Como beijar com aparelho dentário: 9 passos (com imagens)

by Coifeon 7 fevereiro 2020in Dicas de Saúde

Nem todo mundo gosta de deixar evidente que está fazendo um tratamento ortodôntico. Por isso, para essas pessoas o mais interessante é usar um aparelho invisível, dispositivo que fica totalmente discreto na boca, tornando-se praticamente imperceptível.

Ele é uma excelente opção para quem precisa corrigir a posição dos seus dentes, no entanto, não quer que isso impacte a sua imagem. Como são fabricados em material totalmente transparente, a pessoa que usa esse aparelho dentário não precisa se preocupar com bráquetes, elásticos ou arcos aparecendo quando sorri, porque eles não existem.

Os alinhadores são moldeiras feitas de poliuretano “premium”, elaboradas exclusivamente para cada paciente. As peças são desenvolvidas em um software. Depois disso, as moldeiras são produzidas e enviadas para a clínica, para que o profissional faça os ajustes com o paciente.

Indicação

Os alinhadores oferecem solução para uma ampla variedade de más oclusões. O tratamento com alinhadores invisíveis é recomendado em casos de de mordida cruzada ou topo a topo, overject excessivo e apinhamento.

Antes mesmo de começar o tratamento, o paciente já consegue ver como ficará o sorriso corrigido. Isso porque durante a primeira etapa, chamada de planejamento, o dentista vai escanear a boca do paciente. Após isso, serão confeccionadas as moldeiras responsáveis pelas movimentações dentárias.

Cada peça tem, em média, dois milímetros de espessura e a quantidade delas vai depender da necessidade de movimentação identificada pelo dentista. Cada par de moldeiras deve ser usada de 20 a 22 horas por dia.

Diferencial

A estética e o conforto são as características que diferenciam o tratamento com alinhadores invisíveis. Portanto, as moldeiras transparentes o deixam praticamente imperceptível. Acima de tudo, a possibilidade de retirar as peças facilita a alimentação e a higiene.

Cuidados

A única orientação é lavar o aparelho invisível em água corrente. Não pode ser quente ou morna, para evitar distorções na moldeira. Além disso, é importante guardá-lo em lugar adequado quando não estiver usando.

Continue Reading Como Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens) by Coifeon 5 dezembro 2019in Dicas de Saúde

Para quem passa por um tratamento ortodôntico, não há melhor momento do que o tirar o aparelho, não é mesmo?
Se olhar no espelho com os dentes alinhados e se livrar das constantes manutenções parece um sonho…

Mas, voltar a poder comer amendoins, castanhas, balas e espigas de milho não significa que o tratamento acabou totalmente. Veja abaixo 5 fatos que você vai descobrir assim que tirar seu aparelho ortodôntico:

1. Parece que acabou, só que não

Mesmo com a retirada dos bráquetes e fios do aparelho, é hora de pensar na contenção dos dentes que foram alinhados. as contenções ortodônticas são instaladas imediatamente após a remoção do aparelho e servem para reforçar o posicionamento do dente conquistado durante o tratamento ortodôntico.

Mas isso também não dura para sempre. A maioria dos ortodontistas solicita que os pacientes utilizem suas contenções pelo período de 2 anos, sendo de 6 meses a 1 ano de uso integral (24 horas diárias, removendo somente durante a alimentação e higienização dentária) e mais 1 ano de uso noturno, para dormir.

2. Você vai sorrir o tempo todo

Com um novo sorriso será inevitável parar de sorrir e isso pode te trazer confiança e novos amigos, pelo menos é o que diz um estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo essa pesquisa, o rosto, em especial o sorriso, tem papel significativo e influência direta nas relações sociais e na autoestima.

3. Você pode estranhar seu novo sorriso

Apesar da alegria total, é possível que a pessoa sinta certa “estranheza” para falar ou comer nos primeiros dias, afinal foram anos com dispositivos metálicos acoplados em todos os seus dentes. Há até quem diga que a sensação dos primeiros dias é de ter ficado banguela. Mas não se preocupe, isso é normal e passa logo.

