Como baixar arquivos de forma anônima: 3 passos

Como Baixar Arquivos de Forma Anônima: 3 Passos

Qualquer um pode baixar torrent online – mesmo que a pessoa tenha o QI igual ao de uma batata – com alguns passos simples. Por outro lado, torrent baixar anonimamente requer um pouco de esforço extra e vale muito a pena! Muito mesmo. De fato, em muitos países o uso de torrents é uma atividade ilegal. E você pode enfrentar dificuldades se for pego baixando conteúdo protegido por direitos autorais. Portanto, hoje vamos nos concentrar no torrent anônimo, para que você saiba como baixar arquivos torrent com mais segurança.

Como baixar torrent anonimamente?

Baixar sem ser pego requer as ferramentas certas. E também requer a configuração correta para utilizar essas mesmas ferramentas.

Falo isso porque esconder seus endereços IP do público é o ponto mais importante. E um simples recurso desativado pode significar que seu endereço IP real está aberto para qualquer um ver.

Então, vamos ver em detalhes o que você precisa para iniciar o torrent baixar anônimo. Prontos?

1. Cliente Torrent

Antes de qualquer coisa, na sua caixa de ferramentas, você precisa de um software para abrir arquivos torrent. Na verdade, esses arquivos têm uma extensão .torrent e você não pode abri-los sem um cliente de torrent.

Embora haja muitos clientes disponíveis para fazer o download dos arquivos, vou me concentrar nesses três aqui: qBittorrent, Transmission and Deluge. Sim, o uTorrent mudou muito com o passar dos anos.

Apesar de ser um ótimo cliente torrent, bugs e o excesso de propaganda nas versões mais novas o impedem de ser colocado nessa lista.

qBittorrent

Como Baixar Arquivos de Forma Anônima: 3 Passos

O qBittorrent é uma cópia de código aberto do uTorrent. Simples assim. Pense nele como um cliente uTorrent modificado, mas sem toda aquela publicidade irritante.

Portanto, este cliente de torrent irá apelar para usuários anteriores do uTorrent que estejam procurando por um cliente novo, mas ainda assim bem similar.

Vasculhar arquivos e baixar via torrent é uma ação bem simples com esse aqui.

Transmission

Como Baixar Arquivos de Forma Anônima: 3 Passos

Até recentemente, o Transmission não estava disponível para máquinas rodando Windows. Mas finalmente há uma versão para o sistema operacional da Microsoft! Este cliente de torrent tem tudo a ver com leveza e simplicidade. E se você quiser baixar via torrent de forma anônima, o Transmission foi feito para você!

Deluge

Como Baixar Arquivos de Forma Anônima: 3 Passos

Apesar de ser leve, o Deluge oferece mais funções do que realmente aparenta. Além, claro, de ser um ótimo cliente para torrent baixar online.

De fato, permite aos usuários do BitTorrent adicionar torrents privados e configurar o uso da largura de banda. Sua interface web é intuitiva e fácil de usar. Por fim, se um recurso estiver faltando, você poderá adicioná-lo com um plugin.

Aqui temos um bom começo para quem deseja começar a baixar torrent online.

2. Torrent VPN

Depois de instalar seu cliente de torrent, você deve se inscrever em um serviço de VPN que é muito mais seguro que um serviço de proxy.

De fato, uma rede privada virtual é a ferramenta que permitirá que você faça download dos arquivos torrent de forma anônima.

E se você baixar via torrents sem uma VPN, qualquer spoofer (trolls de direitos autorais, por exemplo) poderá encontrar seu endereço IP real.

Velocidades de download

Estamos falando aqui sobre tudo o que envolve o processo de baixar via torrent sem ser pego. Se você está aqui, certamente deseja torrent baixar sem contratempos, de forma anônima e obter o conteúdo rapidamente. Na verdade, você nem precisas saber como baixar torrent pois falamos um pouco disso também.

Portanto, sua VPN deve se capaz de torrent baixar de maneira ilimitada. E você também deve se certificar de que essa velocidade máxima é alta o suficiente. Ninguém aqui quer que você use uma ferramenta que trave a sua velocidade de downloads. É possível continuar a baixar via torrent sem limitar os megabytes por segundo.

