Como aplicar máscara capilar: 11 passos (com imagens)

Você encontra uma máscara maravilhosa para os cabelos, usa semanalmente — ou até mais —, vê a transformação acontecer e, depois de um tempo, os fios se “acostumam” com o produto. Ou, pior, você recebe uma indicação de um creme que acaba piorando o aspecto do seu cabelo.

Quem nunca passou por essas situações?Na realidade, o cabelo não se habitua ao produto — pode ser que o fio simplesmente não precise dos ativos presentes no cosmético. Considerando que uma máscara capilar tem de 20 a 50 componentes, entre os milhares disponíveis no mercado, é normal que se erre o alvo.

Com base nessa constatação, ganhou força nos últimos anos o chamado método do cronograma capilar. Hoje, os adeptos se organizam nas redes sociais — existem grupos com mais de 100 mil usuários. A técnica parte do princípio que os fios têm necessidades diferentes, que variam de pessoa para pessoa ou até mesmo conforme as estações do ano.

Isso explicaria por que um produto para de fazer efeito ou funciona só com certas pessoas.O cronograma capilar que circula na internet é baseado em um ciclo de três semanas, em que cada lavagem deve ser feita com um tratamento específico.

A princípio, o cronograma é fixo, principalmente porque nem todos os praticantes sabem diagnosticar adequadamente qual é a necessidade do cabelo, mas o método é mais eficaz quando adaptado. Cabelos sem química e expostos a poucas agressões podem precisar apenas de hidratação, enquanto fios mais castigados demandam reconstruções mensais. Tudo depende da observação de como o cabelo reage.

Como Aplicar Máscara Capilar: 11 Passos (com Imagens) (foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

A estudante Liah Radomski, 19 anos, percebeu isso na prática. Os tons de verde e roxo que ela ostenta necessitam de constantes descolorações, o que fragilizou bastante os fios. “Com leituras e ajuda do grupo, fiz o diagnóstico e programei etapas mais específicas para as minhas necessidades”, explica Liah.

Hoje, ela investe em tratamentos de nutrição, reconstrução ou apenas prevenção. “Compreender a estrutura do fio e cada etapa foi fundamental. Não dá para abandonar o cronograma só porque o cabelo está saudável”, afirma.

Algumas correntes afirmam que o cronograma é apenas maquiagem, pois o cabelo é formado por células mortas, que não reagiriam aos produtos, e só a nutrição de dentro para fora seria efetiva.

O dermatologista Leonardo Spagnol conta que, de fato, populações subnutridas têm fios que chegam a esfarelar, mas afirma que esse fenômeno ainda não é bem compreendido. “Não existe vaso sanguíneo que vai da raiz até as pontas para nutrir o cabelo”, compara.

Spagnol explica que a regularidade é importante no processo para manter os ganhos enquanto o fio não se recupera espontaneamente. “Essas reestruturações — reforço de queratina, por exemplo — são para tentar cobrir um buraco. Esse buraco pode abrir de novo”, explica.

O dermatologista conta ainda que uma característica importante dos cosméticos é ter o pH mais ácido, semelhante ao dos fios. Xampus infantis possuem pH básico, por volta de 7, para não serem agressivos no caso de caírem nos olhos das crianças.

Os fios, porém, têm pH mais ácido, por volta de 5 e, por isso, esses xampus não devem ser usados por adultos. “A gente não tem cabelo de bebê”, observa.Spagnol recomenda ainda que, periodicamente, seja usado um xampu antirresíduos para combater o acúmulo de silicones, que podem fazer parte das composições.”Todo processo químico estraga um pouco. Depois do processo, tem que tentar renutrir. Você terá uma melhor nutrição externa do fio, que ficará mais brilhoso e com menos frizz. Assim, você minimiza os danos”, explica.

Hidratação

Na etapa da hidratação, a primeira e mais básica, são usados produtos que vão repor a umidade dos fios. A água é responsável por reter todos os componentes que serão depositados nas fases posteriores, por isso, é a primeira que deve ser realizada.

A maioria dos cabelos perde hidratação fácil, processo causado por vento, sol e uso de equipamentos quentes, como secadores e chapinhas. Alguns dos componentes recomendados para a hidratação são o dexpantenol, a babosa, o aloe vera e a glicerina.

Fios hidratados brilham e têm toque macio.

Como Aplicar Máscara Capilar: 11 Passos (com Imagens) (foto: Divulgação)

  1. Nutrição

A função da nutrição é criar uma barreira lipídica que mantenha a hidratação. Um cabelo desnutrido parece saudável após as hidratações, mas bastam algumas horas para que ele retorne ao aspecto ressecado. O cabelo bem nutrido apresenta peso, não embaraça facilmente, não tem frizz ou fios porosos — fios ásperos, com aspecto e cor irregulares.

