Como arrumar a franja: 12 passos (com imagens)

Franjas estão em alta, vocês já devem ter ouvido bastante isso nos ultimamente! Mas, a verdade seja dita: desde as primeira décadas do século XX, quando foi que franjas não estiveram em alta? O que pode ter variado com os anos foram os cortes, os formatos, o comprimento… mas desde então elas sempre estiveram lá, emoldurando e enfeitando o rosto das mulheres!

Nos tempos atuais, temos a vantagem de que a sociedade está bem democrática e temos a liberdade de escolher a franja que quisermos para usar. Nem vai ter mais tanto aquela coisa de “franja de índio”, “franja é coisa de criança” e etc.

Mas temos que admitir que não é todo tipo de franja que combina com o rosto e estilo de cada mulher. E, afinal… Quais são esses tais de tipos de franja?

  • Como Arrumar a Franja: 12 Passos (com Imagens)
  • Vou mostrar aqui para vocês os principais tipos de franja existentes:
  • Como Arrumar a Franja: 12 Passos (com Imagens)

É o tipo mais tradicional de franja. Remete a um look mais clássico e bem forte. Geralmente, é pouco repicada das pontas, para acentuar o formato geométrico.

Combina mais com cortes Chanel, curtos e estruturados ou médios e longos de fios bem retos.

Cai melhor em pessoas de rosto oval ou levemente quadrados. Não é recomendada para rostos redondos, pois irá encurtar as formas e acentuar mais ainda as bochechas!

Para não ficar com o aspecto “franja de índio”, deve ser cortada de maneira mais leve, separando menos fios e repicando de maneira bem sutil as pontas.

Como Arrumar a Franja: 12 Passos (com Imagens)

Ela também cobre a testa assim como a franja reta, mas é cortada de maneira a formar uma suave meia lua em frente à região das sobrancelhas.

O formato arredondado é ideal para desviar a atenção dos ângulos marcados de quem tem a região do queixo mais estreita (eu!), o que é chamado de rosto em Triângulo Invertido.

Além disso, ressalta as maçãs do rosto, justamente a área que costuma ser o ponto forte de quem tem esse tipo de rosto.

Só posso dizer que pela primeira vez na vida cortei o cabelo com esse tipo de franja e posso afirmar que senti a diferença! Já havia usado inúmeros tipos de franja, mas nenhuma delas havia caído tão bem. Então, creio que essa história das proporções não é mera balela. É fato, meninas! Quem criou essas teorias sabia do que estava falando!

  1. Outra vantagem é que o formato arredondado facilita diferentes penteados com a franja, sendo colocá-la para o lado ou jogá-la sobre o rosto de maneira displicente.
  2. Essa franja não costuma cair muito bem em quem tem o maxilar largo (rosto mais quadrado), pois irá acentuar as formas e o tamanho da região.
  3. Como Arrumar a Franja: 12 Passos (com Imagens)

Esse tipo de franja é bem modeninho. Ela é cortado de maneira desconexa, desfiada, com fios de tamanho diferentes.

Fica melhor em quem tem o rosto oval, que é naturalmente mais proporcional, dando suporte aos fios de tamanho irregular. Mas cuidado se tiver a testa grande.

Ela pode parecer maior ainda com esse corte de franja.

Mas por este motivo, pode ser uma boa pedida para rosto em formato diamante, mas em versões mais curtinhas, acima da sobrancelha.

Como Arrumar a Franja: 12 Passos (com Imagens)

Na verdade, todos os tipos de franja podem (e costumam) ser um pouco desfiados nas pontas, para tirar o aspecto rígido e geométrico. Mas você pode optar por cortar a franja focando no desfiado. Tal corte fica bem mais evidente quando a franja é mais curta e está bem na frente da testa.

Os fios são cortados basicamente no mesmo comprimento, mas tem suas pontas desfiadas para dar leveza e movimento à franja (e também um visual mais bagunçado, quando desejado).

É ótima para quem tem rosto quadrado, pois descontrói um pouco as formas rígidas do rosto, assim como também suaviza o formato dos rostos mais redondos. Porém, quem tem rosto em triângulo invertido, poderá acentuar mais ainda a área “pontuda” do queixo.

