Como aplicar um tonalizante no cabelo (com imagens)

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)

Foto: Reprodução / TodeBells

O shampoo tonalizante é uma ótima alternativa para quem quer transformar o visual. Ele muda a cor do cabelo sem danificá-lo tanto, o que geralmente acontece quando usamos tinturas ou produtos descolorantes.

Esse tipo de shampoo realça os tons e a cor do cabelo, deixa-o mais brilhante e é menos agressivo. Além disso, não prejudica outras químicas já existentes nos fios.

Para nos explicar como os shampoos tonalizantes funcionam e para quem são recomendados, consultamos o cabeleireiro Edson Idogawa. Confira:

Como funcionam os shampoos tonalizantes?

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)

Foto: iStock

Os shampoos tonalizantes possuem uma concentração de amônia menor do que as tinturas convencionais, portanto, danificam menos os fios quando utilizados.

Segundo Edson, o shampoo tonalizante “altera a cor dos cabelos e escurece tanto cabelos claros naturais, quanto os coloridos artificialmente.” As tonalidades proporcionadas por esse tipo de shampoo são devido aos extratos naturais que agem nos fios depositando uma película de pigmentos coloridos em volta da haste capilar e colorindo sem agredir a estrutura do cabelo.

De acordo com o especialista, há alguns tons desse tipo de produto que têm o poder de clareamento, mas somente em cabelos naturais. O cabeleireiro alerta, entretanto, que “para clarear com o shampoo tonalizante, é necessário misturar água oxigenada para ativar o produto, e os fios não clareiam mais do que dois tons.”

Como esse produto não abre a cutícula do cabelo para depositar a cor, o tempo de duração do produto é mais curto se comparado com tinturas convencionais. A cor obtida com o produto dura geralmente cerca de 10 a 15 lavagens.

Para quem é indicado e quando devo usar?

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)

Foto: iStock

Segundo Edson, os shampoos tonalizantes são recomendados para quem quer manter a cor viva dos fios sem passar pela tintura. As mulheres que querem esconder os primeiros fios grisalhos também podem apostar no produto, já que escurece o cabelo, mas poupa-o de uma tintura permanente.

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens) Veja também 11 coisas que só quem tem cabelo oleoso vai entender

Esse tipo de shampoo também é bem recomendado para quem tem outros tipos de química no cabelo, pois não prejudica os fios e reacende a cor dos cabelos tingidos e/ou desbotados com o tempo.

Para as ruivas, os shampoos tonalizantes geralmente contêm pigmentos de tons acobreados ou vermelhos, fazendo a manutenção da cor. Já os shampoos para loiras, levam tons azulados ou violetas para neutralizar os tons alaranjados que aparecem nos fios.

8 shampoos tonalizantes bem recomendados

Confira alguns shampoos tonalizantes recomendados por blogueiras e sites de beleza para te ajudar a escolher qual o melhor pra você, de acordo com o tom dos seus fios e a necessidade do seu cabelo:

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Shampoo Schwarzkopf Blondme Color Correction, nas Americanas
  2. “É uma linha de uso diário. Você pode usar várias vezes por semana e seu cabelo não vai ficar “chumbado”, não vai ficar escuro, e ao mesmo tempo o shampoo vai impedir que o seu cabelo fique amarelo” – Bia Munstein

  3. Shampoo Wella Color Recharge Cool Blonde, na Época Cosméticos
  4. “Depois que usei a linha até o fim, senti meus cabelos com tom acinzentado e indico como uma ótima opção para quem deseja atingir esse tom e se livrar do amarelado!” – Tatiane Oliveira

  5. Shampoo Joico Kpak Color Therapy, na Beleza na Web
  6. “O cabelo fica bem limpo, porém mais resistente e hidratado no decorrer das semanas. Em quase dois meses usando posso afirmar, que é um dos melhores shampoos para cabelos coloridos que já usei!” – Cristina Boldi

  7. Shampoo Realce da Cor Cobre Effect, na Amend
  8. “A linha tem óleo de avelã, então o shampoo age como um antioxidante na fibra. Cabelo colorido precisa sempre ter uma linha de tratamento que tenha antioxidante junto, porque é evitando a oxidação do pigmento que mantemos a cor por mais tempo.” – Gleici Duarte

  9. Shampoo Truss Specific Color Hair, na Beleza na Web
  10. “Pro cabelo desbotar menos, o produto tem um PH mais equilibrado. Esse produto também tem uma característica de nutrição que não vai agredir tanto na hora da limpeza do teu cabelo” – Gleici Duarte

    Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens) Veja também Cabelo rosa: veja 55 inspirações babadeiras e se jogue

