Como branquear os dentes usando casca de banana: 6 passos

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

Levante a mão quem não gosta de banana? Estas frutas tropicais que fazem parte do nosso dia a dia, estão entre as frutas mais amadas, tanto pela sensação de plenitude que dão, quanto pela facilidade de serem consumidas.
Os benefícios da banana no nosso corpo também são bastante conhecidos: sabemos que, por exemplo, a quantidade elevada de potássio que contém a banana transforma esta fruta em um excelente tônico para os músculos, bem como, é uma arma para prevenir várias doenças.

Não esquecendo de mencionar que também não possui gorduras saturadas e que são compensadas por uma alta ingestão de proteínas, fibras e vitaminas.
Mas se você acha que as qualidades da banana acabam por aqui, você está muito enganado. A casca desta fruta, na verdade, pode ser usada em muitas outras finalidades quotidianas, que irão facilitar a sua vida!

Vamos falar sobre as 9 utilidades mais incríveis desta famosa fruta tropical >>

1) Aliviar a dor de picadas de insetos

Sabia que a casca de banana também possui propriedades anti-inflamatórias? É sim, mesmo se eu espero que você nunca tenha a oportunidade de ter que experimentá-la. Se em vez disso, você é azarado, aplicando a casca de banana sobre a picada, você vai notar que a coceira vai quase desaparecer até sumir de uma vez: a irritação da pele vai se acalmar.

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

2) Dar sabor sabor a pratos especiais

Pense que serve apenas uma casca de banana para dar um toque exótico nas suas receitas. Por exemplo, você pode cozinhar uma carne temperada com aroma de banana.

Como assim? Simplesmente coloque a carne que você decidiu comer em uma panela e cubra com a metade de uma casca de banana. Obviamente, isto depois de lavar a casca com muita atenção.
Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

3) Eliminar calos

Basta fixar a casca de banana no pé com a ajuda de micropore (a polpa virada para o pé), durante a noite e colocar uma meia. Repita esta operação, sempre colocando cascas de banana novas, durante algumas noites, até que os calos não incomodem mais você. Os seus pés irão ficar macios como os de um bebê.

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

4) Reparar os cabelos danificados

A casca de banana pode ser um ótimo ingrediente de beleza! Como você deve proceder: com o liquidificador bata uma única casca de banana e adicione um pouco de água.

Dê à mistura uma consistência de sua escolha (recomendamos não muito aguado) e aplique diretamente sobre os cabelos. Deixe descansar por meia hora e depois enxágue.

Você vai ter cabelos nutridos e luminosos!

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

5) Limpar os sapatos

Lustrar seus sapatos sem poluir o meio ambiente nunca foi tão delicioso! Depois de terminar de comer a sua suculenta banana, você pode usar a parte interna da casca para limpar os seus sapatos.

Os óleos que contêm, transformam a casca de banana em uma escova natural que é capaz de remover marcas e manchas. Para completar o tratamento, lembre-se que após terminar de passar a casca de banana, você deve polir o sapato com um pano de algodão macio.

Agora, você está pode se espelhar em seus sapatos!
Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

6) Atrair borboletas

Claro que este é um conselho estranho, vocês irão dizer…  Sim, mais do que um truque é um jogo muito delicado: mas se você tentar realiza-lo, você dará ao seu jardim um toque de magia.

Corte a casca de banana em pequenos pedaços e os espalhe entre as suas plantas: o seu aroma atrairá suavemente as borboletas da região.
Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

7) Fertilizar plantas

Vamos continuar com o tópico “jardim”, porque as propriedades da banana são infinitas. Você pode inserir a casca de banana nos vasos e os seus componentes minerais vão revitalizar o solo e as plantas. Se a planta for aquática, você deve tomar uma precaução: coloque a casca em um frasco de vidro com solução de água.