Como Arrumar a Franja: 12 Passos (com Imagens)

Os variados tipos de franjas também podem ser usados na diagonal. Quem tem rosto oval pode abusar bastante dessas franjas “de ladinho”, que também são ótimas para alongar rostos redondos e também para suavizar os traços fortes de rostos quadrados (contanto que sejas usadas num comprimento mais longo).

Além disso, funcionam muito bem nos rostos com formato diamante, que costumam ter a testa bem mais estreita que as maçãs do rosto. Neste neste caso, franjas laterais desconexas vão dar a ilusão de que a área da testa é um pouco maior, amenizando a largura das maçãs do rosto.

Para um caimento mais natural, é recomendado que sejam levemente repicadas nas pontas.

Como Arrumar a Franja: 12 Passos (com Imagens)

Esse é o famoso “franjão“. Difere da franja em diagonal pois a quantidade de cabelo utilizada para compô-la é infinitamente superior.

 Começa bem atrás da onde uma franja convencional se inicia e é puxada à partir da parte posterior do cabelo e trazida toda à frente do rosto, muitas vezes cobrindo os olhos, criando um aspecto “pesado”.

Há um tempo atrás ficou conhecida como “franja emo”, apesar de cortes de cabelo menos estigmatizados, como os mais curtinhos, combinarem bastante com esse estilo de franja.

É uma escolha para quem tem muita personalidade e costuma gostar de cortes de cabelos mais modernos e ousados, como o undercut.

Como Arrumar a Franja: 12 Passos (com Imagens)

É a mais versátil das franjas, pois não gera uma mudança extremamente radicial é possível prendê-la até em um rabo-de-cavalo. É indicada para suavizar os traços de rostos mais redondos ou quadrados.

Como Arrumar a Franja: 12 Passos (com Imagens)

Há quem diga que só quem tem cabelo liso pode usar franjas curtas.

Não é verdade, as mulheres de cabelo ondulado e cacheados também podem conquistar uma aparência totalmente doce e feminina com uma franja ornando com seus cachinhos e com o formato de seu rosto.

O único problema é que vai dar trabalho. Ao cortar a franja, você vira automaticamente uma escrava do secador (a não ser que opte por usar a franja mais ondulada e displicente).

E para não criar um contraste muito grande entre a textura natural do seu cabelo e a textura da franja, é mais aconselhável fazer este tipo de corte se a raiz do seu cabelo tender a ser mais lisa do que as pontas.

Leia também:  Como alterar a senha do youtube: 14 passos (com imagens)

Como Arrumar a Franja: 12 Passos (com Imagens)

Agora que já expliquei um pouquinho sobre os formatos de franja (com meus conhecimentos e vocabulário de leiga, claro!), irei mostrar quais são os principais formatos de rosto, já que citei tanto eles nesse post. É fundamental conhecê-los para acertar na escolha da franja!

Muitas meninas têm dificuldade para descobrir o formato do rosto.

Para fazer isso, é melhor prender o cabelo bem puxado para trás e ficar de frente para um espelho, reta, podendo assim analisar os seus traços com clareza.

Compare a largura da testa em relação a do maxilar, reparando se a testa é mais larga do que o maxilar ou vice-versa. Preste atenção se as maçãs do rosto se destacam ou não.

Rosto oval é o mais proporcional, o mais beneficiado e desejado de todos. Possue as maçãs do rosto mais largas que a testa e que o maxilar. Quem tem este formato de rosto geralmente fica bem com qualquer corte de cabelo e tipo de franja!

O rosto redondo não tem ângulos definidos. É mais curto e mais largo do que o oval, com a testa e o queixo mais arredondados e maçãs do rosto de contorno suave.

Esse é o meu formato. O rosto é mais largo na testa, tem a maçãs bem proeminentes e começa a afinar até o queixo. Tem o maxilar bem estreito e triângular. As vezes é chamado também de “rosto coração”.

O oposto do formato acima, esse rosto é super anguloso, tem o maxilar marcante, com pouca diferença na largura da área do maxilar, das têmporas e da testa. As maçãs do rosto são menos saltadas.

