Como celebrar a vida de um ente querido que se foi

Para muita gente, a morte ainda é um tabu. Talvez seja por isso que quando alguém falece temos tanta dificuldade em expressar nossos sentimentos, em lidar com aquele vazio que toma conta de nós.

Por incapacidade de dizer o que queremos, às vezes deixamos as lágrimas tomarem conta ou simplesmente deixamos uma flor para a pessoa querida como um gesto de amor e de saudade.

Imagens de luto e saudade

Nos momentos de dor, pode ser difícil encontrar as palavras certas para dizer o que estamos sentindo. Nessas horas, as imagens ajudam muito!

Como Celebrar a Vida de um Ente Querido que se Foi

Termina uma vida, nasce uma saudade.

Como Celebrar a Vida de um Ente Querido que se Foi

Luto. A dor é grande. A saudade é eterna.

Como Celebrar a Vida de um Ente Querido que se Foi

Meu coração está em pedaços. Como é difícil dar adeus a quem tanto amamos. Descanse em paz.

Imagens de luto para quem perdeu a mãe

Perder quem nos dedicou a vida pode ser uma dor insuportável, mas precisamos ter força para acreditar que dias melhores virão.

Como Celebrar a Vida de um Ente Querido que se Foi

Mãe, que saudade eu sinto de te ter por perto. Tudo parece tão vazio sem você.

Como Celebrar a Vida de um Ente Querido que se Foi

Deus, me ajude a suportar essa dor que é a partida da minha mãe. Me ajude a ser a guerreira que ela sempre foi. Descanse em paz, mãezinha.

Como Celebrar a Vida de um Ente Querido que se Foi

O único conforto para uma dor tão grande é saber que você continua cuidando de nós aí de cima, mãe. O amor que nos une é eterno.

Como Celebrar a Vida de um Ente Querido que se Foi

Mãe, a saudade não passa nunca, mas hoje troquei as lágrimas por um sorriso em meu rosto, porque me espelhei em você!

Imagens de luto para quem perdeu o pai

Para muitas pessoas o pai é a figura do herói. Perder o pai é perder também a figura de proteção e de cuidado.

Como Celebrar a Vida de um Ente Querido que se Foi

Pai, espero que um dia eu seja para alguém o exemplo que você foi para mim. Você será para sempre o meu herói. Descanse em paz!

Como Celebrar a Vida de um Ente Querido que se Foi

Pai, você me ensinou tanto, só não me ensinou a viver sem você. Quanta saudade, meu pai!

Como Celebrar a Vida de um Ente Querido que se Foi

Nunca vou me acostumar com a sua ausência, pai querido. Quanta falta você me faz!

Dói muito não ter mais o meu melhor amigo por perto, mas agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de compartilhar tantos momentos com você, meu amado pai. Tenho certeza de que você está em um lugar melhor.

Imagens de luto e saudade para quem perdeu a avó ou o avô

Os avós são os pais com açúcar, já diz o ditado. Eles sempre estiveram ali por nós, ajudando a nos criar, com muito amor e cuidado. O apego é grande e o adeus é muito difícil.

Nenhum tempo seria o suficiente para aproveitar tudo o que eu gostaria da sua presença, do seu carinho, do seu amor, das suas histórias, dos seus ensinamentos. Te amo para sempre, Vó! Descanse em paz.

O tempo passa e a saudade não diminui, Vó! Que falta a senhora faz na minha vida!

Vou guardar para sempre em meu coração tudo o que o senhor me ensinou. Muito obrigado por todo

o carinho e cuidado que teve comigo. Descanse em paz, querido avô.

Vô, que saudade da sua presença, do seu jeito e das nossas conversas! Você faz muita falta!

Imagens de luto para quem perdeu uma tia ou um tio

Os tios são os pais sem a responsabilidade, o que faz com que a relação com eles seja muito única. Uma amizade muito forte, confidente. Perder um tio ou tia é muito triste porque além de perder um familiar, é como perder um amigo muito próximo.

Hoje meu coração está de luto. O mundo perdeu uma pessoa maravilhosa, mas o céu ganhou um novo anjo. Vá em paz, tia amada!

Hoje, com muita dor no coração, despeço-me do meu querido tio. A saudade que fica é grande, mas tenho certeza que ele está em um bom lugar. Vá em paz, tio!

Imagens de luto e de saudade pelo falecimento de alguém da família

O falecimento de um membro da família é sempre difícil, mas devemos nos apoiar em quem nos quer bem para passar por esse momento.

Desde que você partiu, uma parte de mim também se foi. É impossível explicar o tamanho da minha saudade. O meu consolo é saber que os nossos corações estão unidos para sempre.

Hoje a nossa família está em luto. O céu ganhou mais uma estrela brilhante e nós perdemos mais uma razão para sorrir. Saudades eternas!

Imagens de luto pelo falecimento de um amigo

Amigos são a família que nós escolhemos e perder alguém que nós trouxemos para dentro da nossa vida é muito triste. Às vezes são pessoas com quem convivemos diariamente ou com quem dividimos nossas maiores felicidades ou nossas maiores aflições. Essas pessoas farão muita falta.

Hoje o dia amanheceu triste por aqui, mas o céu… o céu está em festa!

Amiga, está tão difícil de acreditar! Como dói saber que não vamos mais compartilhar tantos bons momentos, as nossas conversas, os nossos planos. Vou te amar para sempre! Vá em paz!

Com a sua partida, também morre um pouco de mim. Olhe por nós aí de cima, irmão! Sentirei sua falta para sempre, meu amigo!

Imagens com mensagens para consolar quem perdeu alguém querido

Como dizer para alguém que está sofrendo para ter esperança em algo melhor? Ter fé em Deus ou dizer que a pessoa que partiu está agora em um lugar melhor podem ser boas opções.

