Como arrumar a mala para uma semana de viagem: 12 passos

Seguir alguns passos simples na hora de fazer a mala ajuda a ganhar espaço, contribui para que as roupas cheguem sem amassados ao destino e ainda facilita a tarefa de encontrá-las durante a viagem.

Veja 15 truques sugeridos pela organizadora profissional Vera Corradi, parceira da empresa de organização OZ!, para preparar uma mala funcional:

1) Faça uma lista com tudo o que pretende levar. Demora apenas alguns minutos e é a melhor forma de não esquecer nada. Para escolher as peças, leve em conta a duração da viagem, o clima no destino e o tipo de programação que deve ocorrer.

Se for viajar de navio ou ficar em um resort, procure se informar sobre os eventos que estão programados e os trajes sugeridos. Escolha peças versáteis, que combinem entre si.

As melhores são roupas de cores básicas, que não amassem e que possam ser usadas de dia ou de noite.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

2) Melhor do que levar uma frasqueira enorme com tudo dentro é ter saquinhos ou pequenas nécessaires separadas para produtos de diferentes categorias (por exemplo, remédios, itens de maquiagem, produtos de higiene e bijuterias). Isso mantém a mala organizada e facilita encontrar as coisas quando chegar ao destino.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

3) Coloque na mala as roupas sempre esticadas. Quanto menos dobras, mais espaço livre (e menos chance de a peça chegar amassada). Evite fazer rolinhos, pois eles ocupam mais espaço e deixam as peças amarrotadas.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

4) Roupas mais longas e pesadas, como jaquetas e calças, devem ficar no fundo da mala.

Deixe as pernas das calças para fora, alternando uma para cada lado, e vá preenchendo esse meio com roupas mais leves: vestidos, camisas, camisetas.

Quando terminar de colocar todas as peças, dobre as pernas das calças por cima de tudo, para arrematar. Assim elas não vão ficar com dobras.  

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

5) Procure dobrar as blusas abaixo da cintura. Assim, há mais chance de que a marca da dobra fique para dentro da calça ou da saia, sem aparecer.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

6) Camisas e outras roupas de botão devem estar sempre abotoadas, para que amarrotem menos. No caso das camisas sociais, alterne as posições das golas: coloque uma para um lado, outra para o outro e assim por diante.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

7) Roupas delicadas ou bordadas, como as de seda, de pele ou de paetês, devem ser colocadas do avesso, para que não estraguem. Jaquetas também podem ser viradas do avesso, com uma manga dentro da outra, para economizar espaço.  

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

8) Coloque as roupas íntimas em um saco, da forma mais aberta possível, sem “socá-las”. Assim o saco fica mais chato e cabe melhor na mala. Para sutiãs e biquínis com bojo, gire uma das partes e encaixe, formando uma peça única, para não amassar.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

9) Vá encaixando os sacos com bijuterias, roupas íntimas e outros acessórios nos espaços vazios que ficam entre as roupas.

10) Evite colocar sapatos e roupas íntimas em sacos plásticos. Os ideais são os de tecido, TNT (tecido não-tecido) ou tule, que permitem que as peças “respirem”.

11) Os sapatos podem ser dispostos nas laterais da mala, formando uma espécie de “cerco” que ajuda a manter as roupas no lugar. No caso de tênis esportivos e outros sapatos maiores, colocar cada pé em um saco diferente ajuda a encaixá-los. Os sapatos também podem ser dispostos na divisória disponível na parte superior de muitas malas.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

12) Meias podem ir dentro dos sapatos e meias-calças dentro das botas, para economizar espaço.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

13) Hidratante, xampu, desodorante e outros produtos que podem vazar devem ser colocados em sacos plásticos dentro da nécessaire. Saquinhos de cozinha usados para vedar alimentos (com fecho dentado) são ótimos para isso.

14) Se quiser economizar espaço, leve xampu, hidratante e outros produtos em frascos pequenos de plástico, próprios para viagem.

15) Leve um saco de pano ou TNT para ir colocando a roupa suja durante a viagem. Coloque as peças dobradas, para que esse saco não fique muito grande e não ocupe tanto espaço na mala de volta.

Arrumando as malas – o que levar numa viagem

Ei, você aí, que está arrumando as malas e sonhando acordado/a com as suas férias numa praia paradisíaca… Aposto que no seu sonho não acontece de você ter a mala extraviada, né? Ou de você se dar conta de que esqueceu sua roupa de banho ou mesmo seu protetor solar, não é?

Uma viagem perfeita requer uma bagagem perfeita. Por isso, neste post você verá que o planejamento da sua viagem deve também incluir uma boa organização da sua bagagem, para que você se lembre de levar tudo o que for imprescindível para a sua viagem.

Diferentemente dos posts que existem por aí, aqui você encontrará dicas que fogem do óbvio e que te ajudarão a fazer as malas de forma prática e eficiente. Então, sem mais delongas, veja aqui algumas dicas de viagem para você ter em mente quando estiver arrumando as malas.

