Como apagar uma fogueira no acampamento: 10 passos

Como Apagar uma Fogueira no Acampamento: 10 Passos

Este artigo explica os principais passos em como fazer uma fogueira bem-sucedida, bem como dicas sobre etiqueta de fogo, independentemente de você viajar de carro ou de mochila.

Para muitos, a fogueira é uma tradição amada e indispensável ao ar livre – uma força cinética, luminosa e onírica da natureza que, por gerações, serviu como peça central de encontros em acampamentos.

Encontre ou construa um anel de proteção ao fogo

  • Construa uma fogueira somente em anéis de proteção a incêndio, grades ou lareiras designadas. Acampamentos mais desenvolvidos têm alguma versão destes. Usando um anel de proteção ao fogo vai ensinar seu impacto e manter seu fogo contido.
  • Sempre verifique com o operador do acampamento para se certificar quais fogueiras  são permitidos. Em algumas áreas, períodos de seca severa podem causar incêndios  e são  proibidas mesmo em acampamentos.
  • Se você for viajar de carro em um local não desenvolvido, verifique com antecedência a agência que administra o terreno (Serviço Florestal , Departamento de Administração de Terras, Ibama, etc.). Uma permissão de fogueira pode ser necessária.
  • Avalie o local antes de iniciar um fogo. Se o local é escovado ou tem ramos pendurados, mantenha seu fogo pequeno ou pule-o completamente. Em condições secas, as brasas podem facilmente inflamar um incêndio florestal.
  • Em áreas rurais ou em reservas florestais onde os fogos são permitidos, use um anel de fogo existente se um foi deixado para trás. Construa um novo apenas em situações de emergência e, se a situação permitir, desmonte-o quando terminar. Se já existe um, limpe-o antes de partir.
  • Remova todos os materiais inflamáveis ​​da sua fogueira. Idealmente, a base do fogo deve ser areia ou cascalho ou solo mineral (geralmente encontrado em leitos de rios ou em barras de cascalho). Calor intenso pode esterlizar o solo saudável, então escolha seu site conscientemente.
  • Uma alternativa para um anel de proteção de fogo é um fogueira no monte. Usando sua espátula de higienização, construa uma plataforma plana e circular de solo mineral (terra arenosa, de cor clara e não-fértil) com cerca de 10 a 15 cm de altura. Use isso como base para o seu fogo. Idealmente, construa essa plataforma em uma rocha plana. Você pode facilmente dispersar o monte quando terminar.

Reúna a madeira do fogo

Como Apagar uma Fogueira no Acampamento: 10 Passos

Para acender um fogo bem-sucedido, você precisará de três tipos de combustível: isca, gravetos e lenha.

  • Isca : inclui pequenos galhos, folhas secas, agulhas ou serragem da floresta.
  • Os gravetos : consistem em pequenas varas, normalmente com menos de um centímetro de diâmetro.
  • Lenha : é qualquer pedaço maior de madeira e é o que manterá seu fogo durante a noite.

Acampamentos:

Use somente lenha local. As lojas próximas costumam levar lenha, e às vezes os anfitriões oferecem pacotes de lenha ou gravetos para venda.

Não leve madeira com você se você estiver viajando a mais de 80 quilômetros de distância. Acampamentos podem até mesmo proibir a lenha de trazer o seu próprio, independentemente da distância que você viaja.

Por quê? Evitar a introdução de insetos problemáticos em uma floresta.

Ligue para o acampamento ou um escritório de guarda florestal local com antecedência para informações e conselhos.

Backcountry:

Se você procurar por lenha, junte apenas madeira abatida longe do seu local. Nunca corte árvores vivas ou quebre ramos de árvores em pé, mesmo árvores mortas.

Aves e animais selvagens fazem uso de ramos mortos e senões. Não junte ou queime pedaços mais grossos do que o pulso de um adulto.

Isso ocorre porque pedaços grossos de madeira raramente  queimam completamente e são normalmente deixados para trás como restos pretos e feios.

Lembre-se de seguir os princípios de deixar sem rastreamento ao coletar madeira.

Construa a fogueira

Como Apagar uma Fogueira no Acampamento: 10 Passos

Cone: Comece com um pequeno cone de gravetos em torno de alguns punhados de isca empilhados no centro do anel de proteção ao fogo. Quando o fogo estiver forte e a temperatura aumentar, você poderá adicionar gravetos maiores de acordo com a necessidade.

