Como calcular a distância percorrida com base no número de passos dados

Velocidade escalar média é a medida da rapidez com que a posição de um móvel varia. A velocidade escalar média pode ser calculada por meio da razão entre a distância total percorrida pelo móvel e um determinado intervalo de tempo.

A unidade de medida da grandeza velocidade, segundo o SI, é o metro por segundo, no entanto, outra unidade amplamente utilizada para essa grandeza é o quilometro por hora.

Veja também: Exercícios resolvidos sobre o movimento uniforme!

Velocidade escalar média e velocidade média

Velocidade média é definida como a razão entre o deslocamento e o intervalo de tempo em que ocorreu um movimento. Nesse sentido a velocidade média trata-se de uma grandeza vetorial, diferentemente da velocidade escalar média, que é um caso particular da velocidade média.

  • Nesse tipo de caso, o movimento é descrito sem levar em conta sua direção e sentido, para tanto, assume-se que o deslocamento ocorre exclusivamente em linha reta, sem que haja mudanças no sentido do movimento.
  • A velocidade escalar média, trata-se, portanto, de uma simplificação bastante usada em livros didáticos de Ensino Médio.

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados Velocidade escalar média é a razão entre a distância percorrida e o intervalo de tempo.

A fórmula usada para calcular a velocidade média relaciona a velocidade média com o deslocamento e o intervalo de tempo, observe:

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

  1. vm – velocidade média
  2. ΔS – deslocamento
  3. Δt – intervalo de tempo
  4. Leia mais: O que é a lei da velocidade?

Fórmula da velocidade escalar média

A fórmula da velocidade escalar média é parecida com a fórmula da velocidade média, no entanto, aquela relaciona a velocidade escalar com a distância total percorrida (uma grandeza escalar), que é diferente do deslocamento (uma grandeza vetorial). Confira:

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Exemplos de exercícios sobre velocidade escalar média

Confira o passo a passo de exercícios sobre velocidade escalar média:

Exemplo 1) Em um horário pouco movimentado, uma avenida, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h, é percorrida, em 15 minutos, por um veículo que se move dentro do limite da velocidade permitida. Se a velocidade de travessia da pista for alterada para 40 km/h, qual será o tempo mínimo necessário, em minutos, para um veículo percorrê-la, se dentro do limite de velocidade?

  • a) 22,5 minutos
  • b) 16 minutos
  • c) 30 minutos
  • d) 10 minutos
  • e) 45 minutos
  • Gabarito: Letra a
  • Resolução:
  • Primeiramente precisamos calcular qual é a extensão dessa pista, para isso, utilizaremos a fórmula da velocidade escalar média:

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Agora que sabemos a extensão da avenida, é possível determinar o tempo necessário para atravessá-la, veja como:

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Para descobrirmos o tempo da travessia com o novo limite de velocidade, foi necessário que multiplicássemos o tempo, dado em horas, por 60, uma vez que cada hora tem 60 minutos.

Veja também: 8 fórmulas de física para fazer a prova de ciências da natureza do Enem

Exemplo 2) Dois terços de uma viagem de 600 km são percorridos em uma velocidade média de 60 km/h. Para que a viagem seja completada, com velocidade média de 80 km/h, em quanto tempo o restante dela precisará ser percorrido?

  1. a) 2 h e 30 minutos
  2. b) 3 h e 20 minutos
  3. c) 4 h e 10 minutos
  4. d) 5 h e 40 minutos
  5. e) 6 h e 15 minutos
  6. Gabarito: Letra b
  7. Resolução:
  8. De acordo com o enunciado, dois terços de uma viagem de 600 km (400 km) foram percorridos com velocidade média de 60 km/h. Nesse sentido vamos determinar qual foi a duração desse trajeto:  

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Depois de saber o tempo de duração do trajeto, é possível determinar o tempo total da viagem, uma vez que o percurso de 600 km deve ser percorrido com velocidade média de 80 km/h. Esse tempo máximo deve ser de:

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Por meio desse cálculo, descobrimos que, para manter-se uma velocidade média de 80 km/h, a viagem deveria ser feita em um tempo de até 30/4 h.

Depois disso calculamos a diferença entre o tempo total da viagem e o tempo gasto durante os dois terços iniciais dela, e encontramos o total de 200 minutos.

Em seguida multiplicamos o resultado, medido em horas, por 60, resultando em um tempo restante de 3 horas e 20 minutos.

Saiba mais: Luz: do que é feita e tudo mais que você precisa saber sobre ela!

Resumo sobre velocidade escalar média

  • Velocidade escalar média é calculada pela divisão entre a distância total e o intervalo de tempo em que um corpo descreveu um movimento.
  • Diferentemente da velocidade média, na velocidade escalar média não é necessário levar em conta a direção e o sentido do movimento.
  • Assim como a velocidade média, a velocidade escalar média pode ser medida em metros por segundo ou em quilômetros por hora.

Acesse também: Leis de Newton: fórmulas e exercícios resolvidos

Exercícios resolvidos sobre velocidade escalar média

  • Questão 1) (G1 – CPS) Considere que Roberto, em suas caminhadas de 2000 m para manter o seu condicionamento físico, desenvolva uma velocidade média de 5 km/h. O tempo gasto para percorrer essa distância é de:
  • a) 12 min
  • b) 20 min
  • c) 24 min
  • d) 36 min
  • e) 40 min
  • Gabarito: Letra c
  • Resolução:

Primeiramente precisamos converter a distância da caminhada para quilômetros.

