Como aumentar sua criatividade: 13 passos (com imagens)

Como Aumentar sua Criatividade: 13 Passos (com Imagens)

Quando crianças, todos nós inventávamos desenhos, formas e abusávamos da criatividade na hora de brincar. Porém, com o passar dos anos, vamos perdendo essa capacidade criativa, isso porque, de acordo com um estudo realizado em 1968 nos Estados Unidos, pelos professores George Land e Beth Jarman, o nosso modelo de ensino e as nossas organizações vão consumindo nosso poder de criação ao longo do tempo, em especial quando nos prendemos a regras e padrões que não nos deixam pensar além deles.

Seja em qualquer área, pessoal ou profissional, ser criativo é sempre muito importante. Inovar, criar soluções e revolucionar os problemas e dificuldades é uma forma de ser criativo. Para que a criatividade possa aflorar novamente em você, apresentamos 7 dicas que poderão dar um up em todas as áreas da sua vida:

Saia do padrão

Como dito anteriormente, ficar preso a regras e padrões nos faz perder a criatividade. Então, sair da zona de conforto e buscar novas ideias, aprender mais e inovar em tudo o que se propuser a fazer é a chave para se tornar uma pessoa mais criativa. “Sair da caixinha” te permitirá conhecer novas ideias.

Alimente-se de conteúdo

Dado que hoje, com a internet, temos um conteúdo infinito disponível, cabe a você buscá-lo. Ler e aprender não só o que diz respeito à sua profissão, assistir a vídeos e documentários, ir a palestras, ler ebooks, e et te permite expandir mais a sua mente.

Busque novos ares

Para abrir a sua mente e clarear suas ideias, experimente conhecer novos lugares, novas pessoas, novas culturas. Estar em contato com o que é diferente nos faz mudar o pensamento e nos faz, também, evoluir como pessoa.

Desconecte-se

Em um mundo cada vez mais online, desconecte-se um pouco. Dedique um tempo a você mesmo e fique um tempo sem redes sociais e fazendo nada. Desconecte-se do mundo e conecte-se com o seu interior.

Tenha um porquê

Há dois momentos cruciais em nossa vida: o momento em que nascemos e o momento em que descobrimos o porquê de ter nascido. Ter um porquê nos traz mais felicidade e a criatividade vem de forma natural.

Faça o que você ama

A criatividade está extremamente relacionada com o amor que você sente pelo que você faz. Se você faz uma coisa que realmente ama fazer, a sua produtividade com certeza será maior e os resultados poderão ser extremamente satisfatórios.

Se autoconheça

Um dos pilares de qualquer propósito que damos a nossa vida é o autoconhecimento. Olhar para si, procurar seus pontos fortes e conhecer suas fraquezas ajuda a evoluir constantemente e a atingir os objetivos de forma mais fácil. A criatividade parte de dentro de nós mesmos.

  • Conheça nossos Cursos Online da Área Gestão Empresarial:

Dinâmica para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas / Curso 1 – Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Dinâmica para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas / Curso 2: Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Marketing e Merchandising – Estratégias Mercadológicas de Vendas Fonte: Administradores – administradores.com.br

por Renato Rodrigues

Como Aumentar sua Criatividade: 13 Passos (com Imagens) Como Aumentar sua Criatividade: 13 Passos (com Imagens)

Como Desenvolver a Criatividade

Podemos estimular e desenvolver a criatividade com treinamento e esforço, veja essas dicas para dar ao cérebro o impulso necessário. Ler, escrever ou fazer mudanças no estilo de vida, como caminhar mais, escutar diferentes estilos de músicas. Tudo isso pode aumentar suas habilidades criativas.

Se gerar boas ideias faz parte do seu trabalho, você sabe o quanto é estressante ter um bloqueio criativo. Não é apenas frustrante, é potencialmente prejudicial à carreira. Quando você precisa da sua criatividade para construir sua reputação, não pode deixar de ter ideias ou energia para colocá-las em ação.

Como Aumentar sua Criatividade: 13 Passos (com Imagens)

Desenvolver a criatividade significa simplesmente ser capaz de criar algo novo. Portanto, o pensamento criativo é a capacidade de considerar algo – um conflito entre funcionários, um conjunto de dados, um projeto em grupo – de uma nova maneira. Empresários de todos os setores querem colaboradores que possam pensar de forma criativa e trazer novas perspectivas para os negócios.

A criatividade é a habilidade mais importante hoje em dia

O LinkedIn analisou recentemente 50.000 habilidades profissionais que os empregadores procuram para descobrir quais as mais procuradas. A pesquisa mostrou que a soft skill mais procurada é a criatividade.

