Como aparar a pelagem de um cachorro de pelos longos

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

Ver fichas de  Cachorros

Você quer saber como tosar um cachorro em casa? Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos tudo o que você necessita e todos os passos a seguir para tosar o seu cachorro corretamente. Embora algumas pessoas evitem os petshops e tosem os cachorros em casa, esse é um ritual que não é fácil.

O tipo de corte, acabamento ou penteado variam de acordo com o cachorro e suas características físicas. Continue lendo este artigo e descubra o que deve fazer para que o seu cachorro seja o mais bonito de toda a cidade!

Também lhe pode interessar: Como tosar um gato em casa

Antes de começar a explicar como tosar um cachorro em casa, você deve saber que tipo de pelo ele tem. Os cuidados do pelo variam de acordo com o tipo de pelagem:

  1. O pelo duro é o que têm, por exemplo, os Westies. Neste caso, devemos trabalhar com máquinas elétricas e não usar condicionadores ou óleos.
  2. O pelo encaracolado é característico dos Poodles, entre outros, e exige um shampoo especial com efeito hidratante. O corte deve ser feito com tesoura em determinadas zonas, e com a máquina em outras.
  3. O pelo curto é característico de raças como o Boxer e o Pitbull e não necessita de qualquer tipo de corte. A excepção são os animais com pelo médio-largo, que são pouco comuns. Nesse caso, pode passar a máquina em algumas zonas para igualar o pelo. Não use condicionadores ou óleos.
  4. O pelo comprido é típico de cachorros como o Yorkshire. Este sim, requer um condicionador e um corte com tesoura.

Depois de identificar o tipo de pelo do seu cachorro, já pode começar a pensar no que necessita e qual é o corte adequado. Além disso, você deve saber que, caso o seu cachorro seja um Bichon Maltês, o corte do pelo deve sempre superior a 4 cm. Caso contrário, você pode deixar a sua pelagem encaracolada como consequência do corte excessivo.

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

Uma vez identificada a pelagem do seu cachorro, deve decidir que tipo de tosa você vai realizar para saber que cuidados e preparação são necessários. Se você tem dúvidas de como realizar o corte adequado, pode consultar a um especialista cabeleireiro canino.

Para que o processo tenha sucesso e termine com um resultado espetacular, você deve seguir alguns conselhos básicos. Comece por identificar todos os produtos necessários:

  • Shampoo
  • Condicionador
  • Secador
  • Máquina de corte
  • Tesoura
  • Tesoura pequena
  • Escova
  • Curativos adesivos
  • Outros

Antes de começar a tosar o cachorro, deve preparar um banho com os produtos específicos para o seu pelo, incluindo o condicionador caso a pelagem seja comprida.

Também é importante que prepare uma mesa ou zona de corte em um local tranquilo para trabalhar.

Em muitos salões caninos, é possível encontrar mesas com um braço extensível, para prender o cão e evitar que ele se mexa, e com um secador na ponta do braço para facilitar o processo de secagem.

Antes de cortar, você deve escovar cuidadosamente todo o pêlo do seu cão, removendo nós e emaranhados, para que possa identificar claramente o volume a ser reduzido e quaisquer áreas irregulares.

Então, se você está se perguntando como tosar o pelo de um cachorro com nós, a resposta é desfazer estes emaranhados primeiro.

No entanto, se os nós forem muito grandes e, portanto, não puderem ser escovados, é melhor cortá-los de modo a não machucar o cão.

Como você deve saber, existem diferentes tipos de escovas específicas para cada tipo de pelo canino. Você também pode encontrar no mercado escovas em miniatura, desenhadas para pequenas áreas do corpo do seu cão, como o rosto.

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

Em geral, recomenda-se que o pelo do cachorro seja cortado a seco para facilitar a secagem posterior do pêlo. Especialmente se o corte for realizado com máquina, é importante ter este ponto em conta e repetir as áreas necessárias após o banho.

Dito isto, as primeiras áreas a cortar o pêlo do cão devem ser as costas e as patas traseiras. Logo, você pode repetir o processo no pescoço, peito, pernas da frente e barriga. Veja as áreas que têm mais pelagem, pois estas são as que você deve cortar primeiro com a ajuda de uma tesoura.

Se você vai acertar depois o tamanho do pelo com a máquina, não importa se fica desigual neste passo.

Tome o seu tempo para tosar. É melhor fazer a tosa bem devagar, selecionando cuidadosamente as áreas para não machucar o pet ou deixar zonas com pelo mais longo que outras. Além disso, se você estiver relaxado, você ajudará seu cão a se sentir à vontade também e o resultado final será melhor.

Máquina de cortar cabelo serve para tosar cachorro?

Depois de ter reduzido o volume do pelo, você pode usar a máquina, sempre na direção do pelo.

Como tosar o cachorro com máquina? Seja gentil e não exerça muita pressão, assim você evitará cortar demasiado em algumas zonas. Neste ponto é comum surgir a pergunta: “Máquina de cortar cabelo serve para tosar cachorro?”.