Além disso, um ótimo recurso da VPN, como ExpressVPN, é ignorar blocos P2P. De fato, tenho quase certeza de que seu provedor de serviços de Internet está restringindo sua conexão com a Internet reduzindo o tráfego P2P.E isso é baseado na sua atividade na Internet.

A prática de traffic shaping foi muito discutida quando as operadoras brasileiras começaram a oferecer velocidades acima de 10Mb a preços populares por volta de 2005.

No caso, as operadoras restringem a velocidade da conexão de acordo com o que está sendo baixado – ou mesmo em horários de pico. O que acaba atrapalhando muito, principalmente aqueles que não sabem como baixar torrents online.

Mas fique tranquilo, com as nossas dicas você foge da remota possibilidade de reduzirem sua velocidade e assim escolher seus arquivos e baixar via torrent.

Portanto, com uma VPN, seu ISP só vê o tráfego criptografado e não consegue limitar sua conexão. E você pode usar toda a sua largura de banda para torrent baixar anonimamente.

Amigável a torrents

Provedores de VPN podem permitir torrent e compartilhamento de arquivos – ou não. De fato, é a rede deles e eles podem ser responsabilizados por violação de direitos autorais. Por causa do conteúdo que você faz o download… Portanto, você deve se certificar da política da VPN referente aos torrents antes de descarregar torrent.

Sim, restringir o usuário de torrent baixar online com um provedor de VPN hostil ao torrent é algo plenamente possível.

De acordo com eles você pode prejudicar sua privacidade e segurança. De fato, um provedor de VPN pode encaminhar todas as suas informações para os trolls de direitos autorais.

O exato oposto do que você está tentando alcançar ao torrent baixar seus arquivos, certo?

Nenhuma política de log

Finalmente, você deve selecionar um provedor de serviços VPN que ofereça uma política de log de atividades zero, como ExpressVPN. “Mas pra que esse tipo de coisa”, você pergunta.

Bom, é porque há um risco de o seu provedor manter registros de sua atividade on-line. E esses registros podem cair em mãos erradas: os temidos trolls de direitos autorais. Portanto, com uma VPN que mantém seus registros, você pode estar protegido.

Mas no final, os detentores dos direitos autorais poderiam ter pleno acesso a você.

Portanto, escolha uma VPN com uma política sem registro. Dessa forma, seus registros não serão encontrados em lugar nenhum. E sua privacidade é segura.

Aqui estão as VPNs que eu recomendo:

Ok, agora que você tem um cliente de torrent e uma assinatura de VPN, as coisas estão ficando sérias. Embora eu saiba que você não pode esperar para começar a baixar torrent online, você deve ativar sua VPN a partir de agora.

Na verdade, você deve ocultar seu endereço IP quando visitar sites relacionados às suas atividades de torrent. Estes incluem sites de indexação de torrents, fóruns relacionados a torrents, arquivos de legendas de filmes, etc.

Esconder o seu endereço IP do público é a chave da coisa toda.

Leia também:  Como capturar a imagem da tela com o ipod touch: 6 passos

De fato, eu lhe disse que esses torrents anônimos possuem poucos requisitos e esforços mínimos.

Mas é importante que você mantenha ele ativado o tempo todo! Porque se você ocultar o seu IP quando torrent e visitar sites de legendas com seu IP real… simplesmente não faz sentido.

Você vai estar trabalhando para se ocultar de segunda a sexta e se expondo aos finais de semana… Então é melhor manter a VPN conectada o tempo todo. Fechado?

Dito isso, você pode encontrar sites de torrent – tenho certeza de que já ouviu falar do conceito de peer tracker – que indexam arquivos torrent disponíveis para download. Mas não é assim tão fácil encontrar um site confiável.

Falo isso porque os sites fecham um após o outro devido a tentativas de violação de direitos autorais. Para os mais novos em torrents pode ser uma trabalheira sem fim. Vamos ver a seguir três sites de torrent muito populares.

