Como alterar a senha de root do linux (com imagens)

Existem algumas maneiras de se recuperar a senha do usuário administrador (ou do super usuário) no Linux. Uma muito comum é alterar o modo que o sistema inicia, ou seja, quando realiza o boot. Dessa forma, acessamos o sistema como superusuário e alterar a senha.

Para isso, precisamos antes entender melhor o que seria o boot!

Entendendo o boot

Boot nada mais é do que o momento em que sua máquina está sendo ligada. Nesse momento, um programa chamado BIOS carrega algumas informações sobre o hardware do computador e o checa. Após esse processo ela chama o gerenciador de boot (boot loader) que carrega o sistema operacional.

Existem diversos gerenciadores disponíveis. No caso do Linux, esse gerenciador mais comum é o GRUB, porém existem outros.

Utilizando o GRUB nós conseguimos acessar o sistema como superusuário executar alguns comando, como trocar a senhas de usuários.

Mas como consigo acessar o GRUB?

Acessando o GRUB

Conseguimos acessar o GRUB no momento em que a máquina está ligando. Basta apertar a tecla Esc, ou Shift. Após um tempo, uma tela parecida com está deve aparecer:

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

Queremos falar para o GRUB que desejamos acessar o sistema como usuário administrador, dessa forma conseguimos modificar a senha.

Para dizer isso ao GRUB, temos que editar uma linha em sua configuração. Logo, pressionamos e (edit) para editar essas informações:

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

Neste arquivo, o GRUB passa algumas informações (parâmetros) para o kernel, isto é, o núcleo do sistema operacional. Algumas dessas informações são: o sistemas de arquivos do root, o tipo de montagem de uma partição, entre outros.

Queremos entrar como super usuário no momento em que o Linux é carregado. Logo, vamos até a linha linux para colocar essa configuração:

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

Essa linha nos mostra quando o boot começar.

O GRUB tentará carregar o arquivo do kernel que está em /boot/vmlinuz-4.8.0-36-generic como usuário root (super usuário), em modo de leitura (ro, read only), sem escrever na tela (quiet), apresentando uma tela de carregamento (splash) e o modo gráfico ($vt_randoff).

Mas eu quero poder alterar a senha do meu usuário quando o sistema iniciar. Isto é, quero poder escrever as configurações, então vamos alterar a opção ro (read only) para rw (read and write).

O sistema será acessado via o terminal. Então podemos retirar essas opções que mostram a tela de carregamento e o modo gráfico:

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

  • Bem, vamos acessar o sistema pelo terminal… Mas qual terminal?
  • Precisamos dizer para o GRUB iniciar um terminal assim que o sistema carregar, dessa forma conseguiremos realizar as alterações.
  • Para isso falaremos para ele iniciar (init) um Shell, como o Bash, um shell muito comum para os sistemas Linux, que está localizado na pasta bin:

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

Pronto! Configurações realizadas! Vamos dizer para o sistema iniciar com essas configurações. Para isso nós pressionamos Ctrl + x ou simplesmente F10.

O sistema irá iniciar com essas configurações em um terminal já logado como super usuário:

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

  1. Agora resta apenas alterar a senha do usuário.
  2. No meu caso vou alterar a senha do usuário administrador yuri, então posso dizer para o terminal: “Por favor, altere a senha (passwd) do usuário yuri”:
  3. passwd yuri

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

Vamos informar a nova senha e pronto! Vamos reiniciar o computador para instalar nosso programa. Já que vamos reiniciar a máquina podemos utilizar o comando reboot:

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

  • Hum… Deu um erro, não conseguimos reiniciar o computador. 🙁
  • Quando estamos como monousuário no GRUB, não conseguimos reiniciar o computador com esses comando como reboot.
  • Então, como podemos reiniciar nosso computador?

Bem, podemos desligá-lo da energia e ligá-lo novamente. Ou, podemos utilizar outro comando.

Existe um comando chamado init. Com este comando conseguimos mudar o nível de execução do sistema. Isto é, podemos desligá-lo, reiniciá-lo, entre outras coisas.

