Como apagar o fundo de uma imagem usando o gimp

  • Embora você possa usar o Photoshop para remover o fundo de suas fotos, ele não é gratuito, sua licença é caríssima e existem alternativas gratuitas capazes de remover o fundo de fotos, como por exemplo, o GIMP.
  • Nesse tutorial vamos mostrá-lo algumas formas de remover o fundo de uma foto usando as ferramentas de edição de imagem disponíveis no GIMP, um grande editor de imagens gratuito para Windows, Linux e Mac.
  • Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

Preparação:

Baixe e instale o GIMP em seu computador.

Opção 1 – Como remover o fundo da foto usando a ferramenta de seleção

Essa ferramenta faz um trabalho semelhante ao da varinha mágica do Photoshop. Ela funciona muito bem para remover planos de fundo sólidos que não possuem muitos detalhes, como por exemplo, uma parede.

1. Clique no menu “Arquivo > Abrir” e selecione a imagem que deseja remover o fundo.

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

2. Clique com o botão direito na camada principal da imagem e selecione “Adicionar canal alfa”.

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

3. Selecione a ferramenta de seleção contígua na barra de ferramentas, clique no fundo da foto que deseja remover e pressione a tecla “Delete” para deletar o fundo. Repita isso até remover todo o fundo da imagem.

Dica: Para suavizar o recorte, você pode marcar a opção “Enevoar bordas” e ajustar o valor de raio para 5.

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

4. Durante a remoção do plano de fundo, você verá que alguns pedaços não serão removidos. Selecione a ferramenta de borracha e clique nesse locais para apagar. Por fim, você terá removido a imagem de fundo.

Dica: Você pode criar uma nova camada com uma cor de contraste para visualizar o que não foi removido.

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

5. Por último clique no menu “Arquivo > Exportar como” para salvar a imagem com o fundo recortado. Para salvar a imagem com o fundo transparente, você precisa exportar a imagem selecionando o formato “PNG”.

Dica: Para adicionar um outro fundo, você pode usar a opção “Abrir como camada” ou então, usar a opção “Editar > Colar como > Nova camada”. Em seguida, arraste-a nova camada para baixo da camada principal.

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

Opção 2 – Como remover o fundo da foto usando uma máscara

Caso o fundo da foto tenha muitos detalhes, você pode tentar usar esse segunda opção, que usa o método de criação de uma máscara para remover o fundo de fotos de uma maneira relativamente simples no GIMP.

1. Carregue a imagem que deseja remover o fundo no GIMP.

2. Clique com o botão direito na camada principal da imagem e selecione “Adicionar máscara a camada” e marque a opção “Branca (opacidade total).

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

3. Selecione a ferramenta de pincel, certifique-se que a cor preta está selecionada e use a ferramenta para remover o fundo da imagem, contornando as partes que deseja manter. Use o “zoom” para recortar melhor.

Dica: Você também pode ajustar o tamanho do pincel do lado esquerdo e o tipo de pincel do lado direito.

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

4. Caso tenha removido acidentalmente uma parte da imagem que deseja manter, selecione a “cor branca” no pincel e restaure as partes que foram removidas por acidente da imagem passando o pincel sobre elas.

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

5. Clique com o botão direito na camada principal e selecione a opção “Combinar camadas visíveis”.

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

6. Por fim, clique no menu “Arquivo > Exportar” para salvar a imagem com o fundo recortado. Aqui também você deve escolher o formato de imagem PNG para que a imagem seja exportada com fundo transparente.

Tornando o plano de fundo de uma imagem transparente no Gimp

Nota: Este tutorial também está disponível em PDF.

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

Adicione um canal alfa

Alguns tipos de imagem não possuem um canal de transparência; JPG por exemplo. Se for esse o caso, adicione um canal de transparência alfa. Isso é feito selecionando Layer → Tranparency → Add Alpha Channel.

Preenchimento de balde com cor [opcional]

O próximo passo é opcional e consiste em preencher a área que deve ficar transparente com uma cor lisa primeiro. Selecione a ferramenta de preenchimento de balde ou pressione Shift+ B.

Nas Bucket Fillopções da caixa de ferramentas, selecione Fill transparent areassomente quando necessário. Selecione BG colour fille Sample mergedexecute algumas tentativas enquanto ajusta Thresholdpara obter melhores resultados.