Nunca pense que Deus não ouviu suas preces. Os planos de Deus são perfeitos, por mais que a

gente nem sempre entenda. Que o amor Dele te console neste momento difícil.

Alguns anjos pedem para Deus por um tempinho na Terra, mas não podem passar muito tempo por aqui. Deus te deu a chance de gerar um anjinho, mas Ele logo teve que chamar o anjo de volta para o céu. Não fique triste por sua partida, fique grata pela oportunidade de ter tido um anjo tão perto e que vai sempre olhar por você.

Que o amor de Deus te sustente neste momento de dor. Conte comigo para o que precisar! Força!

Quando observamos, da praia, um veleiro a afastar-se da costa, navegando mar adentro, ele nos parece cada vez menor. Não demora muito e só podemos contemplar um pequeno ponto na linha onde o mar e o céu se encontram. Quem observa o veleiro sumir na linha do horizonte, certamente exclamará “já se foi”. Terá sumido? Evaporado? Não, apenas o perdemos de vista.

E talvez, no mesmo instante em que dizemos “já se foi”, no mais além, outro alguém dirá feliz “já está chegando!” A vida é feita de partidas e chegadas. De idas e vindas. Assim, o que para uns parece ser a partida, para outros é a chegada.

Um dia partimos do mundo espiritual na direção do mundo físico; noutro, partimos daqui para o espiritual, num constante ir e vir, como viajores da Imortalidade que somos todos nós.

Nair Lacerda (Adaptado)

Quando alguém cumpre a sua missão na Terra, é a hora de voltar para perto de Deus. A partida de alguém querido muitas vezes nos deixa entristecidos, mas devemos nos lembrar com carinho e gratidão dos momentos compartilhados com a pessoa e ter orgulho em saber que mais uma missão foi concluída.

Mensagens de Saudade de Quem Morreu

Saudades de uma avó querida que já partiu

Por mais dias que passem, as pessoas valiosas permanecem no coração. Já faz algum tempo que você partiu, mas eu não poderia esquecer a pessoa que me ensinou tantas coisas sobre a vida. Foi uma bênção ter uma avô querida que sempre cuidou de mim em todos os momentos com muito amor e dedicação. Sinto muitas saudades de você!

Saudades e amor para marido que partiu

Hoje o dia amanheceu carregado de saudades e pesado de tristeza, pois nesta data, tantas vezes antes corri a felicitar você, o cobrindo de mimos e atenção. Mas hoje apenas me resta o vazio da sua ausência, meu amor, e lembrar com terrível saudade o aniversário do amoroso marido que Deus chamou de volta cedo demais…

Desde que você partiu meu coração vive desnorteado pela vida, pois um pedaço muito importante de mim e do meu mundo se perdeu para sempre quando você se foi. Com saudades e muito amor, para sempre lamentarei a sua perda!

A dor da morte vira saudade

Quando alguém que amamos morre, é como se uma parte de nós também morresse. Um vazio instala-se no peito. A dor se mistura com a revolta de já não termos o ente amado ao nosso lado, de já não podermos tocar na sua mão, abraçar e lhe dizer palavras doces.

A morte de um ente amado é uma dor inigualável, que fere a alma e deixa sempre uma cicatriz.

Mas um dia o sofrimento agudo há de transformar-se aos poucos em uma saudade doída que está quase sempre a latejar, até se tornar saudade e bem querer que já não martela os sentimentos todo o dia.

Com o tempo a dor e a ausência causadas pela morte viram apenas uma forte saudade que aparece por causa de uma antiga fotografia, um velho baú de recordações, uma história relembrada ou um cheiro que surge do nada. A saudade é memória das coisas boas que ficam guardadas no fundo do peito. Às vezes aperta, mas não dói mais.

Para sempre vou amar você, mãe

Custa a acreditar que já se passaram dois anos desde que você partiu, minha mãe. Foram dois ciclos completos de vida se completaram nesta estrada deserta de amor que você deixou para trás.

Dizem que o tempo cura tudo, mas eu sei que não será capaz de curar a saudade de você que vive no meu peito. O meu amor será seu para sempre, e para sempre também lamentarei a sua perda, e lembrarei a mãe e mulher maravilhosas que você foi!

Homenagem e saudade para mãe falecida

Minha mãe, enquanto você viveu cultivou à sua volta tanto amor, tanta bondade e beleza que nem mil vidas poderão apagar a marca que você deixou. Eu também sou parte dessa marca, e sou o pedaço mais orgulhoso.

Sinto muito a sua falta, do seu colo, das suas palavras sábias, do seu carinho e amparo. Mas hoje a dor da sua partida virou serena saudade, uma saudade que eu sei será eterna.

Sei que tive muita sorte de ter tido você como mãe, de ter crescido e aprendido a viver pela mão de uma mulher tão fantástica quanto você, e por isso sinto gratidão.

Amo você, hoje e para sempre, pois do meu coração você jamais partirá!

A Saudade Inexplicável

O tempo passa mas a dor continua, a saudade permanece e um vazio toma conta da minha vida. Desde o momento que você se foi eu sinto sua falta de uma forma inexplicável.

Eu sei que nunca estamos preparados para o desaparecimento de quem amamos, mas sua despedida foi cruel demais. Desejo que esteja em paz e em descanso. E se puder me ver que sinta orgulho. Até um dia.

Sinto Saudade da Nossa Vida

Sinto saudade de você! Desde a hora que seu corpo foi embora minha vida ficou mais cinzenta. Penso em você e em todas as coisas que seu coração proporcionou ao meu.

Desejo que esteja em um lugar lindo, cheio de cor e tranquilidade. Viva em paz esteja onde estiver e lembre-se que mesmo distantes nossa união irá continuar. Até um dia.

