Como aplicar uma maquiagem duradoura para o verão

Durante o Verão a transpiração e o suor atrapalham a cobertura da pele; a pálpebra tende a ficar mais oleosa, impedido a fixação da sombra, e o rímel insiste em escorrer. A especialista em beleza Penha Arraz, do Spazio Penha Arraz, destaca técnicas e produtos específicos que são capazes de driblar o aspecto brilhante e conseguir um visual perfeito por horas.

“A preparação da pele é fundamental para a durabilidade da maquiagem, já que a sujeira dificulta a penetração dos produtos e produz oleosidade. Sabonete, tônico e hidratante são produtos essenciais para a assepsia facial”, declara Penha.

Outra dica importante é optar por bases e corretivos com formulações livres de óleo e de cobertura leve. Assim, não obstruem os poros nem causam a sensação de derretimento na pele. Além disso, base de efeito mate é uma ótima sugestão para segurar a oleosidade.

Como Aplicar uma Maquiagem Duradoura para o VerãoA proprietária do Spazio Penha Arraz deu dicas importantes para arrasar na maquiagem. – Foto: Divulgação

Além de garantir uma boa cobertura, o pó compacto é um ótimo aliado para os momentos em que a maquiagem começa a dar sinais de que não está aguentando as altas temperaturas. Para os retoques priorize a região da testa, nariz e queixo, conhecida como “zona T” do rosto e abaixo dos olhos.

Uma dica ideal para evitar os borrões são os itens à prova d’água. Segundo Penha, as máscaras, lápis e delineadores com esse tipo de formulação têm uma melhor fixação e suportam o suor.

“Nos dias mais escaldantes, o ideal é não passar máscara nos cílios inferiores, pois assim evita o efeito panda. Já no caso de delineadores, opte pelos em gel que borram menos”, aconselha ela.

Já em relação ao blush, a opção em creme é a ideal para manter a pele com um aspecto mais corado. Durante a aplicação, dê batidinhas com as pontas dos dedos para aplica-lo. Os tons pêssego e terracota garantem um efeito de bronzeado perfeito.

Como Aplicar uma Maquiagem Duradoura para o VerãoAplicar um blush mais rosado deixa a pele mais corada no verão. – Foto: Divulgação

Outra dica para manter uma aparência saudável e natural são os iluminadores. Eles são ideais para ressaltar áreas específicas do rosto, como as maçãs e ponta do nariz, deixando assim um aspecto leve.

A especialista Penha Arraz declara que os fixadores ajudam a manter a maquiagem no lugar. “O toque final da maquiagem fica por conta dos fixadores. O produto sela toda a maquiagem fazendo com que dure mais que o normal. Por se tratar do Verão, prefira os fixadores em aerossol”, finaliza.

Como fazer a maquiagem durar mais no verão? Dicas aqui!

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Make de verão (Foto: Mar+Vin/Arquivo Glamour)

Oleosidade, transpiração, make que borra… O verão pode ser mesmo um desafio. Mas existem alguns segredinhos para manter a maquiagem em ordem. E sabe qual lemba devemos entoar na temporada? “Menos é mais”! Quem ensina é a maquiadora Amanda Schön, um dos nomes mais quentes da beleza atual. Segundo ela, excesso de produto costuma sair mais fácil.

+ 6 tendências de maquiagem para o verão 2019+ 8 inspirações lindas de maquiagem e cabelo para o verão+ 4 passos para fazer a maquiagem durar mais tempo no verão

“As pessoas têm impressão de que, se você tiver um rebocão, vai segurar mais a maquiagem. É ao contrário. São mais produtos para reagir, derreter, tapando os seus poros e fazendo sua pele transpirar e lutar contra isso”, opina.

Além disso, vale lembrar que a textura do verão é uma pele com cara de saúde, o que não pede muitas camadas. “Deve ser bem iluminada, natural e leve. Definitivamente não é matte. É algo entre o matte e o super oleoso glow. Fica no meio do caminho, um cremoso um pouco mais sequinho”.

Dito isto, vamos aos detalhes que fazem toda a diferença!

Se você já costuma fazer algum preparo pré-make, no verão é tempo de redobrar os cuidados nessa etapa. Além de limpar, hidratar e tonificar bem a pele, Amanda indica incluir o protetor solar na equação – existem hidratantes com fator de proteção! “Vale a pena dar uma olhada no quanto você está protegida nos produtos que você já usa diariamente”. 

Outra dica dela é o óleo vegetal. “Gosto de usar óleo vegetal para hidratar porque ele cria um filme protetor, como se fosse um primer, que ajuda a proteger a pele, impedindo que os produtos entrem tanto nos poros”

Make de verão (Foto: Mar+Vin/Arquivo Glamour)

Bye, bye, base!

Assim como usamos menos roupas no verão, a maquiagem deve ser leve e, dê preferência à prova d’água ou de longa duração (batom, máscara para cílios, lápis de olho, etc).

