Como bloquear emails de spam no gmail: 12 passos

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 Passos

Saber como fazer e-mail marketing é essencial para enviar os melhores conteúdos e ofertas para sua audiência. É preciso entender como nutrir o público sem ser invasivo, o contrário do que acontece com quem dispara spam.

Qual a diferença entre spam e e-mail marketing?

  • Muitas pessoas geralmente associam e-mail marketing com SPAM, mas existe uma grande diferença entre ambos: a permissão de quem recebe o e-mail.
  • No SPAM, os e-mails são enviados a milhares de usuários sem a permissão destes, o que incomoda, pois ocupa espaço na caixa de e-mail com informações que na maioria dos casos não são interessantes para pessoa que recebe o e-mail.
  • No e-mail marketing, os e-mails são enviados com o consentimento do dono da conta, ou seja, o destinatário quer receber seus e-mails, o que significa uma audiência interessada no que você tem a expor.
  • Obviamente, criar uma grande lista de e-mails com pessoas interessadas demora mais tempo do que simplesmente usar um software que mande milhares de e-mails sem a autorização das pessoas, mas apesar de ser comum, a técnica de spam por e-mail é fortemente desencorajada, pois para cada cliente conquistado, existirão milhares de pessoas que ficarão insatisfeitas e verão sua marca como spam.
  • Por outro lado, mesmo necessitando de mais esforço, o e-mail marketing tem diversas vantagens.

Vantagens do E-mail Marketing

Agora que você já sabe a diferença entre as duas práticas, precisa conhecer as vantagens do e-mail marketing. Na verdade, estes são mais do que bons motivos. Os benefícios do e-mail marketing são:

  • maior visibilidade: de acordo com o IBGE, o principal motivo de acesso à internet no Brasil é o e-mail. Ou seja, se uma pessoa se conecta à internet é bem provável que ela vá checar seus e-mails. Nesse caso, é um ótimo negócio ter sua marca divulgada em um lugar onde certamente o cliente irá olhar.
  • possibilidade de segmentação: quando uma pessoa se cadastra para receber seus e-mails, podemos pedir informações adicionais para mandar conteúdos diversificados por grupos de idade, localidade ou grupos de interesse.
  • convite à interação: com um simples clique em um link na mensagem do e-mail as pessoas podem visitar seu site, responder seu e-mail ou solicitar a exclusão da lista.
  • maior agilidade: é possível enviar milhares de e-mails em segundos e também é muito fácil medir o resultado de sua campanha de e-mail marketing, utilizando links e parâmetros exclusivos nas mensagens por e-mail, por exemplo.
  • boa relação custo X benefício: o custo para enviar e receber e-mails é quase zero e o retorno de uma campanha séria de e-mail marketing pode ser muito grande, pois é criada uma relação de credibilidade entre a empresa e o cliente.

Como fazer e-mail marketing em 9 passos simples

Entenda como montar um e-mail marketing em passos simples. Agora você já sabe que os benefícios são vários, mas é preciso atentar para algumas dicas a fim de ter uma campanha de sucesso de e-mail marketing.

Veja como fazer para o e-mail não cair no spam:

  1. envie mensagens não comerciais: não encha a caixa de e-mail dos seus assinantes apenas com propagandas. Ofereça informações úteis para que assim as pessoas gostem de receber seus e-mails e quando você enviar alguma propaganda, já terá a simpatia dos leitores.
  2. apresente algo interessante já de início: inicie os seus conteúdos apresentando as vantagens logo de cara, como artigos, gráficos, livros virtuais, ferramentas, etc. Não fique apenas na promessa, prenda a atenção das pessoas o mais cedo possível e mostre credibilidade.
  3. ofereça algo impressionante gratuitamente: esta é uma ótima maneira de atrair as pessoas. Ofereça alguma ferramenta, brindes, artigos ou qualquer coisa que possa ter valor para os visitantes do seu site. Você não precisa fazer isso sempre, mas é um gatilho que pode intercalar com suas demais estratégias.
  4. faça um planejamento editorial: crie uma lista de temas que possam atrair sua audiência. Seja estratégico para abordar assuntos que não só informam, mas que também cumprem com seu objetivo de vender seus produtos/serviços.
  5. mantenha a frequência, mas não seja invasivo: você não pode enviar somente um ou dois e-mails, pois depois pode acabar caindo no esquecimento. Também tenha o equilíbrio para não mandar muitos conteúdos para a caixa de entrada das pessoas e saturá-las de tantos contatos.
  6. priorize mais textos do que imagens: as imagens no corpo do e-mail podem prejudicar sua entrega. Priorize conteúdos em texto e, quando inserir imagens, certifique-se de que ela foi codificada corretamente na ferramenta que faz o envio.
  7. use o termômetro “é relevante? Resolve algum problema do meu público?”: antes de fazer os disparos, pergunte-se se o conteúdo vai sanar dúvidas das pessoas, vai informar algo útil e se está cumprindo com o propósito da sua marca.
  8. monte suas mensagens: ao invés de fazer uma por uma, deixe seus conteúdos preparados com antecedência. Crie uma sequência que faça sentido e que instigue a audiência a continuar acompanhando. Assim, você terá uma visão sistêmica para acompanhar e planejar os próximos passos.
  9. programe os envios: com tudo pronto, é só configurar na ferramenta!

