Como aprender a desenhar: 12 passos (com imagens)

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

  • Aqui você vai aprender a desenhar o Harlequin/King de Nanatsu no Taizai em 10 passos muito simples !
  • Se liga que no final deste conteúdo tem uma surpresa para você!
  • 1º Passo 

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

  1. Desenhar o Harlequin/King, primeiro passo: Faça um circulo o mais redondo possível e depois trace uma linha na vertical ,cortando o circulo em dois , deixando uma parte da linha para fora do tamanho mais ou menos de metade do circulo.
  2. E sempre que for fazer o esboço faça de forma bem de leve para não marcar o desenho!
  3. 2º Passo

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Faça uma linha da forma ilustrada , tente fazer da forma certa porque ela vai ser o maxilar do Harlequin/king, e agora vamos traçar duas linhas como na foto ilustrada. Comece pelo lado do circulo até a ponta da linha de baixo do circulo e depois até a ponta linha na vertical.

3º Passo

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

  • Trace uma linha na horizontal cortando uma peque na parte do circulo como na foto ilustrada ( está linha ficara responsável pelo posicionamento dos olhos ) ,depois faça duas linha na vertical dividindo o circulo em quatro partes , sendo que estas linha atravesse o maxilar e o queixo , como na foto ilustrada ( estas linhas ficaram responsáveis pelo posicionamento dos olhos e do pescoço ).
  • 4º Passo

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

  1. Agora iremos desenhar os olhos , é simples , primeiro você faz uma pequena linha na horizontal um pouco a abaixo da linha na horizontal que fizemos no passo anterior seguindo a foto ilustrada , e uma em cima dela com uma pequena curvatura nas duas pontas a da aparte de dentro dos olhos maior , agora façamos a bola pupila dos olhos , depois um pequeno circulo dentro da pupila e uma bolinha na parte superior esquerda como na foto , e agora uma linha na horizontal perto da parte de cima dos olhos e por fim as sombra celhas como na foto !
  2. 5º Passo

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

  • Agora para fazer este tipo de nariz do Harlequin/King e muito simples é só fazer tipo um sina de interrogação ao contrario e apagar as partes que esta em velho como na imagem .
  • 6º Passo

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Para fazer a boca é mais simples que o nariz ! É só fazer esses três risquinhos , sem dois em diagonal e um na horizontal como na foto ilustrada.

7º Passo

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Para fazer as orelhas com facilidade , vamos usar a regrinha do C . Primeiro faça um C e depois outro dentro dele e apague a parte de baixo dele como na foto ilustrada , logo depois disto faça outro C onde você apagou a parte do anterior , logo após um risco parecendo um outro C que você apagou , só que na parte de cima .

8º Passo

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Agora vamos definir o formato do queixo do Harlequin/King , você vai fazer como na foto ilustrada , repare que ele não tem muito queixo e faça de acordo. Para fazer o pescoço iremos usar as duas linhas na vertical para fazer, como na foto ilustrada.

9º Passo

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

  1. Agora é só apagar as linhas do esboço para no próximo passo fazermos o cabelo !
  2. 10º Passo
  • Chegamos na parte mais temida de vocês , o cabelo .
  • Para fazer o cabelo e só fazer uma camada de cada vez , para fazer o cabelo do Harlequin/King o jeito mais fácil é começando do meio para as pontas .
  • Já para fazer a outra parte do cabelo iremos terçar um linha como na foto ilustrada e faremos a outra parte no próximo passo !
  • 11º Passo

Esta parte do cabelo é mais simples !

Para fazer esta parte com mais facilidade , comece pela parte da sua esquerda e depois faz a parte da esquerda ! Para desenhar o cabelo do Harlequin/King não é muito difícil !

12º Passo

  1. Depois de apagar a linha do esboço para fazer o cabelo e estará pronto !
  2. Arte Terminada 

O desenho do Harlequin/King esta pronto ! E pintei neste tipo meio de mangá , mas você pode pitar do jeito que quiser !

Agora me diz lá nos comentários se foi fácil ! Ou desafiador e entre outras coisas !

Eu te ajudei ? Me fale como nos comentário !

  • Aprenda a desenhar também passo a passo , Naruto , Goku , Luffy…
  • Conheça também o nosso Instagram onde temos Torneios de vários Níveis !
  • @desenhar_agora

Como Desenhar Anime: 9 Passos para Aprender a Desenhar do Zero!

