Como aprender a esperar pelo que deseja: 15 passos

  • Agostinho de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho (354 – 430), é considerado um dos principais responsáveis pela elaboração do pensamento cristão. 
  • Filósofo, escritor e teólogo, Agostinho deixou uma gigantesca obra, com importantes frases que, independentemente da sua religião, te farão refletir sobre o modo como você encara a vida. 
  • Selecionamos algumas mensagens de Santo Agostinho que são verdadeiros ensinamentos, seja você cristão ou pagão.

Qual o limite do amor?

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

O amor é uma daquelas coisas que não conhece o excesso. Quando o sentimento é verdadeiro e sadio, não existem motivos para medi-lo ou limitá-lo. Ame sem limites!

Não faça por fazer..

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Para que algo dê certo – seja uma tarefa, plano ou objetivo – precisamos de determinação e comprometimento com aquilo que desejamos cumprir. A vontade é importante, mas não vale de nada sem o esforço, o empenho e o compromisso. 

Por isso, coloque o seu coração em tudo o que for fazer. Não se contente em finalizar metas, mas em aprender durante o percurso e dar o melhor de si em cada novo desafio!

Aprenda a esperar para aprender

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Ter paciência é uma das lições que mais custa aprender para a maioria das pessoas. Vivemos numa geração acostumada com o imediatismo das coisas. Mas, nem tudo na vida acontece no momento que você quer… Devemos aprender a esperar. Este é um dos passos mais importantes rumo à sabedoria.

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Avance para as próximas páginas!

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

O mundo é muito mais do que os seus olhos podem ver! Permita-se explorar e conhecer sentimentos, lugares e costumes que estão fora da sua “zona de conforto”. 

Não viva preso no seu “cubo de vidro”, onde tudo é familiar e fácil.  Vá, saia, experimente, caia e levante-se algumas vezes! Somente assim conseguirá conhecer o mundo e saber como é realmente viver nele…

A verdade (quase sempre) dói 

As pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porém tendem a odiá-la quando as confronta.

Santo Agostinho

A verdade nem sempre será aquilo que desejamos ouvir. Precisamos estar conscientes de que não somos perfeitos… Todos erram, mas é na tentativa de melhorar e mudar que crescemos e nos fortalecemos. 

Em constante renovação

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Não dê nada como garantido. Por mais longa que tenha sido a busca ou a caminhada, nunca desista de continuar seguindo. Sempre há algo de novo espreitando nas esquinas da vida. Fique atento!

O que deve ser realmente importante para você

Não andes averiguando quanto tens, mas o que tu és.
A verdadeira felicidade não consiste em ter muito, mas em contentar-se com pouco.

Santo Agostinho

Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.

Santo Agostinho

As coisas nem sempre podem sair como planejamos, mas quando são feitas com os “ingredientes” certos, pode ter a certeza que tudo valerá a pena. 

Três regras básicas

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

São três etapas muito importantes que constantemente precisamos ultrapassar.

Ligações que são essenciais

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Fortalecendo o que realmente vale a pena

Preocupas-te se a árvore de tua vida tem galhos apodrecidos? Não percas tempo; cuida bem da raiz e não terás de andar pelos galhos.

Santo Agostinho

Santo Agostinho se refere a importância de priorizarmos e valorizarmos a nossa essência, o nosso núcleo, a nossa base. Se você tiver bons princípios, por mais que alguns ramos da sua vida quebrem, você nunca definhará. O fator principal para a reconstrução está na sua essência!

Eliminando o mal pela fonte… 

As filhas da Esperança

A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.

Santo Agostinho

Uma é espelho da outra

Compartilhe com o mundo aquilo que você gostaria que fosse partilhado contigo. Por mais “feia” e “grosseira” que a humanidade possa parecer, às vezes, tudo o que precisamos para mudar as energias ao nosso redor é encher o mundo com o máximo de coisas boas. 

Os 6 passos do Milagre da Manhã

O primeiro ritual que você faz no dia é o ritual com maior alavancagem, pois ele tem o efeito de configurar sua mente, e de configurar o contexto , para o resto do seu dia .

Sua vida é constituída das partes Física, Intelectual, Emocional e Espiritual que formam cada ser humano. A Física inclui coisas como seu corpo, saúde e energia.

A Intelectual incorpora sua mente, sua inteligência e seus pensamentos. A Emocional leva em conta suas emoções, seus sentimentos e suas atitudes.

A Espiritual inclui coisas intangíveis como seu espírito, sua alma e o poder superior invisível que tudo vigia.

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Aqui são os 6 passos do Milagre da Manhã

1.Meditação – 10 a 15 min

Meditação é um presente que você pode dar a si mesmo todos os dias. É realmente um presente incrível. O tempo que passo meditando tornou – se uma das partes favoritas do meu dia.

É um momento para estar em paz , experimentar gratidão , e um instante de liberdade das coisas que nos estressam e nos preocupam no cotidiano .