A testa e o maxilar são estreitos e as maçãs do rosto são largas e destacadas. A largura da testa e do maxilar tendem a ser similares. Este formato diferencia-se do redondo por ter os ângulos bem marcadosFranjas são muito bem vindas neste tipo de rosto, inclusive na frente da testa, para ampliar a área e tirar o foco das maçãs do rosto.

E aí meninas, já identificaram seu tipo de rosto? E escolheram uma franjinha para chamar de sua, mesmo que seja na imaginação?

Ah, só mais uma coisa. Elas crescem! Então, para manter do jeitinho que você quer, terá que voltar ao salão no máaaaaximo de mês, em mês, estourando no prazo!

Mas, na minha opinião, elas valem muito à pena! Considero franjas acessórios de beleza. E de moda, por que não?! Sem falar que elas tem o poder de transformar totalmente o visual, sem ter que fazer mudanças mais drásticas no comprimento ou na cor do cabelo. São perfeitas!

Joyce de franja curta é Joyce feliz! Hehehe!

12 fotos que provam: as franjas cacheadas são MARAVILHOSAS!

Alguma vez na vida, você já deve ter ouvido que cabelo cacheado não ~combina~com franja curtinha, né? Pra provar que esta história não tem nada a ver – e que o importante é encontrar um corte que te deixe confortável, seja ele curto ou comprido -, a CAPRICHO selecionou 12 garotas lindas, que são cacheadas e que ostentam franjas superestilosas. Vem ver!

O clipe de Look What You Made Me Do foi lançado recentemente e deu o que falar – não é à toa que se tornou o mais visto em 24 horas, né? Amamos as produções da Taylor Swift, em especial esta aqui.

– (Reprodução/YouTube)

Volume, franjinha e muito lacre. Zendaya está sempre superestilosa, né?

– (Frazer Harrison/Getty Images)

“Quem tem cabelo cacheado não pode ter franja. A única regra do cabelo cacheado é que ele não tem regras. (…) Quebre padrões. Porque cabelo bonito é cabelo saudável e aceito da forma que for!”, disse a atriz Júlia Konrad tempos atrás. Falou TUDO!

– (Reprodução/Instagram)

A cantora Alessia Cara já contou em entrevistas que teve algumas questões com seu cabelo e chegou a alisá-lo. Hoje, ela arrasa nos cachos e na franjinha!

– (Foto/Getty Images)

Nos últimos tempos, Bruna Vieira encarou muitas mudanças de visual. Primeiro, entrou na transição capilar, depois cortou os fios. “A transição me ensinou que eu não preciso me esconder, sabe? Estou me sentindo mais leve e livre”, contou à CH na época. Recentemente, ela fez mechas mais claras no onduladão power.

Foto

Foto (Reprodução/Instagram)

Em 2015, a cantora inglesa Ella Eyre apostou nesta franjinha mais acima das sobrancelhas e toda desfiada. Não ficou incrível?

– (Foto/Getty Images)

E os fios não precisam ser sempre bem curtinhos, não! A atriz Yara Shahidi, por exemplo, aproveitou a franja lateral para bombar o coque alto.

– (Foto/Getty Images)

Trancinhas, cabelo raspado e colorido… Keke Palmer vive mudando o look e sempre arrasa. Em julho de 2016, este era visual dela: cachos escuros e volumosos.

– (Foto/Getty Images)

O corte chanel da youtuber Nina Gabriella deu à franja esse efeito mais curtinho. Amamos!

Foto

Foto (Reprodução/Instagram)

Natty Morais também já desfilou por aí com o look. Repare que a franja da youtuber tem volume, assim como o restante dos fios. Pisa menos, miga!

Foto

Foto (Reprodução/Instagram)

O Instagram está cheio de outras inspirações para você. Olha só este loiro!

Foto

Foto (Reprodução/Instagram)

E esta franjinha? Muuuito estilosa!

Foto

Foto (Reprodução/Instagram)

Ficou com vontade de correr para o salão?

Cabelo masculino seco: confira 4 passos para tratar os fios e manter a hidratação em dia!

Para os homens que se importam com a aparência do cabelo, lidar com o ressecamento é um dos maiores problemas.