7 dicas de e-mail marketing para não cair na caixa de SPAM

Depois de saber alguns passos simples para fazer e-mail marketing, você também precisa entender como fazer para o e-mail não cair no spam. Afinal, você vai investir tempo e conhecimentos para construir suas estratégias e não quer jogá-las fora por falta de domínio técnico, certo?

Veja como fazer para que o seu e-mail não caia no spam:

1. Escolha o melhor software para e-mail marketing

Existem diversos softwares para e-mail marketing, mas os que posso recomendar são apenas aqueles que tive a chance de utilizar. O primeiro é o Mailchimp, que possui uma parte gratuita e outra paga. Outro software que já tive a oportunidade de utilizar é o LeadLovers.

Em qualquer uma das suas escolhas é importante observar as políticas que estas empresas possuem de tolerância de spam e cadastro de usuários.

Por exemplo, o Mailchimp dificulta muito a importação de e-mails, chegando a exigir detalhes caso você importe muitos e-mails sem que eles tenham se inscrito em sua base.

Outro ponto é que eles podem bloquear a sua conta caso ela tenha uma incidência maior que 0.01% de marcação de spam pelos seus leitores entre outros fatores. É algo crítico, mas nada que preocupe uma empresa/profissional que faça um trabalho honesto e dedicado a satisfação do consumidor.

  1. Para uma ajuda extra com o Mailchimp, você pode se inscrever na Academia de Marketing Digital, do Mestre Academy, onde você vai encontrar uma sequência de aulas ensinando a utilizar esta ótima ferramenta para desenvolvimento de e-mail marketing.
  2. Se você quer fazer automatizações e criar fluxos inteligentes, configurando as etapas em que seu público vai receber seus contatos de acordo como interagirem com o fluxo, precisará de ferramentas mais completas.
  3. A escolha da Mestre para programar seu inbound marketing com fluxos de nutrição funcionais é o RD Station, uma ferramenta da Resultados Digitais com diversos planos disponíveis que você pode conferir aqui.

2. Aumente a sua lista da maneira correta

Como mencionei logo na introdução do artigo, muitas pessoas/profissionais querem um caminho curto para o sucesso. Este caminho parece ser curto quando se compra uma lista de e-mails ou utiliza-se de softwares de spam. 

Este é um caminho que você nunca deve seguir. Primeiro porque a pessoa que receberá o e-mail não está realmente interessada no que você vai enviar. Segundo porque você provavelmente vai cair na caixa de spam deste usuário.

Sendo assim, a minha recomendação é que você aproveite a coleta de e-mails de forma inteligente. Para isto, existem algumas maneiras que vou citar nas próximas dicas.

3. Utilize as caixas de newsletter a seu favor

Bastante utilizadas em blogs e portais de conteúdo, estas caixas ficam normalmente à direita ou no final de cada artigo, sempre com uma chamada para o usuário aderir ao recebimento de e-mails. Um artigo formidável que eu li mostrou isso muito bem:

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 Passos

Alguns exemplos de caixas que você pode utilizar nestas áreas são:

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 PassosComo Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 PassosComo Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 Passos

Como utilizamos na Agência Mestre:

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 Passos

A essência aqui é você entender que precisa testar até encontrar o modelo ideal para seu site!

4. Crie anúncios para atrair o público certo

Com a criação de anúncios, você tem a possibilidade de segmentar campanhas para atingir o perfil de pessoas que desejar. Isso faz com que você possa investir seu dinheiro para encontrar o público ideal. Isso não é ótimo?

Visão | Como livrar-se de e-mails indesejados em 4 passos

O nosso endereço de email é, atualmente, a informação pessoal que mais partilhamos com terceiros, seja com pessoas que conhecemos, em serviços online, em lojas comerciais ou noutros espaços.

Leia também:  Como aliviar o ingurgitamento mamário (com imagens)

Resultado? À margem do SPAM que insiste em encher diariamente a nossa caixa de entrada, recebemos mensagens de pessoas com propostas, mensagens inspiradoras, atividades, convites, vídeos engraçados ou anedotas, e dezenas emails de marketing com ofertas e informações que nem sequer lemos.