1) Primeiros passos

Para começar a organizar a sua bagagem, organize primeiro na cama (ou em outra superfície) todos os itens que você escolher levar na viagem. Caso não tenha certeza sobre o que levar, se organize por dias.

Por exemplo, se você vai passar uma semana viajando, incluindo o dia da sua ida e do seu retorno, pense na roupa que você usará na viagem de ida e na viagem de volta. Pense também na roupa que usará para dormir e escolha uma muda para usar no hotel ou no seu apartamento.

Aí é só decidir qual roupa você usará em cada dia de passeio. Caso pretenda sair à noite, você precisará também pensar em qual roupa usará para essas ocasiões.

Quando digo “roupa”, não estou dizendo que você precisa de uma muda completa para cada dia/ocasião. É normal e esperado que você repita calças, shorts, saias e que troque frequentemente as partes de cima, pois são onde costumamos transpirar mais.

Claro que isso são apenas sugestões. Cada pessoa tem um hábito diferente e é importante levar isso em conta quando você estiver arrumando as malas.

Outra dica válida para a arrumação da mala é colocar no fundo os itens mais volumosos e aqueles que você não precisará usar de imediato. Desse modo, você verá quanto espaço sobrará para o restante das suas coisas e poderá preenchê-lo com as demais peças.

2) Rolinhos de roupas

Essa dica aprendi com a minha mãe e a utilizo há muitos anos.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

Rolinhos de roupa ajudam a otimizar o espaço na mala

Quando estiver arrumando as malas, faça rolinhos com as peças de roupas médias e pequenas para maximizar o espaço dentro da bagagem. Os rolinhos dão mais flexibilidade para que você utilize espaços que, à primeira vista, podem parecer pequenos demais.

3) Cores neutras

Quando estiver decidindo o que levar na mala, lembre-se de escolher itens neutros que combinem facilmente entre si. Assim, você pode repetir itens durante a viagem sem se preocupar com combinações de cores.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

Escolha roupas de cores neutras

E quanto aos sapatos…evite cair em tentações! Ainda que você tenha sapatos maravilhosos, opte por calçados confortáveis e neutros, que te permitam passear por várias horas sem dor ou desconforto.

Além disso, escolha um sapato confortável para usar em casa, como um par de chinelos.

E caso você esteja viajando a trabalho ou pretenda sair à noite, leve um par um pouco mais elegante/social para a ocasião.

Lembre-se, sempre, de que seus sapatos devem estar de acordo com o clima do lugar onde você estará. Sua linda sandália de salto será absolutamente inútil se estiver chuvendo ou nevando durante a sua viagem.

4) E por falar em sapatos…

Para otimizar o espaço na sua mala, coloque cada pé de sapato em uma sacola plástica (para não sujar suas roupas) e acondicione cada pé separadamente na bagagem. Desse modo, você pode colocar os pés dos seus sapatos nas “paredes” da mala e utilizar os espaços ao redor deles para outros itens.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

Sapatos para viagem

Além disso, o interior dos seus sapatos é um espaço geralmente inutilizado. Aproveite esse espaço para acondicionar pequenas coisas, como pequenas garrafas ou qualquer item que caiba ali. Apenas se certifique de que os sapatos estão limpos e que não há mau-cheiro neles!

5) Relaxando na sua hospedagem

Como já mencionado na dica 1, inclua na sua bagagem algumas roupas extras para ficar “em casa”. Afinal, pode ser que haja um dia no qual você queira voltar mais cedo para o hotel ou que por alguma razão você opte por não sair. Por isso, é importante ter algo confortável e limpo para usar durante o dia.

6) Reutilizando peças de roupa

No meu post sobre como viajar sem gastar muito, mencionei que uma das formas de viajar barato é levar pouca bagagem. Caso você seja adepto a viajar com pouco peso, é prudente levar roupas que você consiga combinar de diferentes formas e reutilizar.

Obviamente, para reutilizar uma peça, é preciso se certificar de que ela esteja limpa e sem mau cheiro. Por isso, é boa ideia ter uma pequena garrafa com sabão líquido para lavar as peças reutilizáveis quando possível. Você pode também lavá-las com sabonete, caso não tenha sabão apropriado.

7) Necessaire desnecessária

É super importante armazenar corretamente seus produtos de higiene pessoal para proteger suas roupas de vazamentos. Mas ao invés de usar uma necessaire grande para todos os seus produtos, dê preferência a saquinhos plásticos com fecho de correr. Assim, você poderá espalhar os produtos dentro da mala, evitando um volume grande que deixa pouco espaço para as demais coisas.

Leia também:  Como aplicar base (com imagens)

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

Saquinhos tipo ziplock

8) Muda de roupas na bagagem de mão

Infelizmente, extravios de bagagem ainda são um tanto comum. Por isso, caso você vá despachar sua mala, é importante ter na sua bagagem de mão uma muda de roupas caso você chegue ao seu destino antes da sua mala despachada.

