Como baixar arquivos do dropbox no android: 11 passos

Por muito tempo os pendrives foram a melhor forma de carregar arquivos e dados para cima e para baixo.

Isso até o surgimento de pragas virtuais que começaram a se alojar timidamente nos dispositivos, tornando o acesso aos arquivos mais lento e infectando a máquina na qual ele era espetado.

Isso foi há muito tempo, pois hoje os vírus e malwares brincam com os usuários e, além de fazê-los ficar desesperados, roubam-lhe seus dados e até sequestram seu computador.

Por esse e outros motivos, pessoas e empresas começaram a procurar alternativas que ao mesmo tempo fossem tão eficientes quanto o uso de um pen drive e oferecessem mais segurança que ele. E foi aí que surgiram serviços de hospedagem de dados na nuvem. O mais famoso é o Dropbox que, a cada dia que passa, ganha mais usuários.

  • Aprenda a ressuscitar seu pendrive corrompido ou defeituoso

Como Baixar Arquivos do Dropbox no Android: 11 Passos

Créditos: Gil C / Shutterstock.com

Mas ao contrário do que muita gente pensa, o Dropbox é muito mais do que apenas um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem.

Ele tem uma série de recursos bacanas que muita gente não conhece e que facilitam o dia-a-dia de qualquer um, tornando-o mais produtivo e seguro.

Se você começou a utilizá-lo há pouco tempo, ou só o utiliza para guardar seus arquivos e acessá-los em outros lugares, essas 10 dicas lhe ajudarão a tirar o máximo de proveito do aplicativo.

Aqui e acolá você poderá excluir um arquivo acidentalmente ou simplesmente sentir falta de algo que achou que não era importante. É inevitável. Mas ao contrário da lixeira do Windows – ou dos arquivos do seu pen drive -, o Dropbox permite que esses dados sejam recuperados. Basta que eles tenham sido apagados há até 30 dias.

Como Baixar Arquivos do Dropbox no Android: 11 Passos

Para isso, basta ir até a pasta onde o arquivo foi excluído e clicar no ícone de lixeira ao lado da caixa de busca. Ele mostrará, na lista, quais arquivos foram excluídos na coluna “Tipo”.

Como Baixar Arquivos do Dropbox no Android: 11 Passos

Você poderá recuperá-los clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecionando a opção “Restaurar”. Simples, não?

Como Baixar Arquivos do Dropbox no Android: 11 Passos

Outro recurso interessante que o Dropbox oferece é a possibilidade de restaurar versões de arquivos. Assim como a recuperação de arquivos excluídos, esse recurso só funciona para alterações feitas nos últimos 30 dias. Ele é especialmente interessante para quem trabalha muito com arquivos de texto, sejam eles do Word, PDFs ou até mesmo scripts PHP.

Para recuperar uma versão antiga de algum arquivo, procure-o no Dropbox, clique com o botão direito sobre ele e selecione “Versões anteriores”.

Como Baixar Arquivos do Dropbox no Android: 11 Passos

Você será levado a uma nova tela, que lista todas as versões disponíveis para você recuperar.

Os planos profissionais não só oferecem espaço adicional para quem precisa, como também acabam com as limitações impostas pelo plano gratuito. Pagando a partir de US$ 99 anuais, o usuário tem acesso a planos que oferecem 100 GB de espaço extra e a possibilidade de recuperar arquivos excluídos e versões sem a preocupação do prazo de exclusão há até 30 dias.

Como Baixar Arquivos do Dropbox no Android: 11 Passos

É um valor relativamente razoável para quem precisa de mais espaço para guardar todo tipo de arquivo e quem deseja ter mais segurança no serviço.

4. Sincronize qualquer pasta

Não há dúvidas de que o Dropbox é um ótimo serviço, mas há quem reclame da necessidade de arrastar pastas e arquivos para a pasta do serviço.

Bem, se você for usuário do Windows, há uma forma de acabar com isso. Basta estar disposto a criar junções e aliases para que pastas do seu sistema sincronizem automaticamente com o Dropbox, sem a necessidade de arrastá-las.

O processo é um pouco complicado e existem alguns tutoriais na internet que ensinam a fazê-lo. Você pode tentar acessando este aqui (em inglês).

5. Autenticação em dois passos

Já faz algum tempo que o Dropbox adicionou uma camada extra de segurança que protege os usuários na hora da autenticação no serviço. O problema é que nem todo mundo sabe desse recurso, ou não sabe como ativá-lo.

