Como aprender a amar seu cabelo encaracolado: 13 passos

Babadeiras do RJ

O tempo em que você precisava alisar seus cabelos para se sentir bonita e aceita está ficando para trás. Existe um crescente movimento de mulheres que escolhem quebrar o padrão e deixar de alisar os fios para colocar o volume dos crespos, cachos e ondas em evidência.

É importante entender que você é livre para usar seu cabelo como bem entender, e isso inclui alisá-lo se essa for sua vontade. Mas, se o que você quer é ter seu cabelo natural de volta, vamos te dar todas as dicas necessárias para passar pela transição capilar.

O que é transição capilar?

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

iStock

A profissional Mayara Ferreira Costa do Cabelaria, salão especializado em ondulados, cacheados e crespos, explica que a transição capilar é o período em que a pessoa deixa de fazer químicas transformadoras no cabelo, como escovas progressivas e definitivas. O objetivo é deixar que os fios cresçam em sua forma natural, sem relaxamentos e alisamentos.

Quanto tempo dura a transição capilar?

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

iStock

Mayara também esclarece que o tempo de transição varia em cada caso, “geralmente temos duas opções: a pessoa pode ir deixando o cabelo crescer e ir cortando ate atingir um comprimento ideal ou faz o Big Chop”. Dessa forma, a transição pode levar alguns meses e há quem leve anos, depende de quanto tempo você deixará seu cabelo natural crescer até cortar a parte alisada.

Transição capilar: cronograma

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

Dicas de Mulher

O cronograma capilar é uma programação de cuidados com os cabelos. Ele passa por três fases: hidratação, nutrição e reconstrução. Aprenda como funciona cada fase e saiba como fazer o cronograma:

  • Hidratação: serve para repor a água do fio, o que garante que o cabelo fique mais macio e maleável. Os componentes ideais para essa etapa são aqueles com extratos vegetais, como frutas, babosa, o pantenol e as vitaminas. Pode ser feita duas vezes na semana.
  • Nutrição: para recuperar fios opacos e ressecados, a nutrição se ocupa de repor a oleosidade e os lipídios do cabelo da raiz as pontas. Os produtos nutritivos são aqueles que possuem em sua composição manteigas, óleos vegetais puros como coco ou argan, e tutano. A frequência da aplicação é de uma vez na semana, em excesso pode deixar o cabelo pesado e oleoso.
  • Reconstrução: traz força aos cabelos a partir da reposição da massa e da queratina capilar. Os componentes que trabalham na reconstrução dos fios são a queratina, cisteína, creatina, colágeno, arginina, proteínas e aminoácidos. Nos cabelos mais danificados, indica-se até duas reconstruções por mês. Quando feita em excesso, deixa fios opacos e rígidos, o que pode ocasionar uma quebra.

Proposta de cronograma

  • Primeira semana: uma hidratação, uma nutrição e uma reconstrução
  • Segunda semana: uma nutrição, uma hidratação e uma nutrição
  • Terceira semana: uma hidratação, uma nutrição e uma reconstrução
  • Quarta semana: uma hidratação, uma nutrição e uma hidratação

Por causa da química, durante a transição os cabelos ficam muito frágeis. É importante repor todos os nutrientes para que seu cabelo natural cresça forte e saudável.

Big Chop

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

iStock

O termo Big Chop vem da língua inglesa e em português significa “grande corte”. É o corte de cabelo que retira toda a parte quimicamente tratada das madeixas, ele é o que marca o fim transição capilar e por isso é tão importante.

Cortar os cabelos pode ser um momento delicado, principalmente para quem está em processo de aceitação e reconhecimento de seu cabelo natural. Por isso, não tenha pressa! Faça o Big Chop quando estiver se sentindo pronta e segura, é uma decisão que só cabe a você.