Além da muda de roupas, tenha na sua mala de mão produtos de higiene pessoal indispensáveis, como escova e pasta de dentes e desodorante, além de outros produtos de uso diário, como remédios.

9) Destinos múltiplos

Recentemente fiz uma viagem de 5 meses pela Europa, começando pela Espanha no verão e terminando na Finlândia no inverno. Decidir o que levar na mala foi um baita desafio, mas depois de meses arrumando as malas praticamente toda semana, posso dizer que me tornei uma especialista no assunto.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

Itens para verão e inverno

Por isso, se a sua viagem inclui destinos múltiplos com climas distintos, divida a sua mala em duas partes e coloque as roupas mais frescas de um lado e as roupas mais pesadas de outro. Desse modo, você não precisará desfazer (e depois refazer) a sua mala toda vez que você mudar de destino.

10) Limpeza

Quando viajamos a última coisa com a qual queremos nos preocupar é fazer faxina. Mas, acredite, às vezes ter itens de limpeza à mão numa viagem é essencial.

Suponha que você chegue no seu destino à meia noite. Sua viagem foi cansativa e tudo o que você quer é tomar um banho e dormir.

Mas quando você chega na sua hospedagem, percebe que o lugar está todo empoeirado, que o banheiro não está muito limpo ou que a louça da cozinha tem marcas de uso.

Você não tem como reclamar, pois é tarde, e não tem energia para buscar outro lugar naquele momento. A única opção é passar a noite ali.

Eu não sei você, mas para mim o principal em uma acomodação é que ela esteja limpa. E o cenário que descrevi acima aconteceu comigo. Por isso, passei a viajar com alguns itens que hoje julgo importantes na minha mala de viagem.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

Itens para levar na bagagem

Esses itens são: uma esponja de limpeza nova; dois panos pequenos; lenços umedecidos desinfetantes; uma pequena garrafa com um produto de limpeza multi-uso; e uma pequena garrafa com álcool em gel. Conforme mencionado na dica 6, você pode também querer incluir uma pequena garrafa com sabão líquido.

Parece muito, mas em pequenas quantidades esses itens não ocupam lugar na mala e te garantem remediar situações desagradáveis como a do cenário que mencionei. Assim, caso você se depare com a desagradável surpresa de ter uma acomodação sem o padrão de limpeza que você gostaria, você pode ao menos remediar a situação e tornar o local habitável.

11) Chegando tarde

Se você vai chegar no seu local de destino tarde da noite, é boa ideia ter na sua bagagem algo para lanchar caso não haja supermercados ou restaurantes abertos na hora da sua chegada.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

Lanche para viagem

Além disso, quando estiver fazendo as malas, certifique-se de colocar seu pijama e produtos de higiene essenciais por último, para que você possa pegá-los facilmente quando chegar na sua acomodação. Após uma viagem longa e cansativa, tudo o que você vai querer é comer algo e se preparar para dormir, por isso ter esses itens à mão é super útil.

12) Documentos pessoais

Jamais deixe documentos pessoais importantes na sua bagagem. Não importa se você vai despachar sua mala ou trazê-la na cabine. Já pensou se por alguma razão a companhia aérea decide que sua bagagem de mão tem que ser despachada? Ou se alguém mexe nela no avião, sem que você perceba?

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

Doleira

Por isso, mantenha seus documentos pessoais contigo o tempo todo. O mesmo vale para dinheiro. Para tanto, faça uso daquelas carteiras internas, também chamadas de doleiras. Elas são super úteis para colocar documentos importantes e dinheiro e mantê-los em seu poder durante a viagem.

13) Bagagem segura

Além de extravios de bagagem, furtos de itens de valor também podem ocorrer durante uma viagem. Por isso, é sempre bom proteger a sua mala para evitar dor de cabeça.

Adquira um cadeado pequeno, porém forte, para trancar suas malas. Embora o cadeado não necessariamente impeça que alguém tente abrir sua bagagem, ele ajuda a desencorajar ladrões em potencial. Além disso, é importante também colocar uma etiqueta bem visível na mala com seu nome e telefone ou email de contato.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

Etiqueta para bagagem

Essas medidas ajudarão a proteger a sua mala e tornarão sua identificação mais fácil no caso de extravio.

14) Sacos para viagem

Para passear, prefiro usar sacos de viagem ao invés de mochila. Além de mais leves, eles são mais compactos, o que evita que você coloque coisas demais neles. Além disso, eles têm um compartimento só, o que facilita caso você queira levar apenas 2 ou 3 itens no seu passeio. Por fim, eles também são dificilmente violáveis, portanto mais seguros do que uma mochila com zíper.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

Saco para viagem

Espero que essas dicas sobre o que levar numa viagem sejam úteis para quando você estiver arrumando as malas. Você pode encontrar algumas dicas adicionais aqui.