O Gmail não tem um botão de bloqueio de emails, mas oferece um sistema eficiente que filtra e apaga automaticamente as mensagens indesejadas.

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 Passos

Abra uma mensagem do remetente que pretende remover da sua caixa de entrada. Clique no botão com três pontos em cima à direita e escolha a opção Filtrar mensagens como esta

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 Passos

Em baixo à direta clique em Criar filtro

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 Passos

Escolha o que pretende fazer com os emails da pessoa que quer bloquear: pode arquivá-lo, apagá-lo ou enviá-lo automaticamente para a pasta Lixo. Todas estas opções removem as mensagens da sua Inbox.

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 Passos

No final escolha Criar filtro. Se por alguma razão quiser remover este filtro, entre em Definições, Filtros e endereços bloqueados. Neste espaço pode editar os filtros que criou ou apagá-los.

Conteúdo originalmente publicado na Exame Informática n.º280 (outubro de 2018)

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 Passos

SpamAssassin Reverso: bloqueio eficiente de spams

Um dos maiores ou até mesmo o maior problema quando falamos de e-mail é o recebimento de spam e vírus, um incomodo enorme tanto para o cliente final como a equipe de ti.

Existem diversas ferramentas para lidar com SPAM e neste post irei comentar uma das mais populares:  amavis e spamassassin, ambas ferramentas open source para proteção eficiente de e-mail.

  • Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 PassosAntes de começar explicar como essas ferramentas em conjunto funcionam, você precisa entender como o spam chega até o seu e-mail e como conseguem encontrar seus dados para envio.
  • Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 PassosPara um spam chegar até a sua caixa postal, você ou se cadastrou em sites que vendem listas de contato, ou não seguiu as políticas de segurança básicas citadas anteriormente, assim tornando seu contato de e-mail publico e dando possibilidades para o spammer enviar e-mail a sua caixa postal, neste caso o spam vem de qualquer lugar do mundo através da internet até seu serviço de e-mail e ele irá avaliar se você vai receber ou não este spam, dependendo da configuração lotando sua caixa de spam ou caixa postal.
  • Para criar este filtro de spam, iremos utilizar o spamassassin, uma ótima ferramenta open source para avaliar o conteúdo dos e-mails e através de pontuações irá deixar ou não passar o conteúdo da mensagem.

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 PassosO spamassassin trabalha com pontuações, quanto menor for a pontuação média, mais fechado estará o seu servidor de e-mail, como exemplo, se o seu e-mail receber 6 pontos no spamassassin, esta mensagem irá cair na caixa de spam, sendo possível alterar até mesmo o assunto para marcar e deixar claro que aquela mensagem foi classificada como spam. Agora se a sua mensagem receber 2 pontos na avaliação, sua mensagem vai cair na caixa de entrada normalmente.

Levaremos em consideração que o seu servidor já está instalado o postfix, spamassassin, clamav e amavis. Sendo que o postfix é o seu serviço de e-mail, clamav seu anti-virus e amavis quem irá gerenciar o spamassassin e o clamav juntos.

Configurando o spamassassin

A configuração a seguir foi aplicada em um zimbra 8.7.11 porem as configurações para qualquer outro serviço de e-mail é a mesma, só alterando apenas o diretório padrão dos arquivos.

Para pontuação do spamassassin você tem n opções, segue um exemplo de arquivo de configuração do spamassassin, no zimbra este será o arquivo /opt/zimbra/data/spamassassin/localrules/sauser.cf porem se estiver utilizando apenas o spamassassin será o arquivo /etc/mail/spamassassin/local.cf :

