Como arrumar sua bagagem de mão: 14 passos (com imagens)

Viagens de férias ou em feriados prolongados, como o desta sexta-feira (15/09/2019), costumam ser experiências prazerosas e ótimas para estrear looks elaborados. Mesmo quando são a trabalho, são oportunidades para conhecer novos lugares e culturas.

Porém, um momento que nem todo mundo gosta é a hora de arrumar as malas. A consultora de imagem Deh Martini acredita que essa deve ser uma parte tão especial quanto o resto da viagem.

Durante passagem por Brasília, no fim de outubro, a paulista deu dicas de como montar uma mala funcional para o verão.

Vem comigo!

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)

O talk com Deh Martini integrou a programação do Wish Deeper, evento idealizado pelas empresárias Cátia Gonçalves e Helena Bittencourt, donas da multimarcas Wish. Na ocasião, as convidadas da loja aprenderam algumas dicas de como se programar para viagens na temporada de calor. Em especial, formas de economizar espaço na mala e otimizar as opções de look com organização.

  • Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)Em fevereiro de 2020, a empresária norte-americana lançará a própria coleção de vestuário, com 52 peças
  • Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)A primeira colaboração da companhia com uma marca brasileira traz calçados, bolsas e mochilas com a famosa carinha sorridente

Consultora de imagem e stylist, a profissional paulista já fez mais de 150 malas ao longo de 13 anos atuando na área. Tudo começou com uma lição que ela aprendeu anos atrás, durante uma viagem de três meses à Europa: você só leva aquilo que consegue carregar.

“A mala planejada nada mais é do que uma organização. Colocamos em ordem tudo relacionado à viagem, mas esse detalhe fica para depois. Acaba sendo uma coisa ruim, mas é para ser uma parte deliciosa. O objetivo é curtir mais coisas, com menos motivo para se estressar”, ensina.

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)Talk com Deh Martini ocorreu no dia 31 de outubro. Na ocasião, a paulista deu dicas para montar uma mala de verão funcionalComo Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)O encontro foi parte da segunda edição do Wish Deeper, evento promovido pela multimarcas Wish

1. Não deixe para a última hora

Antes de tudo, é preciso ter em mente que não existe uma receita pronta para a mala perfeita. Existem formas de fazer com que ela faça sentido para você. Uma grande cilada é ficar pensando nas possibilidades e encher de coisas. Elimine o “Vai que…” e planeje. A recomendação é de pelo menos cinco dias de antecedência.

Mala grande também não é sinônimo de sucesso. Ela só precisa ter um tamanho que funcione, além de ser resistente e leve. Ao final, se você esquecer alguma peça de roupa, nada de pânico. “A não ser que vá para algum lugar muito remoto, sempre tem uma Zara por perto”, brinca Deh.

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)Deh Martini recomenda organizar a mala com pelo menos cinco dias de antecedênciaComo Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)A mala não precisa ser enorme, mas precisa ser resistente. Quanto mais leve, menos risco de você pagar excesso de bagagemComo Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)A mala planejada é uma forma de curtir mais a viagem – e com menos coisas para administrar

2. O que não pode faltar

A escolha da mala faz parte desta etapa. Também é nesta fase que você deve separar roupas íntimas, esportivas, pijamas, moda praia e chinelo. Apenas as roupas e calçados do dia a dia fazem parte das etapas seguintes. Separe as peças da estação para começar a seleção e deixe pronta a lista de compras da farmácia e os sacos plásticos para roupas sujas.

Os travel kits diminuem o volume de produtos como xampu e condicionador na nécessaire, outra parte fundamental da pré-organização. As eco bags também quebram um galho, pois podem ser levadas como bagagem de mão. Se tiver algum peso a mais na mala, coloque na sacola!

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)Antes de selecionar as roupas, faça um pré-preparoComo Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)Travel kits ajudam a diminuir o volume de alguns produtos na nécessaireBiquínis, pijamas, roupas íntimas e esportivas entram na parte do pré-preparo

3. Clima, programação e duração: o que avaliar

O clima vai definir se você levará roupas para frio ou calor. Um jeito prático de saber o que as pessoas estão vestindo no seu destino é pesquisar no Instagram. Muitas vezes, a temperatura pode enganar, visto que a sensação térmica costuma ter alguns graus a mais ou a menos.

A programação também deve ser levada em conta: lazer ou trabalho? De acordo com a finalidade da viagem e o aspecto cultural local, você pode ter uma liberdade maior para ousar com cada look. Se a viagem é para algum destino com muitos templos, priorize roupas com braços e pernas cobertos.

