Como bater na bola com efeito no futebol: 12 passos

A bola foi chutada quase da intermediária e passou por cima da barreira formada a uma distância de 10 metros. Se continuasse exatamente naquela mesma trajetória, iria para fora do campo. Inesperadamente, no entanto, a bola fez uma curva no ar, começou a perder força e surpreendeu o goleiro – que não teve nem tempo de reagir. Caiu suavemente no meio da rede. 

O gol, aos 27 minutos do segundo tempo no jogo com o Peru, classificou o Brasil para a disputa da Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Nasceu dos pés de um meia direita, uma manobra conhecida como folha-seca, grande especialidade de Valdir Pereira dos Santos, o Didi.

Estávamos pensando se começaríamos esse texto falando do chute a gol do Felipe Coutinho, no jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2018, ou especificamente desse que classificou a seleção para a final de 58. Como as duas histórias terminam nós já sabemos. Porém, sendo o Brasil campeão ou não, existe algo que ninguém duvida: agora, assim como há quarenta anos, um bom chute é inesquecível.

Por isso, aqui, vamos mostrar rapidamente algumas dicas de como melhorar o seu chute no futebol. Claro que para desenvolver uma habilidade física é necessário muito treino e inclusive a primeira dica é justamente relacionada com isso. Mas, com essas orientações básicas, é possível sim aprimorar consideravelmente seus chutes.

Como melhorar o chute no futebol? Dicas simples

1) Repita, repita e repita

Mesmo que você não saiba nada de treinamento como melhorar o chute no futebol, se chutar a gol muitas vezes sentirá uma evolução em termos de força e precisão. Com o tempo, passa a ser mais fácil e intuitivo direcionar a bola justamente onde você quer. Aqui é normal pensar: então é só chutar! Sim!

Mas para chutar melhor, é preciso repetição e chutar várias vezes seguidas. Em todos os treinos esportivos, não apenas no futebol, o princípio da continuidade é básico. Porém, existem ainda algumas técnicas que podem fazer a diferença e por isso, continue lendo e veja as outras dicas.

Como Bater na Bola com Efeito no Futebol: 12 Passos

2)  Mude os estímulos

Outra orientação é variar/mudar os estímulos. Manter a cabeça acima da bola resulta em um chute mais forte. Afaste-se três a quatro passos, caminhe em direção a bola e treine um chute de cobertura. Chute com a direita e depois com a esquerda. Tente acertar todos os quatro cantos do gol.

Essa alternância de estímulo é fundamental para o seu sistema nervoso e os seus músculos adaptarem-se. E caso você não acerte com frequência, não se desespere. Mantenha o foco e não deixe que qualquer coisa ou pessoa atrapalhe o seu treino. Seja paciente e tente controlar as suas frustrações.

3) Acrescente especificidade

Depois de treinar bastante alguns princípios básicos, é muito importante acrescentar elementos que aproximem a atividade ao máximo do que seria um jogo. Coloque marcadores, treine com os amigos como receber a bola em movimento  e etc…

Ou seja, simule situações parecidas com as encontradas em uma partida real. Além de treinar o controle da bola em movimento, isso vai te ajudar a desenvolver seus instintos em uma situação prática além de auxiliar na tomada de decisão no calor do momento.

Como Bater na Bola com Efeito no Futebol: 12 Passos

4) Intensidade versus volume

O chute é fortemente prejudicado com o desgaste físico e quando estamos cansados é normal não posicionarmos muito bem. Você demora para chegar no lance, o pensamento fica mais lento e falta força para o chute. Por isso, é importante ficar constantemente atento à intensidade versus volume. O que significa isso? Basicamente que seu treino estava intenso demais.  

Os resultados podem ser lesões, desgaste excessivo da musculatura e das articulações ou até um “overtraining”, dependendo da atividade. Por isso, atenção!

Você pode melhorar seu chute seguindo essas regrinhas. Pratique, aumente seus estímulos e aprimore a sua técnica. Sua evolução pode não ser extremamente rápida mas você sentirá diferenças com o tempo. E lembre-se que você pode sempre contar com a ajuda do app do Joga.