A beauty artist acredita que a base é um produto dispensável. “Não precisamos dessa camada, tampando todos os nossos poros e não deixando a pele respirar.

Quanto mais levinha a maquiagem, mais tempo vai durar, fora que o resultado ‘easy going’ tem mais a ver com a estação”.

+ Protetor solar: tudo que você precisa saber para cuidar da pele no verão+ Pele oleosa exige cuidados especiais no verão+ Exagerou no bronze? O que fazer quando a pele começa a descascar

Para ajudar você a “se despir’ do excesso de make, Amanda recomenda trocar a base por BB Cream. E há uma técnica para ele durar no calor: aplique (pouco produto, ok?) com as mãos higienizadas ou com esponja beauty blend, que deve estar úmida.

“Não pode estar seca, pois isso ajuda tanto a esponja a sugar completamente o produto que você tá colocando, quanto na integração do produto com a pele”, diz.

Você também pode umedecer essa esponjinha com fixador de maquiagem e conseguir uma cobertura mais duradoura. 

Como aplicar o BB Cream

Além da esponja molhada, Amanda tem um segredinho na aplicação. Ela gosta de começar neutralizando o centro do rosto para depois esfumar para o restante da face. “Vou espalhando para o restante do rosto, então fica mais leve e pouco produto. Você continua tendo os contornos naturais, luz e sombra natural do seu rosto, sem precisar trazer isso de novo com outro produto”. 

Outra dica é empurrar o produto contra a pele, fazendo ele se integrar melhor e durar mais do que só passar o produto com o pincel. “Se for usar as mãos, você pode aplicar o fixador de maquiagem antes e aí você usa o BB Cream. E também pode passar no final, se preferir”. 

Quando o make já não está mais aquelas coisas, a primeira coisa que vem a nossa mente é reaplicar produtos. Mas isso vai contra o lema do verão “menos é mais”. No lugar de mais uma camada, Amanda ensina a recuperar o produto que você já tem na pele. “Se a sua maquiagem já está indo para o saco e você vier com mais make em cima, não vai ficar bonito, vai acumular produto”.

+ Olho gatinho: como fazer um delineado colorido, desconstruído ou geométrico+ Como preparar a pele para a maquiagem em 5 passos+ Make bronzeada e iluminada? Nathalie Billio ensina um passo a passo

Para evitar o visual pesado, o bacana é revitalizar o make, “dar um fresh”. Por isso, leve sempre na bolsa um sprayzinho de fix plus ou bruma de hidratação na bolsa, que são muito bem-vindas nesta temporada.

A técnica da maquiadora é a seguinte: borrife o fix plus ou a bruma no rosto e, em seguida, reorganize o BB Cream e o corretivo que já estão na sua pele. “Pode ser com a mão ou com a esponja, coloque ele de volta ao lugar”.

  Depois disso, se você ainda precisar de algum retoque, daí sim é o momento de colocar algo a mais.

Usa base e corretivo? Fique atenta porque o tom da sua pele muda no verão (e muito!). Ou seja, você vai precisar investir em produtos com um tom mais escuro. “Mesmo que você tome um super cuidado com o sol, não se exponha de jeito algum, esteja sempre com protetor solar e chapéu. Ainda assim muda um pouco”, diz.

Curte o conteúdo da Glamour? Ele também está no Globo Mais, o app que é muito mais do que uma banca. Nele você tem acesso a um conteúdo exclusivo em tempo real e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

Truques de beauté: 5 dicas para preparar a pele antes da maquiagem no verão

A preparação da pele é um dos passos mais importantes para garantir uma maquiagem perfeita e duradoura até nos dias de verão.

É verdade que as altas temperaturas da estação costumam ser responsáveis pela make derretida e o efeito borrado, tão temidos nessa época do ano, mas algumas dicas e truques de beauté ajudam a deixar a pele saudável e hidratada – o que se reflete diretamente no tempo de duração da produção. O melhor? A rotina de cuidados a seguir é muito fácil de colocar em prática. Confira!

1 – Lave o rosto com o sabonete certo

Pode até parecer óbvio, mas lavar o rosto com um sabonete adequado para seu tipo de pele é essencial – e, não, não é indicado aproveitar o mesmo produto que você usa para higienizar o restante do corpo nessa região específica. Para as donas de pele oleosa, esse processo pode ser repetido de 2 a vezes por dia para evitar o efeito rebote. A limpeza pode vir acompanhada de um tônico facial, que ajuda a retirar quaisquer impurezas ainda presentes.

2 – Faça compressas de gelo no rosto

As compressas de gelo são grandes aliadas no preparo da pele para receber maquiagem durante o verão.

É que além de controlar a oleosidade e diminuir inflamações, elas ajudam a fechar os poros – o que deixa o rosto mais uniforme e lisinho.