No meio, pressione Ctrl+ Zpara desfazer.

Alguma mistura de cores será inevitável e até desejada. (Nesse aspecto, o Adobe Photoshop não é diferente.) Portanto, escolha uma cor compatível com o plano de fundo no qual a imagem resultante será usada.

Clique no retângulo da cor de fundo na metade superior da Tool Optionsjanela da caixa de ferramentas para alterar a cor do fundo. Aqui, usei f3f3e9como cor de fundo para o preenchimento de cores simples.

No entanto, também é possível usar a ferramenta Conta-gotas para escolher uma cor em qualquer lugar da área de trabalho.

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

Selecionar por cor

A coisa certa a fazer agora é Select → By Colour. Pode ser tentador executar Colour to Transparency, no entanto, isso também altera as áreas semitransparentes dentro da área de imagem desejada. Desta vez, selecione Fill transparent areastambém Sample merged.

Para este exemplo em particular, escolhi não aplicar Antialiasingnem Feather edges. No entanto, experimente essas configurações e escolha o que parece melhor. Novamente, faça algumas tentativas enquanto ajusta Thresholdpara obter melhores resultados.

No meio, pressione Ctrl+ Zpara desfazer.

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

Subtrair da seleção

Às vezes, é difícil obter a seleção de cores exatamente correta. Algumas áreas da imagem desejada também podem ser selecionadas porque a cor corresponde. Nesse caso, e pouco visível, nove pixels desejados no meio do canal também foram selecionados para exclusão. Quando isso acontecer, use Ctrl+ Dragcom uma Selectferramenta de sua escolha para selecionar uma área de seleção subtrativa.

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

Aumente a seleção [opcional]

Na borda da imagem desejada, algumas tonalidades de fundo ainda não foram selecionadas. Se for esse o caso, aumente a seleção com um pixel usando Select → Grow… → 1px.

Excluir

Depois que a área de transparência desejada for selecionada, basta pressionar Delete.

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

Resultado final

Por fim, exporte a imagem transparente File → Export As…para um formato de arquivo compatível com transparência. Isso seria preferencialmente PNG, mas o GIF também funcionaria.

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

Como remover um fundo de imagem no GIMP 2.10 (fundo sólido)

“Há mais de uma maneira de esfolar um gato.”

Eu admito que esse é um provérbio estranho, mas acho que é uma ótima frase para se ter em mente ao remover fundos de imagens no GIMP. Ou seja, há muitas maneiras de remover planos de fundo de imagem no GIMP e não há uma maneira correta de remover um fundo de imagem no GIMP.

Por que isso acontece? Bem, para começar, existem muitas ferramentas encontradas no GIMP que produzem uma seleção ou removem fundos. E cada uma dessas ferramentas / métodos tem seus pontos fortes e fracos dependendo da sua imagem.

Por exemplo, uma ferramenta pode funcionar melhor quando o plano de fundo é uma cor sólida (ou seja, um cenário de estúdio), enquanto outra ferramenta ou método funciona melhor quando há muito contraste entre um objeto de primeiro plano e um plano de fundo.

Neste tutorial, apresentarei alguns exemplos de como remover um plano de fundo de imagem para imagens com planos de fundo de cor sólida usando o GIMP 2.10.

Método 1: Fuzzy Select Tool (método mais rápido, embora não melhor resultado)

Na imagem acima, que é a imagem principal que usaremos para os dois métodos neste tutorial e que você pode download gratuito no Pixabay aqui, temos uma modelo que é bem iluminada em primeiro plano e tem um fundo preto sólido atrás dela.

Começarei abrindo esta foto no GIMP (clique com o botão direito na foto em sua pasta de arquivos e vá para “Abrir com” e escolha “GNU Image Manipulation Program” se você estiver usando o Windows).

Em seguida, clique com o botão direito do mouse na sua camada de imagem principal no painel de camadas e vá para “Adicionar canal alfa” (indicado pela seta verde na imagem acima).

Isso adicionará uma camada de transparência abaixo da imagem principal, permitindo que a transparência seja revelada depois que tivermos apagado o plano de fundo (mais sobre isso daqui a pouco).