Saber fazer as malas é quase que uma arte. Mas a boa notícia é que quanto mais você pratica, mais fácil fica dominar essa arte. Portanto, continue acompanhando o blog para se tornar um especialista em tudo o que diz respeito à viagens!

Como arrumar uma mala de viagem

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

Foto: Thinkstock

Viajar é uma delícia! Mas, arrumar as malas nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para as mulheres, que, no geral, têm o costume de levar mais coisas do que os homens.

Afinal, quando é preciso escolher o que levar, tudo parece ser indispensável e surgem dúvidas sobre o que é prioridade, o que pode ser deixado de lado e, principalmente, sobre como acomodar toda a bagagem.

A boa notícia, porém, é que, com alguns truques simples, fica mais fácil levar tudo o que você precisa, aproveitando ao máximo o espaço de sua mala de viagem. Abaixo, a personal organizer Claudia Moura, qualificada pela OZ! Organize Sua Vida e diretora da empresa Claudia Moura Personal Organizer, dá as dicas:

Na hora da escolha da mala

De acordo com Claudia Moura, as melhores opções são as retangulares, que são, também, as mais comuns. O tamanho ideal vai depender do tempo que você vai ficar fora e do tamanho da família.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos Veja também Dicas práticas e eficientes de como organizar o guarda-roupa

“Famílias com filhos pequenos podem optar por uma mala grande, na qual caiba as coisas de todos. A vantagem é que você só terá um volume com que se preocupar”, diz. “Já para as famílias com filhos maiores, a melhor opção é que cada filho tenha sua mala, já que nesta fase nem sempre os filhos ficam hospedados com os pais”, acrescenta.

A personal organizer lembra ainda que existem algumas malas especiais para ternos e camisas. Estas são ideais para viagens de negócio onde é necessário levar várias roupas sociais.

O que levar?

É verdade que a maioria das mulheres é um pouco exagerada na hora de arrumar a mala! Muitas gostariam de poder colocar uma rodinha no guarda-roupa e levar ele inteiro, não é mesmo?! Mas, como isso não é possível, é preciso ser muito racional na hora da escolha do que levar.

“O que deve ser considerado: quanto tempo você vai ficar; o clima do local; a mudança de clima e os eventos (vai sair para jantar? Dançar? Etc.)”, diz Claudia Moura.

A dica da personal organizer é pensar sempre em peças que podem ser usadas mais de uma vez e que combinam com várias coisas. “Por exemplo: uma calça jeans pode ser usada umas três vezes, então, leve-a com três camisas. Desta forma você já tem três looks montados”, diz. “Peças básicas e com cores neutras também ajudam a fazer a combinação”, acrescenta.

Quem vai para a praia, provavelmente, ficará a maior parte do tempo de roupa de banho e chinelo… Então, para que levar 4 calças, 17 shorts, 12 vestidos e 5 pares de sapato de salto alto?! Certamente isto tudo não é necessário, por mais que você se sinta tentada a levar os itens do seu guarda-roupa que você mais gosta.

“Avalie bem a possibilidade de surgir algum evento que precise dessas roupas mais chiques”, alerta Claudia Moura. Mas, caso perceba que de fato não participará de muitos eventos à noite, não exagere na montagem dos looks para levar.

Para o frio, a dica da personal organizer é levar um casaco pesado e quente, de cor neutra, como preto, marrom ou off white. Assim você pode variar apenas a roupa de baixo (camisas, blusas e calças).

“O mesmo pensamento vale para os sapatos: leve pares básicos, confortáveis, que combinem com a estação, assim você pode usá-los mais de uma vez e evita levar a sapateira inteira”, explica Claudia.

Arrumando a mala

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

Foto: Thinkstock

Chegou a hora de colocar tudo na mala: mãos à obra! Claudia Moura destaca que, independentemente se a vigem for de avião ou carro, se for uma viagem curta ou longa, as dicas são basicamente as mesmas.

Leia também:  Como alterar o intervalo de sincronização de horário no windows 7

“As regras principais são: roupas que amassam menos devem ir na parte de baixo da mala, como jeans, sarja, lã. E roupas que amassam mais, além de ficarem por cima, devem ser dobradas o mínimo possível, para evitar que fiquem com muitas marcas”, explica a personal organizer.