Log cabin: Coloque dois pedaços maiores de lenha paralelamente um ao outro e com algum espaço entre eles para formar a base da sua estrutura. Em seguida, gire 90 graus e coloque duas peças um pouco menores na parte superior e perpendiculares para formar um quadrado.

Coloque bastante isca dentro. Continue adicionando mais algumas camadas de lenha ao redor do perímetro, ficando um pouco menor com cada camada. Terminar com uma camada de gravetos e isca na parte superior.

Lembre-se de deixar espaço entre os troncos para que o fogo consiga bastante oxigênio.

Piramide : Comece com três ou quatro de seus maiores lenhas lado a lado na camada inferior. Gire 90 graus e adicione uma segunda camada de lenha ligeiramente menores na parte superior. Continue alternando mais algumas camadas dessa maneira, diminuindo à medida que avança. Coloque o seu graveto e isca no topo.

Acenda a fogueira

Como Apagar uma Fogueira no Acampamento: 10 Passos

Acenda o material com fósforo ou isqueiro. A utilização do acionador de partida de fogo, projetado para inflamar facilmente, pode ajudar a munição a pegar a chama. (Certifique-se de levar fósforos impermeáveis ​​e firestarter. Os materiais de fabricação de fogo são considerados um dos Dez Princípios Essenciais.) Depois de acender a fogueira, sopre levemente na base do fogo para fornecer oxigênio, o que ajudará a aumentar a intensidade da chama e inflamar ainda mais a madeira. Enquanto o fogo queima, mova as brasas para o centro para queimá-las completamente. Idealmente, você deve reduzi-los a cinzas brancas.

Leia também:  Como alterar suas configurações de recuperação de conta no aol mail

Escolha a seleção de equipamentos de início de fogo da Arsenal das Trilhas.

Extinguir a fogueira

Como Apagar uma Fogueira no Acampamento: 10 Passos

Extinga todos as fogueiras derramando água sobre elas, mexendo as cinzas e aplicando mais água. Repita quantas vezes for necessário. As cinzas devem estar frias ao toque antes de sair do local. Tenha certeza absoluta de que um fogo e suas brasas estão apagados e frios antes de você partir. Nunca deixe uma fogueira sem vigilância!

Limpe a fogueira

Queime itens de lixo somente se eles puderem ser totalmente consumidos pelo fogo e transformados em cinzas. Não tente queimar plástico, latas ou folhas. Se você queimar algo que não está totalmente consumido, colete os restos quando o fogo acabar e ou o empacote ou coloque em uma lixeira.

Quando estiver no backcountry, remova qualquer lixo encontrado no seu poço. Extraia qualquer pedaço de carvão deixado dentro de seu anel, leve-o para longe de seu local, esmague os pedaços e espalhe os restos e poeira em uma área ampla. Desmonte qualquer estrutura que você tenha construído.

Saiba Como Fazer Uma Fogueira em Acampamentos | Blog Pé na trilha

Saiba Como Fazer Uma Fogueira em Acampamentos

Além de ser uma tradição e render bons momentos, saber fazer uma fogueira em acampamentos pode ajudá-lo em situações inesperadas. Seja como forma de sinalização, para o preparo de alimentos, para afugentar animais, iluminar o local ou simplesmente fornecer calor, ela pode ser um item imprescindível para você e seu grupo.

Mesmo que para jogar conversa fora quando a noite cai, é preciso tomar muito cuidado na hora de executá-la, assim como tudo que envolve fogo. Uma fogueira mal feita pode ocasionar incêndios, destruir parte daquele ambiente e até machucar as pessoas.

Então, como montar uma fogueira em acampamentos de forma eficaz e segura? É isso que vamos mostrar neste post. Conheça a seguir os diferentes tipos de fogueira, como preparar o local, qual madeira escolher, como acender e algumas dicas básicas de segurança.

O lugar ideal

O primeiro passo é escolher onde vai montar sua fogueira. Comece conferindo se há na legislação local alguma proibição para regiões consideradas de risco e coletando dados com a polícia florestal.

Lembre-se de que em áreas ambientalmente protegidas, parques nacionais, municipais ou estaduais e reservas é proibido fazer fogueiras, a menos que seja uma emergência. O indivíduo pode ser responsabilizado por crime ambiental.

Já em campings, normalmente existem partes reservadas para essa atividade. Em outras situações, é preciso pedir autorização para o proprietário.

Sendo o ambiente liberado, o ideal é montar a fogueira em uma área plana, seca e a, no mínimo, três metros de distância de folhas, galhos, raízes e árvores. Uma clareira é um bom exemplo de lugar que diminui o risco de incêndios. Outra dica é procurar por marcas de fogueiras em locais com esses pré-requisitos.