De fato, mesmo ao analisar soft e hard skills, a criatividade ainda estava em segundo lugar na lista. Cloud computing estava no topo, mas é uma hard skill e só se aplica para uma parcela relativamente pequena do mercado de trabalho.

A criatividade é “a habilidade mais importante do mundo para todas as empresas hoje em dia”, diz o LinkedIn sobre seus resultados.

Mas e se você não for uma pessoa criativa?

É crucial entender que você não precisa ser um pintor, designer gráfico ou romancista para ser criativo. Criatividade não é apenas excelência em empreendimentos artísticos. É também ser capaz de resolver problemas com relevância e pensamento inovador.

A criatividade não é uma força externa ou uma habilidade rara. É uma habilidade que pode ser aprendida e exercitada todos os dias. (Stefan Mumaw)

O objetivo é aprender como pensar de forma criativa.

O pensamento criativo traz soluções novas e às vezes pouco ortodoxas para os problemas. Pode ajudar equipes e organizações a se moverem em direções mais produtivas. Por essas e outras razões, essa agilidade mental que chamamos de criatividade é extremamente valiosa para as empresas atualmente.

Pensamento Criativo

O pensamento criativo significa olhar para algo de uma nova maneira. A capacidade de perceber padrões que não são óbvios.

Pessoas criativas têm a capacidade de criar novas maneiras de realizar tarefas, resolver problemas e enfrentar desafios. Assim, elas trazem uma nova perspectiva. Essa maneira de pensar pode ajudar departamentos e organizações a se moverem em direções mais produtivas. Por esses motivos, eles são extremamente valiosos para uma empresa.

Algumas pessoas são naturalmente mais criativas que outras, mas a capacidade de pensamento criativo pode ser fortalecida com a prática. Você pode desenvolver habilidades de pensamento criativo.

Como Aumentar sua Criatividade: 13 Passos (com Imagens)

Técnicas do Pensamento Criativo

O brainstorming é a técnica de pensamento criativo mais conhecida. Quando um grupo de pessoas lança ideias sobre um tópico sem levar em consideração o quanto elas podem ser práticas.

O objetivo é criar uma solução inovadora.

Embora muitas das ideias geradas possam não ser viáveis, deixando de lado restrições práticas e permitindo que as pessoas falem livremente, o resultado final geralmente é uma ideia que pode ser transformada em uma solução viável.

Perguntar “e se” é outra técnica. Por exemplo, se você perguntar “E se executarmos o processo XYZ da maneira oposta a qual fazemos atualmente?” Ou “E se eliminarmos a etapa 3 do processo?”. Esse tipo de pergunta leva a uma melhoria na produtividade ou crescimento. As perguntas “e se” podem ser a fonte de grandes ideias.

A interpretação de papéis pode oferecer uma perspectiva diferente para gerar novas ideias. Quando a pessoa de vendas finge ser o cliente para fornecer uma compreensão muito melhor do que seu cliente está pensando durante as apresentações. Isso pode ajudar a prever objeções comuns que os clientes possam ter e desenvolver um plano para superá-las.

Existe também um processo em que você intencionalmente rejeita o lugar-comum para estimular o pensamento criativo.

Por exemplo, imaginar que fazer todo o trabalho sem os computadores da sua empresa pode melhorar a produtividade.

Embora você não tenha a real intenção de se livrar dos computadores, o conceito pode estimular o pensamento criativo, para que você e sua equipe tenham ideias que realmente melhoram a produtividade e os processos.

Se você sempre quis desenvolver sua criatividade, essas dicas podem ajudar.

Morning Pages

A técnica Morning Pages é uma ideia da autora Julia Cameron para melhorar nossa criatividade no processo de escrita. É simplesmente escrever à mão três páginas todos os dias pela manhã. Não há maneira errada de fazer o exercício, já que é justamente para estimular a criatividade.

Basta escrever sobre qualquer coisa que vier a sua mente e deixar as palavras fluírem sem nenhuma crítica ou preocupação com correção gramatical ou estilo. Não pense demais, apenas deixe a escrita fluir.

Se fizer mais sentido, você pode manter um diário para seguir seu processo criativo e acompanhar as ideias que você produz. Um diário é uma ótima maneira de refletir sobre o que você realizou e procurar outras soluções possíveis. Pode ser usado para salvar ideias que posteriormente servirão de inspiração futura.

Construa sua Confiança

A insegurança em suas habilidades pode suprimir a criatividade, e é por isso que a autoconfiança é importante. Anote o progresso que você fez, elogie seus esforços e esteja sempre atento a maneiras de recompensar sua criatividade. Elimine pensamentos negativos ou autocríticas que possam prejudicar sua capacidade de desenvolver fortes habilidades criativas.

???? Síndrome do Impostor: Como Superar?