4. E é possível que seus dentes estejam manchados

Sim, e se isso acontecer saiba que é bem possível que a culpa seja sua. Isto geralmente acontece em pacientes que não tiveram uma boa higiene bucal durante o tratamento. E a reversão seria ele procurar um especialista para realizar algum procedimento de remoção das manchas com a colocação de resinas nas áreas afetadas.

5. A higienização bucal não deve afrouxar:

Com a remoção do aparelho ortodôntico os cuidados com a higiene e escovação devem permanecer com a mesma intensidade a fim de evitar cáries, manchas ou gengivites que são prejudiciais a saúde bucal. A única coisa que muda, e deve ser comemorada, é que agora ela voltou a ser menos complicada e não existirão mais pedaços de alfaces que ficarão presos entre os fios do aparelho.

Assuntos relacionados:

Clareamento após a retirada do Aparelho Ortodôntico é indicado?

Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

Use o formulário abaixo para solicitar uma avaliação com um especialista na Coife Odonto mais próxima de você!

Continue Reading Como Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens) by Coifeon 5 novembro 2019in Dicas de Saúde

Como Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens)As famosas borrachinhas dos aparelhos ortodônticos são um ponto a se levar em consideração na hora de iniciar seu tratamento.
Com uma infinidade de cores, se seu aparelho for o convencional, é interessante que você leve em conta alguns aspectos para que não se arrependa depois. Seu estilo de vida, personalidade, suas cores favoritas, por exemplo.

Lembre-se de que a cor escolhida ficará no seu sorriso por um bom tempo, cerca de um mês para quem usa aparelhos fixos tradicionais, período médio para voltar ao dentista e fazer a manutenção.

Vale lembrar que isso deve acontecer em cada consulta, tanto por questões higiênicas quanto a sua função (que é fazer pressão no arco e auxiliar na movimentação dos dentes).

Leia também:  Como aplicar poliuretano em um assoalho (com imagens)

Como você pode perceber, as borrachinhas são usadas com o intuito de melhorar a estética bucal e têm um papel crucial na movimentação dos dentes. Considerando isso, aumentam também a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.

Separamos algumas dicas dos ortodontistas abaixo, confira:

Invista nas cores clássicas

Com tantas opções de cores, é comum ficar em dúvida sobre qual escolher. Em situações assim, a dica é apostar em cores clássicas, que combinam com pessoas de diferentes estilos e em várias situações.

Azul-marinho, preto, verde-escuro e roxo escuro, por exemplo, são opções super versáteis e que ainda valorizam a cor clara do seu sorriso. Elas também são as opções mais indicadas para utilizar em ambientes de trabalho mais sociais.

A cor preta está entre as mais procuradas (e não é para menos, já que conta com muitas vantagens). Além de ser discreta e muito explorada para quem não quer chamar a atenção, ela é fácil de combinar. Assim você pode escolher a roupa que preferir sem grandes impactos nesse sentido.

Tenha cuidado com os tons muito claros

As borrachinhas de cores mais claras, como branca, cinza e tons pastel, geralmente são indicadas para pessoas mais discretas. Afinal elas não se destacam na boca, porém, necessitam de cuidados especiais.

Isso ocorre porque mancham com muita facilidade com o consumo de alimentos pigmentados como café, refrigerante, sucos de caixinha, molho de tomate, cúrcuma e beterraba. Além disso a borracha pode ficar desgastada em função do próprio tempo de uso.

Como consequência, o aparelho adquire uma coloração visualmente amarelada e desagradável. Em casos assim, é indicado diminuir o consumo desses tipos de alimentos e, além disso, higienizar o item com mais precisão logo após as refeições.

Aposte no colorido

Para quem gosta de ousar, investir nas opções coloridas é uma ótima alternativa. Além de destacar o sorriso, essa é uma maneira de oferecer um toque alegre no visual. Vermelho, roxo vívido, azul-turquesa, laranja e Pink são algumas possibilidades.