O Joga é sua comissão técnica. Entregamos sua avaliação de desempenho no campo, na quadra ou no society. Agora você conta com um monitoramento ainda mais completo usando seu smartwatch, wearable ou relógio inteligente.

Você tem algum relógio inteligente ou pretende ter? Veja se já é compatível com o Joga!

CONHEÇA O APP JOGA

Quer jogar futebol ainda melhor? Confira essas 10 dicas

Ter habilidade com os pés é fundamental para ser um jogador de destaque, mas enganam-se aqueles que pensam que isso é o suficiente para o futebol. Para ter êxito no esporte, é preciso se dedicar bastante e seguir uma série de tarefas para melhorar o desempenho.

Ficou interessado pelo assunto e quer conhecer algumas estratégias que o farão jogar futebol melhor ainda? Então, continue com a leitura e confira as nossas 10 dicas abaixo e seja um expert no esporte!

1. Aprenda mais sobre o esporte mais popular da Terra

11 contra 11 no futebol de campo, 5 na quadra tipo salão e 7 atletas para cada time no futebol society. Além disso, saiba que o número de substituições, cores e significados dos cartões de advertência variam conforme a modalidade praticada.

É importante que você conheça as regras até para ter uma participação em campo mais decisiva para sua equipe. Imagine que, ao final do segundo tempo em um jogo de futebol de campo, sua equipe esteja ganhando por apenas 1 gol e ainda pode fazer mais uma substituição.

O zagueiro está cansado, mas não demonstra qualquer preocupação em sair. Tudo pode mudar por essa atitude, concorda? Você, conhecendo as regras, avisa o companheiro para ir descansar enquanto um beque novo em folha entra para ajudar a garantir a vitória do time — viu como é importante conhecer as regras do jogo?

2. Aposte no preparo físico

Essa é a regra de ouro em quase todo o esporte, já que para conseguir realizar com excelência a atividade é necessário ter disposição. Imagine se movimentar por 90 minutos, quase que ininterruptamente — isso sem contar os acréscimos. Parece uma tarefa que exige muito fôlego e pique, certo?

Por isso, é muito importante que o atleta se prepare apostando em atividades que melhorem o seu condicionamento físico. O ideal é que o jogador fique apto a correr longas distâncias, sem ficar ofegante e desanimado. Esse, sem sombra de dúvidas, é um dos primeiros passos para se destacar em campo.

3. Acredite no poder do grupo

Se fosse para uma pessoa resolver tudo sozinha, não haveria necessidade de ter 11 jogadores em cada um dos lados do campo, concorda? Então, tenha em mente a importância de trabalhar o coletivo para obter êxito nas partidas.

Não tente resolver tudo individualmente, até porque esse tipo de atitude renderá um apelido não muito legal entre os amigos, o famoso “fominha de bola”. Ou seja, aquele jogador que não sabe compartilhar as jogadas e pensa que é o único que está no jogo.

Portanto, não seja esse tipo de pessoa e entenda que cada colega contribuirá não só para a vitória, mas também com o seu crescimento enquanto jogador.

4. Vá aos treinos

O ditado que diz que a “prática leva à perfeição” nunca fez tanto sentindo, uma vez que o treinamento pode levá-lo a um patamar mais avançado. Portanto, dedique um tempo a essa atividade que, além tudo, vai melhorar a sua qualidade de vida.

Leia também:  Como aprender a soldar como um hobby (com imagens)

Lembre-se de que esse é o momento propício para aprender a jogar futebol ainda melhor e, claro, se divertir. Então, nada de faltar aos treinos, combinado? Trate logo de já deixar reservado na agenda esse compromisso.

Tenha em mente, também, que os técnicos o ajudarão a despertar o seu potencial máximo durante os treinos. Afinal, eles têm dicas e macetes capazes de aperfeiçoar o seu estilo de jogo.

5. Respeite os adversários

Não são raros os casos em que os jogadores menosprezam o adversário, acreditando que o jogo já está ganho antes mesmo de entrar em campo. E pode apostar que essa é a fórmula exata para se dar mal na partida. O atleta deve pensar que cada competição é única, e por isso, deve se doar ao máximo para que a partida seja de alto nível.

