, selecione pequenos caminhos horizontais do seu gráfico (destacado na imagem abaixo).

  Foque no painel Appearance, defina a cor do traço para R=81 G=90 B=95, e depois abra o painel flutuante Stroke.

Certifique-se de que a Espessura esteja definida para 1 px e marque o botão Round Cap.

Continue focando no painel Appearance e adicione um segundo traço utilizando o botão Add New Stroke.  Selecione o traço inferior do painel, diminua sua Opacity para 20%, e depois vá para Effect > Distort & Transform > Transform. Insira as configurações mostradas abaixo e clique em OK.

Passo 4

Certifique-se de que os seus pequenos caminhos horizontais ainda estão selecionados e continue focando no painel Appearance. Adicione um novo traço, arraste-o abaixo dos outros dois traços, e selecione-o.

Altere a cor para preto (R=0 G=0 B=0), diminua sua Opacity para 20%, e vá para Effect > Distort & Transform > Transform.

  Insira as configurações abaixo (na janela esquerda), clique em OK, e vá novamente para Effect > Distort & Transform > Transform.

Insira as configurações abaixo (na janela direita) e clique em OK.

Passo 5

Selecione somente o pequeno caminho inferior e foque no painel Appearance. Remova os traços superior e inferior, selecione o traço restante, e aumente a Opacity para 100%.

4. Como Adicionar um Contorno ao Seu Gráfico

Passo 1

Pegue a Ferramenta Move (V) e selecione o seu gráfico inteiro. Foque no painel Appearance e utilize o botão Add New Fill para adicionar um novo preenchimento.

Certifique-se de que o preenchimento esteja abaixo da seção Contents e selecione-o. Defina a cor para R=30 G= 38 B=41 e vá para Effects > Convert to Shape > Rectangle.  Insira as configurações mostradas abaixo, clique em OK e vá para Effect > Stylize > Rounded Corners.

Defina o Radius para 20 px, clique em OK e vá para Effect > Distort & Transform > Transform.  Insira os atributos mostrados na imagem a seguir, clique em OK e vá para Effect > Stylize > Drop Shadow.

Insira as configurações mostradas abaixo e clique em OK.

Passo 2

Certifique-se de que seu gráfico inteiro ainda está selecionado e continue focando no painel Appearance. Adicione um segundo preenchimento e arraste-o abaixo do existente.

Selecione este novo preenchimento, diminua sua Opacity para 70%, altere a cor para preto e vá para Effect > Convert to Shape > Rectangle. Insira as configurações mostradas abaixo, clique em OK e vá para Effect > Stylize > Rounded Corners.

  Defina o Raio para 20 px, clique em OK e vá para Effect > Distort & Transform > Transform. Insira os atributos mostrados na imagem a seguir, clique em OK e vá para Effect > Blur > Gaussian Blur.

Defina o Raio para 15 px e clique em OK.

5. Como Estilizar a Primeira Linha no Gráfico

Passo 1

Pegue a Ferramenta Group Selection e selecione os cinco segmentos que compõem a linha superior do seu gráfico de linhas. Foque no painel Appearance e selecione o traço. Altere a cor para R=246 G=178 B=33 e verifique se a Espessura está definida para 2 px.

Passo 2

Concentre-se em sua linha amarela e selecione um dos quadrados pretos que indicam o ponto final de um segmento de linha. Concentre-se no painel Appearance, remova a cor do traço e altere a cor de preenchimento para R=246 G=178 B=33.

Passo 3

Certifique-se de que o quadrado amarelo permaneça selecionado e mantenha o foco no painel Appearance.

Selecione o caminho inteiro (basta clicar na seção Path no painel Appearance) e vá para Effect > Path > Offset Path.

  Insira um Offset de 2 px, clique em OK e vá para Effect > Stylize > Rounded Corners. Insira um Raio de 5 px e clique em OK.

Passo 4

Certifique-se de que o seu quadrado amarelo ainda está selecionado e continue focando no painel Appearance.

Adicione um segundo preenchimento e selecione-o. Altere seu modo de mesclagem para Soft Light e aplique o gradiente linear mostrado abaixo.

Passo 5

Certifique-se de que o seu quadrado amarelo ainda está selecionado e continue focando no painel Appearance.

Adicione um terceiro preenchimento e selecione-o. Defina a cor para R=30 G=38 B=41 e vá para Effects > Path > Offset Path. Insira um Offset de -3 px, clique em OK e vá para Effect > Stylize > Drop Shadow. Insira os atributos mostrados abaixo e clique em OK.