A nutrição é feita por meio de ceramidas e, principalmente, óleos vegetais, como argan, manteiga de karité e abacate. Uma das técnicas para repor os lipídios do cabelo é a umectação, em que o cabelo passa por uma massagem com óleos. Na umectação a seco, basta aplicar o óleo, deixá-lo agir por algumas horas e, em seguida, lavar normalmente.

Imagina-se, porém, que a umectação seja mais potente após a lavagem. Como o xampu abre as cutículas, o óleo penetraria melhor. Nesse caso, o óleo deve ser aplicado diretamente sobre os cabelos lavados, sem condicionadores ou outros cremes, que podem fechar as cutículas.

Alguns dos óleos indicados para a umectação são o azeite de oliva e o rícino.

Como Aplicar Máscara Capilar: 11 Passos (com Imagens) (foto: Divulgação)

  1. Reconstrução

Um dos sinais de que a reconstrução é necessária é o cabelo elástico, que, quando molhado, tem aparência similar à goma de mascar, além da fácil quebra. A professora Graziela Martins começou o cronograma há três anos com os fios nesse estado, elásticos e quebradiços. “Fiz umas luzes e meu cabelo ficou muito ressecado, então procurei na internet algo que pudesse resolver meu problema”, conta.

Após um mês de cronograma, a mudança já era visível. Hoje, ela foca em hidratações e nutrições. Essa é a única fase que, se realizada em excesso, pode ser perigosa para o cabelo. A reconstrução, geralmente à base de queratina e aminoácidos, como arginina e creatina, busca restituir as proteínas perdidas pelo cabelo e deixá-lo mais fortes.

Por isso, se os fios receberem uma carga de queratina acima do ideal, podem tornar-se rígidos e quebrarem ainda mais. Foi o que aconteceu com a estudante Luane Tomé, de 18 anos. Ela conheceu o cronograma em 2015 por meio de um blog e decidiu iniciar a técnica.

Na época, ela estava com o cabelo muito danificado por causa do uso de tintura e, por isso, começou com duas reconstruções semanais, o que só piorou a situação. “Meus fios ficaram rígidos”, conta.

Como Aplicar Máscara Capilar: 11 Passos (com Imagens) (foto: Divulgação)  

Ácido Hialurônico: como usar? Conheça as melhores formas

Como Aplicar Máscara Capilar: 11 Passos (com Imagens)

O Ácido Hialurônico é uma poderosa substância que pode ser usada de diferentes formas em tratamentos anti-idade e também para hidratação da pele. Vamos falar sobre os benefícios do Ácido Hialurônico para a pele e sobre sua eficácia quando combinado a outros ativos.

Ação hidratante

O Ácido Hialurônico é uma substância que está presente naturalmente em nosso organismo. Ele é muito conhecido por manter a hidratação da pele e também por combater o envelhecimento, dando sustentação.

Com o passar do tempo, nosso organismo tem uma redução bem significativa na produção de Ácido Hialurônico, impactando diretamente em nossa pele, diminuindo a sustentação, a firmeza e dando sinais de ressecamento, rugas e linhas de expressão.

Essa substância consegue reter água, cerca de mil vezes o seu peso, conseguindo assim um enorme potencial hidratante para a pele.

Através desse poder de absorção tão grande, o Ácido Hialurônico promove a hidratação dos tecidos e, por isso, tê-lo em nossa rotina de cuidados é muito importante.

Todos sabemos que manter a pele hidratada é um dos passos essenciais para a saúde, portanto mantenha o ativo por perto!

Poderosa ação preenchedora

Outra característica importante do Ácido Hialurônico é sua ação preenchedora, que auxilia na sustentação, mantendo a firmeza da pele em dia. Por possuir essa poderosa ação de reter água nas camadas cutâneas mais profundas, o Ácido Hialurônico preenche os espaços entre as células, ajudando na redução das linhas de expressão e rugas, deixando a sua pele mais lisa e uniforme.

O Ácido Hialurônico possui uma textura viscosa e incolor, que lembra um gel. Nós chegamos a degradar e sintetizar cerca de 1/3 dessa substância diariamente, até a sua produção ser interrompida.

Com o passar do tempo, nossa pele fica desidratada e sem densidade, perdendo o viço e a sustentação.

Por isso, tratar essa ausência topicamente dia após dia é importante para que a pele fique preenchida e mais volumosa.

Por ser uma substância naturalmente presente no corpo, a pele costuma tolerar bem o ativo, mas isso não quer dizer que você não deva consultar um médico. Procure seu dermatologista e faça a avaliação necessária para descobrir a sua necessidade.

