Como aumentar suas chances de capturar um pokémon

Por conta de toda a espera pelo lançamento de Pokémon GO, muitos treinadores brasileiros vão iniciar sua jornada quase que às cegas.

Está demorando tanto para que o game seja lançado por aqui que os fãs mais ansiosos vão simplesmente pegar seus smartphone e seguir rumo ao desconhecido em busca de novos monstrinhos e desafiando os ginásios que encontrar pelo caminho. Porém, essa é mesmo a melhor estratégia?

Por mais frustrante que esteja sendo esperar algumas semanas para que o aplicativo seja lançado por aqui, esse tempo está dando aos jogadores brasileiros a oportunidade de se preparar para iniciar sua jornada. Como tudo na vida, Pokémon GO também possui seus pequenos segredos que, embora longe de serem fundamentais, podem facilitar a vida de qualquer um que sonhe em se tornar um Mestre Pokémon.

Assim, antes de você sair por aí capturando o que aparecer pela sua frente, saiba o que fazer para melhorar seu desempenho no jogo para evoluir o mais rápido possível.

Como Aumentar suas Chances de Capturar um Pokémon

Como encontrar um Pokémon

Como você deve ter percebido acompanhando as dezenas de notícias que saíram sobre Pokémon GO ao longo das últimas semanas, toda a sua mecânica se baseia no uso da realidade aumentada e do uso de sistema de geolocalização. O game usa o GPS do smartphone para determinar sua posição e para onde você deve ir para encontrar um monstrinho.

Assim, a melhor forma de achar um novo Pokémon é sair por aí. À medida que você passear pela sua própria cidade, o aplicativo vai indicar se há alguma criatura nova na região e onde é possível encontrá-la. Por isso, passar os dias em casa não é o que se espera de um treinador de verdade.

Além disso, tenha em mente que o aplicativo precisa estar sendo executado para que as coisas aconteçam. De nada adianta deixá-lo fechado ou em segundo plano. É por isso que temos tantas notícias de pessoas se acidentando enquanto jogam. Então, antes de sair em busca de um Pokémon, tenha certeza de que você não vai se machucar — e nunca, NUNCA, jogue enquanto estiver dirigindo.

Como Aumentar suas Chances de Capturar um Pokémon

A tela inicial do jogo indica quais monstrinhos podem ser encontrados naquela região. Ao abrir essa janela, você verá um contador de passos. Quanto mais pegadas você visualizar, mais distante você está daquele Pokémon. Portanto, siga procurando sempre de olho nesse medidor. E lembre-se de que os monstrinhos nunca ficam sempre no mesmo lugar.

Com base no que o tutorial apresenta, não é tão difícil assim capturar um Pokémon. No entanto, não se engane. Conseguir seu primeiro monstrinho é algo fácil propositalmente, mas as coisas ficam um pouco mais complicadas quando você vai às ruas de verdade.

Quando você encontrar um Pokémon no mapa, basta tocar sobre ele para ser levado a uma nova tela. Por padrão, você vai visualizar o modo realidade aumentada, mas é possível desativar esse recurso para economizar bateria. E, independentemente disso, o segredo está no arremesso da Pokébola.

Como Aumentar suas Chances de Capturar um Pokémon

Em teoria, basta arremessar o item com precisão no seu alvo e pronto, mas qualquer jogador de Pokémon sabe que existem alguns poréns nisso tudo. Repare que, em torno do bichinho, você verá que existe um círculo colorido. É isso o que define o quão complicado é capturá-lo. O anel verde representa algo bem fácil, já o vermelho vai testar a sua paciência.

Há uma técnica para melhorar suas chances de sucesso. Toque na Pokébola e mantenha o dedo pressionado contra a tela, sem arremessá-la. O anel vai começar a diminuir de tamanho. Portanto, jogue a Pokébola quando esse círculo estiver quase sumindo. Com isso, você aumentará a probabilidade de conseguir capturá-lo.

É algo chato e que exige habilidade. Portanto, não se intimide e siga tentando, de preferência em monstrinhos mais fáceis de serem capturados.