Cada nível possui um código, como por exemplo o nível 6, que reinicia o sistema.

Já que queremos reiniciar o sistema, vamos falar para o init fazer isso para a gente:

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

Humm… outro erro. O sistema não conseguiu se comunicar com o comando desta forma. Vamos tentar passar o caminho até o local onde o comando está localizado para conseguir executá-lo.

Queremos executar (exec) o comando init, que está localizado na pasta /sbin/init, passando como parâmetro o nível 6 (reiniciar):

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

Quando o computador reiniciar podemos usar essa nova senha para instalar o Docker:

Funcionou! Conseguimos alterar a senha com sucesso.

Para saber mais

Neste caso, eu utilizei o GRUB para mudar a senha do usuário administrador do sistema, mas poderia ter usado para modificar a senha do superusuário (root).

Essas mudanças feitas no GRUB são temporárias. Isto é, só valem na vez que foram configuradas no boot. Caso queira que as mudanças sejam permanentes é necessário alterar o arquivo do GRUB.

Esse é apenas um dos muitos jeitos de recuperar a senha do usuário administrador ou do usuário root no Linux. Além desse, outro muito utilizado é usando um pendrive inicializável com um sistema operacional. Dessa forma conseguimos montar uma partição e utilizá-la para alterar as senhas.

Veja que conseguimos acessar o sistema como root apenas com uma configuração no gerenciador de boot. Isso pode ser muito perigoso caso alguém com más intenções tenha acesso a máquina. Por isso existem algumas formas de proteger o GRUB desse tipo de ataque.

Nós acessamos o sistema como super usuário, por isso, cuidado! Caso não tenha certeza do que um comando faz, não o execute.

Senhas recuperadas

Um problema comum que pode acabar gerando muitas dificuldades é esquecer senhas de usuário administrador. No caso do Linux, percebemos que isso pode ser revertido utilizando o gerenciador de boot para iniciar o sistema como super usuário e realizar essa alteração.

Para isso, precisamos antes de mais nada, entender como funciona o boot no sistema e como configurar o boot loader para carregar o sistema como root.

Só então acessamos o terminal e alteramos a senha do nosso usuário. Porém, não podemos esquecer que isso também é muito perigoso, pois um usuário com más intenções conseguiria acesso ao sistema. Por isso existem algumas formas de proteger o GRUB desse tipo de ataque.

Gosta de Linux? Aqui na Alura temos uma formação completa nesse sistema. Nela você aprenderá sobre os comandos do sistema, sobre sua estrutura de diretórios, gerenciar usuários, grupos, além de muitas outras coisas.

Leia também:

Truque – Esqueceu-se da password de root do Linux?

Há 3 anos atrás, instalei uma máquina com a distribuição Linux Fedora e montei um serviço online sobre o mesmo que sempre teve muitos utilizadores ligados.

Por incrível que pareça, durante este (longo) período nunca necessitei de dar qualquer tipo de manutenção à máquina e se não me falha a memória, nunca tive de proceder a um reboot (por falha do sistema).

Leia também:  Como calcular retorno sobre o capital: 8 passos

  A única coisa que me falhou, foi mesmo a password de root !!!! Passados três anos tive a necessidade de aceder à máquina e como NUNCA escrevo as credenciais de acesso às máquinas (por questões de segurança), esqueci-me da mesma.

Como resolver facilmente esta questão?

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

O Linux permite redefinir facilmente a password de root. Para tal, é necessário que o utilizador tenha acesso físico à máquina e sem qualquer software adicional, pode facilemente mudar a password do super utilizador root.

Durante o funcionamento normal do sistema, o Linux funciona com base em runlevels entre 2 e 5, que permitem diferentes modos de funcionamento do sistema.

Arrancando o sistema no runlevel 1, o utilizador entra num modo específico: single user mode.

Para começar, vamos então fazer um restart ao sistema. No momento em que aparecer o GRUB, devem carregar na tecla ESC. Seleccionamos a entrada associada ao sistema operativo e depois carregamos na tecla ‘e’ .

  • Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)
  • Em seguida escolhemos a linha que começa com a palavra Kernel e voltamos a carregar na tecla ‘e’.
  • Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)
  • A linha aparece para edição, e apenas temos de acrescentar a palavra single
  • Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

No final, carregamos na tecla ENTER e voltamos ao menu anterior. Escolhendo novamente a opção que começa por Kernel, carregamos na tecla ‘b’.

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

O sistema irá arrancar em modo single e após o arranque, o utilizador terá acesso à shell. Nesse momento basta introduzir o comando passwd e proceder à respectiva alteração da password do utilizador root.

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

E está feito. Agora basta fazer um restart ao sistema, e usar a nova password que foi definida anteriormente.

Em resumo…

O processo é relativamente simples, e pode dar jeito nas mais variadíssimas situações. É claro que alguns utilizadores poderão questionar desta forma qualquer utilizador pode alterar a password. Sim, é verdade, mas tal acontece com todos os sistemas. Para tentar adicionar um nível de protecção superior, podemos sempre adicionar uma password ao grub.

Artigos relacionados

Recuperar senha de um usuário do Ubuntu Linux

O uso de senhas é imprescindível para a segurança dos sistemas computacionais. Contudo, é comum o usuário esquecer qual senha utilizou em determinado usuário e isso impede-o de acessar seu próprio sistema. No Linux isso não seria diferente; usuários também esquecem suas senhas.

Portanto, quando você esquecer sua própria senha ou a de algum usuário do sistema Ubuntu você precisará recuperá-la usando a técnica que será mostrada nesse artigo.

1. Começando do começo

Você pode facilmente redefinir uma senha de determinado usuário no Ubuntu usando alguns comandos na inicialização do sistema.

Para isso, inicie a sua máquina Ubuntu e pressione o botão ESC continuamente após a tela da BIOS para abrir o menu GRUB do Ubuntu, como imagem abaixo. Depois, selecione “Opções avançadas para Ubuntu” e pressione a tecla Enter.

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

  • Irá aparecer a opção “Recovery Mode”. Pressione-a para continuar o processo:

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

  1. IMPORTANTE
    Dependendo da versão do Grub do Ubuntu, a opção “Recovery Mode” pode aparecer logo na tela inicial; sem precisar acessar “opções avançadas”.
  2. No Modo de Recuperação (“Recovery Mode”), escolha a opção “root – drop to root shell prompt”:

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

2. Recuperar senha

  • Ao selecionar a opção “root – drop to root shell prompt” no Modo de Recuperação, a linha de comando será exibida (imagem a seguir). Logo em seguida, será preciso remontar o sistema de arquivos de somente leitura para permissão de escrita (importante) executando o comando abaixo:
  • mount -o rw,remount /

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

Pronto!! Agora você poderá executar o comando de recuperação de senha. Sendo assim, execute o comando abaixo alterando “linux10complica” pelo seu usuário:

  1. sudo passwd linux10complica
  2. Defina a nova senha e conclua a operação executando o comando “exit” para retornar ao Menu de Recuperação (imagem abaixo). Depois pressione a opção “Resume”:

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens) 

Por fim, quando solicitada a senha do usuário na tela de login você deverá informar a nova senha cadastrada nesta operação!!

Esse recurso abre um precedente importante para qual dificuldade alguém, com acesso físico a máquina, não pudesse fazer isso maliciosamente? Resposta, nada impede :/

Por isso, exite um meio de você evitar acessos indevidos a sua máquina Ubuntu Linux através da inicialização do sistema criando uma senha criptografada no Grub. Recomendo seguir esse procedimento para maior segurança!

Como recuperar a senha do root no Linux

Existem diversas formas de se conseguir recuperar a senha de root no Linux, mas aqui vai uma forma bastante simples e fácil de seguir. Acompanhe atentamente cada passo em seguida.

O processo de recuperação

Para recuperar a senha do usuário root, precisamos ter acesso ao host, neste caso, foi usado uma máquina virtual para o exemplo.

O processo de reset de senha do root funciona da mesma forma na maioria das distribuições, então basta seguir o passo a passo para dar reset na senha do usuário root da sua distribuição preferida.