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

8) Clarear os dentes

Chegamos na ultima dica, que na minha opinião, é a mais original utilizando a casca de banana. De fato as suas propriedades à transformam em um excelente clareador natural, não agressivo para os dentes. Reutilize a casca de banana, passando-a gentilmente em todos os seus dentes para deixá-los mais brancos e brilhantes.

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

9) Limpar a prataria

Desafio qualquer um a dizer que limpar a prataria é uma tarefa interessante e divertida. Não digam mentiras: dar brilho às nossas bandejas, garfos e facas é um trabalho desgastante que com certeza evitaríamos com grande prazer.

No entanto, se não podemos evitar esta penalidade, podemos usar um truque para facilitar esta tarefa: esfregue uma casca de banana sobre os talheres, deixe agir por alguns segundos e, em seguida, lave.

Eles vão voltar a brilhar sem nenhum problema.

Como branquear os dentes de forma natural – 6 passos

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

Manter os dentes brancos e limpos é uma tarefa diária que temos que cumprir e realizar. Existem métodos rápidos e eficazes de forma eventual, mas sempre baseados em produtos químicos. Conseguir um sorriso perfeito não tem que ser difícil, e em umComo lhe damos alguns conselhos para que você saiba como branquear os dentes de forma natural.

Passos a seguir:

1

Evite certos produtos que impedirão que sua boca permaneça saudável e brilhante como o café, tabaco, gorduras e refrescos. Estes são alimentos que prejudicam o esmalte dental e pioram a sua cor; do mesmo modo, também existem outros ingredientes que são benéficos para conseguir um sorriso mais branco e que é recomendável que os inclua na sua dieta:

  • Vegetais crus;
  • Maçãs;
  • Morangos;
  • Cítricos;
  • Vinagre de maçã;
  • Uva.

Descubra no nosso artigo os alimentos que ajudam a clarear os dentes.

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

2

Você pode aplicar a casca da banana para manter uma boca saudável e brilhante. Ela possui um incrível efeito purificador e branqueador. A sua grande quantidade de minerais e vitaminas possibilitam que o efeito seja natural e nada corrosivo. Pegue na parte interior da casca e esfregue-a pelos seus dentes. Dessa forma, você conseguirá ter dentes brancos.

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

3

Use pasta de dentes feita com morango. Os morangos possuem uma enzima chamada de ácido málico cujas propriedades ajudam a branquear o esmalte dos dentes. Amasse-os até que virem uma verdadeira pasta e com sua escova de dentes, aplique-a como sua pasta habitual.

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

4

Usar bicarbonato é um grande remédio para branquear seus dentes pelo seu alto conteúdo em sódio.

Se tiver manchas, misture-o com suco de limão visto que ambos os ingredientes são ótimos para conseguir clarear o esmalte além de ajudarem a lutar contra o sarro.

Leia também:  Como avisar a um professor que você vai faltar à aula por email

Também se pode misturar com morango, uma vez que esta fruta contém uma enzima ideal para proteger a cor natural dos dentes. Neste artigo de umComo explicamo para você como branquear os dentes com bicarbonato.

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

5

Com uma frequência máxima de 3 vezes por semana, você pode usar água oxigenada para enxaguar seus dentes, este é o maior desinfetante que temos para acabar com os restos de sujeira. Não deixe atuar na sua boca por mais de 30 segundos.

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

6

A sálvia é também outro remédio caseiro para branquear os dentes em casa, visto que se trata de uma planta que se usa como branqueador dental. Para isso, terá que fazê-lo com folhas naturais de sálvia que poderá incorporar na sua rotina de beleza.

Para conseguir melhorar o tom dos seus dentes deverá apenas aplicar a folha de sálvia sobre os dentes esfregando com força para aproveitar ao máximo o seu poder branqueador. Também pode aproveitar os seus benefícios preparando uma infusão de sálvia e enxaguar a boca depois de cada lavagem.

Neste artigo contamos para você como usar a sálvia para branquear os dentes.