Sem essa etapa, sua cor de plano de fundo seria exibida depois que você apagasse o plano de fundo, em vez da transparência (que não é o que você deseja).

Leia também:  Como aprender a esperar pelo que deseja: 15 passos

Existem as principais ferramentas 3 que eu posso usar neste cenário para remover o fundo – todas elas podem ser encontradas na caixa de ferramentas no lado esquerdo do GIMP ou indo em Ferramentas> Ferramentas de seleção no menu principal do GIMP no topo.

A primeira ferramenta é a “Fuzzy Select Tool” (denotada pela seta vermelha na imagem acima) – que permite “selecionar uma região contígua com base na cor”. Em outras palavras, você pode clicar em uma cor na sua cor.

imagem e, desde que a cor seja “contígua” – ou seja basicamente ininterrupta por outro objeto / cor na imagem, ela selecionará toda aquela cor.

No nosso caso, vou usar a ferramenta de seleção difusa para selecionar todo o preto em segundo plano.

Com a ferramenta fuzzy selecionada, clico no fundo preto (como fiz na imagem acima). Agora você deve ver uma área de seleção que circunda o seu modelo (você sempre pode dizer quando há uma área de seleção porque haverá linhas pretas e brancas em movimento – chamadas “formigas marchando” – movendo-se pela área de seleção).

Se a ferramenta não fez um bom trabalho ao selecionar o modelo (ou apenas selecionando o fundo preto), você pode ir em Select> None para desmarcar a área de seleção ou pressionar ctrl + shift + a em seu teclado.

Em seguida, nas Opções de Ferramenta da Ferramenta Seleção Difusa (logo abaixo da Caixa de Ferramentas), você pode ajustar as configurações – principalmente a configuração “Limiar” (indicada pela seta vermelha na imagem acima) – para ajustar o rigor com que a Difusa Selecionar ferramenta distingue os pixels pretos de outros pixels.

Um número mais alto significará que a ferramenta será menos rigorosa (basicamente tornando-a inútil), e um número mais baixo o tornará mais estrito (o que significa que não selecionará nenhum pixel que tenha QUALQUER cor se desviando do preto).

Agora que você tem suas configurações do jeito que você quer, clique no fundo novamente para ter certeza que seu fundo preto está realmente selecionado. Em seguida, pressione a tecla Delete no seu teclado.

Agora, isso deve excluir tudo o que estava dentro da área de seleção, revelando um plano de fundo transparente (que será exibido como um tabuleiro de xadrez – conforme mostrado na imagem acima).

Pressione ctrl + shift + a no seu teclado para selecionar Nenhum.

Você provavelmente notará que, na sua imagem, ainda há um leve traço de preto ao redor da borda externa de seu modelo.

Isso ocorre porque a ferramenta de seleção difusa não é perfeita – mas você pode corrigir isso continuando a ajustar o valor do Limite usando o controle deslizante ou marcando a caixa rotulada “bordas enevoadas” e experimentando o valor (geralmente algo no intervalo de 3 -10 pixels funciona, embora isso dependa do tamanho da sua imagem).

Isso ainda pode não resolver completamente o problema, já que a ferramenta Fuzzy Select Tool simplesmente não é uma ótima ferramenta, na minha opinião. No entanto, ele faz o trabalho muito rapidamente, especialmente se você está apenas procurando uma maneira rápida e suja de se livrar de um fundo de cor sólida. Vamos tentar outra ferramenta!

Método 2: Ferramenta de Seleção de Primeiro Plano (Leva Mais Tempo, Produz Melhor Resultado)

O próximo método usa uma ferramenta chamada “Ferramenta de Seleção de Primeiro Plano” para distinguir um objeto de primeiro plano de um objeto de segundo plano e criar uma área de seleção ao redor do objeto em primeiro plano. Comece clicando na ferramenta Foreground Select na sua caixa de ferramentas (indicada pela seta vermelha na imagem acima). Para aqueles que estão familiarizados com as outras ferramentas do GIMP, você notará que o ponteiro do mouse agora se parece com o mesmo ponteiro do mouse usado para a Free Select Tool.