Leia também:  Como calcular amortização: 9 passos (com imagens)

A dica caseira é prática e muito simples: basta aplicar a compressa por alguns segundos e pronto! Depois, é só partir para o restante da preparação pré-make.

3 – Hidrate a pele (até a oleosa)

A hidratação é uma etapa fundamental no preparo da pele do rosto, mas há quem ainda evite esse tipo de cuidado por acreditar que creme hidratante e pele oleosa não combinam.

Como o calor do verão contribui para o ressecamento, é essencial repor a quantidade de água perdida pela pele após um dia de exposição ao sol e é aí que a importância da hidratação ganha força.

Dê preferência a produtos com textura leve e alta absorção para evitar um efeito pesado no rosto nessa época do ano.

4 – Aplique protetor solar sempre!

O uso do protetor solar é fundamental durante todo o ano e vira obrigatório com a chegada do verão. Um bom preparo de pele envolve cuidados para evitar os efeitos da exposição aos raios solares, assim como o controle da oleosidade ao longo do dia – e ambos são garantidos por um filtro com efeito sequinho e textura leve. Opções com cor são bem-vindas e dispensam o uso da base.

5 – Aposte em um primer

O primer tem tudo para virar seu melhor amigo no verão.

Assim como a compressa com gelo caseira, o produto de beauté minimiza os poros, deixa a textura da pele mais uniforme e ajuda a garantir que a base dure por mais tempo no rosto.

Opções com mais silicone em sua fórmula ajudam a segurar a oleosidade de forma mais efetiva, mas vale usar o que você já tem em casa para o efeito desejado.

(Por Bruna Vilar)

7 dicas para manter a make intacta no calor do verão

Com alguns truques e produtos certos é possível vencer o calor Pixabay

O verão ainda nem começou mas as altas temperaturas já estão colocando todo mundo para suar, especialmente nas regiões mais quentes do país, como o Nordeste. Passar um dia inteiro com a maquiagem intacta parece impossível sob as elevadas marcas dos termômetros. O calor e o suor podem derreter a make e transformar em pesadelo aquela pele dos sonhos. Mas, com algumas técnicas e produtos ideais, é possível sim enfrentar a quentura com 'carinha de diva'. Confira estas dicas.

– Pele limpinha

Independentemente da temperatura do dia, estar com a pele bem limpa antes de se maquiar é fundamental. É importante lavar o rosto com um sabão adequado ao tipo de pele para remover impurezas e manter a pele saudável. Usar um adstringente também é indicado pois diminui o tamanho dos poros o que ajuda a controlar a oleosidade.

– Primer

O primer é o produto chave para uma maquiagem duradoura. Ele minimiza a aparência dos poros e ajuda a segurar a make por mais tempo. No verão, é preferível usar os primers com efeito matificante, que disfarçam o brilho na pele.

– Make leve

O calor do verão costuma pesar ao longo do dia, por isso, é bom apostar em makes mais leves nesta estação do ano. Trocar a base por um BB Cream pode ser uma boa pedida já que este produto tem uma textura mais leve.

O BB também pode ser encontrado com acabamento mate, para evitar a oleosidade. Para quem não dispensa a base, é possível melhorar a maquiagem, nesta estação mais quente, usando produtos que tenham água em sua composição, ao invés de óleo.

Dessa maneira, é mais fácil driblar o brilho no rosto e segurar a make por mais tempo.

– Pó translúcido

O pó translúcido é quase um coringa no verão. Por ser leve e ter efeito matificante, ele cobre o aspecto oleoso da pele eliminando qualquer brilho. Uma boa pedida para cobrir a 'zona T', na área da testa e do nariz.

– Longa duração

Os produtos que prometem longa duração podem ser uma boa pedida para a maquiagem aguentar o calor. Eles podem ajudar na durabilidade da make deixando-a intacta por mais tempo. Há opções de máscaras de cílios, bases, lápis de olho e até batons.

– Truque do batom

Para fazer o batom durar mais, o truque é aplicar um balm ou hidratante labial antes de passá-lo. Essa técnica previne ainda o ressecamento e rachaduras do lábio. Os batons do tipo matte têm uma melhor fixação e maior durabilidade.

– Retoque

Para quem passa o dia inteiro maquiada retocar é fundamental. Alguns truques podem ajudar a fazer um retoque mais efetivo no verão, como lenços especiais antibrilho, um pó facial de textura mais leve; e blush em bastão. Este último tem uma maior durabilidade na pele e dispensa o uso do pincel, que definitivamente não combina com suor.

8 dicas para fazer sua maquiagem durar no verão

Na alta temperatura do verão, a tendência é que o suor e
transpiração do corpo façam com que sua maquiagem dure menos do que o desejado,
e após todo o processo de base, corretivo, pó, blush, contorno… Nenhuma
mulher deseja ver seu trabalho desfeito.