Dicas para a transição capilar

Nada melhor do que ouvir quem já passou por esse processo e entende do assunto. Veja as dicas que as blogueiras cacheadas têm para te dar:

Dicionário da Transição Capilar, por Ana Lídia Lopes

A youtuber Ana Lídia explica uma lista de termos comuns no universo da transição capilar, das crespas e cacheadas. Você sabe o que é day after? Dedoliss? Bigudinhos? Assista ao vídeo e descubra!

5 dicas importantes pra quem está na transição, por Juliana Louise

Nesse vídeo, cinco dicas práticas para a transição. A quantidade de hidratação necessária, cortes de cabelo, texturização, produtos e mais. Bora conferir?

Duas texturas na transição capilar, por Amanda Mendes

Amanda Mendes traz um bate bapo sobre algo muito importante para lidar com a transição capilar: paciência! A influencer conta sua história e dá dicas para diminuir a ansiedade pelo fim do processo.

Bigudinho para cachos em transição, por Juliana Louise

A texturização com bigudinhos é uma ótima opção para igualar as texturas do cabelo durante a transição. Juliana Louise mostra um tutorial da técnica que pode transformar seu visual. Vale apostar!

Texturização com coquinhos, por Luany Cristina

Nesse vídeo, Luany Cristina mostra o passo a passo da texturização com coquinhos, indica os melhores produtos e como finalizar o cabelo. O resultado fica muito parecido com um babyliss mas sem os danos do calor. Incrível, né?

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos Veja também Cabelos cacheados: os melhores penteados e cuidados especiais

Texturização com papel higiênico, por Carol Mamprin

Carol Mamprin mostra como texturiza os cabelos em transição usando papel higiênico e dá uma dica de produto para ajudar no processo. É preciso ter paciência para enrolar mecha por mecha, mas o resultado vale a pena.

Rotina de cuidados na transição capilar, por Sarah Oliveira

Nesse vídeo, Sarah Oliveira conta como você pode incorporar cuidados com os fios em transição na sua rotina. Como lavar os cabelos durante o banho, hidratações, técnicas de lavagem, produtos e muito mais.

Scab hair: o que é e como lidar, Ana Lídia Lopes

Scab hair é um cabelo danificado que aparece durante a transição e nos primeiros momentos pós big chop. Nesse vídeo, a Ana conta sua experiência com scab hair e dá cinco dicas para driblar o cabelo poroso e sem definição.

Saber qual é o seu tipo de cabelo pode ser muito útil na hora de escolher produtos e tratamentos! Nesse vídeo, Luciellen Assis explica os tipos do 1 ao 4c e conta como é comum que crespas e cacheadas tenham mais de uma textura de cabelo.

O que fazer pós big chop, por Silvia Carter

E depois que a transição acaba, o que fazer? Silvia Carter conta como lidou com o cabelo depois do big chop. A youtuber também dá dicas para tratar os fios, técnicas, produtos e hábitos que vão turbinar a saúde de seu novo cabelo.

Gostou? Essas dicas vão te ajudar a lidar com o período delicado que é a transição. Lembre-se que é importante aproveitar e cuidar de seu cabelo em todas as suas fases.

8 produtos indicados para transição capilar

Você já sabe que é importante redobrar os cuidados com o cabelo durante a transição. Agora, veja uma lista de produtos ótimos que vão te apoiar nessa missão.

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

Dicas de Mulher

  1. Condicionador Novex Meus Cachos Bomba Cachos 300ML
  2. “No enxague, meus fios derreteram e consegui sentir bem o aspecto de cabelo nutrido, graças aos vários óleos na composição.” – Vanessa Vasconcellos

  3. Creme para Pentear Seda Boom Crescimento Transição 1000g, na Ikesaki
  4. “Meus cachos ficaram bem definidos e parecidos com o que era antes começar a alisá-los.” – Mariana Viglio

  5. Máscara de Tratamento #tôdecacho 500gr
  6. “A máscara realmente desembaraça os fios, o que é um ponto superpositivo, na minha opinião, tem textura consistente e, além disso, um cheiro maravilhoso.” – Deborah Sant’Anna