# Quantos pontos o e-mail tem que alcançar para ser considerado spam required_hits 5.0 # Auto aprendizado auto_learn 1 #Minimos de incidentes para o aprendizado caracterizar como spam bayes_min_spam_num 30 # Pyzor's Config – Desligue o pyzor apenas se souber o que esta fazendo. use_pyzor 1 pyzor_path /usr/bin/pyzor pyzor_timeout 20 # Razor's Config – Desligue o razor apenas se souber o que está fazendo use_razor2 1 # Ativando Bayes Check ( esta opção será necessária caso você queira avaliar o envio ) use_bayes 1 #SpamAssassin's alguns scores padrões: score ALL_TRUSTED -4.000 score DATE_IN_PAST_12_24 2.000 score DCC_CHECK 2.500 score DNS_FROM_AHBL_RHSBL 0 score FORGED_OUTLOOK_HTML 1.500 score HEADER_FROM_DIFFERENT_DOMAINS 2.000 score HTML_FONT_LOW_CONTRAST 2.00 score HTML_IMAGE_RATIO_02 2.000 score RCVD_IN_BRBL_LASTEXT 3.500 score RCVD_IN_PBL 0.905 score RCVD_IN_RP_CERTIFIED -2.500 score T_HTML_ATTACH 2.000 score T_LONG_HEADER_LINE_80 0.500 score T_NOT_A_PERSON 0.500 score T_OBFU_HTML_ATTACH 1.000 score T_REMOTE_IMAGE 2.500 score UPPERCASE_50_75 0.700 score URIBL_BLACK 4.250 score URIBL_DBL_REDIR 1.500 score URIBL_DBL_SPAM 5.000 score URIBL_JP_SURB 5.000 score URIBL_JP_SURBL 5.000 score URIBL_WS_SURBL 5.000 score SUBJ_ALL_CAPS 1.000 score LOTS_OF_MONEY 0.700 score T_HK_MUCHMONEY 0.700 score T_KHOP_FOREIGN_CLICK 0.700 score T_SHORTENED_URL_HREF 0.400 score T_URL_SHORTENER 0.400 score BAD_ENC_HEADER 0.400 score T_UNKNOWN_ORIGIN 0.700 score RP_MATCHES_RCVD -0.000 score BAYES_90 4.300 score BAYES_80 3.500 score BAYES_60 3.000 score BAYES_50 2.500 score BAYES_00 -0.500

Analisando o arquivo, temos que interpretar que ele funcionará através dos pontos que irá adicionar ou remover de acordo com as suas mensagens, assim irá pontuando de acordo com cada item da sua mensagem.

Como agora já sabemos como funciona o spamassassin e como é feita a sua pontuação e avaliação, ficará mais claro para criar o nosso cenário, através desse arquivo, você conseguirá bloquear as mensagens que você recebe como spam, assim filtrando quando você recebe um spam e as caixas postais não vão mais ficar com a pasta de spam cheia.

A necessidade

O principal intuito desse post foi a necessidade de bloquear não só o recebimento conforme configuramos anteriormente.

Foi de analisar o envio, porem alem de analisar e bloquear o envio de spam de um servidor, você deverá avaliar palavras chaves no conteúdo, caso contenha o conteúdo “xpto” no corpo de sua mensagem, ela não será enviada.

Mas agora você se pergunta, o spamassassin não foi feito para analisar mensagens que são recebidas ? Sim, ele foi feito para isto, dai que utilizaremos um conjunto de aplicações para criar uma nova avaliação de mensagem, algo que dei o apelido de:

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 PassosPor que ? Em um servidor que caixas postais são acessadas de diversos  locais diferentes, como computador de casa, celular e etc… Você não irá conseguir ter o controle da segurança dos dispositivos, então caso o computador esteja com um malware, assim que acessar a caixa postal, ele irá roubar a senha e começar disparar spam tanto para a lista de contatos, ou seja as caixas postais do próprio servidor, como para fora, assim colocando seu servidor constantemente em RBL’s e afetando a sua entregabilidade no envio.

OBS: Ao habilitar este bloqueio, você estará bloqueando tanto para enviar quanto para receber, qualquer configuração realizada nos arquivos do amavis e do spamassassin servem para recebimento e envio. As configurações realizadas nestes arquivos podem afetar o funcionamento direto do filtro de spam e anti-virus.

Por padrão, o filtro de spam é apenas realizado quando você recebe uma mensagem e não quando é enviado, neste caso, será necessário realizar uma configuração alternativa no Amavis para começar a verificar as mensagens ao enviar.

Com usuário root, acesse o arquivo /opt/zimbra/conf/amavisd.conf.in ( se não estiver utilizando o zimbra, basta buscar o arquivo amavisd.conf.in ) para habilitar a consulta de spam ao enviar uma mensagem:

# vim /opt/zimbra/conf/amavisd.conf.in … 101 bypass_spam_checks_maps => [] … 117 bypass_virus_checks_maps => [] …

As opções que por padrão vem habilitada, servem para não realizar a consulta dos e-mails internos, ou seja, não irá verificar se os e-mails enviados ou recebidos através da minha rede ( servidor ) contenham spam ou virus, deverá desabilitar esta opção para verificar o spam ao enviar, neste caso, altere  ela com 0 ” zero “.

Após isto, garanta que o seu arquivo de configuração do spamassassin, aquele que configuramos anteriormente, tenha a opção use_bayes.

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 PassosSalve o arquivo e reinicie o serviço do amavis, agora ele já estará alem de filtrar o recebimento, ele irá filtrar o envio. O responsável por isto será o amavis, ele que irá gerenciar as suas mensagens, porem lembre-se, isto dobra o processamento e leitura das suas mensagens, então verifique seu hardware antes de sair aplicando esta configuração.