Não se esqueça também que a persistência e o comprometimento são características comuns dos grandes jogadores, e que para ter um rendimento diferenciado é preciso contar com uma alimentação saudável e com boas noites de sono.

6. Tenha uma chuteira confortável

O equipamento adequado é o começo de uma prática esportiva mais segura — e é assim para todos os esportes. O tenista, por exemplo, precisa de uma boa raquete e calçados adequados para o saibro ou outro tipo de solo, já os velocistas necessitam de um tênis com solado novo, leve e resistente.

É claro que um bom equipamento não garante um alto desempenho dos atletas, é apenas um recurso para potencializar as habilidades de quem pratica esporte, certo? O mesmo pode se dizer sobre as chuteiras, que não o tornarão um excelente jogador apenas por estar em seus pés, afinal, muito treino e trabalho duro é que são os fatores determinantes para uma boa atuação em campo.

As chuteiras de trava de alumínio são as mais recomendadas para quem vai jogar em grama alta ou molhada. As travas de borracha são melhores para o solo sintético, mas se o jogo for em quadra de futsal, o solado aderente é o mais indicado. Assim, ele terá mais estabilidade e segurança para correr e demonstrar seus dotes futebolísticos!

7. Confie na sua habilidade

Tanto quem leva a sério a carreira no futebol quanto quem é atleta de fim de semana sabe como esse esporte exige inteligência para agir e rápidas tomadas de decisão. A escolha de dar um toque a mais na bola, por exemplo, pode fazer a diferença entre sair na cara do gol e adiantar demais a pelota e ser desarmado por um marcador, não é verdade?

Por isso, toda vez que for jogar, tente ser rápido em seu raciocínio. Tudo bem segurar a bola um pouco mais para tentar um belo drible ou uma jogada de efeito, mas não deixe que isso se torne regra. Nada é pior do que jogar no time do sujeito que é até bom de bola, mas só toma decisões erradas na hora da partida.

Jogar futebol é uma paixão de quase todos os brasileiros. Então, lembre-se que toda a equipe quer participar e se divertir.

Portanto, mesmo que você seja habilidoso, não exagere nos dribles e dê o passe consciente.

 Agora, se o opoente insiste em marcar com as pernas entreabertas, não perdoe e aplique uma “caneta” para ensinar a importância da marcação de perto e não entrar de “primeira” para tentar tomar a bola.

8. Seja responsável com sua alimentação

Essa é uma dica elementar para qualquer prática esportiva, concorda? Quem já não foi jogar bola depois do almoço e teve a sensação de estar preso ao chão? Para correr é uma dificuldade, para disputar uma bola dividida falta fôlego, e se precisar alcançar um atacante que disparou em sua frente? Vai faltar ar, mas isso não quer dizer falta de preparo físico.

O correto é se alimentar, em média, 2 horas antes da atividade esportiva — e nada de comer feijoada ou pizza. É importante ingerir carboidratos de fácil digestão como os integrais, folhas e verduras, e se hidratar em abundância, principalmente em épocas de calor.

Além disso, consultar um nutricionista pode ser uma boa ideia. Isso porque ele indicará a dieta mais adequada para o seu perfil de atleta e, ainda, poderá dar algumas dicas importantes caso se pretenda emagrecer ou fortalecer a musculatura.

9. Pesquise sobre posicionamento e tática no futebol

É bom aprender sobre esses temas até para poder criticar seu time do coração com mais propriedade, não é mesmo? Mesmo que não seja um exímio jogador, conseguir ajudar os seus companheiros a se posicionarem e a ocuparem o campo de forma inteligente já é uma ótima colaboração com a equipe, pois, não se trata de uma tarefa simples.

Não precisa ser um expert, mas entender a movimentação da equipe dentro do campo é essencial se você pretende aprimorar sua performance. Afinal, não adianta ser veloz e ter o posicionamento incorreto, não é mesmo? Se você não está no local certo para receber um passe e armar um contra-ataque, por exemplo, sua qualidade de velocista não está sendo bem aproveitada.