  11. Shampoo John Frieda Brilliant Brunette, na Beleza na Web
  12. “O bom de ser transparente é que ele é quase neutro e isso permite que ele limpe profundamente os cabelos. No banho mesmo eu já senti os fios mais leves e macios, parecia até que eu tinha lavado no salão” – Fernanda La Salye

  13. Shampoo Oikos Hestia Red, na Americanas
  14. “Cuidado intensivo e protetor especialmente desenvolvido para aumentar a durabilidade da cor do cabelo dos cabelos coloridos, protegendo a integridade dos pigmentos por muito mais tempo” – Renata Nicolau

  15. Shampoo Schwarzkopf Keratin Restore All Blondes, na Beleza na Web
  16. “Uma das promessas do shampoo é bastante brilho, e ele cumpre direitinho. Percebi os fios bem mais brilhantes depois de lavar os cabelos com ele e a cor muito mais viva.” – Evely Souza

E então, pronta para mudar o visual e sair arrasando com os cabelos brilhantes e cheio de cor?

Como tonalizar o cabelo? Melhores dicas e cuidados

Muito se fala de tonalização e de matização quando o assunto é dar um up na cor dos cabelos. Mas ainda há algumas dúvidas sobre como tonalizar o cabelo, qual a função do tonalizante e qual a diferença entre este produto e o matizador. Então, se você tem essas dúvidas, fique tranquila. A gente te explica! Bora conferir?!

O que é tonalizante?

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)

O tonalizante é um produto que, diferentemente das colorações permanentes, não contém amônia ou oxidantes em sua fórmula. Isso faz com que ele não altere a estrutura da fibra capilar.

Benefícios do tonalizante

  • Ideal para reavivar a cor entre uma coloração e outra;
  • Corrigir o desbotamento da cor;
  • Para quem tem até 30% de brancos dispersos, o mesmo proporciona reflexos naturais e luminosos;
  • O tonalizante é a melhor opção para uso imediato ou dias após procedimentos químicos, como alisamentos, relaxamentos e escovas.

Diferença entre tonalizante e matizador

Ambos os processos funcionam por deposição de pigmentos. A matização tem a função de neutralizar os tons indesejados, desamarelar cabelos loiros, descoloridos e com mechas, e corrigir o tom.

Já o tonalizante, é um produto com resultado mais intenso e duradouro, capaz de mudar em até dois tons, a cor do cabelo, dependendo da cor que estiver.

Tonalizante e banho de brilho

O tonalizante funciona também como um banho de brilho, que dá o tom desejado ou intensifica uma tonalidade que já existe. A tonalização não tem a função de clarear o cabelo. Sendo assim, um tom mais claro não funcionará sobre um tom mais escuro.

Como tonalizar o cabelo loiro?

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)

Se a sua intenção com a tonalização for apenas realçar a cor do seu cabelo, escolha uma coloração que seja semelhante à cor dos seus fios. Mas se a sua intenção for neutralizar reflexos indesejados, fique atenta a duas situações:

Cabelo com reflexo alaranjado

Para tonalizar cabelos com reflexos alaranjados, o ideal é escolher tonalizantes de reflexo acinzentado (azul).

Cabelo com reflexo amarelado

Para tonalizar cabelos com reflexos amarelados, o ideal é escolher tonalizantes com reflexo irisado (violeta).

É importante ter em mente que cabelos que passam por processos de descoloração precisam de cuidados constantes. Os mesmo são necessários não apenas para a manutenção da cor, mas para manter a saúde dos fios.

Por isso, mantenha sempre um cronograma capilar e utilize produtos como máscaras de hidratação, cremes para nutrição e creme de reconstrução, para garantir fios mais fortes, hidratados, nutridos e com brilho intenso.

Como tonalizar os cabelos escuros?

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)

Tons mais escuros também precisam de cuidados para evitar reflexos indevidos. Confira:

Como tonalizar o cabelo preto azulado

O preto azulado, é uma cor mais difícil de atingir, por isso, o ideal é que você pinte seu cabelo com uma coloração permanente pela primeira vez e faça manutenções de 15 em 15 dias com o tonalizante, utilizando a tinta permanente apenas para retoques de raiz.

Como tonalizar o cabelo castanho claro

No caso do castanho claro, é preciso ter cuidado com tons puxados para o cinza ou dourado, pois eles podem causar reflexos esverdeados nos fios ao longo do tempo. O recomendado, nestes casos, é optar por tons puxados para o cobre, como o castanho claro acobreado.

É comum ter dúvidas sobre como tonalizar os cabelos, mas com as técnicas e com os produtos corretos, você pode alcançar o resultado desejado para os seus fios.

Tonalizante: conheça tudo sobre esse produto

Está pensando em dar aquela mudada no visual das madeixas, mas nada muito radical? Talvez o tonalizante pode ser uma ótima opção para você!