O filtro duplo já evita que as suas contas enviem spam ou virus para os e-mails da sua empresa ou externo, assim fechando ainda mais seu servidor, sendo possível consultar no log  que a mensagem foi recusada pelo servidor:

# tailf /var/log/zimbra.log Aug 3 19:37:19 zimbra postfix/smtp[6333]: 678831127FEE: to=, relay=127.0.0.1[127.0.0.1]:10026, delay=1.9, delays=0.04/0.02/0.01/1.8, dsn=2.7.0, status=sent (250 2.7.0 Ok, discarded, id=02513-02 – spam)

Bloqueio de palavras especificas

  1. Caso você queira bloquear uma palavra em especifico, por exemplo, uma conta está enviando virus para minhas contas internas e e-mails externos, ao verificar, o conteúdo que está sendo enviado é o mesmo, ou seja, o mesmo e-mail porem sendo replicado milhares de vezes, para contas diferentes.

  2. Neste caso, iremos utilizar o spamassassin, as suas métricas de pontuações para derrubar esta palavra, porem tome cuidado, caso a palavra esteja no meio de outra palavra ela será bloqueada tambem.

  3. exemplo: bloqueando a palavra “test” você estará bloqueando testar, testando, teste etc…
  4. Acesse o arquivo de configuração de pontuação do seu spamassassin e adicione a opção body LOCAL_RULE /xpto/ onde xpto é a palavra que você vai estar bloqueando no corpo da mensagem.
  5. Após habilitar esta opção, deverá dar uma pontuação para esta palavra, neste caso utilize o parametro score LOCAL_RULE 15.000 dando 15 pontos para ela, então ficará da seguinte forma :
Leia também:  Como alterar o fundo em uma apresentação do google

# regra que irá bloquear a palavra body LOCAL_RULE /teste/ … # score de pontuação da palavra score LOCAL_RULE 15.000 …

Reinicie o seu serviço de gerenciamento de spam e os bloqueios de envio e palavras já estarão funcionando corretamente.

Muito bem, agora você já conhece como funciona um filtro de spam, como configura-lo e como otimizar e bloquear ainda mais sua infraestrutura de e-mail, lembre-se de sempre avaliar o que está realizando nesses arquivos, você pode começar a ter ainda mais dor de cabeça ao bloquear tudo na sua empresa, busque sempre analisar todo o cenário e busque seguir as boas praticas informadas no inicio do arquivo antes de sair bloqueando tudo.

Limitações e SPAM

  • O envio de mensagens de email em massa é uma ótima ferramenta, contudo pode gerar lixo eletrónico indesejado ou até fraudulento.
  • Como funciona?
  • Em cada mensagem de boletim informativo, tem a possibilidade de cancelar a assinatura ao boletim e denunciar spam.

Ninguém gosta de receber cartas desnecessárias, e por isso criamos um sistema completo para combater o spam.

Como adicionar um link para cancelar a inscrição

Para adicionar esse link, adicione um bloco de tipo Rodapé ao modelo.

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 Passos

Para fazê-lo, arraste o bloco para a posição desejada.

Se você está criando um modelo em HTML, use o seguinte código:

Você está recebendo esta mensagem porque você se registrou anteriormente como nosso cliente. Por favor, clique aqui se você não quer mais receber nossos e-mails.

Existe um ranking interno especial – varia de acordo com o número de reclamações recebidas. Se receber muitas reclamações dos destinatários – o limite será mínimo e, em seguida, o boletim informativo será bloqueado. 

Se muitos e-mails foram enviados, e não houve reclamações sobre spam, seu limite para o número de emails irá aumentar gradualmente.

Trate a criação de boletins com cuidado, e suas oportunidades de comunicação com os clientes irão apenas aumentar.

Por padrão, você pode enviar 1000 e-mails por dia. Para aumentar o limite, você precisa esgotá-lo completamente em um dia.

Por exemplo, você criou um boletim informativo para 1500 e-mails. O Bitrix24 enviará 1000 deles e o restante ficará na fila. No dia seguinte, o limite aumentará e o Bitrix24 enviará todos os e-mails que estão na fila.

Você pode encontrar as limitações atuais na página CRM-Marketing > Configurações.

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 Passos

Limitações adicionais

Se você enviar um e-mail para um endereço inexistente ou algo errado acontecer no servidor, o e-mail pode não chegar ao recipiente. Tais e-mails são considerados errados.

Caso tenha enviado muitos e-mails errados, o limite não será aumentado.

Prevenimos assim o aumento artificial dos limites através de boletins informativos parar os endereços de e-mail inexistentes.