Assim, quando um Pokémon com círculo laranja ou vermelho aparecer, você já vai ter dominado a técnica mais importante neste primeiro momento.

Além disso, esse truque faz com que você receba mais pontos de experiência. Só fique atento, pois o número de Pokébolas é limitado.

Como Aumentar suas Chances de Capturar um Pokémon

Existem ainda outras maneiras de fazer com que esse processo seja um pouco mais fácil. O jogador pode usar Berries, por exemplo, para mudar a cor dessa circunferência, deixando a criatura mais propícia a ser capturada. Você também pode comprar outros tipos de Pokébola, que oferecem uma chance maior de sucesso.

Porém, caso você se depare com um Pokémon cujo Combat Point (CP) não é exibido, deixe-o ir.

Essa pontuação revela o quão poderoso é o adversário e, por mais que ele seja apenas um animal selvagem, enfrentar um Pokémon com “???” é pedir para jogar suas Pokébolas no lixo, já que você não conseguirá capturá-lo. Assim, siga capturando criaturas mais fracas para evoluir e conseguir encarar esses pesos-pesados.

Leia também:  Como cadastrar uma conta poupança no paypal: 10 passos

Como evoluir seu treinador

Como dito, você precisa subir o nível de seu avatar antes de conseguir realizar algumas tarefas. Você só vai enfrentar um ginásio caso esteja no nível 5 e Pokémon mais fortes só aparecem para treinadores mais poderosos. Assim, saiba que você vai ter de dedicar um bom tempo a esses treinamentos para conseguir ter algum progresso.

Cada atividade dentro de Pokémon GO oferece uma pontuação. Capturar um monstrinho, fazer um arremesso perfeito de Pokébola, enfrentar um ginásio ou mesmo chocar um ovo são apenas algumas maneiras de conseguir esses pontos. E existem maneiras de otimizar esse trabalho.

Como Aumentar suas Chances de Capturar um Pokémon

A primeira dica é não perder tempo capturando um Pokémon que você já tem — a não ser que você queira evoluir rápido e esteja disposta a investir um bom tempo nisso.

Cada monstrinho que você consegue lhe garante 100 XP, mas se você capturar algum que ainda não apareceu em sua Pokédex vai receber 500 XP. Só isso já mostra o quanto é interessante não colecionar figurinha repetida.

No máximo, faça isso se ele oferecer um CP melhor do que o seu Pokémon.

Você também pode usar alguns itens para otimizar esse resultado. Incense e Lure Modules fazem com que você encontre mais monstrinhos, aumentando a chance de encontrar algum inédito. Além disso, passear pelas PokéStops para conseguir mais pontos e itens é mais do que recomendado. Esses lugares funcionam como paradas de descanso e dão esses bônus a cada cinco minutos.

Evoluindo seu Pokémon

Eis que chegamos à parte mais importante de ser um treinador. Como o desenho e os jogos nos ensinaram ao longo dos últimos 20 anos, o cerne de toda a série está em treinar seus monstrinhos para que eles sejam poderosos o suficiente para vencer qualquer desafio. E, para chegar nesse ponto, é preciso suar a camisa.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o CP vai ser o seu principal foco. Alguns Pokémon já possuem essa pontuação mais elevada, então eles já são fortes candidatos a entrarem no seu time.

Mas você pode aumentar essa pontuação com as chamadas Stardusts, um item que você pode conseguir de diferentes maneiras.

A principal delas é capturando novos monstrinhos, mas você consegue também em ginásios ou chocando ovos.

Como Aumentar suas Chances de Capturar um Pokémon

Só que, antes que você saia por aí gastando todos os seus pontos para conseguir um bônus no CP de seu Pokémon, pense sempre em economizar.

A principal dica é que você guarde seus Stardusts para usar em um Pokémon cujo CP seja maior do que todos os demais que você possui. Basicamente, invista em um cavalo vencedor. Com isso, você vai deixá-lo mais forte e competitivo.

Se você sair gastando em vários monstrinhos, vai conseguir ter uma galeria de criaturas medianas.

