Como aprender a tocar piano (com imagens)

Se você se prometeu que ia aprender um instrumento novo mas ainda nem começou, ou se você já toca alguma coisa, mas precisa praticar mais ou desenferrujar, saiba que a ajuda está a seu alcance, dentro de sua bolsa. Escolhemos alguns aplicativos que ensinam os mais diversos instrumentos e te ajudam a se aprofundar ainda mais no universo da música.

Aplicativos para aprender a tocar um instrumento

Coach Guitar

O Coach Guitar é um aplicativo exclusivo para o aprendizado de violão. Ele faz uso de um sistema de ensino visual com cores, facilitando na hora de lembrar quais dedos são usados para compor cada nota. O app possui diversos níveis de aprendizado, desde o mais básico ao mais avançado.

O básico começa do início mesmo, incluindo dicas sobre como apoiar o violão ou como segurar a palheta. No fim de cada aula, que traz vídeos curtos para exemplificar, os alunos podem treinar o que foi aprendido por meio de exercícios.

Para quem já sabe um pouco sobre o instrumento, o aplicativo tem diversas músicas que podem ser aprendidas com ajuda de videoaulas. O Coach Guitar é gratuito e bastante didático. Está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Como Aprender a Tocar Piano (com Imagens)

O ensino de violão é feito visualmente, por meio de cores. Imagem: Captura de tela.

Real Drum

Esse aplicativo é uma opção legal para quem quer aprender bateria. A tela principal traz o desenho de uma bateria, simulando o instrumento, e o usuário pode personalizá-la com diversos acessórios. Com várias lições, das mais simples às mais complexas, o app reproduz um som, e mostra em cores onde a bateria foi tocada para gerá-lo.

Em seguida, o usuário pode tentar tocar o mesmo som, conforme as cores vão aparecendo na tela. Dá para treinar bastante o ritmo e a coordenação motora, assim como entender os sons que cada parte da bateria produz e como eles são usados nas músicas. Além disso, o aplicativo é divertido e um pouco viciante.

Real Drum é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Como Aprender a Tocar Piano (com Imagens)

Aprender bateria fica muito divertido com esse aplicativo. Imagem: Captura de tela.

Perfect Piano

Leia mais  Aplicativos educativos e divertidos para as crianças

Como o próprio nome já diz, esse aplicativo é interessante para quem está aprendendo a tocar piano. A ferramenta traz diversas músicas que podem ser aprendidas, desde as mais fáceis até as mais complexas.

Para ensinar, o app usa um esquema de jogo parecido com o Guitar Hero. As notas vão se aproximando do piano e o usuário precisa clicar na tecla no momento certo.

Para quem já sabe tocar o instrumento, o aplicativo também é uma forma de carregar o piano para qualquer lugar.

Além da parte de aprendizado, ele traz também o piano livre, para que o usuário possa tocar qualquer música de qualquer lugar — e o som fica bastante similar ao do instrumento.

Perfect Piano é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Como Aprender a Tocar Piano (com Imagens)

Usando um formato de game, o aplicativo ensina a tocar piano. Imagem: Captura de tela.

Jellynote

Apesar de ser todo em inglês, o Jellynote é um dos aplicativos mais completos para estudar música. Nele, é possível encontrar aulas sobre vários instrumentos, como violão, bateria, piano e até ukulele. Depois de escolher um instrumento, o usuário pode selecionar o nível de aprendizado, que vai do mais básico ao mais avançado.

Dessa forma, a ferramenta consegue filtrar o conteúdo que aparecerá para cada pessoa. Com bastante material, o aplicativo traz diversos tutoriais em vídeo, que ensinam de notas específicas a músicas completas.

Bastante didático, o Jellynote é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Como Aprender a Tocar Piano (com Imagens)

Apesar de ser em inglês, o app é um dos mais completos para aprender a tocar instrumentos. Imagem: Captura de tela.

Escola de música virtual

Esse é outro aplicativo bastante completo para quem quer aprender algum instrumento. Ele traz cursos de violão, teclado, contrabaixo, bateria, guitarra, cavaquinho, ukulele e violino.

Leia mais  Além do Duolingo: 5 aplicativos para aprender e praticar idiomas

Os cursos vão desde os níveis mais básicos aos mais avançados, e o conteúdo é passado por meio de videoaulas bastante didáticas. Além dos vídeos, o aplicativo disponibiliza também apostilas escritas. O app é gratuito e está disponível apenas para Android.

Como Aprender a Tocar Piano (com Imagens)

Bastante completo, o aplicativo traz aulas de vários instrumentos. Imagem: Captura de tela.