Em seguida, desenhe um contorno áspero em torno do objeto em primeiro plano (indicado pela seta verde na imagem acima).

Ele não precisa ser muito preciso, pois o algoritmo da ferramenta detectará onde a linha real está entre os objetos de primeiro e segundo plano.

Certifique-se de conectar o ponto final do contorno ao ponto inicial original para criar um loop completo em torno do objeto de primeiro plano (tudo bem se o contorno sair da tela e voltar, o que é o que tive que fazer neste caso).

Depois de ter concluído o seu esboço, aperte a tecla enter no seu teclado. Isto irá destacar tudo dentro do seu contorno em azul escuro, e tudo fora do seu contorno em azul claro (como você pode ver na imagem acima). O ponteiro do mouse também se parece com um pincel.

Use o pincel para pintar dentro do objeto em primeiro plano – o que informa à ferramenta que tudo o que você está pintando é o objeto em primeiro plano. Tente não pintar qualquer objeto de fundo, pois isso pode atrapalhar seu resultado final.

Quando você solta o mouse, os traços feitos basicamente apagam qualquer parte do azul que estava sobreposto ao assunto (indicado pela seta vermelha na imagem acima).

Como você pode ver, eu pintei frouxamente o objeto de primeiro plano, mas fiquei longe do fundo preto. Aperte a tecla Enter no seu teclado quando terminar.

Depois de alguns segundos, a área azul clara que marca o fundo da sua imagem agora deve “abraçar” mais de perto a linha entre o objeto de fundo e de primeiro plano (como visto na imagem acima).

Se houver alguma área azul dentro do seu objeto em primeiro plano depois de executar essa ação, você poderá pintá-las usando seu pincel (indicado pela seta vermelha na imagem acima), o que fará com que o algoritmo se refine.

Quando você tiver se livrado dos itens azuis dentro do seu objeto em primeiro plano, aperte a tecla enter uma última vez. Isso deve criar uma área de seleção em torno do seu objeto em primeiro plano.

Você ainda pode ver algumas especificações que foram perdidas. Para se livrar disso, vá em Select> Remove Holes (indicado pela seta vermelha na imagem acima). Isso deve eliminar todas as pequenas áreas de seleção que foram perdidas pela ferramenta Foreground Select.

Em seguida, pressione ctrl + i no seu teclado para inverter a seleção ou vá para Select> Invert. Seu plano de fundo agora será selecionado. Aperte a tecla Delete no seu teclado para apagar o fundo.

Se uma cor sólida aparecer ao invés do tabuleiro de damas de transparência, certifique-se de ter adicionado um canal alfa à camada de imagem principal clicando com o botão direito na camada e indo para Adicionar Canal Alfa (esta opção ficará cinza se você já tiver adicionado a sua imagem).

Como você pode ver, esta ferramenta fez um trabalho um pouco melhor de apagar o fundo de cor sólida! Se você ainda vê imperfeições, recomendo usar a ferramenta Borracha para apagar tudo o que foi perdido.

Para salvar a imagem como um tipo de arquivo que permite planos de fundo transparentes, vá para Arquivo> Exportar como. Clique no menu suspenso “Selecionar tipo de arquivo por extensão” (indicado pela seta vermelha na imagem acima) e escolha PNG como o tipo de arquivo. Clique em Exportar e, em seguida, clique em Exportar novamente.

É isso para este tutorial! Você pode ver mais tutoriais em nosso Página de tutoriais do GIMP, ou pode ver tutoriais em vídeo no nosso Canal do GIMP no YouTube!

Como Apagar o Fundo de uma Imagem Usando o GIMP

X

O wikiHow é uma “wiki”; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, autores voluntários trabalharam para editá-lo e melhorá-lo desde seu início.

Às vezes, você tira uma foto ótima… bem, somente parte dela, pois o fundo é horrível. Algumas das suas opções são embaçar o fundo ou removê-lo por completo. Existem várias maneiras de fazer isso, e esse artigo irá ensiná-lo usando o GIMP.

  1. 1

    Selecione sua imagem. Você geralmente decide como remover o fundo após escolher a imagem.

  2. 2

  3. 3

  4. 4

  5. 5

  6. 6

    Apague a maioria do fundo. No exemplo, foi usado um pincel com tamanho 10.

