Como ajustar a entrelinha no indesign: 6 passos

por Daniela Franca   |    em 25 Outubro 2017   |   

Nosso último post permeou alguns parâmetros de como comparar diferentes desenhos de tipos. Após realizar o teste de comparação de fontes e, por fim, escolher uma, poderemos começar a esboçar outros atributos do projeto gráfico.

Pode-se iniciar um projeto de diferentes maneiras, porém, neste post, falaremos sobre a especificação de corpo e entrelinha como primeiros passos para a elaboração do projeto.

É importante ressaltar que há diferentes caminhos possíveis para alcançar uma relação harmônica entre esses dois parâmetros. Assim, pretendemos falar um pouco do método que utilizamos aqui na Estereográfica antes de iniciar algum projeto gráfico.

Nesse sentido, é importante ressaltar que esse método, apesar de voltado para meios impressos, também pode ser aplicado a meios digitais (com os devidos ajustes).

No primeiro post, discutimos sobre tamanho nominal e tamanho óptico — dois conceitos referentes ao corpo do tipo. A escolha do corpo adequado para o texto depende muito do uso/função do documentoe do público-alvo que se deseja atingir. Nesse sentido, Cyrus Highsmith, em seu livro Entre Parágrafos, observa:

Naturalmente, o tipo não deve ser muito pequeno. A maioria dos leitores já passou pela experiência de não conseguir ler algo porque as palavras não eram suficientemente grandes para serem discernidas.

() Quando o texto é muito grande, as palavras não cabem confortavelmente na área de foco. É como observar um quadro grande a apenas dois passos de distância. Não é possível vê-lo todo de uma vez.

(p. 39)

No entanto, não somente o corpo tem o papel de fornecer uma leitura agradável. Nesse sentido, quando falamos em corpo para um projeto de livro, consequentemente há a necessidade de se falar sobre entrelinha.

Há situações em queessas duas relações funcionam de forma diferente, como no título de um cartaz com uma única linha de texto.

Mas,no caso deste artigo, estamos falando de como esses dois parâmetros podem caminhar juntos na tentativa de alcançar o mesmo objetivo: o conforto na leitura.

Entre os autores publicados pela Estereográfica, há algumas concepções/definições do termo entrelinha. Cyrus Highsmith define entrelinha como“o espaço em branco, acima e abaixo das letras, formado entre as linhas de texto.” (Highsmith, p. 21).

Numa definição mais precisa de Fred Smeijers, o termo descreve «a distância entre as linhas de base do texto: que é a dimensão realmente útil na especificação de composições de texto» (Smeijers, p. 17). Quando corretamente dimensionada, a entrelinha ajuda os leitores a conectarem uma linha de palavras com a linha seguinte.

Percebe-se, portanto, que a relação entre corpo e entrelinha é importante e pode mudar a experiência do leitor com o texto. Segundo Highsmith:

O excesso de entrelinha pode dificultar a conexão dos pensamentos de uma linha aos pensamentos da linha seguinte. Já a falta de entrelinha pode dificultar ao leitor acompanhar as linhas do texto. No meio de uma linha, seus olhos podem escorregar para a linha de baixo.

O leitor também pode se perder no percurso de volta do final para o início da próxima. Em uma coluna estreita, onde os olhos não precisam voltar tanto, não é preciso muito espaço entre as linhas.

Em colunas mais largas, um pouco de espaço adicional entre as linhas pode facilitar aos leitores acompanhá-las. (Entre Parágrafos, p. 71).

Como Ajustar a Entrelinha no InDesign: 6 Passos

Imagem retirada do livro Entre parágrafos, de Cyrus Highsmith (pp. 70–71). (Clique para ampliar)

Mas, então, como definir corpo e entrelinha adequados para um parágrafo de texto? Os próximos passos descrevem o método que utilizamos para testar essas relações de corpo e entrelinha, utilizando o InDesign como ferramenta.

Crie um novo documento formato A4 (orientação paisagem, de preferência), com três colunas.