Sem danificar ou agredir seu cabelo, com ele você pode investir em uma nova cor, cobrir os fios brancos e, de quebra, obter muito brilho e luminosidade nas madeixas.

Leia também:  Como arrumar o aquário de um peixe betta (com imagens)

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)

O que é tonalizante?

O tonalizante é um produto de coloração não permanente. Por não conter químicos forte, principalmente amônia e água oxigenada, essa tintura não adere profundamente na fibra capilar, o que faz o seu efeito ser temporário. É ideal para quem adora estar sempre mudando o visual!

Aliás, é um ótimo produto para dar um banho de brilho! Tratamento incrível para revitalizar a cor natural do seu cabelo, trazendo luminosidade e maciez para suas madeixas. Confira tudo sobre essa técnica em Banho de brilho: aposte nesse tratamento capilar que você pode fazer em casa.

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)

Veja como harmonizar a cor do cabelo ao seu tom de pele

Qual é a diferença entre tintura e tonalizante?

A diferença entre a tintura e o tonalizante está na composição química. O tonalizante tem uma composição menos agressiva para os fios, portanto, a tinta não penetra profundamente na fibra capilar. É indicado para banhos de brilho, eliminando o aspecto desbotado ou amarelado do cabelo.

Já a tintura é um produto mais forte, que penetra na fibra capilar, resultando em uma coloração permanente. É a coloração ideal para quem quer cobrir os temidos fios brancos ou apostar em um visual específico.

Qual é o melhor tonalizante?

Tudo depende do que o seu cabelo precisa e qual resultado você deseja. Todos os tonalizantes tem a mesma função de tintura temporária. Porém, já há diversos tipos do produto que entregam outros benefícios para além da coloração! Portanto, consulte seu cabeleireiro e veja qual tonalizante é ideal para o seu cabelo.

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)

Matizador: Quais são os benefícios e como usar? Confira tudo sobre esse incrível produto!

Como aplicar o tonalizante no cabelo?

A aplicação do tonalizante é muito simples, semelhante à aplicação da tintura comum. O indicado é realizar o procedimento com um profissional, mas não há nenhum mistério para se fazer em casa! Confira e anote o passo a passo.

  1. Separe o cabelo em mechas finas. Depois aplique o tonalizante desde a raiz até as pontas, enluvando as mechas por todo o comprimento dos fios, espalhando bem a coloração;
  2. Deixe o produto agir de 15 a 20 minutos;
  3. Logo após, lave o cabelo sem shampoo, somente com água fria. Enxaguando bem para retirar todo o produto;
  4. Finalize aplicando um creme de pentear de sua preferência, mantendo os fios ainda mais hidratados!

Mas, cuidado! Para aquelas que já têm cabelos quimicamente tratados, é fundamental consultar um profissional antes para analisar seu caso e indicar um produto e uma forma de aplicação adequada.

Super fácil, né? E no vídeo da Ellora você confere mais dica para tonalizar as madeixas em casa!

TONALIZANDO EM CASA! ????????????

Veja também:

Kamaleão Color

1- As tintas podem causar alergia?

Sim, algumas pessoas podem ter reações aos componentes da fórmula. Antes de usar, teste se você possui sensibilidade a tinta, aplicando uma pequena quantidade sobre uma área da pele. Aguarde 24 horas e em caso de irritação lave a área do teste e suspenda o uso da tinta.

Em casos de qualquer reação, aconselhamos que consulte o seu médico.

2- Quais produtos da Kamaleão Color são veganos?

Todos os nossos produtos são veganos.

3- Preciso descolorir o cabelo para usar as tintas?

Sim. Para aplicar qualquer uma de nossas máscaras pigmentantes, é necessário realizar a descoloração dos fios, preferencialmente com a ajuda de um profissional.

4- A máscara pigmentante da Kamaleão Color tinge fios grisalhos ou brancos?

Não! Pois os fios grisalhos e brancos estão mortos. Então mesmo eles necessitam de ser descoloridos para que a máscara tenha a fixação desejada.

5- Estou grávida, e gostaria de tingir meus cabelos com as máscaras da Kamaleão. Será que teria algum problema?

Todos os nossos produtos são sem restrições. Mas aconselhamos que consulte o seu médico antes de mais nada. Pois cada pessoa tem uma maneira diferente de reagir aos componentes químicos utilizados na fórmula dos produtos.

6- Qual tom base de descoloração devo atingir antes de aplicar as tintas?