  7. 7

  8. 8

    Comece a aproximar sua imagem. Conforme seu pincel e fundo diminuirem, você precisará dar zoom na foto.

  9. 9

    Reduza o zoom. Pode parecer que o trabalho está completo, mas provavelmente há alguns pedaços minúsculos de fundo que você deixou passar.

  10. 10

    Preste atenção nas pequenas manchas escuras. Essas são descobertas selecionando a ferramenta “Varinha Mágica” e clicando na área branca.

  11. 11

  12. 12

  13. 13

  14. 14

    Cole como uma nova imagem. Para copiar, aperte Ctrl + C e então Shift + Ctrl + V. Isso colará a sua foto como uma nova imagem com um fundo transparente.

  15. 15

    Prepare-se para adicionar o novo fundo. Selecione novamente o local onde o fundo estava. Clique em Selecionar > Aumentar. Isso ajudará a reduzir a quantidade de manchas brancas.

  16. 16

    A melhor maneira não-destrutiva de remover fundos é usando máscaras de camada.

Leia também:  Como alterar as informações de pagamento do netflix

O wikiHow é uma “wiki”; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, autores voluntários trabalharam para editá-lo e melhorá-lo desde seu início.

Categorias: Softwares Gráficos

  • Imprimir
  • Agradecer aos autores

Esta página foi acessada 4 396 vezes.

4.10. Separando um objeto do seu plano de fundo

Figura 3.39. Objeto com plano de fundo

Sometimes you need to separate the subject of an image from its background.

You may want to have the subject on a flat color, or keep the background transparent so you can use it on an existing background, or any other thing you have in mind.

To do this, you must first use GIMP's selection tools to draw a selection around your subject. This is not an easy task, and selecting the correct tool is crucial. You have several tools to accomplish this:

  • The “Free Select Tool” allows you to draw a border using either freehand or straight lines. Use this when the subject has a relatively simple shape. Read more about this tool here: Seção 2.4, “Seleção Livre (Laço)” Figura 3.40. Ferramenta de seleção livre
  • The “Intelligent Scissors Select tool” lets you select a freehand border and uses edge-recognition algorithms to better fit the border around the object. Use this when the subject is complex but distinct enough against its current background. Read more about this tool here: Seção 2.7, “Tesouras Inteligentes” Figura 3.41. Ferramenta de seleção com tesoura
  • The “Foreground Select Tool” lets you mark areas as “Foreground” or “Background” and refines the selection automatically. Read more about this tool here: Seção 2.8, “Seleção de frente” Figura 3.42. Ferramenta de seleção de frente

4.10.1. Once you have selected your subject

Once you have selected your subject successfully, use → . Now, instead of the subject, the background is selected. What you do now depends on what you intended to do with the background:

  • Preencher o fundo com uma única cor: Click the foreground color swatch (the top left of the two overlapping colored rectangles) in the toolbox and select the desired color. Next,use Seção 3.4, “Preenchimento com balde” to replace the background with your chosen color. Figura 3.43. Resultado da adição de um fundo com cor lisa
  • Para tornar um fundo preto e branco, mantendo o objeto colorido: Use → . Na caixa de diálogo que abrir, alterne entre os modos e selecione o que tenha melhor visual, em seguida, clique em OK. Figura 3.44. Resultado da dessaturação do fundo

Como Tirar Fundo de Foto com 4 Ferramentas de Edição

Remover o fundo de uma imagem oferece inúmeros benefícios, incluindo uma integração mais fácil entre os canais de vendas, bem como mais interesse pelo seu produto e um melhor tempo de carregamento das páginas. Porém, pode ser que você não saiba como remover fundos de imagens por conta própria.

Se você cuida do design da sua loja, pode haver mais opções para remover fundos de imagens do que se imagina. Obviamente, existe o Photoshop, mas essa não é a única opção. Há disponíveis alternativas menos complexas, além de mais baratas e escaláveis.

Vamos conferir as quatro melhores opções para remover o fundo das fotos de produtos para sua loja online.

1. Preview para Mac OS X

O Preview é uma aplicação nativa de Mac OS X utilizada para carregar imagens e PDFs. Se você é usuário do Mac, provavelmente utiliza o Preview com frequência, mas talvez não saiba que ele também pode editar imagens e remover fundos.

