Como aplicar desodorante em bastão da forma correta

Como Aplicar Desodorante em Bastão da Forma Correta

Um dos itens mais importantes na hora da higiene pessoal, o desodorante é um cosmético que ajuda a eliminar o mau cheiro das axilas. Apesar de ser um hábito corriqueiro para muita gente, raramente alguém se pergunta se existe uma forma correta de passar desodorante. Entretanto, existem sim maneiras adequadas de utilizar cada modelo e, dessa forma, garantir melhor proteção, maior duração e até mesmo evitar que as roupas manchem.

Além disso, quem é que nunca teve alguma dúvida sobre o uso e os benefícios do uso de desodorantes?

O forte odor das axilas, popularmente conhecido como cecê, acontece quando há o contato de bactérias e fungos com o suor que é produzido por glândulas chamadas de sudoríparas e, para eliminar esse mau cheiro, você pode optar por usar o desodorante ou o antitranspirante

Quando falamos em aplicação, devemos levar em consideração que existem 4 modelos diferentes de desodorantes no mercado, cada um com um tipo de aplicação e benefícios diversos.

A escolha do desodorante é completamente pessoal – pode depender da quantidade de suor que a pessoa produz, se a pele da região da axila for sensível, entre outros fatores que devem ser levados em consideração.

Há quem prefira o desodorante com uma fragrância forte e resistente, e há quem prefira utilizar desodorantes mais leves e sequinhos.

Também vamos esclarecer como os desodorantes devem ser aplicados na pele, assim melhorando os resultados, evitando manchas nas roupas e até mesmo irritações nas axilas. Mas primeiramente, vamos tirar algumas dúvidas que são bastante comuns sobre o uso dos desodorantes e antitranspirantes.

Vamos conferir juntos alguns fatos sobre o desodorante e antitranspirante, e entender melhor sobre os modelos de desodorantes – em spray, roll on, bastão e em creme:

Antitranspirantes e desodorantes não são a mesma coisa

Pois bem, antitranspirantes e desodorantes são produtos diferentes, com finalidades diferentes – informação importante para a sua próxima compra! O antitranspirante bloqueia as glândulas sudoríparas e controla a produção de suor.

Já o desodorante comum evita que as bactérias que causam o odor forte se proliferem no suor, ou seja, ele apenas disfarça o mau cheiro. Grande parte dos antitranspirantes funciona também como desodorante, porém a maioria dos desodorantes não atua como antitranspirante.

Mas não se preocupe, mesmo que os antitranspirantes formem essa camada protetiva, eles não são agressivos a pele e não entopem os poros.

Como Aplicar Desodorante em Bastão da Forma CorretaEntenda a diferença entre antitranspirantes e desodorantes. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Uso do desodorante após a depilação

A depilação pode provocar pequenas lesões na pele, independente do método escolhido e da região do corpo. Por isso, é importante ter muita cautela com a pele pós depilação.

Se a sua axila estiver com pequenas feridas,irritada ou até com sinais de alergia, é aconselhável não utilizar o desodorante, principalmente aqueles com álcool na composição, pois você pode causar uma desagradável irritação na pele.

Como opção para a pele irritada, você pode substituir momentaneamente o desodorante por talco e, caso esteja ardendo muito, faça um creme com Aloe Vera

Como Aplicar Desodorante em Bastão da Forma CorretaNão use desodorantes com álcool após a depilação nas axilas. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Desodorante ajuda contra o chulé?

Especialistas explicam que o desodorante comum para axilas pode ser usado no sapato com cheiro desagradável, mas não diretamente nos pés e, mesmo assim, ele servirá como uma solução momentânea.

Portanto, para o chulé e o cheiro desagradável que esse provoca nos sapatos, você pode optar por soluções caseiras, bem simples e eficazes (utilizando talco ou bicarbonato de sódio), ou apostar em um dos diversos produtos disponíveis no mercado que são desodorantes específicos para os pés e garantem uma melhor proteção. 

Como Aplicar Desodorante em Bastão da Forma CorretaDesodorantes comuns não solucionam o mau cheiro do chulé. (Foto: Reprodução Shutterstock)

As roupas ficam amareladas por causa do desodorante?