O tom base ideal pode variar de acordo com a cor da tinta que será aplicada e o tom que se deseja atingir. Siga a tabela abaixo para referência:

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens) Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)

Abaixo outra tabela para auxílio, bases coloridas e aplicações de cores diferentes por cima e seus resultados: Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)

Importante: Antes de aplicar o produto em todo o cabelo, faça um teste em uma pequena mecha já descolorida para descobrir se o seu cabelo atingirá a cor e o tom desejados. Caso o resultado do teste de mecha não seja satisfatório, faça novas descolorações para atingir uma base mais clara, até obter o resultado desejado.

7- Devo misturar as tintas com descolorantes (peróxidos) ou oxigenada?

Não! As máscaras pigmentantes da Kamaleão Color estão prontas para usar e devem ser aplicadas em cabelos descoloridos (A partir de um tom 9). Misturar com peróxidos, amônia ou oxigenada deixará o produto sem eficácia.

8- Como pintar os cabelos?

– Prepare o local onde será feita a aplicação, protegendo as superfícies de manchas. – Lave os cabelos com um shampoo de PH neutro ou o nosso Shampoo Arco Íris e certifique-se de que não haja vestígios de descolorantes, cremes ou outros produtos.

– Seque bem os fios (De preferência com o Secador) e proteja a pele ao redor da raiz com creme, vaselina ou algum protetor próprio para tinturas em seguida aplicar a Máscara Pigmentante (diluída ou concentrada) de maneira uniforme com ajuda de um pincel. Não é necessário misturar a tinta com descolorantes. Aplique usando luvas.

– Deixe agir por 15 minutos a 40 minutos, de acordo com as instruções do produto.

– Enxágue os cabelos cuidadosamente sem a utilização de shampoo. Cuidado – Não deixe que o excesso de tinta caia sobre os olhos.

9- Quanto tempo leva para a cor desbotar?

É normal que o tom de cor desbote progressivamente após cada lavagem do seu cabelo. A durabilidade varia de 5 a 25 lavagens, além de ser afetada por shampoos, produtos cosméticos e porosidade capilar. Para recuperar o tom original, basta reaplicar a tintura.

10- Como faço para pintar o cabelo com várias cores?

Em cabelos multicoloridos, é recomendável fazer uma lavagem após a aplicação de cada cor, evitando que os tons se misturem. Porém o mais aconselhado é realizar a coloração com um profissional que trabalhe com esse tipo de tinta ou máscara.

11- O que fazer para a tinta não manchar a minha pele?

Utilize vaselina ou creme hidratante para proteger o contorno do seu cabelo, evitando manchas indesejáveis na pele. É recomendável o uso de luvas plásticas durante a aplicação.

12- Como fazer a coloração durar mais?

Ao lavar os cabelos, utilize shampoo especial para cabelos coloridos (Now Poo ou Low Poo), sem agentes condicionantes ou Nosso Kit Mais Cor para manutenção de cabelos coloridos.

Como tonalizar o cabelo ruivo por Gleici Duarte

Olá de novo, meninas!

No meu post sobre ruivo acobreado – veja aqui -, eu consegui trazer muita gente pro lado laranja da força. Será que um dia eu consigo trazer a Bruna? Hahahahaha.

Então, dando sequência aos posts sobre o tom cobre, hoje é dia de falar sobre tonalizantes. Pra quem não sabe, tonalizantes são produtos alternativos às tinturas, que servem apenas para reavivar a cor e brilho dos cabelos tingidor. Esses produtos não agem na raiz dos fios, ou seja, não clareiam e nem colorem os fios escuros.

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)Marina Ruy Barbosa e seu ruivo dos sonhos!

O ruivo é uma das cores que mais desbota, principalmente se a base dele é muito clara. Se você era loira e ficou acobreada, a chance de perder totalmente a cor cobre nas 4 primeiras lavagens é muito grande 😛

A cor acobreada demora muito a fixar. O desbotamento só começa a diminuir no quarto ou quinto retoque, e isso varia muito de acordo com o cabelo e marca da tintura. As tintas mais nobres (as mais carinhas) são as que agridem menos e fixam mais, mas nem elas são imunes ao desbotamento.

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)O ruivo de Emma Stone continua sendo um dos mais cobiçados do mundo!

Usar shampoos sem sulfato e produtos de pH ácido ajudam a evitar o desbotamento, assim como diminuir a frequência de lavagem e reduzir a exposição ao sol, piscina e mar, mas a saúde geral dos fios é crucial: Quanto mais danificado e com cutículas abertas, mais desbotado o cabelo fica.

Não dá pra ficar pintando todo mês e nem usar muitas químicas no cabelo. Então é aí que o tonalizante entra, ajudando a hidratar, colorir e dar vida nos cabelos desbotados sem que haja uma nova coloração.

Há tonalizantes que são muito parecidos com tinta e chegam a usar água oxigenada, mas focarei apenas nos livres de amônia e em creme e que podem ser usados em casa mesmo, até mesmo durante o banho.