Por fim, a quantidade de dias influencia diretamente na quantidade de peças a serem levadas. O ideal é escolher itens que combinem entre si e possam ser repetidos. Dessa forma, dá para aproveitar muito mais, levando muito menos.

Por meio do Instagram, preste atenção no que as pessoas estão vestindo no seu destinoA viagem é para lazer, trabalho ou os dois? Esse detalhe também é importanteA duração da viagem influencia no número de peças. Look de alfaiataria mais sóbrio, para os dias de vento

4. Evite itens desconfortáveis ou nunca usados antes

Sapatos desconfortáveis e viagem são duas coisas que não combinam em nada. Testar roupas que nunca usou também não é uma boa ideia, pois as chances de não harmonizarem com o resto da mala são maiores. Por falar em combinações, muito cuidado com as cores e estampas. Calças que só podem ser usadas com salto também são um problema, pois limitam as opções de look.

Evite levar sapatos desconfortáveis para a viagemCuidado na escolha das estampas, pois elas podem dificultar as combinações. Por outro lado, as sobreposições ainda podem ser opções interessantes para o verão, se você costuma frequentar lugares com ar condicionadoPriorize calças que não exijam uso de salto alto

5. Aposte em peças harmônicas e versáteis

Quanto mais estampas, mais difícil será a mala. Priorize cores que valorizem o seu estilo e combinem entre si. Uma opção é apostar nas combinações curingas de cores complementares, análogas ou tríades.

As peças de baixo precisam ter a mesma proporção na cintura para harmonizarem corretamente com a parte de cima. Se uma tem cintura alta, as outras também devem ter.

As roupas para o dia ficam suadas e sujas com mais facilidade, visto que você passa muito tempo com eles. As da noite, por outro lado, são usadas só durante algumas horas. Por isso, um visual noturno pode virar uma opção diurna depois. Ainda mais se você combinar com tênis.

As peças de baixo devem ter a mesma proporção na cinturaCombinações curingas podem ajudar bastanteOtimize as opções de peças para criar looks para dia e noite

6. Use a matemática para escolher a quantidade

Comece de baixo para cima, ou seja, pelos sapatos. Leve, no máximo, três opções neutras que funcionem com tudo. Para o verão, como é o caso desta lista, uma sugestão é levar uma rasteira, um tênis e um salto.

A parte das roupas é pura matemática! Vamos ao exemplo: a viagem terá duração de 14 dias. Para saber quantas peças de baixo, o número de dias deve ser dividido por dois. Dessa forma, serão sete peças de baixo.

Caso você queira levar um vestido e um jumpsuit, duas peças únicas, subtraia esse número das peças de baixo. Sobrarão cinco.

Esta quantidade, você multiplicará por dois para definir o número de peças de cima (camisas, blusas e casacos).

No fim das contas, você levará: cinco peças de baixo, duas peças únicas e dez peças de cima. Além destas 17 peças, você pode levar mais uma peça curinga.

Escolhendo as peças certas, você terá várias combinações diferentesCasacos e jaquetas entram na conta das peças de cima. Look descolado para quem quer curtir uma festa à noiteUm pouco de matemática faz diferença na hora de escolher a quantidade de peças

7. Como montar a mala

Você selecionou, organizou tudo o que vai levar e chegou a hora de colocar tudo na mala. Sapatos primeiro? Não. Comece pelas peças mais pesadas, que você não quer amassar. Evite fazer os famosos rolinhos. Se alguma delas for de couro tingido, guarde ao avesso ou use algum tecido para separar das outras peças e evitar que manchem.

Outra dica de Deh Martini é levar algumas coisas específicas na mala de mão. São elas: pijama, pelo menos uma roupa, travel kit e principalmente itens caros e especiais, como bolsas e joias. Se tiver algum problema com a bagagem no aeroporto, você ainda estará com sua it bag em mãos e evitará um possível furto.

Deixe os sapatos por último e coloque primeiro as peças pesadasLeve coisas caras, como bolsas e joias, na mala de mãoDessa forma, você evita furtos ou transtornos caso a sua mala seja extraviada

Nascida em Campinas (SP), Deborah — conhecida como Deh — Martini é formada em negócios de moda e consultoria de imagem. Fundadora da empresa Resolva Meu Look, ela atua como personal stylist e também ministra cursos de imagem pessoal.

Na área há 13 anos, tem experiência em grifes nacionais, como Carina Duek, Cris Barros e Lilly Sarti.

Essas e outras dicas de como organizar as peças para viagem estão disponíveis no curso on-line Mala Planejada, desenvolvido pela profissional.