Em cada coluna, deve-se inserir três parágrafos de texto apresentando, aproximadamente, o mesmo tamanho (é recomendável um parágrafo de mais ou menos 6 linhas). No total, teremos nove blocos de texto.

Depois de organizá-los na página (conforme imagem abaixo), configure os três blocos de texto da primeira coluna para que tenham corpo 9pt. A segunda coluna deverá ter 10pt, e a terceira, 11pt.

Como Ajustar a Entrelinha no InDesign: 6 Passos

Primeiro passo do teste: especificação do corpo com entrelinha default de 120%. (Clique para ampliar)

Agora, pensando horizontalmente, a primeira linha de blocos de texto deve ser configurada com a entrelinha de 120% do tamanho do corpo do parágrafo específico.

Ou seja, basta multiplicar o tamanho do seu corpo pela porcentagem da entrelinha indicada: para o corpo 9pt, sua entrelinha será de 10.8pt (9pt x 1.2 = 10.8pt). A segunda linha deve ter 135% de entrelinha e a última, 150%.

A ideia é que, ao final do teste, existam nove blocos de texto para que possamos trabalhar com os tamanhos 9pt, 10pt e 11pt e com as entrelinhas 120%, 135% e 150%, como na imagem abaixo.

Observe que essas porcentagens (120%, 135% e 150%) são os valores iniciais que utilizamos como padrão em nossos testes. Esses valores podem variar, mas, tradicionalmente, não se utilizam valores menores do que 120% para entrelinha de blocos de texto de leitura contínua.

Como Ajustar a Entrelinha no InDesign: 6 Passos

Segundo passo do teste. Utiliza-se a notação x/y pt pois estas duas medidas estão intrinsecamente ligadas. Não há como falar de corpo sem considerar a entrelinha. (Clique para ampliar)

Vale ressaltar que, se o seu objetivo com este teste é um projeto impresso, é importante que o teste seja de fato impresso (preferencialmente em uma impressora laser, cujo ganho de ponto é usualmente menor do que o de impressoras jato de tinta), para uma real avaliação da relação de corpo e entrelinha. Ou seja, não faça julgamentos dos resultados em tela, pois são meios totalmente diferentes. Para dar certo, tem que imprimir!

Ao analisar alguns desses testes, com diferentes fontes, você chegará à conclusão de que, geralmente, de nove blocos de texto, o resultado ideal está entre quatro deles, como mostra a imagem a seguir. Obviamente, esta “zona de calor”, é diferente para cada desenho de tipo.

Provavelmente,tipos com grande altura-x e ascendentes curtas (como a Sole Serif) pedem mais entrelinha. Já tipos com a altura-x pequena e as ascendentes longas (como a Alegreya, na imagem abaixo), geralmente precisam de menos entrelinha. Isso acontece porque o espaço em branco acima da altura-x varia de acordo com a altura da ascendente.

Quanto maior a altura-x, menor o espaço em branco acima das minúsculas, que é compensado por meio do aumento de entrelinha. 

Como Ajustar a Entrelinha no InDesign: 6 Passos

Zona de calor: o círculo indica a região cujos resultados estão mais próximos de uma relação de corpo e entrelinha harmônicas. (Clique para ampliar)

É importante ressaltar que os resultados desse primeiro teste podem não ser satisfatórios, e um ajuste fino se faça necessário.

Isso significa que talvez seja preciso modificar os parâmetros iniciais de corpo e entrelinha, realizando um segundo teste com valores intermediários na região da “zona de calor”.

Tomando como exemplo a imagem acima, digamos que, após a análise do teste impresso, percebeu-se que Alegreya 10pt é muito pequeno, e 11pt muito grande. Por isso, talvez seja interessante verificar se um valor intermediário funcionaria melhor, realizando um teste com corpo 10,5pt.

Há outras razões/justificativas na hora de se especificarem os valores de corpo e entrelinha em um projeto. Por exemplo, a decisão de um editor para que a página tenha menor rendimento e, assim, a espessura da lombada de um livro seja maior. E vice-versa.