Na sequência, Claudia explica como proceder arrumando a mala:

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos Veja também Como dobrar camiseta: dicas que vão facilitar a sua vida

  1. Primeiro as calças: coloque estas peças esticadas no fundo da mala com as pernas para fora. Depois de colocar tudo, dobre as pernas da calça por cima das outras roupas.
  2. Depois, coloque bermudas e shorts.
  3. Na sequência, coloque os vestidos. “Eles devem ser dobrados o mínimo possível e colocados esticados, com parte da roupa para fora da mala (assim como foi feito com as calças)”, destaca a personal organizer.
  4. Camisetas devem ser dobradas como de costume – aquela dobra tradicional – e depois enroladas. “Estas peças podem ser colocadas nos cantos e espaços vazios da mala”, diz Claudia.
  5. Roupas íntimas devem ser colocadas em sacos (que podem ser aqueles de TNT), para facilitar na hora de encontrá-las.
  6. No caso de viagens para a praia ou no verão: as cangas devem ser colocadas esticadas e, os biquínis e maiôs, em saquinhos plásticos individuais. “Eles servirão também para proteger suas roupas na volta da viagem, caso as roupas de banho ainda estejam molhadas”, lembra a personal organizer.
  7. Os sapatos podem ser colocados em sacos individuais de TNT, sacos tipo Zip (se forem sapatos de número pequeno) ou até mesmo em toucas de banho descartáveis (para proteger a sola do sapato). “Eles podem ser acondicionados em compartimento separado na mala ou, se tiverem protegidos, colocados mesmo junto às roupas, de preferência nos cantos da mala”, explica Claudia.
  8. Se for necessário levar muitos sapatos ou sapatos de neve – que são grandes e pesados -, o ideal é uma mala separada, para não amarrotar as roupas.
  9. Os produtos de higiene pessoal, cosméticos, remédios e maquiagem devem ser colocados em uma frasqueira. “Mas, se não quiser ou não tiver uma frasqueira, a dica é acondicionar estes produtos em saquinhos separados por tipos (higiene/cosméticos/ remédios/ maquiagem) e distribuir nos espaços vazios. Produtos líquidos que podem vazar na mala devem ser colocados em sacos plásticos. Aqueles tipo ZIP são ótimos”, destaca Claudia Moura.
  10. Deixe o pijama e as roupas íntimas fáceis de pegar, assim você não precisa desfazer a mala toda depois de uma viagem longa. “Você pode deixar para fazer isto depois de descansar”, diz a personal organizer.
  11. Se possível, leve alguns (poucos) cabides de lavanderia. “As peças que amassaram um pouco você pode colocar neste cabide e deixar no banheiro. Assim, o vapor do chuveiro ajuda a desamassar”, explica Claudia.
  12. Por fim, não se esqueça de levar, no fundo da mala, um saco grande para trazer as roupas sujas separadas das roupas limpas.

O que levar na bolsa de mão?

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

Foto: Thinkstock

Claudia moura destaca que as mulheres que são mães já sabem que precisam fazer aquela “malinha básica” quando saem com as crianças. “Elas devem sempre pensar em quanto tempo demora a viagem e, desta forma, considerar quantas refeições serão feitas no caminho (mamadeiras ou papinhas); trocas de fralda; mudanças de roupas (no caso de mudança do clima ou de emergências)”, diz.

A personal organizer acrescenta que, para os adultos, é sempre bom ter à mão um casaco, um analgésico, carregador de celular, uma garrafa de água, uma bolachinha, documentos pessoais e algum dinheiro (em espécie).

Para viagens de avião, nacionais ou internacionais, e/ou viagens com crianças, a atenção deve ser redobrada quando se trata de documentos.

“Além dos documentos de identificação, você pode precisar de passaporte, a passagem (é claro), documentos das crianças com foto (ou seja, dependendo para onde você vai viajar, a certidão de nascimento não é suficiente, é necessário Carteira de Identidade, mesmo para bebês).

Além de autorização para viajar com a criança, caso um dos pais não esteja junto ou se você não for mãe da criança”, diz Claudia.

A personal organizer lembra que algumas regiões do País e alguns países exigem vacinação para determinadas doenças. “Fique atenta para isto e para o prazo… Febre amarela, por exemplo, você deve tomar 10 dias antes da viagem”, finaliza.

É imprescindível também sempre verificar as políticas de bagagem para o seu vôo, caso viaje de avião. Consulte as orientações da empresa aérea, bem como as orientações do aeroporto internacional de onde você partirá.

Com todas essas orientações vai ficar muito mais simples arrumar sua mala e se preparar para uma viagem agradável.

Lembre-se de não exagerar na escolha de roupas e sapatos para levar, optando sempre por aqueles que combinam com vários looks! Depois, é só seguir o passo a passo citado pela personal organizer Claudia para colocar tudo dentro da mala, aproveitando ao máximo o espaço que ela oferece. Boa viagem!

6 dicas essenciais para fazer uma mala de viagem

15 Jul, 2016 – 09:03

Assegure o primeiro passo para dias de descanso tranquilos e sem stress: uma mala de viagem bem feita.

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos

{%%affiliation_html_762%%}Nem sempre fazer caber toda a roupa num pequeno espaço é fácil. Por isso mesmo, todas as dicas são importantes para atingir o objetivo final: não faltar nada.

