Como aplicar stain em móveis de teca: 12 passos

Só de escutar a palavra “lixar” nos causa arrepios, não é mesmo? Mas com essa dica de como lixar madeira, vocês verão que não é uma tarefa tão difícil assim. Arrisco a dizer que talvez até passe a gostar de lixar! (OK, OK… acho que exagerei aqui)

Depois que aprendi essa técnica de como lixar madeira com o grande mestre marceneiro Celso, da Madeira Viva, o meu acabamento melhorou muito.

Além disso, uma peça de madeira bem lixada e bem envernizada é a assinatura de um bom artesão. Afinal, por estar mais à vista, é o acabamento que “veste” sua obra e chama a atenção das pessoas.

Pense bem: você investiu um tempo precioso na construção caprichosa, então porque não fazer o mesmo com o acabamento?

Entenda as lixas e os seus números

De maneira rápida e prática, os números impressos nos versos das folhas de lixa indicam o grão da mesma. Quanto mais baixo o número, mais abrasiva é a lixa. Então, uma folha de lixa 60 é mais grossa que uma lixa 100, que é mais grossa que a 150, e assim por diante.

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Esses números são importantes: eles nos dizem como evoluir para a próxima lixa.

Para um bom lixamento, devemos começar com a lixa mais grossa e ir passando para uma lixa bem fina.

Portanto, para escolhermos o número, basta usarmos uma regrinha simples: se começarmos com a lixa grão 60, a próxima lixa é o número (no caso 60) mais a metade dele (que aqui é 30).

Dessa forma, o próximo grão seria o 90 (60+30). No entanto não existe lixa grão 90 disponível no mercado nacional, por isso escolhemos o próximo, que é o grão 100.

Os próximos passos continuam seguindo essa fórmula. A lixa que deve ser utilizada depois da de grão 100 é a lixa de grão 150 (100 + 50 = 150).

Nos casos em que o número do grão não existir, ou você não tenha disponível na sua oficina naquele momento, escolha o mais próximo do resultado.

Por exemplo, em seguida da lixa 150, seria a de número 225 (150 + 75 = 225). Como também não existe, escolhemos a 220.

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Vamos ver na prática como lixar madeira?

Na imagem abaixo, você vê a madeira ainda bruta (note a marca de lápis nela).

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Madeira aparelhada, pronta para lixamento.

Vamos iniciar o lixamento com uma lixa grossa para desbastar bem a superfície da madeira. Uma de grão 60 é a ideal na maioria dos casos. Porém, respeite o sentido do veio se a madeira já estiver com uma aparência uniforme.

Respeite o sentido do veio da madeira

Aqui uma dica importante: sempre lixe no sentido do veio da madeira! Se lixar perpendicularmente (90 graus) a madeira vai ficar riscada e vai ser bem trabalhoso desbastar essa superfície.

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

A direção da seta indica o sentido do veio da madeira. Tanto faz se é para frente ou para trás. O importante é seguir as fibras, como em um trilho de trem.

Comprar Lixadeira de Bancada

Tenha sempre à mão um pedaço de madeira, como o da foto, para auxiliá-lo durante o lixamento. Além de aliviar a força de sua mão, um toco de madeira bem plano mantém um lixamento uniforme na peça final.

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Veja na imagem abaixo como segurar sua lixa com o pedaço de madeira:

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Um taco de madeira permite um lixamento homgêneo sem o risco de criar ondulações na peça.

Mais carinho, menos força!

Não é necessário aplicar muita força para conseguir um lixamento adequado. O segredo é lixar sempre de forma constante e não colocar muito mais força que o próprio peso do seu braço. Dessa forma, faça movimentos de vai-e-vem sempre no sentido do veio da madeira.

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Repita esse mesmo passo com todas as granulações escolhidas. Uma vez que a gramatura da lixa vai ficando mais delicada, repare como o pó que é retirado vai afinando. Por melhor que esteja a imagem, não dá pra ver muito bem, por isso faça o teste em sua casa ou oficina e compare para sentir a diferença.

