Como aumentar os graves em um computador com windows

Atualmente todos os computadores têm pelo menos uma saída de áudio. Porém, nem sempre o som produzido pelo micro é de boa qualidade. Se você quer melhor o som de seu PC, siga as dicas do TechTudo:

Adquira uma nova placa de som – A maioria dos computadores tipo desktop vem com boas placas de som embutidas na placa-mãe. Estas placas normalmente têm seis saídas analógicas de áudio (que a maioria das pessoas conhece como “5.

1”) assim distribuídas: duas saídas de áudio frontais (canais esquerdo e direito), duas saídas laterais ou traseiras (canais esquerdo e direito) uma saída central para sons médios (frequência da voz) e uma saída para sons graves para ser ligada ao subwoofer (caixa de som para reproduzir sons graves).

Como Aumentar os Graves em um Computador com WindowsSaídas de áudio da placa de som (Foto: Reprodução)

É importante notar que são seis canais analógicos de áudio, mas só existem três conectores físicos. Isto acontece porque cada conector trabalha com dois canais de áudio.

Algumas placas possuem também saídas de áudio digital (também conhecidas pela sigla SPDIF), que contém todos os seis canais de áudio e podem ser ligadas a aparelhos de som ou conjunto de caixas acústicas compatíveis com o padrão digital.

Na figura acima, vemos os três conectores das saídas analógicas e os conectores coaxial e óptico das saídas digitais. Notem que, nesta placa, existem três outros conectores que são usados para entradas como microfone, entrada para outros equipamentos, saídas extras etc.

Porém, alguns computadores desktop e a maioria dos notebooks só vêm com duas saídas de áudio estéreo (canais esquerdo e direito – apenas um conector).

Nestes casos, é interessante adquirir uma placa de som com, pelo menos, seis canais (5.1). Existem várias opções de marcas e preços no mercado.

Quem usa notebook (que tem capacidade reduzida de expansão), pode optar por placas de som no padrão USB.

Invista em caixas acústicas de qualidade – De nada adianta ter uma boa placa de som se você continua a usar aquelas caixinhas que vêm com o micro. Somente com um bom conjunto de caixas acústicas é possível usufruir da qualidade da placa de som. Um kit “2.

1” (duas caixas + subwoofer) e com potência adequada já consegue bons resultados, mas quem pretende obter sons com aquele efeito surround do cinema deve optar pelos conjuntos 5.1. Essas caixas de som de boa de qualidade não são muito baratas.

Uma opção interessante para quem quiser gastar pouco é investir em um bom fone de ouvido.

Como Aumentar os Graves em um Computador com WindowsConjunto de caixas acústicas 5.1 (Foto: Reprodução / Abel Alves)

Ajuste o som no Windows – O Windows 7 tem uma ótima ferramenta para configuração do som. Para utilizá-la, siga o tutorial:

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse no ícone do alto-falante na barra de notificações do Windows e escolha a opção Dispositivos de Reprodução.

Passo 2. Na janela que se abrir, clique em Alto-falantes e depois no botão Configurar. Aí basta seguir as instruções de acordo com o seu conjunto de caixas acústicas (alto-falantes).

Como Aumentar os Graves em um Computador com WindowsConfigurando os Alto-falantes (Foto: Reprodução / Abel Alves)

Passo 3. Após configurar o som de acordo com seus alto-falantes, clique novamente em Alto-falantes e agora clique no botão Propriedades. Note que existem várias opções avançadas de ajuste de som. Por exemplo, na aba Melhorias, podemos ajustar o som de acordo com o ambiente onde ele será reproduzido.

Como Aumentar os Graves em um Computador com WindowsAjustando as Propriedades dos Alto-falantes (Foto: Reprodução / Abel Alves)

Atualize o driver/software da placa de som – Os fabricantes de placas de som costumam fornecer drivers e softwares que ajudam a aproveitar ao máximo as características das placas.

Esses programas permitem ainda mais ajustes que os feitos pelo Windows e muitas vezes as placas de som só funcionam bem depois de sua instalação.

Portanto, descubra o site do fabricante de sua placa e baixe o driver e outros softwares referentes ao seu modelo de placa de som.

Como Aumentar os Graves em um Computador com WindowsExemplo de programa para controle da placa de som (Foto: Reprodução / Abel Alves)

Use um tocador de músicas avançado – O Media Player (tocador de arquivos de mídia) que vem com o Windows tem melhorado bastante, mas existem várias alternativas gratuitas que podem ser baixadas da Internet.

Esses programas vêm com várias opções para melhoria do som além das que existem no Media Player do Windows.

No TechTudo Softwares vocês podem encontrar o Jaangle e o Foobar2000, que são ótimas alternativas gratuitas.