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como branquear os dentes de forma natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Uma alimentação saudável ajudará a manter os dentes brancos.
  • Não abuse do álcool e do cigarro.

Clareamento Dental

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

O clareamento dental é uma técnica que se tornou muito popular nos últimos anos devido ao apelo estético por dentes brancos e bem alinhados.

Há, basicamente, duas formas possíveis de clarear os dentes: o clareamento por meio de luzes (Halógena, LED ou Laser) e o clareamento dental caseiro.

Os resultados de ambos os métodos são semelhantes, o que varia é a duração dos procedimentos. O tratamento com luz é bem mais rápido por utilizar um gel clareador bem mais forte que o gel utilizado no clareamento caseiro (Peróxido de Carbamida). Enquanto os ativados por luz proporcionam resultado imediato, o tratamento caseiro leva pelo menos três semanas.

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

Preparação Antes do Clareamento

Antes de branquear, os dentes devem estar os mais limpos possíveis. O ideal é fazer o tratamento logo após uma limpeza dentária, para o que o peróxido entre em contato direto com o esmalte e não com a placa. Se o paciente apresentar cáries ou tártaros, estes devem ser removidos.

Se as raízes dos dentes estiverem expostas estas não vão branquear uma vez que não estão cobertas por esmalte. Se o paciente apresentar restaurações, estas também não vão branquear pelo que possivelmente poderá ser necessário fazer a sua substituição após o branqueamento.

Tipos de Clareamento

Clareamento a Laser

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

Com esse procedimento, os dentes ficam claros em 40 minutos. A boca é protegida por uma máscara de borracha que deixa apenas os dentes à mostra. Em seguida, é aplicado um gel à base de peróxido de hidrogênio, uma substância poderosa que elimina as manchas. O laser é passado dente a dente com uma espécie de caneta que remove os pigmentos.

Moldeira Pré-Fabricada

Em uma moldeira é aplicado um gel de peróxido de hidrogênio, que penetra nos dentes e quebra as moléculas que causam o aspecto amarelado. A moldeira deve ser usada duas vezes ao dia, por 20 minutos, durante uma semana. A desvantagem é que esse tipo de moldeira é fabricada em tamanho único e pode ficar apertada ou folgada, sensibilizando a gengiva.

Molde Individual

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

O dentista providencia um molde sob medida para seus dentes, onde deve ser colocado um gel oxidante. O paciente usa a moldeira em casa, em geral ao dormir, por dez dias. Apesar de ser um tratamento caseiro, ele deve ter a orientação do dentista.

Fitas Adesivas

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

Vendido em farmácias, esse tratamento também é à base de peróxido de hidrogênio. As fitas devem ser aplicadas nos dentes duas vezes ao dia, por 30 minutos, durante duas semanas. Um fator positivo desse tratamento é que as fitas adesivas não entram em contato com a gengiva.

Além disso, se o resultado não for o esperado, elas podem ser reaplicadas. O ponto negativo é que elas cobrem apenas os dentes da frente.

Pincel

Nesse tratamento, o agente responsável pelo clareamento é o peróxido de carbamida. Com um pincel, basta aplicar o gel duas vezes ao dia, durante duas semanas, e reaplicá-lo a cada seis meses.

Pela alta concentração do peróxido, ele age de maneira eficaz e não precisa ser aplicado em todos os dentes.

O problema é que há um certo risco de ingerir o produto – os especialistas ainda não sabem se ele causa ou não danos à saúde.

Cremes Dentais Clareadores

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

As pastas de dente específicas para clarear podem ser usadas diariamente. Até ajuda a clarear, mas o resultado é o mais demorado. Componentes como o bicarbonato de sódio e a sílica são os responsáveis por limpar e alisar a superfície do dente. Esse é o método mais simples e barato.