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)O ruivo de Bella Thorne também figura entre os mais lindos entre as famosas.

Leia também:  Como ajustar uma porta: 11 passos (com imagens)

No mercado brasileiro, há 5 tonalizantes mais famosos entre as ruivas: Conhaque (C. Kamura), Cobre (C. Kamura), Cobre (Kert), Coco queimado (Kert), Crazy Orange (Kert).

Tonalizante é menos agressivo para o cabelo do que a coloração; veja dicas

Colorir ou tonalizar? Qual a melhor opção para disfarçar os fios brancos ou mudar a cor do cabelo?

No Bem Estar desta terça-feira (7), a dermatologista Márcia Purceli e a cabeleira Jô Nascimento explicaram que o tonalizante é menos agressivo do que a coloração porque não tem amônia e possui baixa concentração de água oxigenada. Por isso, as cutículas dos fios ficam pouco abertas e impedem que o produto penetre – mas é bom lembrar que o tonalizante não colore os fios, apenas muda o tom da cor.

No caso da coloração, no entanto, a amônia presente em alguns produtos abre bastante as cutículas e, por isso, o cabelo fica tão ressecado e quebradiço. Segundo a cabeleireira Jô Nascimento, é importante, portanto, tomar todos os cuidados necessários na hora de colorir os fios para evitar danos que podem ser irreversíveis.

Como Aplicar um Tonalizante no Cabelo (com Imagens)

Há ainda a opção de fazer mechas no cabelo, um clareamento em uma região apenas. De acordo com a cabeleireira Jô Nascimento, esse clareamento retira o pigmento do cabelo e cria fissuras no fio, que precisam cicatrizar.

Essa cicatrização deve ser feita com cremes e óleos – por isso, é tão importante fazer hidratação logo depois da coloração. A especialista alerta também que não é indicado fazer mechas em casa porque a falta de orientação pode causar danos aos fios – a dica é procurar um profissional de confiança.

Um dos fatores positivos das mechas é que elas podem disfarçar, por exemplo, o cabelo branco. Porém, quando não dá mais para disfarçá-los, a cabeleireira Jô Nascimento recomenda mechas tridimensionais, que misturam cor clara, escura e intermediária. Caso a pessoa tenha muitos fios brancos, ela deve optar pela coloração e deve retocar a cada 30 dias – sempre com os cuidados necessários.

Segundo a dermatologista Márcia Purceli, os fios brancos costumam aparecer principalmente por causa do envelhecimento, mas fatores como estresse, depressão e má alimentação também podem contribuir. Por isso, para ter um cabelo saudável, é importante fazer algumas mudanças de hábitos, especialmente na dieta.

Colori e não gostei. E agora? A repórter Marina Araújo mostrou a história da estudante Tayana Gomes, que já tingiu o cabelo várias vezes e os fios ficaram extremamente ressecados e quebradiços (veja no vídeo ao lado). Depois de tantas tentativas, ela resolveu pedir ajuda do cabeleireiro Julio Crepaldi para reconstruir e recuperar os fios.

Segundo a cabeleireira Jô Nascimento, para devolver a saúde para o cabelo, são feitos tratamentos reconstrutores com gel ou cremes. Porém, ela alerta que a prevenção é ainda mais importante e, por isso, é essencial fazer hidratação uma vez por semana. Caso o cabelo esteja muito destruído, a pessoa deve, no entanto, ir ao cabeleireiro para fazer o tratamento com ajuda profissional.

Como colorir o cabelo em casa? Segundo a cabeleireira Jô Nascimento, é importante deixar o cabelo sem lavar por, pelo menos, um dia antes de aplicar a coloração em casa.

Isso porque, quando os fios estão sujos, eles ficam mais oleosos e essa oleosidade pode proteger o couro cabeludo. Porém, é preciso tomar cuidado porque caso a pessoa deixe o cabelo sem lavar por, por exemplo, dois dias ou mais, o cabelo pode ficar mais oleoso do que o necessário e a coloração pode não pegar.

É importante também aplicar vaselina sólida na testa para protegê-la. Ao aplicar o produto, é fundamental respeitar o tempo de ação prescrito no rótulo do produto – se diz para deixar por 40 minutos, por exemplo, é esse o prazo; deixar mais não vai fazer a coloração pegar mais nos fios. Para quem quer alisar também os fios, a dica é alisar primeiro e só depois colori-los.

A dermatologista Márcia Purceli alerta que é preciso observar também se o produto causa alguma reação, como ardor ou coceira e vermelhidão – nesses casos, a dica é lavar imediatamente a região. Depois de sofrer algum tipo de efeito, a pessoa não deve insistir no uso da mesma coloração e deve recorrer aos produtos específicos para alérgicos.