Poucos sabem disso, mas a culpa não é dos desodorantes. As manchas amareladas nas roupas são provocadas pela soma de alguns fatores: a liberação de lipídios (gordura) da pele, o sabão usado durante a lavagem da roupa, o tipo de tecido da roupa (principalmente os sintéticos), e a composição do próprio desodorante.

Vale lembrar que não é só a região das axilas que ficam amareladas, as camisas também ficam manchadas na região do colarinho, por conta da gordura produzida nesta parte do corpo. O que pode ser feito para evitar que essas manchas é esperar que o desodorante seque bem antes de terminar de se vestir.

Se necessário, veja como eliminar as manchas de suor nas roupas

Como Aplicar Desodorante em Bastão da Forma CorretaOs desodorantes não são totalmente culpados pelas manchas amareladas nas roupas. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Aplicação do desodorante nas axilas

Parece bem óbvio: basta levantar os braços e pressionar o spray, ou deslizar o roll on nas axilas e pronto. Mas a verdade é que muita gente usa o desodorante de forma errada e nem imagina.

Existem 4 modelos de desodorantes disponíveis e cada um deles deve ser aplicado de uma forma diferente para garantir uma melhor absorção e eficácia sobre a pele. Porém, algumas regras valem para todos eles: primeiro, deveesperar que o produto seque completamente para vestir a roupa. Além disso, não se deve jamais exagerar na quantidade.

Aplique o produtos sempre com as axilas secas e é aconselhável utilizar antitranspirantes à noite. Veja a seguir como aplicar cada um desses modelos de forma correta:

Como Aplicar Desodorante em Bastão da Forma CorretaExistem quatro modelos de desodorantes, escolha o ideal para você. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Desodorantes em spray ou aerossol

Com certeza, esse é o modelo de desodorante preferido da grande maioria das pessoas. Mas, o senso comum relaciona o uso de aerossóis ao aumento do risco de desenvolver câncer de mama, isso por conta da presença de um ingrediente ativo no antitranspirante, que são os sais de alumínio.

Contudo, não se desespere, pois não existe fundamentação científica para tal associação. Para passar o desodorante e antitranspirante em forma de spray ou aerossol, agite o frasco, mantenha uma distância de 15 centímetros da axila e não exagere na quantidade do produto.

Como Aplicar Desodorante em Bastão da Forma Correta Desodorantes em spray ou aerossol. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Desodorantes roll on

O interessante desse tipo de desodorante é que ele vem em frascos pequenos e podem ser carregados facilmente nas bolsas. A esfera presente na embalagem permite que o produto em forma de creme seja bem aplicado e distribuído na pele. E, ao contrário do que muitos pensam, ele é absorvido bem rápido pela pele.

Para a aplicação do mesmo, deve ser feito movimentações suaves com a rolagem para cima e para baixo e deixe o produto secar por pelo menos um minuto, antes de começar a se vestir – o que vai ajudar a evitar o amarelado das roupas.

Uma informação importante é que esse tipo de produto de higiene pessoal, que entra diretamente em contato com o corpo, não deve ser compartilhado com outras pessoas. 

Como Aplicar Desodorante em Bastão da Forma Correta Desodorantes roll on. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Desodorantes em bastão

Esses desodorantes são aconselhados em casos de transpiração excessiva.

Além de práticos, o tipo de aplicação desse modelo do produto forma uma camada protetora que reduz a produção do suor e deixam as axilas secas por um tempo prolongado, comparado aos outros tipos de aplicação dos desodorantes.

A forma de aplicar o desodorante em bastão é a mesma do roll on e, assim como esse outro produto, não devem ser compartilhado com outras pessoas. 

Como Aplicar Desodorante em Bastão da Forma Correta Desodorantes em bastão. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Desodorantes em creme

Esse modelo de desodorante pode ser mais caro que os outros, mas é o que menos agride a pele. É indicado para pessoas que tenham a axila sensível.

Por incrível que pareça, os cremes desodorantes possuem um toque mais seco do que os roll on. Além de serem desodorantes e antitranspirantes, os cremes podem hidratar a pele, deixando-a mais macia.

Esse creme, assim como os outros desodorantes, pode ser aplicado após o banho e antes de começar a se vestir.   

Desodorante stick de "cristal": mitos e como funciona

O desodorante do universo natural mais diferentão do mercado (cristalino, inodoro, incolor e minimal) tem um aspecto encanta e faz jus ao apelido: cristal.