Além disso, o CP também aumenta quando você evolui seu Pokémon. Seu Charmander pode até não parecer muito forte, mas tenha certeza de que a sua pontuação vai dar um salto enorme quando ele virar um poderoso Charizard.

E, para chegar nesse nível, você precisa dos chamados Candies, que nada mais são do que doces que vão fazer seu monstrinho crescer feliz e contente.

Esses itens não podem ser comprados de nenhuma forma, sendo obtidos apenas quando capturar novas criaturas, chocar um ovo ou enviar algum de seus Pokémon para o Professor Willow.

Tanto que uma técnica para conseguir fazer essas evoluções mais rapidamente é capturar vários Pokémon repetidos. Assim, ao enviá-los para o professor, você recebe uma quantia de Candies e pode usá-las para alcançar uma nova forma.

Porém, antes de sair por aí colecionando Stardust e Candy, tenha em mente que o nível de seu treinador afeta esses resultados. Assim como aconteceu com o Charizard de Ash no desenho, um jogador despreparado não consegue tirar o melhor de seu Pokémon.

Como evoluir mais rápido

Tendo isso em mente, chegou a hora de usar alguns truques para conseguir uma boa pontuação. Embora capturar Pokémon repetidos não ofereça muitos pontos (são apenas 100 XP contra 500 XP que você ganha quando consegue um inédito), passar um tempo colecionando Pidgeys e Ratattas pode ser um bom caminho para conseguir seus primeiros níveis.

Como Aumentar suas Chances de Capturar um Pokémon

Cada um desses Pokémon garante 3 Candies quando enviados para o Professor. Então, um pouco de paciência vai fazer com que você tenha doces o suficiente para evoluir aquele seu Squirtle ou mesmo alguém mais poderoso.

Ou então, você pode usar esses doces para evoluir esses Pokémon mais rotineiros, se aproveitando do bônus de experiência que recebe ao fazer essa transformação.

Leia também:  Como alisar o cabelo sem deixá lo com frizz: 15 passos

Uma evolução garante 500 XP, ou seja, uma ótima quantia a partir do tráfico de Ratatta e Pidgey. Justo.

Outra possibilidade é usar os chamados Lucky Eggs, itens que fazem com que você receba o dobro de experiência. Esses ovos são bem raros de serem encontrados nas PokéStops, mas você pode comprá-los por menos de US$ 0,99 na loja do game para acelerar esse treinamento.

E você pode combinar essas duas estratégias. Primeiro, faça um estoque de Pokémon com baixo custo de evolução e tenha uma boa quantidade de doces disponíveis. Então, use o ovo e comece a evolui-los. Com isso, ao invés de conseguir apenas 500 XP por evolução, você vai receber 1000 XP.

É possível também usar o Incense para atrair mais monstrinhos e conseguir pontos extras por capturá-los.

Como evoluir seu Eevee

Agora que você já sabe como ganhar nível e evoluir em Pokémon GO, chegou a hora de dominar um pequeno truque que pode ajudá-lo a completar sua PokéAgenda. Afinal, como evoluir um Eevee?

Como Aumentar suas Chances de Capturar um Pokémon

Dentro da série, o monstrinho possui nada menos do que oito tipos diferentes de evolução, embora o aplicativo traga somente as três básicas: Jolteon, Flareon e Vaporeon. Porém, conseguir cada uma delas é um pouco diferente do que nos games tradicionais, em que basta usar a pedra correspondente ao tipo. Sem a existência desses itens em Pokémon GO, o macete é outro.

Alguém se lembrou de que essas evoluções são apresentadas em um episódio específico do desenho e que cada uma delas possuía um apelido próprio: Sparky para Jolteon, Rainer para Vaporeon e Pyro para Flareon. Alguém decidiu brincar com essa ideia do anime e se surpreendeu que esse era o gatilho que fazia com que a simpática raposinho mudasse para a forma desejada.

Assim, antes de gastar seus doces em um Eevee, dê o apelido correto para que ele adote o tipo da sua escolha.