Leia também:  Como aperfeiçoar a arte japonesa da espada (com imagens)

Ou simplesmente pela decisão de se deixar a entrelinha mais aberta, com o objetivo de tornar a mancha de texto de um livro visualmente mais aberta, arejada.

Enfim, nessas escolhas e especificações, entram em campo tanto critérios subjetivos como objetivos, e eses variam caso a caso. 

Este post serviu para indicarmos alguns direcionamentos possíveis para a realização de um projeto gráfico de livro.

Nosso objetivo é que o leitor consiga dar os primeiros passos na realização deste projeto tendo em mente que os parâmetros de corpo e entrelinha se correlacionam.

Nos próximos posts, falaremos da relação desses dois parâmetros com a largura de coluna da página e com outros atributos.

Fonte utilizada para o teste: Alegreya (Huerta Tipográfica).

Palavra: Definir números de página da página 2 – facilmente

No Word, você pode números de página de modo de página 2, por exemplo, uma folha de cobertura sem numeração inserção. Neste guia, vamos mostrar-lhe como com alguns cliques, os números de página no Word a partir da página 2 &# 8211; ou qualquer outro número de páginas &# 8211; Vamos começar, de modo que o primeiro lado é mostrado sem numeração.

Vídeo: Cinco dicas rápidas para o Microsoft Word730688Cinco dicas para o Microsoft Word

2016 Buy Microsoft Office Home and Student favorável*

Se você deseja ajustar os números de página a partir da página 2 em Word, você deve primeiro inserir uma transição manual de, em seguida, ligar as páginas e, em seguida, colar ou o número da página. Nós dizemos a vocês todos os passos necessários em detalhe.

Como Ajustar a Entrelinha no InDesign: 6 Passos

Palavra suas páginas a partir da página 2 &# 8211; inserir pausa

Antes de configurar os números de página da página 2 no Word, você deve primeiro formatar o texto e criar uma pausa. o números de página começam neste convulsão e não no início do texto. Para mais informações sobre transtornos encontra suas quebras de secção Inserir palavra no Guia.

  1. Primeiro, vá com o cursor para o final da página que você quer fazer com o número da página seguinte. Gostaria, por exemplo, que começa na página 2, que se move o cursor para o fim de uma página.
  2. Agora muda para o layout da página guia e clicando ali no freio item de menu.
  3. É apresentado um menu com várias opções de seleção. Seleciona o item de menu Próxima Página &# 8211; para você ter uma convulsão criado (veja a imagem).

Como Ajustar a Entrelinha no InDesign: 6 PassosPalavra: Para os números de página da página 2 ele primeiro cria uma pausa.

Definir números de página do Word a partir da página 2 e página 3 &# 8211; páginas da ligação

Na próxima etapa, você precisa vincular a ruptura com páginas seguintes.

Nota: Se você quer ter na primeira página do documento para outro número de página como a No. 1 leitura, fácil de Guia números de página única palavra da página 3 – por isso vai trabalhar. Não vamos falar sobre como formatar o documento para que qualquer número de página na primeira página.

  1. Mudanças para a página na qual pretende iniciar a numeração e vai lá o modo de edição para cabeçalhos e rodapés. Leva a clicar duas vezes no topo da página.
  2. No modo de edição, você escolher a opção Link to anterior (veja a imagem).
  3. Em seguida, clicar em Alternar para o rodapé e seleciona vincular novamente a opção, com a prévia &# 8211; as páginas do documento estão agora ligados corretamente e você pode inserir números de página.

Como Ajustar a Entrelinha no InDesign: 6 PassosEm seguida, ele adiciona os lados juntos no Word.

Definir números de página do Word a partir da página 2 &# 8211; inserir os números de página

Na última etapa ainda é o número inicial e insere os números de página.

  1. Deixe o modo de edição (duplo clique sobre o texto) e clique em Inserir item do menu. Aqui você pode decidir se deseja inserir no início ou no final da página, os números de página.
  2. Selecciona a opção adequada (superior ou designação lado) e, em seguida, decidir por um projeto, por exemplo, simples número 3.
  3. Agora muda para o número da página guia.
  4. A partir do menu drop-down você escolher a opção para formatar números de página.
  5. Isso abre uma nova janela. Estudou início do item de menu e continuar o número da página em que você deseja iniciar neste caso. 2
  6. Então você confirmou com OK. O número de página começa agora com os dois desde o levante previamente marcada.