Colaborou Hebert Madeira

Vai viajar de avião? Sete dicas para guardar os seus produtos de beleza e evitar acidentes

Um dos maiores problemas de quem viaja de avião é ter de deixar os seus produtos em terra porque, por alguma razão, não cumprem as regras de bagagem de mão.

Ou, caso decida enviar tudo na bagagem de porão para não ter chatices, chegar ao seu destino e ter a sua mala empapada em produtos rebentados ou partidos.

É por isso que, nestes casos, os produtos de beleza em unidoses acabam por ser  úteis e práticas.

Mas se é daquelas que não dispensa os seus cuidados diários e, mesmo em viagem, quer usar religiosamente os mesmos produtos que já usa em casa, há algumas dicas para embalar tudo com cuidado e acondicionar todas as suas coisas como uma profissional.

Leve a maquilhagem numa bolsa

E de preferência com o interior em plástico para poder ser lavada em caso de algum acidente.

Não misture os produtos de maquilhagem com a roupa (porque, se qualquer coisa rebentar ou derreter, vai estragar a roupa), leve apenas o essencial e acondicione tudo dentro de um nécessaire com várias bolsas para colocar os pincéis, os batons, as sombras, as máscaras, os pós e as bases organizados e separados.

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)

Imagem de Pinterest

E os seus líquidos em embalagens de viagem

Os experts — ou seja, quem viaja muito — dizem que, a não ser que vá usar todo o produto durante a viagem, não faz sentido levar a embalagem grande e voltar a trazer tudo para trás (a única exceção é com os protetores solares).

Leia também:  Como analisar uma ideia de negócio (com imagens)

Faça as contas aos dias que vai viajar e coloque os seus produtos como champôs, condicionadores, máscaras de cabelo, gel de banho, entre outros, em frascos de viagem reutilizáveis que pode comprar nas perfumarias e supermercados.

É uma forma de evitar levar demasiados frascos grandes que pesam e enchem a mala.

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)

Imagem de Pinterest

Evitar que algo rebente com a pressão?

É simples. O ar preso dentro das embalagens de plástico pode fazer com que estas rebentem quando a pressão do ar muda. A forma mais simples de evitar acidentes é abrir a tampa, dar um pequeno aperto para que o excesso de ar saia e fechar rapidamente a tampa.

Vale também a pena referir que é bom ter tudo organizado. Leve os seus cosméticos, cremes e produtos de higiene em malas que, no destino, se podem abrir e deixar tudo à vista.

É a forma mais simples de não andar a espalhar produtos pelas casas de banho dos hotéis ou das casas alugadas e, na hora de voltar para casa, deixar qualquer coisa por lá esquecida.

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)

Imagens de Pinterest

Proteger os perfumes

A forma mais prática será, sem dúvida, levar o seu perfume num frasco reutilizável próprio para perfumes e que pode comprar nas perfumarias. Apenas tem de fazer a transferência do líquido do frasco original para o reutilizável.

Outra forma é comprar uma versão de viagem do seu perfume e colocá-lo no seu nécessaire. Mas não descarte o velhinho modo de proteger os perfumes: envolvê-los numa meia e colocá-los dentro dos ténis para, assim, ficarem acondicionados.

Isto também vale com qualquer outro produto cujo frasco seja de vidro.

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)

Imagens de Pinterest

Na bagagem de mão?

Para evitar demoras ou que lhe façam esvaziar a mala e dizer adeus a alguns produtos, coloque todos os que vai levar consigo dentro de uma bolsa transparente. Segundo o Aeroporto de Lisboa, cada passageiro só pode levar embalagens no máximo de 100ml, dentro de um único saco transparente de 20cm por 20cm. Se não tiver daqueles sacos próprios, compre uma bolsa transparente nesse tamanho.

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)

Imagens de Pinterest

Proteja alguns produtos propícios a acidentes

Nunca leve produtos novos e completamente cheios para viagens de avião. Volte ao ponto 2 e coloque aquilo que precisa em frascos reutilizáveis.

Mas há mais algumas dicas: prefira produtos com tampa de enroscar porque, assim, dificilmente se vão abrir dentro da mala.

E no caso dos produtos com tampa de encaixar, como os protetores solares, embrulhe-os em papel celofane ou coloque-os em bolsas de plástico separadas do resto.

E crie camadas de proteção com a roupa

Esta já é da velha guarda mas vale sempre a pena lembrar.

Para evitar que alguma coisa se parta, apesar de todos os cuidados dos passos anteriores, coloque as suas bolsas de maquilhagem e cosméticos no meio da roupa para uma proteção extra contra as quedas normais das viagens –  já há demasiados vídeos na Internet das malas aos trambolhões nos aeroportos para saber que é provável que isso aconteça à sua.