Pense na meditação diária como férias temporárias de seus problemas.

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Você pode aprender mais em uma hora de silêncio do que em um ano de livros. Os benefícios do Silêncio que melhoram a vida têm sido bem documentados ao longo da história. Do poder da oração à mágica da meditação, algumas das maiores mentes da história usaram o Silêncio intencional para transcender as próprias limitações e criar resultados extraordinários

2. Afirmação – do que se quer e clareza nos objetivos. Escreva suas afirmações e leia em voz alta diariamente

É a repetição de afirmações que leva à crença. Quando essa crença se torna uma convicção profunda, as coisas começam a acontecer. Em outras palavras, sua vida só melhora depois que você melhora.

Seu mundo exterior melhora apenas depois de você ter investido inúmeras horas melhorando a si mesmo.

Ser quem você precisa ser e fazer o que você precisa fazer são pré – requisitos para ter o que você deseja ter

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

3. Visualização – Visualize e mentalize o que você quer

Pessoas comuns acreditam somente no possível. Pessoas extraordinárias visualizam não o que é possível ou provável, mas sim o que é impossível.  E visualizando o impossível elas começam a vê – lo como possível. Veja as coisas como gostaria que fossem em vez de como elas são .

Visualização é o processo de imaginar exatamente aquilo que você deseja realizar ou conseguir e ensaiar mentalmente o que precisará fazer para realizá – lo ou consegui – lo .

Visualize seus maiores objetivos, desejos mais profundos e sonhos mais excitantes, que mudariam totalmente a sua vida se você os realizasse . Veja , sinta , ouça , toque , saboreie e cheire cada detalhe da sua visão . Envolva todos os seus sentidos para maximizar a eficácia da sua visualização.

Quanto mais vívida você tornar sua visão, mais será estimulado a tomar as ações necessárias para torná – la realidade

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

4.Exercícios físicos – 30 min

Corrida ou Yoga de manhã ajuda a abrir o coração e acelera o metabolismo pela manhã

5.Leitura – 15 min

Pode ser livros de auto ajuda e desenvolvimento pessoal.

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

6.Escrever um diário – 5 minutos

Escrever um diário traz clareza, captura ideias, organiza pensamentos e reconhece o progresso. Escreva sua lista de gratidão, realizações, sonhos, compromissos, metas, lições aprendidas e depois releia. Você reconhece o que sentia, o que mudou, o que aprendeu.

Ame a vida que você tem enquanto cria a vida dos seus sonhos. Não pense que precisa esperar pela última para começar a fazer a primeira.

Saiba que onde quer que você esteja na vida, neste instante, é, ao mesmo tempo, temporário e exatamente onde deveria estar.

Você chegou a este momento para aprender o que precisa aprender, para que possa se tornar a pessoa que precisa ser para criar tudo que jamais desejou para sua vida.

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Onde você está é resultado de quem você era, mas onde você termina depende inteiramente de quem você escolhe ser a partir deste momento. É o seu tempo. Não adie por mais um dia criar e experimentar a vida — felicidade, saúde, riqueza, sucesso e amor — que você de fato deseja e merece. “Não espere para ser ótimo.” Se você deseja que sua vida melhore, precisa melhorar a si mesmo primeiro.

Pessoas de sucesso não nascem assim. Elas se tornam bem-sucedidas estabelecendo o hábito de fazer coisas que pessoas sem sucesso não gostam de fazer. As pessoas de sucesso nem sempre gostam de fazer tais coisas; elas apenas seguem em frente, e as fazem. As coisas não mudam. Nós mudamos.

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Por um lado, todos queremos ser felizes. Por outro, todos sabemos as coisas que nos deixam felizes. Mas não fazemos essas coisas. Por quê? É simples. Somos ocupados demais. Ocupados demais fazendo o quê? Ocupados demais tentando ser felizes.

PS: Uma das formas de ganhar dinheiro com o blog são com as comissões.

  Na sua próxima viagem, compre por esses links, que eu ganho comissão mas você paga a mesma coisa! Se você acha que o blog te ajuda de alguma forma, não custa nada comprar através desse links confiáveis! Muito obrigada 

SOBRE MIM

Priscila Kamoi é formada em Administração e Marketing pela Baldwin Wallace University. Trabalhou durante 7 anos no mundo corporativo e após câncer, largou a carreira corporativa para ter uma vida com mais propósito, liberdade e felicidade.

 Viu o blog como uma forma de unir tudo o que ama: viajar, ler, escrever, fotografar, moda, comer, culturas e pessoas. Já teve seu olhar por 34 países até agora e possui mais de 100 roteiros de viagens.