Dentro do programa, as ferramentas de remoção de fundo de imagem podem ser encontradas no menu suspenso “Select”, bastando clicar no ícone na parte superior esquerda da barra de ferramentas.

Sua primeira opção é utilizar a ferramenta “Smart Lasso”. Ela permite que você desenhe em volta do seu objeto por meio de um contorno um pouco impreciso e, por isso, razoavelmente rápido. Em seguida, o programa usa esse contorno para definir o limite entre seu objeto e o fundo, selecionando ambos os objetos.

Para remover o fundo da foto, você deve selecionar “Edit” e clicar em “Invert Selection” – essa opção fará com que tudo seja selecionado, menos o seu objeto. A partir daí, basta apertar o botão delete do teclado, e você ficará apenas com seu objeto e um fundo transparente.

O Preview ainda conta com a ferramenta “Instant Alpha”.

Assim que selecionar “Instant Alpha” na barra de ferramentas (trata-se do ícone semelhante a uma varinha mágica), simplesmente clique e arraste o fundo da imagem.

Você verá que algumas áreas da imagem mudarão de cor para indicar sua seleção. Assim que a área desejada estiver selecionada, utilize a tecla delete do seu teclado para removê-la.

O Instant Alpha seleciona áreas que sejam semelhantes em cor e contraste. Por isso, a ferramenta não é a mais indicada, caso você tenha uma imagem com fundo poluído ou complexo. Porém, em termos de agilidade, essa é uma forma incrivelmente rápida de remover o fundo da sua imagem.

O Preview não chega nem perto de possuir o poder de edição do Photoshop – você apenas poderá fazer coisas como remover fundos, cortar e redimensionar. Porém, caso você seja usuário do Mac, ele é uma ferramenta ótima e gratuita que pode ser acessada agora mesmo.

2. Paint.NET

Se você for usuário do Windows e estiver chateado por não ter acesso ao Preview, não se desespere, pois também temos algo para seu caso. O Paint.NET é um app disponível para download gratuito online que oferece uma variedade razoavelmente ampla de ferramentas, incluindo a possibilidade de remover fundos de imagens com facilidade.

Após carregar sua imagem no programa, acesse a barra de ferramentas e selecione a ferramenta “Magic Wand”. O ideal é que seu fundo seja branco ou contenha alguma outra cor sólida, pois isso facilitará bastante a remoção dele. Utilizando a Magic Wand, clique em alguma parte do fundo da sua imagem. Você acabará com uma seleção, parecida com formigas em marcha, contornando seu produto.

Pode ser que, quando você selecionar seu fundo com a ferramenta Magic Wand, ela também selecione uma parte do produto.

Nesse caso, acesse a parte superior da tela e ajuste a tolerância até que somente o fundo esteja selecionado.

Caso sua cor de fundo não seja perfeitamente consistente, você provavelmente terá que selecionar o fundo e fazer múltiplas exclusões, configurando a tolerância durante o processo.

Assim que tiver excluído a maior parte do seu fundo, dê um zoom nos cantos e certifique-se de excluir qualquer fundo restante em torno das bordas do seu produto (chamamos isso de “efeito halo”). Você pode limpar as bordas com a ferramenta “Eraser” ou com a própria Magic Wand.

Quando terminar de limpar as bordas da sua imagem e estiver pronto para salvá-la, certifique-se de optar por um arquivo .PNG, pois um formato como o JPEG acarretará na perda da sua transparência.

3. GIMP

O GIMP é um software aberto de edição de imagens, disponível tanto para OS X quanto para Windows. Ele é uma ferramenta de edição de imagens muito mais poderosa do que as opções anteriores que conferimos, além de uma alternativa mais legítima ao Photoshop.

Para utilizar o GIMP, comece carregando a imagem que você deseja editar. Assim que selecioná-la, será preciso adicionar um canal Alpha à imagem, para que você possa obter um fundo transparente. Para fazer isso, selecione “Layer->Transparency->Add Alpha channel”. Essa opção indicará ao programa para que ele crie um fundo transparente quando você excluir o fundo existente.