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)

Imagem de Pinterest

Tudo sobre bagagem de mão

bagagem de mão é a bagagem transportada pelo passageiro a bordo do avião. As companhias aéreas definem rigidamente a quantidade, as dimensões e o peso. É sempre indicado consultar o site da companhia aérea com a qual você vai viajar, para evitar surpresas.

Atenção! A partir do dia 10 de abril de 2019, as companhias aéreas brasileiras começarão a fiscalizar as dimensões e o peso das bagagens de mão com mais rigor.

Recomendações

  • 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x profundidade) é o limite das dimensões permitidas pela maioria das linhas aéreas.
  • 10 kg é o limite de peso permitido pela maioria das companhias de baixo custo e companhias aéreas regulares.
  • 1 peça por pessoaé, geralmente, a quantidade permitida de bagagem de mão.

Na maioria das companhias aéreas de baixo custo, nos casos de viagens de pessoas com bebês, não se permite o transporte de bagagem de mão adicional.

Atenção!

  • líquidos (cosméticos, bebidas) na bagagem de mão podem ser transportados em recipientes de plástico com o volume máximo de 100 ml, cada um. Todos os recipientes devem caber em um saco de plástico transparente e não devem exceder o volume de um litro, se somados. Dos limites descritos, se aplicam duas exceções: alimentos para bebês e medicamentos necessários durante o voo.
  • as companhias aéreas podem multar seus passageiros por ultrapassarem os limites de dimensões ou peso da bagagem de mão. Por isso, é preciso seguir exatamente as determinações.
  • se a sua bagagem de mão ultrapassar o limite de dimensões ou de peso permitido, pode ser despachada como bagagem registrada dentro dos limites concedidos, mediante taxa.
  • a partir de 30 de junho de 2018, para viagens internacionais para os Estados Unidos, substâncias semelhantes a pó com mais de 350 ml devem ser despachadas e, dependendo de seu conteúdo, podem ser proibidos.

Objetos adicionais na bagagem de mão

Algumas companhias aéreas permitem também o transporte de 1 item pessoal, que pode ser levado a bordo do avião, junto com a bagagem de mão. Este item deve ser alocado embaixo do assento a frente. Para voos com origem no Brasil, as dimensões máximas permitidas deste item costumam ser de 45 cm x 20 cm x 35cm (largura, profundidade, altura).

Alguns exemplos de item pessoal permitido por algumas cias aéreas:

  • bolsa com notebook (eventualmente contendo o carregador e o mouse);
  • máquina fotográfica (à parte, numa bolsa com o equipamento fotográfico, ou na bolsa com a bagagem de mão);
  • outros aparelhos eletrônicos pequenos (telefone, mp3, tablet);
  • guarda-chuva;
  • materiais de leitura;
  • bolsas femininas.

IMPORTANTE: Desde março de 2017, algumas tarifas não permitem bagagem despachada. Recomendamos que consulte as regras antes de sua viagem. Se quiser saber mais sobre o que muda, de acordo com as novas regras para viajar, clique aqui!

Gosta das nossas informações? Acesse nosso blog para inspirações, ofertas e dicas sobre viagem. Clique aqui!

Informações importantes:

Veja também:

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens) Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens) Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)

10 passos para fazer uma mala prática e leve

A férias vem chegando, hora de viajar. Como nem tudo na vida pode ser perfeito, arrumar a mala é sempre uma chatice. Carregá-la durante a viagen então…. nem se fala! Por isso eu gosto de viajar bem leve e evito ao máximo levar coisas que eu não vou precisar.

Para viajar leve não tem outro jeito! Tem que levar pouca coisa! Veja abaixo o passo a passo que eu sigo quando estou me preparando para viajar. Sempre funciona! Minha mala fica sempre bem pequena e eu sempre consigo me conter à bagagem de mão.

 1- Confiro a previsão do tempo

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)

Com poucos dias de antecedência é possível ver a temperatura e se há previsão de chuva. Se quiser planejar com antecedência maior, procure informações sobre o clima e as médias de temperatura e precipitação para o mês no seu destino.

Ao saber isso, você não precisa levar roupas desnecessárias que vai acabar não usando. Outra dica é confiar na previsão do tempo e não na informação de amigos que moram no local. O tempo pode mudar de um dia para outro, e os amigos vão dar a informação dos dias anteriores, não dos próximos.

De qualquer forma, quando viajar para o frio, leve uma peça de calor; e quando for para um lugar quente, um casaquinho leve. Sempre tem um momento que você pode precisar. Mas só um, ok?