Mãe querida que já partiu

Querida mãe, você se foi, para sempre e para longe de mim… Em cada lembrança, física ou não, da mulher incrível, da mãe maravilhosa que você foi, pesa uma saudade impossível de suportar.

Você partiu, minha querida mãe, mas para sempre viverá no coração deste seu filho que tanto a amou e ama. E eu prometo que até ao final dos meus dias eu vou lembrar quem você foi e nunca deixarei de a honrar e homenagear!

Leia também:  Como apreciar o dom de falar em línguas (com imagens)

Meu coração bate de saudades por você, pai

Meu querido pai, você partiu, dissemos o último adeus, e comigo ficaram estas saudades eternas. Lá onde você está agora, eu desejo que possa escutar meus pensamentos, sentir minhas saudades e saber que para sempre vou amar você. Passe o tempo que passar, para sempre vou recordar o pai maravilhoso e o homem exemplar que você foi.

Meu pai, você continua vivo no meu coração que bate de saudades por você!

Nunca se esquece um pai

Já passou algum tempo desde que você partiu da minha vida, mas as saudades permanecem iguais, como se tudo tivesse acontecido ontem. Perder um pai é uma dor impossível de apagar.

Apenas aprendemos a conviver diariamente com ela. Todos os dias lembro palavras que você me disse, momentos maravilhosos que vivemos e segredos que eu contei para você.

Meu querido pai, foi um orgulho crescer recebendo todo seu amor!

Recordações de você, querido avô

São muitas as saudades, querido avô, desde que você partiu. O tempo consegue sempre ser cruel, pois ele faz com que as pessoas envelheçam para depois deixarem de viver do nosso lado.

Apenas existe algo que nunca ninguém conseguirá me tirar. São as lindas recordações que guardo de você.

Seus sábios conselhos me continuarão guiando ao longo da vida e eu prometo honrar os bons princípios que você defendeu.

A recente perda de meu querido pai

Faz tão pouco tempo que papai faleceu, que parece nem ser realidade. Não passou muito desde que o ouvi batendo a porta, em jeito de despedida. Um adeus que eu pensava ser apenas até ao final da tarde, como acontecia todos os dias. Mas afinal, essa despedida era eterna. Era uma despedida de nosso mundo, de nossa família.

Um adeus à vida, como a conhecíamos até àquele momento. Essas lembranças estão tão vivas em minha memória, que meu coração ainda espera o regresso dele, como se nada tivesse ocorrido. Há algo em mim que ignora o acontecimento dessa morte e é isso que talvez me continue impedindo de seguir em frente.

Meu pai me faz tanta falta, que sinto um vazio por dentro. As saudades aumentam a cada dia e custa a encarar verdadeiramente esta perda. Imaginar como será minha vida nos tempos que se seguem é um verdadeiro desafio.

Mas quando nada podemos fazer para mudar nosso passado, resta honrarmos os valores que nos foram deixados por aqueles que amaremos eternamente.

Um ano desde que perdi você

Foi há 1 ano que você partiu, mas em meu coração é como se tivesse sido ontem. As feridas de sua perda ainda me ardem muito, como se estivessem em carne viva. Não parece haver um remédio, um antídoto que me consiga consolar verdadeiramente.

Nem o tempo, que afirmam curar tudo, tem servido para eu conseguir seguir em frente. Ainda há uma revolta silenciosa em mim. Um sentimento de injustiça de quem foi profundamente lesado, de quem foi roubado sem ter oportunidade de se defender.

A morte é o maior de nossos inimigos e nunca podemos prever sua chegada. Por onde ela passa, as flores murcham, o céu escurece e a esperança se corrói. Só restam em mim lindas memórias de você.

E se no mundo real não te posso encontrar mais, é nessas recordações que continuamos nos revendo e matando saudades. Por tudo o que significa para mim, você me faz falta, hoje e sempre. Jamais eu te esquecerei.

Eternamente Mãe

Minha querida mãe, gostava que soubesse como você ainda está presente em cada recanto de nossa casa. E mais importante, como você ainda vive no coração de cada membro de nossa família. Gostava que percebesse a falta que nos tem feito e que, de alguma forma, isso pudesse deixar você feliz.

Seria a melhor homenagem para uma mãe que foi uma verdadeira heroína em todos os momentos de sua vida. Sua força, que não tinha limites, parece que permaneceu entre nós e é isso que nos tem dado ânimo para continuarmos.

É como se o exemplo de dedicação e esforço que você sempre demonstrou, tivesse ficado guardado em algum lugar e fosse transformado agora em palavras, que nos servem de motivação. Eu sei que você diria, se pudesse de alguma forma falar, para nunca desistirmos de nossa felicidade.

E é isso o que também tentarei fazer, pelo amor que nos continuará unindo eternamente.

Eternas saudades, querido avô

Faz parte das leis da vida humana os mais velhos terem de partir, mas quando passamos por uma situação assim custa muito ter de aceitar essa realidade. Já foi há algum tempo que você faleceu, querido avô, mas as saudades ainda apertam e sufocam meu coração.

De você guardo as melhores memórias. Recordo como foi importante ter um avô carinhoso na minha vida, que me viu crescer em todos os sentidos. As histórias maravilhosas que contava todos os dias jamais serão esquecidas.

Você foi uma verdadeira lição de sabedoria para todos nós e para mim haverá sempre um grande orgulho pela oportunidade que tive de conhecer você. Perdemos um pai para toda a nossa família. Perdemos um líder conselheiro e oportuno em todas as ocasiões.

Sua ausência hoje em dia tem um sabor muito amargo e a minha vida nunca mais será a mesma. Quanto ao meu amor por você, esse se manterá eterno.