Com a autenticação em dois passos ativada, você não precisa se preocupar se alguém descobrir a sua senha ou hackear a sua conta, pois o serviço sempre exigirá a inserção de um código que é enviado a uma aplicação no seu computador ou a um dispositivo móvel associado à sua conta.

Como Baixar Arquivos do Dropbox no Android: 11 Passos

Para habilitar o recurso, acesse o menu “Configurações” e, na janela que se abre, acione a aba “Segurança”. Lá, clique em “Habilitar” em “Verificação em dois passos”.

6. Camera Upload

Poucas coisas são tão chatas quanto a necessidade de fazer backup das fotos e videos feitos na câmera do celular. O processo de procurar o cabo USB, conectá-lo ao aparelho e ao computador e selecionar, arquivo por arquivo, qual deseja salvar no computador e fazer o backup é bem chato.

Felizmente o Dropbox resolve tudo isso com o recurso “Camera Upload”, que envia, automaticamente, todas as fotos e videos feitos no seu celular para a sua conta do Dropbox na nuvem. Só certifique-se de não ocupar todo o espaço da sua conta com as fotos, promovendo, de vez em quando, uma limpeza na pasta para a qual os arquivos vão.

Como Baixar Arquivos do Dropbox no Android: 11 Passos

Para ativar o recurso, basta instalar o Dropbox no seu smartphone e aceitar o envio automático das fotos. Caso você o tenha rejeitado por algum motivo, é possível reativá-lo na seção “Envio da câmera” nas configurações do app.

7. Sincronização via rede local e notificações na área de trabalho

O Dropbox tem um recurso que deixa você sincronizar arquivos entre computadores numa mesma rede sem a necessidade de acessar a internet. Tradicionalmente o serviço envia um arquivo a um servidor na internet e o baixa em outros computadores.

Com o recurso “LAN Sync” ativado, e com computadores numa mesma rede, esse arquivo será enviado de um computador diretamente para o outro, poupando banda e tempo. Muito conveniente para quem tem mais de um computador em casa com o Dropbox instalado.

As notificações na área de trabalho, por outro lado, são ótimas para você manter o controle do que anda sendo adicionado e excluído na sua conta. Sempre que um novo arquivo for adicionado ou excluído, um balão de notificação aparecerá no canto inferior direito da sua tela com a informação.

Como Baixar Arquivos do Dropbox no Android: 11 Passos

Ambos os recursos podem ser ativados a partir do aplicativo desktop do Dropbox. Basta acessar as “Preferências” do programa e marcar as respectivas opções.

8. Visualizar histórico

Outro recurso bacana é a visualização do histórico de operações do Dropbox. Basta clicar na opção “Eventos” no menu à esquerda da tela e você logo verá todas as atividades que aconteceram na sua conta.

Como Baixar Arquivos do Dropbox no Android: 11 Passos

9. Sincronização seletiva

Geralmente, quando começamos a utilizar o Dropbox, deixamos todos os nossos dispositivos sincronizando todos os arquivos que enviamos para a nuvem.

Porém, não demora muito tempo até que percebamos que não é necessário ter todos os arquivos em todos os dispositivos.

Para esses casos é que existe a sincronização seletiva, onde é possível selecionar quais pastas e arquivos se deseja sincronizar com um computador em específico.

Para ativá-la basta acessar as “Preferências” do aplicativo no computador e clicar na aba “Avançado”. Lá, clique em “Sincronização seletiva” e configure quais pastas e arquivos serão sincronizados ou não para o computador.

10. Baixe arquivos para seu celular

Muitos reclamam que o app do Dropbox em smartphones só funciona quando está conectado à internet e é impossível acessar qualquer arquivo caso não haja uma conexão de dados ativa. Bem, na verdade a coisa não funciona exatamente assim.

Existe uma forma de visualizar os arquivos em seu telefone sem que ele esteja conectado à internet. Para tanto, basta marcar um arquivo como favorito no app. Dessa forma o Dropbox irá baixá-lo para o seu aparelho e você poderá acessá-lo onde quiser e quando bem entender.

Há uma infinidade de outros recursos no Dropbox que você pode utilizar para tornar o seu dia-a-dia mais produtivo e seguro. Mas, por hoje, essas 10 dicas lhe ajudarão a aproveitar ao máximo o que a ferramenta tem para lhe oferecer.