Leia também:  Como alternar a visualização de um elemento html usando o javascript

Melhores formas de usar o Ácido Hialurônico

Como Aplicar Máscara Capilar: 11 Passos (com Imagens)

Você pode utilizar o Ácido Hialurônico topicamente, por meio de dermocosméticos, ou por preenchimento, processo estético feito com profissionais do ramo, como dermatologistas ou cirurgiões plásticos.

Existem muitos dermocosméticos com a presença do Ácido Hialurônico em sua composição.

Na ADCOS, você encontra algumas opções, por exemplo, de hidratantes, como o Hidradefense Solution Bruma Hidratante, um spray que pode ser aplicado durante o dia até por cima da maquiagem, e o Hidradefense Solution Aqua Pro.Bio, que também possui prebióticos em sua fórmula.

Outro dermocosmético anti-idade bastante procurado é o Dense Filler 3D, que além do Ácido Hialurônico, possui efeito de atenuação da contração muscular, trabalhando na reestruturação da derme e reduzindo rugas e linhas de expressão.

O Derma Complex Concentrado Hyalu 6 conta com uma combinação de 4 tipos de Ácido Hialurônico e 2 bioestimuladores em sua composição. Indicado para todos os tipos de pele (desde os primeiros sinais até a pele madura), como jovens e adultos que buscam um produto anti-idade com profunda ação de preenchimento e hidratação.

O preenchimento com Ácido Hialurônico pode ser feito em bolsas na área dos olhos, sulcos, rugas, lábios e também no famoso “bigode chinês”, entre outros. A aplicação da substância trabalha na devolução da sustentação perdida devido ao envelhecimento e preenche as rugas, deixando a região mais uniforme.

Combine o Ácido Hialurônico com outros ativos!

Você pode combinar o Ácido Hialurônico com outros ativos, como o Retinol, potencializando assim a hidratação da pele, reduzindo as rugas e melhorando a elasticidade e firmeza dela. Unido à Vitamina E, poderoso antioxidante conhecido, além de aumentar a maciez e promover hidratação intensiva, você reduz os danos causados pelos raios UV.

Para um tratamento intenso de hidratação, o Ácido Hialurônico pode ser utilizado em conjunto com a Ectoína, uma molécula da sobrevivência sintetizada por micro-organismos, que suporta condições extremas no deserto, promovendo hidratação imediata e resistente.

Aliado a prebióticos, você estimula a flora natural e benéfica da pele, reduzindo bactérias capazes de gerar doenças e ainda protege e estimula as defesas da pele.

Com a Alantoína, há hidratação com ação suavizante, minimizando assim irritações e acelerando a regeneração da pele agredida.

Protetores solares com Ácido Hialurônico

Para peles que necessitam de cuidados especiais e alta proteção aos raios UV, o Protetor Solar Máxima Proteção FPS 99 Fluid é o mais indicado. Ele é ideal para peles muito claras e sensíveis, devido ao seu FPS alto e a união do Bisabolol e da Alantoína, que possuem ação cicatrizante e reparadora. Ainda contém Melanin, que auxilia protegendo a pele da luz visível.

O Filtro Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto também possui Ácido Hialurônico em sua composição e ainda protege da luz visível. Com 6 cores disponíveis para uniformizar o seu tom de pele, ele também é resistente à água e minimiza os poros, ideal para usar durante o dia, no retoque do protetor solar a cada duas horas.

Se você tem pele sensível ou oleosa, experimente o Protetor Solar Mousse FPS 50, feito apenas com filtros minerais e com 5 tonalidades disponíveis em textura mousse, a mesma do Redutor de Poros. Além de conter Ácido Hialurônico na composição, ajuda na redução do brilho, poros e rugas, tendo controle efetivo na oleosidade por até 10 horas.

Máscaras Faciais

Para um intenso tratamento de hidratação, a Máscara de Safira deve fazer parte da sua rotina de beleza. Ela possui Ectoína, partículas de Safira, Fucogel®, Phylderm® e Esqualano Vegetal, unidos para proporcionar uma máxima nutrição à sua pele com hidratação imediata, persistente e ainda a deixa iluminada.

A Máscara Facial Syn-Ake® é um tratamento anti-idade intensivo para rugas e linhas de expressão, possuindo poderosa ação revitalizante e hidratante. Além do Ácido Hialurônico na composição, o Syn-Ake® é um peptídeo que imita a ação paralisante do veneno de cobra, que promove atenuação das rugas.

Retinol e Ácido Hialurônico

Para melhorar a firmeza e a elasticidade, prevenir o envelhecimento, reduzir rugas e linhas de expressão e ainda melhorar a textura da pele, o Derma Complex Retinol Facial devolve jovialidade à pele, possui textura não oleosa e ainda promove efeito lifting imediato, sempre alinhado à hidratação e à recuperação do viço.