Saudades eternas, meu irmão

Meu irmão, como sinto a sua falta e todos os dias, a toda a hora, procuro aquele pedaço de mim que você levou embora quando partiu para sempre. Hoje é o dia de homenagear os irmãos e tudo o que eu queria era poder felicitar você. Abraçar e beijar você uma vez mais e dizer que o amo muito, que sempre o amei, mesmo quando brigávamos.

Hoje lhe presto homenagem com o silêncio, com estas lágrimas de dor e as saudades que nunca vão calar, passe o tempo que passar!

Todo o dia respiro saudades suas, Pai

Meu pai, este é o dia em que a sua falta se faz ainda mais presente, pois daria um mundo para hoje poder voltar a abraçar você e lhe desejar um feliz dia dos pais. Mas você não está mais entre nós, você partiu e nesse nosso último adeus meu coração se quebrou para sempre. Todo o dia respiro saudades suas e recordo nossas histórias com carinho.

Meu amor por você não terá fim, meu pai, e não apenas em dias como este, mas todos os dias da minha vida, eu lembrarei de você com eterna saudade!

Você me faz falta, meu pai

Meu querido pai, embora você já não esteja mais entre nós, ainda penso muito em você. São lembranças de como ficava do meu lado, escutando pacientemente minhas preocupações de criança.

São memórias dos conselhos sempre importantes que me deu, ao longo de minha juventude. De todos os momentos que passamos juntos, guardo as melhores memórias.

Foram tantas as alegrias que você me proporcionou que eu me considero um afortunado pela vida que tive. A mesma vida que deixou de fazer sentido, quando você partiu.

Hoje meu mundo é mais triste pela falta que você me faz. Nossa família não é mais a mesma, pois todos estamos inconformados com esta perda.

No entanto, prometi a mim mesmo que tentaria honrar sua morte, por praticar os valores que você me inculcou.

Poderei eu um dia, ser um pouco do grande homem que você foi? Que eu possa honrar sua história de vida que nunca terá fim. Meu amor por você é eterno, querido pai.

Um Pai Maravilhoso

Sinto tanto sua falta, meu pai! Dava tudo para ter seu abraço uma vez mais. Ninguém está preparado para a perda, mas confesso que nunca lidei da melhor forma com sua partida para o céu.

Você será sempre o melhor pai que algum filho pode ansiar, porque nunca me faltou seu carinho, suas palavras de conforto, seu amor, e acima de tudo seus ensinamentos. Devo tudo a você, meu pai tão adorado! Um dia vou voltar a encontrar você. Até breve!

Você vive em meu coração

Já passou algum tempo desde que você partiu. No início a dor era tão aguda que era difícil pensar em outra coisa, mas era triste lembrar de você com dor, com a dor do luto. Hoje, penso todos os dias em você, mas aquela dor virou saudade, a dor já não é aguda, mas continua latente.

Eu espero pelo dia que a sua lembrança virá acompanhada apenas de um sopro morno de saudade e do amor que se mantém vivo em meu peito. Você é e sempre será parte de mim, e estará sempre dentro do meu coração. Quando penso em você tento afastar a dor com o seu sorriso que me vem à mente.

Quero lembrar de você feliz, e quero que a sua lembrança me traga também a felicidade dos tempos que eu tinha você ao meu lado. Espero que você esteja bem voando entre as estrelas!

Saudades eternas de quem partiu

O tempo da revolta e do desespero passou, mas a saudade veio para ficar. Hoje recordo você com tristeza, mas também paz no coração. Sei que esta separação é apenas temporária, e que um dia nos havemos de reencontrar.

Mas acima de tudo, sinto gratidão e alegria por ter feito parte da sua vida. Todas as lembranças que guardo de você me enchem de orgulho e conforto, e dão algum alívio a estas saudades eternas que sinto.

As saudades que eu tenho de você, meu pai

Tenho saudades do seu abraço, meu pai, de todos os conselhos que só você sabia dar e de me sentir protegida por não estar sozinha em casa.

Sinto falta dos lindos momentos que sempre passávamos em família e que agora não acontecem mais. Você partiu e as dores da sua ausência parecem não ter fim. Está difícil seguir em frente, mas vou continuar tentando.

Enfrentarei a tristeza com todas as forças, imaginando que você está olhando para mim.

Um brinde de aniversário para quem partiu e deixou saudades

Hoje você estaria completando mais um ano de vida. A saudade cresce ainda mais nestas datas especiais, mas hoje, não quero falar de saudade. Quero apenas propor um brinde à pessoa maravilhosa que você sempre foi. Tenho certeza que o céu está em festa para comemorar seu aniversário.

Saiba que a saudade que sinto é enorme e que queria muito poder celebrar este momento ao seu lado. Espero que possa sentir a energia que estou mandando para você neste seu aniversário. Sinto muito sua falta!

Você Nunca Vai Partir

Você partiu cedo demais. Levantou voo deixando saudade no coração de todos. Sinto muito sua falta, querido sogro! Devo dizer que aprendi muito ao longo de todo tempo que compartilhamos experiências, histórias e frases soltas.

Na verdade, desde cedo reconheci qualidades maravilhosas em sua pessoa. É por isso e muito mais que você nunca vai desaparecer totalmente: seu nome vai sempre viver em minha palavra e memória. Até sempre!

Saudades de um filho maravilhoso que se foi

Meu filho, você se foi… Cedo demais Deus pediu que você regressasse à condição de anjo. Hoje eu me alimento de saudades suas e na lembrança do filho maravilhoso e exemplar que você foi eu encontro algum conforto.

Leia também:  Como ajudar um pássaro com a asa quebrada: 13 passos

Meu filho, dói muito a sua ausência, o saber que jamais vou voltar a ver seu sorriso, que jamais vou ouvir sua voz. Mas mesmo já não estando entre nós, para sempre será meu filho, e para sempre amarei você!

Você me faz muita falta, minha avó

Não são apenas saudades que sinto. A cada dia que passa eu percebo como você me faz muita falta, até mesmo em coisas pequenas.