Isso ajudou Obrigado 🙂 Isso não ajudou Desculpa 🙁

  1. Você poderia nos dizer por que:
  2. Não é o que estou procurando
  3. É muito complicado

► 12 segredos, Checklist e dicas: como fazer Email Marketing

  • Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 Passos
  • Saber como fazer e-mail marketing representa um papel fundamental na conversão de leads em clientes e na construção do relacionamento com eles.
  • Mas para ter uma estratégia de e-mail marketing efetiva é preciso estar atento a diversos detalhes.
  • Quem quer saber como fazer email marketing, precisa ter em mente que, hoje em dia, uma lista de emails que possua potenciais clientes ou possua clientes ativos de uma empresa, é um ativo muito valioso a ser trabalhado.
  • Aquelas empresas que possuem uma boa lista de emails e sabem como fazer email marketing com essa lista adequadamente, utilizando estratégias e boas dicas de email marketing, com certeza conseguem obter resultados interessantes.
  • Um dado importante é que, passa ano sai ano, e muitas pesquisas sobre as tendências de marketing digital apontam o email marketing como uma das 3 melhores ferramentas utilizadas pelos gestores de marketing das empresas, ou seja, ainda é algo que se, bem explorado, gera resultados.

Nesse artigo vou lhe mostrar a importância e as 10 principais dicas de email marketing para usar na sua empresa. Espero, assim, que consiga explorar essa poderosa ferramenta e consiga obter os resultados desejados e melhorar seu desempenho organizacional.

Veja também: O que é marketing digital para sua empresa?

Como Bloquear Emails de Spam no Gmail: 12 Passos

Como fazer email marketing: 10 dicas matadoras

Aproveite nossas dicas de email marketing e veja como esta ferramenta pode trazer excelentes resultados para o seu negócio.

A Importância do Email Marketing

Como citei na início do artigo, o email marketing é uma das ferramentas mais utilizadas pelos gestores de marketing digital, devido ao seu baixo custo e o retorno interessante se bem trabalhado.

Você assim como eu deve receber uma grande quantidade de emails diariamente. Certo?

Isso mostra que cada vez mais as empresas disputam nossa atenção nesse canal, portanto é extremamente importante pensarmos e planejarmos estrategicamente como será a campanha antes de sair executando-a.

Podemos citar como os principais objetivos que as empresas buscam obter com as estratégias de email marketing:

  1. Gerar tráfego adicional ao seu website.
  2. Gerar conversão em vendas dos seus produtos e/ou serviços.
  3. Gerar relacionamento com seus prospects e/ou clientes.
  4. Divulgar conteúdo relevante ao público-alvo.

Acredito que você já percebeu quer não há como fazer email marketing sem criar listas de endereços eletrônicos e trabalhar essas listas em sua empresa, portanto vamos às 10 dicas de email marketing para ter sucesso em seu negócio!

Segredo No 1: Ter a permissão do contato para enviar emails (Opt-in)

O primeiro segredo é um dos mais importantes para ter sucesso é sempre trabalhar com uma base de contatos própria (Opt-in), ou seja, de contatos que realmente desejam receber informações sobre sua você ou sua empresa.

Não faça nunca SPAM!

Além de ser ilegal, é algo que está mais do que comprovado que não gera nada positivo. O correto é construir listas, capturar emails e, para isso, existem muitas maneiras de você conseguir endereços de email válidos.

Como exemplos posso citar:

  1. Formulários de contato no site
  2. Campos de inscrição em newsletter
  3. Landing pages
  4. Campanhas que incentive o cadastro.
  1. Dica de email marketing: Ofereça algo em troca, como um cupom de desconto, um e-book, um material exclusivo a quem fornecer seu email!
  2. Adquirir bases de dados de procedência e qualidade duvidosa só faz com que sua reputação seja prejudicada nos servidores e diminui as chances de suas próximas mensagens serem entregues na caixa de entrada dos usuários, indo direto para o lixo eletrônico.
  3. Isso porque essas bases de contatos apresentam sempre altas taxas de erros e devolução de emails, com os endereços inexistentes e, ainda, porque as pessoas que receberem a mensagem muito provavelmente a classificarão como spam.
  4. Em um próximo artigo vamos detalhar melhor esta etapa de como fazer email marketing.
  5. Não compre listas de e-mails!
  6. Por mais que pareça tentador adquirir uma base com milhares de contatos e sair distribuindo e-mails para toda essa lista, não se deve fazer isso.

Essa ação é considerada SPAM, além de antiética e inconveniente. A empresa spammer (disseminadora de spam) tem sua ação fadada ao fracasso.

Uma vez que os usuários receberem esses e-mails, os sinalizarão como spam e as próprias plataformas de envio punirão a empresa, reduzindo a quantidade de e-mails entregues e até mesmo, bloqueando sua conta, a impedindo de fazer novos disparos.