  • Para fazer sua make aguentar o calor e ficar intacta,
    maquiadores profissionais dão dicas para alcançar esse resultado.
  • Vale ressaltar que a qualidade dos produtos que você utiliza
    influenciam muito na permanência da maquiagem na pele, mas existem alguns
    truques e técnicas para que sua maquiagem não derreta. Confira:
  • 1 – Preparação de pele

A primeira coisa que faz qualquer maquiagem durar mais tempo
é quando é aplicada na pele limpa! Ou seja, antes de passar base, corretivo e
outros produtos, é importante lavar o rosto com sabonete – que precisa ser
facial. Além disso, é importante remover os restinhos de alguma make anterior
com demaquilante. Caso contrário, se você começar a fazer a maquiagem na pele
suja ou com oleosidade, os produtos não vão ter uma boa fixação.

2 – Hidratação, sim!

Em seguida, vem o uso de hidratante. A hidratação é
muito importante para deixar sua pele saudável, seja ela normal, seca ou
mesmo oleosa.

A pele oleosa necessita, sim, de hidratação, pois o excesso
de oleosidade não significa que a pele está hidratada.

É possível ter uma pele
oleosa e ressecada! Ou pior: criar o efeito “rebote”, porque ao tirar
todo o óleo utilizando somente produtos adstringentes e não fornecendo nenhuma
hidratação, a pele fica com “sede” e tende a produzir ainda mais óleo
para tentar voltar ao seu equilíbrio.

Por isso, hidrate diariamente com produtos apropriados. O
ideal é que a textura seja leve, então procure por produtos em gel ou séruns,
pois são absorvidos rapidamente pela pele. É importante também que não haja
ativos gordurosos na composição, como o ácido hialurônico.

3 – Use um primer facial

O primer é um dos grandes segredos de uma make duradoura! O
produto é como se fosse uma base incolor que reduz poros, atenua linhas de
expressão, deixa a pele oleosa mais sequinha e uniformiza o tom da pele.

Tudo
isso para garantir que base, corretivo e outros produtos de make sejam
aplicados na pele lisinha, o que aumenta a durabilidade deles.

Aplique na pele
limpa e espere alguns minutinhos para o produto secar por completo.

4 – Aplique a base com um pincel

Você aplica a base de maquiagem com pincel ou esponja de
make? Se você aplica com esponja, é capaz de a sua make durar menos tempo, já
que o acessório “suga” o produto. Se você pretende fazer uma
cobertura melhor e mais duradoura, a dica é aplicar a base e até mesmo o
corretivo com um pincel duo-fibra, que tem as cerdas mais firmes.

5 – Saiba aplicar o corretivo do jeito certo

Se você aplica o corretivo nas olheiras ou nas marquinhas do
rosto e sente que o produto sai em poucas horas, o modo de aplicação pode não
estar certo: a maneira correta de aplicar o corretivo é dando batidinhas leves
sobre a pele, em vez de “arrastar” o produto no rosto. Ao dar
batidinhas com as pontas dos dedos ou com uma esponjinha pequena, o produto
fixa melhor sobre a pele.

6 – Não use muito pó

Você pode, e deve passar um pó para selar a maquiagem,
principalmente na Zona T (testa, nariz e queixo – áreas que tendem ser mais
oleosas).  Porém, outro grande mito é o de que quem tem pele oleosa deve
passar pó seguidamente para retirar a oleosidade que vai aparecendo ao longo do
dia.

Não se engane: isso pode fazer com que a make comece a craquelar. Para
evitar que isso aconteça, a melhor alternativa é retirar a oleosidade com um
papelzinho (sem esfregar, apenas pressionando-o levemente contra a pele).

Na
necessidade de passar mais produto, dê preferência para os pós soltos e bem
fininhos, que tendem a acumular menos.

7 – Aplique o blush com um pincel de cerdas firmes

Se o efeito do blush não dura o tempo que você gostaria,
experimente aplicar o produto com um pincel de cerdas mais firmes, em vez do
pincel tradicional do blush, que costuma ser mais leve. O peso das cerdas vai
fazer com que o produto “agarre” melhor na pele. Outro truque é
aplicar o blush com batidinhas, em vez de arrastá-lo sobre as maçãs do rosto.

8 – Use um fixador de maquiagem

Um fixador de maquiagem também pode ajudar a prolongar a
fixação! O produto deve ser aplicado por último, com a maquiagem já pronta. A
versão mais clássica (e também mais prática) de fixador é a spray, mas também
existem os fixadores em pó.

Maquiagem Duradoura para Dias Quentes: 12 Dicas de Maquiador

Dia calorento é sinônimo de maquiagem derretendo para você?
Acorda, Bonita!
Há sim como manter o make intacto (ou quase) até debaixo do Sol!

Leia também:  Como arrumar a mesa para um jantar formal: 10 passos

Keep going, dividirei contigo 12 dicas “profissas” para que sua maquiagem dure sem escorrer mesmo naqueles dias à lá Rio 40 graus.