Se você tiver alguma dica que queira compartilhar conosco e com os leitores, deixe-a nos comentários aqui embaixo.

Leia também: Qual é o melhor serviço de armazenamento na nuvem?

como usar o Dropbox para baixar seus torrents remotamente

Conhecido como uma das principais plataformas do mercado quando o assunto é armazenamento em nuvem, o Dropbox conquistou milhares de usuários pela sua praticidade, possibilitando o acesso remoto a arquivos e o compartilhamento simples de pastas e documentos – inclusive com não usuários do serviço.

Leia também:  Como celebrar saraswati puja em casa: 15 passos

No entanto, as funcionalidades da plataforma podem ir muito além disso. Dando seguimento ao nosso quadro de dicas e tutoriais, ensinaremos na seção abaixo como usar o Dropbox para iniciar o download dos seus torrents remotamente. Não saia daí!

Windows 03 Mai

Curiosidade 29 Mai

Como usar o Dropbox para baixar seus torrents remotamente

Após ter executado a sequência de passos a seguir, você será capaz de iniciar o download de arquivos torrent em um computador configurado a partir de, basicamente, qualquer lugar do mundo que tenha acesso a internet; algo que pode ser extremamente útil para quem trabalha fora o dia todo e quer chegar em casa para curtir um filme, série ou jogo, mas não quer ter que perder tempo esperando o download.

Aquela recomendação que você recebeu do seu colega de trabalho não precisará mais esperar você chegar em casa para ser baixada.

No entanto, é preciso ressaltar que além do conjunto de configurações necessárias – explanadas abaixo, o computador escolhido para fazer os downloads terá que permanecer ligado durante todo o dia e com o cliente torrent aberto, ocioso até que você mande os arquivos a serem baixados. Além disso, é claro, precisa ter o aplicativo do Dropbox instalado.

Com tudo isso em mente, sem mais delongas, vamos as instruções.

Criar uma pasta no Dropbox

  • Primeiro, acesse a sua conta no site do Dropbox ou abra a pasta do serviço sincronizada com o seu computador;
  • Crie uma pasta chamada Meus Torrents. Esse será o ficheiro a ser enxergado pelo seu cliente torrent para carregar os arquivos para download;
  • Tudo pronto por aqui!
  • Primeiramente, abra o seu cliente torrent na máquina onde os downloads serão efetuados de fato. Para esse tutorial, utilizaremos o uTorrent, mas os passos vistos aqui poderão, provavelmente, ser replicados em outras aplicações do tipo;
  • Agora, precisaremos fazer com que o cliente fique de olho na pasta criada no Dropbox para iniciar os downloads automaticamente. Para isso, acesse o menu de Opções e clique em Preferências.
  • Com o novo menu aberto, clique na opção de Diretórios localizada na aba lateral;
  • Agora, marque a opção Automatically load .torrents from e, clicando nos três pontos ao lado da caixa, procure no seu computador e selecione a pasta Meus Torrents criada na seção anterior;
    • Para evitar confusões dos arquivos já postos para baixar, marque também a caixa Excluir torrent carregados. Essa opção permitirá que o cliente possa excluir os arquivos .torrent assim que o download for iniciado;
  • Clique em Ok para que as alterações surtam efeito;
  • Pronto, você configurou o seu cliente torrent!

Recomendamos não colocar os downloads na mesma pasta do Dropbox. Isso, pois a depender do tamanho dos arquivos baixados e do espaço disponível na sua conta, todo o seu armazenamento na plataforma poderá ser consumido rapidamente.

Baixar seus torrents remotamente

Com os passos acima concluídos, agora, basta colocar os arquivos .torrent na pasta Meus Torrents – criada anteriormente, esperar que o Dropbox sincronize o pequeno arquivo com o computador configurado e aguardar por alguns segundos até que o cliente torrent comece o download a partir dos trackers sincronizados na pasta. Bem fácil, não?

É preciso deixar claro, porém, que a dica apresentada aqui não é uma ferramenta exclusiva do Dropbox e, talvez, nem tenha sido pensada no escopo de desenvolvimento da plataforma. Na verdade, provavelmente trata-se uma funcionalidade que foi encontrada no dia a dia de quem costuma baixar arquivos em torrent e faz o uso do serviço de armazenamento na nuvem.

E ai, gostou de mais essa dica? Conta para a gente nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos(as).