Leia também:  Como cantar seu primeiro solo (com imagens)

A origem é direto da natureza: o alúmen de potássio, um poderoso mineral natural bactericida usado nos desodorantes para prevenir o aparecimento do odor. Por ser retirado da natureza, ele é polido à mão e acaba não sendo um bem renovável.

Então há uma versão feita em laboratório que é o ammonium alum. Ambos os casos  têm a mesma função e eficiência de um bactericida potente que não precisa impedir a transpiração.

Como já contei por aqui, transpirar é uma função essencial do organismo.

Além de livre de todos os ingredientes nocivos, como parabenos, triclosan e fragrâncias sintéticas, é vegano e natural – mas sempre cheque o rótulo da marca que for comprar.

Raio-x da fórmula e confusão com termos

É preciso entender que tanto o alumen de potássio  quanto o ammonium alum (citados acima como componentes desse tipo de desodorante) são formas de alumínio.

A questão é que eles não fazem mal ao organismo porque suas moléculas (grandes) não são absorvidas. Por isso, inclusive, permitem a transpiração, ainda que algumas pessoas relatem um certo controle.

Ou seja, desde que estejam puros em uma embalagem, são considerados totalmente seguros.

A questão que já fez surgir dúvidas sobre o stick de cristal é que justamente por serem uma forma de alumínio algumas pessoas o confundem com o cloridrato de alumínio, que é o tipo de alumínio considerado vilão. Usado com popularidade entre as fórmulas convencionais, sobretudo as que são antitranspirantes, esse tipo é responsável por bloquear a transpiração e, logo, a liberação de toxinas.

Não à toa está no alvo de pesquisas que o associam ao desenvolvimento de câncer de mama – embora não haja nenhuma conclusão definitiva. A endocrinologista Alessandra Rascovski explica que ele pode penetrar na pele e atingir o sistema circulatório. “Os estudos mostram que o excesso deste pode influenciar na causa de câncer, desequilíbrio hormonal e doenças degenerativas”.

Outra confusão: a pedra hume, comprada em farmácia e mais barata, não tem a composição pura, então não é a mesma coisa!

Como usar o desodorante stick de cristal

Basta umedecer e/ou molhar o cristal com água e aplicar diretamente na axila (limpa, lavada, sempre!). De preferência: passar, esperar secar e passar novamente. Se ele cair, verifique se não tem rachaduras e lascas que possam arranhar a pele.

Minha experiência

Passei os últimos cinco anos utilizando desodorantes artesanais que eu mesma fazia, alternando entre a receita de óleo de coco e bicarbonato e leite de magnesio puro, quando comecei a fazer uma apuração para a semana do desodorante publicada no instagram (@anaturalissima).

Comecei a usar o stick de cristal da Alva em julho, e desde então passei a alternar com o teste de outros tipos. Ele foi o único potente o bastante para segurar o ce-cê durante o treino na academia e corrida na rua. Em dias normais, sem muita suadeira e calor, nem mesmo precisei reaplicar durante o dia.

Achei prático, potente e com bom custo beneficio.

Como Aplicar Desodorante em Bastão da Forma Correta

No Brasil há algumas marcas, mas só testei e considerei duas realmente como naturais: Alva, alemã, e a Lafes, americana.

Ambas são comercializadas aqui por uma importadora de Santa Catarina. O desodorante stick da Alva são feitos de Ammonium alum que é a forma do alúmen de potássio feito em laboratório.

  E os da Lafes com  o alúmen de potássio natural.

Por aqui  um frasco de 120g custa cerca de R$ 85. É o preço mais alto do mercado, porém a promessa é de durar dois anos (o que resultaria em cerca de R$ 3 por mês!). Um bom custo-benefício.

Eles são encontrados no sites das respectivas marcas e também na loja Use Orgânico – onde temos parceria de 5% de desconto. Basta usar o código anaturalissima (tudo junto e minúsculo) no check-out.

Desodorante: qual o melhor tipo para uso feminino ou masculino?

Como Aplicar Desodorante em Bastão da Forma Correta

Antes de qualquer coisa, uma pergunta: você sabe qual a diferença entre desodorante e antitranspirante? Se a resposta for não, dê uma olhada na matéria “Desodorantes e antitranspirantes são a mesma coisa?” antes de prosseguir.