Faça Pequenas Pausas

Já reparou que algumas de suas melhores ideias chegam justamente nos momentos mais aleatórios? Como quando dirigindo ou tomando banho?

Existe uma razão para isso. Essas interrupções permitem que nossa mente continue trabalhando as ideias nos bastidores. Precisamos de um “tempo de incubação” depois de trabalhar ativamente em uma ideia por muito tempo. Essas pausas podem ser um breve cochilo ou uma caminhada.

Leia também:  Como calcular o patrimônio líquido: 9 passos

Conecte-se com Pessoas Criativas

Diferentes pontos de vista podem atuar como uma nova perspectiva em um problema que você está tentando resolver. As pessoas criativas não apenas podem dar feedback sobre seus projetos, mas a própria motivação o manterá no caminho para fazer o seu melhor trabalho.

Isso é especialmente eficaz quando essas conexões desafiam sua maneira de pensar. Se você se cercar de pessoas com a mesma opinião, poderá cair na armadilha do viés de confirmação, onde nunca vê as falhas em seu próprio trabalho, porque todo mundo já concorda com você. Embora possa ser difícil aceitar as críticas, isso pode te ajudar a pensar de maneiras que nunca pensou antes.

???? Criatividade e Inovação nos Negócios

Como Aumentar sua Criatividade: 13 Passos (com Imagens)

Relaxe com Conteúdo Divertido

Os vídeos engraçados podem realmente ser úteis. Pesquisas mostram que existe uma forte correlação entre humor e criatividade. Uma boa risada pode realmente aproximar você daqueles momentos de inspiração.

Se divertir também vai melhorar seu humor, permitindo que você pense com mais liberdade e resolva melhor os problemas. Se você olhar o seu projeto de uma perspectiva mais alegre, terá uma nova visão do problema em mãos.

Ouça Música

Uma música de fundo pode te ajudar a se concentrar em uma tarefa. Pode melhorar seu humor e até acalmar, se você estiver ansioso.

Alguns estilos musicais podem ajudar a canalizar sua criatividade melhor do que outros e reduzir os ruídos do escritório ou do bairro, como obras e trânsito. Descubra o estilo que funciona melhor para você.

Todo mundo tem seu próprio gosto musical, mas variar os estilos também ajuda na criatividade. Você terá acesso à novas emoções e sensações.

Não Tenha Medo de Errar

Quando se trata de desenvolver sua criatividade, você precisa estar disposto a correr riscos para aprimorar suas habilidades. Embora seus esforços não levem ao sucesso todas as vezes, você continuará aumentando seus talentos criativos e desenvolvendo habilidades que o ajudarão muito no futuro.

O medo de que você possa cometer um erro ou falhar em seus esforços pode paralisar seu progresso. Sempre que se deparar com esses sentimentos, lembre-se de que os erros são simplesmente parte do processo. Embora você possa ocasionalmente tropeçar no seu caminho para a criatividade, acabará alcançando seus objetivos.

Entenda que os Problemas têm Várias Soluções

Na próxima vez que você abordar um problema, tente procurar uma variedade de soluções. Em vez de simplesmente seguir a primeira ideia que você teve, reserve um tempo para pensar em outras maneiras possíveis de abordar a situação. Esta atividade simples é uma ótima maneira de desenvolver suas habilidades de resolução de problemas e pensamento criativo.

O brainstorming é uma técnica comum, mas também pode ser uma ferramenta poderosa para desenvolver sua criatividade.

Comece suspendendo seu julgamento e autocrítica e comece a escrever ideias relacionadas e possíveis soluções. O objetivo é gerar o maior número possível de ideias em um período de tempo relativamente curto.

Em seguida, concentre-se em esclarecer e refinar suas ideias para chegar à melhor escolha possível.

???? Mindfulness e Criatividade

Crie um Mapa Mental e um Fluxograma

Um mapa mental é uma ótima maneira de conectar ideias e procurar respostas inovadoras para perguntas. Crie um mapa mental escrevendo um tópico ou palavra central. Em seguida, vincule termos ou ideias relacionados à palavra central. Embora semelhante ao brainstorming, essa técnica permite ramificar as ideias e oferece uma maneira muito visual de como estão vinculadas.

Ao começar a desenvolver um novo projeto, crie um fluxograma para acompanhar a apresentação do projeto do início ao fim. Enfim, procure vários caminhos ou sequências de eventos que possam ocorrer. Um fluxograma pode ajudá-lo a visualizar o produto final, eliminar possíveis problemas e criar soluções exclusivas.

Conclusão

Em primeiro lugar, nunca espere que a criatividade simplesmente aconteça.