Sim, você pode usar a sua máquina de cortar cabelo que você tem em casa porque o que importa é a forma de tosar.

Como tosar cachorro com tesoura

Se, por outro lado, o pêlo do seu cão só vai ser cortado com uma tesoura, use os dedos e um pente adequado para tirar as medidas das diferentes áreas. Você deve alcançar um resultado homogêneo.

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

Não esqueça a pelagem facial do seu pet, já que existem ferramentas específicas para esta delicada tarefa, como ligaduras adesivas para segurar a franja e as orelhas.

Os pêlos à volta dos olhos podem causar desconforto e também precisam de ser cortados, já que por vezes entram nos olhos e causam lágrimas constantes, o que dá uma cor acobreada ao pêlo do cão. Descubra como remover as lágrimas do pêlo do seu cão neste outro artigo. Não utilize a máquina nesta área.

No entanto, ao cortar o pêlo no rosto do seu cão, é importante ter um cuidado especial os pêlos mais compridos e duros em diferentes áreas, como o queixo, o focinho e as sobrancelhas.

Estes pêlos permitem aos cães medir distâncias, sentir informações de temperatura ou proteger os seus olhos de corpos estranhos. Portanto, eles não devem ser cortados.

Para mais detalhes, veja este artigo: Para que serve o bigode do cachorro?

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

Entre os dedos das patinhas do seu cachorro também cresce pelo que deve ser aparado para evitar que a sujidade se acumule.

Esta área é particularmente sensível e os cães tendem a se mover desconfortavelmente quando estamos no meio do processo, por esta razão recomendamos cautela e cuidado.

Acabe o corte todo, revisando as unhas também. Para fazer isso, não perca este artigo: Como cortar as unhas a um cachorro em casa.

Depois de tosar o cachorro, você precisa dar banho no cachorro para remover toda a sujeira do corpo dele. Em seguida, você deve secar o pet com uma toalha, deixando o pelo úmido e pronto para terminar de secá-lo com um secador, se necessário. Assim, tendo cortado o manto primeiro, é muito mais fácil tanto dar banho como secá-lo.

Lembre-se de usar um suavizante ou condicionador em cachorros com pêlo comprido, como o Galgo afegão, Yorkshire ou o Bichon Maltês.

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

Uma vez terminada a tosa do cachorro em casa, é importante que você seque o pelo com um secador de cabelo enquanto vai escovando. Se você não tiver um específico para animais de estimação (eles fazem menos barulho) você pode usar qualquer um, desta forma você elimina o excesso de pelo, deixando-o impecável, brilhante e suave.

Ao secar o pêlo do seu cão com um secador de cabelo, é essencial verificar primeiro a temperatura na sua mão para evitar queimar o animal. Além disso, é aconselhável começar a secagem com a configuração mais baixa para aumentá-la de acordo com a reação do cão.

Mais uma vez, a paciência será sua melhor aliada se você quiser que esta seja uma experiência o mais positiva possível.

Portanto, se o seu cachorro não tolera muito bem o ruído do secador, é melhor secar na potência mais baixa para garantir que ele esteja o mais confortável e calmo possível, mesmo que isso signifique demorar um pouco mais.

Por outro lado, é importante salientar que você deve secar sempre na direcção do pelo, excepto nos casos em que se pretende obter um maior volume, uma vez que isso exige uma secagem contra o pelo.

Para secar o rosto e as orelhas, é aconselhável baixar a intensidade do secador ao mínimo, tanto para não assustar o cão como para não queimar estas partes sensíveis. Além disso, preste atenção às patas, pois em casos de umidade extrema você pode incentivar o aparecimento de fungos entre os dedos das patinhas.

Aqui termina o processo de tosar o cachorro em casa, espero que tenha servido como um guia e que o resultado seja fenomenal. Lembre-se que você pode compartilhar a sua foto nos comentários abaixo para mostrar o resultado do processo à comunidade do PeritoAnimal.

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

A coisa mais importante ao tosar um cachorro que morde ou foge é relacionar a actividade com estímulos positivos. Desta forma, forçar o animal a ser mantido contra a vontade dele não será uma opção nestes casos, pois isso só fará com que ele se sinta ainda mais desconfortável e, portanto, queira fugir com mais intensidade.

Para posicionar esta prática, você deve primeiro começar por aproximar os utensílios um a um, deixar o seu pet farejá-los e dar uma guloseima.

Leia também:  Como beber licor de creme baileys

Repita isto várias vezes ao longo do dia, durante vários dias, para que o cão se habitue à presença dos objetos e não fique nervoso só de olhar para as tesouras, por exemplo.

Quando o cachorro estiver acostumado às ferramentas, é altura de tentar cortar um pedaço de pelo.

Portanto, você precisará ir muito devagar e cuidadosamente, observando a linguagem corporal do seu cão o tempo todo, especialmente se ele tiver tendência a morder durante a sessão de corte.