Como Baixar Arquivos do Dropbox no Android: 11 Passos

  • Dropbox
  • Desenvolvedor: Dropbox, Inc.
  • Preço: grátis – oferece compras no app
  • Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo

Comprou um celular novo? Saiba como configurar seu smartphone Android

O Android é o sistema operacional para smartphones mais popular do mundo, e isso não deve mudar tão cedo. E se você comprou um novo smartphone Android, saiba que adquiriu um aparelho com o sistema mais versátil e intuitivo do mercado.

E claro, você deve estar querendo “estrear” seu aparelho imediatamente. Mas antes disso, é necessário configurá-lo primeiro.

Neste artigo para iniciantes, você terá acesso a um passo-a-passo minuciosos de como configurar seu novo smartphone Android.

Cada dispositivo Android é diferente, e cada fabricante oferece aos seus próprios dispositivos pequenos extras que os diferenciam da concorrência. Entretando, a grosso modo todos os dispositivos Android são basicamente semelhantes.

Dica: 12 Recursos escondidos no Android Oreo que você precisa conhecer

Como configurar um smartphone Android?

1. Selecione um idioma

Depois de ligar o aparelho, você chegará a uma tela de boas-vindas, na qual será solicitado que você escolha um idioma. Tocar no idioma padrão abre uma lista de todos os disponíveis no sistema.

Selecione o português BR na lista, e toque na seta para continuar. Isso definirá o idioma do sistema e de seus menus, mas você poderá optar por adicionar idiomas extras posteriormente ao seu teclado, caso seja multilíngue.

2. Insira o cartão SIM e digite seu PIN

Em seguida, você será solicitado a inserir um cartão SIM. Você pode pular isso, mas supondo que você realmente queira usar este dispositivo como um telefone, é um passo importante.

Colocar o cartão SIM no telefone pode, às vezes, ser um pouco complicado. Muitos aparelhos atuais precisam de uma chave, em formato de agulha, para abrir a bandeija do chip. Essa ferramenta deve vir na caixa do seu novo smartphone.

Se o aparelho for mais antigo, o SIM precisa ser posto em um local específico, normalmente em baixo da bateria; nesse caso, será necessário abrir cuidadosamente a parte de trás do dispositivo.

Você poderá ter que digitar o número PIN do seu SIM, que geralmente vem na embalagem do chip. Este é um PIN diferente da senha de bloqueio de tela, que você pode definir depois.

Após essa etapa, você deverá selecionar se deseja iniciar como um novo telefone ou importar dados de seu dispositivo anterior. De qualquer forma, você deve configurar o Wi-Fi em seguida.

3. Selecione uma rede Wi-Fi

Se você se encontrar dentro do alcance de uma rede sem fio, poderá conectar-se a ela. Basta selecionar sua rede na lista e digitar a senha, se necessário. Em seguida, toque em “Conectar”.

Sugerimos que você se conecte ao Wi-Fi neste estágio para poder fazer o download de atualizações e novos aplicativos o quanto antes.

4. Tem outro dispositivo?

O sistema perguntará se deseja copiar seus dados de outro dispositivo Android. Se você puder e quiser fazer isso, faça. Caso contrário, selecione para configurar como “novo celular” e prossiga para a etapa 4.

O que fazer se não conseguir baixar ou salvar arquivos | Ajuda do Firefox

Este artigo descreve os passos a serem tomados se não conseguir baixar ou salvar arquivos usando o Firefox.

Nota: O recurso Restaurar o Firefox pode corrigir muitos problemas, restaurando o Firefox ao seu estado original, mas poupando suas informações essenciais. Considere fazer isto antes de partir para algo mais trabalhoso.

Verifique se há downloads bloqueados no Painel de Downloads

O Firefox tem um resurso de proteção de download para proteger você de baixar arquivos maliciosos ou potencialmente danosos. Se o Firefox bloquear um download inseguro, você verá uma mensagem de alerta sobre o arquivo no Painel de Downloads, junto com opções para lidar com o download pendente.

Você pode abrir o Painel de Downloads para ver os downloads concluídos e pendentes clicando no botão de Downloads (a seta para baixo na barra de ferramentas).

Leia os artigos Onde encontrar e gerenciar arquivos baixados no Firefox e Como funciona a proteção contra phishing e software malicioso? para mais informações.