Assim, se cada jogador estiver cumprindo a função que cabe à sua posição, a tática da equipe tem mais chances de sair vencedora da disputa. Sem contar que se posicionar de forma errada dentro do campo pode levar à exaustão corporal e, consequentemente, a uma “bola nas costas”, por exemplo — já pensou?

Ter conhecimento sobre tática e posicionamento pode ajudar o time a evitar gols bobos e colaborar para que os jogadores trabalhem melhor em equipe. Os melhores times são aqueles em que o lateral ou zagueiro desarma o adversário e nem precisa pensar duas vezes antes de fazer um lançamento.

Já sabe exatamente onde estará posicionado seu companheiro de equipe para melhor receber o seu passe. Esse nível de entrosamento é possível de ser analisado em praticamente qualquer time que joga junto há algum tempo.

Observe também a reposição de bola dos goleiros, por exemplo. Você vai reparar que, não por acaso, eles visam o jogador que quase sempre já passou do meio de campo em direção à área do adversário.

10. Divirta-se ou o jogo não valeu a pena

Agora, se você se irrita facilmente com um lançamento mal feito pelo colega, um belo gol do adversário ou mesmo por ser substituído, é possível que o esporte esteja colaborando ainda mais para esse seu sentimento negativo do que para o seu lazer.

Mais importante que jogar futebol é se divertir durante a partida. O esporte colabora para liberar adrenalina e serotonina, afastando de vez o mau-humor e a melancolia. Sem contar que a prática dessa atividade é a certeza de encontrar os amigos, passar bons momentos com pessoas que você gosta e, principalmente, praticar o esporte mais popular do mundo.

Acredite, seguindo as nossas dicas você será um craque, conquistando — quem sabe — até mesmo o título de melhor em campo. Afinal, jogar futebol vai além de uma preferência nacional, faz parte da nossa cultura!

Agora que você já sabe como jogar futebol em alta performance, que tal dar uma olhada em nossas dicas de como se tornar um atacante verdadeiramente ousado?

Leia também:  Como andar de barco com seu cachorro: 15 passos

12 Dicas Para Fazer Fotos De Futebol Do Jeito Certo!

O futebol é a paixão nacional, milhares de pessoas se reúnem no Domingo a tarde para conferir a partida de seu time favorito, acompanhar a soma de pontos em cada rodada, ou simplesmente arranjar um motivo para zoar o amigo, torcedor daquele time que não anda tão bem das pernas.

De um modo ou de outro, o futebol faz parte da vida dos brasileiros, pelo menos da maioria. Isso quer dizer que como fotógrafo, inevitavelmente, vai se deparar com a missão de capturar fotos de futebol e precisa fazer isso do jeito certo.

Não importa se você irá capturar fotos de futebol da “pelada” de seus amigos, colegas de trabalho, grupo de atletas amadores que o contratou para fazê-lo, ou se pretende conseguir essas imagens para protagonizar uma revista esportiva de times e jogadores famosos, a maneira como realiza o seu trabalho será determinante para conseguir uma pilha de fotos de futebol fantásticas.

Um dos esportes mais desafiadores para fotografia é o futebol, imagine você no meio da floresta tentando capturar uma árvore que corre de um lado para outro freneticamente e ainda ter outras coisas se movimentando com ela, assim acontece em uma partida de futebol.

Você está focado em um jogador, enquanto os outros jogadores estão se movendo em toda a parte entre você e o atleta o tempo todo. É preciso paciência e um pouco de conhecimento do jogo para realmente conseguir fotos de futebol do jeito certo.

Se essa é a primeira vez que você ouve falar em fotos de futebol, fique tranquilo, você chegou ao lugar certo. Essas dicas podem ajudá-lo a fazer fotos de futebol do jeito certo e conseguir imagens de tirar o fôlego.