 Quem normalmente tem este tipo de problemas são as mulheres, mas isso deve-se simplesmente ao facto de as mulheres terem de se prevenir para o que poderá faltar aos homens.

No entanto, há por aí muito homem a precisar de dicas para fazer a mala de viagem

AS 6 DICAS ESSENCIAIS PARA FAZER UMA MALA DE VIAGEM

1. FAÇA UMA LISTA

Nem pense em começar a fazer uma mala de viagem sem antes ter elaborado uma lista de todos os itens que pretende levar consigo: considere o local para onde se dirige, as condições meteorológicas previstas, a extensão de tempo que pretende ficar, os locais que deseja visitar e… mãos à obra!

Nota: faça-o com uma ou duas semanas de antecedência, para ter tempo de preparar tudo: lavar e passar aquela peça de roupa especial, comprar o único protetor solar que resulta para si, etc. Para os mais metódicos, como nós, a forma mais eficaz de evitar esquecer-se de alguma coisa e/ou levar elementos a mais será subdividir esta listagem noutras mais pequenas e direcionadas. Por exemplo:

Sugerimos que procure fazer conjuntos específicos e completos para cada um dos dias/noites, prevendo sempre menos partes de baixo que de cima e selecionando algumas peças de cores e corte neutros, que se prestem a ser reaproveitadas em diferentes combinações – ex.: umas calças de ganga e uma saia preta, 2 casacos de malha e 4 tops podem assegurar inúmeros looks completamente distintos.

Desta forma, reduz o número de peças necessário e assegura que leva apenas aquelas que são mesmo precisas, além de evitar o stress de ter de pensar nas indumentárias dia a dia. Dê prioridade a peças e tecidos que engelhem menos, como malhas, algodão e lã. Veja também as nossas sugestões para os mais pequenos.

Os sapatos são dos artigos mais difíceis de arrumar, devido à sua forma e ao facto de serem pouco maleáveis.

 Assim, a regra será escolher um máximo de 3 pares de sapatos para cada viagem: umas sapatilhas, para caminhar, uns práticos e cómodos, para dias menos intensos, e outros mais formais e elegantes, para usar em ocasiões especiais. Se for para a praia, substitua um dos pares por uns chinelos de dedo ou algo semelhante.

  • Produtos de higiene e beleza

Selecione apenas os produtos verdadeiramente essenciais, procurando rentabilizar o espaço e reduzindo o peso da bagagem. Por exemplo, se a viagem é de apenas uns dias: o creme corporal não serve também para os pés, mãos e outras zonas específicas? Será mesmo necessário levar a máscara para o cabelo, não basta o amaciador? Será que o hotel para onde vai não disponibiliza secador de cabelo?

Um guia de viagem sobre o local que vai visitar, artigos de lazer – livros, iPod, etc., sacos de plástico – para a roupa suja.

2. UTILIZE EMBALAGENS, BOLSAS E SACOS DE PLÁSTICO

A ideia aqui é evitar levar coisas e peso a mais, assegurando simultaneamente que está tudo organizado e facilmente acessível:

  • Arranje frascos e boiões de formato reduzido (existem kits específicos para viagem em farmácias e lojas como a Tiger, por exemplo) – divida cada um dos seus produtos por estas embalagens, colocando de imediato etiquetas que identifiquem o conteúdo. Nota: relativamente à escova e pasta de dentes, já existem à venda em qualquer hipermercado kits para viagem;
  • Depois invista em bolsas específicas para cada um dos tipos de artigos de higiene e beleza – o ideal é que sejam maleáveis e não muito amplas; em vez de um necessaire demasiado grande para ser arrumado facilmente quando estiver a fazer a mala de viagem, é preferível ter várias bolsas “temáticas”, que possam ser “espalhadas” por diferentes áreas da dita mala;
  • Quanto aos acessórios, como bijuterias ou joias, se não quiser comprar uma bolsa específica para o seu transporte, ficam as seguintes sugestões: use caixas dispensadoras de comprimidos para evitar perder anéis, brincos e outros elementos mais pequenos; quanto a colares, fios e pulseiras, para evitar que se enrodilhem, pode colocá-los bem esticados entre 2 folhas de película aderente;
  • Para evitar sujidade na roupa, coloque os sapatos dentro de sacos ou toucas plásticas para o banho;
  • Utilize ainda sacos de plástico ziplock para separar grupos de itens que possam vir a ser úteis, como pinça, corta-unhas e tesoura pequena; mini kit de costura; carregadores de telefone, carregador universal e baterias; cadeados e etiquetas de bagagem extra; elementos que não vá utilizar durante a viagem, como as chaves de casa e do carro; etc.
Leia também:  Como alterar a senha de root do linux (com imagens)

3. NÃO DOBRE, ENROLE

Não faça a mala de viagem com todas as roupas dobradas normalmente. Se fizer pequenos rolos bem compactos de cada um dos artigos, não só rentabiliza visivelmente o espaço disponível, como assegura que as peças chegam ao seu destino com muito menos vincos e dobras.