Leia também:  Como baixar musicas no myspace: 13 passos

Cifra Club

O portal de música também tem sua versão em aplicativo. No Cifra Club, dá para encontrar videoaulas de diversas músicas. O app tem aulas para violão, guitarra, baixo, bateria, teclado, canto e saxofone.

As músicas podem ser filtradas por instrumento e nível de dificuldade. Apesar de trazer músicas mais fáceis, o aplicativo não tem aulas tão iniciais, então é mais interessante para quem já tem uma base. Além dos vídeos, o Cifra Club também é uma biblioteca bastante completa de cifras. Gratuito, o app está disponível para Android e iOS.

Como Aprender a Tocar Piano (com Imagens)

O famoso portal também tem aplicativo. Imagem: Captura de tela.

MuseScore

O MuseScore é um ótimo lugar para encontrar partituras. O aplicativo não é focado em quem está aprendendo algum instrumento, mas sim em quem quer praticar o que já sabe. Por lá, é possível encontrar partituras de mais de 700 mil músicas. Também dá para salvar as favoritas para ver offline. Gratuito, o app está disponível para Android e iOS.

Como Aprender a Tocar Piano (com Imagens)

Uma enorme biblioteca de partituras. Imagem: Captura de tela.

Ouvido perfeito

Esse aplicativo é destinado para quem quer se aprofundar um pouco mais no universo da música. Ele traz cursos de treinamento de ouvido para violão ou piano. Assim, os alunos podem desenvolver habilidades em relação a intervalos, escalas e acordes.

Para cada um dos três assuntos, o app traz aulas completas, que incluem desde a teoria até exercícios práticos. A ferramenta é bastante útil e didática para quem realmente quer se dedicar ao tema. Gratuito, o aplicativo está disponível para Android.

Como Aprender a Tocar Piano (com Imagens)

O aplicativo é a pedida para quem quer aprender sobre intervalos, escalas e acordes. Imagem: Captura de tela.

*Vale sempre lembrar que os aplicativos ajudam no aprendizado, mas não substituem os professores de música. ????

6 programas para tocar piano no PC

Utilizar o computador para tocar um instrumento se tornou tão comum quanto ter o próprio equipamento sonoro em casa. Não é à toa que é possível encontrar uma infinidade de programas para todas as plataformas que prometem horas de diversão para os músicos, sejam eles amadores ou profissionais.

(Fonte da imagem: iStock)

Além de ser muito prático utilizar páginas da web para assistir a aulas de instrumentos musicais e até mesmo para aprimorar a experiência com diversos instrumentos, a internet representa o meio mais cômodo para realizar essa tarefa. Isso se torna ainda mais comum por conta do tempo reduzido que as pessoas dispõem nos dias de hoje, podendo aproveitar minutos preciosos para praticar até mesmo em aparelhos portáteis, como smartphones e tablets.

Apesar de as guitarras, baterias e violões dominarem com folga esse mercado, também existem outras possibilidades de utilização que podem lhe tirar um pouco da rotina musical. Para isso, neste artigo, vamos apresentar várias opções de programas que funcionam como simuladores de piano.

1. Everyone Piano

Everyone Piano transforma o seu teclado em um verdadeiro instrumento musical. Este simulador de pianos mostra uma imagem de todas as teclas transformadas: esses botões passam a mostrar as notas musicais por cuja sonoridade elas ficaram responsáveis. Basta apertar aquela que você gostaria de ouvir para começar a criar o seu próprio som.

(Fonte da imagem: Baixaki)

Porém, caso a sua intenção não seja utilizar o simulador por meio do teclado do seu computador, o programa permite que você conecte um órgão eletrônico para gerar as notas. As disposições das teclas, assim como a velocidade com a qual as melodias são reproduzidas, são características que podem ser personalizadas sempre que você achar necessário.

Além dessas ferramentas, o software ainda disponibiliza diversas aulas que ensinam a tocar o instrumento, sem contar o suporte a pacotes de diversos ritmos. Graças a isso, torna-se possível reconhecer diversos tipos de músicas que sejam inseridas nas configurações, a fim de permitir que você tenha uma base para dar início ao trabalho.

Clique aqui para baixar Everyone Piano

Como Aprender a Tocar Piano (com Imagens)

2. Synthesia

Diferentemente do programa anterior, que apresentava uma proposta que visava a seriedade da prática, Synthesia traz uma interface bem descontraída e uma forma de uso extremamente descolada. Este software não utiliza o teclado do computador para realizar ações, sendo que é necessário conectar um teclado à maquina para ser possível acompanhar as instruções passadas pelo aplicativo.