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

  • E se eu te dissesse que é totalmente possível você aprender a desenhar o rosto de qualquer personagem de anime só com esse passo a passo que vou te mostrar agora!
  • Todo desenho começa da mesma maneira, não importa se você é um desenhista iniciante ou até mesmo profissional.
  • Antes de começar, você precisa saber que o desenho e sempre feito em 3 parte:
  •  -Esboço
  • -Delineado / Desenho
  • -Arte-Final
  • Então para começar a desenhar anime, primeiro você deve aprender a fazer um esboço.
  • O esboço nada mais é do que um formato básico do seu desenho, seja ele qual for, o desenho sempre vai começar da forma mais simples.
  • Agora vou te ensinar a fazer o esboço da cabeça do seu personagem, a partir dele você conseguirá criar ou até mesmo desenhar os seus personagens favoritos.
  • Pegue o lápis e o papel e vamos começar a aprender a desenhar!

Passo 1: Faça um circulo

  • Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Pressione o lápis de forma leve, se tiver dificuldade em fazer um círculo use movimentos repetidos até que fique do seu agrado, mas calma, não precisa sair perfeito. Lembre-se isso é apenas um esboço.

Passo 2: Linhas Guias

  • Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)
  1. Agora trace uma linha vertical que divida o círculo ao meio e esticando o seu comprimento até mais abaixo do círculo.
  2. Lembre-se de sempre utilizar movimento repetidos.
  3. Agora faça uma linha guia na horizontal no meio do círculo, mas dessa vez não ultrapasse a marcação e faça a mesma linha de mesmo comprimento na extremidade do círculo como na imagem.
  • Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)
  • Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)
Leia também:  Como ajustar uma porta: 11 passos (com imagens)

Preste bastante atenção nessa parte!

Chegou a hora de fazer a marcação do queixo do seu personagem. Trace uma linha reta da primeira linha horizontal na extremidade do círculo até a linha de baixo que você acabou de fazer, faça a mesma coisa do outro lado.

Agora você irá juntar essas linhas com o final da linha vertical, como se fosse um V.

Olhe bem as imagens para tirar qualquer dúvida.

  • Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)
  • Pronto o esboço da cabeça do seu personagem está pronto.
  • Agora você pode usar a sua criatividade e criar um personagem totalmente novo ou então desenhar aquele seu personagem favorito.
  • A maneira mais simples de se começar um desenho é do “meio” para fora, ou seja, comece sempre pelo nariz e depois faça o olho ou a boca.

Ebook Gratuito – “Os 5 Ensinamentos Para Aprender a Desenhar Animes do Zero!”

Baixe Agora Mesmo o seu Verdadeiro Guia Do Desenhista

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Passo 3: Nariz

  • Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

O nariz fica posicionado no encontro da linha do meio (vertical) com a linha (horizontal) abaixo do círculo. Faça do formato que preferir.

Passo 4: Boca

  • Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Observe que eu só fiz a marcação da boca e do lábio inferior (o lábio superior dificilmente aparece nos personagens de animes).

Passo 5: Olhos e Sobrancelhas

  • Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Você tem da linha do final do nariz até a linha (horizontal) do meio para fazer os olhos. Lembrando que você não precisa fazer um olho muito grande para preencher todo o espaço (se não vai ficar como os personagens do anime “koi to uso”, se você já assistiu sabe de como estou falando =D).

  1. Continuando, você pode pegar metade do espaço e fazer os olhos como está na imagem acima. Lembrando que também tem artigo aqui no site em que eu ensino a fazer olhos de anime
  2. Não se preocupe em sair perfeito no começo e pode riscar bastante até fazer uma marcação que você goste.
  3. Uma dica muito importante para quem está começando:
  4. Evite usar borracha quando errar!

É claro que você pode apagar se não gostar de como ficou o traçado, mas quando você erra e apaga você tende a errar de novo. Por isso não tem problema seu esboço ficar com várias linhas riscadas no começo.

Não se esqueça das sobrancelhas, elas darão expressão ao seu desenho.

Passo 6: Queixo

Antes de fazer as orelhas você já pode desenhar o queixo do seu personagem de anime, não precisa seguir exatamente as linhas guias, como o nome já diz elas só estão ali para te guiar.

Passo 7: Orelhas

A marcação da orelha fica entra a linha de baixo onde começa o nariz e vai até o começo ou meio dos olhos. Veja como ficou abaixo.

Passo 8: Pescoço

Faça o pescoço do seu personagem, a linha do pescoço é reta e fica na mesma direção do meio dos olhos. Veja a imagem abaixo.