Como sabemos, cada quilometro tem 1000 m, por isso, a distância percorrida é igual a 2 km. Em seguida, basta utilizar a fórmula da velocidade escalar média e multiplicar o resultado por 60, já que cada hora tem 60 minutos.

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

De acordo com o cálculo, o tempo necessário para Roberto realizar a sua caminhada é de 24 minutos, correspondente à alternativa c.

Questão 2) (PUC-RJ 2017) Um carro viaja a 100 km/h por 15 minutos e, então, baixa sua velocidade a 60 km/h, percorrendo 75 km nessa velocidade. Qual é a velocidade média do carro para o trajeto total, em km/h?

  1. a) 80
  2. b) 75
  3. c) 67
  4. d) 85
  5. e) 58
  6. Gabarito: Letra c
  7. Resolução:

Para resolvermos o exercício, precisamos saber qual foi a distância total percorrida e dividi-la pelo intervalo de tempo total da viagem. Dessa maneira descobriremos primeiramente qual é a distância percorrida nos 15 primeiros minutos (0,25 h) de viagem, em seguida calcularemos qual tempo foi necessário para percorrer 75 km a uma velocidade de 60 km/h. Confira:

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Com base no cálculo anterior, descobrimos que o veículo percorreu 25 km no primeiro trecho e que o segundo trecho durou cerca de 1,25 h (5/4 h). Desse modo a distância total percorrida e o tempo total de viagem são iguais a, respectivamente, 100 km e 1,5 h.

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Com base nos cálculos feitos, descobrimos que a velocidade média do móvel é de, aproximadamente, 67 km/h, logo, a alternativa correta é a letra c.

Questão 3) (UEA 2014) Com aproximadamente 6500 km de comprimento, o Rio Amazonas disputa com o Rio Nilo o título de rio mais extenso do planeta.

Suponha que uma gota de água que percorra o Rio Amazonas possua velocidade igual a 18 km/h e que essa velocidade mantenha-se constante durante todo o percurso.

Nessas condições o tempo aproximado, em dias, que essa gota levaria para percorrer toda a extensão do rio é:

  • a) 20
  • b) 35
  • c) 25
  • d) 30
  • e) 15
  • Gabarito: Letra e
  • Resolução:
  • Para calcularmos o tempo, em horas, necessário para a gota de água percorrer todo o rio, devemos utilizar a fórmula da velocidade escalar média. Observe:

Depois de termos encontrado o tempo em horas, dividimos o resultado por 24, uma vez que desejamos determinar o número aproximado de dias que essa gota leva para atravessar o rio. |Dessa forma a alternativa correta é a letra e.

Por Rafael Helerbrock Professor de Física

10 aplicativos para monitorar as suas atividades físicas

Você costuma realizar atividades físicas, mas gostaria de ter mais controle sobre elas? Pois saiba que existe uma quantidade imensa de aplicativos que podem fazer isso de uma forma totalmente simples e intuitiva. Eles monitoram distância percorrida, registram rotas, medem o tempo e ainda calculam as calorias que você gastou.

Nós preparamos agora uma lista com 10 opções para você que é atleta ocasional (ou não) e quer ter ainda mais controle sobre caminhadas, corridas e pedaladas, entre outros tipos de exercícios que realiza constantemente. A maioria dos aplicativos aqui conta com versões para Android, iOs e Windows Phone. Confira:

1. Strava

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Se você corre, caminha ou anda de bicicleta, o Strava pode ajudar a monitorar suas atividades. Ele calcula seu índice de massa corporal e também as calorias queimadas durante um exercício. Além disso, ele organiza um ranking pessoal com todas as suas atividades, permitindo que você acompanhe o progresso, e oferece recompensa (troféus) conforme você supera seus limites. Strava está disponível para Android e iOS.

Clique aqui para fazer o download do app para AndroidClique aqui para fazer o download do app para iOS

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Aplicativo oficial da Nike, o Nike+ Running oferece monitoramento das suas atividades físicas, desafios diários para serem superados, comparativos com os seus amigos além de uma série de dicas direcionadas tanto para iniciantes no mundo das corridas quanto para quem já está em níveis mais avançados. Ele tem versão para Android e iOS.

Clique aqui para fazer o download do app para AndroidClique aqui para fazer o download do app para iOS

3. Adidas miCoach

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

A Adidas e a Nike competem não só no mundo dos materiais esportivos, mas também nos apps para atletas. A função do miCoach é transformar seu smartphone em um personal trainer que vai monitorar seus exercícios e dar orientações de treino. Ele analisa seus dados para oferecer relatórios por meio de gráficos animados que facilitam bastante a sua compreensão. O app tem versões para Android, iOS e Windows Phone.

Clique aqui para fazer o download do app para AndroidClique aqui para fazer o download do app para iOSClique aqui para fazer o download do app para Windows Phone

4. Runtastic

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Concorrente de peso aos apps das grandes marcas, o Runtastic é um dos mais conhecidos do gênero. Ele monitora suas atividades, mede distâncias, duração e velocidade, faz uma previsão de calorias queimadas e ainda reúne um histórico completo com informações de todos os seus treinos, além de oferecer resultados em tabelas e gráficos. O app conta com edições para Android, iOS e Windows Phone.

Clique aqui para fazer o download do app para AndroidClique aqui para fazer o download do app para iOSClique aqui para fazer o download do app para Windows Phone

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Pedalar, caminhar e correr acompanhado do Endomondo também é uma excelente forma de monitorar seus esforços e de medir os resultados.