Mas por favor, lembre que os endereços são suscetíveis a mudar do dia para a noite.

katcr.to

Kickass Torrent está de volta !!! Lá você deve encontrar os arquivos que procura. E geralmente há semeadores suficientes (conhecidos oficialmente como seeds) para não passar a noite toda procurando arquivos para baixar via torrent. Além disso, você pode apreciar a apresentação limpa e completa dos torrents e da comunidade muito ativa (sim, muito ativa) do fórum.

extratorrent.cc

ExtraTorrent é um dos maiores índices de BitTorrent. E é um concorrente direto do Kickass Torrent. O site é simples e preciso. E parece que tudo foi pensado para facilitar a vida até daqueles que não sabem como baixar torrent. Portanto, não peca tempo, vá direto para o essencial: os torrents.

thepiratebay.org

O Pirate Bay tornou-se tão famoso que mesmo aqueles que não baixam torrents anonimamente já ouviram falar dele. De fato, este site fez manchetes na mídia por causa do jogo de esconde-esconde que joga com os governos do mundo. E ainda é uma boa fonte para baixar torrent online!

4. Etapas extras para baixar torrent online com segurança

Não se preocupe, você está quase lá. Mas você precisa ter certeza de que seu cliente VPN está configurado corretamente. De fato, você pode pensar que está escondendo seu IP com uma VPN, quando você realmente não está fazendo isso…

Proteja-se contra vazamentos de DNS

Antes de qualquer coisa, é preciso explicar o que é um vazamento de DNS, é um assunto um pouco difícil de entender.

Mas, para tentar simplificar a sua vida sem complicar muito: um vazamento DNS ocorre com torrents quando seu cliente de torrent envia solicitações para fora do túnel de criptografia VPN.

E em outros termos: suas solicitações de torrents podem ser enviadas de forma clara, para todo mundo ver, a partir do seu endereço IP real.

Portanto, você deve habilitar o recurso de vazamento anti-DNS (ou proteção contra vazamento de DNS). Bom, toda a VPN que eu recomendo para o uso de torrent vem com esse recurso embutido. Uma vez ativado, todo o seu tráfego passará pelo túnel criptografado pela VPN.

No entanto, você acabou de se certificar de que não havia vazamento de IPv4… E também é necessário ativar o recurso de proteção contra vazamento de IPv6 (ou Desativar IPv6). De fato, alguns clientes VPN oferecem duas opções, cuidado! Além disso, se você desabilitar o IPv6, também corrigirá o possível vazamento do Teredo.

Ligue o Kill Switch quando baixar torrent online

M**** podem acontecer, não é? Imagine: você está longe enquanto os torrents estão baixando, com sua VPN conectada. E a conexão cai. Não importa o motivo, ela simplesmente cai.

Em seguida, seu sistema operacional assume e conecta seu dispositivo novamente à Internet. Porém, para a surpresa de zero pessoas, ele retorna com as configurações padrão.

Portanto, você está de volta, sem cobertura VPN… e baixando torrents do seu endereço IP real!

Isto é ruim, muito ruim. Mas os provedores de VPN adicionaram um recurso para evitar essa situação: Um Kill Switch (ou Bloqueio de Rede). E quando você ativa esse Kill Switch, seu software VPN monitora sua conexão. Se a conexão cair, o software VPN bloqueará todo o tráfego da Internet. Até que ele consiga a conexão de volta.

Verifique se o torrent anônimo está OK

Você tem todas as suas ferramentas para se proteger e elas estão prontas e você está pronto para baixar torrent online. Mas antes de começar vem aquela pergunta importante: como saber se você conseguiu um torrent anônimo? Há um teste que você deve fazer: o seu endereço IP está vazando?

Para verificar, visite o IPLeak. Lá você pode conferir se o seu endereço IP real e / ou o endereço do seu ISP, tem um vazamento de DNS! Mas não ter um vazamento de DNS na navegação na Web (o protocolo HTTP) não é suficiente.

De fato, você precisa cavar mais fundo. Role para baixo até a detecção de endereço de torrent para testar se o seu cliente de torrent está vazando seu endereço IP real. Depois disso, siga as instruções na tela e aguarde a exibição dos resultados.