O Derma Complex Retinol Área Olhos foi desenvolvido especialmente para a delicada região dos olhos, com poderosa ação renovadora e hidratante, ameniza os sinais de cansaço, diminui o inchaço e ilumina a região, estimulando também a produção de colágeno e reduzindo ainda as rugas e linhas de expressão do local.

Como aplicar corretamente a máscara de tratamento no cabelo durante o banho

As máscaras de tratamento capilar são antigas conhecidas das mulheres vaidosas e costumam amenizar muitos problemas como fios ressecados, porosos ou sem vida.

No entanto, como todo produto, para que faça o efeito prometido e entregue um resultado satisfatório, é fundamental que a aplicação seja feita corretamente.

Saiba como seguindo os conselhos de Marceli Nakashima, Cabeleireira Conselheira Kérastase, do salão do salão Studio W, em Campinas, São Paulo.

Prepare os cabelos

Antes de aplicar a máscara nos cabelos, é necessário higienizá-los. “O primeiro passo é o shampoo, que irá retirar as impurezas e os resíduos externos dos fios. Caso os cabelos não estejam muito sujos ou oleosos, não é preciso repetir a aplicação”, ensinou a profissional.

Escolha a máscara ideal

Para que os fios fiquem bonitos e os danos sejam reparados, é imprescindível optar pela máscara mais indicada para cada necessidade dos fios.

Se a ideia é tratar dos fios normais a ressecados, basta escolher entre a Masquintense Cheveux Fins (para cabelos finos) ou Masquintense Cheveux Epais (para fios grossos).

Por outro lado, caso o propósito seja exibir cachos definidos e nutridos, a dica é apostar na Máscara Oléo-Curl Intense. Para cada situação uma máscara específica é recomendada, basta consultar seu hairstylist.

Aplique o produto corretamente

“Depois de lavar os cabelos com o shampoo indicado por seu cabeleireiro, tire o excesso de água com uma toalha e aplique, mais ou menos, a porção de uma colher de sopa rasa do produto.

Distribua a máscara mecha a mecha evitando encostar no couro cabeludo para que ele não fique oleoso. Depois, enluve cada mecha para ter certeza de que o produto foi bem distribuído.

Deixe agir por mais cinco ou dez minutos ou de acordo com o tempo indicado pelo fabricante e enxágue bem”, auxiliou Marceli.

O tempo de ação da máscara

Para que o produto aja de forma certa, a especialista destaca a importância de se cumprir o tempo de ação indicado. “Respeitando esse prazo, os ativos agirão corretamente. Deixar o produto no cabelo por mais tempo não potencializa o resultado.

Em vez disso, a prática pode trazer prejuízos, causando, por exemplo, oleosidade no couro cabeludo e fazendo surgir a caspa. Também é importante lembrar que as máscaras de Kérastase não precisam da ação das toucas térmicas para que entreguem o resultado prometido.

É fundamental ficar atento às orientações de cada produto”, pontuou.

O que usar depois?

Após enxaguar os fios, retirando todo o excesso da máscara aplicada, pode-se proceder à escovação ou optar por deixar os cabelos secarem naturalmente.

“No primeiro caso, o recomendado é aplicar um protetor térmico antes do contato com o calor do secador, como o Nectar Thermique, de Kérastase, e, no segundo, um leave-in é o mais indicado, como o Elixir Ultime Crème Fine, o BB Cream de Kérastase, que concilia a riqueza do óleo com a leveza do creme”, finalizou Marceli.

Máscara capilar: como aplicar corretamente e escolher o tratamento certo

Vale usar um pente de madeira para espalhar melhor a máscara nos fios (Foto: iStock)

Os incômodos capilares até podem ser os mesmos: ressecamento, opacidade, porosidade, falta de brilho. Muita gente resume a hidratação como principal ferramenta de prevenção e tratamento. Sim, ela é mesmo importante!

Veja também

Mas você sabia que existem diferenças entre as máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução? A opção errada, o excesso de produto, o manuseio incorreto e a frequência exagerada resultam em um cabelo extremamente pesado e sem vida. É preciso entender a diferença entre elas e identificar qual a mais indicada para o seu caso:

Máscara de hidratação: antídoto ideal contra textura áspera, pontas duplas, fios secos, que ficam constantemente expostos ao calor provocado pelo secador, babyliss e prancha. Atua na recuperação da água do fio, formando uma película de proteção e devolvendo a maciez.

Máscara de nutrição: recomendada para cabelos sem brilho e com sensação áspera. Tem como finalidade repor ativos essenciais na composição do fio, como os lipídios e as proteínas. Deixa os fios encorpados e sedosos.