O app permite a você manter um diário de exercícios, reunindo tudo em um histórico acessível e de fácil compreensão.

Leia também:  Como ajudar uma pessoa com transtorno de conversão

Além disso, é possível adicionar dados manualmente, ideal para treinos indoor (feitos em casa ou na academia, por exemplo). O app está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Clique aqui para fazer o download do app para AndroidClique aqui para fazer o download do app para iOSClique aqui para fazer o download do app para Windows Phone

6. RunKeeper

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Estatísticas detalhadas do seu ritmo de treino, histórico detalhado de todas as suas atividades e ainda acompanhamento do seu progresso por meio de gráficos e sinais sonoros. Esses são apenas alguns dos recursos do RunKeeper, também um dos mais populares do gênero em todo o planeta. Este app conta com versões para Android, iOS e Windows Phone.

Clique aqui para fazer o download do app para AndroidClique aqui para fazer o download do app para iOSClique aqui para fazer o download do app para Windows Phone

7. iMapMyFITNESS

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Este aplicativo vai monitorar rota percorrida, a distância feita no trajeto e ainda o tempo que você levou para concluí-lo — funções básicas para todos os apps desta lista. Além disso, ele calcula gasto de calorias e ainda sincroniza dados entre diversos dispositivos, sendo um auxiliar ideal para pedalada, caminhada, corrida e contagem de calorias. O app tem versões para Android, iOS e Windows Phone.

Clique aqui para fazer o download do app para AndroidClique aqui para fazer o download do app para iOSClique aqui para fazer o download do app para Windows Phone

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

O grande diferencial do Sports Tracker Running Cycling é o fato de que seus resultados poderão ser acessados também por meio de um computador.

No mais, ele faz o básico: monitora suas atividades, mede tempo e distância percorridas, permite que você compartilhe seu desempenho com os amigos e pode acompanhar seu desempenho em um histórico.

Ele está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Clique aqui para fazer o download do app para AndroidClique aqui para fazer o download do app para iOSClique aqui para fazer o download do app para Windows Phone

9. Fitbit

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Outra opção indicada para quem quer monitorar suas atividades, o Fitbit não tem tradução para português, mas apresenta recursos avançados que podem compensar o esforço de usar um app em inglês. Monitoramento de distâncias, contagem de passos, registro de atividades internas, como ioga ou academia, diário de calorias consumidas e muito mais. Este app tem versões para Android, iOS e Windows Phone.

Clique aqui para fazer o download do app para AndroidClique aqui para fazer o download do app para iOSClique aqui para fazer o download do app para Windows Phone

Cálculo do deslocamento a partir do gráfico da velocidade

Nos estudos anteriores, definimos movimento uniforme como sendo o movimento que apresenta velocidade escalar constante ao longo de sua trajetória – em outras palavras, podemos dizer que o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais. A figura acima nos mostra o gráfico da velocidade escalar de um movimento uniforme.

A área colorida no gráfico (retângulo) é numericamente igual ao deslocamento escalar Δs (variação de espaço) entre os intervalos de tempo t1 e t2.

[∆s]t1t2 = área do retângulo colorido = v .∆t

Essa mesma propriedade pode ser estendida aos movimentos variados, como nas figuras abaixo, que os representam.

Considerando dois instantes t1et2, entre os quais pretendemos calcular o deslocamento escalar Δs, e sombreando em ambos os gráficos as figuras formadas, suas respectivas áreas medem, numericamente, essa variação de espaço Δs pretendida.

No caso do movimento da figura abaixo, ele é particular, pois seu gráfico é uma reta oblíqua aos eixos, ou seja, trata-se de um movimento uniformemente variado. A figura formada é um trapézio, sendo assim, a área do trapézio mede o deslocamento escalar Δs, entre os intervalos de tempos t1 e t2.

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Vejamos um exemplo:

– Temos na figura abaixo o diagrama de velocidade escalar em função do tempo de um movimento variado. Determine a distância percorrida desde o início do movimento até o instante t1 = 3 segundos.

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

  • Resolução:
  • Para determinar a distância percorrida, basta calcular a área do trapézio sombreado, desenhando sob o gráfico da velocidade, entre os intervalos de tempos t0 = 0 e t1 = 3 s, pois:
  • ∆s≅área do trapézio

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Sendo assim, temos:

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Como a base menor mede 10, a base maior mede 14 e a altura mede 3, basta substituir os valores:

Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

∆s=36 m

‎Pedômetro – Rastreador de Fitn

Esta app está disponível apenas na App Store para iPhone.

  • Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados
  • Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados
  • Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados
  • Como Calcular a Distância Percorrida Com Base no Número de Passos Dados

Contagem pedômetro Etapa (Passo a Passo) é fácil de usar. Basta iniciar o aplicativo, coloque o seu smartphone no seu bolso, bolsa ou continuar a utilizar como você quer e ele irá gravar seus passos no fundo.

Pedômetro registra o número de passos que você andou e exibe-os juntamente com as calorias que você queimou, distância percorrida e meta alcançada em percentagens. Também fornecer história de dados na lista semanal, mensal ou anual, bem como proporcionar representação gráfica para exibir os passos por mês, semana ou ano.