O seu jeito de sorrir e a forma preocupada como sempre dava seus conselhos são coisas muitos especiais que guardarei eternamente no meu coração.

Você foi a melhor avó que eu poderia ter encontrado e se hoje me sinto triste, é por já não ter oportunidade de viver mais momentos inesquecíveis ao seu lado.

Com muitas saudades

Você se foi, para sempre. O seu corpo desistiu da sua alma, e todos os que amam você deixaram de ter o privilégio da sua companhia.

Mas entre nós você se mantém presente, através do amor e da saudade que deixou no coração daqueles que amavam você. E nas minhas memórias você continuará vivendo, e na minha saudade estará eternamente presente!

Mãe que parte, vive para sempre no coração dos filhos

Mãe é ser, essência e amor que são insubstituíveis. Mãe quando parte deixa para trás um vazio impossível de preencher, e uma saudade que eternamente será sentida.

Mas uma mãe a quem dizemos o último adeus jamais desaparece definitivamente, pois para sempre ela vai estar presente na forma viva dos seus filhos. Mãe que parte para outro mundo, fica para sempre viva no coração dos seus filhos, e é lembrada e homenageada através das suas vidas, do seu amor, da sua saudade!

Saudades eternas de uma mãe

São uma tristeza e uma saudade infinitas as que ficam depois que dizemos o último adeus a uma mãe querida.

A minha se foi, cedo demais, e junto com ela levou uma grande parte de mim! Comigo ficou a saudade, e um buraco no coração, um lugar vazio físico e metafísico, uma carência que companhia ou carinho alguns jamais sanarão.

As recordações do seu amor, da sua paciência, dos momentos vividos em conjunto, povoam meu pensamento, me empurrando ainda mais forte contra os braços terríveis dessa saudade incurável!

Mamãe querida, você se foi, seu corpo desistiu da sua alma maravilhosa, da sua sublime essência, mas para sempre você viverá através de mim. Eu te amo, eu para sempre te amarei! Enquanto meu corpo não desistir de mim, eu viverei para honrar você, na saudade de você, todos os dias recordando você!

Como fazer uma homenagem póstuma em datas especiais?

Despedir-se de alguém querido nunca é uma tarefa fácil. E mesmo que a pessoa já tenha partido há algum tempo, sua memória sempre estará viva entre aqueles que o amaram, principalmente em datas especiais, como Finados, aniversário, casamento e assim por diante.

Para não passar essa data em branco, a homenagem póstuma é uma ótima escolha, ajudando a lembrar aqueles que lhes são importantes e que fizeram (e fazem) parte da sua história de vida.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

Homenagem póstuma: o que é, qual a importância e quando fazê-la?

A homenagem póstuma, como o próprio nome indica, é toda e qualquer celebração feita em lembrança à alguém que já partiu. Ela pode ser tanto realizada durante o velório e o sepultamento, como depois de anos, em momentos especiais para a família e os amigos.

Realizar uma homenagem deste tipo é algo muito importante porque ajuda a manter vivo os laços de amizade, de amor e de carinho entre as pessoas, além, é claro, de demonstrar a importância daqueles que partiram.

A ideia não é relembrar a dor da perda, mas sim celebrar a existência de quem lhe foi importante, recordando os bons momentos vivenciados juntos, as preferências de quem partiu e até os ensinamentos que foram deixados.

A homenagem póstuma pode ser feita em diversas ocasiões, como dia de Finados, casamento de um ente da família, aniversário de quem faleceu, aniversário de casamento e assim por diante. A ideia é ajudar os que ficam a lidarem melhor com a perda e com o luto.

Dicas de homenagem póstuma para várias datas

Como você viu, uma homenagem póstuma pode ser realizada em diversas datas e por qualquer pessoa que tenha tido algum tipo de relacionamento com o falecido, como familiares e amigos. Veja algumas ideias para datas especiais.

Finados

A data é uma das mais lembradas por quem já perdeu alguém querido. Um costume muito comum é visitar os túmulos e colocar flores nos cemitérios. Mas, você também pode aproveitar esse momento para participar de uma celebração religiosa ou até algum evento do próprio cemitério.

Muitos cemitérios aproveitam essa data para celebrar a lembrança daqueles que partiram, com uma programação especial que inclui chuva de pétalas, presença de coral, balões e muito mais. Participar desses momentos pode ajudar você a passar essa data de forma diferente e relembrando àqueles que partiram.

Para os que foram cremados, esse pode ser o momento de fazer uma visita ao columbário ou até de modificar o ambiente onde a urna se encontra. Se as cinzas foram aspergidas, você poderá visitar o local onde elas foram dispersas, por exemplo, e fazer uma homenagem silenciosa, como incluindo flores, fotografias ou fazendo uma pequena prece.

As famílias que perderam um ente importante podem aproveitar essa data para se reunirem, organizando um almoço ou jantar em memória do falecido e aproveitar o momento para relembrar boas histórias.

Casamento

Os casamentos são momentos importantes para quem perdeu um familiar ou amigo importante – e muitos noivos aproveitam essa celebração para realizar uma homenagem póstuma.

No caso dos noivos que perderam um dos pais, é possível resgatar a lembrança do familiar já desde o convite. Normalmente, é usada a expressão “in memoriam” para relembrar quem partiu. Mas existem outras possibilidades como usar frases menos formais e mais carinhosas, por exemplo: para sempre na memória, sempre presente ou em nossos corações.

Durante a cerimônia, a pessoa que partiu também pode ser lembrada em pequenos detalhes, como usando fotografias na decoração, mensagens especiais ou até reservando um lugar específico para quem lhe foi importante, com uma fotografia ou um item pessoal representando quem faleceu.