Como Baixar Arquivos de Forma Anônima: 3 Passos

Mais uma vez, se você ver o seu endereço IP real e / ou o endereço do seu ISP, você tem um vazamento de DNS, o que não é legal. Então, verifique se a sua VPN está configurada corretamente. Entre em contato com seu provedor de VPN se não conseguir um torrent anônimo. Porque pode ser um problema com sua rede.

Ainda se perguntando como baixar torrent?

Como é possível ver, a atividade de baixar por torrents ainda é forte – mesmo para você que não saiba como baixar pelo torrent. Aprendemos que o uTorrent é famoso, mas não mais uma unanimidade, já que existem outros programas para você que está aprendendo agora como baixar no torrent.

Falando sobre baixar via torrent, quais os seus termos mais utilizados? Vou compartilhar os meus, talvez te inspire: Torrent dublado, dublado Blu-ray 720p 1080p, Web dl 720p 1080p, filmes séries, 1080p legendado, 2ª temporada, dublado legendado, dublado dual áudio… Como pode ver, gosto de conteúdo dublado.

Tem gosto para tudo nesse mundo, não é?

Pessoal, fazer o download de arquivos diversos, baixar filmes e séries ainda é a escolha de muitos. Os links magnéticos surgiram como uma novidade muito bem vinda, facilitando o uso de “não iniciados”.

Sim, eu sei que é muita coisa, muitos detalhes, mas espero que tenha conseguido solucionar algumas das suas dúvidas.

Com essa explicação, corra para o seu navegador favorito e pesquise por “torrent baixar” e seja feliz.

Este foi o meu guia: torrent anônimo: aqui está a maneira mais segura de baixar em torrent anonimamente. Fique atento para mais artigos em breve.

O que é uma VPN e como funciona? Guia para iniciantes (2020)

Você pode estar pensando: EU REALMENTE preciso de uma VPN?

Leia também:  Como apoiar sua esposa após um aborto: 14 passos

Se você se preocupa com sua liberdade e privacidade na internet, é realmente essencial usar uma VPN. Abreviação em inglês para Rede Privada Virtual, uma VPN cria uma conexão segura entre você e a Internet. Em resumo, uma VPN pode ajudá-lo a:

  • Permanecer anônimo online – Seu local real não estará mais visível.
  • Impedir espionagem e ataques cibernéticos – Você pode proteger seus dados e dispositivos pessoais contra hackers, malware e até mesmo vigilância do governo.
  • Navegar livremente na Internet – Desbloqueie qualquer site desejado de qualquer lugar, incluindo serviços de streaming como Netflix dos EUA, clientes de torrent e muito mais.

Pode parecer complicado, mas você definitivamente não precisa ser um especialista técnico para usar uma VPN. Das mais de 20 VPNs que testei, minha principal opção para iniciantes é o NordVPN, pois é rápido, seguro e muito fácil de usar. Você pode até tentar sem riscos por 30 dias!

Neste guia, mostrarei como serviços como o NordVPN realmente funcionam. Além disso, compartilharei minhas dicas e truques para aproveitar ao máximo sua VPN, mesmo que você seja um iniciante.

Experimente a NordVPN hoje!

Vídeo de 1 minuto: o que é uma VPN e como ela funciona?

Uma VPN é uma ferramenta de segurança essencial para proteger sua privacidade online. Sem uma VPN, sua atividade na Internet pode ser facilmente interceptada e visualizada por outras pessoas. Isso inclui seu histórico de navegação, arquivos baixados, detalhes bancários e senhas.

Pior ainda, tudo pode ser rastreado até o seu dispositivo através do seu endereço IP (Internet Protocol). Seu endereço IP revela sua localização física e pode ser utilizado para rastrear você na vida real. É como enviar cartões postais pelo correio – qualquer pessoa pode ler a mensagem e ver seu nome e endereço.

Mas quando você está conectado a uma VPN, sua atividade na Internet é criptografada e seu endereço IP real é mascarado. Ninguém pode ver quem você é ou o que está fazendo, nem mesmo os provedores de internet (ISPs), governos ou hackers.