Cuidados Pós-Clareamento

Clarear os dentes exige cuidados especiais no pós-tratamento e, principalmente, na escolha do método e dos produtos que farão o branqueamento. Alguns produtos, geralmente caseiros, podem atingir e matar a polpa dentária (parte viva do dente), provocando sensibilidade exacerbada e possibilidade de fraturas.

Para manter seu sorriso mais branco e bonito você deve:

  • Escovar os dentes três vezes ao dia com um creme dental clareador.
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva.
  • Usar produtos que contenham flúor, inclusive o creme dental.
  • Evitar o cigarro. Ele é um dos maiores causadores de manchas nos dentes.
  • Dosar o consumo de café, chá preto, vinho tinto, molho de tomate e refrigerantes. Beterraba e frutas vermelhas também mancham os dentes. Escove-os bem após ingerir algum desses alimentos.
  • Se possível usar enxaguantes bucais clareadores.

É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará o monitoramente do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim. Não é recomendado adquirir produtos de clareamento em farmácias e drogarias, pois estes produtos não tem a mesma eficiência daqueles usados pelos profissionais e podem provocar sensibilidade com frio e quente, e nenhum resultado aparente.

Leia também:  Como ancorar um objeto no indesign: 11 passos

Experimentamos 5 formas caseiras de clarear os dentes (o bicarbonato de sódio nos decepcionou)

A chamada escala de cores Vita reúne um total de 16 tons que um dente pode ter, do mais claro ao mais escuro. Os cientistas descobriram que em casa você pode clarear os dentes em no máximo quatro tons, com a ajuda da pasta dental, fitas de clareamento e uma caneta clareadora, além de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

No Incrível.club não nos atrevemos a escovar os dentes com peróxido, mas decidimos experimentar outros produtos baratos e populares.

Seguindo as instruções, cinco voluntários para o nosso teste provaram métodos diferentes durante uma semana. Os participantes realizaram o experimento por sua conta e risco.

Por isso, como diz um velho bordão televisivo, não recomendamos que você tente fazer isso em casa. Se for clarear os dentes, consulte, antes, um dentista.

Método: É necessário passar a parte interna da casca sobre a superfície dos dentes e deixar por 5 a 7 minutos. Depois, escovar os dentes da maneira habitual. Esse método pode ser usado com frequência. Os minerais encontrados em uma banana ajudam a remover a placa e a preservar a cor natural do esmalte.

A impressão:

“Me senti como uma selvagem, acho que limpavam os dentes desse jeito. A sensação foi ótima: os dentes ficaram limpos.

O desconforto durante o uso foi ficar com parte da casca presa entre os dentes e depois disso, foi preciso escovar os dentes cuidadosamente.

Achei desconfortável ter de comer bananas todos os dias para conseguir a casca, geralmente não faço isso. Infelizmente, não houve efeitos visíveis”.

Polina

Resultado:

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

Conclusão: os dentes ficaram um pouco mais claros, o amarelado desapareceu.

Método: o óleo pode ser usado para enxaguar a boca diariamente (5 gotas de óleo de melaleuca 100% puro diluídas em 1/2 xícara de água).

Para um clareamento adicional do esmalte, você pode escovar os dentes com uma gota de óleo, mas esse método não pode ser usado mais de 1 a 2 vezes por semana.

Devido às suas propriedades antibacterianas, o óleo é usado com sucesso em cosmetologia e na odontologia.

A impressão:

“O primeiro uso de óleo provocou irritação. Durante os primeiros dias, o redor da minha boca ficou com vermelhidão, que demorou para desaparecer. Os lábios e a ponta da minha língua adormeceram por um curto período, mas passou.

Portanto, é melhor primeiro verificar as possíveis reações alérgicas. As vantagens, o óleo é saboroso e refresca o hálito. Gostei do método e posso continuar a aplicar o óleo, mas apenas para fins preventivos. Não notei clareamento”.

Maria

Resultado:

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

Conclusão: esse método é mais eficaz do que o uso de casca de banana, a cor ficou mais brilhante.