-Passo 9: Cabelo

Para finalizar só falta o cabelo (a menos que seu personagem seja careca).

Marque aproximadamente o meio da testa, lembre-se que começamos do meio para fora então faça a parte de dentro do cabelo primeiro (topete, franja, costeleta, etc.). 

Uma dica valiosa nessa parte, não seja perfeccionista, o cabelo pode ter fios de espessura e comprimento diferentes, brinque com isso!

Agora a parte de fora do cabelo, ou seja, o volume. Dê mais ou menos a distância de um dedo entre o esboço da cabeça e o cabelo.

Prontinho, viu não foi tão difícil.

Se você estiver satisfeito com o seu desenho já pode reforçar os traços com uma caneta e depois apagar as guias do seu esboço.

  • Agora para treinar e mostrar que você aprendeu a desenhar anime de verdade faça o seguinte:
  • Tente criar algum personagem, mas se não conseguir junte partes de personagens que você gosta, por exemplo o cabelo de um, os olhos de outro, faça essa mistura e vê no que dá.
  • Treine e com certeza você irá melhorar bastante.
  • Seja criativo, afinal de contas desenhar é isso, expressar toda a sua criatividade no papel!
  • Deixe seu comentário aqui em baixo dizendo o que achou ou deixe alguma dúvida, ficarei feliz em te ajudar!

Um guia rápido para iniciantes em desenho | Blog

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

O ofício básico de desenho é sobre duas coisas: você aprende controlar sua mão e ver. Vamos agora não apenas treinar o desenho, mas sim como comunicar ideias como foi dito no artigo anterior.

Dica: Para os 6 exercícios a seguir, sugiro que você use um lápis e um tipo específico de papel (por exemplo, A5 ou A4).

Familiaridade

Você deve desenhar o que lhe der vontade, os primeiros exercícios são sobre como controlar sua mão, mas você pode fazer como quiser, geralmente desenhar o que gostamos é a prática mais eficaz da rápida aquisição da habilidade de desenhar, gosta de sorvetes? Desenhe um de 3 bolas com amora no topo! Desde que se imersa na tentativa e falha, você vai melhorar cada vez mais.

Queremos construir músculos e treinar nossa coordenação mão-olho. Exercícios mecânicos como esses são ótimos para iniciantes. Posteriormente, você poderá usá-los para explorar novas canetas ou começar quando ainda não sabe o que desenhar.

Eles também são ótimas maneiras de relaxar sua mente.

Leia também:  Como arrumar seu quarto rapidamente (com imagens)

Exercício: Círculos – muitos círculos!

Distribua círculos de vários tamanhos em um pedaço de papel até que o papel seja preenchido. Verifique se os círculos não se sobrepõem.

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Desenhar círculos não é tão fácil quanto você imagina. Observe como os círculos se tornam mais difíceis, quanto maior você as torna? Experimente-os nas duas direções – e faça muitos deles.

Dica: Aperte a mão quando começar a cólicas! Afinal, este é um treino para as nossas mãos.

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Percepção – aprendendo a ver

Desenhar é principalmente ver e entender o que você vê. As pessoas geralmente assumem que todo mundo vê o mesmo, mas realmente ver é uma habilidade que você pode melhorar. Quanto mais você desenha, mais vê. 

Quando você olha para algo, ocorrem interações incrivelmente complexas entre os olhos e o sistema nervoso. Você “reconhece” o que vê e forma um tipo muito diferente de “imagem”.

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Essa “imagem” é muito mais emocionante, complexa e dinâmica. Faz parte do estado atual do seu sistema nervoso. Em vez de registrar o ambiente, é uma reação de inúmeros neurônios – uma interpretação.

Suas memórias, seu humor, o estado físico em que você está – tudo isso molda sua interpretação. Não há duas pessoas com a mesma “imagem”.

Quando você desenha algo você não está simplesmente gravando o mundo lá fora. Você está desenhando sua interpretação pessoal!

Os próximos quatro exercícios farão você ver mais.

Exercício 1: Contorno – mostre-me suas mãos!

Você vê todos esses contornos fascinantes da sua mão? Colete-os em um pedaço de papel! Não tente desenhar a mão inteira ainda, apenas escolha algumas dessas linhas adoráveis.

Quer você desenhe uma pessoa, uma planta ou seu animal favorito, geralmente são os contornos que definem um corpo ou objeto e fazem os outros reconhecê- los. O desafio é menos traçar essas linhas distintas, mas vê-las em primeiro lugar!

Mesmo se você acha que já conhece a forma de um objeto, sempre vale a pena dar uma olhada e redescobri-la .