Viajante, empreendedora e nômade digital por opção SAIBA MAIS

  • Conheça:

4 razões para dar valor à paciência

Uma das bênçãos que Deus quer lhe dar é paciência! Pois é, todos queremos paz, alegria e amor, mas paciência… Isso implica ter razão para ser paciente. Mesmo assim, aprender a ter paciência tem muitas vantagens. Descubra aqui por que a paciência é tão importante:

Leia também:  Como aumentar os níveis de hemoglobina (com imagens)

1. A paciência recompensa

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Quem não tem paciência desiste muito cedo. A paciência ajuda a continuar, mesmo quando as coisas se tornam difíceis. E, se você continuar fazendo a vontade de Deus, você vai receber a recompensa de seu esforço, na hora certa.

2. Paciência resolve conflitos

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Ter paciência é ter sabedoria. Quando você se deixa irritar, toda briga fica pior mas, se você se controlar e tiver paciência, a briga vai acalmar. A paciência ajuda a ver as coisas de maneira mais equilibrada, promovendo a paz.

3. Convencer com paciência

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Se você quer mudar a opinião de uma pessoa, você precisa ter paciência. Algumas coisas precisam ser feitas devagar para funcionar. A pessoa paciente sabe esperar a hora certa para falar e não comete erros por ser muito apressada.

4. Paciência para esperar

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

A esperança e a paciência andam de mãos dadas. Abraão creu em Deus e esperou com paciência pelo filho prometido e recebeu! Ele tinha 100 anos quando Isaque nasceu e já parecia impossível, mas Deus é fiel com quem é paciente. Seja paciente e você também alcançará as promessas de Deus para você.

Pronto para aprender a ter mais paciência?

Quero ser modelo! Por onde começar?

“Quero ser modelo!” — essa frase deve ser uma das mais ditas por milhares de adolescentes mundo afora. O glamour, os holofotes e a beleza da indústria da moda são alguns dos fatores que atraem tanta gente para essa profissão, que também pode ser competitiva, árdua, tensa e decepcionante para quem não está preparado.

Ingressar no mundo fashion exige mais do que um rostinho bonito, um corpo bem cuidado e dedicação. A carreira depende de um grande sistema operacional, que define não só as tendências, mas também corpos, rostos e biotipos ideais para exibi-las.

Mas, como diria a frase de Theodore Roosevelt: “tudo o que puder ser sonhado, pode ser feito”. Então, anime-se! Nada é impossível para quem realmente deseja ter sucesso profissional.

Se ser modelo é o grande sonho da sua vida, descubra agora dicas imprescindíveis para dar os primeiros passos em direção ao que você tanto deseja.

Conte com seus pais

Não tem nada mais importante do que o apoio da sua família! No caso de quem quer ser modelo, esse suporte deve ser irrestrito, já que muitas vezes os aspirantes ao mundo fashion começam bem cedo. O ideal é que todas as decisões sejam tomadas em conjunto. Não duvide: a opinião e a presença de seus pais são extremamente importantes para você seguir bem na carreira.

São os pais que farão a análise da reputação e portfólio das agências de modelos e entrarão em contato com parentes de outras crianças, se acharem necessário, para saber a experiência e a opinião deles a respeito da agência.

Além disso, se você achar que precisa fazer cursos de passarela ou de modelo fotográfico para aumentar suas chances nesse meio, será preciso conversar com seus pais para que eles decidam e pesquisem pelos profissionais mais qualificados.

Conheça a profissão e se especialize

O interesse em moda não é fator suficiente para tornar alguém um bom modelo. Conheça a fundo o mercado: estude, pesquise e aprenda o máximo que conseguir. Livros, blogs, sites, revistas conceituadas do ramo, programas de televisão especializados — tudo isso é fonte inesgotável de informações.

Além disso, como dito acima, fazer cursos pode ser um grande diferencial nessa área. A maioria dos cursos de modelo e manequim, por exemplo, ensinam:

  • técnicas para corrigir a postura e andamento na passarela;
  • poses, posturas e parada para fotos na passarela;
  • expressão facial para fotografia;
  • como se comportar em um evento de moda, casting ou entrevista;
  • como se vestir e montar os looks mais adequados para um casting ou uma entrevista;
  • cuidados básicos de pele e cabelo;
  • técnicas para se portar adequadamente em frente a uma câmera, de acordo com iluminação, enquadramento etc.;
  • orientação sobre produtos de higiene permitidos e aqueles que podem danificar as peças do cliente, entre outros.

Preocupe-se com sua aparência

Essa é uma carreira voltada para a beleza, portanto tente manter pele, cabelos e dentes sempre bem cuidados. Adote rotinas saudáveis, como lavar o rosto duas vezes ao dia, remover a maquiagem antes de dormir, usar produtos de beleza adequados para seu tipo de pele e cabelos e fazer visitas periódicas ao dentista.

Além disso, conheça bem suas medidas (altura, peso, tamanho de roupas e sapatos, quadril, cintura e busto) e seus atributos (cor de pele, olhos e cabelos). É interessante praticar técnicas de autoconhecimento voltadas não só ao emocional, mas também ao corpo físico.

Uma dica é tirar alguns minutinhos por dia para sentir o próprio corpo e perceber o espaço que ele ocupa, suas medidas, altura, largura etc. Outra prática bastante indicada é descobrir o próprio corpo por meio do tato.