  • Reserve a dobragem para peças de tecido mais grosso ou mais formais, como blazers, saias, calças de fato, etc.;
  • Quanto às restantes peças, incluindo jeans e roupa interior, a ideia é proceder apenas a um ajuste inicial da peça, enrolando-a depois muito cuidadosamente, de baixo para cima, antes de as colocar na mala.

4. ARRUME EM CAMADAS

Para facilitar a sua vida, arrume todos os elementos que pretende levar em camadas específicas. A ideia é pensar na sua mala de viagem como um bolo, em que a própria mala é a cobertura. Assim:

  • A primeira camada devem ser as peças que enrolou – são as mais compactas e criam uma “cama” para as restantes;
  • De seguida, coloque as peças dobradas, começando pelas mais compridas, como calças e saias, e alternando cinturas e bainhas. Dica: coloque as roupas esticadas sobre a mala, alinhadas por um dos lados, e dobre para dentro da mesma o excesso de tecido que fica de fora (desta forma evita que se forme um grande volume central de cinturas, bainhas  ou zonas de dobra);
  • No topo, coloque um saco de lavandaria – parece mentira, mas este plástico assegura que as roupas chegam ao destino sem grandes rugas e vincos. Dica: coloque um destes sacos entre cada camada e, quando quiser aceder à mesma, só tem de puxar uma das pontas do saco que deixará de fora;
  • Sapatos, cintos, necessaires e outros acessórios, que constituem a camada final, devem ser acomodados pelas laterais da mala;
  • Dica extra: por cima de tudo e imediatamente acessíveis, deixe sempre as peças de que vai necessitar assim que chegar ao destino – tanto pode ser um pijama como um abiquini e uma saíde de praia…

5. RENTABILIZE TODOS OS ESPAÇOS

Quando se faz uma mala de viagem, um dos principais objetivos a considerar é evitar ter de levar bagagem extra. Assim, nunca se devem deixar espaços por ocupar.

  • Ex.: dobre e enrole muito bem meias, collants, lenços, etc. e depois coloque-os dentro dos sapatos (se necessário, protegidos por sacos de plástico); desta forma, não só poupa espaço, como ainda assegura que os ditos sapatos mantêm a forma.

6. USE OS ARTIGOS MAIS VOLUMOSOS NA VIAGEM

Sempre que seja possível, evite ter de arrumar artigos que ocupam demasiado espaço na sua bagagem, usando-os no corpo durante a viagem – ex.: chapéus, casacões/parkas de inverno e até calças de ganga.

E pronto, parece que está tudo… Esperamos que goste das nossas dicas e que lhe venham a ser muito úteis da próxima vez que fizer uma mala de viagem. Divirta-se!
{%%affiliation_html_763%%}

Veja também:

Recomendamos

Como diminuir a bagagem em viagens de final de semana – Blog Getmalas

Como Arrumar a Mala para Uma Semana de Viagem: 12 Passos by Redação GetMalas maio 05, 2016

Viajar no final de semana é uma delícia! Dá para descansar, se divertir, encontrar a família e os amigos e renovar as energias para mais uma semana de compromissos. Mas antes de colocar o pé na estrada é preciso arrumar a mala.

Levar apenas o necessário é a melhor opção, mas como colocar isso em prática? Confira nossas dicas sobre como ser econômico na bagagem para uma viagem de final de semana!

Praia, campo, ou cidade?

Definir seu destino é fundamental para separar o que vai levar. Se for para a praia, não pode esquecer o biquíni ou a sunga; no campo é importante levar um casaco e um repelente; já para a cidade uma boa opção é levar um tênis. Viu? Cada destino exige uma bagagem diferente, então é importante se planejar.

Lembre-se também de conferir o clima do local para separar tudo o que vai precisar. Afinal, ninguém quer estar despreparado durante o passeio.

Como escolher o melhor tipo de mala?

Se o seu destino é uma cidade com fácil acesso ao hotel e a outros locais que pretende visitar, você pode escolher uma mala de rodinhas, que lhe atenderá muito bem.

Se você optar por uma pousada mais perto da natureza para curtir trilhas, cachoeiras e outros passeios ecológicos, levar uma mochila facilitará sua vida. É só colocá-la nas costas e pronto!

Se você não tem a mala ideal para sua viagem, pode alugá-la! A GetMalas oferece diversas opções, de diferentes tamanhos e preços, para você não precisar se preocupar com isso.

Quais peças levar?

Listamos abaixo peças-chave para qualquer tipo de viagem. Fique atento para acrescentar ou excluir algum item de acordo com o seu destino.