Dica 1: Câmera

  • Você precisa de uma câmera DSLR, equipamentos inferiores ou a câmera de seu celular, por mais moderna que possa parecer, não pode dar conta do recado.
  • Uma câmera DSLR não tem o atraso do obturador irritante que encontramos nos modelos mais simples, além disso, a qualidade das câmeras profissionais é indiscutivelmente melhor, algo que contribui para conseguir fotos de futebol arrasadoras.
  • A maioria dos fotógrafos profissionais de esportes usa a vasta linha de câmeras DSLR Canon, por uma série de razões que você pode ver nos fóruns de fotografia, elas realmente parecem perfeitas, porém, você também pode obter grandes fotos de futebol com uma Câmera Nikon ou Sony.

Logicamente, existem câmeras de diversas marcas, modelos e preços diferenciados, tudo vai depender do orçamento disponível para o investimento. Pague o quanto for possível por sua câmera digital, mas não se esqueça de reservar dinheiro para a dica 2 que também é importante.

Dica 2: Lente

A lente é tão importante quanto a câmera! O pequeno “kit” de lentes que, provavelmente, vai acompanhar sua câmera DSLR não é bom o suficiente para conseguir fotos de futebol do jeito certo. Deixe estas ferramentas básicas para outro tipo de fotografia, de preferência a sua prática de diversas imagens, neste caso, ela até pode dar conta do recado.

A fim de obter fotos de futebol decentes e capturar toda a ação durante o jogo, você vai precisar de uma lente com zoom de 200mm, pelo menos, 300 milímetros ou mais na verdade seria ainda melhor.

Tratando da largura da lente e quanto ela pode abrir para deixar a luz entrar para a câmera, números menores são melhores. O recomendado é que você foque em lentes que apresentam um único número de abertura, como f/ 2.8 ao invés de f/ 4-5.6, é um sinal de uma lente de alta qualidade, o tipo perfeito para você conseguir fotos de futebol deslumbrantes.

Dica 3: Configurações da câmera

Se sua câmera possui ajuste pré definido para “ação” ou algo semelhante, você pode usar isso, assim, a câmera vai escolher todas as configurações para você. Entretanto, para os fotógrafos que desejam ser mais responsáveis pelas configurações da câmera, deve dominar como definir a velocidade do obturador, ISO, modo de disparo e foco.

Estes ajustes na fotografia fazem parte de um nível profissional de fotógrafos, o que pode levar algum tempo até você dominar por completo. Contudo, aqui está a versão curta dos ajustes que você vai querer usar:

Velocidade do obturador: Ajuste a câmera para “TV” (Canon) ou “S” (Nikon e Sony) e deixe em pelo menos 500. Quanto maior a velocidade do obturador melhor para cenas de ação e isso são as fotos de futebol, não é mesmo? Não se surpreenda se for preciso ajustar a velocidade para tão alto quanto 1250, apenas faça!

  1. ISO: A luz é indispensável para as fotos de futebol, como para qualquer outro tipo de fotografia, e quanto mais precária a luminosidade que você tem, maior o ISO que você precisa.
  2. Modo de disparo: utilize o modo de disparo contínuo de alta velocidade para captar o maior número de fotos de futebol de um mesmo ponto de vista.
  3. Modo de foco: defina a câmara para “Contínuo” ou “AI Servo” para fazer fotos de futebol do jeito certo.
  4. Fotografe em JPG: como você vai usar o disparo continuo de sua câmera vai precisar da maior velocidade de buffer disponível.

Dica 4: Aquecimento!

Assim como cada jogador faz um aquecimento antes de cada jogo, você precisa se aquecer também. Em outras palavras, testar as configurações de sua câmera, os ângulos e tudo que puder, isso quer dizer capturar fotos de futebol antes do início da partida.

Você deve concordar comigo que só existe uma maneira de conseguir fazer isso, em quanto os jogadores ainda estão no vestiário ou aquecimento. Então, aproveite esta oportunidade para tirar fotos de futebol mais extrovertidas!

Você pode obter alguns grandes tiros durante aquecimentos, especialmente, de goleiros e companheiros de equipe que pode não ter um monte de tempo durante o jogo e fazer poses para a câmera.