Exercício 2: Claro e escuro – controlando a luz e a escuridão

Arrume e desenhe um pedaço de pano. Comece com os contornos e depois – usando suas habilidades de hachura – crie uma interação de luz e escuridão.

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Este exercício oferece uma sensação de luz e escuridão. Devo admitir que não é o mais fácil e pode fazer parte de um tutorial avançado. Lembre-se: não se trata de acertar perfeitamente. O pano é um playground para experimentar os vários filhotes que você já praticou antes e sentir como pode criar luz e sombras com suas mãos quase nuas!

Dica: Você pode usar hachuras curvas para modular as formas e hachuras para obter áreas mais escuras que se assemelham a estruturas tecidas.

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Dica: feche os olhos um pouco quando olhar para o pano. Você verá tudo embaçado, mas também verá um contraste aprimorado entre claro e escuro.

A disposição da luz é uma ótima maneira de mostrar o que é importante em uma imagem. Basta dar uma olhada nas pinturas de Rembrandt ou Georges de la Tour . E na próxima vez que assistir a um filme, observe os efeitos dramáticos alcançados com luz e sombra.

Exercício 3: Perspectiva – formas no espaço

Vamos desenhar alguns cubos! Basta seguir os passos simples abaixo. São cubos não quadrados, então precisamos aprender o essencial em profundidade.

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

O desenho em perspectiva é basicamente uma projeção de um ambiente 3D em uma superfície 2D (seu pedaço de papel).

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

‍Construir desenhos em perspectiva é um pouco de ciência e não pode ser abordado em detalhes no período de atenção de um artigo on-line.

No entanto, podemos nos divertir com uma técnica simples que nos dá uma sensação intuitiva da magia do desenho em perspectiva:Etapa 1: desenhe uma linha horizontal. Este é o horizonte da sua imagem.

Etapa 2: defina dois pontos no horizonte perto da borda do papel. Estes são seus dois pontos de fuga que representa a interseção aparente de duas, ou mais, retas paralelas. Você não precisa saber oque é isso agora, você precisa apenas fazer o desenho.

Etapa 3: desenhe uma linha vertical em algum lugar.

Etapa 4: conecte os pontos finais da linha vertical aos pontos de fuga.

Etapa 5: adicione duas linhas verticais como esta:

Etapa 6: conecte-os com os pontos de fuga.

Etapa 7: Agora use um lápis ou caneta escura para enfatizar o cubo. Voilà!

Repita as etapas 3 a 7 quantas vezes quiser. Divirta-se! Se você se sentir aventureiro, poderá até chocar as laterais dos cubos.

Dica: Quando você desenha linhas que atendem, geralmente é uma boa ideia ter confiança e deixá-las se sobrepor um pouco . As formas parecerão melhor definidas.

Dominar os desenhos em perspectiva dará a você o poder de criar ilusões de profundidade. Mas o mais importante é que você ensina seu cérebro a pensar em três dimensões .

Portanto, mesmo se você escolher desenhar desenhos “planos” ou mexer com as “regras” da perspectiva – o que eu gosto de fazer – entender o desenho em perspectiva ainda é uma das habilidades de desenho mais preciosas que você pode aprender .

Exercício 6: Composição – Por que isso existe?

Faça 5 desenhos diferentes de um objeto. Organize o objeto de forma diferente no papel de cada vez!

A composição é uma ótima ferramenta para “dizer” algo com um desenho, moldar seu significado ou mensagem.

Leia também:  Como aplicar uma máscara de lama: 12 passos (com imagens)

Para entender como funciona, devemos ter em mente que nossa percepção foi moldada pelas experiências cotidianas. Por exemplo, linhas horizontais e verticais parecem mais “estáveis” para nós do que as diagonais, que podem “cair” a qualquer segundo. E quando vemos uma grande forma escura no fundo, de alguma forma assumimos que deve ser “pesada”.

Ao tentar diferentes arranjos do seu assunto em um pedaço de papel, observe como isso muda suas conotações – seu significado.

Créditos aos incríveis materiais de Ralph Ammer.

Diz-me o que pensas!