  7. Gel Novex Meus Cachos Texturizador 300ML
  8. “Esse é quase líquido pra ser bem suave e te ajuda a modelar melhor o cabelo na texturização (que pode ser dedoliss, coquinho, no papel alumínio). Ele memoriza os cachos, ou seja, ajuda os fios a manterem aquela forma mesmo depois de alguns dayafter.” – Carla Lemos

  9. Óleo Umectado Salon Line #TODECACHO Rícino Puro 100ml, na Ikesaki
  10. “Brilho. Isso mesmo. Muito brilho! O cabelo fica brilhante com o uso do óleo de rícino. É possível observar a ação terapêutica do óleo logo na primeira semana de tratamento.” – Vanessa Sial

  11. Máscara Acquaflora Hidratação Reconstrutora 250ml, na Ikesaki
  12. “O bom dessa mascara é que não é necessário deixar agindo por muito tempo e nem colocar touca térmica, basta deixar agir por alguns minutos após a lavagem e pronto. Meu cabelo ficou superhidratado, brilhoso e leve, e mais escuro, sinais de que realmente nutriu meus fios.” – Michele Passa

  13. Yenzah Sou+Cachos Umectante – Máscara de Nutrição 480g, na Beleza na Web
  14. “A Máscara é bastante nutritiva e deixa o cabelo bastante brilhoso e sem frizz. Sem contar que ela deixa os cachos bastante maleáveis e macios.” – Ster Nascimento

  15. Shampoo Novex Meus Cachos Bomba Cachos 300ML
  16. “Como já disse, não notei ressecamento e muito pelo contrário, o shampoo deixou meu cabelo macio e brilhante.” – Lívia Teodoro

Leia também:  Como bloquear um aplicativo ou .exe de ser executada no windows

Aqui, a dica é criar o hábito de ler o rótulo dos produtos. Dessa forma você consegue identificar os componentes e adquirir aquele que seu cabelo precisa. Por exemplo: o óleo de rícino além de nutrir, estimula o crescimento dos fios.

Transição capilar: antes e depois

É normal que durante a transição você sinta algum desanimo, afinal o processo leva tempo. Confira essas incríveis fotos de antes e depois que vão te inspirar a se apaixonar pelo seu cabelo natural.

1. A diferença é inacreditável

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

Carol Soares

2. Você vai se transformar em uma nova mulher

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

Desirée Santana

3. E a mudança é externa e interna

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

GISELE CIDADE

4. Ninguém pode tirar sua escolha de ter um cabelo natural

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

JULIA MARTINS

5. Pois você é livre e linda de todas as formas

Cachos da Samy

6. A transição leva tempo, mas o resultado vale cada minuto

Jessie Cox

7. Por isso, aproveite esse momento

Thaysa Costa

8. Cuide de seu cabelo e de si mesma

Lavínia Lacerda

9. Você vai aprender a amar seu crespo, seus cachos e suas ondas

Lueila Flavia

10. E vai ter uma lição sobre autoestima e identidade

Gerlayne

É importante se motivar e ter força de vontade. Imagine que um dia você terá um antes e depois tão legal quanto esses!

Penteados para transição capilar

Os penteados podem ser fundamentais. Eles são as melhores maneiras de disfarçar as texturas do cabelo durante a transição. Veja essas lindas inspirações!