Preparando o ambiente

Após escolher o local para sua fogueira, afaste folhas, raminhos, gravetos, musgos e qualquer coisa que possa fazer com que o fogo se alastre. Mesmo se certificando que as árvores estejam a três metros de distância, é essencial reforçar esta limpeza. Isso te dará mais controle caso um acidente aconteça.

Em seguida, cave um pouco a terra. Esse desnível impede que a brasa se espalhe. Entretanto, se você encontrar raízes subterrâneas, essa é a hora de escolher outro lugar para fazer sua fogueira, já que elas também podem ajudar a alastrar as chamas.

Se o solo estiver seco, aplane-o até que só haja terra no local. Cuidado, porém, com as regiões de seca generalizada, pois potencializam o risco do fogo se espalhar rapidamente. Em solos molhados, construa uma plataforma de pedras chatas.

Feito isso, rodeie o local com pedras como uma maneira de isolar a fogueira. Certifique-se de que essas pedras estão secas, pois qualquer sinal de umidade poderá trincá-las e acabar atingindo as pessoas ao redor.

A madeira certa para fogueira em acampamentos

Como Apagar uma Fogueira no Acampamento: 10 Passos

Além das toras, apanhe ramos, capins, cascas de árvores, madeira podre e folhas que ajudarão a fazer o fogo pegar. Escolha, entre esses materiais, alguns galhos mais finos que o seu dedo mindinho e outros com a espessura do seu dedo polegar.

Deixe pedaços de madeira maiores prontos para adicionar à chama inicial. Assim como as pedras, nada desse material vegetal pode apresentar umidade.

Tipos de fogueira

Dependendo de como você posiciona a madeira, a fogueira se adapta a uma situação específica. Caso esteja perdido, por exemplo, faça uma fogueira de sinalização, usando folhas verdes que criarão bastante fumaça.

Se a intenção é cozinhar, a fogueira do caçador é ideal: coloque-a entre dois troncos, sendo que a abertura mais larga deve ficar para o lado do vento e a mais estreita como apoio para as panelas. Outra opção para cozimento é a fogueira de trincheira, que consiste em uma valeta com lenha dentro.

Em acampamentos, uma fogueira boa é a estrela, já que ela fica acesa por bastante tempo e não precisa de tanta lenha. Para fazê-la, disponha os galhos ou troncos em forma de estrela. Todos se encontram no centro, onde se acende o fogo.

Já a fogueira refletora é boa para se aquecer, pois direciona o calor. Você consegue fazer isso montando uma parede de madeiras verdes ou pedras atrás do fogo. A mesma finalidade vale para a clássica fogueira em cone, que também é boa para iluminar e facilmente adaptável como base para outros tipos. Abaixo iremos ensinar como montá-la detalhadamente:

Arrumando a madeira corretamente

Como Apagar uma Fogueira no Acampamento: 10 Passos

No centro da fogueira, acomode os gravetos mais finos. Ao redor, com os galhos mais largos, monte a pirâmide. Deixe um espaço nas laterais para que os gravetos mais finos também peguem fogo sem impedir a oxigenação.

Leia também:  Como aplicar óleo no cabelo antes de lavar: 9 passos

Espalhe, então, o material vegetal seco que conseguir no topo da primeira pirâmide. Com as toras mais espessas, monte uma segunda pirâmide sobre a primeira, sem se esquecer das aberturas laterais que aumentam a combustão. Por fim, espalhe o restante do que coletou pelos troncos, sem deixar nada em volta que propicie um incêndio.

Acendendo a fogueira

Com a ajuda de um fósforo, pederneira ou isqueiro, coloque fogo em um graveto e jogue-o pelas laterais, atingindo o montinho interno das pirâmides. Você também pode contar com truques mais antigos para gerar fogo, como uma lupa contra o sol ou uma palha de aço que se acende com uma simples faísca.

Se você realizou o passo anterior corretamente, os gravetos menores no centro vão se incendiar com facilidade, ajudando os mais grossos a queimar em seguida. Para agilizar e melhorar este processo, abane entre os espaços. Quando a madeira começar a ser consumida pelo fogo, vá colocando novos pedaços.

Outras dicas de segurança

Antes mesmo de acender a fogueira, tenha por perto dois baldes grandes de água como forma de controle. Além disso, nunca use as mãos ou pise para apagar o fogo e, na hora de manipular os troncos, invista em luvas de churrasco.