Comprar Kit de Lixas Tambor

Vamos para os últimos passos

Para o lixamento final, você deve escolher a lixa de acordo com o acabamento e brilho desejado. A princípio, as lixas de grão 220 e 320 são ótimas para obter uma superfície bem lisa. Finalmente, sinta como a madeira já apresenta um acabamento liso mesmo antes de aplicar o verniz ou cera.

Nesse tutorial, usamos cera de carnaúba para o acabamento. Eventualmente, encontramos essa cera em qualquer supermercado, junto aos produtos de limpeza. Primeiramente aplicamos a cera e deixamos secar:

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Finalmente, damos um polimento final com uma flanela, para conseguir um brilho ainda mais bonito:

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Teste a qualidade de sua peça com o seu tato. O toque fica suave e a aparência, nota 10!

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Agora pegue um pedaço de madeira e pratique bastante. Dessa forma você entenderá o quanto é importante saber como lixar madeira. Além disso, vai aprender a forma correta e menos cansativa de obter um acabamento de primeira em suas peças!

Se você quiser ver essa técnica em ação, assista ao vídeo mostrando o passo-a-passo de como lixar madeira em nosso canal do Youtube. Além disso, você ainda pode ver como fazer uma boneca para envernizar madeira em um artigo exclusivo que temos aqui em nosso blog.

Se ainda ficou com dúvida, assista o vídeo! Daí não tem desculpa para não aprender hein?…rsrs

  • Ah e não esqueça de acessar a nossa loja – Loja Empoeirados, tem muita coisa legal lá!
  • É isso aí pessoal, esperamos que tenham gostado!

Como restaurar um móvel de madeira

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

O título é super abrangente e é claro que existem muitas variações para esse problema. O que vou mostrar pra vocês hoje é uma dica de como restaurar um móvel que pode ser usada em peças de madeira que tenham acabamentos como verniz, stain ou selador. Se o seu móvel está com cera, tinta ou laca, o caminho muda um pouco.

Qual foi o meu caso……

Há anos, muitos anos mesmo, eu tenho algumas peças de varanda feitas em madeira de reflorestamento. Todas tratadas para resistir sol e chuva, e que funcionaram tão bem durante esse tempo que ainda estão aí em condições de uso. Só que ficaram feias, feias de verdade, com cara de sujas e cheias de manchas.

Eu costumo dar aquela manutenção básica de limpeza, até lavagem com lavadora de alta pressão eu dei, e até que ajudou razoavelmente, mas é fato: se queremos ter nossos móveis com aparência de novos, é preciso arregaçar as mangas e suar um pouco mais.

Então chegou o dia de agir direto no ponto e recuperar essas peças. O resultado ficou perfeito, como se tivessem saído da loja hoje e tenho certeza que ainda terão mais alguns anos de uso.

Leia também:  Como aplicar uma máscara de lama: 12 passos (com imagens)

Faça um trio de mesas novinho e econômicos, clique

Vou dar dicas práticas que valem sua análise e investimento.

Uma delas é adquirir uma lixadeira. Se você é artesã e lida com certa frequência com etapas de trabalho usando lixa, acredite, o custo/benefício justifica totalmente ter uma ferramenta dessas. Existem modelos portáteis, de valor mais baixo e que fazem milagres na hora de lixar. Super vale à pena. Comprei uma recentemente e considero que ela quase se pagou.

Lixadeira portátil para projetos variados

Outra questão é o produto que você vai aplicar para renovar o aspecto da madeira.

Você verá a seguir que eu usei apenas o Stain acetinado natural. Fiz isso porque eu já tinha uma lata em casa para outros usos e a minha mesa é pequena, não consumiu muito produto.

Mas se sua peça é maior, ou se a sua madeira tem mais tendência à absorção, o correto é aplicar uma demão de selador para depois usar o Stain.

O selador economiza muito produto, qualquer que seja que você vá aplicar depois.

Mas vamos lá, conferir de perto.

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Veja o estado original da mesa: surrada de verdade.

Tem mancha de gordura, de bebida, de produtos químicos que uso para artesanato.

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Tem marcas do tempo, do sol e da chuva que vez ou outra acaba tomando.

Muita gente já estaria jogando no lixo, né não?