Entre na tela de boot e digite “e” para editar a inicialização. Na imagem abaixo podemos fazer isso na opção “*Ubuntu”.

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

  • Em seguida, com a seta para baixo, navegue até encontrar “linux”, conforme a imagem abaixo. Procure também a opção “ro”, que significa montagem do tipo Read Only (somente leitura).

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

  • Substitua a opção “ro” por “rw” e no final da linha adicione a opção “init=/bin/bash”, como pode ser visto em destaque na imagem abaixo.

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

  • Pressione F10 para salvar, em seguida o boot continuará com a opção que você editou. Você verá uma tela já com o usuário root disponível.

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

  • Dependendo da distribuição que você estiver usando, a tela poderá ser um pouco diferente, mas atenção ao “[email protected](none):/#”, indica que o usuário autenticado é o root.
  • Feito isso, ainda assim você somente terá acesso somente leitura, para poder salvar as alterações no disco, será necessário montar a partição como leitura e escrita “rw”, para isso, digite o comando:mount -n -o remount,rw /
  • Com a partição montada como leitura e escrita, basta alterar a senha do usuário que desejar, por exemplo: passwd root ou passwd usuario
  • Com as alterações efetuadas, reinicie a máquina.

          exec /sbin/init

Pronto, agora basta logar no seu Linux com as novas credenciais e configurações. ????

Gerenciando usuários no Linux

Ao trabalhar com permissões de acesso no último tutorial, percebemos que cada arquivo ou diretório do Linux pertence a um usuário e grupo.

E como essa é uma das partes fundamentais de toda a segurança oferecida pelo sistema, nada melhor do que dedicarmos um artigo sobre esse assunto.

Afinal, criar e remover usuários é tarefa básica para qualquer administrador de computadores e, muitas vezes, é conhecimento necessário também para quem usa o Linux em casa e compartilha a máquina com outros membros da família.

Antes de tudo, um aviso importante: existem centenas de distribuições Linux na internet e, por razões de praticidade, precisamos focar o texto em apenas uma delas.

Apesar de escolhermos o Ubuntu Linux, saiba que os comandos apresentados a seguir seguem o mesmo padrão e, por isso, serão utilizáveis de maneira similar em outras distros.

Leia também:  Como aliviar a dor de uma fratura na clavícula: 11 passos

Porém, vale a pena notar que o Ubuntu lida de maneira diferente com o usuário administrador do sistema (root).

Usuário root e Ubuntu

Por padrão, o Ubuntu vem com o usuário root “desabilitado”. Esse usuário é o administrador do sistema e possui acesso a qualquer arquivo e comando do Linux. E por “desabilitado” entenda que você não pode se logar no sistema como root, mas mesmo assim é capaz de usar as super-habilidades dele.

Para executar comandos que exijam a credencial de root, usaremos sempre o sudo, seguindo a fórmula “sudo “. Em seguida, será necessário informar a senha do usuário com o qual você está acessando o Ubuntu. Para maiores informações, recorra ao artigo 10 comandos essenciais do Linux ou, então, consulte a manpage do sudo.

Criar um usuário novo no Ubuntu Linux é bastante simples e requer poucas linhas de comando no Terminal. Basta executar o comando adduser por meio do sudo e indicar como parâmetro o nome do novo usuário. Em seguida, é preciso responder a algumas perguntas para concluir o processo, como no exemplo abaixo:

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

Note que, além da senha exigida pelo sudo para executar o comando adduser, será necessário informar um password para o usuário que está sendo criado e, em seguida, preencher informações como o nome e telefone da pessoa que ficará responsável por ele.

Você pode confirmar a criação do novo usuário acessando o sistema a partir dele. Para isso, use o comando su seguido do nome do novo usuário.

Acompanhando o exemplo deste artigo, a linha a ser digitada seria “su canaltech”. Se tudo estiver certo, basta digitar a nova senha para personificar o novo usuário do sistema.

Caso deseje retornar ao usuário anterior, ou seja, interromper a nova sessão no Terminal, execute o comando exit.