Máscara de reconstrução: deve ser usada por quem precisa de um tratamento mais intenso, com a absorção de substâncias como queratina, creatina e aminoácidos, indispensáveis para a formação do fio e o combate do efeito quebradiço, principalmente nas pontas.

Se ficar em dúvida, passe pela avaliação de um profissional, que analisará os fios da raiz às pontas para indicar o protocolo correto.

Leia também:  Como bloquear um computador mac: 9 passos (com imagens)

Tratamento à prova de erros

Para prevenir o efeito rebote, o ritual da aplicação deve seguido da maneira correta. Tudo vai depender do estado do fio, mas algumas dicas podem ajudar bastante a evitar erros. Vamos lá:

  • Escolha as máscaras certas para o seu problema.
  • Aplique uma vez por semana ou a cada 15 dias.
  • Não coloque as mãos dentro do pote. Separe a quantidade que for usar em um recipiente. Não use colheres de metal, pois acabam oxidando o produto e diminuindo a ação nos fios. Prefira utensílios de madeira ou plástico.
  • Siga o seguinte ritual: lave os fios com xampu e,  em seguida, espalhe a máscara no cabelo úmido, seguindo o tempo de pausa apontado na embalagem. Não precisa deixar nem um minuto a mais, pois a máscara já apresenta a concentração necessária. Enxágue e finalize com condicionador. Há quem não passe o último item — o seu cabeleireiro pode sugerir o que trará um melhor resultado.

Portanto, nada de usar máscara todos os dias ou aplicar o produto em excesso, para não deixar os fios pesados e opacos. Escolha a máscara correta, siga as dicas de aplicação e seus cabelos ficarão lindos e saudáveis!

Como fazer cronograma capilar

  • Descubra os passos para oferecer o máximo de tratamento ao cabelo
  • Fazer cronograma capilar é uma sequência de tratamentos que oferecem a nutrição, hidratação e a reconstrução para fios 100% saudáveis.
  • Cada etapa do cronograma capilar tem um objetivo:
  • A nutrição é a responsável pela proteção do cabelo contra as agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. Seu objetivo é repor a camada lipídica que o cabelo já tem naturalmente com a oleosidade, formada por ácidos graxos, que conservam as cutículas alinhadas e fechadas e impede a perda da hidratação pelo córtex.
  • A hidratação é a estrela dos cabelos com a elasticidade em dia, macios, com balanço e, claro, livres do ressecamento. O córtex capilar, a parte mais interna dos fios, é o grande beneficiado por ela, já que a água natural garante a flexibilidade contra a quebra, a maleabilidade e a agradável sensação de maciez que sentimos quando mexemos no cabelo.
  • Já a reconstrução é o salvadora dos fios que tenham perdido massa e estejam quebradiços e afinados por conta de processos químicos, como alisamentos, colorações e descolorações, uso frequente de secador e chapinha, exposição ao sol, etc. Com a reposição de proteínas, a reconstrução capilar devolve a força contra a quebra e torna o cabelo mais encorpado.

Dica da Beleza

A nutrição capilar também é conhecida como umectação por conservar a umidade natural do cabelo por mais tempo.

Resumindo, todas elas são inseparáveis quando o assunto é ter um cabelo amplamente bem cuidado. Não adianta repor a hidratação se os fios estão fracos e sem a nutrição necessária para conservar a umidade natural, por exemplo.

Agora que você já sabe a importância de cada passo do cronograma capilar, aprenda a segui-lo em casa!

1º Passo: Identifique a necessidade do seu cabelo

Antes de começar a fazer o cronograma capilar, é preciso compreender o que seu cabelo pede. Se ele embaraça com facilidade, está com muitos fios arrepiados e sem brilho, ele precisa de mais etapas de nutrição.

Se o caso for ressecamento, falta de movimento e aspereza ao toque, ele precisa de mais sessões de hidratação.

Se ele tiver sofrido alguma agressão recentemente, estiver quebradiço e com menos densidade, é hora de investir na reconstrução

2º Passo: Escolha os produtos corretos para o cronograma capilar

É muito importante selecionar os ativos presentes nos cosméticos para obter todos os efeitos do cronograma capilar.

Na hidratação, é essencial que a máscara utilizada seja formulada com ingredientes que devolvam a umidade natural dos fios. Alguns deles: vitamina B5 (também conhecida como pantenol), aloe vera, gérmen de trigo, ácido hialurônico, glicerina, lanolina, algas marinhas, etc.