Como Ajustar a Entrelinha no InDesign: 6 PassosSeus mais recentes define o número pelo qual o lado para começar.Dica: Como mencionado, você pode começar com qualquer número de páginas usando este método. um simplesmente juntar-se o número da página na caixa vazia no formato de menu números de página.

Além disso, leia as seguintes dicas adicionais relativas a Palavra:

  • Cubra Inclusão no Word – como você ir
  • Como faço para alterar o espaçamento entre linhas Palavra?
  • Palavra: mesclar ou dividir células – Então ele vai trabalhar

fontes de imagem: Microsoft

Aplicar entrelinha no InDesign

O espaço vertical entre as linhas de tipo é denominado entrelinha. A entrelinha é medida a partir da linha de base de uma linha do texto até a linha de base da linha acima da linha considerada. A linha de base é a linha invisível em que se apoia a maioria das letras — isto é, as letras sem hastes descendentes.

A opção padrão de entrelinha automática define a entrelinha em 120% do tamanho do tipo (por exemplo, entrelinha de 12 pontos para tipo de 10 pontos). Se a 'Entrelinha automática' estiver ativada, o InDesign exibirá o valor da entrelinha no menu 'Entrelinha' do painel 'Caractere'.

Como Ajustar a Entrelinha no InDesign: 6 Passos

Entrelinha

A. Entrelinha B. Altura do texto C. A palavra de maior tamanho aumenta a entrelinha da respectiva linha. 

Por padrão, a entrelinha é um atributo de caractere, o que significa que é possível aplicar mais de um valor de entrelinha ao mesmo parágrafo.

O maior valor de entrelinha em uma linha de tipos determina o valor de entrelinha dessa linha.

Entretanto, é possível selecionar uma opção em 'Preferências' que faça com que a entrelinha seja aplicada ao parágrafo inteiro e não apenas a parte dele. Essa configuração não afeta a entrelinha em quadros existentes.

  1. Selecione o texto a ser alterado.
  2. Siga um destes procedimentos:
    • Selecione o valor de entrelinha existente e digite um novo valor.
    • Ao criar um estilo de parágrafo, use o painel 'Formatos básicos de caracteres' para alterar a entrelinha.

Se o InDesign ignorar a alteração de entrelinha, pode ser porque a opção Justificação vertical ou Alinhar à grade da linha de base está selecionada. Escolha Objeto > Opções de quadro de texto e verifique se Justificação vertical está definida como Parte superior, bem como se Não alinhar à grade da linha de base está marcado no painel Parágrafo, no painel Controle ou no estilo de parágrafo.

Observação:

Você também pode ajustar o espaço vertical, alinhando o texto na grade da linha de base. Quando a grade da linha de base é definida, a definição dessa grade tem prioridade sobre o valor da entrelinha.

  1. Selecione os parágrafos a serem alterados.
  2. Escolha 'Justificação' no menu do painel 'Parágrafo' ou do painel de controle.
  3. Em 'Entrelinha automática', especifique uma nova porcentagem padrão. O valor mínimo é 0% e o valor máximo é 500%.
Leia também:  Como aumentar os níveis de hemoglobina (com imagens)

Observação:

A opção Automática no menu pop-up 'Entrelinha' do menu 'Painel de controle' define o valor de 'Entrelinha automática' na caixa de diálogo 'Justificação' como uma proporção (%) do tamanho do caractere. O padrão é 175% para quadros de texto e 100% para grades de quadro.

  1. Escolha 'Editar' > 'Preferências' > 'Texto' (Windows) ou 'InDesign' > 'Preferências' > 'Texto' (Mac OS).
  2. Selecione 'Aplicar entrelinha ao parágrafo inteiro' e, em seguida, clique em 'OK'.