Quando o assunto é a exclusão de usuários, tudo funciona de maneira similar, porém com o comando deluser, como no exemplo a seguir:

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

Porém, note que esse tipo de operação traz algumas implicações na segurança do sistema e que devem ser levadas em conta pelo administrador. Ao excluir um usuário, o comando deluser por si só não apaga o diretório home dele e, assim, outros usuários poderão encontrar meios de acessar esse conteúdo, caso desejem.

Por isso, vale a pena alterar as permissões desse diretório, para evitar que dados importantes sejam copiados ou apagados. Se quiser remover o usuário com o diretório home dele, use o comando “sudo deluser -r nomedousuário”.

Outro recurso interessante do Linux é a possibilidade de agregar usuários em grupos. Isso é muito útil, por exemplo, em ambientes empresariais. Com base em certas regras, você poderia criar um diretório acessíivel para todos os funcionários de determinado setor, mas permitindo a apenas um deles o direito de remover, adicionar ou editar arquivos daquela pasta.

Para adicionar ou remover grupos, existem comandos semelhantes aos que vimos até o momento: addgroup e delgroup. A sintaxe é a mesma: sudo addgroup/delgroup nomedogrupo. Porém, para adicionar um usuário a determinado grupo, o comando é um pouco diferente: sudo adduser/deluser nomeusuário nomedogrupo.

Gerenciando usuários pelo ambiente gráfico

Depois de ter aprendido como usar o adduser e o deluser, vem a boa notícia: existe uma ferramenta gráfica capaz de tornar mais intuitiva a criação e remoção de usuários no Ubuntu. O pacote gnome-system-tools possui um aplicativo voltado exatamente para esse fim.

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

No menu de aplicações, busque pelo programa “Contas de usuários” e, em seguida, clique com o botão esquerdo do mouse sobre ele, para executá-lo. O mesmo software também pode ser acessado por meio das Configurações do Sistema.

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

Note que, na janela principal do software estão listados, à esquerda, os usuários presentes no sistema. Logo abaixo deles ficam os botões para remover e criar novas contas.

Porém, lembre-se que apenas o usuário administrador (root) tem permissão para realizar esse tipo de alteração no Ubuntu Linux.

Por isso, antes de começar, clique no botão “Desbloquear” no canto superior esquerdo da janela e informe sua senha para obter as credenciais necessárias. Na prática, esse botão faz o papel do sudo digitado no início de cada linha deste tutorial.

Com isso, você estará apto a gerenciar usuários tanto no modo console do Ubuntu Linux, quando no modo gráfico, como for mais conveniente para o seu uso.

Este artigo faz parte de nossa biblioteca de conteúdo “Tudo o que você precisa saber sobre o Linux”. Não deixe de acessar e conferir todo o conteúdo publicado sobre o Pinguim.

Como alterar a senha do sudo, root ou outro usuário no Ubuntu

Se você é um administrador e um usuário do seu sistema perdeu a senha, veja como alterar a senha do sudo, root ou outro usuário no Ubuntu.

Se você é novo no Ubuntu, você pode querer saber como alterar a senha em seu sistema Ubuntu usando o bash shell ou a linha de comando.

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)Como alterar a senha do sudo, root ou outro usuário no Ubuntu

Afinal, é uma boa prática de segurança trocar as senhas de qualquer usuário, principalmente o Superusuário, que pode realizar todas as operações confidenciais no Ubuntu.

Apenas um superusuário ou root pode alterar a senha de qualquer conta de usuário. Outros usuários podem apenas alterar suas próprias senhas.

Como alterar a senha do sudo, root ou outro usuário no Ubuntu?

As senhas dos usuários são alteradas no Ubuntu usando o comando passwd.

Para executar este processo, precisamos usar a linha de comando no Ubuntu, para que você possa abrir um procurando o terminal no menu de aplicativos ou com o atalho “Ctrl + Alt + T”.

Como alterar a senha do root

Primeiramente, você deve logar como um usuário root, pois somente um usuário root pode alterar sua própria senha, para isso no terminal vamos digitar o seguinte comando:

sudo -i

O sistema pedirá que você digite a senha atual do sudo.