Os aparelhos invisíveis

Mas, nem todo mundo gosta de deixar evidente que está fazendo um tratamento ortodôntico. Por isso, para essas pessoas o mais interessante é usar um aparelho invisível, dispositivo que fica totalmente discreto na boca, tornando-se praticamente imperceptível.

Ele é uma excelente opção para quem precisa corrigir a posição dos seus dentes, no entanto, não quer que isso impacte a sua imagem. Como são fabricados em material totalmente transparente, a pessoa que usa esse aparelho dentário não precisa se preocupar com bráquetes, elásticos ou arcos aparecendo quando sorri, porque eles não existem.

Use o formulário abaixo para solicitar uma avaliação com um especialista na Coife Odonto mais próxima de você!

Continue Reading Como Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens) by Coifeon 22 outubro 2019in Dicas de SaúdeComo Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens)

Como usar a cera ortodôntica durante o tratamento

Para quem precisa usar aparelho ortodôntico, o receio em machucar a boca é um fator que preocupa. Os bráquetes metálicos, em especial nos primeiros dias, costumam causar incômodo na boca dos pacientes.

A boa notícia é que dá para aliviar este incômodo e proteger os lábios e bochechas de ferimentos com a cera ortodôntica.

Com ela, é possível minimizar os atritos causados pelo aparelho na boca. Mas, como usá-la?

O que é

A cera ortodôntica é como uma massinha flexível, que serve para prevenir e proteger a boca de irritações ou aftas na mucosa bucal nos períodos de adaptação ou ainda, no caso de quebras de bráquetes ou fios, trazendo conforto até que o paciente retorne para a manutenção.

Há disponível no mercado modelos em cartelas, com unidades individuais ou em bastões, que são colocados sob os acessórios. É preciso lembrar de usar apenas a quantidade suficiente para aderir ao aparelho e proteger a mucosa.

Onde encontrar

É possível encontrar a cera ortodôntica em farmácias, ou mesmo com seu dentista, já que alguns profissionais deixam ceras disponíveis para os seus pacientes que estão começando o tratamento ou estão passando por alguns incômodos com o aparelho.

Para seu uso, é apenas importante lembrar da importância da remoção para a higienização do aparelho, bem como a retirada antes das refeições.

Use o formulário abaixo para solicitar uma avaliação com um especialista na Coife Odonto mais próxima de você!

Continue Reading Como Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens) by Coifeon 8 outubro 2019in Dicas de SaúdeComo Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens)

Aparelho Estético de Porcelana ou Safira

Para quem precisa de tratamento com aparelhos ortodôntico, há sempre o temor de ficar com o visual pesado por conta dos bráquetes metálicos na boca. Tratamentos que podem durar de meses até anos, geram diversas dúvidas aos pacientes, em especial em relação à estética já que o visual metálico não é lá tão atrativo, apesar de seus benefícios.

A boa notícia é que com o avanço da tecnologia odontológica já é possível optar por tratamentos que trazem aparelhos ortodônticos mais discretos, como é o caso dos aparelhos ortodônticos de safira e porcelana.

Vantagens do aparelho estético

Os dois tipos de aparelho (estético ou convencional) podem ser recomendados para todos os pacientes. Não há um modelo mais indicado pelos profissionais, dependendo do caso. Por isso, a escolha é geralmente feita pela preferência do próprio paciente.

Estes modelos de aparelhos dentários são soluções que privilegiam a estética, mas não perdem suas funções, sendo de igual ou similar performance aos aparelhos metálicos tradicionais. Estes aparelhos não ficam amarelados com o tempo e não se quebram ou descolam com facilidade.  O resultado é um tratamento mais ágil e eficiente.