Causado pela falta de hidratação, agressões externas – como sol, vento e poluição – e uso de fontes de calor ou química, esse aspecto seco compromete o brilho e a maciez de qualquer tipo de fio.

No entanto, a boa notícia para o público masculino é que dá para recorrer a cuidados e produtos específicos para exibir um cabelo bonito e saudável novamente. Confira 4 passos que vão te ajudar! 

Leia também:  Como amar seu cônjuge novamente (com imagens)

Passo 1: faça pré-poo para proteger o cabelo antes da lavagem

Por ter componentes limpantes em sua fórmula, o shampoo pode acabar piorando o ressecamento do cabelo se for aplicado sem alguns cuidados. Por isso, além de priorizar produtos com fórmulas mais leves, a dica para garantir uma proteção extra é apostar no pré-poo antes da lavagem. 

Para fazer essa técnica é bem simples: basta aplicar um pouco de óleo, condicionador, máscara ou creme de pentear antes de higienizar os fios, enxaguando bem no final para que não fique nenhum resíduo. Dessa forma, o cabelo fica protegido por uma espécie de película que fará com que o shampoo não comprometa a oleosidade natural quando for aplicado. 

Passo 2: invista em hidratações de banho 

Depois de fazer o pré-poo e aplicar o shampoo, outro cuidado importante para eliminar o ressecamento é caprichar nas hidratações! Como o aspecto seco é causado pela perda de umidade, é indispensável repor toda a água que a fibra capilar precisa para exibir um aspecto bonito e saudável novamente. 

Para a alegria de quem não quer perder muito tempo com os cuidados, existem máscaras perfeitas para o banho, que garantem um bom resultado em apenas alguns minutos.

Porém, como os cabelo masculinos mais curtos tendem a ficar pesados com facilidade, é preciso ter os seguintes cuidados: escolher cremes com fórmula leve, que hidratam sem pesar; tentar evitar a raiz; não pesar a mão na quantidade; e, mais uma vez, enxaguar bem para que não fique nenhum resíduo. 

Passo 3: sele as cutículas com condicionador para reter a hidratação

Ignorar o condicionador é um dos motivos que pode causar ressecamento nos fios. Muitos homens acham que o produto é apenas um cuidado extra das mulheres – quando, na verdade, ele é indispensável para fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo e reter a hidratação na fibra capilar. 

Nos dias de lavagem sem tratamento, o produto deve ser aplicado logo após o shampoo; já nas que são acompanhadas de hidratação, o correto é aplicá-lo logo após a máscara para que os nutrientes permaneçam no cabelo. Para que os fios não fiquem pesados, a regra é a mesma: não exagerar na quantidade, evitar a raiz e enxaguar por completo – de preferência, com água fria. 

Passo 4: finalize com um creme de pentear

Além de ajudar a modelar os fios, o creme de pentear é indispensável para manter a hidratação por mais tempo. Por isso, depois de lavar, hidratar e condicionar o cabelo, vale aplicar um pouco do produto! 

As versões com fórmula mais leve são as mais indicadas para o público masculino por não deixarem o cabelo com aspecto ensebado e sem movimento – mas, ainda assim, a regra do “menos é mais” continua válida na hora da aplicação. 

Especial Franja: 12 estilos e formatos para você se inspirar na hora de cortar seus fios

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Aderir a uma franja é sair da mesmice! Afinal, ela sempre dá um “up” no visual, além de deixar a gente com um ar mais jovial. E há tantos tipos que dá até para se perder entre as propostas.Quem não quer uma franjinha, por exemplo, pode aderir a um franjão ou as longas e laterais. Agora, quem deseja as mais curtas está com sorte. Elas são super trend e tem uma variação bacana para escolher! Vamos lá?

Baby BangsAlice Wegmann lançou moda com a franjinha fofa de Isabela, personagem da novela global “A Lei do Amor”. O look leva esse nome por remeter a infância, igual àquela franjinha que você usava na escola? “Os fios são curtos acima da sobrancelha. A franja é reta, e sutilmente desfiada”, explica a cabeleireira Natieli Coghi, do Criar by Fabinho Araújo (SP).