Outro ponto importante de frisar é o buzz negativo gerado pelos usuários que se sentirem incomodados com o recebimento desses e-mails invasivos, causando prejuízos à marca.

Segredo No 2: Utilize um bom software para realizar os envios

  • Outro ponto que tem um papel importante na entregabilidade do e-mail marketing é a ferramenta de envio a ser utilizada para fazer os disparos dos e-mails de sua campanha de email marketing
  • Investir em uma plataforma conhecida, confiável e de qualidade de envio de e-mail marketing, além de garantir uma melhor taxa de entrega dos e-mails, também  reduz a possibilidade de problemas com a plataforma.
  • As regras de recebimento de email dos servidores de email mudam com certa frequência, os filtros de SPAM estão cada vez mais poderosos e isso significa que se contratar um software que não esteja atento a esses pontos sua taxa de entrega poderá ser ruim.
  • Além de serem empresas especialistas no assunto que podem garantir uma ótima taxa de entrega, você pode usufruir de recursos como relatórios detalhados, pode trabalhar a segmentação dos contatos, entre outros diversos outros.
  • Posso recomendar com tranquilidade que utilizando um dos softwares abaixo para os envios, você não terá problemas com esse ponto.
  • MailChimp (Software em Inglês)
  • LAHAR (Software em Português)
  • E-goi (Software em Português)
  • Aweber (Software em Inglês)
Leia também:  Como bloquear aplicativos no iphone ou ipad: 11 passos

Todos possuem planos gratuitos ou trial que migram para planos pagos conforme sua necessidade de utilização aumenta. E alguns deles, até outras funcionalidades, como automação de marketing e até auxílio no gerenciamento de vendas, como é o caso da LAHAR.

Segredo No 3: Saiba trabalhar com emails personalizados

As vezes me deparo lendo um email que a princípio parece ser de alguém que eu conheço e quando termino de ler os primeiros parágrafos percebo que se trata de um email marketing.

É fácil observar que isso aconteceu porque o email foi personalizado a mim, ele tem uma linguagem pessoal direcionada e não é um texto para um público genérico. A mensagem assim é mais leve, possui uma tom de conversa e faz com que eu sinta que a empresa quer me dizer justamente o que eu preciso saber.

Além da combinação nome e sobrenome, é possível utilizar informações demográficas, socioeconômicas e comportamentais para oferecer diferentes tipos de conteúdos aos diferentes perfis de contatos em uma base segmentada.

Além da personalização no “lado do cliente”, existe também a personalização no lado do remetente, de forma que a comunicação soe mais como “one-to-one” (indivíduo para indivíduo) do que “business to one” (empresa para indivíduo). Para isso, o nome constante no campo “Remetente” passa a ser o de uma pessoa de dentro da empresa responsável por aquela comunicação.

Além disso, não tem como fazer email marketing sem criar um email corporativo, e não usar um genérico, do tipo @gmail, ou @uol, e outros semelhantes.

Veja mais: O que são Landing Pages: Tudo que você precisa saber

Segredo No 4: Defina um título que gere conversão para o email

  1. Devido ao excesso de informações que recebemos diariamente, está cada vez mais difícil (e tende a piorar) de nós conseguirmos prender a atenção das pessoas.
  2. Somos forçados naturalmente a fazer um filtro em tudo que recebemos e normalmente são os títulos a base para definirmos o critério se vamos ler ou não determinado conteúdo de email.

  3. É por isso que é muito importante pensar nos assuntos dos e-mails, para que chamem a atenção do público.

Invista um tempo pensando no título do email que vai disparar.

Ele deve ser um título que desperte o interesse do seu público em abrir seu email, do contrário, por mais que o conteúdo seja de extrema qualidade, não será visualizado.

Segue abaixo algumas dicas de como fazer emails com bons títulos:

  1. Pense em um título persuasivo
  2. O título deve ser claro e conciso, de forma a sobressair-se de todos os demais emails que a pessoa pode ter recebido junto
  3. Se for possível crie um senso de urgência do tipo: “Somente hoje” ou “Apenas as 2 primeiras pessoas”
  4. Faça testes com diferentes opções até encontrar aqueles que geram maior resultado a sua empresa

Saiba mais: Como aumentar minha taxa de abertura de email marketing

Segredo No 5: Elabore um email com conteúdo relevante e interessante

Os melhores resultados de taxa de abertura e clique em links em um email marketing estão totalmente ligados ao conteúdo.

Se o conteúdo do email enviado estiver alinhado com os interesses de quem irá recebe-lo (público-alvo), as chances de sucesso são muito grandes.

É aquela velha questão que se for algo relevante e interessante, as pessoas vão consumir a informação. Nesse ponto é fundamental ter cuidado com a auto promoção da sua empresa ou de algum produto ou serviço, para não perder o elo de comunicação com seu cliente.