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

O primeiro passo é lixar. Olha aí a minha lixadeira, não fico mais sem ela.

Se você não tem uma, vai suar um pouco e levar mais tempo nesta etapa, mas não pule. É aqui que você vai recuperar profundamente seu móvel.

Comece com uma lixa mais grossa e termine com uma mais fina. Depois limpe muito bem. Já dá pra notar a diferença.

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Aqui cabe uma sugestão: se você puder desmontar sua mesa para lixar, desmonte. Agiliza e dá outro acabamento.

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Veja só que maravilha, lixada já é outra coisa.

Quase nova.

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Agora vamos proteger a madeira para que ela resista mais um bom tempo.

Observe que eu uso apenas o Stain, e essa é uma alternativa. Se preferir aplique o selador como primeira demão.

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

O Stain além de proteger a madeira vai recuperar sua tonalidade e valorizar o seu aspecto.

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Eu queria uma aparência mais viva, por isso optei pelo acabamento natural; mas existe o transparente e existem também outras tonalidades. Verifique em sua loja de tintas preferida.

Tá quase lá.

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Depois que a primeira demão estiver bem seca, você vai perceber que a madeira parecerá áspera. É normal.

As fibras que ficaram soltas com o lixamento vão levantar com a primeira demão de selador ou Stain. Assim é hora de lixar de novo, agora com uma lixa bem fina.

Aqui não vamos precisar de força então estou fazendo na mão mesmo. Remova as asperezas e limpe, em seguida aplique o Stain na tonalidade de sua preferência.Aguarde secar conforme as instruções do fabricante e depois pode ficar feliz porque você terá ganho móveis novos.  ???? 

  • Pra você anotar e não perder:
  • Selador para madeiras, cliqueStain para proteger a madeira, clique
  • Se o seu móvel tem acabamento com pintura ou cera, o caminho muda um pouco.

Vou me organizar para preparar um tutorial pra você, mas basicamente você vai precisar remover esses produtos da superfície antes de repintar ou renovar a cera. Aguarde.

  1. Fotos: Marcelo Pereto
  2. Não copie, compartilhe.
  3. Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Stain: tudo o que você precisa saber sobre a resina

Portas e janelas de madeira pedem proteção contra desbotamentos e deterioração, pela simples passagem do tempo. Por isso, é indicado aplicar stain, resina de efeito decorativo que ressalta a tonalidade natural da madeira, repele água (hidrorrepelente), e combate a formação de fungos (fungicida).

De fácil aplicação e manutenção, o stain não trinca, porque é absorvido pela madeira e não forma camada de filme de proteção. As lojas de materiais de construção fornecem dois tipos de produto: o preservativo, com ação fungicida; e o de acabamento, que não possui nenhum inseticida em sua composição.

Stains são acetinados, realçam os veios da madeira e não formam filme sobre sua superfície, o que mantém o aspecto natural, rústico de portas e janelas”, explica Gisele Bonfim, gerente técnica e de assuntos ambientais da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati). O verniz, ao contrário, é vendido nos acabamentos brilhante, acetinado e fosco, e altera o aspecto natural da madeira.

O modo de aplicação e o número de demãos devem seguir as instruções das embalagens. De acordo com Bonfim, entretanto, há etapas básicas de aplicação: lixamento da peça, que deve ser feito sempre no sentido dos veios da madeira, limpeza da superfície, e aplicação da primeira demão, com pincel ou rolo, sempre no sentido dos veios.

Ainda na primeira demão, após alguns minutos da aplicação, deve ser usada trincha para uniformizar o acabamento. O intervalo entre demãos é de pelo menos 12 horas.

É indicado não manipular stain em dias muito frios, com temperaturas abaixo dos 10°C, nem aplicá-lo sobre madeiras verdes ou molhadas. Também não é preciso usar o produto em excesso. Tampouco é recomendado fazê-lo em ambientes fechados e úmidos, ou diretamente sobre outros acabamentos (tintas e vernizes).