Alice Wegmann (Foto: Instagram)

Segundo Natieli, ela é indicada para todos os rostos, mas quem tem o formato muito arredondado ou longo precisa tomar cuidado para não evidenciar ainda mais os traços. A baby bang cai bem nas lisas e onduladas. Essas últimas terão de manter o estilo na escova.

  • Como pedir para o cabeleireiro:
  • Manutenção: a cada 20 dias.

Normalmente, o comprimento ideal é um centímetro acima da sobrancelha. “Mas, você pode pedir pela versão reta ou desconectada em que alguns fios são maiores do que os outros”, explica.

FranjãoA super top Alessandra Ambrosio usa um visual inspirado em Jane Birkin, uma atriz e cantora inglesa que ficou marcada pelo corte. “É um franjão desfiado que apresenta diferentes comprimentos, sendo mais curta no centro e mais comprida nas laterais”, diz Natieli. Ela cai bem com todos os formados, mas apenas quem tem fios lisos e ondulados podem fazer o corte.

Alessandra Ambrosio (Foto: Instagram)

  1. Como pedir para o cabeleireiro: “Diga que você quer uma franja na altura da sobrancelha sem ser tão cheia e com as pontas levemente repicadas”, afirma.
  2. Manutenção: Mensal.

DesconectadaAndréia Horta ficou ainda mais charmosa depois que aderiu a uma franja lateral, curta e desconectada acima da sobrancelha. O visual modernete e cheio de atitude combina com todos os tipos de cabelo, e é indicado para todos os formatos de rosto. “Exceto os arredondados que ganham mais evidência com a franja tão curtinha”, comenta a cabeleireira.

Andréia Horta (Foto: Instagram)

Como pedir para o cabeleireiro: Explique que você deseja um visual moderno, mais bagunçadinho. Escolha a altura que deseja e peça para ele desfiar bem os fios”.

Manutenção: Para não perder o corte desestruturado, o bacana é cortar a cada 20 dias.

Ariana Grande (Foto: Getty Images)

A la Brigitte BardotAriana Grande não é boba nem nada. Ela apostou num visual inspirado na musa suprema Brigitte Bardot.

“Ela usa fios retos e volumosos, com um centímetro abaixo da sobrancelha. E nas laterais, fios mais longos, na altura do final do nariz”, explica Natieli.

Leia também:  Como alterar as configurações de aparência no safari

E o mais bacana é que o look combina com todas as mulheres que tenham fios lisos e levemente ondulados.

  • Como pedir para o cabeleireiro: Comente que você quer uma franja de base reta, mas mais cheia, que fica quase na altura dos olhos.
  • Manutenção: “Retoque a cada mês para não atrapalhar a visão, mas há quem renove a franja a cada três meses quando vai realizar todo o corte”.

CortininhaEssa proposta é uma graça! E o mais bacana: Felicity Jones e Chloe Grace Moretz estão usando o modelo.

Ou seja, conseguimos ver como ele fica em belezas e rostos bem diferentes! “A franja é desfiada em camadas em que a parte menor fica na altura dos olhos. Para ser usada no meio, criando uma fenda central”, explica Natieli.

Segundo Olivier Costa, cabeleireiro do Espaço Vip (RJ), a cortininha é mais adequada para fios lisos e para rosto quadrado. “Isso porque o centro fica mais curto do que as extremidades”, diz.

Chloe Moretz (Foto: Getty Images)

  1. Como pedir para o cabeleireiro: “Esclareça que você quer usá-la repartida ao meio e peça que faça suaves camadas para suavizar o look”, aconselha Natieli.
  2. Manutenção: Retoque uma vez por mês.

RepicadaA franjinha da atriz ruiva Bryce Dallas Howard é pura sedução com aquela pegada meio “menina-mulher”. Os fios são repicados, abaixo da sobrancelha e ainda contam com as laterais mais compridas. Ela pode ser usada por todos os tipos de cabelo, desde que seja escovada. E cai bem em todos os formatos de rosto, exceto para os arredondados.

Brice Dallas (Foto: Getty Images)

Como pedir para o cabeleireiro:  “Peça para ele acertar a altura da franja, pouca coisa abaixo da sobrancelha, e fazer leves desfiados com a tesoura de baixo para cima para dar esse efeito”, diz Natieli.