Leia também:  Como calcular a ingestão de sal: 13 passos (com imagens)

Inspirando-se na mesma linha seguida pelos famosos jogos musicais Guitar Hero e Rock Band, este software permite que você aprenda a tocar piano enquanto se diverte. Entretanto, este simulador leva mais a sério o aprendizado do que a diversão, ao contrário dos jogos citados.

Quando os sets apresentados pelo programa forem terminados, o músico já pode se arriscar a tocar sozinho, pois o conhecimento adquirido durante as aulas – que mais pareciam brincadeira – tornam o aluno apto a manusear o instrumento, pelo menos para reproduzir as notas básicas ensinadas.

A característica que este software tem em semelhança aos games mencionados é o fato de ele marcar as próximas teclas que devem ser pressionadas.

O aluno deve ficar atento à sequência de notas e apertar os locais iluminados, seguindo as indicações feitas pelo Synthesia.

Você pode escolher a dificuldade de aprendizado, que vai alterar a velocidade com a qual a música de acompanhamento é tocada, tornando-a mais lenta ou mais rápida.

Clique aqui para baixar Synthesia

Como Aprender a Tocar Piano (com Imagens)

3. Band Master

Esta opção é muito mais um game do que necessariamente uma ferramenta que sirva para aprender o instrumento. Porém, não há nada de mal em fazer uma pausa no processo de aprendizagem e de prática para dar um descanso e apenas passar um tempo imaginando como seria tocar em uma banda de verdade.

Com Band Master, você pode escolher diversos instrumentos para tocar, não somente o piano, tendo até mesmo a possibilidade de montar uma banda completa com vários equipamentos musicais, com direito até mesmo a sintetizadores. Essa reunião é feita por meio da sincronização entre o seu login com o de outros jogadores que também estejam online.

O piano se destaca neste programa pelo fato de ele disponibilizar práticas realmente desafiadoras, apresentando músicas com ritmos rápidos.

Entretanto, a dificuldade pode ser personalizada para que você tenha a melhor experiência possível com o aplicativo.

Como as notas do instrumento são acionadas pelo teclado do seu computador, é possível tirar um pouco de realismo da prática, além de passar um tempo se divertindo.

Clique aqui para baixar Band Master

Como Aprender a Tocar Piano (com Imagens)

4. Musical Mastery The Piano

Este simulador apresenta um piano na própria tela do seu computador e que pode ser controlado por meio do teclado ou através do ponteiro do mouse. Além disso, Musical Mastery The Piano permite que você sincronize a utilização com um portátil, fazendo com que a música lhe acompanhe para onde quer que você vá.

(Fonte da imagem: Baixaki)

O software apresenta diversas canções conhecidas para que você se baseie em um som ao qual já está familiarizado, a fim de facilitar o aprendizado das notas musicais. Alguns exemplos são hits de artistas famosos, como Rihanna, Britney Spears, Beyoncé e até mesmo do rapper Eminem, que tem uma levada mais pausada e mais simples para tocar, justamente pelo estilo de música que ele apresenta.

Para que este programa funcione, o seu computador deve estar devidamente conectado à internet, pois todo o processo acontece por meio da web. Além de você aprimorar a técnica com o instrumento, o aplicativo também permite que seja feita a criação sonora, oferecendo até mesmo a possibilidade de inserir efeitos nas notas gravadas pelo músico.

Clique aqui para baixar Musical Mastery The Piano

Como Aprender a Tocar Piano (com Imagens)

5. Little Piano

Little Piano é outro programa que funciona como um puro simulador de instrumentos musicais, oferecendo uma variedade de 127 opções para você, como guitarra, bateria, violão e o próprio piano – foco principal do software.

O aplicativo faz com que o seu teclado se transforme em um instrumento musical. O aplicativo mostra em sua interface a maneira como as teclas estão divididas, de acordo com as notas musicais que cada uma delas representa.

(Fonte da imagem: Baixaki)

Depois de reconhecer a organização do teclado, basta você se acostumar com a sonoridade produzida por cada uma das teclas.

Em seguida, quando tudo estiver devidamente configurado, o programa permite que você toque e grave a música que está sendo reproduzida, a fim de salvá-la em seu computador na extensão padrão do software ou exportar o arquivo em formato MIDI, para divulgá-lo para outras pessoas.