11. Turbantes, lenços e bandanas! Eles incrementam o visual e são amigos da transição

Cecília Boechat

12. As tranças são penteados simples de fazer, aposte em um boné para complementar

Carla Lemos

13. Penteados protetores, como as tranças, podem ser seus melhores amigos

Luci

14. Com dreads de lã você fica linda e esconde as duas texturas

Nátaly Neri

15. E que tal twists? Eles podem ser usados como penteado e como texturização

Nátaly Neri

16. Você pode usar um penteado com twists em um dia e no outro soltar o cabelo texturizado

Ashly Rodriguez

17. Esse torcidinho na raiz fica um charme!

Nanda Soares

18. Puxe o cabelo para trás com um lenço, é prático e bonito

Cindy Britto

19. Faça um rabo de cavalo baixo e torça por dentro do próprio elástico. Fofo!

Bárbara Cavalcante

20. Desapegue do cabelo certinho! Penteados despojados combinam com o cabelo em transição

Bruna Vieira

Uma boa dica é dormir com alguma técnica de texturização. No dia seguinte você finaliza com um penteado e fica pronta para arrasar!

Passar pela transição não é simples, afinal, não se trata só de cabelo. É também uma questão de identidade e autoestima. Entenda que cada processo é muito particular e aproveite cada fase. No fim, cultivar o amor-próprio é sempre a melhor dica.

Como deixar o cabelo cacheado: Melhores dicas, truques e segredos

Oi, meninasss… tudo bem com vocês? Hoje eu vim falar de um assunto que tenho certeza que vocês vão amar: como deixar o cabelo cacheado ainda mais bonito… se é que isso é possível! Afinal, nossas molinhas são lindas mesmas e com os cuidados certos ficam mais maravilhosas né?! Bora lá?

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

Invista em hidratação

Independentemente se for 2ABC (ondulados), 3ABC (cacheados) ou 4ABC (crespos), esses tipos de curvaturas precisam de mais hidratação que os cabelos lisos, por exemplo.

Isso acontece porque os cachos e crespos têm mais dificuldade de fazer com a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo chegue até as pontas, tornando-as mais secas.

Por isso, o ideal é hidratar as madeixas toda vez que você lavar os cabelos, ou ao menos uma vez por semana.

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

Adote um cronograma capilar

O cronograma capilar também é uma excelente opção para quem tem as famosas molinhas. Pois ele é capaz de não só hidratar, como nutrir e reconstruir os fios cacheados. Tudo isso porque devolve água, lipídeos e massa capilar que foram perdidos por diversos fatores no dia a dia. Invista neste tratamento.

Mantenha uma boa alimentação

É claro que não importa quais ou quantos produtos e técnicas você usa no seu cabelo, se você não se alimenta bem.

Certamente os cuidados externos potencializam e auxiliam os fios a crescerem mais rápidos e saudáveis, porém, uma alimentação balanceada faz toda a diferença também.

Se achar necessário, consulte até um médico para realizar exames de sangue e avaliar a sua saúde como um todo.

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

Melhor forma de levar e manter os cachos

Para todo tipo de cabelo, o ideal é lavar os fios sempre com água morna ou fria. Eu gosto de lavar com água morna (porque sou filha de Deus e banho quentinho é sempre bom! ♥ rsrs). Porém, no último enxágue procuro usar água fria para dar mais brilho as madeixas. Dica: água muito quente resseca os fios e não precisamos disso né?!

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

Cuidados com o couro cabeludo

Na hora de lavar o cabelo, cuide de você também. Então que tal uma massagem no couro cabeludo? Nada de esfregar ou usar as unhas. Use as pontas dos dedos, com movimentos firmes e circulares. Ajuda na limpeza e ativa a circulação no couro cabeludo, ajudando até no crescimento saudável dos fios!

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

Invista nos produtos certos

Quando eu era pequena, usava leave-in, shampoos e condicionadores para o cabelo liso. Sim! Na minha cabeça (que ainda não aceitava os cachos), eu achava que isso alisaria meus fios. Obviamente (e graças a Deus) isso não aconteceu.

O que acontecia mesmo era o cabelo ficar sem forma, sem definição e cheio de frizz. Por isso, use os produtos certos para o seu tipo de curvatura. Hoje em dia o que não faltam são opções maravilhosas para deixar o hair hidratado e definido.

Leia também:  Como aplicar uma maquiagem duradoura para o verão

Basta olhar na embalagem do produto e arrasar!