Outro detalhe que tem sido muito usado é incluir itens pessoais no próprio vestuário. Noivas que perderam a mãe ou a avó, por exemplo, podem usar joias de família ou outros detalhes que relembrem a pessoa.

Aniversário

Normalmente, o aniversário de quem faleceu é uma das datas mais difíceis para os que ficam, já que é difícil não se lembrar de forma mais intensa dessas pessoas.

Mas, isso não significa que essa precisa ser uma data triste. Você poderá aproveitar para realizar uma homenagem póstuma. Por exemplo, levando flores ao túmulo, realizando uma homenagem musical, participando de uma celebração religiosa ou até fazendo uma homenagem mais pessoal.

O aniversário de morte, ou seja, o dia em que a pessoa partiu é outra data complicada. Muitas pessoas optam por algum tipo de celebração de cunho religioso nesse momento, como celebrando uma missa em memória do falecido.

Porém, se você não é religioso, pode aproveitar esse momento para fazer algo que a pessoa falecida gostava, como assistir um jogo de futebol, visitar um local importante para vocês, entre outras ideias.

Velório

Quem acabou de perder alguém importante, também pode optar por uma homenagem póstuma, de forma a se despedir de maneira mais profunda e até diferenciada.

Hoje, muitas empresas oferecem possibilidades variadas para o velório como:

  • encerramento do velório com chuva de pétalas de rosas;
  • homenagem musical, suavizando o ambiente e lembrando das preferências musicais de quem partiu;
  • carro clássico para o translado;
  • pétalas de flores durante o sepultamento;
  • lembranças de luto para a recordação dos amigos e familiares;
  • buffet completo para trazer mais comodidade à família e aos enlutados.

Outras datas e ideias

Além dessas datas, existem outros momentos em que uma homenagem póstuma pode ser feita, como dia das mães, dos pais, dos namorados, aniversário de casamento, entre outros.

Em qualquer um desses momentos, existem muitas formas de relembrar a memória dos que partiram, sempre buscando algo que tenha relação com a pessoa. Se quem você perdeu adorava futebol, por exemplo, é possível organizar uma partida em memória da pessoa, chamando os amigos.

Outra ideia que tem feito bastante sucesso são as tatuagens, uma maneira muito mais pessoal de se lembrar quem partiu. É possível tatuar uma frase que a pessoa dizia com frequência, uma passagem bíblica, a assinatura do falecido ou criar um desenho que remeta à personalidade de quem faleceu.

Como você viu, existem muitas formas de se fazer uma homenagem póstuma. O importante é sempre pensar em algo que lhe ajude a se lembrar com carinho de quem partiu, vivenciando esse momento com gratidão por tudo o que vocês viveram juntos. Você gostou deste conteúdo? Aproveite e assine a nossa newsletter para receber outras ideias bacanas como estas.

string(152) “”

Celebrar no aniversário da morte? – Lag Baômer

Pergunta: Caro Rabino, Todos os anos no feriado de Lag Baomer, vamos ao parque, fazemos fogueira e assistimos músicas ao vivo, além de participar de inúmeras comemorações.

Nunca entendi isso; devemos celebrar o dia da morte de uma pessoa?

Resposta: Lag Baomer marca o dia de falecimento do grande sábio, Rabi Shimon bar Yochai, que viveu no século II. Rabi Shimon foi o primeiro a ensinar publicamente a dimensão mística do judaísmo e é o autor do Zohar, a obra clássica da Cabalá.

No dia do seu falecimento, Rabi Shimon instruiu seus discípulos para marcar a data como o “dia da minha alegria.”1

Os codificadores da lei judaica marcam o aniversário de falecimento de alguém, conhecido como Yahrtzeit, de um dia de introspecção e seriedade, quando os parentes mais próximos do falecido se privam de participar de um casamento2 e alguns tem o costume de jejuar3.

Rabino Shlomo Ganzfried, em seu código abreviado da lei judaica, resume desta forma: É um tempo de inspiração para voltar a D’us, para avaliar suas ações e fazer mudanças em sua vida. Através disto, as almas dos nossos pais terão mérito no mundo superior.4

O mesmo se aplica aos Yahrtzeits dos justos, como o dia da morte de Moshê, marcado por muitos como um dia de jejum e introspecção.

Os cabalistas explicam que o dia de falecimento de uma pessoa é um momento em que a alma é mais uma vez julgada, e seus méritos calculados e então ela é elevada a um nível mais elevado espiritual no céu. Portanto, tornou-se um costume praticar boas ações e estudar obras judaicas em mérito a uma pessoa falecida.5

Não devemos na data do yartzeit de uma pessoa ficarmos tristes e deprimidos; mas sim agir de forma mais positiva marcando a data com boas ações em mérito e benefício daquele ente querido, lembrando também sobre fatos de sua vida que nos servem de exemplo de suas boas ações.6

Mas até o ponto de celebrar? Foi a sua pergunta.

No entanto, Rabi Shimon foi bem específico ao declarar seu pedido pessoal a seus seguidores falando para que se sentissem felizes e celebrassem o dia de sua morte.7 Portanto, não apenas é permitido nos alegrarmos e celebrarmos, como é louvável agirmos desta forma em Lag Baomer.8

No dia do falecimento da pessoa, seu trabalho da vida inteira, boas obras e ensinamentos a elevam a um maior nível espiritual. É um momento em que a alma se reconecta a níveis mais elevados de Divindade, a fonte de vida.

9 O Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson, de abençoada memória, explica que esta é a razão pela qual Rabi Shimon pediu que este dia fosse sempre lembrado como uma data de grande júbilo, o dia da elevação de sua alma.