Agora, selecione seu fundo a ser excluído. Para fazer isso, acesse sua caixa de ferramentas e selecione a opção “Fuzzy Select Tool”. Em seguida, basta começar a selecionar e excluir o fundo da imagem, ajustando seu limite conforme o necessário, de modo a evitar a exclusão de parte do seu produto.

Caso necessário, você poderá cuidar das bordas com a ferramenta Eraser (borracha), limpando quaisquer pontos que a ferramenta Fuzzy Select tenha deixado passar. Certifique-se de “salvar como” um arquivo PNG, para poder manter seu fundo transparente!

Leia também:  Como aprender html (com imagens)

4. Photoshop

O Adobe Photoshop é o software de edição de imagens escolhido pelos designers gráficos ao redor do mundo.

Enquanto as outras opções desta lista são gratuitas e, por isso, oferecem menos recursos, o Photoshop exige uma assinatura de US$ 10 da Adobe, como parte do pacote Creative Cloud. Entretanto, se você está firme quanto à otimização das imagens dos seus produtos, o Photoshop lhe oferecerá todo o poder de que um profissional de edição de imagens necessita.

Primeiramente, para fazer o serviço, precisamos utilizar duas ferramentas diferentes de seleção:

Magic Wand: esta ferramenta nos ajudará a selecionar (contornar) o sapato. Ela é uma ótima ferramenta para áreas grandes em geral, mas não é capaz de contornar perfeitamente alguns dos detalhes mais específicos da forma (como os cadarços, por exemplo).

Pen Tool: nossa segunda seleção é a ferramenta pen (caneta). Ela é ótima para curvas, portanto, vamos utilizá-la para contornar a sola do sapato, bem como todas as ranhuras, buracos e cantos arredondados da sola.

Para começar, vamos duplicar a camada do fundo. Isso nos permitirá excluir somente o fundo da imagem, no final.

Para selecionar nosso produto e separá-lo do fundo, primeiramente precisaremos utilizar nossa ferramenta Magic Wand para selecionar a forma geral do sapato.

Em nossa foto, você verá que o sapato está selecionado, mas uma parte do fundo também entrou na seleção. Para consertar isso, devemos especificar nossa seleção através do uso da ferramenta pen.

Para fazê-lo, faça um contorno perfeito ao redor da área do sapato que você deseja selecionar (neste caso, um contorno da sola do sapato) e, em seguida, finalize com um círculo em torno da área do fundo selecionada.

Assim que fizer a seleção em torno do fundo selecionado, clique com o botão direito e selecione “make selection”. Em seguida, clique em “subtract from selection”, para realizar um contorno perfeito em volta do sapato.

O resultado será um contorno perfeito do seu produto. Então, podemos remover nosso fundo.

Agora, com sua seleção aprimorada, vamos excluir tanto o fundo da imagem (simplesmente clicando no fundo e pressionando o botão “delete”) quanto a camada do fundo. Quando a camada do fundo é excluída, o que sobra é uma imagem de produto perfeita, com fundo transparente.

Dê o Próximo Passo

Independentemente de remover o fundo utilizando um programa gratuito como o Preview, Paint.NET ou GIMP, ou através de ferramentas profissionais como o Photoshop, o fato de estar trabalhando para aperfeiçoar suas imagens significa que você está no caminho certo.

A remoção de fundos é um ótimo passo inicial para otimizar imagens de produtos para a web. Assim que você dominar a tarefa de remover fundos, trabalhe para definir padrões consistentes para o corte, dimensionamento, alinhamento e margens.

Sempre há mais a ser aprendido, e isso é bom. Significa que você pode melhorar – e, se suas imagens melhorarem, seu negócio também será beneficiado!

Você tem outras dúvidas sobre a edição de foto de produto? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Sobre o Autor

Thomas Kragelund é CEO e fundador da Pixels, parceira líder em soluções de imagens de produtos para comerciantes online, blogger, designers, fotógrafos e webmasters ao redor do mundo. Ele vem trabalhando com e-commerce pelos últimos 15 anos. Registre-se hoje mesmo e ganhe a edição de 3 imagens de produtos gratuitamente.