Características:- Contagem automaticamente seus passos 24/7- Ele conta os passos com precisão, mesmo quando o aplicativo está em modo de fundo ou mesmo quando o aplicativo é fechado- Verifique o seu histórico de etapas com base na representação gráfica semanal, mensal e anual na lista e também fornecem- Calcular a velocidade, a distância percorrida, o total de calorias queimadas- Meta estabelecida para Passos- Use sensores de baixa bateria de drenagem e algoritmos inteligentes para perfeitamente recolhida seus movimentos- Imperial (milhas) ou unidades métricas (quilômetros)- A fim de exibir o número correto de calorias queimadas, digite sua data de nascimento, sexo, peso corporal e comprimento do passo com precisão- O consumo de bateria Minimal- Contador app passo Accurate

Pedômetro – Etapa contador integra com HealthKit para sincronizar seus passos com a aplicação e contar calorias queimadas.

– Solucionado um problema na interface do usuário para estatísticas de filtro e dados de etapas.- Pequenas melhorias e correções.

  • Website do programador
  • Suporte
  • Política de privacidade

Um pedômetro, qual a sua utilidade?

Em caminhada ativa e em caminhada nórdica, manter-se motivado é a chave do sucesso. Você vai alcançar os seus objetivos praticando a caminhada de uma forma regular.

Para manter a sua motivação, muitos praticantes de caminhada medem a sua atividade através de um pedômetro.

Pretende também medir os seus progressos? Atenção sobre o instrumento de medida que é a base da caminhada esportiva: o pedômetro.

Por que razão você deve utilizar um pedômetro?

Um pedômetro é um acessório que permite, aos praticantes de caminhada, medir a sua atividade física.

Através da sua utilização, você ficará conhecendo o número de passos efetuados em cada sessão de caminhada esportiva, a distância percorrida, o tempo e até o número de calorias gastas, no caso dos pedômetros mais evoluídos.

O número de passos é um bom indicador, caso o seu objetivo seja o de manter a forma. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a prática de 10.000 passos de caminhada por dia para manter uma boa forma física, isto quer dizer alguma coisa! A caminhada é a atividade física de resistência mais aconselhada para manter a forma.

Com o seu pedômetro ao longo de todo o dia irá tomar consciência da sua atividade física. Melhor do que isso, você vai poder avaliar o seu grau de progresso anotando as suas performances no seu livro de treino. Mais uma razão para se manter motivado!

Como funciona?

O pedômetro é um instrumento de medida muito simples de utilização. Após uma nivelação para medir os seus passos, apenas necessitará levá-lo com você em cada uma das suas sessões.

Depois de ligado, ele vai somando os seus passos com a ajuda de um captador, que reage a cada impacto provocado pelos seus movimentos.

Se pretende perder peso com a caminhada ativa ou com a caminhada rápida, você vai, então, necessitar de um pedômetro capaz de calcular o número de calorias. Para tal, o seu pedômetro deverá ter informações suplementares: o seu tamanho e o seu peso. Em seguida, o pedômetro fará a ligação entre estas informações e a sua atividade.

Algumas ideias sobre objetivos a cumprir através do seu pedômetro

1 – Você é sedentário?

Não valerá a pena propor um objetivo absurdo. Comece por praticar caminhada durante, pelo menos, 30 minutos por dia e, depois, apenas numa única saída desde que se sinta capaz de tal. Tudo isto é possível se você alterar os seus hábitos diários: escolha os deslocamentos a pé para se manter de boa saúde!

2 – Você é ativo mas não faz muito esporte?

Comece por avaliar até aonde chegou graças ao pedômetro. Depois, experimente aumentar progressivamente o número de passos realizados um cada uma das suas sessões para atingir os 10.000 passos, o ideal recomendado pela OMS para manter a boa forma.

Descubra todos os pedômetros da marca Géonaute, um exclusivo produto Decathlon

Tecnologia para corredores: GPS ou acelerômetro? – Sou Esportista

A tecnologia está mudando o mundo do corredor.

Há alguns anos atrás era impensável consultar em um relógio pouco mais que o tempo que estávamos correndo. Hoje em dia, existem autênticos computadores que medem distâncias, ritmos, dados relacionados à frequência cardíaca…

Antes, a única forma para saber a distancia que treinávamos era percorrê-la com uma bicicleta equipada com um odômetro. Agora, com uma olhada no pulso temos todos os dados que precisamos, de forma mais simples e muito mais precisa.

Existem muitos modelos e muitas funções, mas todos são baseados em dois tipos de tecnologia: o sistema GPS e o sistema de medição por acelerômetro.

O sistema GPS (Global Positioning Systems) usa sinais por satélite para posicionar os corredores. Os dispositivos com esta tecnologia se conectam a vários satélites para triangular e determinar as coordenadas exatas.

Calculam a distância e a velocidade com base no tempo que se demora para percorrer a distância entre dois pontos.

O tempo que o dispositivo leva para procurar os satélites e o tempo que ele pode mantê-lo depende da qualidade da tecnologia.

Os acelerômetros não medem os passos, contrariamente à opinião popular, não são pedômetros. O pedômetro calcula a distância percorrida mediante um sensor que detecta o número de passos. O acelerômetro é uma peça que é colocada no tênis de corrida.

Geralmente é colocado nos cadarços, embora existam tênis no mercado que já vêm com uma fenda sob a palmilha. Nos relógios de última geração esses sensores são incorporados no próprio relógio.

O acelerômetro incorpora sensores que medem o passo, a cadência e o angulo do pé, entre outros, e usa estas informações para gerar dados de distância e velocidade. Geralmente são bastante confiáveis, embora possam ser calibrados.