Passo 6

Certifique-se de que o seu quadrado amarelo ainda está selecionado e continue focando no painel Appearance.

Arraste o traço abaixo dos preenchimentos existentes e selecione-o. Defina a cor para R=30 G=38 B=41 e abra o painel flutuante Stoke. Altere a Espessura para 2 px e marque o botão Align Stroke to Outside.

Passo 7

Certifique-se de que seu quadrado amarelo ainda esteja selecionado e mantenha o foco no painel Appearance. Selecione o preenchimento amarelo e aplique os dois efeitos Drop Shadow mostrados abaixo, começando com o esquerdo.

Passo 8

Certifique-se de que o quadrado amarelo ainda esteja selecionado, abra o painel Graphic Styles e clique no botão New Graphic Style.

Passo 9

Pegue a Ferramenta Group Selection e selecione os outros quadrados pretos que acompanham sua linha amarela. Depois de selecionado, simplesmente aplique seu estilo do painel Graphic Styles.

Passo 10

Concentre-se na linha inferior da sua legenda e selecione esse caminho horizontal. Altere a cor do traço para R=246 G=178 B=33, aumente a Espessura para 2 px e não se esqueça de marcar o botão Round Cap no painel flutuante Stroke.

Mova para o quadrado preto, selecione-o e simplesmente aplique seu estilo gráfico no painel Graphic Styles.

6. Como Estilizar as Outras Linhas no Gráfico

Passo 1

Mova para baixo para a próxima linha do seu gráfico de linha. Utilize a Ferramenta Group Selection para selecionar todos os segmentos desta linha e altere a cor do traço para R=255 G=118 B=4.

Selecione os quadrados pretos que acompanham a linha laranja e aplique seu estilo gráfico. Certifique-se de que todas estas formas permaneçam selecionadas e foque no painel Appearance. Selecione o preenchimento amarelo e substitua essa cor com R=255 G=188 B=4.

Passo 2

Mova para baixo para a próxima linha do seu gráfico de linha. Utilize a Ferramenta Group Selection para selecionar todos os segmentos desta linha e altere a cor do traço para R=190 G=4 B=124.

Selecione os quadrados pretos que acompanham a linha roxa e aplique seu estilo gráfico. Certifique-se de que todas estas formas permaneçam selecionadas e foque no painel Appearance. Selecione o preenchimento amarelo e substitua essa cor com R=190 G=74 B=124.

Passo 3

Mova para baixo para a próxima linha do seu gráfico de linha. Utilize a Ferramenta Group Selection para selecionar todos os segmentos desta linha e altere a cor do traço para R=40 G=118 B=221.

Selecione os quadrados pretos que acompanham a linha azul e aplique seu estilo gráfico. Certifique-se de que todas estas formas permaneçam selecionadas e foque no painel Appearance. Selecione o preenchimento amarelo e substitua essa cor com R=30 G=118 B=221.

Passo 4

Mova para baixo para a sua próxima linha do seu gráfico de linha. Utilize a Ferramenta Group Selection para selecionar todos os segmentos desta linha e altere a cor do traço para R=0 G=165 B=0.

Selecione os quadrados pretos que acompanham a linha verde e aplique seu estilo gráfico. Certifique-se de que todas estas formas permaneçam selecionadas e foque no painel Appearance. Selecione o preenchimento amarelo e substitua essa cor com R=0 G=165 B=0.

7. Como Adicionar um Plano de Fundo e Editar o Gráfico

Passo 1

Pegue a Ferramenta Rectangle (M) e crie uma forma 870 x 685 px. Preencha este retângulo com R=81 G=90 B=95, envie-o para trás (Shift-Control-[) e certifique-se de que ele cobre a sua tela inteira.

Passo 2

Finalmente lembre-se de que você sempre pode editar os dados de seu gráfico e seu design não será alterado.

Veja como você pode fazê-lo facilmente: verifique se o gráfico está selecionado, clique com o botão direito do mouse em qualquer local da sua prancheta e vá para Data. Ajuste seus dados e depois clique no botão verificar.

Parabéns! Você Terminou!

Aqui está como deve ficar. Espero que você tenha aproveitado este tutorial e possa aplicar estas técnicas em seus futuros projetos. Não hesite em compartilhar o seu resultado final na seção de comentários.

Sinta-se à vontade para ajustar o design final e faça-o do seu jeito. Você pode encontrar algumas fontes ótimas de inspiração no GraphicRiver, com soluções interessantes para melhorar o seu design.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*