Feito isso, para alterar a senha do usuário root, no terminal você precisa digitar o seguinte comando:

passwd

  • Quando você entra com o comando passwd, o sistema pedirá que seja inserida a nova senha para seu usuário root e, em seguida, o sistema solicitará que eles digitem novamente a nova senha.
  • Depois disso, o sistema confirmará que a senha foi atualizada corretamente.
  • Agora, sempre que você precisar efetuar login como root ou executar qualquer operação de instalação e configuração que exija autorização de root, você estará usando essa nova senha.
  • Uma vez feito este processo, basta fechar a sessão root, para isso, basta digitar no terminal o seguinte comando:
Leia também:  Como burlar um filtro de internet usando tor: 7 passos

exit

Como alterar a senha de outro usuário

  1. Mas o que acontece quando você precisa alterar a senha de outro usuário, se você for o administrador do sistema?
  2. Como mudar a senha de outro usuário no Ubuntu e derivados?
  3. Bem, se você precisar alterar a senha de outro usuário, isso pode ser feito de maneira semelhante ao processo anterior, somente aqui você deve indicar o nome do usuário para o qual você irá atribuir uma nova senha.
  4. Você pode fazer isso com o comando abaixo.

sudo passwd edivaldo

Como no exemplo acima, para mudar a senha do usuário root, você pode usar o comando da seguinte forma:

sudo passwd root

Claro, se o root não estiver ativado no sistema, você precisa ativá-lo. Para isso, use esse outro tutorial:Como ativar e desativar a conta root no Linux sem complicações

Como recuperar a senha de usuário no Ubuntu?

Se o que você quer é recuperar a senha de usuário no Ubuntu, use esse outro tutorial:

Como redefinir senha de usuário no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

Como recuperar a senha root do seu servidor Linux – Cloud e Dedicado

Este procedimento é direcionado para a Plataforma Linux.

A criação de um novo Snapshot é essencial para recuperar a máquina, caso haja algum imprevisto durante o processo de recuperação de senha, para criar um snapshot, clique aqui.

Os caminhos de montagem das partições utilizados servem como referência, podendo variar de acordo com o seu Sistema Operacional.

Cloud server PRO

Clique aqui – 01 – Montando a imagem System Rescue

  • Primeiramente você deve montar uma imagem escolhendo a opção System Rescue.
  • Para montar a imagem, clique neste artigo Montando Imagem.

Clique aqui – 02 – Acessar servidor via console

  • Ao acessar o console, escolha a primeira opção;

Como Alterar a Senha de Root do Linux (com Imagens)

Clique aqui – 03 – Identificar as partições através do fdisk

$ fdisk -l $ vgchange -ay

Clique aqui – 04 – Montar a partição de sistema

$ mkdir /mnt/linux
$ mount /dev/mapper/debian–vg-root /mnt/linux $ mkdir /mnt/linux
$ mount /dev/mapper/ubuntu-root /mnt/linux $ mkdir /mnt/linux
$ mount /dev/mapper/VolGroup-lv_root /mnt/linux

Clique aqui – 05 – Alterar a senha do usuário – root

$ chroot /mnt/linux /bin/bash

$ passwd

Clique aqui – 06 – Reiniciar o servidor

VPS

Clique aqui – 01 – Identificar as partições através do fdisk

Clique aqui – 02 – Montar a partição de sistema

$ mkdir /mnt/linux
$ mount /dev/xvda3 /mnt/linux $ mkdir /mnt/linux
$ mount /dev/xvda3 /mnt/linux $ mkdir /mnt/linux
$ mount /dev/xvda3 /mnt/linux

Neste procedimento não há necessidade de montar a mídia do System Rescue.