Procure novas fontes de inspiração que lhe darão novas ideias e o motivarão para gerar respostas únicas às perguntas. Leia um livro, visite um museu, ouça sua música favorita ou participe de uma animada conversa com um amigo. Utilize qualquer estratégia ou técnica que funcione melhor para você.

Você já pratica exercícios regulares para desenvolver e estimular sua criatividade? Deixe seus comentários aqui!

Como Aumentar sua Criatividade

  1. 1

    Permita-se ser diferente, mesmo se for algo não aceitado de imediato. Não seja o que é considerado normal e não tenha medo de fazer perguntas e compartilhar o que pensa.

    Nunca se sabe se as suas ideias são consideradas criativas pelos outros; pensar assim é ser “fora da caixinha”.

    Esqueça noções de que suas ideias serão julgadas ou consideradas certas ou erradas; fale o que você pensa, principalmente quando for algo que deseja compartilhar com os outros.

  2. 2

    Dedique um tempo, todos os dias, à criatividade.

    Ela não é simplesmente inata, mas sim algo que você aprende e treina todos os dias; não há escritor, cineasta, pintor ou músico que simplesmente sentou no sofá e deixou as ideias passarem para o papel.

    Eles a desenvolvem, aprendendo a arte e tendo ideias criativas todos os dias. Elas aparecem apenas durante o trabalho criativo, portanto, mãos à obra!

    • Inicialmente, dedique 20 minutos diários para desenvolver seu ofício. À medida que aperfeiçoa suas habilidades, você poderá aumentar o tempo.
    • Mesmo que não queira trabalhar no campo criativo, treinar alguma arte criativa (pintura ou música por exemplo) diariamente aumentará a fertilidade de sua mente no dia a dia.

    DICA DE ESPECIALISTA

    Como Aumentar sua Criatividade: 13 Passos (com Imagens)

    Dan Klein

    Coach de Improviso Dan Klein é um especialista em improviso que estuda no Departamento de Teatro e Estudos de Performance da Stanford University, assim como na Stanford's Graduate School of Business. Dan ensina sobre improviso, criatividade e storytelling a estudantes e organizações do mundo todo há mais de 20 anos. Formou-se na Stanford University em 1991. Como Aumentar sua Criatividade: 13 Passos (com Imagens)

    Dan Klein Coach de Improviso

    Experimente fazer aulas de improviso para aumentar a criatividade.

    O professor de improviso Dan Klein declara: “O improviso faz com que a imaginação se desenvolva, treinando-o para que seja distanciado de uma mentalidade julgadora e crítica que o trabalho e a escola exigem na maior parte do tempo.

    Em vez disso, o improviso permite que você tenha uma mentalidade mais flexível, ágil e com maiores recursos, em que pode imaginar várias possibilidades mais facilmente.”

  3. 3

    Seja curioso. Pesquise sobre qualquer coisa que não conhece, lendo livros ou aprendendo habilidades que sempre chamaram sua atenção. Converse para saber a história de pessoas que interessam a você; quanto mais material guardar em sua cabeça, mas conexões criativas poderá fazer na vida.

  4. 4

    Descanse bem, beba uma quantidade adequada de água e alimente-se corretamente.

    Não há sentido em tentar criar algo quando se está cansado; ideias radicais são muito mais raras de surgirem se você estiver exausto.

    Tire um cochilo ou faça uma pausa para tomar um café e recarregar as baterias. Você pensará com muito mais clareza com a mente limpa e colocará as ideias no papel com mais facilidade.

    • As células cerebrais precisam de glicose para funcionarem. Coma um docinho, um chocolate ou faça algum lanche; geralmente, alimentos com açúcar ou amido se tornam açúcares simples, sendo absorvidos pelo corpo e utilizados para alimentar as células do corpo, inclusive as do cérebro, de forma que continuem a trabalhar normalmente.
    • A desidratação faz com que haja menos conexões no cérebro, dando uma sensação de que ele não está funcionando.
  5. 5

    Absorva vários tipos de influências, inclusive as que não estão relacionadas ao seu campo. Após envolver-se a fundo com diversas coisas, você se habilita a se tornar criativo de fato. A criatividade está relacionada ao preenchimento de buracos inesperados; como exemplo, as influências da ciência na arquitetura e na arte.

    • A banda “The Beatles” é famosa, parcialmente, devido à capacidade de incorporar influências e instrumentos orientais, como a cítara, no rock ‘n roll ocidental. O grande escritor, David Foster Wallace escreveu sua obra-prima, “Infinite Jest” após anos de estudo do tênis, do vício em drogas, da matemática e da ciência da luz e da ótica.
    • Viajar é uma excelente maneira de absorver novas influências. Vá para um local totalmente diferente e abra sua mente para se inspirar; caso não possa, dê uma volta pela sua cidade e anote o que você ouvir e ver. Ler um livro também é uma ótima maneira de ter referências.
  6. 6

    Relaxe. Não há como ter ideias criativas a cada minuto de todos os dias, o que é perfeitamente normal. Tentar forçar a criatividade pode acabar levando ao bloqueio total dela, portanto, não fique se desgastando para criar algo ruim, já que as ideias devem ser naturais. Basta tentar ser criativo todos os dias para que inspirações interessantes acabem surgindo.