Maquiagem Duradoura – Faça Chuva, Faça Sol

Nesta nossa terrinha Tupiniquim há dias cuja temperatura nos faz suar somente ao pensar em maquiagens, mas não precisamos abrir mão do nosso rosto de Diva somente por que o clima não está colaborando.
A indústria cosmética evoluiu bastante, hoje em dia encontramos no mercado maquiagens desenvolvidas com alto poder de fixação para todos os bolsos.

  • Contudo, a forma correta de aplicar é mais importante do que a escolha do produto em si.
  • O resto é truque.

Não serei cínica ao ponto de dizer que “qualquer coisa” pode ser utilizada nesta situação calorenta.
A escolha da maquiagem incide SIM sobre PARTE do resultado.

Maquiagem para Dias Quentes – Como fazer???

  • 1 – Antes de tudo, prepare a sua pele para receber a maquiagem.
  1. Reitero o que falei no vídeo-tutorial “Preparando a Pele com Correção de Olheiras e Contorno”: Não há Make Up For Ever que se segure numa pele sem a devida preparação pré-maquiagem.

  2. Conditio sine qua non para a Maquiagens Duradouras I:
    Limpar, Hidratar, Tonificar e Proteger a pele ANTES da maquiagem é essencial!
  3. Afinal, convenhamos, a combinação de sujeira + oleosidade + suor ACABA com a duração (e dignidade) de qualquer look, mesmo de quem não esteja usando maquiagem…
  • 2 – Sempre utilize produtos específicos ao SEU tipo de pele!

Do sabonete à base, TUDO deve condizer com as necessidades da sua cútis.
Produtos destinados a peles secas quando utilizados em peles oleosas acarretam oleosidade excessiva e acabam com o make!
Produtos destinados a peles oleosas quando utilizados em peles ressecadas craquelam, repuxam e acabam com o Make!

Conditio sine qua non para a Maquiagens Duradouras II:
Adquira e utilize produtos formulados para o seu tipo de pele.

  • 3 – Aplique um Primer Facial Pré Maquiagem.

Um primer de qualidade fixa e prolonga a duração da maquiagem, além de evitar oleosidade e/ou ressecamento excessivo (dependendo da função do primer escolhido).
Ademais, vários primers agregam fator de proteção solar à sua formulação e outros até possuem ação anti-transpirante.

Ex: Primer Facial Poesia da Salvatore (Resenha).

Saiba mais sobre Primers Faciais AQUI.

  • 4 – Escolha uma Base Fluida, Leve, Oil Free, e utilize-a com parcimônia!

Antes de aplicar uma base em dias calorentos, reflita: você realmente precisa de base ou apenas um pouco de corretivo + pó dá conta do recado???

  • 5 – Utilizar BB Creams, Tinted Moisturizers (Hidratantes Tonalizantes) com FPS ou bases em pó ao invés da Base tradicional são excelentes opções.

ATENÇÃO: Aqui também devemos levar em consideração o “Sine qua non II”!!!
Tinted Moisturizers tendem a NÃO durar em peles oleosas.
BB Creams também devem ser escolhidos conforme seu tipo de pele para que permaneça com dignidade em seu rosto.

  • Bases em Pó Mineral são excelentes para peles oleosas visto que os minerais que a compõem sugam e retêm o excesso de oleosidade, porém devem ser evitadas por quem possui pele seca e/ou madura;
  • Dica de Maquiador: Para que a cobertura da pele efetivamente dure ao longo de dias calorentos, NUNCA pule a etapa do Primer Facial mesmo optando por utilizar BB Creams ou Tinted Moisturizers ao invés de Bases.
  • 6 – Evite sobrepor camadas!

Lembre-se de que quanto menos produto for aplicado, menor será a probabilidade do make “derreter”.

  • 7 – Se possível, opte por blushes líquidos.

Blushes líquidos efetivamente “grudam” na pele e permanecem no lugar aplicado ainda que suas bochechas suem ao sol.
EVITE blushes em creme, eles tendem a “derreter” em dias calorentos.

  • 8 – Utilize o blush líquido como batom.

Ao contrário dos batons comuns, o blush líquido não derrete com o calor nem desaparece dos lábios rapidamente.
Caso você não possua algum blush líquido, aplique levemente um batom neutro, dando leves batidinhas com os dedos. Dessa forma os riscos do produto escorrer, derreter e/ou acumular nos cantos lábios será bem menor.

  • 9 – Utilize um pó fixador translúcido ou spray fixador de maquiagem.

Evite pós compactos comuns, eles são inimigos da maquiagem em dias quentes. Engana-se quem pensa que é necessário utilizá-lo a fim de retirar o excesso de oleosidade e suor do rosto.
Caso seu rosto esteja suado e oleoso, aplicar pó por cima somente irá criar uma “papa” de produto na pele, fazendo com que a maquiagem acumule nas linhas de expressão.