Como Aumentar os Graves em um Computador com WindowsTela do Foobar2000 (Foto: Reprodução / Abel Alves)

Leia também:  Como ajustar os faróis do carro: 9 passos (com imagens)

Com essas dicas o som do seu PC ficará melhor. Se você tiver mais alguma sugestão para melhorar o áudio do computador, não deixe de participar nos comentários.

4 dicas para resolver problemas de som no seu notebook

Tempo de leitura: 2 minutos

Se você está lendo esse artigo é porque vestá com algum problema com  som do seu notebook, certo? E provavelmente não conseguiu resolver, mesmo acessando diversos tutoriais na internet.

Por isso, neste artigo mostraremos a você como pode ser fácil ajustar o som no Windows 8, sem precisar procurar uma assistência técnica. Confira 4 dicas para resolver problemas de som no seu notebook!

Para descobrir o problema será necessário seguir uma sequência de verificações, ok? Isso garantirá que todos os procedimentos possíveis para ajustar o som serão testados.

Como verificar problemas de som no notebook

Verifique a alimentação dos alto-falantes e o volume do som

Caso seu notebook possua alto-falantes, verifique se ele estão ligados à uma fonte de energia que funcione. Depois disso, cheque também se o alto-falante está com o volume baixo ou até mesmo desabilitado.

Para abrir o Mixer Volume, acesse o botão Iniciar, depois Painel de Controle, Hardware e Som. Na guia ‘Som’ clique em ‘Ajustar volume do sistema’.  Verifique se o botão Sem Som não está ativado. Caso esteja ativado, desative-o.

Verifique se os cabos estão conectados

Você já verificou que as saídas de som estão prontas, agora é necessário checar se os cabos que conectam o PC ao alto falante estão devidamente conectados. Sim, às vezes o problema é um simples cabo desconectado. Por isso, siga o cabo que vai da saída de som para o computador e certifique-se que ele está conectado na saída certa.

Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows

Solução de Problema do Windows

Após as verificações anteriores nada foi resolvido? Tente utilizar a solução de problema Reproduzindo Áudio. A ação irá procurar por problemas comuns relacionados à configuração de volume, placa de som, driver e alto-falantes.

Para abrir a solução de reprodução de áudio, clique no botão Iniciar e vá em Painel de Controle. Na caixa de pesquisa, digite Solução de problema .

Ao surgir uma lista na tela, clique em “Solucionar problemas de reprodução de áudio” e confirme o procedimento.

Verifique a placa de Som no Windows 8

  • Certifique-se de que o Windows está reconhecendo a placa de som. Para isso, siga os seguintes passos:
  • 1. Aponte o mouse para o canto superior direito da tela e quando a barra lateral aparecer, escolha a opção “Configurações”;
  • Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows
  • 2.  Acesse a opção “Mudar configurações do computador”;
  • Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows

3. Na tela seguinte, clique na opção “Dispositivo”. Aparecerão todos os dispositivos do computador;

Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows

Se houver uma placa de som, ela aparecerá na listagem. Isso significa que os recursos de som estão instalados corretamente, então verifique o volume do som. Caso não encontre, será preciso reinstalar os drivers do hardware de som ou, em último caso, trocar a placa de som.

O problema persiste? Nós te ajudamos! Saiba como instalar o driver de áudio

Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows

Saiba como aumentar o volume do seu computador além do máximo

Quem nunca desejou poder aumentar o volume do computador além do máximo ao ouvir música sozinho em casa ou até durante uma festa, não é mesmo? O que muitos não sabem, no entanto, é que a tecnologia pode ser uma grande aliada para realizar essa tarefa. Isso porque é possível instalar programas que permitem aumentar o volume do seu computador ou notebook em até 500%.

Quer saber como fazer isso? Siga as dicas abaixo!

Programa permite aumentar o volume do computador além do máximo

Há, atualmente, um programa bacana que realiza essa tarefa. É o Sound Booster, que é pago e possui o valor de US$ 20, porém oferece um teste gratuito de quatorze dias. A única restrição que o usuário enfrentará enquanto estiver utilizando a versão gratuita é a de não poder aumentar o som por 5 segundos a cada 5 minutos. Fora isso, a funcionalidade do programa está garantida.

Para baixá-lo, basta acessar o site da desenvolvedora, clicar em “try it now”, executar o programa e seguir as recomendações do assistente de instalação. Uma vez instalado, um atalho do programa ficará na área de trabalho. Ao clicar sobre ele, a seguinte mensagem aparecerá:

Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows (Captura de tela: Ariane Velasco)

Depois, basta clicar sobre o ícone do programa na barra de tarefas e aumentar o volume conforme achar melhor! 