Passe a mão pelo seu rosto, pressione suas unhas e sinta se elas estão fortes ou fracas, sinta a protuberância dos seus ossos e a dureza dos seus músculos. Isso vai ajudar a saber usar melhor o seu corpo, evidenciando seus pontos fortes e disfarçando os fracos.

Cuide de sua alimentação

Apesar de a carreira ser ligada, na maior parte das vezes, à magreza, isso não quer dizer que você deva deixar a saúde de lado. Por isso, tenha bons hábitos alimentares, conheça seu metabolismo e procure a ajuda de um nutricionista para manter seu corpo dentro dos padrões desejáveis, mas com qualidade de vida.

Siga as regrinhas básicas de sempre: alimente-se bem e regularmente, beba muita água, pratique exercícios físicos e evite o consumo de álcool. Uma dica importante: nada de seguir dietas alimentares de outros modelos famosos só porque você acha que precisa ter o mesmo corpo que ele, ok?

Todo ser humano é único e tem seu próprio biotipo, metabolismo e genética. Por isso, somente um profissional de nutrição alimentar (seja nutricionista, seja nutrólogo) poderá avaliar e indicar os melhores alimentos para que você tenha uma vida saudável e atinja seus objetivos.

Evite cair em ciladas

Há muito oportunista por aí tentando dar golpes em quem está começando a carreira. Se for abordado na rua por um suposto caça-talentos, ouça o que ele tem a dizer, pegue seu contato e pesquise se é um profissional confiável e reconhecido na área. Ao procurar uma agência, busque referências — trabalhos realizados, clientes conhecidos, outros modelos que prestaram serviços.

Algumas dicas para evitar cair em golpes são:

  • questionar estabelecimentos que prometem trabalhos específicos, pois a agência não escolhe trabalho, apenas serve como intermediadora entre modelo e cliente;
  • desconfiar quando a aprovação veio fácil demais e quando há poucos critérios para a seleção. Isso porque o universo da moda é bastante rigoroso, principalmente para os modelos fashion. A agência precisa seguir um padrão que define peso e altura mínimos e máximos, por isso é necessário que o modelo tenha exatamente essas características para que seja aprovado;
  • fugir de agências que pedem fotos sensuais para teste de trabalho. Em geral, são solicitadas fotografias de rosto e corpo inteiro com roupas casuais ou de banho. Jamais é requisitado que o modelo vista lingeries sensuais ou se mostre sem roupa.

Procure uma agência para abrir portas

Conheça o trabalho das agências e busque oportunidades junto às que são muito conhecidas no mercado da moda. Uma boa agência não apenas abre portas para trabalhos relevantes, como ajuda você a produzir um portfólio atual. Além disso, ela pode orientar quanto às habilidades que devem ser trabalhadas, quais tipos de jobs se encaixam no seu perfil, entre outras coisas.

​Aprenda a ouvir “não”

Receber respostas negativas faz parte do caminho que você decidiu trilhar. Muitas vezes, o seu perfil não vai atender à demanda de uma agência ou de um cliente. Não deixe que isso afete sua confiança. Em vez de desanimar, redefina suas metas e batalhe em causa própria.

Tenha profissionalismo

Muitos modelos são taxados de arrogantes, intratáveis e mal-educados. Não permita que essas características sejam aplicadas a você. Trate todos de forma respeitosa e cordial, cumpra rigorosamente os horários e mantenha seu material e agenda de trabalho organizados. Uma boa reputação também ajuda a abrir portas.

Entenda as diferenças entre modelo de passarela e fotográfico

É importante lembrar que existem algumas diferenças entre as carreiras de modelo de passarela e fotográfico. Para quem deseja trabalhar nas passarelas, é preciso ter em mente que o mercado é bem exigente em relação às medidas corporais.

Além de ser necessário ter certa altura (a partir de 1,72m para mulheres e 1,83m para homens), alguns requisitos quanto a medidas de cintura, busto e quadril, além da própria questão do peso são exigidos.

Já para quem tem interesse na carreira de modelo fotográfico, as exigências são diferentes: não há a mesma cobrança com relação a peso, altura e outras medidas, mas sim quanto à fotogenia. Em outras palavras, o modelo deve ter uma boa imagem pessoal nas fotos, além de ter uma excelente expressão facial.

Saiba a importância de ser fotogênico

A pessoa fotogênica é aquela que produz uma ótima imagem ao ser fotografada. Isso é essencial para a carreira de modelo, afinal de contas, a sua imagem será associada às marcas ou empresas que você está representando.

O profissional também deve ter certo talento para interpretar diferentes personagens durante a sessão de fotos, visto que os ensaios podem ocorrer nos mais diversos contextos. Assim sendo, o modelo precisa ter alguma facilidade de adaptação para agir de acordo com o proposto pelo fotógrafo, fazendo um trabalho próximo ao de um ator ou de uma atriz.