Dica de Maquiador: O rosto suou e a testa brilhou? Resolva com o tópico seguinte:

  • 10 – Carregue sempre na bolsa Blotting Paper (lenços antioleosidade).

Verdadeiros coringas para dias quentes!
Os Blotting Papers sugam o excesso de suor e oleosidade do rosto mantendo o máximo possível a integridade original da maquiagem.

Para tanto, não vale sair esfregando o Paper ao léu! Pressione-o delicadamente contra a área em questão, aguarde alguns instantes, retire-o e volte a pressioná-lo em outra área se houver necessidade.

  • 11 – Não carregue nos olhos!

Dias quentes requerem makes leves, use a menor quantidade possível de maquiagem nos olhos, pois o suor acarreta acúmulo de sombra nas dobras das pálpebras e, ainda pior, faz com que o lápis aplicado na linha d’água escorra mesmo que sua formulação seja “à prova d’água”.

Um simples delineador rente aos cílios com várias camadas bem caprichadas de máscara para cílios já compõe um look lindo e super digno.
Ademais, há delineadores em gel que não saem/derretem/escorrem nem por reza!

Quais? Falei sobre eles AQUI.

Caso não tenha como fugir de sombras (alguns trabalhos exigem que as funcionárias estejam sempre com sombras nos olhos), opte por sombras minerais – maquiagem mineral tende a “sugar” o suor – e sempre as aplique sobre um Eye Primer.

Dica de Maquiador: Se você é daquelas que não vivem sem lápis preto sob os olhos, escolha algum cuja fixação/duração seja realmente eficiente e aplique-o apenas em dois terços da linha d’agua, partindo do canto externo e mantendo o terço próximo ao canto interno sem lápis.
Assim, ao longo do dia, o pigmento irá naturalmente “escorrer” até o canto interno do olho sem que você precise se preocupar em ficar com a temida “remela preta”.

Em dias de sol, calor e suor o rosto já fica naturalmente “iluminado”. Pra quê inventar de purpurinar ainda mais???

Pronto, assim seu Make ficará intacto até debaixo do Sol!

Regra de Maquiador: Toda regra tem exceção (inclusive esta!).
Você é absolutamente livre para fazer e usar aquilo que quer na hora que quer.
Então, caso você seja apaixonada por iluminadores, bases de cobertura super alta, olhão carregado de sombras etc e tal, se joga!

Apenas tenha em mente que, em dias absurdamente quentes, o risco da maquiagem derreter será eminente e que os retoques serão constantes.

Beijos no Coração,
Karina Viega
[email protected]
Youtube.com/acordabonita

Faça uma maquiagem duradoura

Shutterstock

É muito desagradável aquela sensação de pele suada, brilhosa e com aspecto gorduroso, não é mesmo? E isso, infelizmente, pode arruinar a maquiagem. No verão, por causa do calor, a pele tende a aumentar a produção de sebo nas glândulas, o que já é um fator que arruina o visual.

Fora isso, o uso de produtos oleosos e a falta de preparo adequado da pele antes do make, também comprometem a aparência. Separamos aqui 5 dicas essenciais para você fazer uma maquiagem duradoura no verão.

Assim, você estará sempre pronta para arrasar em qualquer lugar e a qualquer momento, mesmo se o mundo estiver se acabando em calor.

Confira as dicas e não se esqueça de compartilhar com aquela amiga ou cliente que tem sofrido com o mesmo problema

1- A primeira coisa a se fazer é preparar bem a pele para receber a maquiagem. O importante é que ela esteja limpa antes da aplicação dos produtos. Por isso, higienize-a com um sabonete específico para a sua pele, depois passe um adstringente ou tônico (que ajuda a remover qualquer resíduo de oleosidade e diminuir o tamanho dos poros).

2- Agora aplique um primer, que também ajuda a controlar a oleosidade, além de fixar melhor a maquiagem. A dica é procurar um primer com efeito blur, ou seja, com substâncias difusoras de luz e preenchedoras, capazes de disfarçar poros, rugas e linhas finas instantaneamente.3- As partes mais oleosas do rosto são: nariz, testa e queixo.

Nessas regiões, você pode aplicar uma camada fina de pó compacto matte, deixando-as com uma aparência mais opaca. Durante o dia, se perceber que alguma parte do rosto está mais oleosa do que a outra, amenize com um pouco de pó, tomando cuidado para não exagerar na quantidade. A ideia não é deixar a pele sobregarregada, apenas “secar” o suor.

Outra sugestão é secar a transpiração com um lencinho matificante.4- Sombras e blushes cremosos não são boas opções em dias quentes. Esses produtos podem acumular nas marcas de expressão e envelhecer a face. Portanto, no seu nécessaire de verão deve predominar os itens em pó.

Nos olhos, o rímel, o lápis e o delineador à prova d’água não podem faltar.