Mas mesmo sabendo a diferença, ainda há algumas coisinhas que você precisa aprender antes de verificar qual o melhor desodorante para você.

O desodorante

Vamos conhecer um pouco sobre o “protagonista” desta matéria. O desodorante é um produto destinado à remoção do mau cheiro em determinadas partes do corpo.

Esse odor, popularmente conhecido como cecê, é produzido pelo contato de bactérias e/ou fungos com o suor produzido por um tipo específico de glândulas, chamadas de glândulas sudoríparas apócrinas, localizadas em algumas partes do corpo humano, como nas axilas. A condição é cientificamente chamada de bromidrose axilar.

Para a eliminação do odor gerado, o desodorante possui compostos que atuam como bactericidas e bacteriostáticos, matando e/ou impedindo o crescimento de bactérias e fungos nessas regiões.

Os compostos mais comuns encontrados em desodorantes masculinos e femininos são: triclosan, parabenos, fragrâncias e sais de alumínio (veja mais aqui).

Alguns deles apresentam potenciais efeitos negativos sobre a saúde humana.

O desodorante é disponível, basicamente, em três classes: spray/aerossol, roll-on/creme e stick.

Aerossol

O aerossol é a mistura de dois componentes líquidos, o desodorante e uma substância inerte (propelente), armazenados em um recipiente. O desodorante e o propelente (normalmente um gás líquido) são injetados com alta pressão no recipiente.

Por estarem em alta pressão, quando os componentes são liberados se forma um jato que pulveriza o desodorante e o espalha na região aplicada.

Por causa da alta pressão e da pulverização do jato, o aerossol proporciona um jato seco, que em geral agrada quem procura por desodorantes masculinos (já que o aerossol não gruda nos pelos da axila).

Spray

Normalmente os componentes do desodorante em formato spray se apresentam em forma puramente líquida, injetados com pressão menor que a do aerossol, devido a isso, o jato é considerado mais úmido.

Roll-on

O desodorante no formato de roll-on é aplicado diretamente na pele por um sistema de esfera – ao ser movimentada, ela entra em contato com a substância presente dentro da embalagem; após se movimentar novamente ela transfere o produto à axila.

Creme

Como o próprio nome sugere, desodorantes nesse formato possuem a mesma forma de um creme hidratante, alguns mais “grossos” e outros mais “suaves”. As substâncias que compõem o desodorante são dispersas em um creme, normalmente hidratante.

Stick

O formato stick é bem parecido com o roll-on, porém não possui uma esfera para a transferência do desodorante, o contato é direto. Os desodorantes stick se apresentam como gel ou sólido – um mecanismo no fundo da embalagem empurra o desodorante para a parte de cima, que faz contato com a região da axila.

Problemas ambientais e à saúde humana

O Brasil é um dos países do mundo em que a população toma banho com maior frequência (média de 12 banhos semanais). Devido ao fato do nosso país ser predominantemente quente (acima de 25ºC) praticamente o ano todo, o brasileiro possui uma cultura de higienização frequente.

Normalmente, o mau cheiro é associado com a falta de higiene e, no dia a dia, é normal que as pessoas optem por uma solução mais prática e rápida – os desodorantes -, mas muitos ainda não conhecem os problemas que desodorantes masculinos e femininos podem trazer ao ambiente e ao usuário.

Compostos presentes em diversos desodorantes, como parabenos, triclosan, sais de alumínio e CFCs (atualmente banido), apresentam ou podem apresentar riscos para homens e mulheres e ao meio ambiente. Para saber mais sobre o tema, leia a matéria: “Conheça os componentes do desodorante e seus efeitos”.

Parabenos

Os parabenos são um tipo específico de molécula que atua como eficaz conservante, muito utilizada em cosméticos, alguns alimentos e em produtos farmacêuticos.

Porém, em especial no caso de desodorantes femininos, pesquisas comprovaram a ligação entre a presença de parabenos no organismo com o surgimento do câncer de mama. Estudos, como o da Dr.

Philipina Darbre da University of Reading, mostram que parabenos possuem a capacidade de mimetizar (ter a mesma ou parecida ação) o estrogênio, o que pode causar problemas como o câncer de mama.