Leia também:  Como apagar filmes ou séries da lista de assistidos recentemente no netflix

Aparelhos Estéticos de porcelana ou safira

Eles garantem a melhor aparência de seus dentes e rosto, em contraste ao resultado obtido com os aparelhos fixos ortodônticos comuns. O aparelho ortodôntico de safira é muito discreto, pois é colocado com bráquetes cristalinos e mais translúcidos. Os aparelhos ortodônticos de porcelana, por sua vez, têm coloração mais opaca.

O aparelho dentário de safira possui um resultado estético mais avançado que a porcelana. Por ser de material cristalino, deixa o aparelho mais discreto combinando com a cor natural de seus dentes. Além disso, o aparelho dentário de Safira é mais resistente ao descolamento e quebra, pois possui um coeficiente de atrito menor.

Uma desvantagem do aparelho dentário de safira é o preço, pois normalmente é mais custoso que os aparelhos ortodônticos de porcelana e também que  os de policarbonato. Como os aparelhos convencionais, de metal, a manutenção ortodôntica é feita praticamente todos os meses. Ela serve para colocar uma certa pressão para que o aparelho faça a movimentação adequada dos dentes do paciente.

  • Os cuidados também são os mesmos de um aparelho convencional, tanto em relação à alimentação, evitando alimentos duros que possam quebrar os bráquetes e também com atenção especial à higiene bucal.
  • Leia também:
  • Alinhadores Transparentes: opção discreta para alinhar o sorriso
  • Como passar Fio Dental usando Aparelho Ortodôntico?
  • Perguntas frequentes: É caro colocar aparelho ortodôntico?

Para conhecer os tipos de Aparelhos Ortodônticos mais indicados para você, preencha o formulário e agende uma avaliação por um profissional da Coife Odonto!

Como beijar de aparelho dentário – 6 passos

Como Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens)

Imagem: pinterest.com

O aparelho dentário é o chamado “mal necessário”, pois apesar de complicar muito seu dia a dia, sobretudo nas primeiras semanas, é atualmente a melhor forma de corrigir dentes tortos ou afastados, melhorando a sua imagem a longo prazo.

Enquanto usar aparelho você terá de se adaptar a vários aspetos, sendo que um deles é o beijo. É possível beijar de aparelho sem risco e sem machucar a outra pessoa, mas você terá de ter em conta algumas instruções. Conheça-as neste artigo umComo.com.

br no qual falamos acerca de como beijar de aparelho dentário!

Também lhe pode interessar: Como beijar a orelha

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, se você acabou de colocar aparelho dentário, o melhor é esperar alguns dias antes de começar beijando a sério, pois nesta fase o aparelho irá lhe causar muito desconforto. O melhor é se dedicar apenas a selinhos.

2

No caso de estar pensando beijar uma pessoa que também tenha aparelho ortodôntico, saiba que as chances de ficarem presos um no outro são realmente muito baixas, a menos que existam pecinhas soltas, fios com pontas soltas ou sobrando.

Como Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens)

Imagem: mundopositivo.com.br

3

Comece o beijo com calma, sobretudo se você for BV, seguindo as dicas que apresentamos no artigo “Como beijar pela primeira vez”, pois elas também serão válidas caso você já tenha experiência.

4

Não há problema em dar beijo de língua, dado que não é suposto que a língua fique massageando os dentes. Por essa razão esqueça sua condição e beije normalmente, evitando bater com os seus dentes nos do parceiro.

Como Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens)

Imagem: revistaboysegirls.blogspot.pt

5

À medida que se sentir mais à vontade com o beijo, pode avançar com confiança beijando com gosto e sem medo. Muitas pessoas que usam aparelho dizem que o beijo é igual com ou sem esse acessório, você apenas precisa se acostumar.

6

O mais importante de tudo é não esquecer a higiene oral! Restos de alimentos tendem a ficar presos nos braquetes e, se você não escovar seus dentes várias vezes ao dia e usar fio dental, pode ficar com mau hálito e tornar a experiência do beijo bem desagradável.