Aumentando o volume com o Windows

Também é possível aumentar o volume do computador além do máximo utilizando o próprio Windows, e sem pagar nada por isso. Para fazer isso, você deverá:

Leia também:  Como ajustar a opacidade no adobe photoshop: 8 passos

1. Clicar com o botão em cima do ícone de volume, localizado na barra de tarefas, e selecionar a opção dispositivos de reprodução:

Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows (Captura de tela: Ariane Velasco)

2. Procurar por fones de ouvido/alto falantes, ou então pelo reprodutor de áudio que estiver usando, e selecionar suas propriedades:

Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows (Captura de tela: Ariane Velasco)

3. Em aperfeiçoamentos ou melhorias, ativar a equalização de intensidade:

Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows (Captura de tela: Ariane Velasco)

4. Finalizar com ok.

Prontinho! Após seguir os passos acima, o som do seu computador poderá ficar muito mais alto, embora a eficácia do Windows não seja a mesma do Sound Booster. Vale lembrar que, caso você já tenha instalado o programa e quiser utilizar o Windows para aumentar o volume do computador, terá que desinstalá-lo primeiro.

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Como melhorar o som no Windows 10

  • Placas de som dedicadas passaram a ser um luxo a que poucos se dedicam, mas isso não quer dizer que o usuário do Windows 10 não possa desfrutar de uma qualidade sonora um pouco melhor.
  • Sem muito alarde, a Microsoft disponibiliza um recurso gratuito nativo no sistema operacional que pode fazer muita diferença na qualidade de som em jogos e filmes, principalmente se você utiliza fones de ouvido ou um sistema de saída de som com suporte.
  • Através do som espacial, é possível ampliar a sensação de imersão do ouvinte, permitindo que o som passe de um ponto ao outro no espaço com uma fluidez e naturalidade superior ao obtido normalmente em sistemas surround.
  • Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows

A funcionalidade já vem embutida no Windows 10, mas não está ativada por padrão. Para liberar o recurso, é muito simples: basta clicar com o botão direito no ícone do Volume na Barra de Tarefas e escolher a opção Som Espacial. Isso irá abrir uma tela que permitirá selecionar qual formato de som espacial o usuário deseja habilitar:

Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows

Embora seja necessário que o conteúdo original tenha suporte a som espacial para aproveitar todo o seu potencial, a funcionalidade também oferece um incremento na qualidade sonora para outros conteúdos.

Dispositivos externos conectados ao computador, como soluções de home theater, também precisam ser capacitadas para executarem som espacial, mas um fone de ouvido de qualidade já consegue ilustrar uma melhora significativa com essa opção habilitada.

Ainda não tem Windows 10?
Clique aqui e comece usar ainda hoje!

Carregando…

Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows

Notícias

5 visualizações

Carlos L. A. da Silva – 12 de junho de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como aumentar o volume do notebook além do limite

O fone de ouvido ou alto-falante que você usa no notebook ou PC é baixo? Não se preocupe: tem como aumentar o volume do computador sem comprar nenhum hardware externo, só com programas.

Vale frisar que a qualidade do som não deve continuar a mesma; por vezes, ele pode parecer estourado ou sem definição, mas não são em todos os casos. Um som muito baixo também pode significar problema no seu alto-falante, então vale dar uma olhada na assistência técnica.

Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows

O principal programa que faz o trabalho sujo é o Letasoft Sound Booster, que pode aumentar o som do seu computador em até 500%. Para usá-lo, basta instalar o programa. Instalei enquanto estava ouvindo música no Spotify e precisei reiniciar o PC para que tudo funcionasse perfeitamente, então se algo der errado, reinicie o computador.

Infelizmente, o Sound Booster é um programa pago e funciona gratuitamente por 14 dias, com uma limitação de não aumentar o som por 5 segundos a cada 5 minutos — nada que faça muita diferença. Se o programa te ajudou, você pode comprar a versão completa por US$ 20.

Outras opções

Também é possível aumentar o som do computador usando uma ferramenta do próprio Windows, que não é tão efetiva quanto o Sound Booster, mas consegue quebrar o galho. Veja como ativá-la:

  1. Clique com o botão no ícone de volume na barra de tarefas e selecione Dispositivos de reprodução;
  2. Procure Fones de ouvido / Alto falantes (ou o seu reprodutor de áudio padrão), clique com o botão direito e selecione Propriedades;
  3. Na aba Aperfeiçoamentos ou Melhorias, ative a opção Equalização de intensidade. Se você já tem o Sound Booster no computador, precisará desinstalá-lo para essa aba aparecer;
  4. Finalize clicando em OK nas janelas que foram abertas;
  5. Pronto! Você deve perceber uma leve melhora no volume do computador.

Essa opção ativada vai reduzir as diferenças de volume percebidas no que você reproduz, o que estabiliza o áudio e consegue deixá-lo mais alto. Funcionou? ????