Estou curioso para saber quais partes você gostou. O que mais você gostaria de aprender sobre desenho? Por favor, deixe idéias e sugestões em nosso grupo do

Como aprender a desenhar? 10 dicas para você colocar em prática hoje

  • Ao observar belas ilustrações em sua frente, você já sentiu aquela pontinha de inveja e se perguntou como aprender a desenhar bem, mesmo com pouca ou nenhuma experiência?
  • Algumas pessoas conseguem aprender sozinhas, mas hoje é possível encontrar um bom curso de desenho online para aprender de forma mais rápida.
  • Afinal, se alguém consegue criar belos desenhos, cada um com seu próprio estilo e técnica, na teoria qualquer pessoa conseguiria aprender também, certo?
  • Talvez você se surpreenda em saber que sim, qualquer pessoa pode aprender a desenhar.

Porém, já adianto que esse não é um processo simples.

Exige muita dedicação e paciência.

Sendo assim, selecionei 10 dicas para quem deseja dar os primeiros passos e aprender a desenhar.

Se você tem vontade, confira:

1) Comece pelo básico

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Pode parecer óbvio, mas por causa da ansiedade de aprender a desenhar de uma só vez, muitos acabam ignorando conceitos básicos.

Por isso, tenha paciência e dedique alguns dias para aprender o básico no desenho como por exemplo:polígonos, formas básicas, proporções corretas, desenho de observação, etc.

2) Compre um sketchbook

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

O que você faz quando está no ônibus ou metrô, em uma sala de espera ou em um domingo chuvoso em casa? Se você quer aprender a desenhar, a resposta à maioria dessas perguntas deverá ser: “eu rabisco no meu sketchbook“.

Se formos traduzir ao pé da letra, sketchbook significa livro de rascunhos (ou esboços). E é pra isso mesmo que ele serve: pra você rascunhar à vontade.

Não tente fazer o desenho perfeito, nem perca muito tempo nos detalhes. Ter sempre um sketchbook ao alcance da mão vai fazer você subir muitos degraus nessa jornada. O que nos leva ao terceiro passo…

3) Comece a praticar. Muito!

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

De que adianta ter o melhor sketchbook do mercado se ele fica jogado em um canto do seu quarto? O segredo para se tornar um desenhista de respeito é a prática. Por isso, pratique muito!

Lembre-se que praticar é um hábito. E, como todo hábito, é preciso tempo para que ele fique enraizado em seu cérebro.

Muitos começam bem, mas logo acabam deixando a prática de lado, porque se distraem com outras atividades. Por isso, preste muita atenção à próxima dica:

4) Aprenda a ter disciplina

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Por mais que você goste de desenhar, vai chegar uma hora em que o futebol, o videogame ou aquela série na Netflix vai te fazer deixar a prática de lado. Muito cuidado com isso!

Você precisa montar uma rotina de treino, de pelo menos 30 minutos ao dia. É muito melhor você praticar desenho por um curto período, mas todos os dias, do que fazer uma super maratona de várias horas, mas apenas uma vez ao mês.

A cada desenho praticado você começará a melhorar suas técnicas e definir seu estilo. Por isso, mesmo que você seja preguiçoso ou goste de empurrar as coisas com a barriga, lute para manter uma rotina. Sem disciplina você não conseguirá atingir seus objetivos.

5) Use o material que você tem no momento

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

  1. Não fique esperando aquele lápis ou aquela caneta dos sonhos para só então começar a desenhar.
  2. Lembre-se que até mesmo uma simples caneta esferográfica pode ser o suficiente para você treinar.
  3. Lembra-se do artista Johannes Siemensmeyer que faz belos desenhos utilizando somente canetas tradicionais como material de trabalho?

6) Não desenhe sempre as mesmas coisas

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

É ótimo ter um estilo próprio, mas não foque somente nisso. Se você gosta de desenhar pessoas, treine também desenhando cenários.

Se você é fã de animes e curte desenhar mangás, experimente também desenhar outro estilo bem diferente do que está acostumado, como doodles, por exemplo.

Não se feche somente para seu mundo. Um bom desenhista está aberto para conhecer e testar novas técnicas e, inclusive, novas temáticas.

E falando em temática…

7) Experimente criar séries de desenhos

Como Aprender a Desenhar: 12 Passos (com Imagens)

Está sem ideias sobre o que desenhar? Que tal criar uma série específica para guiar seus desenhos?

Por exemplo, a artista russa Polly desenhou uma série de ilustrações onde retratou os personagens de Bob Esponja com características humanas. E o ilustrador Aaron Zenz fez uma série onde recria diversos monstros desenhados por crianças.

Você pode seguir a mesma linha e pensar em uma temática específica para fazer seus desenhos.

Isso vai criar uma expectativa saudável em ver a série completa e te fazer ter vontade de desenhar mais.

8) Não tenha medo de usar referências

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*