  • Comparamos ambos os sistemas de medição e analisamos seus prós e contras:
  • Benefícios dos GPS em relação aos acelerômetros:
  • Sistema mais preciso especialmente se houver terreno irregular.
  • Podem mostrar dados de velocidade de elevação e descida, desníveis acumulados…
  • Podemos exportar as rotas que seguimos para o computador, e existem modelos que incluem navegação, o que é de grande ajuda para os aficionados ao trail.
  •  Benefícios dos acelerômetros em relação aos GPS:
Leia também:  Como cancelar um contrato de compra e venda: 7 passos

Eles podem ser usados em qualquer local uma vez que não dependem de um satélite. Por esse motivo, não perdem o sinal em zonas de vegetação frondosa.

Geralmente são menores que os dispositivos GPS.

A autonomia é maior que nos relógios GPS. Normalmente eles duram o mesmo que um relógio normal, enquanto que dependendo do modelo do relógio, os GPS duram de 4 a 20 horas.

Eles são mais baratos que os GPS.

Ao comprar seu relógio, considere os seguintes aspectos:

O orçamento que você tem. Normalmente, os GPS costumam ser mais caros.

O ambiente em que você vai usá-lo. Você quer um relógio que você possa usar na academia, para acompanhá-lo em suas viagens à montanha, que sirva para outras disciplinas…?

A autonomia que você precisa. Você precisa de um relógio para longos períodos, você se importa de recarregá-lo?

Que funções você está procurando. Que meça a frequência cardíaca, que ofereça dados de altitude, treinamentos personalizados, tempos intermediários, tracking ao vivo…?

  1. De toda a gama de relógios e monitores de frequência cardíaca que podemos encontrar em nossas lojas, apresento a vocês minha seleção:
  2. Relógio GPS Onmove 220 Geonaute: Desenvolvido para o esportistas que desejam medir a sua velocidade e distância e dispor dos indicadores essenciais para progredir.
  3. Relógio GPS Onmove 500 Geonaute com medidor cardíaco: Desenvolvido para o esportistas que desejam medir a sua velocidade e distância e dispor dos indicadores essenciais para progredir.
  4. Lorena Hernández – Vendedora de Corrida

Caminhe 10 mil passos em 1h para emagrecer

São Paulo – Para queimar calorias, o ritmo da caminhada precisa ser mantido. O ano está quase acabando e o verão se aproxima.

É uma época de festas e muitas comidas gostosas e irresistíveis, mas também é preciso estar bem para aproveitar o calor e ir à praia.

Segundo o médico Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia, cirurgião ortopedista e traumatologista, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) para ajudar a manter a forma, a caminhada é uma ótima opção.

“Caminhar dez mil passos em uma hora costuma ser adequado para quem quer emagrecer. Desta maneira, a caminhada ajuda a queimar as gorduras do corpo. Para perder peso é preciso caminhar pelo menos três dias por semana nesta intensidade em uma só sessão de exercício físico.

De acordo com o médico, o declive do terreno também influencia. “Como uma atividade física aeróbica, a caminhada tem os mesmos efeitos que a corrida, o ciclismo e a natação quando se trata de gasto calórico.

Com a finalidade de queimar calorias, o que vai variar é a quantidade de exercício físico e o tempo dedicado a cada modalidade. Calorias são unidades de energia necessária para manter o corpo funcionando.

As funções básicas, como manter o funcionamento de células, coração, rins, pulmões e outros órgãos, e conservar a temperatura do corpo, são processos metabólicos e ocorrem mesmo quando se está em repouso.”

O especialista ainda indica que as mulheres precisam de 1.100 calorias diárias para estas funções e os homens precisam de 1.300. “Para queimar calorias, o ritmo da caminhada precisa ser mantido. Quem quer iniciar um programa para perder peso pela caminhada, deve começar fazendo 1.500 metros em quinze minutos.

Para saber a distância a percorrer, divida o número 300 pelo peso do corpo. Por exemplo, uma pessoa de sessenta quilos deve caminhar em média cinco quilômetros. A progressão deve ser feita pela distância percorrida ou pelo tempo de duração da atividade.

Esta é uma fórmula geral, mas há uma maneira mais precisa para montar um programa.”

A velocidade e a duração personalizada “somente poderão ser determinadas utilizando o teste de esforço, que deverá ser de 65% a 85% da frequência máxima cardíaca”, ensina o cirurgião, que ainda indica que a fórmula para estimar o gasto calórico enquanto caminha é avaliar o terreno pelo qual o trajeto será feito, multiplicar o índice pelo peso do corpo e dividir pela duração do exercício. “O índice varia de acordo com o esforço necessário para subir, descer ou andar no plano.”

  • Gasto calórico na caminhada
  • Tipo de terreno – Índice – Duração do exercício físico
  • Caminhada no plano – 6,5 – 60 minutos
  • Caminhada na subida – 7,0 – 60 minutos
  • Caminhada na descida – 3,0 – 60 minutos

Observa-se, segundo o médico, que a queima de calorias varia de acordo com fatores como idade, sexo, composição corporal, estatura e grau de condicionamento físico. “A tabela serve apenas para referência.

É certo que sempre que quiser incrementar o treino de caminhada para perder calorias, suba ladeiras. Mas, se tentou subir ladeira ou aumentar a velocidade da caminhada para gastar mais calorias e sentiu-se ofegante, pare e descanse. Não force.

Na caminhada mais acelerada o gasto de oxigênio costuma chegar a um terço mais do que na caminhada leve, porém, não ultrapasse os seus limites.”