Desta forma, aproxime a tesoura, corte uma mecha e recompense o animal de novo. Se ele deixar, você pode cortar um pouco mais. O mesmo método é utilizado para a escovagem e secagem.

Se for impossível tosar o cachorro em casa no seu caso, você vai precisar de ajuda profissional de um salão de estética canina.

Confira também o nosso vídeo para saber como tosar um cachorro em casa com dicas dos profissionais:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tosar um cachorro em casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Vídeos relacionados com Como tosar um cachorro em casa

Conheça os 6 Melhores Tipos de Tosa para Shih Tzu

  • Querendo descobrir quais são os tipos de tosa para Shih Tzu mais legais?
  • Ótimo, daqui há pouco você vai conhecer os 6 estilos de tosa mais bonitos e elegantes.
  • Mas antes, você precisa lembrar que a tosa faz parte de um conjunto de cuidados essenciais para a saúde do cachorro.
  • Ela deve fazer parte da rotina dele como um compromisso mensal.
  • Principalmente, no caso de raças de pelos longos e lisos, que costumam emaranhar facilmente, como o Shih Tzu, entre outras.
  • Neste caso, por exemplo, existem tipos de tosa específicas e com diversas funções.
  • Ao contrário do que muita gente pensa, a tosa não é apenas uma questão estética.
  • É uma forma de evitar o acúmulo de sujeira, o aparecimento de doenças e até de acidentes.
  • Com relação ao Shih Tzu, o compromisso com a sua pelagem é ainda fundamental para o seu bem estar.
  • Pois, devido a quantidade abundante e o comprimento longo dos fios, ignorar a tosa pode ocasionar uma série de desconfortos ao cachorro.
  • Por esta razão, vamos explicar quais são os tipos de tosa para Shih Tzu disponíveis e como elas podem beneficiar a saúde do seu animal quando feitas da forma adequada.
  • O que você vai conferir nesse artigo:
  • Não esqueça de compartilhar esse guia em suas redes sociais e ajudar o Amor aos Pets! #CompartilheOAmor❤️

Por que a tosa é Importante para o seu Cachorro?

  1. Como já dissemos, a tosa ajuda a manter a saúde do cachorro evitando que a sujeira se acumule na pele, debaixo dos pelos ou se prendam aos fios.
  2. A tosa evita também que os fios se embaracem e formem nós apertados, difíceis de retirar pela escovação, tornando-se assim dolorosos para o cachorro.

  3. Além disso, a tosa pode diminuir a sensação de calor.
  4. Assim, a tosa é indicada a todas as raças de cachorro, mas principalmente aos cachorros de pelos longos, compridos e finos.
  5. Como por exemplo, Shih-Tzu, Schnauzer, Maltês, Yorkshire, Poodle, Lhasa Apso, Golden Retriever, Collie, entre muitos outros.

  6. Algumas raças necessitam até de tosas específicas, de acordo com as funções que eles desempenham.
  7. Todos eles precisam de tosas frequentes, entre outros cuidados, para manter a pelagem saudável.
  8. No entanto, há um tipo de tosa mais frequente e necessária a todos os tipos de cachorros.
  9. Ela recebe o nome de tosa higiênica.

  10. Para o Shih Tzu, por exemplo, a tosa higiênica é fundamental, mas existem vários outros tipos de tosa para Shih Tzu que também podem ser incorporadas à sua rotina.
  11. Vamos descrevê-las mais detalhadamente a seguir.
  12. Mas antes, vamos explicar por que as tosas são tão importantes para o Shih Tzu.

Quando Fazer a Primeira Tosa?

  • Recomenda-se que a primeira tosa deva respeitar o desenvolvimento dos pelos de acordo com o crescimento dos filhotes.
  • Além disso, os especialistas recomendam que os filhotes sejam tosados somente após o término do ciclo de vacinas.
  • Ou seja, por volta de cinco ou seis meses.
  • Isso porque quando o filhote está vacinado, as chances e os riscos de contrair doenças pelos materiais como tesouras e máquinas de tosar são bem menores.
  • Outro fator importante que deve ser considerado, são as alterações sofridas pela pelagem durante a transição de filhote para a fase adulta.
  • Dependendo da raça, esse período fica entre cerca de 7 e 14 meses de vida, normalmente acompanhado da queda de pelos.
  • Por esta razão, a tosa filhote (que vamos falar em breve na lista de tipos de tosa para Shih Tzu), por exemplo, é indicada até cerca de 1 ano de idade.

A Importância da Tosa para o Shih Tzu

  1. O Shih Tzu é uma raça de cachorro de pequeno porte originária do Tibete.
  2. Ele caracteriza-se por uma pelagem abundante e volumosa, que chega a arrastar pelo chão dando a impressão de que ele flutua.
  3. Em geral, os fios são muito finos e se embaraçam com muita facilidade.
  4. Além disso, o crescimento de seus pelos também é contínuo.