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

Finalização e texturização

Se você não sabe como finalizar os seus cachinhos e crespinhos, não tem problema! Nada que uma boa finalização com aquela texturização capilar MARA não resolva.

Eu por exemplo, sou apaixonada pela fitagem! Para mim, ela é a melhor forma de finalizar o hair já que ativa e define muuuito (muuuito mesmo) os cachos.

Amo usar uma misturinha de ativador de cachos + creme para pentear + óleo de argan (nas pontas). Fica a dica hein?! Existem outras texturizações maravilhosas também como:

  • Dedoliss;
  • Twist;
  • Bigudinhos.

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

Evite secar com a toalha

Na hora de sair do banho e secar os cabelos, evite a toalha! Dê preferência a uma camisa de algodão. A toalha além de estimular o frizz, deixa os cabelos com aquele aspecto seco que a gente detesta.

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

Como pentear o cabelo corretamente

A menos que você queira um cabelo bem, mas bem armado e sem definição, penteie ele seco. Caso contrário, dê preferência a penteá-los sempre molhados. Claro que com muita delicadeza para não partir os fios (que estão frágeis quando molhados). Além de ajudar na definição, evita que eles se partam enquanto desembaraça.

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

Receitinha caseira

Aprenda a Amar seus Cachos – Eu e meu Cabelo – Acorda, Bonita! | Slow beauty, cosméticos naturais e moda sustentável

  • Sou APAIXONADA por cabelos cacheados!
  • Eles transmitem descontração, alegria, atitude e ousadia em qualquer look.
  • Sempre digo que os cachos são como crianças: requerem carinho, cuidado e atenção constantes para nos encherem de orgulho.
  • Entretanto, confesso que nem sempre pensei de tal maneira…
Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos
Meus Cachos – Foto da Matéria sobre o Ritua 3 Steps Deva Curl AQUI
  1. Lembro-me bem de quanto eu sofria por não ter o cabelo liso-escorregadio das coleguinhas da 4ª série.
  2. Lembro-me de desejar com todas as minhas forças poder fazer aquele singelo gesto de deslizar os dedos ao longo dos fios.
  3. Lembro-me de ensebar o cabelo com toneladas de creme até ficar com uma cabeça à lá Vaca Lambeu, pois achava não haver outra solução.
  4. Lembro-me dos rabos-de-cavalo e tranças MEGA apertadas as que mamãe fazia antes de levar-me para escola, as quais escondiam os cachos e me deixavam com “olhinhos de japonesa”.
  5. Lembro-me de não sair com amiginhas porque tinha vergonha de como meu cabelo estava.
  6. Flores, esta questão não é apenas estética.
  7. A não aceitação de algum atributo físico (seja cabelo, corpo ou rosto) acarretam sérios problemas de auto-estima os quais, por sua vez, podem desencadear outros problemas psicológicos ao ponto de paralisar a vida da pessoa.
  8. Depressão, Transtornos Alimentares, TOC e Síndromes são apenas alguns exemplos de distúrbios alimentados pela baixa estima.
  9. Ou seja, aprender a amar seus cachos vai muito além do visual, é também uma questão de saúde e qualidade de vida!
  10. Os meios de comunicação não contribuem nesta tarefa.
  11. Revistas, Sites, Televisão e Editoriais inundam nossos olhos com padrões de beleza photoshopados surreais.
  12. Propagandas de shampoo sempre ostentam modelos cujas madeixas são mais lisas e escorregadias do que chão encerado.
  13. Logo, naturalmente vem o pensamento “Se este é o tipo de cabelo mostrado, este é o tipo de cabelo que devo ter para ser bonita”.
  14. Ledo engano…
  15. Deus é o Visagista Mor, ele lhe deu aquilo que melhor se encaixa em você!
  16. Ainda bem que o povo gritou e hoje em dica cada vez mais Celebs desfilam por aí com ondas ao natural.