*No vídeo ao lado, a apresentadora Mariana Ferrão tira dúvidas dos internautas com a dermatologista Márcia Purceli e a cabeleireira Jô Nascimento.

Preciso lavar o cabelo antes de tonalizar? Saiba como aplicar o produto corretamente nos fios

Muita gente tem vontade de colorir os cabelos, mas desanima por saber que a coloração permanente pode ressecar muito os fios.

Uma boa alternativa, nesse caso, é usar um tonalizante, que realça a nuance natural ou escurece as madeixas, dando brilho e maciez.

Como a permanente não é aplicada nos cabelos limpos, as pessoas fazem o mesmo na hora de tonalizar. Será que isso é certo? Descubra aqui no Fique Diva!

Lave os cabelos somente com shampoo para a melhor absorção

A aplicação do tonalizante é diferente da coloração. Ao contrário da permanente, que penetra na fibra capilar, ele tem uma ação mais superficial, formando uma capa ao redor do fio. Por isso, você precisa lavar as madeixas antes de tonalizá-las, para garantir uma fixação mais duradoura.

Mas não precisa de condicionador. Faça uma lavagem somente com shampoo para limpar os restinhos de creme para pentear, leave-in, reparador de pontas ou qualquer outro tipo de finalizador, desembarace as madeixas e pode começar a aplicar. Não utilize o shampoo antirresíduos, pois esse produto deixa o couro cabeludo mais desprotegido.

Lembre-se de fazer a prova do toque e o teste de mechas antes da aplicação

A mulherada que faz tudo em casa geralmente pula essas etapas na hora de colorir as madeixas.

Não pode! A prova do toque é muito importante para saber se você não vai ter nenhum tipo de alergia ou alguma irritação com o produto.

É bem simples: aplique um pouco da mistura no seu braço ou na nuca e espere de 35 a 40 minutos para enxaguar com bastante água. Se, após 24 horas, sua pele não tiver nenhuma reação, vá em frente! Caso contrário, é melhor evitar.

Além disso, você precisa testar o produto em uma pequena mecha antes de colorir o cabelo por inteiro. Isso serve tanto para o tonalizante quanto para a coloração permanente. Assim, você fica sabendo se os seus fios são resistentes ao produto e como ficará o resultado final.

Aprenda o passo a passo para tonalizar os cabelos corretamente

Pronta para ter uma cor de arrasar? Acompanhe o passo a passo da aplicação, usando como exemplo uma nuance de Brilho&Ton. Ah! Existe diferença no tempo de ação para cabelos nunca coloridos e fios tingidos há pelo menos 3 meses. Fique atenta:

  • Aplicação em cabelos nunca coloridos (ou com coloração há mais de 3 meses)
  • Aplicação
  • 1° passo: com o cabelo dividido ao meio, separe pequenas mechas e aplique o produto na raiz, comprimento e pontas.
  • 2° passo: penteie suavemente com o pente de dentes largos e massageie bem para espalhar a coloração.
  • Tempo de ação

3° passo: para cabelos que passaram por relaxamento, permanentes e alisamentos, deixe agir por 15 minutos. Já os sem química, grisalhos e escuros, deixe agir por 20 minutos.

Finalização

4° passo: terminando o tempo de pausa, lave o cabelo com bastante água fria, eliminando todo o produto. Não é necessário usar shampoo nessa lavagem.

5° passo: nos fios ainda úmidos, aplique todo o conteúdo do sachê de Tratamento Extra-Brilho, massageando delicadamente. Deixe agir por 3 minutos e enxágue. Sua fórmula hidratante prolonga e cuida da beleza da cor.

  1. Aplicação em cabelos já coloridos há pelo menos 3 meses
  2. Aplicação
  3. 1° passo: com o cabelo dividido ao meio, separe pequenas mechas e aplique o produto na raiz, comprimento e pontas.
  4. 2° passo: penteie suavemente com o pente de dentes largos e massageie bem para espalhar a coloração.
  5. Tempo de ação

3° passo: para cabelos que passaram por relaxamento, permanentes e alisamentos, deixe agir por 10 minutos. Já os que não passaram pelos procedimentos citados, grisalhos e escuros, deixe agir por 15 minutos.

Finalização

4° passo: terminando o tempo de pausa, lave o cabelo com bastante água fria, eliminando todo o produto. Não é necessário usar shampoo nessa lavagem.

5° passo: nos fios ainda úmidos, aplique todo o conteúdo do sachê de Tratamento Extra-Brilho, massageando delicadamente. Deixe agir por 3 minutos e enxágue. Sua fórmula hidratante prolonga e cuida da beleza da cor.

Tonalizante para cabelos com luzes: descubra como aplicar e quais tons apostar para tonalizar as mechas mais claras

Para quem faz luzes no cabelo, a dúvida sobre a aplicação de um tonalizante por cima das mechas é muito comum.