Observação:

Quando você usa um estilo de caractere para aplicar entrelinha a um texto, a entrelinha só afeta o texto ao qual o estilo é aplicado, e não o parágrafo inteiro, independentemente da seleção da opção 'Aplicar entrelinha ao parágrafo inteiro'.

Como Criar um Folheto Promocional no Photoshop

What You'll Be Creating

O Photoshop é uma ótima ferramenta para design gráfico, especialmente gráficos digitais que só são exibidos em telas, além de suas tarefas de ajustes fotográficos. Mas ele não serve só para isso. Com os conhecimentos e pensamentos adequados, você pode também usar o Photoshop para criar projetos surpreendentes para impressão.

Este tutorial irá levá-lo através dos passos básicos da criação de um folheto (flyer) atraente como visto mais acima, que pode ser impresso imediatamente para distribuição com as cores em CMYK diretamente do Photoshop. Você pode seguir este tutorial para fazer o mesmo folheto, ou pode ajustar as etapas e colocar o conteúdo ou cores que desejar utilizando os mesmo métodos.

Arquivos do Tutorial

Este tutorial usa imagens royalty-free da Envato, juntamente com alguns ícones personalizados feitos em vetor que criei no Illustrator, especialmente para este projeto. Você vai encontrar cada uma delas, juntamente com o arquivo PSD finalizado, onde você pode usar para comparar com o seu trabalho, em download na barra lateral deste tutorial.

Este tutorial também usa a Família de Fontes Proxima Nova, que vem com junto do Typekit ou de uma assinatura do Adobe Creative Cloud. Você pode sincronizar essa fonte para o seu computador e usá-la com este tutorial ou usar outra fonte semelhante.

Configuração do Documento com Guias

Passo 1

Primeiro, configure o documento com o tamanho e as configurações corretas para a impressão. Crie um novo documento no Photoshop, e defina suas dimensões para 216×154 mm.

Estas dimensões representam o tamanho do papel A5 com 3 mm de sangria adicionado para cada borda.

Já que vamos criar uma arte-final para impressão, defina o Color Mode (Modo de cor) para CMYK e a Resolução para 300 Pixels/Pol.

Passo 2

Crie novas guias que irão representar a área de sangria. O Illustrator e o InDesign já tem essa função nativamente, mas no Photoshop, precisamos criar por nós mesmos. Use a Move Tool (V) (Ferrramenta Mover) e a tecla Shift para criar uma linha guia horizontal arrastando o cursor da régua superior. Certifique-se de que a guia está localizada a 3 mm no eixo-Y.

Passo 3

Repita o mesmo processo para criar guias de cada lado do documento. Certifique-se de que cada guia tem uma distância de 3 mm de sua borda correspondente.

Criando o Plano de Fundo

Passo 1

Pressione Shift-Cmd-N para criar uma nova Camada. Preencha-a com uma cor Branca de Primeiro Plano (Alt-Backspace). Certifique-se de que os controles deslizantes de CMYK estão ativados assim você estará utilizando as cores para impressão.

Passo 2

Crie uma nova Sobreposição de Gradiente (Gradient Overlay). No Painel de Estilo de Camada, edite o Gradiente. Defina o Location do controle deslizante branco para 30%. Mude a cor do controle deslizante preto para um Amarelo Claro (C=9 M=6 Y=14 K=0).

Adicione uma sobreposição de gradiente a partir do botão fx no painel da camada……então personalize seu gradiente……com as cores que você quer no documento

Passo 3

Use a Ferramenta Retângulo (U) para criar um novo retângulo. Defina o tamanho para 216 mm por 56 mm.

Passo 4

Alinhe o retângulo no canto superior esquerdo do documento. Preencha-o com a cor Marrom Escura (C=49 M=74 Y=80 K=70).

Passo 5

Use a Ferramenta Caneta (P) para adicionar novos pontos de âncora na borda inferior do retângulo.

Passo 6

Com a Ferramenta de Seleção Direta (A), brinque com as alças dos pontos feitos com a caneta para criar uma ótima curva de Bezier.