Leia também:  Como calcular o número de termos de uma progressão aritmética

10

O desejo do grande sábio, Rabi Shimon, é respeitado nas comunidades judaicas em todo o mundo.11

Como Começar Uma Campanha Para um Memorial

Nos dias após o falecimento de um ente querido, é difícil encontrar forças para planejar um funeral ou memorial. Porém, um memorial é uma oportunidade importante para quem ficou assimilar a perda, fortalecer laços e celebrar a vida de quem partiu.

Embora sempre seja importante fazer um memorial, o custo pode ser muito alto. Uma campanha para um memorial pode ajudar a arrecadar os fundos necessários e permitir que as pessoas que amavam a pessoa falecida façam uma contribuição positiva e perene.

Celebre o legado do seu ente querido

Uma campanha para um memorial pode ser realizada por muitos motivos, como preservar a lembrança da pessoa falecida, criar bolsas de estudo ou ajudar parentes a lidar com despesas imprevistas. Ela mantém o legado vivo e, ao mesmo tempo, ajuda a melhorar a vida de outras pessoas.

  • Pesquisas mostram que é particularmente importante para crianças de 1 a 6 anos expressarem o luto após a perda, e para os sobreviventes fazerem algo que tenha significado para eles.
  • O custo médio de um funeral fica entre US$ 6.000 e US$ 8.500, e isso não inclui alimentos e bebidas para os convidados, nem outros detalhes personalizados.
  • Considerando que o norte-americano comum costuma ter menos de US$ 1.000 na poupança, planejar um funeral de US$ 8.000 pode representar uma despesa financeira enorme.

Sete ideias para campanhas memoriais significativas

1. Celebre a vida e ajude outras pessoas

Você pode celebrar a vida de alguém que se foi ajudando outras pessoas.

A Gina Montalto Memorial Foundation, por exemplo, foi criada pelos pais da Gina depois da sua trágica morte no tiroteio da Marjory Stoneman Douglas High School em Parkland, na Flórida.

Desde então, eles arrecadaram mais de US $400.000 para ajudar estudantes a pagar faculdade, além de outras causas importantes para Gina.

2. Ajude uma família no período difícil de luto

Se você conhece uma família que sofreu uma perda trágica recentemente, ajude a cobrir o custo de um memorial ou funeral.

Quando a família Trinidad sofreu um terrível acidente de carro que matou 5 pessoas e deixou apenas um sobrevivente, sua comunidade se uniu para arrecadar cerca de US$ 200.

000 para as despesas finais e o apoio adicional necessário para Mary Rose, a mãe que sobreviveu ao acidente, mas teve ferimentos graves.

3. Financie a esperança de uma cura e atenue o sofrimento

Muitas campanhas para memoriais têm o objetivo de arrecadar fundos para financiar a pesquisa e ajudar outras pessoas a enfrentar a mesma condição.

Maddie criou a Carroll Freeman Memorial Foundation depois que seu pai se suicidou, após lutar contra a depressão e o alcoolismo.

Para aumentar a conscientização sobre as lacunas nos cuidados com a saúde mental e apoiar indivíduos como seu pai, Maddie arrecadou mais de US$ 8.000 para ajudar pessoas que precisam de tratamento.

4. Crie um fundo para uma bolsa de estudos

Financiamentos de bolsas de estudo podem homenagear as paixões da pessoa falecida, garantindo que os estudantes necessitados possam continuar seu legado educacional. Em homenagem à aluna de Harvard Courtney S.

Blair, a família dela criou uma bolsa de estudo que concederá três bolsas de US$ 1.000 por ano para formandos do segundo grau das escolas públicas de Gwinnett County.

Para saber como iniciar uma campanha de bolsa de estudos, consulte: Como iniciar o financiamento de uma bolsa de estudos em homenagem a um ente querido.

5. Apoie a causa favorita de um ente querido

Financie um memorial para arrecadar fundos para a causa que era mais importante para seu ente querido.

Se a pessoa defendia o meio ambiente, por exemplo, pense em como criar uma campanha memorial que forneça recursos a organizações que protegem o planeta, lutam contra o aquecimento global ou preservam espécies ameaçadas de extinção.

Se a pessoa era professora de ciências, você pode começar uma campanha memorial de apoio à educação científica de jovens e crianças ou oferecer estágios científicos para estudantes universitários de primeira geração. As possibilidades são infinitas, assim como as causas.

6. Crie um tributo duradouro

A pessoa querida gostava muito de um parque ou espaço público específico? Em caso afirmativo, crie uma campanha de memorial para fazer um tributo nesse local.

Você pode arrecadar fundos para um banco, uma estátua, uma árvore, um jardim, uma pequena biblioteca pública ou outra melhoria no espaço que comemore a vida da pessoa.

Homenagear uma pessoa querida com algo que fique para sempre na comunidade, como um banco de parque, uma placa ou uma árvore celebra a vida dessa pessoa, Essa escolha está se tornando cada vez mais comum, em vez do serviço funeral tradicional.

7. Pagamento de débitos pendentes

Lidar com a morte de alguém que você ama é devastador, e descobrir que a pessoa deixou para trás uma dívida substancial pode aumentar ainda mais o estresse.

Pagamentos de hipotecas, financiamentos residenciais e até mesmo empréstimos estudantis e dívidas no cartão de crédito não desaparecem depois que alguém morre.

Nesta campanha em particular, fundos foram arrecadados para ajudar a quitar a dívida do empréstimo estudantil pendente que não foi perdoado.

Diminua o ônus financeiro: comece uma campanha para alguém que você conhece

Se quiser intervir e ajudar um amigo ou familiar que perdeu um ente querido, você pode criar uma campanha de crowdfunding para um memorial para essa pessoa.

Assim, ela pode se concentrar em lidar com o luto e não precisa se preocupar com o tempo, a energia ou o conhecimento necessários para criar uma campanha de memorial, já que você vai cuidar disso.

Ter alguém que tome essas providências pode ser um grande alívio.