  5. Assim, a manutenção da pelagem do Shih Tzu é essencial para o seu bem-estar, além de manter a sua boa aparência.
  6. As escovações também são fundamentais para que os pelos não embaracem.
  7. Sem esses cuidados, o Shih Tzu pode ficar extremamente incomodado, pode acumular sujeira, bactérias e causar alergias ou doenças de pele.

  8. Além disso, o excesso de pelos prejudica a sua locomoção, que devido ao seu comprimento, pode fazer com que ele escorregue nela.
  9. Existem muitos tipos de tosas para Shih Tzu que podem ajudá-lo a manter toda essa pelagem saudável e ainda deixá-lo mais lindo com penteados incríveis.

  10. O ideal é escolher o tipo mais adequado ao clima de onde ele vive e à sua rotina.

Tosas de Verão x Tosas de Inverno

  • Para priorizar o conforto e o bem-estar do animal, o ideal é tentar adequar as tosas de acordo com o clima em que o animal vive.
  • Normalmente, aqui no Brasil as estações são mais quentes, como o verão e a primavera.
  • Sendo que os invernos não são tão rigorosos.
  • Assim, não existe uma tosa específica para as estações do ano.
  • No entanto, as tosas mais comuns no verão, no caso do Shih Tzu, para aliviar o calor, são as que mantém os pelos do corpo um pouco mais curtos, como a Tosa filhote, que iremos descrever mais adiante.
  • Para o inverno, recomenda-se manter a pelagem natural e aparar apenas o comprimento para não atrapalhar a locomoção.
  • Como por exemplo, a tosa longa ou apenas higiênica.
  • Pois assim, o cachorro é capaz de manter a sua temperatura corporal de forma mais natural.

Diferenças entre Tosas para Shih Tzu Machos e Fêmeas

 Tosas para Shih Tzu Macho 

Em geral, os tipos de tosa para Shih Tzu macho são aquelas que mantém os pelos mais curtos na face, mas não é uma regra.

Tem muita gente que mantém a aparência do Shih Tzu de forma natural, com os pelos longos.

 Tosas para Shih Tzu Fêmea 

Os tipos de tosa para Shih Tzu fêmea são aqueles que deixam os pelos da cabeça mais longos para facilitar os penteados com lacinhos, os coques e as tranças.

Como por exemplo, as variações de tosa japonesa (que vamos ver logo logo).

1. Tosa para Shih Tzu: Tosa higiênica

  1. Na tosa higiênica, o foco é a saúde e a higiene do animal.
  2. Assim, a tosa foca em retirar os pelos em determinadas áreas, como por exemplo, nas regiões da sola das patas, da barriga, da área íntima e do ânus.

  3. Cada uma dessas áreas possuem motivos específicos para receberem esse cuidado extra.

  4. A área das almofadinhas da sola das patas (coxim ou almofadas plantares), por exemplo, precisa ser tosada para a retirar o excesso de pelos na região, evitando que o animal escorregue na própria pelagem.

  5. O excesso de pelos nessa região dificulta a sua movimentação e pode provocar acidentes.

Na região da barriga, os pelos são mais finos, e com isso podem embaraçar mais facilmente. A tosa higiênica evita que isso acontece.

  • Além disso, a região é próxima às áreas íntimas que costumam acumular sujeiras.
  • Por isso, a tosa higiênica nessas áreas evita que restos de urina ou fezes fiquem presos à pelagem do animal e se depositem nessas áreas.
  • Com isso, a tosa higiênica evita a proliferação de bactérias e parasitas que provocam doenças mais graves.
  • Além dessas áreas, a tosa higiênica pode incluir a depilação na área das orelhas, dos olhos e o arredondamento de patas, sempre de acordo com a raça do cachorro.

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

2. Tosa para Shih Tzu: Tosa Filhote (Bebê)

  1. A Tosa Filhote é uma das mais populares no Brasil, por ser o tipo de tosa para Shih Tzu ideal no nosso clima.
  2. Ela mantém os pelos curtos e mais leves para os dias quentes do verão.
  3. Esse tipo de tosa é clássica e pode ser mantida mesmo no cão adulto.

  4. Assim, até 1 ano de idade, é a tosa ideal, pois nessa idade o pelo passa por muitas transições e costuma embaraçar com mais frequência, fazendo muitos nós.

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

  • Portanto, é importante que os pelos sejam aparados bem curtinhos.
  • A tosa filhote pode ser feita na tesoura ou na máquina de aparar.
  • Sendo que o comprimento dos fios pode ser escolhido, assim como o “penteado” na área da cabeça, podendo manter os fios mais longos ou bem curtinhos.
  • O resto do corpo e as patas são mantidos curtos, e os pelos da cauda, das orelhas e do bigode são apenas aparados para que não atrapalhem o cachorro.
  • Porém, mantendo a aparência de um filhote.
Leia também:  Como capturar o ditto no pokémon sapphire: 10 passos

3. Tosa para Shih Tzu: Tosa Longa

  1. A tosa longa é o tipo de tosa para Shih Tzu tradicional da raça.
  2. A sua característica é manter os pelos longos, porém aparados.
  3. A não ser que o cachorro participe de concursos, os pelos não precisam ser penteados como um véu.