Passo 7

Siga os mesmos passos para ajustar o retângulo na forma mostrada abaixo.

Passo 8

Vá para Arquivo > Colocar Incorporados… (File > Place Embedded…), e então selecione a imagem people-1.jpg do Pacote de Recursos.

Passo 9

Use a Ferramenta Mover (V) para mover a foto pelo documento. Posicione-a no canto superior esquerdo como mostrado abaixo.

Passo 10

Crie um novo retângulo com a Ferramenta Retângulo (U). Defina-o com o tamanho de 216 mm por 100 mm.

Passo 11

Use a Ferramenta de Seleção Direta (A) para posicionar o retângulo diretamente acima da foto no canto superior esquerdo.

Passo 12

Nas opções do Painel da Ferramenta Retângulo, selecione Máscara (Mask). Isto irá criar uma máscara de vetor aplicada na camada com a foto.

Passo 13

Adicione um novo ponto de âncora para a máscara com a Ferramenta Caneta (P). Crie uma curva de Bezier curvada com a Ferramenta de Seleção Direta (A).

Passo 14

Usando as mesmas ferramentas, a Ferramenta Caneta (P) e a Ferramenta de Seleção Direta (A), tente ajustar a máscara na forma mostrada abaixo. Observe a posição dos pontos de âncora e a simplicidade da forma. Quanto menos pontos de âncora você usar, mais suave a máscara final aparecerá.

Passo 15

Vá para Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano. (Filter > Blur > Gaussian Blur). Defina o Raio para 6.

Passo 16

Selecione a máscara de Filtros Inteligentes (Smart Filters). Use a Ferramenta Gradiente (G) para desvanecer a máscara da esquerda para a direita.

Defina a direção do gradiente da esquerda para a direita para desfocar a imagem em direção ao lado direito

Passo 17

Crie uma nova Máscara de Camada. Use a Ferramenta Pincel (B) para desvanecer as escadas na foto. Use seu instinto e sua criatividade.

Passo 18

Crie uma nova Camada de Ajuste (Adjustment Layer) de Brilho/Contraste, clicando no ícone do sol no painel de Ajustes. Defina o Brilho (Brightness) para 40 e o Contraste para 10.

Passo 19

Clique com o Botão Direito do Mouse na Camada de Ajuste e selecione Criar Máscara de Recorte. Isto vai aplicar novas configurações de brilho somente na foto abaixo.

Passo 20

Crie uma nova Cor Sólida. Defina o Preenchimento da Cor para Marrom (C=30 M=80 Y=100 K=30).

Passo 21

Clique na máscara de vetor da camada com a foto. Segure Alt e arraste a máscara sobre o Preenchimento de Cor marrom. Esta ação irá duplicar a máscara selecionada.

Passo 22

Use a Ferramenta de Seleção Direta e arraste o ponto de âncora superior direito para o canto superior direito.

Passo 23

Use a Ferramenta Pincel (B) para revelar algumas áreas da foto abaixo do preenchimento marrom. Defina a Opacidade da Camada para 75%.

Passo 24

Desenhe um novo retângulo com a Ferramenta Retângulo (U).

Passo 25

Preencha o retângulo com a Cor Marrom Claro (C=10 M=65 Y=100 K=0).

Passo 26

Posicione a camada com o retângulo marrom claro abaixo da camada do retângulo marrom escuro.

Passo 27

Use a Ferramenta de Caneta (P) com a Ferramenta de Seleção Direta (A) para ajustar o retângulo na forma curvada como mostrado abaixo.

Leia também:  Como cancelar os pacotes de serviço do banco do brasil

Adicionando o Texto e a Logo

Passo 1

Crie uma nova Elipse (U). Defina as dimensões dela para 248 px por 248 px. Preencha-a com a Cor Marrom (C=30 M=80 Y=100 K=30).

Passo 2

Adicione o efeito de Sombra Projetada (Drop Shadow). Defina a Opacidade para 14%, Distância para 5 px e o Tamanho para 15 px.