Além de oferecer uma versão para Windows, Little Piano também pode ser encontrado como aplicativo para Android (clique aqui para acessar). Dessa forma, você pode começar a sua criação no computador e continuar a se inspirar mesmo quando estiver longe da máquina, utilizando o teclado virtual do aparelho portátil para produzir as notas.

Leia também:  Como aliviar a dor nos pulsos causadas pela musculação

Clique aqui para baixar Little Piano para Windows

Como Aprender a Tocar Piano (com Imagens)

6. KB Piano

(Fonte da imagem: Baixaki)

Assim como a grande parte dos programas, o KB Piano também transforma as teclas do seu teclado em um piano, permitindo que você utilize o próprio apetrecho para gravar as notas musicais. Ele é um aplicativo gratuito para teste que oferece ferramentas para criar melodias com cara de gravação profissional.

Clique aqui para baixar KB Piano

…….

Gostou da seleção feita pela nossa equipe? Caso você conheça outros programas e jogos tão bons quanto os apresentados neste artigo, deixe um comentário falando sobre essas outras opções.

Tutoriais para começar o piano

O ensino do piano evolui com o passar dos anos. Os métodos de ensino também. As técnicas e a mentalidade dos pianistas também mudam.

Nesta reflexão, veremos quais são as novas formas de aprender o piano, qual sua diferença em relação às aulas de piano “tradicionais”, e especialmente se elas são eficazes. Ou seja, se elas trazem uma vantagem efetiva para o aluno.

Estudar com o auxílio das novas tecnologias não significa que você não tenha de passar pela teoria musical para aprender a ler notas e a decifrar partituras.

Este conhecimento também é necessário no estudo de outros instrumentos, como o clarinete, o oboé, a guitarra, o saxofone, o trompete, a gaita, o órgão, o violino, o acordeão, o contrabaixo, a flauta transversal, o cravo ou qualquer outro…

Bemol, clave de fá, clave de sol, oitava: estas noções e este vocabulário não podem ser um mistério para um pianista experiente! Para ajudá-lo, há muitos cursos on-line de teoria da música, e hoje é muito comum encontrar músicos profissionais que aprenderam solfejo por esse meio!

Ouvir música é em si ótimo para o cérebro e para os neurônios. É excelente para manter sua mente em forma. A história da música naturalmente nos traz o exemplo de Mozart, o pequeno gênio que aprendeu já no berço graças a seu pai Leopold!

Não há nada melhor do que a música clássica para desenvolver suas qualidades e suas potencialidades!

De qualquer maneira, é claro que a web é uma escola de música, com milhares de fontes, recursos e profissionais da música de piano compartilhando seus materiais pedagógicos online.

Lá você encontra de tudo: metodologias inovadoras, lúdicas, interativas, alternativas, certificadas…! Mas atenção! Antes de se inscrever em qualquer canal, pesquise, obtenha referências, peça indicações…. Não vá cair em nenhuma roubada!

  • Pois bem, leia esse artigo e seja bem-vindo ao mundo digital do ensino do piano!
  • Confira aula de teclado para iniciantes!
  • É a sua vez de tocar!

Pessoas que não podem pagar por uma escola de música ou simplesmente não encontram nenhuma opção próxima às suas residências costumam se beneficiar desse tipo de oportunidade. Entretanto, é necessário estar ciente que um curso online demanda tempo e organização.

Caso contrário, você simplesmente desistirá em poucas semanas. O investimento em termos de dedicação poderá ser igual (ou até maior) do que o necessário quando se frequenta uma escola.

Além disso, os tutoriais normalmente são acompanhados de lições que ajudam os pianistas iniciantes a progredir e aprender a música mais rapidamente. Isso porque há alguns fundamentos que devem ser assimilados, como:

  • Metodologia;
  • Teoria musical;
  • Acordes;
  • Particularidades do pianista canhoto;
  • Ritmo;
  • Improvisação;
  • Tempo;
  • Despertar musical.

É por isso que os tutoriais podem ser considerados bem mais completos e convenientes que as opções pelo smartphone.

O que é um tutorial para piano?

Um tutorial, ou tutorial para piano, é um vídeo explicativo sobre um assunto específico. Há uma pessoa que está à frente do vídeo e que, de maneira didática, explica um conteúdo com o auxílio de seu instrumento para ilustração prática.Tudo isso com uma duração de cinco a dez minutos, no máximo.

Como Aprender a Tocar Piano (com Imagens)

Aprender jogar o piano: tutoriais podem ter vários métodos e formatos.

Os tutoriais não devem ser confundidos com sites de e-learning administrados por professores que oferecem cursos reais estruturados, às vezes oferecendo, como complemento, reuniões presenciais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*