A manutenção é simples, porque a película, ao não trincar, também não se desprende da madeira. Quando desgastada, basta fazer nova aplicação: “Deve-se lavar a superfície, esperar que seque bem, fazer novo lixamento com esponja comum de limpeza e reaplicar uma ou duas demãos do produto”.

Stain ou verniz

A vantagem do stain sobre o verniz é a sua manutenção, pois ele pode ser reaplicado por cima da camada antiga sem lixamento, apenas com uma limpeza para remover partículas de pó e outras sujeiras.

Outro ponto importante é que o stain não descasca, porém, pode desbotar ao passar do tempo. Existem algumas marcas que oferecem diferentes tipos de tonalidades, o que permite seu uso para tingimentos leves da madeira.

 Uma das maiores dúvidas que existe sobre o stain é sobre a possibilidade de aplicação sobre tintas. Por ser um produto impregnante, ele não pode ser aplicado sob ou sobre nenhum outro acabamento. Se houver tinta, por exemplo, o stain não cumpre seu papel de impregnar e selar a madeira.

O stain é mais utilizado em áreas externas, mas nada impede que você o indique ao seu cliente para um ambiente interno.

Se o stain é uma opção para opção para revestir madeiras, o cal é uma alternativa para quem precisa realizar pinturas. Você conhece essa função?
Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Leia também:  Como arrumar o aquário de um peixe betta (com imagens)

Vai envernizar madeiras? Confira esse passo a passo – Instituto da Construção

Você tem móveis de madeira na sua casa e acha que eles não estão bonitos? Quer arrumar uma forma de conservar essas peças e dar um belo acabamento? Então você pode optar por envernizar as madeiras.

O verniz é uma película de acabamento que serve para revestir diversos tipos de madeira. Ao ser aplicado, esse revestimento deixa o material mais protegido e durável, criando uma camada que protege de água, graxa, pó e outros agentes que podem danificá-lo. O verniz dá ainda um lindo acabamento à madeira, que fica muito mais brilhante.

Muita gente quer envernizar madeiras, mas acha complicado ou desconhece qual o procedimento correto para cuidar daquela peça especial. Se esse é seu caso, confira a seguir um passo a passo simples de como envernizar madeiras:

Como envernizar madeiras cruas/novas (nunca envernizadas)

Materiais: luvas, solvente, verniz, jornal/papelão, fita crepe, pano limpo, lixa e pincel.

Passo a passo:

1 – Prepare o ambiente. Use o jornal ou o papelão para proteger as paredes e o chão próximos à peça e pegue os materiais.

2 – Lixe toda a peça usando uma lixa nº 80 (grossa) e depois com uma nº 120 (fina). Lixe seguindo o sentido da própria fibra para não fazer arranhões.

3 – Limpe com pano úmido para tirar pó e sujeira e espere secar bem.

4 – Aplique um selante diluído com o verniz, numa proporção de 75% verniz e 25% selante. Deixe secar.

5 – Lixe usando uma lixa superfina de forma suave, limpe bem, aplique uma demão inicial de verniz puro e espere secar. Aplique o número de camadas que achar necessário, sempre intercalando cada uma com uma lixada. Após aplicar a última camada, não lixe mais.

Veja também: Dicas para pintar sua casa como um profissional

Como envernizar madeiras que foram envernizadas antes

Materiais: removedor para verniz, luvas, espátula, verniz, jornal/papelão, fita crepe, pano limpo, lixa e pincel.

Passo a passo:

1 – Remova todo o verniz antigo com um removedor. Aplique usando um pincel, deixe agir na madeira segundo as instruções disponíveis na embalagem. O acabamento antigo vai se soltar aos poucos e você pode removê-lo utilizando uma espátula.

2 – Lixe a madeira para remover brilhos e imperfeições, pois o verniz é um produto que não adere a superfícies irregulares. Siga as indicações anterior do mesmo passo para madeiras que nunca foram envernizadas.

  • 3 – Limpe toda a peça com um pano umedecido em água e espere secar.
  • 4 – Siga exatamente as instruções explicadas acima para aplicação em madeira crua.
  • Você pode gostar: Dicas e truques para pintores de parede

Dicas especiais para envernizar madeiras

  1. 1 – Sempre leia as instruções do fabricante de verniz para conseguir os melhores resultados.
  2. 2 –  Nunca misture tipos diferentes de verniz.
  3. 3 –  Use pincéis de pelos naturais novos e limpos para aplicar.