Adicione uma sombra projetada para a camada a partir do botão fx no painel de camada.Ajuste sua sombra projetada com estas configurações

Passo 3

Crie uma nova Elipse (U). Defina as dimensões dela para 400 px por 400 px. Preencha-a com a Cor Azul Escuro (C=100 M=80 Y=45 K=50).

Passo 4

Use o mesmo efeito de Sombra Projetada e aplique-o para a elipse. Você pode recriar a sombra, ou clicar com o Botão Direito do Mouse e selecione Copiar Estilo de Camada (Copy Layer Style) e em seguida, colar o estilo de camada na outra elipse. Coloque a camada da elipse azul escura abaixo da camada da elipse marrom.

Passo 5

Adicione um texto com a Ferramenta Texto (T). Este tutorial usa a família Proxima Nova. O Tamanho do Título Superior é de 17 pt. Adicione o resto do texto, cada um em uma camada separada. Use a Ferramenta Mover (V) para posicionar cada linha de forma adequada, conforme descrito na imagem abaixo.

Passo 6

Repita o mesmo processo para adicionar um novo texto. Defina o tamanho da primeira linha para 31 pt.

Passo 7

Crie um novo título usando a Ferramenta Texto (T). Defina a fonte para Proxima Nova Light e o tamanho para 18 pt.

Passo 8

Adicione um subtítulo, novamente, usando a Ferramenta Texto (T). Defina o Tamanho para 36 pt. Ajuste o Espaçamento dos Caracteres (Character Tracking) para -10.

Passo 9

Selecione ambas as camadas de texto. Segure Alt e arraste o texto para duplicar ambas as linhas abaixo.

Passo 10

Novamente, com a Ferramenta Texto (T), reescreva o texto de acordo com a imagem mostrada abaixo. Posicione o texto com a Ferramenta Mover (V).

Passo 11

Vá para Arquivo > Colocar Incorporados… (File > Place Embedded) e coloque a logo vetorizada acme-travel-logo.ai no documento.

Passo 12

Reduza a escala da logo vetorizada e posicione-a no canto superior direito.

Passo 13

Adicione o efeito de Sombra Projetada (Drop Shadow). No Painel de Estilo da Camada, defina a Opacidade para 11%, a Distância para 3 px e o Tamanho para 16 px.

Adicionando as Fotografias de Fundo

Passo 1

Crie um novo Retângulo (U). Defina-o com o tamanho de 60 px por 28 px.

Passo 2

Selecione a forma do retângulo com a Ferramenta de Seleção Direta (A). No painel de alinhamento, escolha Centros Horizontais.

Passo 3

Vá para Arquivo > Colocar Incorporados… (File > Place Embedded) e escolha a foto people-11.jpg do Pacote de Recursos.

Passo 4

Reduza a escala da imagem e posicione-a em cima do retângulo.

Passo 5

Ative a Ferramenta Retângulo (U), e no painel de opções, clique em Máscara. Esta ação criará uma máscara de vetor a partir do retângulo e vai aplicá-la na foto.

Passo 6

Com a camada da foto selecionada, pressione Alt-Shift e arraste a foto para duplicá-la.

Passo 7

Vá para Arquivo > Colocar Incorporados… (File > Place Embedded) Selecione a foto city-5.jpg do Pacote de Recursos e adicione-a ao documento.

Passo 8

Reduza a escala da imagem e posicione-a acima da foto duplicada da mulher.

Passo 9

Pegue a máscara da foto duplicada com a mulher e coloque-a dentro da nova imagem e, em seguida, exclua a camada people-11-copy.

Passo 10

Repita os Passos de 7 a 9 para adicionar a imagem de mapa no documento, desta vez colocando a imagem do mapa.

Passo 11

Selecione a camada map-screenshot e adicione Traçado (Stroke) do botão de efeitos no painel camadas.

Passo 12

Defina o Tamanho do Traçado (Stroke Size) para 2 px. Ajuste a Posição para Interna (Inside) e defina a Cor para Marrom (C=30 M=80 Y=100 K=30).