  • 3 blusinhas/camisetas de cores neutras, para combinarem com tudo
  • 1 blusa/camiseta para sair à noite
  • 1 calça jeans
  • 2 shorts/bermudas
  • 1 vestido/saia
  • 2 biquínis/sunga
  • 1 chapéu/boné
  • 3 pares/peça de roupa íntima
  • 1 pijama
  • 1 casaco/blusa de frio
  • 1 par de chinelos
  • 1 par de sandália/sapato
  • 1 par de tênis
  • 1 par de sapato para sair à noite
  • Acessórios: echarpes, colares, pulseiras, brincos, relógios, cintos. Separe e leve apenas o que você realmente vai usar.
  • Necessaire: shampoo, condicionador, creme hidratante, protetor solar. Pense no que você costuma usar diariamente e coloque na necessaire, mas sem exageros.

Leve sempre uma troca de roupa, pijama, escova e pasta de dente na mala de mão, principalmente se você for viajar de avião. Caso sua mala seja extraviada, você terá como se virar enquanto resolve essa questão.

Como organizar as peças na mala?

Antes de começar, coloque o que vai levar em cima da cama. Assim você terá noção de todos os itens que separou.

Agora é só organizar tudo na mala! Primeiro coloque os calçados, eles devem estar bem embalados em saquinhos específicos para isso. Então coloque as roupas mais pesadas, como calça jeans e blusa de frio. Uma dica é deixar as pernas da calça para fora da mala. Depois é só dobrá-las por cima de tudo, para que amassem menos.

Agora é a vez das blusinhas/camisetas, shorts/bermudas e vestido/saia. Se você preferir pode enrolar blusinhas e shorts e encaixá-las entre as outras peças, isso não vai amassá-las, é só uma forma de ter mais espaço, caso necessário.

Os acessórios, necessaire e outros itens sortidos podem ser encaixados na mala de acordo com seus bolsos e espaços. Pronto, tudo está dentro da mala e de forma organizada. Ah, já separou a roupa que vai usar na viagem? Isso é importante, pois alguns dos itens que iram na mala, como calça jeans, você já pode ir usando. A ideia é usar tudo o que levar!

Gostou das nossas dicas? Então faça o teste e conte pra gente como foi através dos comentários. Se você tem mais alguma dica sobre como ser econômico na bagagem para uma viagem de final de semana, compartilhe com a gente!

Vai viajar no final de semana? Saiba como ser econômico na bagagem Overall rating: 0

O que levar na mala em uma viagem à Praia?

Na hora de viajar, muitas pessoas ficam perdidas ao arrumar sua mala. Gastam muito tempo no processo e, diversas vezes, esquecem itens importantes para trás. Uma dica da Trackage é ter em mãos um check list, o que torna o processo de arrumação da mala mais organizado, rápido e com menor risco de esquecimento.

As necessidades irão variar de acordo com a pessoa e o destino, mas alguns itens são indispensáveis. Veja também: Parece Caribe, mas é Brasil: Conheça o Caribe brasileiro.

Pensando nisso, desenvolvemos uma lista básica para quem for viajar para a praia por um período de 4 dias. Confira:

1- Mala: Roupas e Sapatos:

  • 6 blusas/camisetas;
  • 3 saias, shorts ou bermudas;
  • 2 vestidos para as mulheres ou mais 2 camisetas para os homens;
  • 1 pijama;
  • 1 jaqueta;
  • 1 roupa própria para ginástica;
  • 1 calça jeans
  • 1 chinelo;
  • 1 par de tênis;
  • 1 cinto;
  • 1 roupa íntima por dia;
  • 1 rasteirinha ou sapatilha;
  • 1 sapato de salto (Caso vá sair);

2- Para a Praia:

  • 2 roupas de banho (biquini, maiô ou sunga);
  • Bolsa de Praia;
  • Óculos de Sol;
  • Chapéu ou boné;
  • 1 saída de praia/ 1 bermuda para nadar;
  • 2 toalhas;
  • Protetor Solar;

3- Para a Necessaire:

  • Escova e Pasta de Dente;
  • Repelente;
  • Maquiagem;
  • Desodorante;
  • Perfume;
  • Shampoo e Condicionador;
  • Sabonete;
  • Pente;
  • Secador/Chapinha;
  • Remédios para azia, analgésicos e antialérgicos;

Gostou das dicas? Cadastre-se no Blog Trackage e esteja sempre atualizado na hora de viajar.

Uma outra dica importante ao utilizar a lista é ir riscando na hora os itens conforme for colocando na mala, garantindo que não irá se esquecer de nada. É importante também levar uma câmera fotográfica ou celular, para registrar todos os momentos da viagem e também carregadores de bateria. 6 acessórios que você deve levar em sua viagem

Para encerrar as dicas de hoje, você sabia que viajar também é conhecer a culinária local, certo? Então não vá nesses países sem experimentar o melhor de sua gastronomia: 11 comidas de 11 países que você precisa comer

Por hoje é só. Continue acompanhando o Blog Trackage e, caso queira acrescentar algum item ao nosso checklist, é só deixar nos comentários.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*