Mantenha o visual conforme o material fotográfico

Ao apresentar o material fotográfico para uma agência a fim de participar de uma seleção, é importante manter o mesmo visual. Afinal, já pensou você mostrar uma foto com os cabelos longos e louros, ser selecionada e aparecer com um cabelo curto e preto? Com certeza, isso será motivo de insatisfação do cliente e há grande possibilidade de você perder o trabalho.

Leia também:  Como aprender inglês sem um professor: 6 passos

Comunique-se bem

Para ter uma carreira de sucesso, é importante que você saiba se apresentar para agências e clientes, sabendo como conversar e ter um comportamento adequado nessas situações. Seja discreto, porém simpático e comunicativo.

Caso tenha dificuldades com isso, não hesite em buscar maneiras de desenvolver sua comunicação. Dependendo do caso, fazer um curso de teatro ou procurar um fonoaudiólogo pode ajudar na solução do problema.

Desenvolva a empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. Essa característica é importante não apenas para entender o que o cliente espera do seu trabalho, como também para lidar com os demais profissionais no seu dia a dia, tais como fotógrafos, maquiadores, cabeleireiros, entre outros.

Tenha contatos profissionais

Não dependa apenas da agência. Busque conhecer pessoas ligadas à sua profissão e ao mundo da moda como um todo, ampliando os seus contatos e aumentando as possibilidades de ter uma carreira brilhante.

Ao conseguir novos contatos profissionais, mais pessoas conhecem o seu trabalho e podem indicá-lo para outros clientes. Para isso, é importante frequentar eventos de moda, conversar com as pessoas com quem você trabalha no dia a dia, fazer amizades com outras modelos e interagir por meio de suas redes sociais.

Ser modelo é mais do que a realização de um desejo. Trata-se de uma profissão que movimenta um mercado multimilionário e que exige profissionalismo e dedicação.

Gostou do artigo? Acha que agora está mais preparado para que a frase “quero ser modelo” deixe de ser apenas um sonho distante? Então, o que está esperando para entrar em contato conosco e solicitar uma avaliação do seu perfil pelos nossos agentes?

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Como Aprender a Esperar Pelo Que Deseja: 15 Passos

Como ter mais paciência? Esses 5 passos podem ajudar

Chega de perder as estribeiras à toa

Imagine: você acorda de relativo bom-humor.

Só que o longo dia reserva um esbarrão com o colega que derruba café na sua blusa nova, reuniões de trabalho intermináveis, uma ligação do paquera desmarcando a saída, um salto quebrado, trânsito e chuva (e, claro, você esqueceu o seu guarda-chuva).

Paciência nenhuma resiste a uma avalanche dessas! Antes de soltar o verbo contra a galáxia que, na sua opinião, está conspirando contra você, nós mostramos como ter mais paciência para enfrentar as situações chatas do dia a dia.

Aqui cabe lembrar que existem alguns transtornos de ansiedade que podem ser confundidos com falta de paciência. Que tal conversar com o seu médico?

1. Reconheça: você não tem paciência

Pare e pense se você anda esbravejando à toa. A pressão que a gente sofre todo dia, seja em casa, no trabalho ou na faculdade, nos torna pessoas mais intolerantes e grosseiras.

O importante é detectar quando o limite de paciência está baixo e não deixar que ele tome conta. Se o pavio curto faz parte da sua personalidade, melhor aprender a baixar a guarda.

Porque ninguém merece conviver com destempero alheio.

Extravase fazendo esportes. Qualquer atividade física, aliás, é bem-vinda desde que você esteja a fim – você quer menos estresse e não mais um. O segredo aqui é a distração da mente e a endorfina (aquele hormônio responsável pelo bem-estar, liberado quando estamos nos exercitando).

3. Não pense que o mundo gira ao seu redor

Você é impaciente e mimada? A menos que você seja a rainha da Inglaterra, acostume-se a receber respostas negativas e a contornar situações adversas. Pessoas comedidas nesse sentido tendem a se colocar na posição do outro e evitam brigas.

4. Respire fundo e conte até 10 (ou até 1000, se precisar)

Quantas vezes você já ouviu isso? Pois é, funciona: a respiração acelerada é a resposta do nosso corpo a uma situação de risco. Nada melhor, portanto, para recobrar a paciência e evitar uma ressaca moral do que inspirar, expirar e contar até 10 (ou mais, se você quiser) – o tempo é imprescindível para uma tomada de decisão consciente.

5. Lembre que a sabedoria é amiga da paciência

Cada coisa tem o seu tempo. Um bolo leva meia hora no forno para ficar pronto, você precisa de no mínimo quatro anos para concluir a faculdade, e assim por diante. A impaciência está ligada ao imediatismo a que nos acostumamos nos últimos anos. Você arranca os cabelos numa fila de supermercado? Aprenda a esperar. No fim do dia, o desgaste vai ser bem menor.