Tente capturar a partir de um ângulo onde não seja mostrado um monte de companheiros que estão ao redor ou no fundo, assim você pode usar dessas fotos de futebol para passar a impressão de que o jogo está fluindo, imagem que pode ser difícil conseguir durante a partida.

Dica 5: Cronometrando o SHOT

Sua câmera tem um monte de quadros por segundo, mas você não pode usar isso como uma muleta, na esperança de que a câmara vai dar o grande tiro para você.

A regra número um de timing perfeito para fotos de futebol é disparar cedo! Você tem que adquirir o hábito de pressionar o botão do obturador mais cedo do que o que seu instinto lhe diz para fazer. O aquecimento realmente entra em jogo aqui, você tem que se acostumar com isso antes de cada jogo, para que você obtenha o hábito de “atirar cedo”!

Não tem como você saber qual serão as fotos de futebol perfeitas em cada partida, em quanto algumas pessoas acreditam que o balançar das redes é o momento certo, a posição perfeita do jogador com a perna esticada pode trazer uma maior emoção para suas fotos de futebol.

Novamente, apenas a prática pode levar a perfeição e com o tempo você aprenderá a identificar o tiro milionário das partidas e torná-lo um bom exemplo de fotos de futebol bem feitas.

Leia também:  Como apagar o histórico no firefox: 12 passos

Dica 6: Tenha um plano de jogo

Isso significa que você deve visualizar primeiro como suas fotos serão usadas e compartilhadas. Estes dias você tem muitas opções, incluindo, fazer cópias de um álbum de recortes, e-mail, arquivos de imagem, publicá-las em um site, criar uma apresentação de slides, etc.

O mais evocativo é contar uma história sobre a competição, mas a forma como vai utilizar as suas fotos de futebol também importa, pois, pode determinar a forma de capturar essas imagens.

Do mesmo modo, você precisa decidir qual a perspectiva que pretende transmitir com as suas fotos de futebol. Deseja mostrar a atuação de um jogador específico ou o trabalho em grupo? Será um álbum dedicado ao time vencedor ou pretende contar a história da outra parte?

Dica 7: Mantenha o sol em suas costas

Certamente você já sabe que não pode fotografar de frente para o sol, dificilmente a sua câmera irá conseguir balancear toda essa luminosidade, a melhor técnica é ficar de costas para ele.

Fazendo isso, além de evitar a luz contra o sensor de sua câmera DSLR vai garantir que os atletas, a bola e o campo se mantenham bem iluminados durante a sua sessão de fotos de futebol.

Dica 8: Ângulo perfeito

O melhor é ficar perto do canto do campo, em vez de permanecer ao longo das linhas laterais em um jogo de futebol. Estando perto do canto permite fotografar a ação vinda em sua direção, bem como perto da rede.

Se você atirar a partir do banco, seus tiros, na sua maioria, serão constituídos pelos jogadores correndo de um lado para outro e você terá o banco da equipe adversária no fundo. Abaixe-se ou sente-se no chão quando for compor seu tiro.

Isso adiciona mais drama para a foto e faz com que os jogadores pareçam mais poderosos, que é um efeito muito legal para fotos de futebol, principalmente, para partidas infantis.

Abaixar a câmera também ajuda a evitar um monte de lixo no plano fundo, distrações e se concentrar apenas na ação.

Dica 9: Procure a emoção

O futebol é um esporte baseado inteiramente na emoção, por isso, as suas fotos precisam ser a mesma coisa. Ou seja, as suas fotos de futebol precisam expressar um sentimento em cada tiro, contar uma história e fazer o espectador enxergar exatamente o que está acontecendo na imagem.

Aquele jogador que acaba de fazer um gol vai comemorar e nas suas fotos de futebol essa alegria pode ser útil, mas precisa estar totalmente visível.

Já o goleiro que deixou passar a bola, vai mostrar seu abatimento e isso também é interessante nas fotos de futebol.

Como disse, as fotos de futebol tratam de emoções e os momentos subsequentes a um gol é a melhor oportunidade para conseguir isso.