Acesse o modo de edição da parametrização do boot do Kernel que você utiliza. Para isso, reinicie o servidor, e no momento em que aparecer as opções de boot, Pressionando “E”. Procure a linha onde existe a configuração linux16 e no final dela adicione “rd.break enforcing=0″. Pressione CTRL+X para bootar no kernel modificado. No modo de quebra, montamos o disco do nosso sistema no modo de escrita. # mount -o remount,rw /sysroot Utilizamos o chroot para alternar a pasta raíz do sistema, para que possamos utilizar dos programas de onde o sistema operacional se encontra instalado no disco. # chroot /sysroot A próxima etapa é alterar a senha com o comando passwd. # passwd Na sequência remontamos a raiz do sistema no modo de leitura. #mount -o remount,ro / Por fim saímos do chroot e do modo rd.break executando duas vezes o comando exit. E o sistema em sequência deve carregar o ambiente agora com a nova senha de root. $ mkdir /mnt/linux
$ mount /dev/xvda2 /mnt/linux

Clique aqui – 03 – Alterar senha do usuario root

$ chroot /mnt/linux /bin/bash

$ passwd

Clique aqui – 04 – Reiniciar o servidor

Agora que você aprendeu a recuperando senha root do seu servidor Linux , confira nosso serviço de Hospedagem de Sites!

Linux: Recuperação da senha do root

Esqueça tudo que você leu de material sobre recuperação da senha do root, hoje em dia é tudo lorota. Dependendo do seu linux, a versão pode funcionar ou não.

  • Aqui vamos mandar uma receitinha de bolo para que você não tenha dor de cabeça quando perder a senha do root.
  • Para Grub:
  • Selecione a primeira entrada e pressione a tecla “e”.
  • Uma nova tela será mostrada indicando as especificações do grub novamente pressione a tecla “e”, neste momento o usuário pode alterar as opções que aparecerão. Remova o número 3 que esta no fim da linha e insira a entrada init=/bin/bash semelhante ao exemplo abaixo:

Altere de: kernel = (hd0,0)/vmlinuz-2.4.18-2cl root=/dev/hda5 3

Para: kernel = (hd0,0)/vmlinuz-2.4.18-2cl root=/dev/hda5

init=/bin/bash

  1. Pressione a tecla ENTER e em seguida a tecla “b” para que a máquina inicie o boot.
  2. O sistema iniciará o seu carregamento até que em determinado momento a seguinte entrada aparecerá: init-2.04#
  3. Utilize o comando abaixo para ter permissão de escrita na partição barra “/” mount / -o remount,rw
  4. Novamente será mostrada a entrada: init-2.04#
  5. Após este comando o sistema já estará preparado para a troca da senha do usuário root com o comando: passwd
  6. Será mostrada a entrada:
  7. New password: ( insira a nova senha e pressione ENTER) Retype new password ( Confirme novamente a senha e pressione ENTER)
  8. Será mostrado o aviso de sucesso na troca da senha.
  9. passwd:all authentication tokens update successfully
  10. O comando abaixo deve ser utilizado em equipamentos que utilizem o sistema de arquivos ext2 para que na próxima reinicialização o sistema não execute o fsck. umount / (pressione ENTER)
  11. Para carregar o sistema com a nova senha do root utilize o comando: Crtl + Alt + Del
  12. ==========================
  13. Para o Lilo:
  14. Na opção BOOT insira o seguinte comando: linux init=/bin/bash (pressione ENTER)
  15. O sistema iniciará o seu carregamento até que em determinado momento a seguinte entrada aparecerá: init-2.04#
  16. Utilize o comando abaixo para ter permissão de escrita na partição barra “/” mount / -o remount,rw
  17. Novamente será mostrada a entrada: init-2.04#
  18. Após este comando o sistema já estará preparado para a troca da senha do usuário root com o comando: passwd
  19. Será mostrada a entrada: New password: ( insira a nova senha e pressione ENTER) Retype
  20. new password ( Confirme novamente a senha e pressione ENTER)
  21. Será mostrado o aviso de sucesso na troca da senha. passwd:all authentication tokens update successfully
  22. O comando abaixo deve ser utilizado em equipamentos que utilizem o sistema de arquivos ext2 para que na próxima reinicialização o sistema não execute o fsck. umount / (pressione ENTER)
  23. Para carregar o sistema com a nova senha do root utilize o comando: Crtl + Alt + Del

Viram é moleza ou não é?!! Abraço a todos.

Elias Albuquerque de Oliveira

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*