Leia mais

taofeminino ♥ Pinterest

Follow taofeminino's board Cultura on Pinterest.

Como ser disciplinado

Você é do tipo que começa a se exercitar na segunda e na quarta já está desanimado? Ou então começa um novo projeto e para ele pela metade? Então o que está faltando é que você tenha disciplina para completar suas tarefas.

Nesse artigo vou te ensinar a ser disciplinado, vou explicar a importância da disciplina e ao final vou dar várias dicas para que você se torne uma pessoa disciplinada e complete todas as tarefas importantes do seu dia a dia.

Seja disciplinado e leia o artigo todo ???? acredito que até o final você se tornará uma pessoa mais disciplinada. Boa leitura.

O que é ser disciplinado?

“Impor a disciplina a si mesmo é uma das grandes vitórias do homem, contra si mesmo.” (Textos Judaicos)

A maioria das pessoas confunde disciplina com força de vontade ou procrastinação. É obvio que são coisas totalmente diferentes. Porém definir disciplina é muito complicado. A única definição que eu acredito ser mais correta é a feita por Brian Tracy, para ele disciplina é:

“Ser disciplinado é fazer aquilo que você não quer fazer, porque sabe que é importante fazer.”

Com certeza você deve estar pensando agora, mas como assim fazer coisas que não quero fazer? Todas as atividades que trazem benefício à vida, são as mais difíceis de fazer, pense sobre exercícios ou estudar, ambas são atividades que muitos não gostam de fazer, porém são importantes.

Ser disciplinado significa trocar o prazer do agora por uma recompensa futura. Por exemplo, trocar o prazer de um delicioso sorvete agora, pela alegria da saúde e de um corpo desejado após completar atividades físicas, ou o prazer de horas navegando na internet pelo prazer de conquistar o emprego dos sonhos.

Porque é importante ser disciplinado?

Tudo na vida que trará resultados e sucesso duradouro exige muito esforço e trabalho. Nada vem fácil, é preciso pagar o preço pelas coisas que você deseja, por isso é importante ter disciplina, para atingir seus objetivos e metas.

Você acha que as pessoas de sucesso que você admira passam o dia todo assistindo televisão ou navegando nas redes sociais? Lógico que não, elas trabalham. Disciplina é isso, é você ter consciência do que você está fazendo, se essa ação lhe trará resultados duradouros no futuro.

Todas as pessoas que tiveram sucesso financeiro ou são admirados e respeitados, cultivam o hábito da disciplina. Essas pessoas se concentram em realizar atividades que trazem algum valor em suas vidas, ao contrário das outras pessoas que apenas jogam seu tempo fora.

Mas porque a maioria das pessoas não são disciplinadas?

“Quem rejeita a disciplina odeia-se a si mesmo.” (Provérbios 15,32)

Desculpe se nesse momento eu parecer meio rude, mas a verdade é que a maioria das pessoas evitam o esforço e procuram o lucro ou sucesso rápido. Elas não têm disciplina para se manterem firmes até conquistarem o que desejam, preferem algo para agora.

São poucas as pessoas que estão interessadas em serem disciplinadas. Afinal fazer coisas fáceis é até uma ação condicionada pelo cérebro que procura o tempo todo poupar esforços para armazenar energia. O problema é que isso gera um fracasso a longo prazo.

O prazer e a dor da disciplina

“O sábio procura a ausência de dor e não o prazer.” (Aristóteles)

A mentalidade da gratificação a curto prazo ou o prazer, te leva a não ver um quadro mais amplo, ou seja, o possível sucesso que você terá se manter ativa algumas atividades que lhe causam dor.

Pessoas que obtém sucesso em suas áreas fazem justamente o oposto, ela optam pela dor agora ou a gratificação a longo prazo. Essas pessoas sabem que ao se dedicarem em realizar ações que são difíceis, terão um resultado muito maior no futuro.

Mas como eles conseguem isso? É simples, eles fazem com que a dor de agora se transforme em prazer, utilizando sua mentalidade para enxergar o quadro no qual eles querem atingir. Por exemplo, um estudante que deseja o emprego dos sonhos, não irá se concentrar na dificuldade de estudar, ele terá sua mentalidade no cargo que almeja. Com isso ele sentirá o prazer de estudar.

Pensar em longo prazo.

Se você quer ter algum tipo de sucesso em sua vida, você precisa pensar em logo prazo. Pensar no quanto suas ações de agora podem refletir no seu futuro. Tudo o que você faz hoje afeta sua vida no amanhã. Ter consciência disso é o primeiro passo para desenvolver a disciplina.

Todas as vezes que você trocar suas ações importantes para satisfazer uma gratificação a curto prazo, pense um pouco nas consequências que isso pode te gerar no futuro. Faça como os grandes líderes, projete sua mente para o futuro, e visualize as gratificações que você pode receber ao ser disciplinado.