Leia também:  Como aprender a amar exercícios: 11 passos (com imagens)

Sais de alumínio

Compostos de alumínio, principalmente sais, são muito utilizados em antitranspirantes, com o intuito de evitar que as glândulas presentes nas axilas produzam suor. Mesmo não sendo o foco do desodorante, alguns possuem a presença dessas substâncias.

Atualmente existe uma polêmica associando a aplicação de compostos de alumínio nas axilas com o surgimento do câncer de mama, embora essa ligação ainda não tenha sido provada por nenhuma pesquisa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou um parecer sobre esta questão, informando que até o momento não foram apresentados dados capazes de inferir a relação entre sais de alumínio e a incidência de câncer de mama (veja o parecer aqui), mas o risco segue presente nos desodorantes femininos.

Com o propósito de evitar o contato constante com compostos de alumínio, vários desodorantes livres de alumínio estão disponíveis no mercado. (veja mais sobre o alumínio aqui).

CFCs

Conhecidos como CFCs, os clorofluorcarbonetos foram banidos de todos os produtos em que eram presentes a partir do momento que foi descoberto seu grave efeito na atmosfera.

Os CFCs lançados na atmosfera “destroem” a camada de ozônio existente no planeta, que é necessária para proteger toda a vida na Terra dos raios ultravioletas.

Além do efeito destrutivo à camada de ozônio, os CFCs possuem um poder de aquecimento do planeta entre 4 mil vezes a 10 mil vezes maior que o dióxido de carbono (CO2).

Atualmente os CFCs foram banidos de qualquer produto e substituídos por hidrocarbonetos, como o butano, propano e até o CO2, porém sempre é bom conferir se o desodorante que você está comprando não utiliza como propelente o CFC e lembre-se de que a maioria dos propelentes são inflamáveis.

O triclosan também é um composto bem polêmico. Dê uma olhada no artigo completo que fizemos só sobre ele: “Triclosan: onipresença indesejável”.

Qual o melhor desodorante masculino e feminino?

Agora sim! Finalmente chegou a hora de responder a pergunta!

Os desodorantes disponíveis no mercado apresentam diferentes formatos e propriedades, principalmente com relação ao modo de aplicação – o que pode acabar causando irritação na pele. Confira os tipos e descubra como escolher o desodorante masculino ou feminino que melhor se adapta ao seu estilo de vida:

Spray/aerossol

É aconselhável o uso de desodorante spray/aerossol para pessoas que possuam muitos pelos presentes na região em que o produto será aplicado – neste formato, o produto seca mais rápido e também tem aplicação ligeira, evitando incômodos. É uma ótima opção de desodorante masculino.

Roll-on/creme/Stick

Para pessoas que possuem pele seca ou sensível e para idosos é mais aconselhável o uso de desodorante em formato de creme, roll-on ou stick, devido às propriedades hidratante, pois normalmente o desodorante é misturado a uma substância ou creme hidratante. É também aconselhável não compartilhar desodorantes de contato direto, como os de creme, roll-on e stick.

Como aplicar?

Apesar de apresentarem a mesma função, os desodorantes em formatos de spray/aerossol e roll-on/creme/stick possuem diferentes maneiras e cuidados na hora da aplicação, tanto em desodorantes femininos quanto nos masculinos.

Para qualquer formato é recomendável a higienização prévia da região em que o desodorante será aplicado. Todos os desodorantes devem ser aplicados apenas uma vez ao dia – também não devem ser aplicados se o usuário estiver indo dormir.

Spray/aerossol

Desodorantes nos formatos spray/aerossol devem ser aplicados a uma distância de 15 centímetros da pele, pois podem causar queimaduras se aplicados muito próximos à pele.

Como foi dito anteriormente, o aerossol é um desodorante e um líquido (ou gás líquido) injetados em alta pressão dentro de um recipiente; ao serem expelidos deste recipiente, as substâncias saem em uma alta velocidade e pressão.

A expansão destas substâncias cria o efeito de diminuição brusca de temperatura, podendo assim causar queimaduras na pele. Não é recomendável a aplicação de desodorante spray ou aerossol em regiões que foram recém depiladas.

Roll-on/stick

Desodorantes nos formatos de roll-on e stick devem ser aplicados cuidadosamente na pele, evitando excesso para que a pele possa respirar.