Para a nutrição, prefira as fórmulas à base de óleos vegetais extraídos de frutas, sementes e plantas, que são ricos em ácidos graxos, vitaminas A e E e ômegas 3, 6 e 9, que protegem o cabelo das agressões diárias com o fechamento das cutículas. Os mais utilizados são os óleos de argan, macadâmia, karitê, ojon, abacate, coco, oliva, além das ceramidas, que reforçam o cimento intracelular que selam as cutículas.

Na hora de fazer a reconstrução, invista nas máscaras com proteínas e aminoácidos, os elementos que compõem a fibra capilar naturalmente e que devolvem a massa e fortalecem os fios contra a quebra. A proteína mais conhecida e presente no cabelo é a queratina. Use também a sericina, proteínas vegetais, peptídeos e o ácido lático.

3º Passo: Faça uma agenda mensal de tratamento

Programe-se para fazer os tratamentos que o seu cabelo mais precisa de forma que um complemente o outro. Sempre comece pela hidratação.

O cronograma capilar tradicional estabelece 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução por mês. Mas caso seu cabelo precise mais de nutrição que hidratação, por exemplo, você pode aumentar o número de uma e reduzir o da outra.

Dica da Beleza

É muito importante fazer uma pausa de 48 horas entre um tratamento e outro para que os ativos interajam com os fios.

A única observação é em relação à reconstrução: para cabelos que não estejam tão danificados, uma sessão por mês é o ideal. Caso ele esteja profundamente fragilizado, faça, no máximo, a cada 15 dias. Caso contrário, os fios ficarão muito enrijecidos e correm o mesmo risco que a reconstrução tem o objetivo de combater: a quebra.

Com um tratamento completo de cronograma capilar, seu cabelo ficará reconstruído, hidratado e nutrido de uma só vez e com a saúde em dia.

– Por Monique Abrantes

O jeito certo de hidratar o cabelo

“Para manter o cabelo forte e com brilho, sigo as recomendações do meu cabeleireiro: hidratar, hidratar, hidratar. Só assim ele fica como eu gosto, mesmo com as transformações”, conta Guilhermina Guinle Foto: Divulgação Rede Globo

Por falta de tempo, nem sempre a gente consegue cuidar do cabelo do jeito que ele merece. Afinal, reservar algumas horas para ir ao salão quase sempre é inviável. Felizmente, hoje é possível hidratar os fios em casa.

O tratamento caseiro funciona tão bem que até as celebridades fazem isso! Guilhermina Guinle, a Beatriz de “O Astro”, por exemplo, se joga em potes de máscara capilar.

Tratando os fios assim, a atriz mantém o cabelo lindo e saudável, mesmo sofrendo várias transformações de cor e corte para fazer seus papéis na tevê.

Nesta reportagem, revelamos os melhores produtos e um segredaço que vai deixar seu cabelo brilhando como um diamante!

O jeito certo de hidratar o cabelo!

1. No dia de usar a máscara, lave o cabelo com xampu antirresíduos.

2. Aplique o creme em todo o cabelo, mecha por mecha, sem deixar tocar na raiz.

3. Passe o creme em todas as mechas de cima para baixo.

4. Com o polegar e o indicador, segure de leve a ponta do cabelo e inverta o movimento, indo de baixo para cima. Depois, vá de novo de cima pra baixo.

5. Enrole papel-alumínio (parte brilhante para dentro) na cabeça.

6. Deixe o produto agir por meia hora.

7. Enxágue bem até retirar todo o creme.

8. Passe condicionador como de costume.

9. Enxágue bem de novo, até retirar todo o condicionador.

10. Passe defrizante.

11. Seque e, depois, aplique reparador só nas pontas do cabelo.

Deixe seu cabelo macio e com balanço!

  • · Use produtos indicados para o seu tipo de cabelo.
  • · Repita o procedimento uma vez por semana, em casa, se seu cabelo estiver muito danificado.
  • · Cabelos oleosos podem optar pela hidratação em casa de 15 em 15 dias.

· Cuidado com as hidratações à base de queratina! Abusar delas pode deixar seu fio opaco, sem brilho e pesado. Faça essa só uma vez por mês.

· Máscaras instantâneas são boas porque dispensam o secador e agem em menos de cinco minutos. O resultado é parecido com o do creme normal, o que vale a pena é o tempo. Invista nelas.

Segredo profissional

Passar o creme de baixo para cima faz o produto penetrar melhor nos fios. Depois, o inverso fecha as cutículas, o que deixa o cabelo mais brilhante!

Sugestão de produtos

Foto: Divulgação

1. Power escova progressiva, Nazca, R$ 9,99* 2. Máscara Fyo Profissional Reparação Intensiva, Jequiti, R$ 27,80* 3.

Repositor de Massa Capilar Therapy, C. Kamura, R$ 16,50* 4. Blindagem Liso Absoluto, VITA-A, R$ 15,50* 5.