Equilíbrio entre o prazer e a dor, a chave da Disciplina

“A habilidade de disciplinar a si mesmo para adiar a gratificação de curto prazo para desfrutar de recompensas maiores em longo prazo é o pré-requisito indispensável para o sucesso.” (Brian Tracy)

Você pode pensar agora, “mas se eu só fizer atividades que são difíceis, eu não vou me animar.” Correto, por isso deve haver um equilíbrio, a chave é que você tenha disciplina para realizar as atividades que são difíceis ao mesmo tempo em que tenha momentos de prazer.

Leia também:  Como baixar e instalar o windows live messenger: 6 passos

Nem todas as pessoas reagem ao prazer e a dor da mesma forma. Para algumas pessoas é melhor a perspectiva do prazer enquanto para outras a fuga da dor. Vou apresentar algumas questões abaixo que irão te ajudar saber qual o sua característica em relação à dor e ao prazer.

  • 1 – Se você estivesse no meio de um trabalho, você iria tomar um café com um amigo ou terminaria primeiro seu trabalho?
  • Pessoas que são mais focadas no prazer preferem fugir de atividades desagradáveis para que possam desfrutar de minutos de prazer.
  • Pessoas que são mais focadas na dor tendem a fazer as atividades porque eles temem as consequências de não fazer.
  • 2 – Em suas refeições você come seus alimentos preferidos primeiro ou você apenas come sem se preocupar em escolher?

Pessoas focadas no prazer preferem comer os alimentos mais saborosos primeiro. Eles até comeriam a sobremesa antes da refeição.

  1. Pessoas focadas na dor tendem a deixar os alimentos preferidos por último, comendo o que menos gostam primeiro.
  2. 3 – Você trabalha em algo somente quando percebe que já não tem mais tempo para fazer ou gosta de iniciar suas coisas com antecedência?
  3. Pessoas focadas no prazer atrasam para realizar uma atividade, mas estão mais focados no prazer de terminar o trabalho logo.
  4. Pessoas focadas na dor esperam para fazer algo até que a dor se torne muito grande, é quando eles resolvem partir para a ação.

Analisando as respostas.

Ser uma pessoa mais focada na dor não é melhor ou pior do que uma pessoa focada no prazer. Normalmente as pessoas são dominadas pelas duas emoções, só que uma emoção exerce uma influência muito maior.

Aplicar com sucesso a disciplina em sua vida não significa que você deve sentir sempre dor e adiar o prazer, é preciso que haja equilíbrio entre as duas emoções. Ao mesmo tempo em que você seja capaz de usar sua emoção dominante para atingir seus objetivos.

Pessoas focadas na dor podem, por exemplo, pensar nas consequências negativas se deixarem de completar as tarefas importantes, enquanto pessoas focadas no prazer tendem esperar as gratificações ao completar as atividades.

A tolerância à dor para aumentar a disciplina

Lembrando mais uma vez, estou tratando a dor psicológica, um desconforto que é gerado em você todas as vezes que você pensa em realizar as atividades que você considera difícil ou chata demais.

Quem tem a baixa tolerância a dor, se concentra em realizar somente as atividades prazerosas, prefere fazer coisas que exigem o mínimo esforço. A consequência disso surge quando é necessário fazer algo que exige esforço, pois daí surge a dificuldade.

A melhor maneira de contornar esse problema é aumentando a sua tolerância a dor, e como fazer isso? Realizando o máximo de atividades difíceis, chatas ou que exigem muito esforço. Quando você faz isso você está praticando a disciplina, tornando seu nível de tolerância a dor maior.

As bases para desenvolver a disciplina

“A disciplina é a mãe do êxito.” (Ésquilo)

Agora que você já sabe o que é a disciplina e o que impede de se tornar uma pessoa disciplinada, chegou o momento de você descobrir as bases para que você desenvolva sua disciplina.

Eu sempre tive grandes problemas com disciplina, sobretudo porque sou uma pessoa focada no prazer, então preferia assistir seriados a estudar, só que com o tempo percebi que isso estava me trazendo problemas, eu não estava tendo os resultados que queria.

Foi então que descobri como ser disciplinado. A partir desse dia, passei a perceber que poderia ser disciplinado em qualquer coisa que QUISESSE. Tudo se eu estabelecesse esses seguintes passos:

Passo #01: Determinar objetivos.

Objetivos são formas de você ver um quadro futuro, ou, aonde você quer chegar. Se você não tiver objetivos definidos, sua vida fica automática, você não sabe onde está indo, e se isso acontece, não é preciso ser disciplinado. Afinal para que sofrer estudando se você não sabe para quê está estudando?

Quando você cria objetivos, você passa a ter foco de onde quer chegar, a partir daí você sabe todos os passos necessários para alcançar o sucesso que você estabeleceu. Portanto, você passa a perceber que uma atividade é mais importante que a outra.

Exemplos de objetivos:

  • Quero ser diretor geral da empresa XXX até dezembro de 2019.
  • Quero emagrecer 33 kilos até 20 de Março de 2016
  • Quero assumir o cargo de Juiz federal até o dia 25 de abril de 2017.