Como ser mais criativo em 13 passos — Parte I – Inova Print

Como Aumentar sua Criatividade: 13 Passos (com Imagens)

O filósofo Bernard Shaw costumava dizer que “as pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam”. Dessa frase poucas pessoas discordam, mas a grande dúvida é como ser criativo se nossos pais, as escolas e universidades costumam podar nosso próprio pensamento? Como criar novas saídas se não somos estimulados a isso?

Na infância, a criatividade costuma ser mais trabalhada do que na vida adulta, mas jamais para de se desenvolver.

Geralmente, pessoas criativas são curiosas ao extremo e buscam inspiração em toda e qualquer informação.

Apesar de muitas pessoas, por fatores biológicos e ambientais, serem mais inventivas que outras, criatividade não é algo que se tira do pé, nem é puramente um presente divino.

Com treino e técnica é sempre possível criar algo novo (ou reinventar uma ideia). Dessa forma, mesmo que você não se considere uma pessoa criativa, adotando certas posturas é perfeitamente possível estimular o pensamento criativo que existe dentro de você. Aqui estão algumas dicas que vão lhe ajudar a melhorar o seu processo criativo. Siga-as e solte a sua imaginação:

1 — Converse com pessoas diferentes de você

Conversar é um bom caminho para ter ideias e desbloquear a criatividade. Quanto mais se conversa alguém, principalmente pessoas que vivem uma realidade distante da que você vive, mais o cérebro trabalha e absorve detalhes que podem render boas ideias e projetos no futuro.

2 — Ouça música

Segundo o pesquisador Donald T. Campbell, ouvir música favorece o pensamento criativo, tanto quando usada para estimular quanto usada para relaxar a mente e corpo. Além disso, a música também ativa partes do cérebro que têm relação com a motivação, emoção e excitação da mente, potencializando a capacidade de criar que cada um guarda dentro de si.

Certamente um dos maiores inimigos da criatividade é a rotina. Mas como fugir dela? Uma ideia simples é pegar uma rota alternativa para a academia ou para casa de vez em quando, por exemplo. Fazer pratos diferentes na cozinha também é um bom exercício. Em resumo, não importa o que você faça, o importante é fazer diferente e adotar pequenas mudanças no seu cotidiano.

4 — Assista a um filme

Assistir um filme é uma atitude simples que pode liberar o pensamento criativo. Tanto filmes inspiradores como À Procura da Felicidade (2007) e O Homem que Mudou o Jogo (2012), quanto filmes mais leves e divertidos como Os Intocáveis (2012) e Mamma Mia (2008) são boas recomendações para isso.

5 — Trabalhe em locais, horários e posições diferentes

Estando exposto(a) a novos ambientes, novas ideias podem surgir. Se a sua profissão permitir, varie os horários de trabalho e até a maneira como você se porta no trabalho. Mais uma vez, pequenas mudanças podem fazer a diferença e ajudar o cérebro a funcionar de maneira mais criativa.

6 — Tire uma soneca

Pare tudo e tire uma soneca. Dormir é uma boa opção para recuperar a energia e limpar a cabeça. Depois de recarregar as baterias, a ideia que você precisava pode surgir com mais facilidade.

7- Acompanhe o trabalho de pessoas criativas

Além de ser uma interessante opção para aumentar seu repertório criativo, fazer amizades com pessoas que você considera criativas pode ampliar o seu networking e trazer boas oportunidades no futuro.

Gostou das dicas? Ficou curioso para conhecer mais maneiras de potencializar sua criatividade? Fique de olho no Blog da Inova e acompanhe a Parte II do nosso guia de dicas para ser mais criativo(a)!

Boas práticas para estimular a criatividade

Este é o segundo de dois artigos sobre como ampliar o uso da criatividade para gerar ideias e soluções originais.

No artigo anterior, descrevemos o que é a criatividade, como funciona o processo criativo e listamos algumas técnicas de criatividade para serem utilizadas na resolução de problemas dentro de uma empresa.

Agora iremos apresentar boas práticas que devem ser adotadas no cotidiano de uma empresa e na rotina de cada pessoa, de forma a promover um ambiente inventivo e repleto de pessoas inspiradas. Confira nossas dicas e chute os bloqueios criativos para bem longe! ????

Inspire-se!