  1. Dicas do médico
  2. 1 – Comece a treinar para ter um bom condicionamento físico.
  3. 2 – Não interrompa o programa caso esteja chovendo, caminhe em locais cobertos.
  4. 3 – Use uma tabela para anotar as atividades e acompanhar o progresso e mantenha-se motivado.
  5. 3 – Em trilhas, o ritmo de dez mil passos por hora pode ser prejudicial para as articulações.
  6. 4 – Em subida, lembre-se de inclinar o tronco e apoiar o pé por inteiro no chão, medidas que podem evitar lesões e que poupam a panturrilha.
  7. 5 – O terreno inclinado e com obstáculos exige um esforço maior para se percorrer a mesma distância.
  8. 6 – A trilha consome até 60% mais calorias que a caminhada tradicional.

7 – Nunca se exercite em jejum. Com esse hábito, a pessoa pode chegar a um quadro hipoglicêmico (baixa glicose) ou de pressão baixa (hipotensão), tendo a sensação de tontura ou desmaio.

8 – Para fazer treinos, um educador físico deve ser consultado. Para fazer dietas para emagrecer, o certo é ir ao endocrinologista.

9 – O corpo é inteligente e usa a energia de maneira inteligente. Se você comer menos calorias, ele irá retardar o metabolismo e guardar energias o máximo possível.

tactix Bravo – Campos de dados

% FTP

A potência atual produzida como percentagem do limite de potência funcional.

%Máx. máx. int.

A percentagem máxima do ritmo cardíaco máximo no intervalo de natação atual.

%Máx. méd. int.

A percentagem média do ritmo cardíaco máximo no intervalo de natação atual.

% méd. TCS

O rácio de tempo médio em contacto com o solo na sessão atual.

% méd RC máx

A percentagem média de ritmo cardíaco máximo durante a atividade atual.

%RC máx/volta

A percentagem média de ritmo cardíaco máximo durante a volta atual.

%RCR

A percentagem de ritmo cardíaco de reserva (ritmo cardíaco máximo menos ritmo cardíaco em repouso).

%RRC máx. int.

A percentagem máxima do ritmo cardíaco de reserva (ritmo cardíaco máximo menos ritmo cardíaco em repouso) no intervalo de natação atual.

%RRC méd. int.

A percentagem média de ritmo cardíaco de reserva (ritmo cardíaco máximo menos ritmo cardíaco em repouso) no intervalo de natação atual.

% TCS

O rácio esquerda/direita de tempo em contacto com o solo durante a corrida.

%TmpoSoloVolta

O rácio de tempo médio em contacto com o solo na volta atual.

Bal. da volta

O equilíbrio médio de potência esquerdo/direito na volta atual.

Bal. méd. 10 s

A média de movimento de 10 segundos do equilíbrio de potência esquerdo/direito.

Bal. méd. 30 s

A média de movimento de 30 segundos do equilíbrio de potência esquerdo/direito.

Bal. méd. em 3 s

A média de movimento de três segundos do equilíbrio de potência esquerdo/direito.

Balanço

O equilíbrio de potência esquerdo/direito atual.

Balanço médio

O equilíbrio médio de potência esquerdo/direito na atividade atual.

Bat Card Volta

O ritmo cardíaco médio na volta atual.

Braç/dist interv

O número médio de braçadas por extensão durante o intervalo atual.

Braçad. últ. ext.

O número total de braçadas para o último comprimento de piscina concluído.

Braçad. últ. int.

O número total de braçadas para o último intervalo concluído.

Braçadas

O número total de braçadas para a atividade atual.

Braçadas interv

O número total de braçadas para o intervalo atual.

Cadên. últ. volta

Ciclismo. A cadência média da última volta concluída.

Cadên. últ. volta

Corrida. A cadência média da última volta concluída.

Cadênc. volta

Ciclismo. A cadência média para a volta atual.

Cadênc. volta

Corrida. A cadência média para a volta atual.

Cadência

Ciclismo. O número de rotações do braço da manivela. O seu dispositivo deve estar ligado a um acessório de cadência para que estes dados apareçam.

Cadência

Corrida. Os passos por minuto (esquerdos e direitos).

Cadência média

Ciclismo. A cadência média para a atividade atual.

Cadência média

Corrida. A cadência média para a atividade atual.

Calorias

A quantidade total de calorias queimadas.

CmpMédioPasso

O comprimento médio da passada na sessão atual.

CompPassoVolta

O comprimento médio da passada na volta atual.

Compr. passada

O comprimento da passada entre duas passadas, medido em metros.

Cond. desemp.

A pontuação da condição de desempenho consiste numa avaliação das suas capacidades em tempo real.

Declive

O cálculo da subida (elevação) em relação ao percurso (distância). Por exemplo, se por cada 3 m (10 pés) que subir percorrer 60 m (200 pés), a inclinação é de 5%.

Descida da volta

A distância vertical de descida para a volta atual.

Descida máxima

A taxa máxima de descida em metros por minuto ou pés por minuto desde a última reposição.

Descida média

A distância vertical média de descida desde a última reposição.

Descida total

A distância total de elevação descida desde a última reposição.

Desc últ volta

A distância vertical de descida da última volta concluída.

Direção

A direção em que se desloca.

Direção bússola

A direção em que se está a movimentar com base na bússola.

Dis. ver. até dest

A distância de elevação entre a sua posição atual e o destino final. Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

Dist. até próximo

A distância restante até ao próximo ponto de passagem na rota. Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

Dist. intervalo

A distância percorrida do intervalo atual.