Creme

O formato em creme deve ser aplicado preferencialmente com o uso de uma espátula, pois o contato direto com os dedos pode infectar o creme, diminuindo assim sua validade e eficácia.

Meios alternativos

Devido aos potenciais nocivos à saúde humana das substâncias presentes nos desodorantes industriais (como citamos alguns parágrafos atrás), existem produtos mais seguros e meios alternativos de eliminar o mau cheiro das axilas.

  • O uso de talco, uma vez por semana, ajuda a eliminar odores indesejáveis, mas cuidado: o talco é prejudicial se for inalado, então passe com calma!
  • Você pode fazer um desodorante caseiro, livre dessas substâncias nocivas. Aprenda com a gente!
  • Você pode encontrar diversos desodorantes livre de substâncias nocivas em nossa loja (clique aqui e acesse).

Veja também:

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu email. Comunicar erro

Diferentes tipos de desodorantes e como usá-los!

A sudorese esta ligada a atividade das glândulas sudoríparas e ajuda a regular a temperatura corporal. É normal suar em situações como exercícios físico, dias quentes e emoções como nervosismo e estresse.

Para lidar com suor excessivo e mau odor nas axilas muitas pessoas recorrem a desodorantes e antitranspirantes, às vezes sem saber a diferença entre esses produtos.

Desodorante:

Os desodorantes tem a finalidade de combater o mau cheiro pois inibem o crescimento das bactérias causadoras do mau odor. Devem ser usados quando houver odor desagradável.

Antitranspirante:

Já os antitranspirantes atuam nas glândulas sudoríporas e inibem a transpiração. Os sais de alumínio são os componentes mais comuns e são utilizados em concentrações variáveis nos antitranspirantes.

  • Quando usar?
  • A aplicação deve ser preferencialmente à noite durante o período de ação ocorre o bloqueio dos ductos da glândula que eliminam o suor.
  • Qual é o mais adequado para mim?
  • Comece analisando o seu nível de suor. Para pessoas que transpiram muito, os antitranspirantes são mais recomendados, já que diminuirão em até 50% a produção de suor na região, prevenindo as tão temidas “pizzas” nas axilas. 
  • Analise as necessidades da sua pele. Peles sensíveis a produtos químicos, com erupções ou irritações precisam de fatores hidratantes, presentes nos desodorantes em gel ou creme, por exemplo. Existem também versões para peles morenas, negras, e até mesmo clareadoras para pessoas que sofrem com manchas escurecidas na região.
  • Considere o tipo de atividade que irá desenvolver. Se o uso será para o dia a dia, para a realização de tarefas pesadas ou prática de atividades físicas. Existem versões para todas essas ocasiões, com proteção reforçada para que você não fique sem a eficácia do produto no meio de suas atividades.
  • fragrância poderá ser escolhida de acordo com o seu gosto pessoal. Versões mais suaves ou sem perfume casam melhor para quem costuma usar loções, cremes e perfume após o banho.
  1. Depois de saber qual o mais indicado para a sua necessidade, hora de escolher a fórmula e o tipo de aplicador do desodorante:
  2. Tipos de desodorantes:
  3. Como Aplicar Desodorante em Bastão da Forma Correta
  4. Stick Gel

Também conhecido como bastão, pode ser do tipo sólido (com textura que se assemelha a uma barra de sabonete mais mole), ou em gel. O produto é aplicado com a fricção direta com a pele, sendo inadequado para compartilhar pelo risco de contaminação.

Roll-on

Proporciona aplicação mais uniforme e absorção mais rápida. Neste formato, o desodorante líquido, em creme ou gel, é aplicado diretamente na pele através de uma esfera, que de um lado entra em contato com o produto e de outro o transfere para a pele. É inadequado para compartilhar pelo risco de contaminação.

Creme

Geralmente possui a mesma composição da versão roll-on, com substâncias que hidratam e amaciam a pele. É indicado para pessoas com pele sensível e que costumam depilar as axilas com lâmina. Como o produto é aplicado com as mãos, elas devem estar sempre bem limpas ao manuseá-lo para evitar a contaminação e a proliferação de bactérias.