Em vez de cartões postais, agora você está enviando uma mensagem privada ultra-segura que somente o destinatário pode ler. Não há endereço ou nome de remetente. Se alguém tentar espiar, verá apenas um monte de informações criptografadas.

Resumo rápido: Como funciona uma VPN

Como Baixar Arquivos de Forma Anônima: 3 Passos

  1. Você executa uma VPN e se conecta a um servidor. Eu recomendo um serviço confiável como a NordVPN (experimente por 30 dias gratuitamente!).
  2. Seu tráfego na Internet é criptografado pela VPN – ninguém pode espionar suas atividades online, incluindo o governo, anunciantes ou hackers.
  3. Seu tráfego criptografado é enviado ao servidor VPN ao qual você está conectado.
  4. O tráfego da Internet agora parece ter sua origem do próprio servidor VPN. Basicamente, você ocultou sua localização real e a substituiu pela localização do servidor VPN. Isso ajuda a evitar a censura, a vigilância e os firewalls online em seu próprio país.

Ninguém saberá que você está usando uma VPN. O processo de criptografia da VPN continua a proteger seus dados privados, para que você possa usar a Internet de forma livre e anônima.

Prós da VPN: benefícios do uso de uma VPN

Como Baixar Arquivos de Forma Anônima: 3 Passos

Agora, que você já tem uma ideia do que uma VPN faz e de como funciona, vamos ver como ela poderá ajudá-lo!

Desbloqueie a Netflix, o BBC iPlayer, o Amazon Prime Video, o Vudu, o Hulu e outros conteúdos globais

Como Baixar Arquivos de Forma Anônima: 3 Passos

Se você estiver em um país onde determinado tipo de conteúdo não está disponível, iria querer continuar a acompanhar seus programas preferidos, certo? Bem, há alguns países que bloqueiam plataformas como a Netflix, o Hulu, o BBC iPlayer e o YouTube. Isso significa que você vai se deparar com a mesma mensagem muitas vezes quando tentar acessar a estes sites.

Jogue jogos regionalmente bloqueados em qualquer lugar

Compartilhamento de torrents seguro

O compartilhamento de torrents pode ser arriscado, porque você nunca tem certeza do que pode estar escondido nos arquivos que baixa. Pior ainda, corre o risco de ter problemas com as autoridades se compartilhar algo que não deveria.

Uma VPN pode protegê-lo ocultando sua identidade. Também impede que seu provedor de serviços conheça sua atividade e imponha limites à sua largura de banda. Alguns serviços VPN, como a NordVPN e a CyberGhost, têm inclusive servidores específicos para o compartilhamento de torrents e recursos adicionais para o protegerem de malware.

Experimente a NordVPN gratuitamente

Melhor privacidade e anonimato online

Você já enviou seus dados bancários aos seus amigos enquanto estava online? Usa muitas vezes redes Wi-Fi públicas? Se sim, poderá ter ficado exposto a hackers, especialmente se usa um ponto de acesso Wi-Fi público.

Uma boa VPN vai usar a criptografia mais avançada para proteger seus dados. Também lhe dará a garantia de que os sites que lidam com seus dados não conseguem ver qual a sua origem, mantendo-o o mais anônimo possível.

Ignorar a censura

Há dezenas de países em todo o mundo que censuram conteúdo que não está de acordo com as suas ideologias políticas ou crenças religiosas. Se você está fazendo planos de viajar para um país que censura fortemente a Internet (como é o caso da China), vai precisar de uma VPN para ajudá-lo a contornar as restrições.

5 coisas que você pode fazer para acelerar seu Android

Com o passar do tempo seu smartphone pode acumular centenas de dados que farão com que o sistema fique mais lento em relação a quando você começou a utilizá-lo.

Instalação de aplicativos, navegação na internet, verificação de emails, entre outras atividades, geram muitos dados que são armazenados em seu device com Android.

Além disso, músicas e imagens ocupam grande parte do armazenamento do aparelho, tornando-o mais lento nas transições e inicializações de aplicativos. Visto que a velocidade do device é algo importante para os usuários, um aparelho lento pode deixar você bastante frustrado.