As referências que vimos e memorizamos fazem parte de nossa bagagem e estimulam nossa criatividade.

Durante o trabalho, reserve um tempo de seu dia para pesquisar referências e coisas que te inspiram. Os insights podem estar escondidos dentro de imagens, artigos, vídeos, palestras ou em uma simples conversa com seu colega.

No seu dia a dia, encare o mundo com olhos diferentes. Observe os detalhes que estão no caminho para o trabalho, nas pessoas que passam por você, nas músicas que você ouve no rádio. As boas referências e inspirações estão em todos os lugares, basta você dar um significado a elas!

Na sua empresa, dê espaço para que os colaboradores possam compartilhar suas bagagens. Eles se sentirão estimulados e à vontade para contar o que os inspira no trabalho e na vida!

Registre suas ideias!

Sabe quando você está vendo um filme ou conversando com alguém e tem um insight? Ou quando acordou lembrando de um sonho maluco? Anote tudo! Descreva e/ou desenhe os mínimos detalhes. Isso pode servir como inspiração ou solução algum dia!

Organize suas referências!

Referências, ideias e inspirações só funcionam se estiverem organizadas e bem guardadas para quando você precisar! Para isso, recomendamos as seguintes ferramentas:

Pinterest

Ótima para guardar referências visuais. Você pode salvar imagens, vídeos e links em pastas públicas ou privadas. Além disso, você pode interagir com outros usuários e empresas, ver o que eles salvam, e criar pastas compartilhadas. A Conexorama já utiliza essa ferramenta para reunir inspirações e estimular ideias! Confira nosso Pinterest aqui: pinterest da conexorama

Pocket

Aqui você pode guardar qualquer inspiração (artigos, links, imagens, vídeos, etc) em pastas privadas, separadas por tipo e tags.

Evernote

Espaço para guardar anotações e inspirações. Você pode salvar lembretes e ideias, tirar fotos de um esboço, salvar um livro ou link. Tudo pode ser acessado em qualquer dispositivo e compartilhado.

Cuide do seu ambiente de trabalho!

Diversos estudos dizem que trabalhamos melhor em meio ao caos, mas temos que saber quando dar lugar a ele!

Primeiramente, tenha um ambiente de trabalho bonito, limpo e organizado.

Não importa se é uma mesinha no seu quarto ou em uma empresa! Mantenha ela limpa, arejada, decorada com coisas que te inspiram e ferramentas que te auxiliam.

Dessa maneira você se sentirá mais confortável para trabalhar. O mesmo vale para sua empresa: invista na decoração para criar um ambiente mais divertido e motivador!

Durante o processo criativo é que você dá lugar para o caos: você deixa milhares de ideias surgirem dentro de sua cabeça, rabisca e até suja as mãos de tinta!

Dê um tempo para sua cabeça!

Sabe quando você está há horas em cima de um projeto e a solução final nunca aparece? Existe apenas uma solução para isso: faça outra coisa! Sim! Permita que sua cabeça saia desse estresse contínuo e dê uma caminhadinha de 5 minutos ou mais. Respire ar puro, escute música, medite, cozinhe, tire uma folga.

Mude os ares e perceba como você voltará para aquele trabalho com mais tranquilidade e inspiração! Não quer voltar? Pegue seu laptop ou sketchbook e vá até um café ou parque trabalhar!

Na sua empresa, crie um ambiente para descontração, escolha uma boa localização e deixe que seus funcionários sejam livres para trabalhar com suas particularidades e espaço.

Descubra as habilidade que existem em você!

Quando você começa o processo criativo de que forma trabalha? Sempre faz um check-list, mapa mental ou esboço? Esqueça isso!

Faça um desenho, crie uma música, escreva uma história, represente como se estivesse em um teatro! Tudo é permitido para que as ideias surjam e você se livre dos bloqueios para descubrir novas habilidades que estão escondidas dentro de você. Encare o processo criativo também como autoconhecimento!

Organize seu tempo!

Muitas pessoas falam que as melhores ideias só surgem na última hora. Talvez isso aconteça, mas não podemos deixar de admitir que é um mau hábito. Organize suas ideias e processos para garantir uma boa ideia e ter tempo suficiente para refiná-la!

Saia da caixa ou fique nela!

Quer ter novas ideias? Saia do seu lugar comum! Use diferentes perspectivas e combinações, crie ideias absurdas, mude sua rotina e seu método de trabalho.

Não funcionou ou não se sente seguro assim? Não tem problema! Você precisa encontrar o que é melhor para o seu próprio processo criativo.

Muitas técnicas nos incentivam a sair fora da caixa, mas a verdade é que muitas vezes precisamos também permanecer nela para ter ideias concretas. Tudo depende do seu problema, do seu estado mental, prazo e técnica de trabalho. Confie nos seus passos!