  4. O intuito desta tosa, feita na tesoura, é manter a aparência natural da raça, com os pelos compridos característicos.
  5. Porém, aparando apenas as pontas, deixando que o cachorro consiga se locomover tranquilamente, sem que ele tropece na pelagem.

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

  • Os pelos do rosto também são aparados para não ficar na frente dos olhos, e a franja é presa em cima da cabeça com lacinhos.
  • Este tipo de tosa para Shih Tzu demanda mais cuidados com a escovação para evitar que os fios se embaracem.
  • Antes de escovar, o ideal é umedecer os fios com um condicionador próprio para cães e ir desfazendo os nós primeiro com os dedos tentando não puxar os fios.
  • O ancinho, pente de dentes largos, também pode ajudar na tarefa.
  • Só depois que desfazer todos os nós, você poderá usar uma escova de cerdas suaves para dar forma ao manto, escovando desde a raiz até abaixo das orelhas e da cauda.
  • Este tipo de tosa para Shih Tzu também demanda hidratações semanais para manter a beleza do pelo bem sedoso.

4. Tosa para Shih Tzu: Tosa de leão

  1. O Shih Tzu tem um apelido ancestral de “cão leão”, e com isso, existe um tipo de tosa para Shih Tzu que celebra esse seu apelido através de um penteado característico.

  2. A tosa é conhecida por tosa de leão ou tosa “de pelúcia”, em que todo o pelo do corpo, das patas e da cauda é tosado.
  3. Apenas os pelos em torno da cabeça são mantidos compridos, que devem ser escovados a fim de manter o volume, que nem uma juba de leão.

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

5. Tosa para Shih Tzu: Tosa Japonesa

  • Um dos tipos de tosa para Shih Tzu cada vez mais popular é a tosa japonesa que mistura penteados com inspirações orientais.
  • Existem diferentes estilos dentro da tosa japonesa, mas todos eles mantém uma mesma característica:
  • O pelo curto no focinho, e pelos das orelhas e patas mais longos, em formato arredondado ou bem triangular.
  • Além da tosa, você pode usar complementos no resto do corpo, além de penteados e acessórios.
  • Como por exemplo, manter os pelos da cabeça compridos, e complementar com trancinhas, coques e diferentes amarrações.

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

6. Tipos de Tosa para Shih Tzu: Tosas com coques, rabos ou tranças

  1. Por fim, um dos tipos de tosa para Shih Tzu mais versáteis é manter os pelos em comprimento médio ou semi-longo para fazer coques, rabos de cavalo ou tranças.
  2. O coque, por exemplo, é um dos tipos de tosa para Shih Tzu mais populares, até nas competições profissionais.

  3. Mesmo com o pelo do corpo curto ou consideravelmente longo, o coque dá uma aparência encantadora e chamando atenção para o rosto do Shih Tzu.
  4. Para o penteado, basta escovar os pelos da coroa do cachorro suavemente para cima, dando volume, e prender a mecha com um elástico de cabelo.

  5. Em seguida, é só arrumar as laterais da cabeça e pronto, um coque perfeito!

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

Conclusão

  • Não importa qual dos tipos de tosa para Shih Tzu que você vai escolher.
  • O ideal é que ele esteja de acordo com a personalidade dele, com as suas necessidades e estação do ano.
  • Além disso, a tosa deve ser adequada à sua disponibilidade de cuidar e manter a saúde e a beleza da pelagem característica da raça.
  • O mais importante é que ele esteja saudável e bem cuidado, para que vocês juntos possam aproveitar um a companhia do outro e serem felizes!

Qual é o tipo preferido na sua opinião? Deixe seu comentário abaixo e participe cada vez mais da comunidade do Amor aos Pets!

Saiba como tosar cachorro em casa de maneira correta – Dicas – iG

Cães peludos costumam dar certo trabalho na hora da escovação e de outros cuidados mais gerais. Isso exige tempo e dinheiro, assim como uma atenção especial, ainda mais em períodos de temperaturas altas.

Mas, para evitar levar o cão ao petshop e ter ainda mais gastos, muitos tutores gostariam de aparar os pelinhos do rosto dele, por exemplo, por conta própria.

No entanto é importante saber como tosar cachorro em casa sem prejudicar a estética e a saúde dele.

+Pet shop – saiba todos os serviços oferecidos pelos estabelecimentos

Reprodução

Como tosar cachorro em casa de forma correta

Para esse tipo de cuidado há escovas especiais e diferentes tipos de corte. Normalmente existe uma técnica específica de como tosar cachorro e não é simplesmente pegar a tesoura e sair aparando. Às vezes a pressa é grande, mas o animal pode inclusive ter medo de tosa
. Por isso, se o objetivo é deixá-lo ainda mais bonito, siga alguns passos.