Adicionando o Texto Inferior

Passo 1

Use a Ferramenta de Texto (T) para criar uma nova instância de texto. Defina o tamanho para 11 pt e a Cor para um Marrom Claro (C=10 M=65 Y=100 K=0).

Passo 2

Adicione mais linhas. Defina o Tamanho para 9 pt, ajuste as Entrelinhas (Leading) para 13 pt e mude a Cor para Cinza (K=90).

Passo 3

Siga o mesmo processo para criar um novo bloco de texto. Posicione-o abaixo da foto com a mulher e a imagem do mapa.

Passo 4

Vá para Arquivo > Colocar Incorporados… (File > Place Embedded) e selecione icons.ai para importar os ícones no documento. Uma nova janela contextual vai aparecer. Selecione o Ícone de Calendário e clique em OK.

Passo 5

Reduza a escala do ícone e posicione-o ao lado da primeira linha com as informações de horário.

Passo 6

Repita o mesmo processo para importar o resto dos ícones e posicione-os de acordo próximos de cada linha.

Passo 7

Use a Ferramenta de Texto (T) para adicionar um novo texto. Posicione-o sobre a imagem do mapa. Defina o Tamanho para 13 pt, ajuste as Entrelinhas (Leading) para 11 pt e mude a Cor para um Marrom Claro (C=10 M=65 Y=100 K=0).

Passo 8

Siga o mesmo processo para adicionar novas linhas de texto para o endereço. Defina o Tamanho para 9 pt e mude a Cor para Cinza (K=90).

Passo 9

Vá para Arquivo > Colocar Incorporados… (File > Place Embedded), selecione icons.ai novamente e importe o Ícone Vetorizado do Globo no documento.

Passo 10

Reduza a escala do ícone e posicione-o próximo ao site.

Passo 11

Ative a Ferramenta Caneta (P) e crie uma forma de vetor que irá representar a direção no mapa.

Passo 12

No Painel de Opções, defina o Traçado (Stroke) para Tracejado (Dashed) e a Cor para um Marrom Claro (C=10 M=65 Y=100 K=0). Ajuste a Largura do Traçado para 1,5 pt.

Passo 13

Vá para as Opções de Traçado > Mais Opções… e defina Caps para Redondo (Round) e ajuste Linha Tracejada: Traço (Dashed Line: Dash): para 3 e o Espaço (Gap) para 3.

Passo 14

Crie uma nova Elipse (U). Defina a Cor para Marrom (C=30 M=80 Y=100 K=30).

Passo 15

Ative a Ferramenta Caneta (P). Segure Alt e clique no ponto de âncora inferior. Isto converterá o ponto de âncora de suave (smooth) para pontudo (corner).

Passo 16

Com a Ferramenta de Seleção Direta (A), mova o ponto de âncora que acabou de ser convertido para baixo.

Passo 17

Adicione o efeito de Sombra Projetada ao marcador. Use as configurações mostradas abaixo para torná-lo sutil.

Passo 18

Novamente, crie uma nova Elipse (U) e defina sua Cor de Preenchimento para Branco. Posicione a elipse no centro do marcador. E este foi o toque final para o design do nosso folheto (flyer).

Conclusão

Parabéns! Se você seguiu o tutorial até este ponto, você deve ter um ótimo design de um folheto promocional finalizado.

Lembre-se: toda vez que você projetar imagens para uma impressão digital, você tem que pensar nas cores CMYK para alcançar os melhores resultados.

Não se esqueça de adicionar a distância de sangria para nossa tela de desenho (pelo menos 3 mm em cada extremidade).

Se você não tiver certeza de alguns parâmetros técnicos avançados, é sempre bom consultar diretamente a gráfica para evitar erros ou problemas.

No próximo tutorial desta série, nós iremos dar uma olhada em como passar este folheto para o InDesign e prepará-lo para uma impressão em PDF de qualidade. Nesse meio tempo, se você tiver alguma dúvida sobre como criar um design para impressão no Photoshop, deixe um comentário abaixo e nós vamos ter o prazer de ajudá-lo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*