  • Estudos mostram que muitas empresas estão utilizando de técnicas de marketing de conteúdo para se relacionar-se com seus clientes, sendo o email marketing, assim, uma ferramenta bem importante para essa divulgação.
  • Produza conteúdo educativo sobre seu negócio, que seu público-alvo queira consumir e com certeza terá sucesso com essa estratégia.
  • Quando você envia e-mails, está se comunicando com pessoas, e nada melhor que fazer essa comunicação da forma mais pessoal e humanizada possível.
  • personalização de e-mails é uma tarefa muito importante e umas das principais responsáveis pelo sucesso do envio.
  • Comece a personalizar seus e-mails com o nome do destinatário e o nome de algum funcionário da empresa remetente, em vez de usar apenas seu logotipo.
  • Você ainda pode incrementar sua personalização de acordo com os dados obtidos no cadastro do usuário, colocando campos de nome ou de cargo, por exemplo.
  • Lembre-se de não ser o único avaliador da qualidade do seu conteúdo, compartilhe com outras pessoas, receba críticas e sugestões sobre ele.

Segredo No 6: Cuide das questões fundamentais na produção do email

Não adiantará em nada seguir todas as dicas de email e segredos revelados nos itens anteriores, se a produção do email não obedecer alguns pontos fundamentais.

Sendo você é uma pessoa técnica ou não, esses pontos precisam ser solicitados a sua equipe ou a empresa responsável pela produção de suas peças de email marketing. Atenção a todos eles!

  1. Design é tudo. Invista em uma peça bonita e atrativa visualmente que irá ajudar na sua taxa de abertura
  2. Deixe bem visível a opção de descadastro (Opt-out), sendo ideal no topo e no rodapé do email
  3. Não utilize CSS, Styles, DIVs e Javascripts, pois a maioria dos webmails e clientes de email tem dificuldade de interpretar esses elementos. O ideal é utilizar HMTL puro e dividir a proporção de texto e imagem em 50% para cada
  4. Não utilize elementos que sinalizam que seu email é um spam como:
    1. Títulos em CAIXA ALTA
    2. O título deve possuir não mais que 50 caracteres
    3. Letras em vermelho claro
    4. Muitos pontos de exclamação!!!!!!
    5. Evite termos de baixa reputação no título como: promoção, crédito, imperdível, teste, free, grátis, clique aqui, consulte-nos ou frete grátis
  5. Insira sempre um call-to-action. Lembre-se que o email marketing é o início do caminho que o usuário deverá seguir. Irei abordar melhor esse importante item no próximo segredo!
  6. Confira SEMPRE se todos os links estão funcionando. Não existe coisa pior que enviar um email marketing que o link para onde o usuário deve ir não funciona
  7. Valide a pontuação do seu email para cair em filtros anti-spam. Existem sites gratuitos que fazem o teste para você como:
  8. Teste o email em diversos programas de email. O uso de softwares para automatizar esses testes como o Email on Acid e o Litmus agilizam e muito o trabalho de testes. Ambos são softwares pagos!
  9. Evite transformar o e-mail marketing em uma única imagem. A maioria dos serviços de e-mail (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc.) bloqueiam todas as imagens do e-mail automaticamente, até que o usuário autorize sua exibição. Além disso, sem nenhum conteúdo textual para indicar do que se trata o e-mail, dificilmente o usuário autorizará a exibição das imagens.
  10. É muito importante entender como fazer e-mail marketing com o uso de imagens, elas o tornam mais atrativo e visual, entretanto é importante que essas imagens sejam otimizadas e distribuídas entre textos, de modo a não prejudicar a efetividade do envio:
  • Adicione a tag ALT: são textos alternativos que aparecem quando, por qualquer que seja o motivo, a imagem não pode ser exibida no e-mail. Esses textos devem descrever de forma bem resumida o conteúdo da imagem.
  • Reduza o peso da imagem: imagens muito pesadas demoram a carregar, o que pode fazer com que o usuário desista de visualizar o e-mail e o exclua. Devido a isso é importante otimizá-las, reduzindo ao máximo seu peso e mantendo a qualidade.

Veja também como criar um cabeçalho de e-mail com Canva.

Segredo No 7: Tenha bem claro bons call to actions (CTA – Chamada para Ação)

É muito importante se fazer algumas perguntas para planejar muito bem os call to actions de seu email. Perguntas como:

  • O que você quer que o usuário faça quando ler o email que você mandou?
  • Quer que ele leia mais informações no seu site?
  • Quer que ele compre?
  • Quer que ele preencha um formulário?
  • Quer que ele baixe um material?

Saber como fazer email marketing é apenas o início.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*