Método: Você precisa esmagar uma pílula e usar o pó em vez do creme dental. Como o branqueamento com carvão é um método abrasivo, não é recomendado aplicar o produto mais de duas vezes por semana. Devido à sua alta capacidade de absorção, é muito adequado para a limpeza do esmalte dentário.

A impressão:

“A boca no processo de limpeza ficou com o aspecto de um filme de terror, embora eu soubesse que antigamente era até elegante pintar os dentes de preto. Depois da primeira aplicação, dá para ver que os dentes clarearam um pouco, mas a antiga placa amarela dos incisivos não desapareceu. Vale ressaltar que não desapareceu nem após a segunda ou terceira limpeza.

Não notei diferença visível entre a segunda e a terceira vez. Mas, devido ao fato de que estava esfregando os dentes incisivos com força, a gengiva começou a sangrar levemente durante a terceira vez.

Portanto esse método definitivamente não é adequado para uso frequente. Outra desvantagem: toda a pia e as mãos ficaram manchadas de preto.

Em geral, às vezes isso pode ser feito para deixar o sorriso um pouco mais branco, mas definitivamente não vale a pena aplicar com frequência”.

Natalia

Resultado:

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

Conclusão: O carvão é mais eficaz como limpador de dentes do que como clareador.

Método: aplique uma pequena quantidade de óleo nos dentes antes da escovação. Deixe agir por cerca de 15 a 20 minutos e escove como de hábito. Você pode repetir esse procedimento de duas a três vezes por semana.

A impressão:

“O procedimento com óleo de coco não é fácil. Como aplicá-lo nos dentes e ter certeza de que dura 20 minutos? No final, é um óleo. Fiz algo parecido com um protetor bucal, mas não foi muito agradável. O melhor é usar um protetor bucal usado para clarear os dentes. Infelizmente, não obtive o efeito desejado”.

Elena

Resultado:

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

Conclusão: como se vê na foto, esse método não funciona.

Método: aplique uma pitada de bicarbonato de sódio em uma escova de dentes e esprema algumas gotas de limão. Em seguida, escove suavemente os dentes, pois as partículas do bicarbonato podem danificar o esmalte muito sensível. Esse método não pode ser aplicado mais de uma vez por semana.

A impressão:

“No início, a reação química ativa dos ingredientes belisca e queima bastante os lábios e as gengivas. Além disso o gosto do bicarbonato é ruim. Mas durante a limpeza essas sensações desaparecem.

Os benefícios: os dentes e a cavidade bucal parecem estar muito mais limpos do que depois de um creme dental ou de um enxágue bucal e é agradável. As desvantagens: dependendo do nível de sensibilidade do esmalte, o método pode não ser adequado para todos.

Curiosamente, não notei muito efeito, talvez porque fumo. O resultado desejado só pode ser obtido depois de alguns meses”.

Valeria

Resultado:

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

Conclusão: a julgar pelas fotos, esse método é ineficaz.

Com base nos resultados do nosso pequeno experimento, afirmamos que, se você precisa de um resultado 100% rápido, é melhor entrar em contato com especialistas. Em casa você só vai conseguir um efeito leve, que dificilmente é perceptível. Se quiser experimentar vários métodos seguros, pode tentar, só precisa ser paciente para esperar o resultado desejado.

Você tem algum método que funcione para clarear os dentes? Compartilhe seus segredos

Clareamento caseiro: técnica com casca de banana funciona?

Basta jogar as palavras “clareamento dental caseiro”em um site de busca para que inúmeras receitas branqueadoras saltem da tela do computador. Uma delas garante que esfregar a parte de dentro da casca de banana ou laranja deixa os dentes mais brancos, pois os minerais encontrados nesses alimentos (potássio, magnésio e manganês) teriam esse poder. 