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos

  • Flores, o tempo foi passando, o conhecimento aumentando e a “vergonha” foi substituída pelo orgulho de ostentar uma cascata de cachos, a qual até transformou-se na “Marca Registrada” da Ka.
  • Porém esta mudança não ocorreu num átimo.
  • O divisor de águas na minha relação com os caracóis ocorreu quando me convidaram para ser “Garota Propaganda” da Alfaparf, mais especificamente do Jeans Color.

Nunca fui modelo agenciada. Na realidade nunca quis investir nesta suposta carreira de modelo. Contudo, minha altura sempre chamou atenção (pois é, tenho 1,87m de altura! rs), por isso constantemente recebo convites para desfiles e editoriais.

  1. Mas isto é outra história…
  2. Quando comecei a fazer os trabalhos para Alfaparf eu tinha 12 para 13 anos.
  3. Fui introduzida á diversas técnicas, como o corte a seco, o qual salvou minha vida capilar!
  4. Aprendi com os profissionais da marca altas dicas e, além disso, aprendi a amar meus cachos!
  5. Aprendi que cabelo cacheado DEVE ter volume.
  6. Não adianta brigar contra o volume natural dos caracóis.
  7. Aliás, cabelo cacheado sem volume é igual “Amor sem Beijinho, Bochecha sem Claudinho”.
  8. Aprendi que nossas madeixas requerem carinho e “alimento”.
  9. Aprendi que bons produtos fazem a diferença.
  10. Aprendi a simplesmente usar minhas madeixas da maneira que elas são!

Deste então foi só elogios!!!

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 Passos
Eu após um Big Shop feito para salvar os Curls da descoloração platinada. Um ano de Cabelo Platinado ACABOU com a definição dos cachos…

Flores Cacheadas, num post maravilhoso da Nica ela escreveu:

“O seu cabelo não é duro, o seu cabelo não é palha, o seu cabelo não precisa ser domado – ele não está fora de controle. Pare de achar que o seu cabelo não tem solução – ele não é um problema, para início de conversa! Seu cabelo apenas não é liso.”

(Leiam o post completo AQUI.)

Concordo em gênero, número e grau com tudo aquilo escrito no post citado (Nica, Beijo pra você!).

A partir do momento em que aceitamos esta simples informação “Seu cabelo apenas não é liso”, nossa forma de olhar e lidar com os cachos muda COMPLETAMENTE.

Por sorte eu tive quem me oferecesse o pontapé inicial para começar a amar meus Curls ANTES de pensar em alisar as madeixas (God Bless!).

  • Engana-se quem pensa que recorrer aos alisamentos “milagrosos” é solução.
  • Pelo contrário, cabelos cacheados são tão frágeis que os alisamentos podem até trazer mais complicações.
  • Há quem diga que cabelos cacheados são muito trabalhosos, por isso preferem alisar.
  • Sim, cabelos cacheados requerem cuidados extras.
  • Porém cabelos alisados costumam dar ainda mais trabalho!
  • Retoques constantes, quebras inerentes, horas de chapinhas e escovas etc.
  • Sem contar que o alisamento NÃO fará seu cabelo nascer liso e dificilmente resultará num aspecto natural…
  • Flores, Libertem seus Cachos e descubram as maravilhas dos caracóis!
  • Sei que é difícil começar.
  • A maioria dos “profissionais” é desinformada no que concerne ao tratamento de cabelos cacheado.
  • Todavia, jogue-se nas pesquisas!

Passo-a-passo para quem quer assumir o cabelo crespo

2015 já começou e com ele nasce a vontade de mudanças, novos desafios, novo visual… Enfim, vontade é o que não falta, mas muitas vezes não colocamos nossos planos em prática por preguiça, medo ou até por não saber por onde começar.