Limpe o histórico de downloads

Limpar o histórico de download pode corrigir alguns problemas com o download de arquivos:

  1. Clique no botão de Downloads e depois em . A Janela de downloads será aberta.
  2. Na janela de downloads, clique em Limpar downloads.
  3. Feche a janela de Downloads.
Leia também:  Como brigar com a namorada de brincadeirinha: 6 passos

Escolha uma pasta de download diferente

O Firefox pode não ser capaz de baixar arquivos, se houver um problema com a pasta em que os arquivos baixados são salvos:

  1. Clique no menu e selecione Opções.Preferências.
  2. Selecione o painel .
  3. Vá para a seçãoDownloadsEncontre Downloads na seção abaixo de Salvar arquivos em.
  4. Escolha uma pasta diferente para tentar salvar arquivos.
  5. Feche a página about:preferences. Quaisquer alterações feitas são salvas automaticamente.

Restaure a pasta de download

Se já tentou as sugestões acima, você pode restaurar as configurações padrão da pasta de download:

  1. Na barra de endereços, digite about:config e tecle EnterReturn.Pode aparecer uma página de alerta. Clique em Eu aceito o risco!Aceitar o risco e continuar para seguir para a página about:config.
  2. No campo pesquisar, escreva browser.download.
  3. Se qualquer das configurações abaixo tiver o status de modificadoestiver com texto em negrito, redefina seu valor. Para redefinir um valor, clique com o botão direito do mousemantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto clica na configuração e selecione no menu de contextoclique no botão Excluir ou Redefinir , dependendo da preferência:
    • browser.download.dir
    • browser.download.downloadDir
    • browser.download.folderList
    • browser.download.lastDir
    • browser.download.useDownloadDir
  4. Se desejar, pode voltar para sua configuração de pasta de download preferida no painel das OpçõesPreferências do Firefox, na seção Downloads abaixo de Arquivos e Aplicativos.

Se aparecer a menssagem de erro não pode ser salvo por causa de um erro desconhecido, seu problema pode ter sido causado por uma interação com o navegador Safari e o sistema operacional.

Para solucionar este problema, abra as preferências do Safari e modifique a opção Salvar arquivos baixados em: para uma pasta válida (a mesa por exemplo). Em seguida, reinicie o Firefox.

Remova o arquivo plist corrompido

Se aparecer a menssagem de erro não pode ser salvo, porque não tem permissão para modificar o conteúdo desta pasta. Modifique as propriedades desta pasta e tente novamente. , seu problema pode ser causado por um arquivo plist corrompido.

Para conrrigir este problema, vá ao seu diretório Home e remova o arquivo de preferência:

  • ~/Library/Preferences/com.apple.internetconfig.plist

Altere as configurações de tipo de arquivo

Se não funcionar baixar certos tipos de arquivo, verifique se o Firefox não está configurado para lidar com esses tipos de arquivo de modo diferente dos outros. Consulte Altere o que o Firefox faz quando você clica ou baixa um arquivo para instruções sobre como ver e alterar a forma como diferentes tipos de arquivo são manipulados.

Redefina as ações de download para todos os tipos de arquivo

Para restaurar de volta para o padrão o modo como todos os tipos de arquivos são manipulados pelo Firefox:

  1. Abra a pasta do seu perfil:

    • Clique no menu , depois em e selecione .No menu , selecione . É aberta a aba Dados para suporte.
    • Na seção Informações básicas sobre o aplicativo, ao lado de Diretório do perfilPasta do perfil, clique em Abrir pastaMostrar no FinderAbrir diretório. É aberta uma janela contendo sua pasta de perfil.Sua pasta de perfil é aberta.
  2. Clique no menu do Firefox e selecione .
    Clique no menu do Firefox no topo da tela e selecione .Clique no menu do Firefox e selecione .

  3. Apague ou renomeie o arquivo mimeTypes.rdf (por exemplo, renomeie o mimeTypes.rdf.old arquivo handlers.json(por exemplo, o renomeie handlers.json.old ).
  4. Reinicie o Firefox.

Configure softwares de segurança na Internet

Softwares de segurança de Internet, incluindo firewalls, programas antivírus, anti-spyware entre outros, podem bloquear downloads de certos arquivos. Verifique as configurações de seu software de segurança para ver se há alguma configuração que possa estar bloqueando downloads.

Para diagnosticar se softwares de segurança de Internet estão causando problemas, você pode tentar desativá-los temporariamente, verificar se os downloads funcionam, e depois voltar a reativá-los.