Franjão lateralEmma Stone brilhou muito com seu franjão lateral no badalado “La La Land”! A atriz Keira Knigtley também aderiu ao look, que é ideal para quem tem menos tempo para cuidar dos cabelos.

Sabe quando você não quer nem uma franjinha, mas quer fazer algo diferente? Então, ela é a solução. Além de não precisar de muita manutenção, é adequada a todos os tipos de rosto, e ajuda a suavizar o formato redondo.

“A camada mais curta do corte é na altura do início da boca”, comenta a cabeleireira.

Emma Stone (Foto: Getty Images)

  • Como pedir para meu cabeleireiro: Peça uma franja longa lateral para dar mais movimento e leveza.
  • Manutenção: A cada 3 meses.
  • Reta, mas desconectada
  • Como pedir para o cabeleireiro: “Essa não tem segredo, peça uma franja reta com uma leve desconexão”, diz.
  • Manutenção: Para manter o look moderno e jovial, o ideal é aparar as pontas a cada 15 dias.                      

Quando o assunto é franja, nós sempre lembramos da deslumbrante Jessica Biel. Vira e mexe, ela está desfilando algum modelo lindo por aí. O último dela é uma franja reta com uma leve desconectada. “É uma ótima opção para rostos ovais ou finos. Mas não combina com rostos redondos e largos”, afirma Olivier. Quanto a textura do fio, é mais indicada para os lisos, ok?

Longa e discretaSegundo Olivier, esse  franjão irregular e desestruturado da Jennifer Aniston cria um look moderno e despojado. Ele combina com todas as texturas (inclusive dá volume aos cacheados) e com rostos redondo, quadrado ou comprido. “Embora para rosto redondo ou quadrado o ideal é usar uma franja mais curta”, aconselha.                       

Jennifer Aniston (Foto: Getty Images)

  1. Como pedir para o cabeleireiro: “Peça por uma franja mais longa, ou mesmo por um franjão irregular”, diz.
  2. Manutenção: A cada 45 dias.

DegradêA franjona de Taylor Swift  é quase um acontecimento! Com bastante volume e em degrade, ela tem esse visual mais encorpado e sexy.  Isso porque o look destaca a área dos olhos, o que faz o seu olhar fica mais sensual. A franja cai muito bem para quem tem rosto quadrado e tem a função de criar volume na área frontal do cabelo.

  • Como pedir para o cabeleireiro: “Diga que você quer uma franja que possa ser usada na lateral, mas que o corte seja em degrade para conseguir esse efeito moderninho”, diz Olivier.
  • Manutenção:  Entre 15 dias a um mês.

            

Taylor Swift (Foto: Getty Images)

Lateral e repicadaEssa é uma proposta próxima ao corte de Taylor Swift. A diferença é que a atriz Milla Jovovich optou por repicar a franja (e não fazer o degrade da cantora).

“Ela tem um direcionamento diagonal e é cortada na altura dos olhos”, explica Olivier. Segundo o cabeleireiro, ela ajuda a suavizar a expressão e também a disfarçar quem tem testa larga em excesso.

Ela é ideal para rosto finos e expressivos, também ajuda a acentuar o volume dos fios. Mas não combina com os cacheados.  “Para as outras texturas, está liberada”. 

  1. Como pedir para o cabeleireiro: “Fale que deseja uma franja com formato irregular, na altura dos olhos”, ensina.
  2. Manutenção: A cada 15 dias.

Reese Witherspoon (Foto: Getty Images)

AssimétricaReese Witherspoon é outra musa das franjas. Ela adora variar. Dessa vez, usa uma franja lateral encorpada e assimétrica, com o comprimento mais longo na altura da boca, e o mais curto, dos olhos.

“Esse efeito faz com que suavize a expressão”, comenta Olivier. A proposta pode ser usada em fios lisos, ondulados e ser adaptada para os cacheados também. Os formatos de rosto que mais combina são os redondos e triangulares.

  • Como pedir para o cabeleireiro: “Diga que você quer uma franja assimétrica, entre a altura dos olhos e da boca”.
  • Manutenção: De 45 dias a dois meses.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*