Filtre suas ideias!

Durante o processo criativo, muitas ideias surgem, porém devemos ter o hábito de filtrá-las. Para isso, analise sua ideia em diferentes perspectivas e contextos, faça protótipos e testes, entreviste pessoas. Seja sempre criativo, mas saiba manter os pés no chão!

Acredite na sua ideia!

Por mais maluca que uma ideia possa parecer, tenha fé! As ideias inovadoras geralmente vêm associadas à quebra de paradigmas e isso pode causar estranheza para algumas pessoas. Saiba filtrá-las, mas também observe-as com um novo olhar. Confie em seu potencial para fazer essa nova ideia acontecer! Aponta pra fé e rema!

Motivação é tudo!

A geração de ideias criativas requer níveis elevados de energia e engajamento, que são atingidos somente quando estamos motivados. Ame o que você faz, pois a criatividade floresce quando há paixão!

Você precisa colocar muito amor e dedicação no seu trabalho e isso só acontece quando você está no lugar certo, fazendo aquilo que gosta, em um ambiente confortável. Observe durante seu dia-a-dia se isso está acontecendo: se você se satisfaz em seu trabalho, se o ambiente é motivador e o que você poderia fazer para melhorar esse ambiente.

Em sua empresa, crie um espaço aberto para críticas e elogios de seus funcionários! Dê espaço para a vocação e talento deles e estimule-os a crescerem profissionalmente!

O melhor método criativo é o seu!

Muitas técnicas podem ser adotadas para impulsionar o processo criativo, mas as ideias vêm de dentro de você, junto com toda sua bagagem. Quem melhor que você mesmo para saber qual o melhor método para liberar sua criatividade?

  • • Repare no modo como você trabalha, nos seus hábitos e tempos;
  • • Observe melhor o que te inspira: músicas, livros, filmes, obras de arte, seu avô;
  • • Descubra se sua memória é visual, auditiva e/ou cinestésica;

• Encontre o melhor horário e ambiente para gerar insights: de manhã em uma caminhada ou após uma meditação? a tarde no local de trabalho? a noite em um happy hour?

• Descubra a melhorar maneira para soltar sua criatividade: desenhando, conversando, imaginando, escrevendo, criando esquemas?

• Você trabalha melhor com música, silêncio ou conversa?

Tudo faz parte de um longo caminho de autoconhecimento, experiência e prática. Gostou das dicas? Aplique-as e nos conte como foi sua experiência! ???? Se gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais!

Quer ser mais criativo? Em 6 passos você chega lá

O assunto criatividade tem permeado muitas discussões aqui na eduK, como falamos no post sobre o Laboratório de Criatividade. E isso nos levou a criar esse passo a passo para ser mais criativo. Confira as dicas e pratique!

A inspiração vem de onde? (crédito da foto: Shutterstock)

Passo a passo para ser mais criativo

1. Se inscreva em uma aula de um assunto novo

A criatividade surge quando você sai da sua zona de conforto e experimenta algo totalmente novo e diferente. Já domina uma técnica do artesanato, como a encadernação, por exemplo? Que tal se arriscar no patchwork? Ou vá mais longe e se arrisque em um curso de gastronomia.

2. Crie um ambiente propício para a criatividade

Não, não é preciso estar em uma linda sala para ser mais criativo. Estamos falando de um ambiente em que você se sinta relaxado e confortável para se deixar levar pelos mais loucos pensamentos e ideias. Sem medo. Sem vergonha. Sem julgamentos.

Ateliê da Gigi Serelepe: ambiente que inspira a criação

3. Pare o que está fazendo e saia para caminhar

Você também se sente paralisado diante de uma folha em branco? O segredo para desbloquear a mente e encontrar a solução é para tudo e sair para dar uma volta.

E aí, vale seguir a dica da Elá Camarena, nossa embaixadora da criatividade: Ser criativo é acreditar que não adianta olhar para uma folha em branco e achar que você vai ter uma ideia.

É preciso seguir pesquisando sempre, lendo bastante e prestando atenção no seu dia a dia. Busque referência no que não é comum. É um exercício diário!

4. Mantenha um “mural de inspiração”

Pode ser virtual, como os boards do Pinterest, ou físico, que você vai recortando referências (pode ser páginas de revista, um cartão, tecidos, flores, folhas, enfim…), mas é fundamental ter o que te inspira por perto sempre.

Na parede do ateliê da Elá Camarena, um pequeno mural cheio de memórias

5. Separe um tempo para criar

Isso mesmo, marcado na agenda, com hora para começar e terminar. Olha como a Nanda Sellan faz:

Eu separo um período da minha semana, cerca de três horas, só para me dedicar à pesquisa. Faço teste de novos modelos, procuro tendências, vejo novos materiais, busco inspiração. Essa é uma parte fundamental do trabalho de uma artesã!