Passo #02: Determinando seus motivos

Os motivos tornam seus objetivos reais. Você só considera um objetivo importante quando há algo que o motiva a concretizá-lo. É a pergunta que você faz a si mesmo “porque é importante para mim completar esse objetivo?” Essa pergunta também servirá como resposta todas as vezes que você estiver desanimado e trocando atividades importantes por outras insignificantes.

Exemplos de motivos:

  • Quero ter um corpo perfeito.
  • Quero exercer uma posição de liderança
  • Quero ter um salário de R$ 23.997,00

Passo #03: Identificar os possíveis obstáculos.

Identificar obstáculos é a melhor maneira de você garantir sua disciplina. Uma vez que você tem seus objetivos e motivos definidos, você tem uma ideia de quais poderão ser seus possíveis obstáculos.

A partir desse ponto você já estabelecerá formas de lidar com esses obstáculos, quando eles aparecerem você não se deixará vencer, apenas lidará da forma que você já previa.

Veja alguns exemplos de obstáculos.

  • Amigos podem me convidar para sair e comer comidas calóricas.
  • Podem exigir uma qualificação que eu não tenho para exercer o cargo.
  • Posso reprovar na prova.

Passo #04: Foco!

O quarto e último passo é simples e o mais importante.

O foco em seus objetivos é o que fará você decidir se irá gastar seu tempo à toa com uma atividade de gratificação a curto prazo ou investir seu tempo para uma gratificação a longo prazo.

Quanto mais focado você estiver em seus objetivos e motivos, mais fácil você vencerá todos os obstáculos para se tornar uma pessoa disciplinada.

Dicas para ser disciplinado.

“Para cada esforço disciplinado, há uma retribuição múltipla” (Jim Rohn)

Vou passar 2 dicas de como você conseguirá ser disciplinado. Essas dicas aliadas ao que disse anteriormente sobre a criação de objetivos, vão te ajudar a lidar melhor com as questões de dor e prazer.

Dica #01: Recompensa e punição

Logo acima você respondeu aos questionamentos e pode entender melhor se você é do tipo que é focado na dor ou no prazer. Pessoas focadas na dor são do tipo que evitam a punição, já as focadas no prazer são as que esperam recompensas.

O processo que vou te passar agora te ajudará a visualizar melhor aonde você quer chegar e como você deverá usar sua emoção a favor da sua disciplina.

Passos para usar a dica #01:

  • Identifique se você é uma pessoa focada na dor ou na recompensa.
  • Identifique todas as atividades que você não está conseguindo completar.
  • Pare um tempo para pensar sobre seus objetivos e motivos, onde você quer chegar.
  • Se você for uma pessoa focada na dor, pense em todas as consequências que pode ter se não completar essa tarefa logo, por exemplo você não conseguirá atingir seus objetivos. Caso você seja uma pessoa focada no prazer pense em todas as recompensas que você receberá ao concretizar a atividade, pense em tudo que receberá quando atingir os objetivos que deseja.

Dica #02: Empurrando.

Não é só iniciar uma tarefa, existe também a questão de terminá-la. Quantas pessoas deixam as coisas pela metade? Então nesses casos você pode usar ambos os sentimentos para conseguir mais disciplina e terminar todas as suas atividades.

Para essa dica você usará a dor e o prazer, de uma forma que tenha um sentimento quando iniciar uma atividade e tenha outro para mantê-lo focado até que termine. Use-os sempre para completar aquelas tarefas que você está sentindo mais dificuldade.

Passos para usar a dica #02:

  • Primeiro inicie a tarefa, dependendo do seu perfil pense na dor ou no prazer para começar a fazer a atividade necessária agora mesmo.
  • Se durante a atividade você se sentir desmotivado, use o sentimento oposto. Por exemplo, se você começou a tarefa pensando nas consequências caso não a termine, agora pense também no prazer que você obterá ao terminá-la. Se você começou a tarefa pensando nas recompensas, então para se motivar pense nos problemas que você terá caso a tarefa não seja cumprida.

Ao usar essa dica você estará evitando tanto a preguiça em completar tarefas muito simples ou prazerosas quanto uma paralisação para aquelas atividades onde você percebe ser muito difíceis ou chatas.

Concluindo…

Espero que a leitura desse artigo tenha lhe ajudado a modificar seus hábitos para se tornar uma pessoa mais disciplinada. Sabemos que a mudança não acontece da noite para dia, mas se você for persistente com certeza se tornará uma pessoa muito mais disciplinada.

Lembre-se, disciplina não é algo que nasce com você, ela é desenvolvida através da prática, portanto pratique a disciplina realizando tarefas que lhe causam dor ou desconforto, isso vai te fazer sair da sua zona de conforto, quanto mais você fizer, mais fácil se tornará para você completar as atividades que deseja.

E ai gostou? Então compartilhe esse artigo com um amigo. Obrigado! ????

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*