  4. 4 –  Aplique o verniz com movimentos longos e retos, seguindo o veio da madeira.
  5. 5 –  Procure fazer a aplicação de verniz em dias com clima equilibrado, pois a umidade atrapalha na secagem e o calor pode formar bolhas.

  6. 6 –  O verniz é um produto inflamável, portanto, mantenha-o longe do fogo.

Conclusão

Viu só? Envernizar madeiras é um processo bastante simples, e que precisa apenas de atenção e cuidado nos procedimentos e na escolha dos produtos.

Agora você já pode dar um belo acabamento nas madeiras em sua casa, ou até mesmo em obras, caso você trabalhe com construção civil. Bom trabalho!

Como Aplicar Stain em Móveis de Teca: 12 Passos

Resina Epoxi Em Madeira Pinus – Unduh video

Page 2

11:59

Pia de madeira com acabamento em poliéster

Tahun Yang lalu

4:46

Resinando Mesa de Madeira

4 tahun yang lalu

Page 3

Page 4

0:52

Mesa de Madeira

6 bulan yang lalu

Mesa de Madeira Pinus de Palete Rústica com ótimo acabamento Envernizada com verniz Marítimo Patina feita com fogo Toda …

Page 5

1:15

Mesa de pinus

3 tahun yang lalu

Aí galera mesa feita com tábua de pinus . Material leve e resistente. Ótima ideia é custo baixo. Essa mesa aí saiu por 55 reias .

Page 6

1:15

Mesa de pinus

3 tahun yang lalu

Aí galera mesa feita com tábua de pinus . Material leve e resistente. Ótima ideia é custo baixo. Essa mesa aí saiu por 55 reias .

Page 7

15:21

Cansei De Pinus E Madeira Macia

Tahun Yang lalu

Page 8

Page 9

3:19

Preservação da Madeira Técnica Japonesa

3 tahun yang lalu

1:01

Resinagem de Pinus Elliottii 03

9 bulan yang lalu

2:22

Mesa de Rolhas

4 tahun yang lalu

0:30

Barco pinus tratado.

3 tahun yang lalu

1:34

COMPENSADO NAVAL – versão 2

3 tahun yang lalu

Aplicação

1 – Para aplicação de Osmocolor é necessário utilizar equipamentos de proteção? Sim, para qualquer produto que contenha solvente é recomendável a utilização de Equipamentos de Proteção Individual. Deve ser feita leitura das instruções de segurança do rótulo antes da aplicação.

2 – Qual melhor tipo de trincha para se obter o bom acabamento com Osmocolor? Para acabamento fino, utilize trincha de cerdas macias (por exemplo, Tigre 186 e 518).

Para acabamento rústico, pode-se utilizar trincha comum. Em ambos os casos, o produto deve ser aplicado com pinceladas longas e sempre no sentido dos veios da madeira.

Após alguns minutos de cada demão, repasse a trincha mais seca para uniformizar o acabamento.

3 – Osmocolor Stain pode ser aplicado com boneca? Sim, mas somente em ambientes internos e móveis.

4 – Quantas demãos são necessárias para aplicar Osmocolor Stain? Para Osmocolor ST Cores e Cores Sólidas, duas demãos são suficientes para ambientes internos e externos. Mais do que isso, somente quando for necessário intensificar o tom da cor. No caso de Osmocolor Stain Natural UV Gold, puro, em mistura, ou Transparente devem ser aplicados 3 demãos.

5 – Na aplicação do Osmocolor devemos lixar entre uma demão e outra? Não há necessidade, basta aplicar a segunda demão diretamente sobre a primeira, após intervalo de 12 horas entre demãos.

6 – Osmocolor pode ser aplicado com pistola ou rolinho? É importante lembrar que Osmocolor foi desenvolvido para aplicação com trincha, em ambientes externos e internos.