Como Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens)

Imagem: odontobloggers.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como beijar de aparelho dentário, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos

  • Se o seu aparelho for daqueles fixos que têm elásticos de lado, é aconselhado que remova os elásticos antes de beijar, pois eles irão dificultar a abertura da boca. Faça isso sem que a outra pessoa veja.

9 sinais de que você precisa usar Aparelho Dentário

Como Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens)

Os motivos para usar aparelho dentário podem variar de acordo com a idade e necessidades da pessoa. Se você nota que seus dentes não estão alinhados, sente problemas de saúde que podem ser ocasionados por problemas dentários ou então quer melhorar a estética da sua dentição, talvez seja a hora de procurar mais informações sobre o assunto.

Você precisa usar aparelho dentário pois o tratamento não é somente estético, ele auxilia também na melhoria da saúde bucal, pois trabalha para que as funções da fala, mastigação e respiração sejam normalizadas. O aparelho dentário tem como propósito corrigir o posicionamento dos dentes, para evitar problemas futuros com articulação da face, perda dos dentes e doenças na gengiva.

Se você precisa usar aparelho dentário a duração de um tratamento vai depender de como estão seus dentes, ou seja, cada caso é um caso. Vários fatores podem determinar o tempo de uso, como o tipo de problema ortodôntico, a resposta do organismo, o tipo de aparelho e a colaboração do paciente durante o tratamento.

Existem dois tipos de aparelhos: os fixos e os removíveis. O primeiro é indicado para tratamentos prolongados, já o segundo para correções mais simples. Entre os aparelhos fixos já existem diferentes tecnologias que atualmente diversificam as opções de escolha.

Confira aqui alguns casos em que o uso de aparelho dentário é indicado:

Leia também:  Como cascatear roteadores: 11 passos (com imagens)

São mais conhecidos como dentes encavalados. Isso acontece quando o tamanho dos dentes é maior que o tamanho dos maxilares, deixando pouco espaço e acarretando na sobreposição de um dente no outro. Além do problema estético, dificulta a higienização e facilita o aparecimento de cárie e gengivite.

Ocorre quando a quantidade de dentes é menor que a arcada, deixando espaço entre eles. Pode acontecer por conta da extração de dentes ou dentes que não nasceram. O prejuízo é estético e funcional. O dentista indicará o tipo de aparelho ideal para cada problema.

Também conhecida como sobremordida, acontece quando os dentes anteriores superiores, na hora da mordida, cobrem todos ou quase todos os dentes anteriores inferiores. Se não for tratado, pode causar desgastes nos dentes e dores musculares.

Os dentes anteriores inferiores ficam afastados dos superiores, com espaço entre eles. Chupeta, sucção dos dedos e interposição da língua podem causar este problema.

Neste caso, os dentes anteriores superiores ficam atrás dos anteriores inferiores. Dificulta a mastigação e a fala.

Aqui, os dentes posteriores superiores ficam para dentro em relação aos posteriores inferiores. Além da estética, prejudica a respiração, fala e mastigação.

Os dentes batem no topo um do outro. Causa problemas na mastigação e pode gerar perdas ósseas e algumas disfunções na articulação tempôro-mandibular. Em todos os casos de mordida desalinhada recomenda-se o uso de aparelho dentário.

O centro da arcada superior não está alinhada ao centro da inferior.

Ocorre quando os dentes anteriores superiores ficam bem a frente dos inferiores.

Usar aparelho dentário requer cuidados.

Somente um dentista com especialização em ortodontia poderá indicar o tipo de aparelho que você precisa e se realmente você precisa usar aparelho dentário.

Após a colocação, você receberá um manual do aparelho, com informações sobre manutenção, higienização e cuidados. O tratamento também depende de você.

Nossa clínica oferece diferentes opções de aparelhos dentários. Faça uma avaliação e descubra o tipo de aparelho que você precisa. Se ficou alguma dúvida ou sugestão deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas ideias conosco!