Dist.méd.p/braç.

A distância média percorrida por braçada durante a atividade atual.

Dist. p/ braçada

A distância percorrida por braçada/remada.

Leia também:  Como aprender código morse: 12 passos (com imagens)

Dist.p/brç.úl.int.

A distância média percorrida por braçada durante o último intervalo concluído.

Dist. Restante

A distância restante até ao destino final. Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

Dist. últ. interv.

A distância percorrida no último intervalo concluído.

Dist. últ. volta

A distância percorrida na última volta concluída.

Dist. volta

A distância percorrida na volta atual.

Distânc. náutica

A distância percorrida em metros náuticos ou pés náuticos.

Distância

A distância percorrida durante o trajeto ou atividade atual.

Dist p/ braç. int.

A distância média percorrida por braçada durante o intervalo atual.

Eficácia do binário de aperto

A medição da eficácia com que o utilizador está a pedalar.

Elevação

A altitude da sua posição atual acima ou abaixo do nível do mar.

Elevação do GPS

A altitude da sua posição atual calculada através do GPS.

Elevação Máx.

A elevação máxima atingida desde a última reposição.

Elevação mínima

A elevação mínima atingida desde a última reposição.

ETA à próxima

A hora do dia estimada em que vai chegar ao próximo ponto de passagem na rota (ajustada à hora local do ponto de passagem). Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

Extensões

O número de extensões de piscina concluídas durante a atividade atual.

Extensões interv.

Número de extensões de piscina concluídas durante a atividade atual.

Fora do percurso

A distância de desvio do percurso de viagem original, à esquerda ou à direita. Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

HECD

A hora do dia estimada em que vai chegar ao seu destino final (ajustada à hora local do destino). Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

Hora do dia

A hora do dia, com base na sua posição atual e nas definições de hora (formato, fuso horário e hora de verão).

Intensity Factor

O Intensity Factor™ para a atividade atual.

Lat/Longitude

A posição atual em latitude e longitude, independentemente da definição do formato da posição selecionada.

Ligar repetição

O cronómetro para o último intervalo mais o descanso atual (natação).

Localiz destino

A posição do seu destino final.

Máx. em 24 h.

A temperatura máxima registada nas últimas 24 horas.

Méd braç/dist

O número médio de braçadas por extensão durante a atividade atual.

Méd cont solo

A média de tempo de contacto com o solo para a atividade atual.

Média – %RCR

A percentagem média de ritmo cardíaco de reserva (ritmo cardíaco máximo menos ritmo cardíaco em repouso) durante a atividade atual.

Média do RC

O ritmo cardíaco médio na atividade atual.

Mín. em 24 h.

A temperatura mínima registada nas últimas 24 horas.

Nascer do Sol

A hora do nascer do sol com base na posição de GPS.

Nome do destino

O último ponto na rota antes do destino. Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

NP

O Normalized Power™ para a atividade atual.

NP da últ. volta

A média de Normalized Power da última volta concluída.

NP da volta

A média de Normalized Power na volta atual.

Osc. vert. méd.

A média de oscilação vertical para a atividade atual.

Osc. vert. volta

A média de oscilação vertical para a volta atual.

Oscilação vertic.

A quantidade de impacto enquanto corre. O movimento vertical do seu tronco, medido em centímetros, para cada passo.

Passos

O número de passos registados pelo podómetro.

Percurso

A direção da sua posição inicial relativamente a um destino. O percurso pode ser visualizado como uma rota planeada ou definida. Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

Pôr do sol

A hora do pôr do sol com base na posição de GPS.

Posição

A posição atual utilizando a definição do formato da posição selecionada.

Pot. máx. volta

A potência máxima produzida na volta atual.

Pot. méd. 10 s

A média de movimento de 10 segundos de potência produzida.

Pot. méd. 30 s

A média de movimento de 30 segundos de potência produzida.

Pot. méd. de 3 s

A média de movimento de 3 segundos de potência de saída.

Pot. última volta

A potência média produzida na última volta concluída.

Potência

A potência atual produzida em watts.

Potência

O trabalho acumulado realizado (potência produzida) em kilojoules.

Potência máx.

A potência máxima produzida na atividade atual.

Potência média

A potência média produzida na atividade atual.

Potência volta

A potência média produzida na volta atual.

Pressão ambien.

A pressão ambiente não calibrada.

Pressão barom.

A pressão atual calibrada.

Próx. pt. pass.

O próximo ponto da rota. Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

Rácio pot./peso

A potência atual medida em watts por quilograma.

RC %Máximo

A percentagem de ritmo cardíaco máximo.

RC da últ. volta

O ritmo cardíaco médio na última volta concluída.

RC máx. int.

O ritmo cardíaco máximo no intervalo de natação atual.

RC méd. int.

O ritmo cardíaco médio no intervalo de natação atual.

Rit./500m volta

O ritmo de natação médio por cada 500 metros na volta atual.

Rit.méd.p/500m

O ritmo de natação médio por cada 500 metros na atividade atual.

Rit.p/500m últ.v.

O ritmo de natação médio por cada 500 metros na última volta.

Ritmo

O ritmo atual.

Ritmo cardíaco

O seu ritmo cardíaco em batimentos por minuto (bpm). O seu dispositivo tem de estar ligado a um monitor de ritmo cardíaco compatível.

Ritmo da volta

O ritmo médio da volta atual.

Ritmo intervalo

O ritmo médio do intervalo atual.