 Não recomendamos a aplicação do Osmocolor Stain Semitransparente com pistola ou rolo, principalmente pelo risco de não haver boa penetração do produto na madeira.

Este tipo de aplicação compromete o desempenho do produto, uma vez que a umectação do substrato é inferior à obtida com trincha.

No caso de aplicação com pistola ou rolo, há também a possibilidade de manchamento da cor, pois se tratam de produtos transparentes, porém coloridos, sendo muito difícil controlar a homogeneidade de camada, o que pode ocasionar diferenças de tonalidade, com áreas mais carregadas que outras, ocorrendo também diferenças de brilho, pelo mesmo motivo.

 Sob determinadas circunstâncias, desde que aplicado por profissionais e com orientação e acompanhamento técnico, a versão Clear da linha Osmocolor Stain (Osmocolor Natural UV Gold, Osmocolor Incolor UV Glass e Osmocolor Transparente), pode ser aplicada com pistola. A aplicação com pistola deve sempre ser seguida de repasse da trincha seca com o produto ainda úmido, para garantir penetração, homogeneidade de cor e da camada.

 Já a versão Cores Sólidas, por apresentar maior opacidade, poderá ser aplicada com pistola ou com o rolinho de lã baixa de carneiro ou ainda com rolo de espuma resistente a solvente. Mesmo neste caso, para garantir maior penetração do produto na madeira, o ideal será um repasse com trincha seca.

Leia também:  Como baixar e instalar o windows live messenger: 6 passos

7 – Osmocolor Stain não está secando. Por quê? Basicamente, podem ser três os motivos:- Excesso de produto: normalmente identificado no Semitransparente pelo alto recobrimento da textura da madeira. É recomendável remover o produto e reaplicar da forma correta.

– Quando aplicado sobre madeira molhada, verde ou em ambientes fechados e úmidos: qualquer um destes fatores interfere na secagem, em função da dificuldade de evaporação de solvente.- Madeiras resinosas: as resinas dessas madeiras podem ser incompatíveis com os acabamentos, prejudicando a secagem.

Migram para o acabamento e, principalmente no caso de cores claras, é visível o dano que a resina causa nas superfícies (manchas avermelhadas ou castanhas).

Dependendo do acabamento, sugerimos a remoção com Striptizi Gel ou com a Linha Deck ou ainda aplicação de Isolare. Se a aplicação for recente, com o produto ainda mole, pode ser retirado com Thinner.

8 – Após aplicação de quatro meses, o Osmocolor sumiu. Por quê? É pouco tempo para o Osmocolor Stain sofrer este processo. Há três possibilidades:- Demãos insuficientes do produto – as indicações da embalagem devem ser seguidas.

A aplicação deve ser uniforme, com trincha, e a quantidade de produto não deve ser excessiva, mas suficiente para garantir a proteção. Por isso, passe e repasse a trincha para a superfície não ficar muito “seca”, com pouco produto depositado.

– Aplicado sobre madeira resinosa – a migração dos extrativos compromete a durabilidade do produto.

– Aplicado sobre outro acabamento (tinta, verniz, etc) – estes acabamentos impedem a penetração de Osmocolor e provocam degradação precoce.

9 – Posso aplicar Osmocolor Stain na sauna? Não, em saunas não é recomendável a aplicação de acabamentos para madeira.

10 – Apliquei Osmocolor Stain na madeira e manchou. Por quê?Há duas possibilidades:- Se for o Semitrasparente pode ser excesso de produto e/ou uma distribuição desigual, ou ainda o uso da trincha em várias direções que não as dos veios da madeira.

– Se for Osmocolor Cores Sólidas, cor clara, verificar o substrato, pois pode ter sido aplicado sobre madeira resinosa e o extrativo migrou para o acabamento.

11 – É recomendado o uso de Osmocolor Stain sobre o bambu? Não, o bambu é impermeável e o produto não penetrará na madeira.

12 – Posso aplicar Osmocolor Stain num bar, onde só tem bebidas? Sim, pode.

13 – Pode-se aplicar o Osmocolor Stain em alvenaria? O Osmocolor foi produzido para a aplicação sobre madeiras. Entretanto, muitos usuários realizam aplicações sobre vários substratos com resultados positivos. Não nos responsabilizamos, todavia, pelo desempenho do produto sobre outras superfícies.