Outra dica incrível para retratar emoções em suas fotos de futebol é olhar para as emoções dos fãs, sempre pode render grandes imagens com eles. Os torcedores apresentam uma série de emoções com a partida, em cada jogada e você pode usar cada uma delas em suas fotos de futebol e atrair os olhares de seus espectadores.

Veja como a arquibancada reage assim que o jogador perde o gol, ou o craque da equipe recebe cartão vermelho e precisa sair do jogo, como eles se comportam quando ocorre uma falta ou o árbitro acaba de marcar um pênalti, e assim por diante.

Apenas lembre-se que toda a emoção de suas fotos de futebol está nas pessoas, então, mantenha a sua atenção nelas e veja como pode usá-las para formar o cenário perfeito e emotivo para todas as suas fotos de futebol.

Dica 10: A prática leva a perfeição!

Você já ouviu falar nisso antes e realmente não há como frisar esse ponto o suficiente. Quanto mais fotos de futebol fizer, mais profissional ficará em consegui-las e seu feeling de fotógrafo será amadurecido a cada jogo.

Em razão disso, prepare a sua bolsa, carregue as baterias, junte os seus cartões de memória, câmeras e tripés e saia em sua próxima aventura em busca de fotos de futebol.

Com o tempo, você irá desenvolver suas próprias técnicas e acumular dicas para compartilhar com os outros, ou ainda colocar em prática o que viu aqui e ter a prova real de que funciona, também será capaz de aperfeiçoar tudo isso a qualquer momento.

Não esqueça que ninguém é capaz de melhorar em nada se não colocar o seu conhecimento a prova, nas fotos de futebol a melhor forma de conseguir alcançar o sucesso é passar pelos desafios diários que só a prática pode trazer.

Dica 11: O jogo não acaba com o apito!

  • Nas fotos de futebol o jogo não acaba com o apito final do árbitro, a partida pode chegar ao fim desta maneira, porém, para o fotógrafo o seu trabalho ainda não acabou.
  • Durante este momento e o intervalo você pode capturar as duas equipes, o seu relacionamento com cada treinador, a troca de camisetas e cumprimento entre os jogadores e assim por diante.
  • Todas essas situações são tão importantes como a partida em si, também é possível conseguir uma boa parte de sentimento nesta fase e principalmente render uma dezena de fotos de futebol.

Deste modo, não junte todos os seus equipamentos e saia correndo após o apito, fique mais alguns instantes no campo em busca daquelas fotos que a maioria das pessoas não iria enxergar. Acredite, vai valer à pena!

Dica 12: Editar, editar e editar

As fotos de futebol podem ser bem complexas, inclusive, quando falamos na edição e pós processamento. Assim que o jogo acabou e seus arquivos foram enviados para o seu computador, o seu trabalho está apenas começando.

Você precisa manter apenas as melhores imagens e utilizar qualquer software para edição foto para melhorar as suas fotos de futebol. É incrível como, às vezes, cortes simples são capazes de transformar uma foto em algo de tirar fôlego e muito melhor.

Para as fotos de futebol que não podem ser salvas, use o botão excluir de seu computador, é justamente para isso que ele serve. Mesmo os profissionais mais experientes começam com uma abundância de tiros medíocres, fora de foco, exposição ruim, simplesmente exclua estas imagens já que não poderão ser utilizadas em nenhuma parte.

Para finalizar tenha em mente que as fotos de futebol são usadas de diversas maneiras, no catalogo esportivo, outdoor, revista ou jornal esportivo, blog e site, etc. Entretanto, as dicas que viu acima servem para norteá-lo neste tipo de fotografia e proporcionar que faça tudo do jeito certo.

  1. Em quanto essa lista não pretende ser exaustiva, é capaz de proporcionar os conhecimentos básicos para uma excelente sessão de fotos de futebol e render-lhe centenas de imagens deste esporte tão amado.
  2. Aproveite o campo de comentários abaixo para compartilhar a sua opinião sobre tudo isso e suas dicas para que qualquer fotógrafo consiga fazer fotos de futebol do jeito certo.
  3. Confira também nossa matéria ” 10 Maneiras de Melhorar as suas Fotos de Corrida “

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*