Materiais usados para tosar

Existem algumas ferramentas específicas para tosar o animal de maneira segura e muito mais prática.  Alguns tipos específicos de escovas
 e tesouras são fundamentais nessa tarefa e devem ser adequados ao tipo de pelagem do seu cachorro. 

Por exemplo, em casos de cães com pelo curto, não é necessária uma escovação exatamente. Passar a mão com uma luva de plástico é suficiente para ajeitá-lo.

No caso de pelagem longa, vai depender se é macio ou áspero, fatores mais influentes do que ser liso ou crespo.

No caso de ser mais duro o pente de aço e a rasqueadeira são mais indicados, mas se tem maciez o melhor é usar uma pin brush (escova sem cabo), com cerdas duras, mas não a rasqueadeira.

Reprodução/ Shutterstock

A escovação é o primeiro passo antes de iniciar a tosa doméstica

Escovar primeiro, cortar depois

Primeiro tenha certeza se o pet não está com nenhuma alergia, carrapato
 ou pulga
 na pele. Se houver qualquer sinal disso, leve-o no veterinário e não inicie o corte.

Caso esteja tudo bem, separe de forma adequada os pelos do pet em camadas. Molhe a região e penteie tudo até retirar todos os nós e em seguida separe o que será cortado ou não. É importante ter cuidado para não machucar a pele do animal com a escova. Cuidado também para não apertá-lo demais ou fazer movimentos muito bruscos, para evitar assustá-lo. 

Garantir que o cão esteja relaxado e tranquilo é essencial. Se ele tiver praticado atividade física antes da tosa provavelmente ficará menos agitado. Ao movimentar-se demais o tutor corre o risco de machucá-lo e de o corte sair todo torto.

Cada raça um tipo de pelo

Atente sempre para o tipo de pelagem do cachorro.

  • Pelo curto: Labrador, Duschund, Dálmata, Pug, Bulldog Inglês e Francês, Boxer, Pastor Alemão, Shar Pei, Pinscher, Chihuahua 
  • Pelo médio a longo: Border Collie, Lhasa Apso, Golden Retriever, Cocker, Spaniels 
  • Pelos finos e delicados: Maltês, Yorkshire, Shih Tzu, Spitz Alemão, Griffon Belga

Procure sempre seguir o estilo de corte que naturalmente o pelo apresenta. Em cachorros mais peludos, como o Poodle, procure manter a cabeça e o começo das patas sempre com o mesmo volume de pelagem. Partes mais rasas devem se manter assim, bem como as cheias devem continuar.

+Saiba como dar banho em cachorro sem sair de casa

Reprodução

Cada tipo de pelagem exige uma tosa específica

Usar tesoura ou máquina?

Basicamente a regra é: cães muito peludos precisam da máquina e os de pelagem mais curta podem ser aparados com a tesoura
. Normalmente esta última deve ser usada para corrigir erros de outras tosas e regularizar o pelo. Além disso, é melhor para áreas do corpo em que a densidade precisa ser mantida mais ou menos igual. 

Como usar a máquina

A máquina é a melhor opção para o corpo, mas não para o rosto. O movimento começa da cabeça e depois vai para o corpo, sempre de cima para baixo e nunca o contrário. O dorso pode ser aparado, bem como regiões de pelagem densa e homogênea.  

É preciso cuidar bem das lâminas para ter maior durabilidade e isso é fácil de fazer em casa. Para limpá-la basta uma escovinha pequena para retirar os pelos ali acumulados e nada de usar álcool para desinfetar. Esterelizá-la em água quente antes de usar é o melhor para garantir a retirada total de possíveis corpos estranhos, que entrariam em contato com o corpo do animal.

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos Reprodução/ Shutterstock

A tesoura e a máquina são os principais instrumentos usados para aparar a pelagem do pet

Tipos de lâmina

Não basta apenas saber como manusear a máquina, existe um tipo próprio para cada tip de pelo e vai depender também do objetivo do tutor. 

Cães de pelo duro: lâmina 8,5 – que corta em torno de 2,8 mm de altura. Esse tipo é ótimo para o Terrier, o Dálmata e o Schnauzer são exemplos de raças em que pode ser aplicado.

Cães de pelo crespo e denso: raças como Poodle e Bichon Frisé exigem um cuidado maior na hora da tosa. A lâmina 4 e 4F é excelente para aparar em uma altura de 9 mm e garantir a regularidade do pelo.

Corte doméstico: para esse tipo de tosa o mais fácil é comprar uma do tipo 7 ou 7, que corta por volta de 3,2 mm.

Para facilitar a escovação: apesar de a lâmina 5 ou 5F ser ótima para essa finalidade, não é tão indicada para cães de raça, já que a região do focinho e das orelhas fica muito comprido. O corte costuma ser de 6,3 mm de altura.