  • Bastão
  • Tem praticamente as mesmas características do desodorante em creme, com a diferença de proporcionar uma aplicação mais seca e suave.
  • Aerosol
Leia também:  Como amarrar o backing em uma linha de pesca com mosca

Combina o desodorante líquido com substância inerte de alta pressão, geralmente um gás líquido. Ao se acionar o botão o produto é liberado em forma de jato, proporcionando toque seco. Jatos prolongados na mesma região podem causar sensação de queimadura, devido às baixas temperaturas que o produto pode atingir.

Em casos de bromidose (suor com odor intenso ou desagradável) e hiperidrose (suor excessivo) a consulta com um dermatologista pode ajudar na identificação do problema de causas intensas e externas, no tratamento e na prevenção.

Como usar desodorante e antitranspirante do jeito certo

Hábitos como passar desodorante ou antitranspirantese tornaram tão corriqueiros para a maioria das pessoas, que raramente alguém se pergunta se há um jeito certo de aplicá-lo. Parece óbvio e intuitivo apenas levantar os braços e pressionar o spray, ou deslizar o roll on nas axilas. 

Entretanto, existe sim uma maneira e até horários mais adequados de utilizá-losque, se seguidos, garantem uma melhor duração, proteção e ainda preservam suas roupas de manchas. 

Veja a seguir como usar o desodorante e o antitranspirante do jeito certo, sejam eles roll on ou aerossol, para garantir sempre o melhor resultado, evitando o mau cheiro e o suor excessivo. Assim você vai poder ficar mais tranquilo ao longo do dia, sem se preocupar com que ele perca seus efeitos e gere situações desconfortáveis.

Como usar desodorante e antitranspirante corretamente

Além dos tradicionaisroll on ou aerosol, desodorantes e antitranspirantes também estão disponíveis em bastão e cremes clínicos. A maioria deles é aplicada por contato, enquanto que o aerossol deve ser espirrado à uma certa distância e é caracterizado por uma secagem mais rápida e perfume acentuado. 

Entretanto, algumas orientações de como passar desodorante e antitranspirante são básicas e igualmente válidas para todos, por exemplo:

  • Espere o produto secar totalmente antes de colocar sua roupa.  Alguns produtos tendem a transferir para o tecido logo após serem aplicados, por isso espere até ter certeza que ele já secou. Além disso, esperar a pele absorver bem o produto é sempre aconselhado para melhor eficácia do produto. 
  • Não exagere na quantidade de produto. Além do desperdício, isso pode causar o acúmulo de resíduo na pele e nas roupas. Apenas uma aplicação de Rexona já garante proteção eficaz contra o mau cheiro.
  • Aplique nas axilas secas. Para que o produto penetre facilmente e ofereça melhores resultados, evite aplicá-lo sobre a pele excessivamente úmida. A pele consegue absover melhor o produto sem a influência de suor ou umidade. Depois do banho, certifique-se de enxugar bem as axilas com uma toalha seca ou até mesmo com ajuda do vento frio do secador de cabelo ou ventilador.
  • É recomendado o uso de antitranspirante à noite. Durante o sono, tanto o metabolismo quanto a produção de suor diminuem, já que as glândulas sudoríparas estão menos ativas nesse período. Assim, o antitranspirante consegue penetrar mais facilmente na pele. Vale mencionar que aplicar o antitranspirante durante o dia não é errado, isso apenas limita a sua ação.

Roll on ou aerossol: como aplicar  

Além das instruções detalhadas acima de como usar antitranspirantee desodorante, aqui vão três passos fundamentais para lembrar na hora de passar aerossol:

  1. Agite bem a embalagem antes de usar. 
  2. Faça uma aplicação curta, mantendo uma distância mínima de 15cm da pele.
  3. O spray não deve se prolongar – cerca de 2 segundos em cada axila são suficientes.

Procure utilizar o aerossol em ambientes bem ventilados, para evitar a inalação do produto. Para passar o roll on, bastam dois passos:

  1. Aplique-o diretamente sobre a axila em movimentos suaves de rolagem para cima e para baixo.
  2. Aguarde cerca de 1 minuto até o produto secar antes de colocar a roupa. 

Se a pele da axila estiver machucada ou muito sensível, recomenda-se evitar tanto o uso de antitranspirantequanto de desodorantes. Também é recomendado que não se utilize os produtos aerossol se a pele da axila estiver irritada ou lesionada. Caso ocorra alguma alergia, suspenda o uso e procure orientação médica.