O download de um arquivo executável (por exemplo, um arquivo .exe ou .msi) pode falhar, com a janela de downloads mostrando a mensagem Cancelado sob o nome de arquivo.

Isso acontece porque o Firefox segue as configurações de segurança do Windows para download de aplicativos e outros arquivos potencialmente inseguros a partir da internet. Para resolver esse problema, use a solução abaixo.

Redefina as configurações do sistema de segurança da internet

Você pode redefinir as configurações de segurança de internet do seu sistema no Internet Explorer. Veja a seguinte página de Suporte da Microsoft para mais informações: Como redefinir as configurações do Internet Explorer.

Outras soluções

Você pode conseguir diagnosticar seu problema de download seguindo os passos indicados no artigo Como diagnosticar e resolver problemas no Firefox.

Baseado nas informações do artigo Não foi possível salvar ou baixar arquivos , da Base de Conhecimento do mozillaZine (em inglês).

Essas pessoas ajudaram a escrever este artigo:

7 ferramentas para turbinar o seu Dropbox

O Dropbox é um dos melhores e mais usados serviços de armazenamento de arquivos na nuvem, sendo uma opção prática para conseguir acessar os seus documentos de qualquer lugar.

Porém, se você quer deixar esse serviço ainda mais útil e prático, pode turbiná-lo com aplicativos e ferramentas que conseguem expandir as capacidades do Dropbox e trazer muito mais opções para profissionais, estudantes ou mesmo quem usa a conta com propósitos pessoais.

Conheça nessa lista alguns serviços que organizam os seus arquivos, permitem criar tarefas automatizadas ou ainda trazem mais segurança para os seus arquivos, usando criptografia adicional. Alguns desses apps funcionam no Windows e outros podem ser usados no Android ou iOS para ajudar a gerenciar a sua conta do Dropbox mesmo quando você não estiver em casa.

1) Boxifier

Se você quer usar o Dropbox para fazer backup dos seus documentos mais importantes, pode usar o Boxifier para permitir a sincronia de qualquer local do Windows com o serviço na nuvem. Isto é, não é preciso arrastar os seus arquivos para a pasta do Dropbox, basta ter esse app instalado e ele permite que isso seja feito a partir de qualquer diretório.

Dessa forma, você pode modificar os arquivos e salvá-los na pasta local e o Boxifier faz automaticamente a sincronia disso com o Dropbox. Isso significa que os documentos que estiverem sincronizados estarão sempre atualizados na sua última versão, em qualquer lugar que você abri-los. Para que ele funcione corretamente, é preciso ter o app do Dropbox instalado no PC.

2) Sookasa

Esta é uma opção de segurança adicional para quem quer guardar documentos realmente importantes na sua conta do Dropbox. Com ele, os arquivos passam por uma criptografia antes mesmo de irem pra nuvem. Se alguém interceptar aquele item em qualquer ponto da conexão online, não vai poder abri-lo sem a sua permissão.

Introduction to Sookasa from Sookasa on Vimeo.

Através da interface do Sookasa, você consegue inclusive rastrear usuários que abriram seus arquivos ou os compartilharam. Depois de identificá-los, o programa consegue até mesmo inutilizar os links e documentos remotamente para manter o sigilo. O Sookasa cria uma pasta adicional dentro do seu Dropbox e esses arquivos só são descriptografados depois de um processo de verificação por senha.

3) ODrive

O Dropbox não está atualizando meus arquivos — como solucionar problemas de sincronização

Se a sincronização do Dropbox estiver funcionando corretamente, você verá os mesmos arquivos em todos os computadores, celulares e tablets que usar para acessar o Dropbox (desde que tenha feito login com a mesma conta em um desses dispositivos). Se você não estiver vendo os mesmos arquivos, ou se a sincronização estiver incompleta, é provável que haja um problema de sincronização.

Antes de começar:

  • Na pasta do Dropbox no computador, um sinal de visto verde significa que um arquivo está totalmente sincronizado, uma seta azul em forma de círculo significa que o arquivo está em sincronização, e um X vermelho significa que o arquivo não está sincronizado. Este artigo aborda apenas os casos com X vermelho.
  • Se estiver aparecendo uma mensagem de erro específica, confira nossa lista de explicações. Se for um problema geral com arquivos não sincronizados, continue lendo abaixo.