5- Os lábios pedem batons hidratantes para não ressecar com o sol. Antes de aplicar, contorne a boca com um lápis labial nude, que evita que o batom escorra. Ao final, se desejar garantir ainda mais a fixação de todo o make, use um spray fixador de maquiagem em todo o rosto.

E por falar em verão, outra estação do ano que requer maquiagem especial é a primavera.

Leia também:  Como aprender mais sobre a maçonaria: 8 passos

Que tal aprender mais? Clique aqui e faça uma make primaveril de arrasar!

Se você ainda quiser se especializar e ser uma maquiadora profissional, conheça o curso Maquiagem Profissional do Instituto Embelleze.

Cuidados garantem maquiagem duradoura no verão – Grupo A Hora

Fica difícil usar maquiagem no verão. Por conta do suor, os produtos têm menos fixação na pele. Muita pessoas também sofrem com acne, resultado da obstrução dos poros. Mas alguns cuidados básicos podem fazer o make durar muito mais.

Segundo a esteticista e make up artist do Espaço Glamour Santuário do Corpo, Liz Ruesga, para manter a maquiagem em bom estado ao longo do dia, basta higienizar o rosto de maneira correta.

Também é necessário usar um tônico.

Esse tem função de evitar a obstrução dos poros, retirar a sujeira não eliminada pelo sabonete, equilibrar o pH da pele e auxiliar na penetração dos cremes de hidratação.

O primer também ajuda. O item evita o contato danoso dos produtos da maquiagem. Isso diminui a oleosidade e faz o make durar mais. Vale ainda utilizar bases à prova d’água. “O fixador de maquiagem para finalizar sempre é bem-vindo”, diz Liz. Ela ainda completa: se manter hidratada evita o suor.

Para quem tem a pele oleosa, a dica é utilizar produtos matte e livres de óleo. O acabamento opaco, conhecido por efeito matte, está em produtos para maquiagem e em esmaltes.

Nos cosméticos, a diferença entre os convencionais cremosos está na quantidade de pigmentos. Por conter mais cor, o matte resulta em visual seco, com pouco brilho. Vale colocar pouca base e apostar mais no pó.

“O tônico matificante também ajuda.”

Os tons da estação

Quem tomou sol e mudou o tom da pele deve utilizar o bronzer por cima da base e do pó. “O produto auxilia a acertar o bronzeado do rosto,” diz Liz. Também vale misturar uma base nova à tradicionalmente utilizada. “É sempre bom ter uma base extra, de um ou dois tons acima do normal.”

Tomar banho de piscina ou mar não significa ficar sem maquiagem. A dica de Liz é usar protetor solar com filtro e tonalizante, para o rosto não ficar branco. O rímel e blush à prova d’água são os ideais. O gloss matte ficou famoso entre as mulheres, pois permanece nos lábios mesmo quando se mergulha, come ou bebe.

As cores tendência da estação na maquiagem são vermelho, coral fúcsia e rosa. O estilo pede olhos menos carregados e mais esfumados, com cores neutras. “O protagonista é o batom”, diz Liz. Se não quiser errar, os olhos escuros e boca em cor nude são estilo de maquiagem atemporal. “Boca neutra cai bem em qualquer evento e estação.”

As melhores dicas para fazer o seu make durar nos dias de verão

Usar maquiagem no verão parece algo praticamente impossível para você? Pois saiba que, com os produtos certos e alguns cuidados na hora da aplicação, você consegue criar looks lindos – e que não ~derretem~ com o calor. Veja nossas dicas e arrase!

OS ALIADOS NA PREPARAÇÃO DA PELE:

– Água termal: depois de lavar o rosto, aplique a água termal gelada usando um algodão. O produto deixa a pele hidratada, o que ajuda a fixar a maquiagem por mais tempo. A baixa temperatura mantém os poros fechados, aumentando ainda mais a durabilidade.

– Soro fisiológico: também ajuda a nutrir a pele, diminuir a dilatação dos poros e prolongar a duração do make – e é uma opção mais em conta do que a água termal. O processo é o mesmo: depois de limpar o rosto, aplique o soro gelado com um algodão.

– Primer: na hora de espalhar, use a ponta dos dedos para aumentar a aderência e minimizar ainda mais a aparência dos poros.

Evite exagerar na quantidade, já que isso pode fazer com que o visual fique craquelado mais tarde.

O equivalente a uma bolinha de produto do tamanho de uma pérola já é suficiente! Se tiver a pele muito oleosa, reforce a aplicação na zona T (testa, nariz e queixo).

ESCOLHENDO O MAKE:

– Base: você já tentou se render ao BB Cream, mas não consegue abrir mão da base durante o verão? Tente investir nas versões líquidas e de longa duração, que proporcionam uma alta cobertura sem precisar exagerar na quantidade. Não se esqueça de escolher um produto próprio para sua pele – se ela é oleosa, por exemplo, vá nas versões oil free. Para não pesar, o pó pode vir só nas áreas que mais brilham, tipo a zona T.