Leia também:  Como calcular a taxa de crescimento do pib nominal

+O que fazer para diminuir a queda de pelo em cães?

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos Reprodução/ Shutterstock

A máquina precisa de cuidado para ser usada

Como usar a tesoura

Na face do cachorro o ideal é aparar apenas os pelinhos que atrapalham a visão dele ou de fato excessivos em relação ao que deveria estar. Cuidado sempre para não machucar os olhos, as orelhas ou o focinho do animal.

Também é útil nas patas, apenas para acertar seu formato, tornando-as mais redondas no caso da pelagem mais densa e crespa, por exemplo. Nada de tosar em excesso, afinal, o pelo é fundamental para proteção da pele. 

A tosa higiênica
, corte dos pelos nas genitais do pet são ainda fundamentais para garantir o conforto e afastar o incômodo dele na hora de fazer as necessidades, por exemplo. Mas atenção, não apare demais porque a região é sensível e o cachorro tende a coçar e lamber quando apresenta uma sensação de “ralado”.

Agora ficou mais fácil saber como tosar cachorro em casa. Mas, lembre-se de procurar um especialista caso não consiga seguir esses passos, para evitar machucar ou prejudicar a pelagem do pet.

+Cheiro de cachorro é difícil de lidar, mas em alguns passos pode ficar fácil

Como Aparar a Pelagem de Um Cachorro de Pelos Longos

X

Este artigo foi escrito em parceria com Pippa Elliott, MRCVS. A Dra. Elliott é uma veterinária com mais de 30 anos de experiência. Formou-se na University of Glasgow em 1987 e trabalhou como cirurgiã veterinária por 7 anos. Depois disso, a Dra. Elliott trabalhou como veterinária em uma clínica por mais de uma década.

Há 13 referências neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.

Ao aparar os pelos de seu cachorro de vez em quando, você estará contribuindo para o visual dele, impedindo que fiquem embaraçados e evitando o acúmulo de sujeira e detritos.

É sempre melhor levá-lo a um profissional – principalmente se você for inexperiente – mas é possível fazer isso em casa. Se o pelo precisa ser aparado em todo o corpo do animal, use uma tosquiadeira nas partes maiores das costas, da barriga e das pernas.

Para os detalhes como focinho, patas e traseiro, use uma tesoura bem amolada.

  1. 1

    Use uma tosquiadeira profissional. Há algumas mais baratas destinadas ao consumidor comum, mas elas não são muito boas para cães com pelagens muito grossas. Elas podem até servir para um Yorkshire Terrier ou Shih Tzu, mas não dão conta de um Labrador, Collie ou Akita. Portanto, adquira uma tosquiadeira profissional de um pet shop.[1]

    • Pergunte ao atendente qual a melhor opção para a raça do cachorro. O preço varia entre R$ 300 e R$ 800. Ainda assim, será mais barato do que levar o cachorro ao pet shop para ser tosado com regularidade.
    • As tosquiadeiras profissionais possuem lâminas que podem ser removidas, trocadas e amoladas, o que garante uma longevidade.
  2. 2

    Use lâminas #4 FC ou #5 FC. A maioria vem com lâminas #10, mas elas deixam o pelo muito curto. Quanto maior o número, menor o corte.[2]

    • Leve em conta que a lâmina #7 pode repuxar a pele e machucar o animal. A não ser que você tenha muita experiência, use uma lâmina FC, que significa “finish cut” ou acabamento. A outra opção, a semidentada, também pode machucar a pele.
    • Como precaução, use uma tosquiadeira com encaixe para um pente guia. Ele ficará entre a lâmina e a pele, impedindo que ela seja atingida e cortada.
  3. 3

    Use uma tesoura sem ponta. Nas áreas mais sensíveis e restritas do cachorro, como em volta dos olhos, genitais e patas, não será possível usar a tosquiadeira. A melhor opção para iniciantes é uma tesoura sem ponta.[3]

    • Se o cachorro fizer movimentos bruscos, uma tesoura com ponta pode machucá-lo.
    • As tesouras dentadas também são adequadas para a tarefa. Como elas cortam apenas uma área em específico, há menos chances de você cortar um chumaço de pelo sem ter a intenção.
    • Se a ideia é apenas dar uma aparada rápida, pule a etapa da tosquiadeira e faça somente a parte da tesoura nas partes necessárias. Caso ele precise mesmo de uma tosa completa, não use a tesoura no corpo inteiro, pois isso toma muito tempo e você pode cometer um erro e machucar o animal.
  4. 4

    Não deixe o cachorro totalmente sem pelos. Mesmo durante o verão, nunca o deixe totalmente sem pelo. Faça uma tosa para o período, mas deixe mais ou menos 0,5 cm de pelo, a depender da raça.[4]

    • É melhor pedir ajuda a um veterinário ou funcionário do pet shop antes de tentar fazer o procedimento, principalmente se nunca tiver feito isso antes.
  1. 1