Vídeo: Como solucionar problemas de sincronização

O objetivo deste vídeo com instruções detalhadas é orientá-lo sobre os passos listados abaixo para resolver problemas, começando pelas correções mais fáceis. Aqui você encontra resolução para a maioria dos problemas de sincronização.

Leia também:  Como andar de barco com seu cachorro: 15 passos

 

1. O Dropbox está instalado no seu computador?

Se o Dropbox estiver instalado, você verá o ícone na bandeja do sistema, na barra de menu ou na lista de aplicativos do computador. Se você não encontrar o Dropbox em nenhum desses locais, é porque não está instalado.

Se ainda estiver com problemas, confira a etapa 2.

2. O Dropbox está sendo executado?

Se o Dropbox estiver instalado e em execução, você verá um ícone na bandeja do sistema ou barra de menu. Esse ícone será preto ou estará mostrando o status de sincronização. Se o ícone estiver cinza, o Dropbox não está sendo executado.

  • Se o ícone da bandeja ou barra de menu estiver cinza: você não está conectado à internet, ou o Dropbox não está configurado para ser executado na inicialização do sistema. Verifique se você está on-line e se o aplicativo Dropbox está configurado para ser executado na inicialização (para saber como verificar isso, consulte a documentação do seu sistema operacional específico).

Se ainda estiver com problemas, confira a etapa 3.

3. Você está on-line?

O aplicativo do Dropbox para desktop só pode sincronizar arquivos se seu computador estiver on-line.

  • Se o computador não estiver on-line: verifique a conexão do computador com a internet e, se necessário, restabeleça a conexão. (Você pode trabalhar off-line com arquivos na pasta do Dropbox no computador, e esses arquivos sincronizarão com o serviço do Dropbox da próxima vez que o computador ficar on-line.)

Se ainda estiver com problemas, confira a etapa 4.

4. Você está usando a sincronização seletiva?

A sincronização seletiva é um recurso que permite selecionar quais arquivos do dropbox.com sincronizam com a pasta do Dropbox no seu computador. Isso economiza espaço no disco rígido. Para verificar se os arquivos que estão ausentes no computador foram sincronizados seletivamente:

  1. Clique no ícone do Dropbox na barra de menu ou bandeja do sistema e clique em sua foto de perfil ou iniciais.
  2. Clique em Preferências…
  3. Abra a guia Conta.
  4. Clique em Alterar configurações…
    • Você está vendo a pasta que está faltando ou a pasta que continha os arquivos que você está procurando? Confira se o nome da pasta corresponde exatamente ao nome que está no dropbox.com. Há um sinal de visto azul ao lado da pasta ou um ícone diferente?
    • Se na caixa ao lado da pasta não estiver aparecendo a marca de seleção azul, talvez esteja ocorrendo um conflito de Sincronização seletiva.

Se ainda estiver com problemas, confira a etapa 5.

5. Você reiniciou seu computador?

Às vezes, reiniciar o computador reinicia sua conexão com a internet e permite que o Dropbox sincronize corretamente.

Se ainda estiver com problemas, confira a etapa 6.

6. Você reiniciou o aplicativo do Dropbox para desktop?

Às vezes, sair do aplicativo do Dropbox e reiniciá-lo faz com que a sincronização seja retomada. Veja como fazer isso:

  1. Clique no ícone do Dropbox na barra de menu ou bandeja do sistema e clique em sua foto de perfil ou iniciais.
  2. Clique em Sair do Dropbox.
  3. Abra seu menu de aplicativos, reinicie o Dropbox e acesse-o novamente (se necessário).

Se ainda estiver com problemas, confira a etapa 7.

7. Os arquivos estão em uma pasta compartilhada?

Se os arquivos que não estão sincronizando estiverem em uma pasta compartilhada, há dois motivos comuns: você não é mais membro dessa pasta compartilhada, ou há uma versão diferente do arquivo na pasta.

  • Se achar que uma pasta compartilhada está faltando: verifique a lista de pastas que você pode adicionar novamente ao Dropbox.
  • Se você for membro de uma pasta compartilhada, mas um arquivo estiver faltando ou não estiver sincronizando: verifique se um membro da pasta compartilhada não arrastou o arquivo para fora da pasta. Também é possível que um membro da pasta compartilhada tenha editado uma cópia do arquivo, em vez da versão que está na pasta compartilhada.

Se ainda estiver com problemas, confira a etapa 8.