6. Permita-se sonhar mais

Libere a sua imaginação para uma viagem. Imagine-se em outra cidade, em outro mundo, quem sabe? A lógica é inimiga da criação. O tio.Faso adverte: “O conselho que eu dou é nunca faça o que esperam que você faça. Saia do senso comum!”.

Gostou das dicas? Qual a sua receita para ser mais criativo? Divide com a gente aqui nos comentários!

Fontes de pesquisa: Inc. Magazine, livro “Zig Zag: The Surprising Path to Greater Creativity”, de Keith Sawyer, Forbes magazine, autores da eduK

Ideias para fazer um vídeo criativo: passo a passo completo

  • A área audiovisual está ganhando cada vez mais espaço no mundo digital devido a seu dinamismo e fácil entendimento do conteúdo.
  • Esse crescimento é muito visível no YouTube, já que a plataforma tem um grande número de canais e inscritos.
  • Se você gosta dessa área, mas não tem noção de como ter ideias para fazer um vídeo criativo, não precisa ficar ansioso.
  • No post de hoje vamos dar algumas dicas sobre o processo criativo de criar video aula.
  • Quem ainda não tem afinidade com o meio audiovisual pode ter alguns bloqueios criativos na hora da elaboração.
  • Entretanto, isso é facilmente contornado, basta paciência e muita prática.
  • Veja também: como fazer vídeo de maneira fácil e ágil

Como ter ideias para fazer um vídeo criativo

Para gravar um vídeo é normal que os criadores de conteúdo passem por um processo criativo.

Se você imaginou uma pessoa com bloco de anotação em branco e várias folhas amassadas em volta, calma!

Não é bem assim que esse processo acontece. Algumas ideias são mais fáceis de serem transformadas em roteiros que outras, principalmente quando temos interesse e conhecimento sobre o assunto a ser abordado.

  1. Para ter ideias criativas para fazer um vídeo e escrevê-las sem bloqueios criativos é necessário ter uma bagagem cultural.
  2. Ou seja, é o conhecimento adquirido através de suas experiências pessoais que faz com que, ao criar um conteúdo, ele se torne mais rico em referências.
  3. Para que o processo criativo de ter ideias para fazer um vídeo funcione de forma eficaz, é importante passar por três etapas.

Processo criativo para ter ideias para vídeos passo a passo:

1- Planejamento

Aqui entra a definição do tema central e subtemas a serem abordados.

2- Geração de ideias

Nesse momento é válido colocar no papel todas as ideias que você tiver, use um mapa de ideias. Mesmo que você não as ache cabível para o momento, elas podem ser base para ideias futuras.

3- Executar as ideias

Depois de tudo planejado e passado para o papel, é hora de colocar em prática. Às vezes a ideia fica ótima no papel, mas é inviável executá-la.

Há quem acredite que a criatividade é um dom, mas isso não é verdade. Ser criativo é a capacidade de estimular sua competência inventiva e de criação.

Portanto, a criatividade é uma habilidade que todos nós possuímos, mas que alguns não estimulam. Se você é uma dessas pessoas comece a trabalhar essa habilidade para desenvolvê-la.

Como ter ideias para gravar um vídeo incrível?

  • Não existe uma fórmula mágica para ter ideias de vídeos criativos incríveis e que vão dar certo.
  • Mas você pode seguir alguns passos para tornar o resultado bem interessante.
  • Veja essas ideias:
  • Fale sobre seus interesses! Pode parecer um tema bobo de se falar, mas é um ótimo jeito de começar, pois você tem domínio do assunto e a possibilidade de falar com paixão é maior. Isso faz com que você transmita emoção dando personalidade ao seu vídeo;
  • Conte histórias: as pessoas adoram ouvir histórias, isso as inspira. Pense em coisas que aconteceram com você ou pessoas próximas, além de técnicas de storytelling;
  • Faça tutoriais: somos curiosos por natureza e sempre buscamos aprender algo. Então, por que não ensinar algo que você sabe?

Veja mais: Como fazer um storytelling: o que é como utilizar em seus vídeos

Ainda sem ideias para fazer um vídeo? Inspire-se nestes canais do YouTube que selecionamos!

Canais com ideias criativas para fazer um vídeo

Escolhemos 4 canais e selecionamos um episódio para você conferir:

Manual do Mundo

Fred Elboni

Pausa para feminices

Pipocando Games

Agora que você já sabe como ter ideias de vídeos criativo, que tal colocá-las em prática? Baixe agora mesmo um guia para planejamento!

Planejamento de cursos online

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*