Leia também:  Como aprender css: 4 passos (com imagens)

Creme de tratamento Plástica Capilar, Cless, R$ 12,90*

Foto: Divulgação

6. Creme de Tratamento Cor Duradoura, Dove, R$ 11,54* 7. Máscara Fortificante Botanique Força e Nutrição, Vizcaya, R$ 19* 8. Creme de Tratamento Revitalização e Reposição de Massa, Seda, R$ 5,60* 9.

Máscara Hidratante Ativação da Cor Papaia e Carambola, O Boticário, R$ 23,90* 10. Máscara cabelos danificados, Planet Cosmetics, R$ 19,90* 11. Máscara Capilar 3D, Panthea Cosméticos, R$ 13,90* 12. Máscara Vital Collor, Mutari, R$ 30,61* 13.

Máscara Hidratante de Trigo, VitaDerm, R$ 26*

Foto: Divulgação

14. Máscara Extra Blindagem Anti Umidade, ALTA MODA É…, R$ 16,80* 15. Creme de Hidratação Máxima Orquídea, Niely Gold, R$ 8* 16. Máscara Capilar Hidratação Intensiva Biodose, Elans, R$ 18,21*

*Preços pesquisados em agosto/2011

Máscara Capilar Progress no Chuveiro La Bella Liss 500ml

Progress No Chuveiro La Bella Liss

Um cabelo bem cuidado é, certamente, a moldura ideal para a beleza de cada mulher.

Com a correria do dia a dia pode parecer difícil manter os fios impecáveis ou fazer a manutenção daquela escova progressiva, mas com a máscara capilar Progressiva No Chuveiro by La Bella Liss essa é uma tarefa fácil, prática e prazerosa! Enriquecida com óleo de coco, óleo de Chia e Monoi do Thaiti, a Progress No Chuveiro possui ação emoliente e defrizante para um cabelo incrivelmente leve, solto e com muito brilho. Em apenas 4 passos (lavagem, Progress no Chuveiro, condicionamento e secagem), os fios tornam-se alinhados, com um aspecto liso, sem volume e com muito movimento. Sua fórmula possui compostos termoativados, ou seja: não apenas protege contra o calor do secador e da chapinha, como também potencializa o efeito da escova progressiva e deixa resultados mais duradouros.

  • Indicação:
  • Modo de usar

Cabelos ondulados, cabelos cacheados (para definição e defrizagem), cabelos alisados (para manutenção).

Passo 1: lave os cabelos com seu shampoo preferido (se possível, use um shampoo transparente, que limpa mais profundamente do que os perolados). Repita a operação mais duas ou três vezes, até sentir que o cabelo está totalmente limpo.

Passo 2: remova o excesso de água dos fios com uma toalha macia e seca, e aplique nos fios a máscara Progress no Chuveiro by La Bella Liss da raiz até as pontas. Deixar agir de 10 a 15 minutos.

Passo 3: enxágue bem retirando todo o produto. Aplique seu condicionador preferido, deixe agir conforme indicado pelo fabricante, e enxágue bem.

Passo 4: seque bem o cabelo com o secador. Quanto mais as mechas são trabalhadas com a escova e o secador, mais alinhados os fios ficarão. Caso queira, é possível finalizar com o uso da prancha.

  1. Resultados
  2. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

• Efeito liso natural; • Fios protegidos das agressões do dia a dia; • Brilho intenso; • Hidratação máxima; • Cabelos sedosos; • Resultado de salão.

  • Pode ser utilizada semanalmente;
  • Compatível com todos os tipos de química;
  • Gestantes e lactantes: consultar o médico antes de utilizar o produto;
  • Produto não é liberado para as técnicas de no e low poo;
  • A Progress no Chuveiro é uma máscara de manutenção com efeito progressivo, não é um produto de transformação instantânea;
  • O produto não altera a estrutura dos cabelos crespos e cacheados;
  • Possui ácido lático como ativo de defrisagem.
  • Duração aproximada do resultado nos cabelos: de uma semana a 15 dias (varia conforme o tipo de cabelo e a quantidade de lavagens). Conteúdo
  • 1 frasco com 500ml (rende em média 20 aplicações, dependendo do comprimento dos fios); versão pocket de 100ml para cabelos curtos.

Máscaras para cabelo: quantas vezes por semana as devo usar?

A cor é, como tudo, uma questão de gosto. Só que quando se fala de mudar a cor do cabelo, só o gosto não chega. Há que ter em linha de conta outros aspectos, como o tom da pele, a cor dos olhos, o estilo de vida e a personalidade de cada pessoa.