Gimp: apagando partes indesejáveis na imagem

As dicas de utilização do GIMP são muitas, e por isso o Baixaki tem investido na criação de vários tutoriais para você ficar fera na edição de imagens. No dia de hoje você vai aprender como é simples retirar partes indesejáveis da imagem, e o resultado fica tão bom que após a edição ninguém vai saber que a foto estava diferente.

Fácil e demorado…

Este truque é bem fácil, entretanto para os mais inexperientes o resultado pode ser mais demorado. Frisa-se que o tempo de demora vai depender da quantia de coisas que você deseja apagar. Se você acompanhou o passo-a-passo que mostrava como retirar espinhas e imperfeições nas fotos, certamente notará que o truque de apagar partes indesejáveis é bem semelhante.

Agora chega de papo e mouse à obra:

1) Neste tutorial vamos mostrar apenas como retiramos uma nuvem da imagem, porém antes que você leia os passos, queremos que visualize a imagem inicial (na qual há diversos detalhes), para que após a leitura do texto você possa conferir o que especificamente retiramos da imagem:

  • As ferramentas que vamos utilizar durante o trabalho serão as seguintes:
  • Ferramenta de ZoomFerramenta de Clonagem
  • Ferramenta de Restauração

2) Primeiramente vamos retirar as nuvens, para isso precisamos aplicar zoom onde elas estão localizadas. Após isso selecione a “Ferramenta de Clonagem” e veja na imagem abaixo como utilizá-la.

Como o próprio nome já diz, a ferramenta é responsável por copiar uma parte da imagem sobre outra parte — daí o nome clonagem. O funcionamento dessa ferramenta é bem simples, basta posicionar o mouse na parte de origem, pressionar a tecla Ctrl junto com um clique do mouse, e então clicar no local de destino.

  1. Os valores utilizados na “Ferramenta de Clonagem” foram os seguintes:
  2. Modo: NormalOpacidade: 100,0Pincel: Circle 19
  3. Escala: 3,00
  4. Salienta-se que estes valores foram utilizados para apagar as nuvens, e eles devem ser alterados conforme o espaço disponibilizado de origem — em nosso exemplo mudamos a escala conforme o objeto que deveria ser apagado.

3) Repita o processo acima quantas vezes for preciso, até que o objeto tenha sido totalmente apagado.

Note que você deve selecionar um local de origem parecido com um local de destino, pois assim a imagem não vai dar a impressão de ter sido alterada.

Não se importe com as imperfeições (veja que em nosso exemplo ficou bem rudimentar a aplicação da ferramenta), porque elas sumirão com a próxima ferramenta.

4) Agora que você já apagou totalmente o objeto, selecione a “Ferramenta de Restauração” e veja na imagem abaixo como usá-la.

A “Ferramenta de Restauração” é a mesma que foi utilizada no truque de apagar espinhas, e por isso você já deve saber como utilizá-la. Caso não saiba, ela funciona da mesma maneira como a “Ferramenta de Clonagem”. Portanto, selecione um local de origem para copiar (utilize a tecla Ctrl e o clique do Mouse) e um local de destino (clique com o Mouse para colar), o qual será restaurado.

  • No exemplo da nuvem, foram utilizados os seguintes valores na ferramenta:
  • Modo: NormalOpacidade: 100,0Pincel: Circle 19
  • Escala 6,00

Ressalta-se que tais valores foram utilizados na textura do céu, pois as cores são muito semelhantes e não fazem diferença no resultado final. Se no seu caso você está utilizando uma imagem que possua mais detalhes de cores, talvez seja interessante diminuir a escala.

5) Efetue a restauração em todos os locais do objeto, e utilize a “Ferramenta de Zoom” para verificar se as imperfeições estão sumindo.

Neste pequeno exemplo excluímos uma nuvem da nossa imagem. Porém, para efeitos de comparação, abaixo apresentamos a imagem finalizada.

Acima você observa que é possível apagar até mesmo objetos grandes — como um carro —, porém este é um trabalho muito minucioso e que exige tempo.

A habilidade você adquirirá com a prática (é normal que você demore mais de uma hora para apagar objetos grandes da imagem), e tenha certeza que o Baixaki irá lhe ajudar com vários outros truques para deixar suas imagens profissionais e com grande estilo.

Gimp: apagando partes indesejáveis na imagem

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*