Para Alexandre Bussab, cirurgião-dentista especializado em estética, o efeito dessa técnica é mal interpretado pelas pessoas. “O que acontece é que o atrito dessas cascas fibrosas com a superfície do dente elimina, de forma efetiva, as crostas, os restos de alimentos e a placa bacteriana do esmalte dental, deixando-o com uma aparência mais limpa, mas não mais branca”, diz o especialista. 

O mesmo acontece quando se acrescenta bicarbonato de sódio à pasta de dente. Por ser bem abrasiva, essa substância também dá uma boa limpada na superfície dental, deixando-a com uma aparência mais clara. 

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

O que muitos não sabem é que o constante atrito dessesprodutos com o esmalte dental pode trazer mais malefícios do que benefícios aos dentes.

“O bicarbonato especificamente é um abrasivo altamente potente que, em contato com o esmalte dental constantemente,torna-o mais poroso e enfraquecido.

Assim, ao longo do tempo,o dente vai ficar mais suscetível à cárie, às manchas e àerosão”, diz Alexandre. 

Água oxigenada e língua Entre todas as técnicas caseiras utilizadas para clarear os dentes, a mais efetiva é aquela que usa água oxigenada para fazer bochechos. Como é uma solução aquosa do peróxido de hidrogênio (substância que está entre os componentes do gel clareador utilizado nos clareamentos profissionais), realmente consegue deixar os dentes mais brancos. 

Leia também:  Como capturar um rato sem matá‐lo: 10 passos

No entanto, Alexandre também desaprova seu uso fora do consultório do dentista. “Além da sua concentração de peróxido de hidrogênio ser bem menor do que a dos géis clareadores de consultório, o que torna o seu efeito branqueador bem mais fraco, o uso contínuo da água oxigenada causa glossite que é o endurecimento da língua. E isso vem escrito na bula”, diz o especialista. 

Para Alexandre, sempre que o paciente quiser fazer em casa alguma técnica de cunho estético, preventivo ou curativo, deve antes comunicar seu dentista. “Por mais simples que seja prática, muitas vezes ela é mais perigosa do que parece. Pode resolver um problema momentaneamente, mas causar outros muitos mais sérios para o resto da vida” diz o especialista.  

Como Branquear os Dentes Usando Casca de Banana: 6 Passos

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

Dentista explica o passo a passo de como fazer o clareamento dental caseiro

Especialista em Dentística e Odontologia Estética. Cursos de Toxina Botulínica e Preenchimento orofacial , Lifting não Cirúrgico , curso de Peeling e de dermarroler. Atualização de Endodontia , curso de Escultura dental , Resina Composta para dentes posteriores, participação de 3 Contox e participação do Simpósio de Toxina Botulínica e Preenchimento Orofacial.

Já considerou o clareamento dental como solução? Não estar satisfeito com o sorriso pode atrapalhar em muitos fatores na vida de alguém, como simplesmente sorrir ou ter uma boa conversa com amigos. Na maioria das vezes as pessoas sentem-se incomodadas com a cor, mas isso pode ser revertido com um método fácil: o clareamento dental caseiro.

Você provavelmente deve ter pensado que o procedimento não precisava da opinião de um dentista, não é mesmo? Engano seu. Toda e qualquer mudança que atinge seu universo bucal precisa ser aprovada pelo profissional, mesmo que o tratamento não seja realizado especificamente no consultório dentário.

Acompanhe o passo a passo e explicações da dentista Kalina Diniz sobre como clarear os dentes em casa.

Tudo o que você precisa saber sobre clareamento dental em casa é seu dentista quem responde

Segundo a especialista, o que é feito nesta primeira consulta é de suma importância. “Um exame clínico detalhado para ver se o paciente tem cáries, problemas gengivais, erosão, abrasão”, explica ela.

Para clarear os dentes, o paciente não pode ter nenhuma dessas complicações e antes de passar pelo branqueamento, é preciso tratar de todas elas. Depois disso, na mesma consulta, o dentista inicia a produção da ferramenta necessária para o clareamento dental caseiro, o molde de dente.