8. Você está conectado na mesma conta do Dropbox em todos os seus dispositivos?

A sincronização só funciona quando você está conectado à mesma conta do Dropbox no computador, celular, tablet e dropbox.com. Veja como verificar:

  • Em um computador: clique no ícone do Dropbox na barra de menus ou na bandeja do sistema, em sua foto de perfil ou iniciais, em Preferências e em Conta.
  • No iOS: abra o aplicativo do Dropbox e toque em Configurações.
  • No Android: abra o aplicativo do Dropbox, toque em Menu e depois toque em Configurações.
  • No dropbox.com: Clique em seu nome no canto superior direito.

Se os endereços forem diferentes (olhe cuidadosamente para ver se não há erros de digitação), significa que você tem várias contas, e seus dispositivos não sincronizarão. Para corrigir isso, saia da conta e faça login com a conta correta.

Se ainda estiver com problemas, confira a etapa 9.

9. Você verificou os nomes dos arquivos?

Se um nome de arquivo tiver um caractere incompatível, a sincronização não funcionará. Verifique se o arquivo com problemas apresenta algum destes caracteres incompatíveis:

  • Arquivos com os seguintes caracteres nos títulos são incompatíveis com todos os sistemas operacionais:
    • “/” (barra), “” (barra invertida)
  • Arquivos com os seguintes caracteres nos títulos são incompatíveis com o Windows:
    • “” (maior que), “:” (dois pontos), “”” (aspas), “|” (barra vertical), “?” (ponto de interrogação), “*” (asterisco)
  • Caracteres específicos a certos idiomas não funcionam em alguns sistemas operacionais:
  • Computadores Macintosh e Windows, além de planilhas do Excel, têm limites de caracteres específicos para nomes de arquivos.

Se ainda estiver com problemas, confira a etapa 10.

10. Você saiu da conta e fez login de novo?

Às vezes, desvincular sua conta do Dropbox e voltar a vinculá-la corrige problemas de conexão:

Se ainda estiver com problemas, confira a etapa 11.

11. Seu computador tem espaço suficiente no disco rígido para sincronizar?

Se o disco rígido do computador tiver pouco espaço disponível para armazenamento, os arquivos que estiverem no Dropbox não podem sincronizar. (Atenção: o espaço de armazenamento do Dropbox é outra coisa.) Para verificar o espaço no disco rígido:

Se o computador não tiver espaço suficiente no disco rígido, você pode excluir arquivos para liberar espaço de armazenamento. Ou você pode habilitar a sincronização seletiva, que armazena arquivos no Dropbox e economiza espaço no disco rígido.

Se ainda estiver com problemas, confira a etapa 12.

12. Você usa software de segurança ou antivírus?

O aplicativo do Dropbox para desktop usa a pasta “.dropbox.cache” como local temporário para baixar seus arquivos em pequenos pedaços.

Alguns programas antivírus podem identificar esses arquivos parciais como falsos positivos e colocá-los continuamente em quarentena.

Assim, o Dropbox baixará continuamente o arquivo para tentar sincronizá-lo com seu dispositivo, podendo usar espaço extra.

  • Adicione a pasta do cache do Dropbox em uma lista de pastas confiáveis em seu software de segurança/antivírus. Outra solução possível é desativar esse software temporariamente. Quando tudo estiver sincronizado, você não verá mais essas mensagens de aviso ou quarentena. Note que, diferentemente de outras pastas do Dropbox, a pasta “.dropbox.cache” deve ter um X vermelho, pois essa pasta não precisa sincronizar.

Se ainda estiver com problemas, confira a etapa 13.

13. Você usa software de otimização de sistema?

Se o ícone do Dropbox na bandeja do sistema/barra de menu estiver travado na sincronização (sem velocidade de sincronização no status), mas sem progredir, é possível que um antivírus ou aplicativo de otimização do sistema esteja interferindo com o aplicativo do Dropbox. Se você estiver usando qualquer um desses softwares, considere adicionar o Dropbox à lista de permissões do aplicativo. Você também pode tentar desabilitar o antivírus ou o aplicativo de otimização e reiniciar o Dropbox.

Se a inclusão na lista de permissões e a reinicialização não resolverem o problema, entre em contato com o fabricante do software:

Nenhuma das dicas acima funcionou. O que eu faço agora?

Caso já tenha tentado todas as correções indicadas neste artigo, e seus arquivos ou dispositivos não estiverem sincronizando, entre em contato conosco.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*