Chocando seus ovos

Além disso tudo, Pokémon GO oferece ainda aos jogadores alguns ovos de Pokémon à medida que você segue em sua jornada. Eles aparecem em uma aba junto com a lista de Pokémon em seu time. Encontrá-los não é nenhum mistério, mas você pode ter algumas dicas para chocá-los com mais facilidade.

Como Aumentar suas Chances de Capturar um Pokémon

Assim como nos games, para conseguir tirar o monstrinho que se esconde sob aquela casca, é preciso andar — e muito. Para isso, é preciso colocar o ovo dentro de um incubadora e seguir caminhando.

Ao todo, existem três classes de ovos cujo tempo de incubação varia entre dois, cinco e dez quilômetros rodados. Quanto maior a distância que você tiver de percorrer, mais raro é o monstrinho que virá.

E existem alguns segredos que pouca gente sabe. Primeiramente, o jogo precisa estar sendo executado para que a distância seja considerada válida.

Se você deixar Pokémon GO em segundo plano, pode dar a volta ao mundo que aquele ovo nem sequer vai se mexer.

Outro ponto é que também não adianta pegar seu carro e sair dando voltas por aí, pois é preciso uma velocidade bem baixa para que o processo tenha efeito.

O lado bom é que o aplicativo não usa o GPS para isso. Assim, você pode colocar seu smartphone sobre um toca-discos velho ou mesmo em um ventilador de teto para ele reconhecer o movimento. Só cuidado para não fazer o celular sair voando por aí.

Pokémon Go – Todos os Pokémon Shiny e como os obter

Por esta altura, já deves ter ouvido falar dos Pokémon Shiny: este é um tipo de Pokémon específico que varia em cor face aos seus “irmãos” habituais e que foram originalmente introduzidos nos jogos Gold e Platinum.

Por norma, em Pokémon Go, estes Pokémon são introduzidos em eventos especiais onde tens de executar determinada tarefa para que desbloqueies um encontro com a criatura colorida. Para te avivar a memória, o primeiro Shiny foi introduzido no jogo durante o evento do Dia Mundial da Água, onde Magikarp, Squirtle, Totodile e as suas evoluções apareceram com uma frequência acima do normal.

Mas que outras versões Shiny existem em Pokémon Go?

Vê produtos Pokémon (Amazon.es).

To see this content please enable targeting cookies. To see this content please enable targeting cookies.

Bem, ao todo, existe mais de uma centena de versões shiny de Pokémon presentes em Pokémon Go, que podes conferir na lista (e imagem) já a seguir:

  1. Pikachu
  2. Raichu
  3. Party Hat Pichu
  4. Party Hat Pikachu
  5. Party Hat Raichu
  6. Black Sport Hat Pikachu
  7. Black Sport Hat Raichu
  8. Halloween Pichu
  9. Halloween Pikachu
  10. Halloween Raichu
  11. Santa Hat Pichu
  12. Santa Hat Pikachu
  13. Santa Hat Raichu
  14. Flower Pikachu
  15. Flower Raichu
  16. Alolan Raichu
  17. Eevee
  18. Vaporeon
  19. Jolteon
  20. Flareon
  21. Epseon
  22. Umbreon
  23. Leafon
  24. Glaceon
  25. Flower Eevee
  26. Flower Vaporeon
  27. Flower Jolteon
  28. Flower Flareon
  29. Flower Flareon
  30. Flower Espeon
  31. Flower Umbreon
  32. Squirtle
  33. Wartortle
  34. Blastoise
  35. Sunglasses Squirtle
  36. Sunglasses Wartortle
  37. Sunglasses Blastoise
  38. Bulbasaur
  39. Ivysaur
  40. Venusaur
  41. Charmander
  42. Charmeleon
  43. Charizard
  44. Caterpie
  45. Metapod
  46. Butterfree
  47. Pidgey
  48. Pidgeotto
  49. Pidgeot
  50. Rattata
  51. Raticate
  52. Pichu
  53. Sandshrew
  54. Sandslash
  55. Nidoran
  56. Nidorina
  57. Nidoqueen
  58. Cleffa
  59. Clefairy
  60. Clefable
  61. Psyduck
  62. Golduck
  63. Mankey
  64. Primeape
  65. Growlithe
  66. Arcanine
  67. Machop
  68. Machoke
  69. Machamp
  70. Geodude
  71. Graveler
  72. Golem
  73. Ponyta
  74. Rapidash
  75. Magnemite
  76. Magneton
  77. Grimer
  78. Muk
  79. Shellder
  80. Cloyster
  81. Gastly
  82. Haunter
  83. Gengar
  84. Drowzee
  85. Hypno
  86. Krabby
  87. Kingler
  88. Cubone
  89. Marowak
  90. Alolan Marowak
  91. Smoochum
  92. Jynx
  93. Elekid
  94. Electabuzz
  95. Electivire
  96. Magby
  97. Magmar
  98. Magmortar
  99. Pinsir
  100. Magikarp
  101. Gyarados
  102. Omanyte
  103. Omastar
  104. Kabuto
  105. Kabutops
  106. Aerodactyl
  107. Articuno
  108. Zapdos
  109. Moltres
  110. Dratini
  111. Dragonair
  112. Dragonite
  113. Chikorita
  114. Bayleef
  115. Meganium
  116. Cyndaquil
  117. Quilava
  118. Typhlosion
  119. Totodile
  120. Croconaw
  121. Feraligatr
  122. Togepi
  123. Togetic
  124. Togekiss
  125. Natu
  126. Xatu
  127. Mareep
  128. Flaaffy
  129. Ampharos
  130. Azurill
  131. Marill
  132. Azumarill
  133. Sunkern
  134. Sunflora
  135. Murkrow
  136. Honchkrow
  137. Misdreavus
  138. Mismagius
  139. Wynaut
  140. Wobbuffet
  141. Pineco
  142. Forretress
  143. Snubbull
  144. Granbull
  145. Swinub
  146. Piloswine
  147. Mamoswine
  148. Delibird
  149. Houndour
  150. Houndoom
  151. Larvitar
  152. Pupitar
  153. Tyranitar
  154. Lugia
  155. Ho-Oh
  156. Poochyena
  157. Mightyena
  158. Zigzagoon
  159. Linoone
  160. Taillow
  161. Swellow
  162. Wingull
  163. Pelipper
  164. Makuhita
  165. Hariyama
  166. Sableye
  167. Mawile
  168. Aron
  169. Lairon
  170. Aggron
  171. Meditite
  172. Medicham
  173. Budew
  174. Roselia
  175. Roserade
  176. Wailmer
  177. Wailord
  178. Spoink
  179. Grumpig
  180. Swablu
  181. Altaria
  182. Feebas
  183. Milotic
  184. Plusle
  185. Minun
  186. Shuppet
  187. Banette
  188. Duskull
  189. Dusclops
  190. Dusknoir
  191. Absol
  192. Snorunt
  193. Glalie
  194. Froslass
  195. Clamperl
  196. Huntail
  197. Gorebyss
  198. Luvdisc
  199. Beldum
  200. Metang
  201. Metagross
  202. Latias
  203. Kyogre
  204. Groudon
  205. Shinx
  206. Luxio
  207. Luxray
  208. Drifloon
  209. Drifblim
  210. Meltan
  211. Melmetal
  212. Lunatone
  213. Solrock
  214. Treecko
  215. Grovyle
  216. Sceptile
  217. Lotad
  218. Castform
  219. Ash Hat Pikachu
  220. Scyther
  221. Scizor
  222. Shiny Bagon
  223. Shiny Shelgon
  224. Shiny Salamance
  225. Shiny Buneary
  226. Shiny Lopunny
  227. Shiny Igglybuff
  228. Shiny Jigglypuff
  229. Shiny Wigglytuff
  230. Shiny Shuckle
  231. Shiny Lapras
  232. Shiny Diglett
  233. Shiny Dugtrio
  234. Shiny Latios
  235. Shiny Seel
  236. Shiny Dewgong
  237. Shiny Aipom
  238. Shiny Ambipom
  239. Shiny Torchic
  240. Shiny Combusken
  241. Shiny Blaziken
  242. Shiny Bronzor
  243. Shiny Bronzong
  244. Shiny Onix
  245. Shiny Steelix
  246. Shiny Lileep
  247. Shiny Cradily
  248. Shiny Anorith
  249. Shiny Armaldo
  250. Shiny Abra (GoFest)
  251. Shiny Kadabra
  252. Shiny Alakazam
  253. Shiny Horsea
  254. Shiny Seadra
  255. Kingdra
  256. Shiny Clefairy
  257. Shiny Alolan Diglett Family
  258. Shiny Alolan Rattata Family
  259. Shiny Alolan Geodude Family
  260. Shiny Alolan Exeggutor
  261. Shiny Alolan Grimer Family
  262. Shiny Alolan Vulpix Family
  263. Shiny Alolan Meowth Family
  264. Shiny Alolan Sandshrew Family
  265. Shiny Raikou
  266. Shiny Spinda
  267. Shiny Nidoran M family
  268. Shiny Entei
  269. Shiny Mudkip Family
  270. Shiny Straw Hat Pikachu
  271. Shiny Ekans Family
  272. Shiny Koffing Family
  273. Shiny Zubat Family
  274. Shiny Sneasel Family
  275. Shiny Rayquaza
  276. Shiny Ralts Family
  277. Shiny Bonsly
  278. Shiny Poliwag Family
  279. Shiny Cresselia
  280. Turtwig
  281. Elektrike e Manectric
  282. Tauros
  283. Mr. Mime
  284. Farfetch'd
  285. Kangaskhan
  286. Mewtwo
  287. Giratina Forma Alterada
  288. Zangoose Shiny
  289. Seviper Shiny
  290. Mime Jr.
  291. Oddish Shiny
  292. Chimchar Shiny
  293. Tentacool Shiny
Leia também:  Como casar com uma pessoa de religião diferente