    Faça isso quando ele estiver calmo. A melhor coisa a ser feita é pentear e limpar o pelo do animal após uma caminhada ou brincadeira, pois ele já terá gasto um pouco de energia. Dê um petisco como recompensa, principalmente se ele se manter calmo, para que ele aprenda a gostar do pentear.[5]

    • Antes de começar o procedimento, faça carinho nele para prepará-lo para ter o pelo aparado.
    • As sessões de limpeza do pelo devem ser positivas e alegres. As primeiras vezes devem ser não muito demoradas e, caso fique ansioso, o animal precisa de um tempinho para descansar.
  2. 2

    Penteie os pelos. Antes de apará-los, certifique-se de que não há detritos e pelos embaraçados. Use a escova favorita do cachorro.[6]

    • Se acabou de dar banho, seque o cão e só comece a aparagem quando os pelos estiverem totalmente secos. Não use uma potência muito quente para não machucar o animal.
  3. 3

    Faça a tosagem no mesmo sentido dos pelos. Ligue a tosquiadeira e comece pelas costas, checando sempre a temperatura do aparelho com costas da mão, pois ele pode esquentar. Comece a partir do pescoço em direção ao traseiro, sempre acompanhando o sentido dos pelos. Assim, o resultado será o melhor.[7]

    • Se o cão não for treinado para ficar quietinho enquanto você o tosa, tente segurá-lo com uma das mãos.
    • Conforme tosa, vá juntando e jogando fora os tufos de pelo.
  4. 4

    Passe para a barriga e as pernas. Tose a barriga e na junção dela com as pernas, focando nas partes maiores. Com delicadeza, mova as pernas do animal conforme necessário e as levante para ter acesso às partes mais difíceis.[8]

    • Continue fazendo a tosa sempre na mesma direção em que cresce o pelo, do pescoço ao traseiro e descendo pelas pernas.
    • A parte inferior das pernas provavelmente será pequena demais para a tosquiadeira. Por isso, é a hora de pegar a tesoura. Já não é mais necessário usar a máquina de tosa.
  5. 5

    Apare os pelos das pernas de trás e do traseiro do cachorro. Apare nas pernas traseiras, sempre de cima para baixo. O traseiro do bicho precisa de uma atenção especial. Apare bem o local, para que quando o cachorro for fazer suas necessidades, nada fique grudados nos pelos.[9]

    • As coxas e o bumbum devem ser aparados com a tosquiadeira, mas o pelo na parte inferior das pernas, genitais e rabo deve ser submetido à tesoura.
  1. 1

    Apare os pelos do focinho. Com um pente, afaste os pelos dos olhos do animal. Com muita delicadeza, segure-os com os dedos enquanto usa a tesoura para apará-los. Dê o seu melhor para que o corte fique reto e igual nos dois lados.[10]

    • Apare em volta do nariz, principalmente onde fica sujo de comida. Novamente, use um pente para afastar os pelos.
    • Tenha muito cuidado ao aproximar o objeto do rosto do cachorro, principalmente se ele tiver pontas. Se ele se comportar, recompense-o com um petisco.
  2. 2

    Corte o excesso de pelo do rabo e do traseiro. Corte o pelo do bumbum para que as fezes não grudem nele. Faça o mesmo na cauda. Caso queira, deixe o pelo mais curto na base do rabo e permita que ela fique mais grossa em direção à ponta.[11]

  3. 3

    Apare os pelos das patas. Com o cão sobre as quatro patas, use o pente e as tesouras para lidar com a parte inferior das pernas. Foque nos tufos de pelo entre os dedos e os nivele com as patas. Faça o mesmo na parte de baixo das patas.[12]

    • Apare somente em cima e embaixo das patas. Nunca corte o pelo entre os dedos do animal.
  4. 4

    Se precisar de ajuda, procure um profissional. Se tem planos de exibir o cachorro por algum motivo, o animal possui muitos pelos embaraçados ou não tem certeza se a tarefa é para você, procure um tosador profissional. Peça uma recomendação para amigos e familiares. O veterinário ou treinador do cachorro certamente saberá quem recomendar.[13]

    • Pegue duas ou três recomendações e faça uma pesquisa online para saber qual a avaliação dos usuários e histórico dos profissionais.
    • Pergunte quanto custa. Normalmente, limpar e pentear os pelos de um cachorro custa entre R$ 100 e R$ 150. Para cães maiores, o valor é mais alto.

Este artigo foi escrito em parceria com Pippa Elliott, MRCVS. A Dra. Elliott é uma veterinária com mais de 30 anos de experiência. Formou-se na University of Glasgow em 1987 e trabalhou como cirurgiã veterinária por 7 anos. Depois disso, a Dra. Elliott trabalhou como veterinária em uma clínica por mais de uma década.

Categorias: Criação de Cães

  • Imprimir
  • Agradecer aos autores

Esta página foi acessada 1 377 vezes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*