Nos dias em que estiver ventando, o melhor é que as pessoas fiquem longe da direção para onde está seguindo a fumaça, pois ela pode intoxicar o pulmão. Se o vento estiver muito forte, o melhor é simplesmente não acender, prevenindo acidentes.

Assim como é importante acender uma fogueira da forma correta, nunca saia do lugar sem ter certeza de que ela apagou por completo, incluindo brasas. Abafe o fogo e espalhe as cinzas pelo mato. Use água somente se necessário.

Com os cuidados certos, é possível fazer uma fogueira em acampamentos sem qualquer risco, te ajudando a criar um ambiente intimista ou driblar situações inesperadas. Que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais para que mais pessoas vejam essas dicas?

Como fazer fogueira no Minecraft

Fazer uma fogueira no Minecraft é uma tarefa simples. Na atualização “Aldeia & Pilhagem (Village & Pillage)”, o jogo ganhou um novo item chamado Fogueira (Campfire) que ajuda os aventureiros em seus primeiros momentos no game.

Além de virar uma fonte de luz ao funcionar como uma tocha, ela também permite cozinhar pequenas quantidades de comida sem qualquer uso de combustível.

Outra utilidade do item é a sinalização de um ponto específico do mapa graças ao pilar de fumaça que ele deixa nos céus.

Confira, no tutorial a seguir, o passo a passo de como criar sua própria fogueira em Minecraft. Vale lembrar que o título está disponível para Xbox One, PlayStation 4 (PS4), Nintendo Switch, Android, iPhone (iOS) e PC.

1 de 6
Confira como fazer uma fogueira em Minecraft para ajudar em seus primeiros dias no jogo — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Confira como fazer uma fogueira em Minecraft para ajudar em seus primeiros dias no jogo — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A fogueira demora mais para fazer alimentos do que uma fornalha, porém é capaz de cozinhar até quatro itens diferentes ao mesmo tempo – um em cada canto do bloco, sem precisar de combustível separadamente como carvão ou toras.

A fogueira pode se apagar de algumas maneiras, como ao esvaziar um balde de água ou interagir com ela ao utilizar uma pá. Porém, ela não se apagará por chuva. Após ser apagada, é possível reacendê-la com uma pederneira.

O alcance de sua fumaça também pode ser expandido ao posicionar um fardo de feno diretamente embaixo da fogueira.

Passo 1. Obtenha pelo menos quatro toras de qualquer tipo de árvore;

2 de 6
Obtenha pelo menos 4 Toras de Madeira para criar sua Fogueira em Minecraft — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Obtenha pelo menos 4 Toras de Madeira para criar sua Fogueira em Minecraft — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Passo 2. Use o menu de Criação para transformar uma das toras em quatro tábuas de madeira e, depois, transforme duas tábuas de madeira em quatro gravetos. São necessários pelo menos três gravetos para criar a fogueira;

3 de 6
Use o menu de criação de Minecraft para transformar uma das Toras de Madeira em 4 Tábuas de Madeira e 2 Tábuas de Madeira em 4 Gravetos — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Use o menu de criação de Minecraft para transformar uma das Toras de Madeira em 4 Tábuas de Madeira e 2 Tábuas de Madeira em 4 Gravetos — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Passo 3. Procure por um pedaço de carvão em cavernas ou montanhas e extraia-o com uma picareta;

4 de 6
Use uma picareta para obter pelo menos um pedaço de Carvão para criar sua Fogueira em Minecraft — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Use uma picareta para obter pelo menos um pedaço de Carvão para criar sua Fogueira em Minecraft — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Passo 4. De posse de todos os itens, use uma mesa de trabalho para criar uma fogueira;

5 de 6
Use uma Mesa de Trabalho em Minecraft para usar todos os itens obtidos para criar uma Fogueira — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Use uma Mesa de Trabalho em Minecraft para usar todos os itens obtidos para criar uma Fogueira — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Passo 5. Coloque sua fogueira em algum lugar do mapa para poder utilizá-la. Não é preciso se preocupar com madeira, pois a fogueira não espalha fogo e age como uma tocha.

Leia também:  Como bancar a brincalhona com o seu namorado: 7 passos

6 de 6
Posicione sua fogueira em algum lugar do mapa e ela já estará pronta para ser usada, sem risco de incêndios — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Posicione sua fogueira em algum lugar do mapa e ela já estará pronta para ser usada, sem risco de incêndios — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Como Apagar uma Fogueira no Acampamento: 10 Passos

Minecraft: veja como pescar no game

Especialidade de Acampamento 4 Respondida

Especialidade de Acampamento IV Respondida

Como Apagar uma Fogueira no Acampamento: 10 Passos

Especialidade de Acampamento 4, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!