“Ele faz o molde superior e inferior para que, sobre os moldes em gesso (cópias das arcadas dentárias), seja confeccionada uma moldeira de acetato”, esclarece a profissional.

Em seguida, o profissional tira algumas fotos iniciais para fazer a comparação de antes e depois do clareamento.

Já na segunda consulta, o dentista ajusta a moldeira na boca do paciente e entrega, junto com o acessório, uma seringa com o gel clareador (peróxido de carbamida 16%) para dar continuidade ao procedimento de clarear os dentes.

Todas essas e demais recomendações sobre clareamento dental podem ser esclarecidas pelo seu profissional de confiança.

Prepare-se para o clareamento dental caseiro

O segundo passo é deixar seu sorriso pronto para receber o clareamento dental.

“É preciso fazer um preparo prévio como profilaxia para limpeza dos dentes e para saúde gengival, assim como eventuais restaurações provisórias, caso algum dente não esteja em condição adequada para receber este tratamento”, orienta Kalina. Dessa maneira, com os cuidados adequados com o sorriso, você alcançará o resultado desejado de clarear os dentes. 

Como fazer o clareamento dental caseiro?

Após todo esse processo prévio, chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer o clareamento dental caseiro. Separe a moldeira e coloque a quantidade de gel clareador indicada pelo seu dentista. Com o acessório já encaixado nos dentes, deixe o produto agir por, aproximadamente, uma hora.

E esse processo do clareamento deve ser feito todos os dias. A duração do tratamento vai depender de como você quer deixar seu sorriso. “Dependendo da cor dos dentes, o clareamento caseiro pode levar de 2 a 3 semanas”, comenta a dentista.

Durante este branqueamento, toda semana são feitas consultas com o especialista para acompanhar a eficácia e ocorrência de possíveis efeitos colaterais.

Clareamento dental feito em casa também precisa de cuidados após o procedimento

Para manter o efeito White depois do clareamento, é importante praticar algumas medidas durante a sua rotina. Kalina explica a principal: “Escovar ou enxaguar os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas”. Entre 6 meses a dois anos do clareamento dental, um retoque poderá ser necessário.

E essa manutenção vai variar de acordo com os hábitos do paciente e sua saúde bucal. “Pessoas que fumam ou consomem muitos alimentos pigmentados poderão necessitar mais cedo de uma manutenção, que geralmente é feita em duas ou três noites de forma caseira ou uma sessão no consultório”, destaca ela.

Por fim, use produtos de higiene bucal que fortaleçam ainda mais o branco do seu dente, como cremes dentais específicos para esses casos de clareamento dental. 

Lembrando que não se deve fazer uso de procedimentos caseiros sem orientação profissional, como o uso de bicarbonato de sódio ou cascas de laranja sobre os dentes. Procedimentos como esse, além de não trazer o efeito desejado, pode provocar manchas e enfraquecer o esmalte dos dentes.

Siga o passo a passo para o clareamento dental caseiro

  • 1) Vá ao dentista e converse sobre a possibilidade do clareamento dental caseiro.
  • 2) Em seguida, o profissional vai realizar um exame visual para saber se seus dentes estão prontos para receber o produto clareador.
  • 3) Antes do clareamento, o dentista fará uma profilaxia dentária.

4) Em casa, com a moldeira e o gel clareador, você dará início ao procedimento, realizando-o todos os dias por uma hora.

O tratamento costuma durar, em média, três semanas.

  1. 5) Depois disso, cuide bem do seu sorriso realizando uma boa higiene bucal e evitando o contato de alimentos e bebidas pigmentadas com seus dentes.
  2. Este artigo tem a contribuição do especialista:Kalina Diniz – Dentística e Odontologia EstéticaSão Paulo – SPCRO-SP: 110560
  3. Atualizada em 28/12/2018

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*