Cabelos com coloração, madeixas, reflexos ou nuances são uma opção cada vez mais comum nas mulheres, que vêem na cor uma oportunidade de mudar, melhorando simultaneamente, o visual. Convém todavia ter em atenção que os cabelos pintados são muito sensíveis às agressões exteriores, fragilizando-se progressivamente. Mais ressequidos e porosos, perdem brilho e vitalidade.

Não há como contorná-lo: só prevenindo é possível evitar o aparecimento de pontas espigadas.

Quer seja para mudar de look ou para encobrir os fios brancos que vão aparecendo, pintar o cabelo é um acto cada vez mais comum, sobretudo entre as mulheres. Após a aplicação da tinta, o resultado é óptimo; o pior vem com o passar do tempo, quando o cabelo começa a perder a cor e as raízes se tornam visíveis

Cabelo impecável, corte actualizado e que a favoreça. Assim se poderia definir o visual das grandes estrelas da Sétima Arte. Conseguir um look semelhante não é difícil; um pouco de tempo, alguma paciência. um bom cabeleireiro e os produtos certos para cuidar do cabelo são tudo o que necessita.

Cabelo áspero ao toque e sem brilho é sinal de cabelos fragilizados. Conheça os cuidados imprescindíveis para recuperar toda a beleza dos seus cabelos.

Essencial para um cabelo saudável, a hidratação não deve ser negligenciada, todavia há que ter em atenção que o número de aplicações semanais e o tempo em que se deve deixar atuar as máscaras, o que difere consoante o tipo de cabelo.

Para ter sempre um cabelo sedoso, hidratado, protegido e com um aspeto brilhante e cuidado é indispensável o uso do condicionador em cada lavagem.

Alguma vez sentiu que o seu cabelo fica mais bem lavado quando o coloca nas mãos de um profissional do ramo do que quando procede à mesma operação em casa? Se sim, é porque não conhece bem as regras básicas (e muito simples) para deixar os seus fios absolutamente livres de impurezas, brilhantes e saudáveis.

Truques, dicas e produtos para dar mais brilho ao seu cabelo!

Uma cabeleira farta, saudável e brilhante é o sonho de qualquer mulher. Mas, devido a uma série de fatores que fragilizam o cabelo, isso nem sempre é possível. E um cabelo fragilizado tem como consequência, na maioria das vezes, a queda dos fios.

Quer seja para alisar os cabelos encaracolados, para proporcionar uma ondulação às cabeleiras escorridas ou simplesmente para dar um “jeito” a uma madeixa mais rebelde, o secador de cabelo faz parte integrante do ritual de beleza diário da maioria das mulheres (e cada vez de mais homens).

Quando as temperaturas começam a descer, o seu cabelo começa a exigir cuidados especiais. Saiba quais são.

Os cabelos pintados, com madeixas, nuances ou reflexos são mais sensíveis. Como consequência da coloração, os cabelos tornam-se mais ressequidos e porosos, perdendo assim o brilho e vitalidade graças aos agentes de coloração que secam os folículos de cabelo. A hidratação é essencial para minimizar os efeitos dos agentes de coloração e preservar a saúde dos cabelos.

Pode tratar-se de uma questão hereditária, é certo, mas o cabelo também pode tornar-se mais frágil devido a factores exteriores, que o agridem e tornam fraco e quebradiço. E um cabelo fragilizado tem uma maior tendência para a queda (mais acentuada que a normal, que é de cerca de 80 a 100 fios por dia).

Para dominar curvas e caracóis, fique com os nossos conselhos…

Nenhuma de nós gosta de sentir que tem o cabelo seco e quebradiço e que o brilho é uma miragem no horizonte. Mas com os cuidados certos, é possível mudar a situação e dar a volta ao mais seco dos cabelos!

O célebre cabeleireiro esteve em Portugal com o seu filho e colaborador, Fabien Provost, para lançar a linha Expert Styling e demonstrou como é fácil mudar de visual com os produtos certos. Veja o vídeo!

A praia, piscina e actividades ao ar livre não tardam a preencher a agenda, programas que para os cabelos se traduzem muitas vezes em fios baços, quebradiços e sem vida, algo que pode evitar-se.

É uma das duvidas mais comuns entre as mulheres: são as lavagens frequentes prejudiciais para a beleza e saúde do seu cabelo?

Para um cabelo solto e brilhante, há passos obrigatórios e outros que tem mesmo, mesmo de evitar certos gestos e hábitos.

Com a chegada do Verão, o sol e a água do mar e da piscina podem roubar o brilho ao seu cabelo. Saiba como evitá-lo e assegurar que o seu cabelo vai estar fabuloso durante toda a estação.

Extremamente sensíveis às agressões exteriores, os cabelos pintados precisam de cuidados específicos, dada a sua tendência a fragilizarem e ressecarem, assim como para o aumento da porosidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*