Se este é o caso de seu aparelho Android, é possível torná-lo rápido novamente com simples passos. Existem algumas tarefas que podem aliviar seu smartphone ou tablet, deixando-o mais livre para poder executar as principais atividades do dia a dia.

Veja a lista que preparamos para ajudá-lo a acelerar seu Android novamente:

1. Exclua todos os aplicativos que você não usa

Durante toda a vida de seu Android você incluiu diversos aplicativos, seja para experimentá-los ou apenas para utilizá-los em ocasiões bem raras. O acúmulo de apps em seu smartphone certamente o deixará mais lento. Por isso, exclua as aplicações que você não usa.

Para fazer isso, basta acessar as configurações de seu aparelho, selecionar o campo “Aplicativos” e escolher quais apps você deseja eliminar. Então, clique sobre o aplicativo e selecione a opção “Desinstalar” na próxima janela.

Como Baixar Arquivos de Forma Anônima: 3 Passos

Mantenha o hábito de excluir aqueles aplicativos que você baixou apenas para testes, ou que simplesmente você deixou de usar. Livrar-se deles pode fazer uma grande diferença na forma com que seu dispositivo irá se comportar.

2. Libere espaço de armazenamento do seu dispositivo

Depois de algum tempo utilizando seu aparelho, é provável que exista uma quantidade bastante considerável de arquivos inúteis. Na pasta “Downloads” poderá existir centenas de arquivos que você transferiu para seu Android, mas que atualmente não passam de “lixo”. Para eliminar os arquivos acesse o app “Downloads”, selecione os arquivos e os exclua.

Leia também:  Como beijar de bochecha: 9 passos (com imagens)

Como Baixar Arquivos de Forma Anônima: 3 Passos

Se você gosta de tirar fotos com seu smartphone, poderá se surpreender com a quantidade de imagens armazenadas. Sinta-se à vontade para excluir aquelas que você considera sem valor.

Como funciona o modo de navegação anônima dos navegadores

(Fonte da imagem: iStock)

A fim de melhorar a segurança de quem navega na internet utilizando computadores públicos, os browsers adicionaram um novo recurso em suas ferramentas. Trata-se da navegação anônima, a qual permite você acessar seus sites preferidos sem ter que se preocupar com rastros deixados na máquina que está sendo utilizada.

Embora a funcionalidade seja muito utilizada, poucas pessoas sabem como a navegação anônima realmente funciona. Por isso, o Tecmudo explica com mais detalhes como o modo privado dos browsers trabalha e quais são as suas principais limitações.

Como tudo funciona

Quando você abre um site da internet, o seu navegador armazena diversos arquivos no disco rígido com o intuito de agilizar o carregamento da página em acessos futuros. Além disso, todas as páginas visitadas são colocadas no histórico de navegação, e os dados digitados em formulários também acabam sendo salvos pelo programa.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Caso não sejam apagadas, todas as informações citadas acima podem ser acessadas e visualizadas por qualquer pessoa que utilize o computador. Mesmo que você não tenha nada a esconder, ter alguém bisbilhotando todos os seus passos na internet não deixa de ser uma violação à sua privacidade.

Para que as pessoas não tenham que perder tempo apagando históricos e arquivos temporários, limpando cache ou removendo o conteúdo capturado de formulários, os navegadores começaram a trazer a navegação anônima.

A ideia é permitir que você realize qualquer atividade na internet sem deixar qualquer rastro armazenado em seu computador. Para isso, o modo anônimo de navegação impede a gravação de qualquer informação recebida no navegador por meio da rede mundial de computadores.

Caso alguma página exija a gravação de dados, como cookies, o browser armazena apenas temporariamente as informações. Quando a janela do programa é encerrada, o conteúdo é eliminado por completo automaticamente.

(Fonte da imagem: iStock)

Cuidado com as limitações

Vale lembrar que a navegação privada impede a gravação de informações no seu browser, mas não detém outras aplicações instaladas no computador de monitorar o que você está fazendo. Keyloggers, spywares e outras aplicações do gênero continuam a funcionar normalmente, capturando todos os seus passos na internet.