Tal como dissemos anteriormente, a forma mais óbvia de detectar um Pokémon Shiny é através da sua cor diferente face à versão habitual do mesmo: o design e estatísticas da criatura mantêm-se praticamente idênticas.

Ainda assim, existe uma ligeira diferença nas suas animações: a versão shiny irá conter determinados efeitos – como chamas ou estrelas – que não aparecem no original.

Uma das formas de capturar estas versões dos Pokémon é através dos eventos organizados pela Niantic, muitas vezes dedicados a um Pokémon específico. Por vezes, estes mesmos eventos são usados para introduzir um shiny inteiramente novo ao jogo. No entanto, esta não é a única forma.

Poderás também encontrá-los por acaso, à medida que jogas Pokémon Go, ou eclodingo Ovos. Assim sendo, isto irá requerir alguma persistência da tua parte caso ainda te falte capturar determinado Shiny.

Nota: na lista acima com todos os Pokémon Shiny do jogo, alguns deles possuem links que te levam para as suas páginas específicas e que te podem dar informações extra sobre como os capturares e quais as suas características.

Persona 5: Todas as respostas dos testes

Queres mais ajuda com o Pokémon Go? Aprende mais com os nossos Truques, dicas, guia, conselhos e códigos, com Dicas de quem os apanhou a todos e consulta também o nosso guia sobre o update dos Ginásios e as novas mudanças.

Para além disso, também temos novas informações sobre os novos Pokémons Lendários e Raros.

Caso ainda não tenhas visto, também temos as últimas novidades sobre as Batalhas Raid , sobre como apanhar Pokémons Bebé, incluindo o Tyrogue, assim como os novíssimos Crachás, e como funcionam as Berries.

Caso tenhas dificuldade em evoluir o teu Eevee, saber onde fazem spwan os Pokémons e quais biomas existem, também podes ler os nossos guias para tirares todas as tuas dúvidas. Por último, caso tenhas dificuldade em apanhar PokéCoins, Candy, Pokémons Shiny, ou em ganhar muito XP, também temos vários guias!

Conteúdos relacionados

Também no site…

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*