Isso acontece com muitas pessoas que decidem por não mais alisar (relaxar, progressivar e adjacentes) o cabelo. E se você é uma dessas pessoas, mas não faz ideia o que signifique transição, BC, cronograma capilar ou como se livrar da quimica, esse post é para você 😀

No passo-a-passo como assumir o cabelo crespo a seguir , irei listar as principais dúvidas e tudo que você precisa saber para livrar da quimica. Todos prontos? Bora?

Leia também:  Como armazenar óleos essenciais: 12 passos (com imagens)

Como Aprender a Amar seu Cabelo Encaracolado: 13 PassosImagem: IRDEB Bahia

1- Sim, seu cabelo vai voltar a ser como era antes

Você pode ter relaxado e usado o componente químico mais pesado que for, mas isso não vai mudar que o seu cabelo é crespo naturalmente. Ou seja, os novos fios que nascerem voltarão a ser como eram antes.

Atualização importante: O nosso cabelo muda muito com o tempo, porém se ele for crespo ele voltará a ser. Muita gente alisa o cabelo desde criança e não se lembra exatamente como eram os fios, relaxe e dê tempo ao tempo. Quando o cabelo novo começar a nascer você começará a perceber as características dele.

E, pasmem, cada cabelo é um cabelo! Mesmo sendo crespo. Uns cacheiam mais, outros menos. Uns tem mais volume e assim vai. E aqui vai uma dica essencial para você assumir o seu cabelo crespo: aceite-o como ele é!  Não adianta entrar na transição para depois querer cachos perfeitos ou cachos que não são seus.

Cabelo bonito e bem cuidado, sim. Ditadura da perfeição, não!

Sugestões de leitura: Tipo de Cacho – como identificar o seu + dicas , A ditadura do cacho perfeito , Eu não sou a Taylor Swift , O cabelo tipo 4 e a hierarquização da textura capilar

2-  Preciso cortar a parte alisada?

Como a química alterou – e danificou- os fios que estão hoje no seu cabelo, esses nunca mais voltarão a cachear. Portanto, você precisará cortar a parte com química, sim, para ser livrar desse cabelo. Você tem dois caminhos a seguir:

  •  Encarar e partir para o BC (big chop – grande corte). Antes de qualquer coisa, pare, respire e se empodere. Mulher de cabelo curto é LINDA SIM! É feminina SIM! Pode SIM!

Sugestões de leitura:  BC – O que é e por que fazer?  , Por que tanto medo do BC, afinal? BC: Aceitação x Aprovação , 4 dicas para driblar a insegurança do BC , O Scab Hair existe? O que é e como tratar o cabelo pós BC, Cortei o cabelo e não gostei, e agora? , Cabelo curto também é bonito , 6 motivos para não passar tanto tempo em transição e fazer logo o BC , Salões para cabelos crespos e cacheados – indicações das leitoras , Entrevista com Sabrinah Giampá, da Garagem dos Cachos , Receita para ter um cabelo cacheado perfeito

  • Não cortar, encarar a duas texturas do cabelo e deixá-lo crescer bastante para depois fazer o BC ou ir cortando aos poucos.

Sugestões de leitura: Transição capilar – o que é? , 6 coisas que não te contaram sobre a transição , Como sobreviver a transição capilar, Como abaixar e disfarçar a raiz do cabelo sem usar químicas, 10 coisas que transitetes não devem fazer , Tranças na transição capilar , Box Braids – Tranças sintéticas , As melhores texturizações para o tipo 4  ,  Não deixe que diminuam sua dor – Transição Capilar e Feminismo , Papo 4c; transição capilar, cabelo crespo, produtos capilares e racismo ,

3- Como cuidar da parte danificada e do novo cabelo que está crescendo?

Todo cabelo crespo, independente do tipo de cacho, é naturalmente mais ressecado que o cabelo liso, pois o formato de mola dos nossos fios impendem que a oleosidade natural da raiz chegue às pontas. Além disso, químicas, chapinha, água quente, vento, shampoo, ressecam os fios. Portanto, você precisa saber que:

  • A nutrição dos fios vem de dentro para fora, então, se alimente bem!