Ritmo Médio

O ritmo médio da atividade atual.

Ritmo por 500 m

O ritmo de natação atual por cada 500 metros.

Ritmo últ. exten.

O ritmo médio da última extensão de piscina concluída.

Ritmo últ. volta

O ritmo médio da última volta concluída.

Rumo

A direção da sua posição atual relativamente a um destino. Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

Rumo do GPS

A direção em que se está a movimentar com base no GPS.

Suavid. pedal

A medição do nível de uniformidade com que um utilizador aplica força nos pedais durante cada pedalada.

Subida da volta

A distância vertical de subida para a volta atual.

Subida máxima

A taxa máxima de subida em metros por minuto ou pés por minuto desde a última reposição.

Subida média

A distância vertical média de subida desde a última reposição.

Subida total

A distância total de elevação subida desde a última reposição.

Sub últ volta

A distância vertical de subida da última volta concluída.

SWOLF interv

A pontuação swolf média para o intervalo atual.

SWOLF média

A pontuação swolf média para a atividade atual. A pontuação Swolf é a soma do tempo necessário para um comprimento e do número de braçadas para esse comprimento (Terminologia de natação). Em natação de longa distância, são utilizados 25 metros para calcular a sua pontuação swolf.

SWOLF últ. ext.

A pontuação swolf para a última extensão de piscina concluída.

SWOLF últ. int.

A pontuação swolf média para o último intervalo concluído.

Taxa br. este int.

O número médio de braçadas por minuto (bpm) durante o intervalo atual.

Taxa br. últ. ext.

O número médio de braçadas por minuto (bpm) durante o último comprimento de piscina concluído.

Taxa br. últ. int.

O número médio de braçadas por minuto (bpm) durante o último intervalo concluído.

Taxa braç.méd.

O número médio de braçadas por minuto (bpm) durante a atividade atual.

Taxa braçadas

O número de braçadas por minuto (bpm).

Taxa vert. média

A taxa média de oscilação vertical em relação ao comprimento da passada na sessão atual.

Taxa vert. volta

A taxa média de oscilação vertical em relação ao comprimento da passada na volta atual.

Taxa vertical

A taxa de oscilação vertical em relação ao comprimento da passada.

TCS

A quantidade de tempo no solo de cada passo durante a corrida, medido em milissegundos. O tempo de contacto com o solo não é calculado durante caminhadas.

TCS da volta

A média de tempo de contacto com o solo para a volta atual.

Temp. últ. volta

O tempo cronometrado na última volta concluída.

Temperatura

A temperatura do ar. A sua temperatura corporal afeta o sensor de temperatura.

Tempo até próx

O tempo restante estimado para chegar ao próximo ponto de passagem na rota. Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

Tempo decorrido

O tempo total registado. Por exemplo, se iniciar o temporizador e correr durante 10 minutos, depois parar o temporizador durante 5 minutos e, em seguida, voltar a reiniciá-lo e correr durante 20 minutos, o tempo decorrido é de 35 minutos.

Tempo intervalo

O tempo cronometrado do intervalo atual.

Tempo méd volta

O tempo médio da volta na atividade atual.

Tempo na volta

O tempo cronometrado na volta atual.

Tempo na Zona

O tempo passado em cada ritmo cardíaco ou zona de potência.

Tempo repouso

O cronómetro para o descanso atual (natação).

Temporizador

O tempo atual do cronómetro de contagem decrescente.

Tempo últ. inter.

O tempo cronometrado no último intervalo concluído.

Tipo br. últ. ext.

Tipo de braçada utilizado durante a última extensão de piscina concluída.

Tipo br. últ. int.

Tipo de braçada utilizado durante o último intervalo concluído.

Tipo braç interv

O tipo de braçada atual para o intervalo.

Tmp. prev. cheg.

O tempo restante estimado para chegar ao seu destino final. Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

Training Effect

O impacto atual na sua resistência aeróbica (1.0 a 5.0).

TSS

O Training Stress Score™ para a atividade atual.

Tx.desl.até dest

A taxa de deslizamento necessária para descer da sua posição atual para a elevação de destino. Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

Tx Deslizamento

A relação entre a distância horizontal percorrida e a alteração da distância vertical.

Último int. Ritmo

O ritmo médio do último intervalo concluído.

Vel. Náutica

A velocidade atual em nós.

Vel.vert.até obj.

A taxa de subida ou de descida para uma altitude predeterminada. Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

Veloc. da volta

A velocidade média da volta atual.

Veloc. média

A velocidade média da atividade atual.

Veloc. últ. volta

A velocidade média da última volta concluída.

Veloc. vertical

A taxa de subida ou de descida ao longo do tempo.

Velocidade

O ritmo atual da viagem.

Velocidade máx.

A velocidade máxima da atividade atual.

Volta % RCR

A percentagem média de ritmo cardíaco de reserva (ritmo cardíaco máximo menos ritmo cardíaco em repouso) durante a volta atual.

Voltas

O número de voltas concluídas para a atividade atual.

VRCV

A velocidade à qual se aproxima de um destino ao longo da rota. Deve estar a navegar para estes dados serem apresentados.

Zona de potência

O intervalo atual da potência produzida (1 a 7) com base nas definições de FTP ou personalizadas.

Zona rit. card.

Intervalo atual do seu ritmo cardíaco (1 a 5). As zonas predefinidas baseiam-se no seu perfil do utilizador e no seu ritmo cardíaco máximo (220 menos a sua idade).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*