O processo das luzes é feito apenas com coloração permanente ou descolorante, já que são esses produtos que conseguem clarear melhor os fios, mas o tonalizante pode ser usado por cima para vários outros resultados: intensificar a cor, matizar os fios – evitando o temido aspecto amarelado – ou escurecer o cabelo, no caso de quem não gostou do resultado e quer voltar à cor antiga.

Leia também:  Como alterar o nome de exibição no runescape: 9 passos

Mas em que tom de tonalizante apostar e como fazer esse processo? Confira todos os detalhes!

Tonalizante serve para matizar o cabelo loiro e evitar mechas amareladas

Quem tem a base do cabelo escura sabe que as luzes loiras podem ficar amareladas depois de algum tempo, principalmente para quem não fez uma pré-coloração antes de clarear os fios.

Se esse é o seu caso, saiba que o tonalizante por cima das luzes pode neutralizar o amarelo e corrigir o tom de loiro para aquele que você escolheu.

Esse processo, que é chamado de matização, deve ser feito apenas do comprimento para as pontas do cabelo, porque a raiz natural tende a ficar com uma cor muito mais clara. 

Como fazer: Para matizar os fios amarelados com tonalizante, é preciso que ele tenha reflexos violeta, tom que consegue neutralizar o amarelo.

Basta olhar os números da caixinha que vêm após o ponto: geralmente, são os números 8 ou 9.

Já para quem está com as luzes puxadas para o laranja, a dica é escolher os tonalizantes com reflexos acinzentados (número 1 depois do primeiro número – como o 810 de Casting), que ajudam a deixar o loiro mais frio. 

Tonalizante depois das luzes ajuda a clarear e dá banho de brilho nos cabelos

Os tonalizantes não são capazes de clarear um cabelo: por isso, são usadas tinturas permanentes, porque elas depositam os pigmentos dentro da fibra capilar, enquanto o tonalizante apenas fixa na camada superficial do fio.

No entanto, eles ajudam a “abrir” a cor das luzes, clareando apenas poucos tons. Além disso, eles conseguem intensificar a cor através dos banhos de brilho, porque podem ser misturados à máscaras de tratamento.

O fato de não conter amônia também ajuda a hidratar o cabelo.   

Como fazer: A dica é escolher um tonalizante da mesma cor da tintura permanente que você usou para as luzes. O tonalizante dura cerca de 28 lavagens e o retoque pode ser feito em um intervalo de 15 dias.

Tonalizante também pode escurecer mechas muito claras de loiro

Para quem fez luzes e não gostou do resultado pelo tom de loiro ter ficado claro demais, o tonalizante por cima das mechas também pode escurecer os fios.

Essa é uma boa técnica para quem quer voltar à cor anterior sem agredir as madeixas com uma nova coloração permanente por cima.

O tonalizante escurece facilmente o cabelo porque os pigmentos não precisam entrar no fio, ou seja, não é preciso alterar a cor base dos cabelos como acontece com a tintura permanente: os pigmentos do tonalizante escolhido vão ficar exatamente da cor que você escolheu. 

Como escolher: Para voltar a um tom castanho claro, por exemplo, o tonalizante pode ser de 1 a 2 tons mais escuros que o cabelo e o processo pode ser feito em casa. Mas para quem quer escurecer 3 tons ou mais, a dica é procurar um profissional e fazer o processo aos poucos. 

Redação: Beatriz Doblas

Tonalizante: conheça o produto e aprenda a usá-lo para dar um banho de brilho nos fios

Com vocês, o tonalizante

Este tipo de produto não clareia os fios. Serve para mudar o tom, intensificar a cor e dar brilho. Os tonalizantes podem ser usados por quem tem outros tipos de química, como escovas progressivas, porque não alteram a estrutura dos fios. Antigamente, os tonalizantes desbotavam após algumas lavagens e, por isso, a manutenção devia ser feita a cada 20 dias.

Com as fórmulas atuais, no entanto, você deve reaplicar o produto a cada 30 dias, por causa do crescimento da raiz (mesmo intervalo de manutenção de uma coloração permanente). Se você tiver muitos fios brancos, a melhor opção ainda são as colorações permanentes.

“Em geral, os tonalizantes prometem cobrir até 80% dos fios brancos”, explica o cabeleireiro Marcos Coraza, de São Paulo.

Coloração x tonalizante

Não confunda: a coloração permanente e o tonalizante funcionam de maneiras bem diferentes quando entram em contato com os fios.

“A primeira contém amônia e água oxigenada e, por isso, abre as escamas do cabelo e é bem mais invasiva, danificando um pouco os fios”, diz o expert Julio Crepaldi, do salão Galeria, de São Paulo.