– Sombra: se você precisa que o produto dure muuuito, como numa festa, vá nas versões à prova d’água. A mesma dica vale para a máscara de cílios. Ah, e apostar em um primer específico para olhos também ajuda muito.

– Batom: os de acabamento mate sempre têm uma duração maior. Mas, lembre-se de manter os lábios hidratados para deixar o efeito ainda mais bonito e duradouro.

NA HORA DA APLICAÇÃO

– Sombra: quer realçar a cor e fazer com que ela dure mais tempo, mas não tem um primer específico para a região? Antes da sombra, passe corretivo e pó na pálpebra. Ambos vão reforçar a aderência. Também vale molhar um pouco o pincel antes de aplicar o produto.

– Blush: sobrepor texturas é o jeito mais fácil de prolongar a duração. Por isso, invista no combo: primer + blush + pó para manter a cor nas maçãs por mais tempo.

– Batom: o pó e o lápis de contorno vão te ajudar na missão de fixar o produto. Você pode alternar batom e pó, passando uma camada de cada um, ou preencher os lábios com um lápis da mesma cor escolhida e, só depois, passar o batom.

– Lápis: após passar corretivo ou primer na pálpebra, faça o traço com o lápis e, em seguida, esfume-o de leve. Isso vai tirar o excesso de produto e evitar que ele saia rápido. Você também pode aplicar um pouquinho de sombra, do mesmo tom, em cima do traço.

Se achar necessário, aposte no fixador de maquiagem ou borrife um pouco de água termal.

Aproveite e assista ao Plantão da Beleza especial sobre pele oleosa!

E você, também tem algum truque do qual não abre mão durante o verão?

Tutorial de maquiagem para o verão

Nosso top maquiador, Kaká Moraes, ensina, na edição de janeiro da revista, makes que são pura inspiração para você ser a musa da temporada. Vem copiar estes looks!

High ow low?

Maquiagem de verão pode ser um dilema. Você quer parecer linda sem muito esforço, com apenas um up natural. Mas produção de impacto sempre cai bem – até porque, a estação permite cores intensas! Bem, qualquer que seja seu humor do dia, temos o look perfeito para você ficar linda nas fotos ensolaradas.

Brilho do sol

Esta é para quem quer ficar com cara de linda e natural. Kaká começou aplicando um primer em todo o rosto. Em tempos de calor, ele faz a make não derreter e a oleosidade da pele não tomar conta.

Depois, usou uma base, espalhando com a ajuda de um pincel largo e chato. “Para o acabamento ficar perfeito e sem marcas, ao final sempre passo um pincel duo fiber limpo por toda a pele”, diz o make up artist.

A correção foi feita pontualmente com o corretivo, espalhado com os dedos, em leves batidinhas.

Nos olhos, o maquiador também usou primer específico para, em seguida, aplicar sombra clara do canto interno ao centro das pálpebras.

Para o canto externo, ele escolheu uma sombra bronze – a cara do verão; aplicada com pincel. Com brilho e em tom quente! “É importante também marcar o olhar com um lápis.

Usei um cor beterraba e esfumei com um pincel pequeno”, disse. Feito isso, muita máscara de cílios e gloss nos lábios para fechar.

Rosa verão

Se você quer dar um upgrade na make de olhos bronze, uma boa variação é colorir os lábios. Esta pode ser uma boa opção também para transformar sua maquiagem do dia para noite, em poucos minutos. “A cor bronze, metálica, por ser neutra, vai com quase toda cor de boca”, fala o make up artist. A aposta foi o rosa claro.

Para copiar o look, aplique o batom com um pincel de lábios. Ele vai garantir mais definição, deixando sua boca bem desenhada. Por cima, Kaká passou uma camada de gloss rosa também. Assim, você cria duas camadas de cor, intensificando o tom e laqueando os lábios.

Olhar de sereia

Este visual é mais intenso, apostando na tendência da estação, o sereísmo. Abuse do azul e do verde, tudo com o brilho furta-cor das escamas.

Inspirado pela beleza das sereias, Kaká fez uma make de olhos poderosos. Depois de aplicar o primer nas pálpebras, o maquiador usou uma sombra azul clara em toda a pálpebra com um pincel de sombra.

Esse tom serviu de base para criar camadas, dando mais dimensão ao olhar.

Em seguida, a sombra verde-bandeira foi depositada no canto externo, em direção ao interno, marcando o côncavo delicadamente. Kaká esfumou com um pincel fofo, criando assim um degradê de cores. O próximo passo foi passar glitter furta-cor.

“Usei em toda a pálpebra, por cima das sombras, com a ajuda de um cotonete e tomando cuidado para não borrar”, ensina. Depois, ele contornou os olhos com um lápis preto, puxando o traço para fora, no estilo gatinho.

Novamente, máscara de cílios e gloss para arrematar.

– Por Gui Takahashi

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*