Além disso, não há como apagar os traços de navegação deixados na própria internet, em servidores e roteadores. O objetivo do acesso anônimo ao conteúdo da internet é não expor suas atividades para as demais pessoas que utilizam a máquina, mas não é possível esconder o que aconteceu fora do PC.

Para ter total proteção e garantir que nenhuma informação pessoal será guardada em servidores ou roteadores, é possível utilizar uma aplicação chamada Tor. Todos os passos de sua utilização podem ser encontrados no tutorial “Tor: como navegar anonimamente na internet”. Clique e confira!

Acha que navegar em janela anônima te deixa invisível? Não é bem assim..

Os principais navegadores de internet têm opções para que você acesse a rede de modo oculto. Chamada de janela anônima ou privativa, essa opção permite que o usuário acesse sites sem que sejam salvos cookies, dados de formulários, downloads, histórico de navegação e de pesquisa.

  • Mas será que isso significa que você fica mesmo invisível ao usar esse tipo de aplicativo?
  • Acredito que o termo mais adequado é 'navegação sem histórico', já que esse modelo de navegação é bem limitadoMarina Pita, coordenadora do Intervozes e organizadora da CryptoRave, evento sobre privacidade e segurança na rede
  • Ela dá um exemplo bem fácil para entender como essas janelas funcionam: imagine que você queira consultar um site sem que a sua mãe, que utiliza o mesmo computador, saiba disso.

“Nesse caso, o site vai saber o seu IP, quem é você. A única pessoa que não vai saber é a sua mãe”, explica.

Isso significa que os endereços acessados ou as buscas que você faz na janela anônima não ficam visíveis automaticamente para outras pessoas.

Por outro lado, o provedor de internet e os sites que você usa veem suas outras “pegadas digitais”, como seu IP (que é o “RG” do seu computador), sua localização, a versão do seu navegador e o dispositivo utilizado.

Então não é tão anônimo assim?

  1. Para tentar mostrar as limitações desse tipo de navegação, o projeto “Nothing Private” (expressão em inglês para “Nada Privado”) funciona como um teste para saber se você está mesmo invisível nessa janela. Para checar, basta seguir os seguintes passos:
  2. 1) Acesse o endereço nothingprivate.

    ml usando uma navegação normal;

2) Escreva o seu nome no espaço em branco e clique em “See the magic” (“Veja a mágica” em inglês); Imagem: Reprodução

  • 3) Abra uma janela anônima e digite novamente o endereço;4) Assim que o site carregar, você deve ler o seu nome, mesmo sem ter informado novamente, nessa segunda janela, porque o site foi capaz de rastrear seu histórico de navegação mesmo na janela anônima.

Imagem: Reprodução

Segundo Pita, o mais importante é que as pessoas entendam como funcionam essas aplicações para usá-las de maneira precavida e de acordo com a necessidade. “Para garantir mesmo o anonimato, seria necessário usar criptografia ou o Tor Project [software livre que oferece navegação mais segura], mas isso poderia comprometer a eficiência da navegação”, explica.

E para que serve a janela anônima?

  1. Apesar de limitada no quesito anonimato, a navegação privativa tem usos interessantes no dia a dia.

    Como ela oculta algumas informações sobre você, é indicada para casos como:

  2. 1) Navegar na internet usando computador público
  3. Dados de pesquisas, downloads e formulários não ficam visíveis para outras pessoas.

  4. 2) Acessar sites sem que os outros saibam
  5. Pode ser uma opção para evitar constrangimento público ou manter algum segredo.

  6. 3) Fazer pesquisas não viciadas

Como o seu buscador sabe muito sobre você, ele costuma direcionar os resultados de uma pesquisa a partir de sites e conteúdos que você já consultou no passado. Então, se você quiser um material menos personalizado, a navegação anônima pode ser uma boa opção.

4) Comparar preços de produtos

Sites também podem usar o seu histórico de navegação para manipular preços do que você geralmente procura, como já denunciou o Ministério Público do Rio de Janeiro em fevereiro de 2018. Isso significa que, se você quiser pesquisar uma passagem aérea, por exemplo, vale a pena usar o modo anônimo.

Como abrir uma janela anônima?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*