14 – Osmocolor Stain pode ser aplicado sobre outros acabamentos? Não, são produtos desenvolvidos especialmente para penetrar na madeira, que deve estar totalmente limpa e sem acabamento. Pode ser aplicado somente sobre Pentox Super e Isolare (aplicado sobre madeiras resinosas).

15 – É possível aplicar o Osmocolor Stain sobre verniz/tintas ou vice-versa? Não recomendamos. Osmocolor é um impregnante e quando aplicado sobre verniz/tinta não penetra nos veios da madeira, comprometendo a aderência. O contrário, verniz/tinta aplicado sobre Osmocolor, em ambientes externos e internos, poderá apresentar trincamento precoce.

16 – Como remover os excessos do Osmocolor Stain durante a aplicação? Retire o excesso da trincha na borda da lata e faça o repasse com a trincha mais seca.

17 – Osmocolor Stain é compatível com verniz para piso (sinteko) e tintas à base de água? Não, testes comprovam que não há aderência do verniz no assoalho quando aplicado sobre o Osmocolor, devido às resinas hidrorepelentes do produto. O mesmo ocorre com tintas à base de água.

18 – Osmocolor Stain pode ser aplicado sobre pisos de madeira? Osmocolor é bastante recomendado para Decks, pois as pessoas normalmente transitam descalças ou de chinelos nestas peças. Decks são superfícies horizontais sujeitas a manutenções constantes, por isso Osmocolor é indicado, pois permite fáceis reaplicações. Não é recomendável para outros tipos de pisos submetidos a alto trânsito.

19 – Osmocolor Stain Natural UV Gold e Transparente podem ser aplicados com boneca? Sim, para ambientes internos (móveis).

20 – Osmocolor Stain Natural UV Gold e Transparente podem ser aplicados com rolo? Sim, embora não seja o tipo de aplicação mais recomendada e, desde que realizada por um profissional capacitado, em determinadas situações, poderá ser utilizado o rolo. Neste caso, o mais indicado é o de lã baixa.

21 – Quais problemas podem ocorrer na aplicação com rolo? Os problemas que podem acontecer neste tipo de aplicação são: manchas ou baixa penetração do produto no substrato. As manchas ocorrem devido à má distribuição do produto, por ser pigmentado e transparente. Para evitá-lo, é necessário o repasse de trincha, que melhorará a distribuição e garantirá a penetração do produto na madeira.

22 – Osmocolor Stain Natural UV Gold e Transparente podem ser aplicados com pistola? De forma geral, não recomendamos a aplicação do Osmocolor Stain Semitransparente (Natural UV Gold, Transparente ou Cores) com pistola. Este processo não garante boa penetração do produto na madeira, o que comprometeria a durabilidade. Além disso, há possibilidade da cor manchar, pois se trata de produto colorido, porém transparente.

Sugerimos que o trabalho seja de profissional habilitado, com orientações e acompanhamento da Montana para aplicação com pistola. Aplicado com pistola, é necessário fazer repasse da trincha seca sobre o produto ainda úmido.

23 – A aplicação do Osmocolor Stain Natural UV Gold ou Transparente amarelam a madeira? Sim, o amarelamento causado pelo uso do Transparente é muito pequeno se comparado ao do Natural UV Gold. Manifesta-se em decorrência do filtro solar que faz parte da composição do produto e, dependendo da cor da madeira, amarela mais ou menos.

Todos os produtos do mercado que contêm filtro solar têm tonalidade levemente amarelada.

24 – Devo aplicar quantas demãos? Recomendamos que aplique quantas demãos o rótulo do produto sugerir. Esse número pode variar de 2 a 4 demãos, em função da tonalidade a ser aplicada. Dessa forma, garante-se um acabamento satisfatório, com melhor desempenho de proteção UV em uso exterior.

25 – Osmocolor Stain Transparente também poderá ser aplicado em Decks de piscina? Não, o produto indicado para Decks é o Osmocolor Castanho UV Deck.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*