Leia também:  Como aplicar vacinas em cães: 8 passos (com imagens)

Ajuste a qualidade do som no iTunes do PC

Selecionar versão: Selecionar versão: iTunes 12.10 Windows iTunes 12.9 Windows Modificar este controle recarregará a página

Com o equalizador do iTunes, é possível sintonizar frequências específicas do espectro de som.

É possível personalizar o som de acordo com os diferentes gêneros, cômodos de sua casa ou alto-falantes específicos.

É possível optar entre mais de 20 pré-ajustes das configurações de equalizador usadas com mais frequência ou ajustar as configurações manualmente e salvar suas configurações personalizadas como um pré-ajuste que você pode usar novamente.

É possível também adicionar profundidade e deixar a qualidade de suas músicas mais vivas ajustando o Amplificador de Som.

  1. No app iTunes do PC, escolha Visualizar > Mostrar Equalizador.

  2. Siga um destes procedimentos:

    • Escolha uma opção de pré-ajuste no menu local.
    • Arraste os controles deslizantes de frequência para cima ou para baixo para aumentar ou reduzir o volume de uma frequência (em decibéis).

    As configurações do equalizador são aplicadas a todas as músicas até que você as altere – exceto àquelas que já possuem pré-ajustes de equalizador atribuídos (consulte as informações abaixo).

  3. Selecione Ativado para ativar o equalizador.

Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows

  1. No app iTunes do PC, escolha Visualizar > Mostrar Equalizador.

  2. Arraste os controles deslizantes para ajustar a frequência como desejar.

  3. Escolha Criar Pré-ajuste no menu local e atribua um nome ao seu pré-ajuste.

Para renomear ou excluir um pré-ajuste, escolha Editar Lista no menu local.

  1. No app iTunes do PC, selecione uma música na janela do iTunes.

  2. Escolha Editar > Informações da Música e clique em Opções.

  3. Escolha uma configuração no menu local Pré-ajuste do Equalizador.

    Para escolher pré-ajustes para outras músicas, use os botões Seguinte e Anterior.

  4. Clique em OK.

O pré-ajuste do equalizador selecionado será aplicado à música sempre que ela for reproduzida.

O Amplificador de Som modifica a resposta de graves e agudos para aumentar a percepção de “amplitude” do efeito estéreo.

  1. No app iTunes do PC, escolha Editar > Preferências e clique em Reprodução.

  2. Certifique-se de que o Amplificador de Som esteja selecionado.

  3. Para aumentar ou reduzir o efeito do Amplificador de Som, arraste o controle deslizante.

Agradecemos seu comentário.

Como Aumentar os Graves em um Computador com Windows

X

Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência.

O wikiHow possui uma Equipe de Gerenciamento de Conteúdo que monitora cuidadosamente o trabalho de nossos editores para garantir que todo artigo atinja nossos padrões de qualidade.

Leia este artigo para saber como aumentar automaticamente os sons graves nos alto-falantes de seu computador Windows.

  1. 1

    Localize o botão de volume na barra de tarefas de seu computador. Esse botão é representado por um pequeno alto-falante e está localizado no canto inferior direito da tela.

  2. 2

    Clique com o botão direito do mouse no botão de volume. Um menu será exibido.

  3. 3

    Clique em Dispositivos de reprodução no menu. Uma nova janela será aberta, exibindo uma lista com todos os hardwares de áudio de seu computador.

  4. 4

    Localize e clique nos alto-falantes na lista de hardwares.

  5. 5

    Clique no botão Propriedades no canto inferior direito da janela. Feito isso, as informações e configurações de hardware dos alto-falantes serão abertas.

    • Você também pode clicar duas vezes nos alto-falantes para acessar essa janela.
  6. 6

    Clique em Aperfeiçoamentos na parte superior da janela. Nessa guia, você poderá aplicar efeitos de som na saída de áudio de seu computador.

  7. 7

    Marque a caixa ao lado de Equalizador na lista de efeitos. Feito isso, os efeitos do equalizador serão ativados na saída dos alto-falantes. Você poderá ver as propriedades dele abaixo da lista.

    • Em algumas versões do Windows, você poderá encontrar a opção Aumentar graves na lista. Nesse caso, marque a caixa ao lado dela.
  8. 8

    Clique na barra de seleção ao lado de “Configuração” na parte inferior da janela. Um menu mostrando todas as predefinições disponíveis para o equalizador será exibido.

  9. 9

    Selecione Graves na lista. Dessa forma, os graves serão aumentados na saída de áudio de seus alto-falantes.

  10. 10

    Clique em OK. Suas novas configurações de áudio serão salvas e os sons graves serão aumentados em seu computador.

Escrito Com:

Editor da Equipe wikiHow

Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência.

Categorias: Windows

  • Imprimir
  • Agradecer aos autores

Esta página foi acessada 11 857 vezes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*