Sugestão de leitura: Cronograma Alimentar – Aprenda a nutrir os fios de dentro para fora

  • Alguns componentes dos shampoos fazem mal aos fios, por isso foram criadas rotinas que utilizam produtos que não utilizam esses componentes. Nem todo mundo se adapta a essas rotinas, chamadas Low Poo e No Poo e você não precisa fazer logo de cara, pois é muita informação mesmo. Mais saiba que existe e se informe aos poucos.

Sugestões de leitura: Descomplicando o Low Poo , O que é No Poo , Perguntas frequentes sobre as técnicas Low Poo e No Poo , Vilões Capilares: Conheça os 3 componentes que não podemos usar!

  • Muita gente diz que o cronograma capilar é uma grande mentira, que o importante é não danificar os fios e não tentar tratá-los depois que já estão danificados. Até concordo, mas dizer que o cronograma capilar não traz efeitos positivos no cabelo, mesmo que temporariamente, seria negar os efeitos positivos que eu mesma tenho sempre que faço alguma das etapas.

Sugestões de leitura: Cronograma Capilar – SOS Cabelo , Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? , Como hidratar o cabelo corretamente? , Umectação capilar: o que é, como fazer e benefícios para o cabelo , Aprenda a usar óleos vegetais no cabelo

4- Quais produtos usar?

  • Use produtos próprios para cabelos cacheados. Dê preferência aos produtos que hidratam os fios
  • Se tiver afim, volte no tópico anterior, leia sobre o Low e No Poo e siga a técnica.
  • No blog temos diversas resenhas de produtos (liberados e não liberados para as técnicas acima citadas) e diversas receitas caseiras para você se divertir em casa!

Sugestão de leitura: Produtos para transição capilar

5- Ainda não tem certeza se quer largar a química?

Bem, essa é uma decisão que deve partir única e exclusivamente de você! Se você não quer parar, não pare. O cabelo é seu.

Não volte porque “está na moda ter cabelo cacheado”, volte porque você quer e faz parte da sua identidade. Volte porque nunca engoliu o fato de não se sentir bonita sendo quem você é.

Não é uma ditadura do cabelo crespo, é o amor pelo cabelo crespo. E isso leva tempo. É uma transição, é aceitação 😉

Como sugestão de leitura para quem está em dúvida: Existe alguma forma segura de fazer “escovas progressivas” ? , Relaxamento e permanente também são químicos! O cabelo cacheado é o patinho feio da nossa sociedade , Cabelo Cacheado: identidade ou modinha? , 7 motivos para assumir o cabelo cacheado/crespo , Por que assumir os cachos é um ato político? , Como incentivar sua mãe a usar o cabelo natural  , Relacionamento Amoroso e Transição Capilar – um capítulo a parte , Posso alisar meu cabelo?

Se você tem certeza que quer voltar ao seu cabelo natural, conte com o Cacheia para tirar suas dúvidas sobre BC e transição! Se você não tem e quer conversar, conte com a gente também!

😉

#DicasBônus

  1. Não use chapinha durante a transição. Ela resseca os fios.
  2. Beleza Natural (o tal BN), relaxamento e permanente também são químicas. E, não, você não precisa abrir seus cachos nem tirar o volume do seu cabelo.
  3. Vá com calma. Mergulhe em cada passo, leia cada post com atenção, organize suas ideias e entenda que não é só o seu cabelo que está transição, é você!
  4. Quando decidimos parar de alisar, não imaginamos que existem tantas meninas vivendo a mesma coisa e que elas já tem muito a nos ensinar e compartilhar. Aproveite isso! Sugiro o grupo Cacheadas em Transição. (Mas, né, antes de sair perguntando tudo, LEIA, pesquise, se intere sobre o assunto!)
  5. Você vai ficar surpresa com a quantidade de técnicas e nomes que existem e que falamos o tempo todo. Não deixe de ver o Dicionário Cacheado, do Cacheia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*