Seja roll on ou aerossol, independente de qual tipo de desodorante ou antitranspirante você escolher, o ideal é aplica o produto uma vez ao dia (ou à noite ou pela manhã). Os antitranspirantes da linha Rexona promovem proteção prolongada, evitando que você tenha que reaplicar o produto ao longo do dia. 

Siga essas dicas de como usar desodorantee antitranspirante para maximizar seus efeitos, aproveitando melhor seus benefícios e diminuindo as chances de acidentes chatos, como manchas na sua camiseta favorita. Na dúvida se deve escolher desodorante ou antitranspirante? Confira aqui a diferença entre os dois. 

Qual a maneira correta de usar o desodorante?

O uso de desodorantes tornou-se indispensável na vida de muitas pessoas e já virou sinônimo de preocupação com a higiene pessoal.

Porém, com o aumento do uso deste produto, a utilização passou a ser feita de diversas formas, e muitas delas, inclusive, erradas, que não auxiliam em uma duração mais prolongada e efetiva do produto.

Continue a leitura para descobrir a forma mais correta de aplicar desodorantes, obtendo, assim, um maior aproveitamento deste imprescindível cosmético para a sensação de bem-estar e frescor.

Há diversas formas no modo como as pessoas passam desodorante em suas axilas, mas grande parte dos procedimentos são ineficientes, deixando os usuários insatisfeitos com o odor que, mesmo depois da aplicação do desodorante, ainda não foi neutralizado. Essa situação não é nada animadora para quem compra o produto achando que o problema vai ser resolvido, mas, agora, a forma correta será apresentada e você vai poder sentir-se livre e confiante, vivendo sem bloqueios ou receios.

O procedimento mais eficaz para que o desodorante tenha seu efeito prolongado é o seguinte: à noite, após o banho, seque muito bem toda a região das axilas e aplique uma quantidade adequada do produto. Neste momento, os poros da pele estarão dilatados pelo banho, e assim o produto será absorvido com mais eficácia.

Pela manhã, ao tomar banho, aplique novamente o desodorante, mas atenção, pois é necessário que as axilas estejam secas. Ao passá-lo com as axilas úmidas, o produto não se fixa.

Muitas pessoas se preocupam em passar desodorante à noite, receosas de não deixarem a pele descansar ou “respirar”, entretanto quando o cliente adquire confiança no produto que usa, lê as embalagens ou procura se informar, por exemplo, se há substâncias que possam causar irritações à pele, a forma de utilização que foi mencionada pode ser feita sem receio, pois além do desodorante ser absorvido com mais intensidade pela pele durante a noite, os problemas com o mau cheiro serão solucionados com mais facilidade e rapidez.

Com os desodorantes da Fiorucci você pode ter total confiança e realizar o procedimento que foi descrito acima. A empresa conta com uma grande variedade de desodorantes, com ou sem perfume, que agradam muitas pessoas.

Quanto aos desodorantes perfumados da Fiorucci, o Desodorante Paris é destinado para o público feminino e foi inspirado na belíssima cidade francesa.

Sua fragrância possui uma mistura de sabores frutados com um toque floral, e é irresistível para quem adora o aroma de pimenta rosa e vanilla.

Para o público masculino há uma grande diversidade de produtos e os mais vendidos são: Desodorante Monsieur, Desodorante Uomo, e Desodorante Mr. Grey. Todos eles despertam sensações diferentes e prazerosas, além de aromas cítricos, florais e amadeirados.

O desodorante sem perfume é muito apreciado também, pois além de apresentar alguns benefícios, como impedir que haja mistura entre aromas distintos, caso utilize um perfume que possua um aroma acentuado, também, minimiza o risco do surgimento de irritações nas axilas, pois tem em sua composição a alantoína que é um composto químico que protege a pele, oferecendo diversos benéficos e proporcionando saúde a ela. Se você desejar saber mais sobre qual tipo de desodorante é o melhor para você, leia o post ‘Desodorante com perfume ou sem cheiro?’. Veja também o post que informa 8 dicas para prolongar o efeito do desodorante.

Visite a loja virtual da Fiorucci e compre esses e outros desodorantes imperdíveis no conforto de sua casa!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*