Já o tonalizante age de forma bem mais superficial, sem alterar a estrutura do cabelo. Isso explica por que os tonalizantes não clareiam nem deixam os fios quebradiços ou ressecados.

4 regras de ouro

1-Para intensificar a cor dos cabelos, o tom do tonalizante deve ser o mesmo da última tintura aplicada no cabelo ou, no máximo, um tom mais claro.

2-Se você tiver fios brancos, pode escolher um tonalizante com tons mais claros que seu cabelo natural. Assim, a cabeleira ficará com uma tonalidade mais dourada – como se tivesse feito luzes.

3-É loira e quer tirar o aspecto amarelado dos fios? Então o ideal é usar tonalizantes com pigmentos acinzentados ou prata. Fica a dica!

4 -No mercado já existem versões incolores que são perfeitas para quem não tem tintura nos cabelos. Vale usar mesmo assim, para ganhar muito mais brilho no cabelo.

Como turbinar o brilho

Você já ouviu falar de banho de brilho, certo? A técnica nada mais é do que a aplicação do tonalizante misturado a um creme de hidratação para deixar os fios mais brilhantes.

Para fazer em casa, misture duas medidas de creme de hidratação de cor branca para cabelos com uma medida de produto. Exemplo: se a bisnaga contém 60 ml, misture com mais 120 ml de creme hidratante. Aí, é só aplicar conforme as instruções.

A dica é escolher a mesma cor que você costuma usar na coloração. Invista no banho de brilho uma vez por mês ou sempre que sentir os fios opacos.

Tonalizantes que você pode usar

Foto: Divulgação

  • 1- Castanho, com óleo de damasco, Salon Line, R$ 9,20
  • 2- Acobreado, com extratos de algas marinhas, Beauty Color, R$ 13
  • 3- Mel, com geleia real,  L’Óreal Paris, R$ 19

Foto: Divulgação

  1. 1- Prata, com keratina, Kert, R$ 18,90
  2. 2- Loiro, com camomila, Wella, R$ 16,99
  3. 3- Chocolate, com broto de bambu, Natucor, R$ 5,27

Máscara tonalizante hidrata os cabelos e revitaliza a cor; veja como usar

Há opções de máscaras tonalizantes para ruivas – como Jessica Chastain -, loiras, morenas e até morenas iluminadas (Foto: Getty Images)

Adotar práticas que preservem a saúde do cabelo está cada vez mais na moda. Basta ver a adesão ao movimento slow beauty, iniciado nos Estados Unidos.

A proposta é substituir fórmulas carregadas de químicas por outras mais naturais e que promovam bons resultados.

Pegando carona nessa atitude, uma forte tendência ganha o mercado: tonalizar os fios usando máscara específica para revitalização da cor.

O grande diferencial é justamente explorar os benefícios desse cosmético isento de amônia, e que pode oferecer uma gama de ativos naturais, como óleo de cálamo, responsável pela emoliência e resistência do fio, jabuticaba, mirtilo, amora e goji berry. Ativados por meio da nanotecnologia, conferem máxima absorção, além de vitaminas, minerais e aminoácidos, imprescindíveis para atuar na durabilidade do tom.

Marcas de credibilidade oferecem, ainda, benefícios como proteção contra raios UV, facilidade no desembaraçar, toque aveludado, predominância de brilho e hidratação profunda aliada à matização, para evitar manchas e otimizar o tempo.

Como usar

O produto é fácil de aplicar e o período de pausa é reduzido — de 5 a 20 minutos — bem diferente dos métodos convencionais, que levam entre 30 e 40 minutos. E o melhor, problema zero em utilizar esse procedimento com outras químicas ou tratamentos.

Outra praticidade é realizar o processo em casa e obter resultado parecido com o de salão. A primeira dica é saber escolher o tom ideal para não errar. Há opções para loiras, ruivas, morenas e até morenas iluminadas. Eleja o que tiver a mesma tonalidade do seu.

Basta lavar o cabelo e passar a máscara mecha por mecha com a ajuda de um pente. Siga as instruções do produto e respeite o tempo de pausa. Em seguida, é só enxaguar.

Em média, o rendimento é de 40 aplicações e o intervalo para próxima aplicação tem estimativa de até 45 dias, dependendo do estilo de vida e tipo de cabelo de cada um.

Mas atenção a um detalhe muito importante. A máscara revitalizante de cor é uma excelente alternativa para tonalizar e não colorir os fios.

A finalidade é a realçar o próprio tom, e em alguns casos, até obter uma cobertura dos fios brancos (isso pode variar, de acordo com a resistência do cabelo).

Mas se você pretende mudar radicalmente, precisa conversar com um profissional, que vai avaliar e indicar o procedimento ideal.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*