Veja aqui alguns fatores que você deve considerar ao começar:

  • Pergunte do que a pessoa mais precisa e forneça aos doadores uma lista na página da campanha. Se a pessoa só precisar de dinheiro para cobrir as despesas gerais do funeral, informe isso também aos doadores.
  • Inclua o máximo possível de informações sobre as circunstâncias e o quanto o apoio deles é importante.
  • Inclua muitas fotos das pessoas aproveitando a vida.
  • Não se esqueça de explicar sua relação com o beneficiário da campanha e como você planeja obter fundos para ele, para preservar a transparência da sua arrecadação.

Homenageie um ente querido hoje mesmo

Ao criar uma campanha para um memorial de acordo com uma das sugestões acima ou descobrir seu próprio jeito de celebrar seu ente querido, você pode encontrar conforto em meio à tragédia. O crowdfunding para memoriais ajuda você a assimilar a perda da pessoa falecida. Se ainda não tiver começado uma campanha gratuita para um memorial, faça isso hoje mesmo.

Comece uma campanha para um memorial

A festa tem que continuar

Por Laura Capanema

Um ano depois da morte de Gabriel veio o primeiro Tributo ao Iel: “As pessoas perguntam se depois de perder um filho ainda dá para dar festa, se dá pra ser feliz. Tenho certeza que sim, embora de uma forma diferente”, diz Cynthia de Almeida

Me encontrei com a Cynthia pela primeira vez em dezembro de 2015, quando enfim conseguimos driblar a correria habitual de fim de ano com um almoço não menos corrido. Apesar de sermos colegas de profissão, somos de gerações diferentes e nunca havíamos nos cruzado.

Quando comecei a trabalhar em redação, há seis anos, ela já havia entrado em uma segunda fase, “não só da carreira, mas da vida”, como ela mesma diz.

Um período de mudanças orgânicas que sucederam um marco que desalinhou as órbitas e desviou os rumos daquela sonhada família-margarina que parecia evoluir bem: em 2001, Gabriel, o Iel, o filho do meio (ela é mãe de três), morreu em um acidente de carro.

Cynthia nunca se paralisou. Ela carrega as cicatrizes da tão estigmatizada “pior dor do mundo” – a da mãe que enterra o próprio filho –, mas sobretudo protagoniza um enredo de alegria.

A escolha em seguir celebrando a vida do Iel e de continuar a caminhada com passos firmes e largos, fez com que ela fosse além. Muito além.

E foi por isso que a gente se encontrou: alguém precisava contar essa história.

No início questionei se a melhor pessoa a fazê-lo não seria ela mesma. Mas logo saquei: ela não queria escrever. Embora falasse do passado com amor, transformar memórias tão duras em texto poderia ser, sim, doloroso. Como disse Hemingway, “escrever é sangrar”.

De fala firme, jeito animado e alma leve, Cynthia transmite uma sabedoria rara, uma expertise de quem aprendeu com a dor o que poucos percebem com a vida: de que não temos certeza de nada e nem controle de tudo, mas sempre será possível fazer uma boa limonada. E isso, quando você aprende, você transcende.

No fim daquele primeiro encontro em um restaurante, algo inesperado aconteceu. O Pedro, seu filho mais velho, sentou-se despretensiosamente numa mesa ao lado, sem se tocar que estávamos ali.

Logo fomos falar com ele, claro, mas fiquei com a sensação de que coincidências nem sempre são meras coincidências – enquanto ela falava da perda de um filho, o irmão dele surgia no mesmo lugar. De repente, a ausência era presença, a morte era vida e o vazio era cheio.

Na nossa segunda conversa, um mês depois, Cynthia falou por duas horas e me disse uma coisa que muito tem a ver com essa ideia: a gente sempre deve tentar seguir pelo caminho do belo – e não do trágico.

Depoimento:

“O Gabriel estava eufórico com a chegada dos seus 20 anos. Já tinha comemorado com os amigos, já tinha celebrado com as duas avós, mas ele ainda queria ir com a gente a uma churrascaria. Ninguém aguentava mais comer e de repente surgiu na mesa um bolo.

Desespero! ‘Mas quem pediu isso?’. Devia ser a quarta sobremesa só daquele dia! A namorada, a Dea, assumiu a ‘culpa’ e eu me calei para não estragar a festa.

Mas depois ela me contou que fora ele quem discretamente pedira para o garçom trazer o bolo no fim do jantar…

O Iel era mesmo esse tipo de pessoa: a que encomendava o próprio bolo, ou mais de um bolo. Ele sempre fazia mil aniversários – com a minha família, com a do pai dele, com a turma na balada. Cada ano rendia, no mínimo, três ou quatro celebrações.

Ele fez 20 anos em 6 de dezembro de 2001 e morreu no mesmo mês. O acidente foi na madrugada do dia 23 para o dia 24, bem na véspera do Natal, o que tornou a história ainda mais dolorosamente trágica.

Ele estava feliz, tinha acabado de passar no vestibular que lhe tomara um ano batalhado de estudos. Ou seja: essas duas décadas representavam o fim de um ciclo. Um fim que acabou sendo o da vida dele.

Foi um telefonema de madrugada, entre 3h e 4h da manhã. O Iel tinha ido a uma festa com um amigo e ainda não tinha voltado. Estávamos dormindo, aparentemente o telefone fixo já havia tocado – naquela época, ninguém ligava primeiro para o celular.

De repente vibrou o aparelho do Wladi, meu marido (ele não é o pai do Iel, mas sempre cuidou dele como um). Eu me lembro bem de ouvir uma pessoa falando do outro lado da linha a palavra ‘acidente’. O Wladi se vestiu correndo e foi lá ver o que era.

Quando ele voltou, tudo na nossa casa e na vida como a conhecíamos já tinha saído do lugar. E o mundo havia parado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*