1. Ter, no mínimo, 12 anos.

2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.

Pode ser algum jogo bíblico.

3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento.

Lembre de “não leve nada além de memórias, não deixe nada além de pegadas e não tire nada além de fotos”, com base nisso, faça uma redação.

4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias e fazer um orçamento dos custos.

Veja Como fazer Cardápio para Acampamento

5. Participar de dois acampamentos de fim de semana, com, no mínimo, 2 pernoites cada.

Item prático.

6. Iniciar um fogo sob chuva, saber onde conseguir material para a “mecha” que acenderá o fogo e como manter o fogo aceso.

7. Conhecer a madeira adequada para acender rapidamente uma fogueira.

R: Para um fogo rápido a melhor lenha é a do pinheiro e as cascas dos eucaliptos.

8. Conhecer a madeira adequada para fazer brasas para cozinhar.

R: Carvalho e Nogueira.

9. Demonstrar como cortar lenha.

10. Demonstrar como cuidar adequadamente dos alimentos e como construir um esconderijo para protegê-los de animais.

Item prático.

11. Preparar um jantar no acampamento com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo deve ser cozido.

Item prático.

12. Faça uma refeição assada usando um forno refletor ou altar de cozinha.

Item prático.

13. Demonstrar habilidade purificando água de três maneiras diferentes.

Veja 9 formas de purificar a água.

Sites que usei para fazer a especialidade.

martouf.planetaclix.pt | comida.umcomo.com.br

— ♥ —

Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.

Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.

Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!

Fechando uma fogueira de acampamento

No acampamento é completa sem uma subida, ou um assado e fogueira. É importante conhecer as medidas de segurança para preparar uma fogueira segura antes de deixar o acampamento.

Enquanto a maioria das pessoas sabe como realizar um fogo, muitas pessoas não têm idéia de como desligá-los corretamente.

Não deixe de ler este guia para aprender a maneira correta para extinguir uma fogueira antes de deixar o acampamento.

passos

Video: Como fazer aventuras perto de casa? Reconhecimento da Mata do Jambreiro –

1

Deixe o fogo queimar-se.

  • Se você está planejando para sair ou ir dormir, não adicionar lenha para o fogo. Deixe a madeira que está queimando.
  • Ele também vai ajudar a madeira para queimar mais rápido se você tomar um pau e começar a quebrar fichas que estão em chamas e vai queimar mais uniformemente.
  • Idealmente, o fogo consumiu todas as fichas completamente.
  • 2
  • Joga água sobre o fogo.
  • Se o fogo cria muita fumaça para adicionar água, deixe este desaparecer antes continuar a adicionar água.
  • É normal que o fogo faz um apito enquanto você está jogando água sobre ele.
  • Joga a água no geral fogo, não só as peças vermelhas, ou peças que estão visivelmente em chamas.
  • Joga água sobre o fogo até que ele pare vapor e assobiando.
  1. 3
  2. Retire do fogo com uma pá ou pau para se certificar de todos os carvões são cobertos com água.
  • 4
  • Use uma pá ou vara longa para raspar madeira e certificar-se de que não existem peças de queima.
  • 5
  • Adicione mais água, se necessário.
  • 6
  • Palpa aparas de madeira e outros no incêndio para garantir que tudo é frio ao toque.
  • 7

Palpa rochas ao redor do fogo para se certificar de que eles também estão fria ao toque. O fogo pode estar sob as rochas, então não esqueça este passo.

8

Pulverizar a área de incêndio com água mais uma vez, mesmo se você tem certeza que você desligado. Esta é apenas uma precaução extra.

  1. 9
  2. NOTAS torno de sua fogueira à procura de possíveis brasas que podem ter escapado a área de incêndio.
  3. 10
  4. Polvilhe estas brasas com água até fria ao toque.

dicas

Video: ACAMPANDO EN CASA | LOS POLINESIOS VLOGS

  • Se você não tem acesso à água no campo ou perto da fogueira, terra uso e areia.
  • A extinção de um fogo usando terra e areia, a terra e mistura de areia gradualmente durante a preparação do fogo.
  • Não apenas cobri-lo disparar com terra, como pode continuar a queimar.
  • Uma vez que você tenha jogado bastante terra, com as mãos apalpando o fogo extinto para garantir que este frio ao toque.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*