Como Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens)

Como Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens)

comentário

Banda ortodôntica ("anel"), deve ser usada sempre ou não?

Banda ortodôntica é aquele anel metálico que fica em torno dos dentes. Principalmente nos molares de quem usa aparelho ortodôntico.

Mas esse acessório é realmente necessário? Precisa ser usado sempre? Pode ser substituído?

Deve-se usar banda ortodôntica nos molares sempre?

Devemos esclarecer que, com ou sem banda ortodôntica, os molares precisam ser incluídos no aparelho. A peça usada nestes dentes é o Tubo ortodôntico.

O tubo é uma peça bem parecida com o bracket, mas não é igual.

O bracket é aberto e depende da ligadura elástica ou do amarrilho metálico para se prender ao arco ortodôntico.

O tubo é fechado e o arco entra pela lateral da peça. É a peça terminal do aparelho.

Existem variações, mas para ilustrar nosso post vamos trabalhar com essas características que são mais básicas.

O tubo pode ser preso ao dente por colagem direta ou soldado em uma banda que depois será cimentada no dente.

Tubo ortodôntico colado

  • A colagem do tubo diretamente no esmalte é um procedimento simples, rápido e favorece a higienização.
  • Por outro lado, como os molares fazem o trabalho mais pesado da mastigação, há uma maior chance de descolamento durante a alimentação.
  • Como as técnicas e os materiais de colagem evoluíram nos últimos anos, vários ortodontistas optam por colar os tubos atualmente.
  • Como Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens)
  • Acima, podemos observar um tubo para colagem mostrando a base que recebe a resina usada para colar o acessório.
  • A base do tubo tem uma tela metálica onde a resina penetra para a fixação, exatamente como um bracket.

Tubo soldado à banda ortodôntica

A banda ortodôntica é um anel metálico, como uma cinta que circunda o dente de forma bem justa. O objetivo é receber um acessório soldado.

  1. Ou seja, a banda é uma forma de fixar um acessório ao dente sem a necessidade de colagem.
  2. No passado, todo o aparelho fixo era montado com bandas, o que dificultava muito a montagem do aparelho e a higienização.
  3. Atualmente usamos a banda ortodôntica quase que exclusivamente nos molares.
  4. Uma banda confeccionada dentro dos padrões, confere maior resistência ao tubo, sendo muito difícil o conjunto se soltar.

A banda pode provocar algum problema?

  • Se a banda ortodôntica não estiver bem adaptada ou apresentar falhas na cimentação, pode permitir a entrada de resíduos alimentares.
  • Isso pode produzir um odor desagradável, inflamações gengivais e até mesmo cáries extensas.
  • Bandas com mobilidade provavelmente estão soltas, ou seja, o cimento que existia entre o metal e o dente se dissolveu e os resíduos estão entrando neste espaço.
  • Esta situação deve ser resolvida o quanto antes.
  • Veja neste post mais informações sobre o perigo das bandas mal-adaptadas.
  • Como Beijar com Aparelho Dentário: 9 Passos (com Imagens)
  • Na imagem observa-se uma banda com tubo soldado.

Cada ortodontista tem suas preferências

  1. Muitos ortodontistas preferem trabalhar sempre com banda ortodôntica para evitar o descolamento das peças.
  2. Outros usam esse recurso apenas eventualmente, para casos bem específicos.
  3. Em algumas situações, contudo, é impossível abrir mão do uso das bandas.
  4. Disjuntores palatinos, arcos transpalatinos, distalizadores, botão de nance e outros aparelhos que se fixam internamente, precisam de bandas para serem usados.
  5. Para visualizar como as bandas são usadas nos disjuntores palatinos veja este infográfico sobre expansão rápida de maxila.
  6. Portanto, pode-se dizer que a escolha entre tubo colado ou bandado depende do ortodontista, do caso e do tipo de aparelho que será usado.
  7. Mas uma coisa podemos afirmar: Os molares devem ser incluídos na montagem do aparelho ortodôntico sempre que possível.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*