2- Separo uma mala pequena

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)

3- Seleciono roupas de cores neutras

No primeiro momento eu seleciono tudo que te parecer interessante. Contudo, sempre dou preferência para cores que permitam várias combinações, sem estampas, etc. No caso das mulheres vestidos são boas opções por serem peça única.

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens)4- Separo por tipo

Faça pilhas de calças, shorts, blusas, vestidos, biquínis, casacos, etc. Depois conte a quantidade de cada tipo, para saber o que está sobrando ou faltando.

5 – Repito o procedimento com os sapatos

Faça o mesmo com os sapatos. Separe todos os que achar interessantes. Mas também dê preferência para os que combinam com mais coisas. No fim, só vale a pena levar um de cada tipo, e depende do seu destino.

Um tênis, um sapato que sirva para o dia e para sair – de preferência confortável, e um chinelo são suficientes. Se for praia talvez o tênis não seja necessário. Mais que isso é exagero!

6- Elimino boa parte

Agora é a hora de eliminar. Das pilhas que você fez de roupas, deixe quantidade para uma combinação (bermuda/calça + blusa) por dia, até o limite de sete dias. Não tenha pena, retire boa parte do que separou. Tenha em mente que você não vai usar tudo, vai acabar repetindo roupa e não tem porque carregar peso à toa.

Se você for passar mais que sete dias, pense que usará a lavanderia, ou o banheiro do hotel para lavar roupa.

Guia para a primeira viagem de avião – Dicas – iG

As passagens da sonhada primeira viagem de avião já estão compradas, mas quanto mais perto da data de embarque, maior a ansiedade e o nervosismo de voar. Não é para menos.

O mundo dos aeroportos ainda é desconhecido e cheio de palavras novas como check-in, conexão, escala, turbulência. Por isso, preparamos um guia para que a sua viagem seja um sucesso e sem complicações.

Confira e boa viagem!

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens) Getty Images

Painéis espalhados pelo aeroporto mostram o horário de embarque do seu voo

PREPARANDO-SE PARA A VIAGEM

Arrumando as malas

Os viajantes podem levar dois tipos de bagagens no voo. A bagagem de mão deve ter no máximo 5 quilos e será carregada por você no avião. Nela, devem ser colocados objetos de valor, como carteira, celular, documentos, computador e aparelho de MP3.

Por medidas de segurança, não entram na mala objetos cortantes (alicate, tesoura de unha, canivetes etc.), frascos com líquidos com mais de 100 ml e produtos inflamáveis ou explosíveis (como isqueiros e sprays).

[leia mais sobre as regras de bagagem de mão] .

Cada passageiro, incluindo as crianças, tem direito a levar uma mala grande despachada no momento do check-in, que deve ter no máximo 23 quilos, no caso dos voos nacionais.

Se houver excesso, você deve pagar uma taxa extra. Vale identificar a bagagem com um adesivo ou com alguma fita para não confundi-la com a de outra pessoa na hora da retirada.

É recomendável colocar também um cadeado para proteger os pertences.

  • – Leia também: O que você pode levar na mala?
  • O documento

Separe o documento necessário para viagem. Para voos nacionais, pode-se utilizar o RG, carteira de motorista, passaporte nacional ou a carteira de trabalho, originais ou cópias autenticadas.

Deixe-o sempre a mão, pois ele será pedido mais de uma vez. Para viagens internacionais, são necessários o passaporte, com o visto do local a ser visitado (se o país exigir).

Leia também:  Como alterar o fundo em uma apresentação do google

E, para alguns destinos, são necessários também comprovantes de vacinas específicas.

Kit de viagem

Escolha roupas e calçados confortáveis para usar no dia da viagem. Mesmo se for para algum lugar quente, não se esqueça de levar um casaco a bordo para se proteger do frio do ar-condicionado. Leve chicletes com você. Algumas pessoas sentem dor de ouvido principalmente no momento do pouso e da decolagem.

Simular bocejos ou mascar alguma coisa ajuda a aliviar o desconforto. Para quem costuma sentir enjoos, leve o remédio habitual. Relaxar e respirar pausadamente também ajuda a diminuir a sensação de náusea. Evite ingerir bebidas alcoólicas antes da viagem, já que a altitude potencializa os efeitos do álcool.

– Leia também: Como montar a mala de viagem

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens) Getty Images

Ao chegar no aeroporto, procure pelo balcão de check-in da sua companhia aérea

NO AEROPORTO

Que horas eu devo chegar ao aeroporto?

Para viagens dentro do Brasil, o ideal é chegar ao aeroporto pelo menos duas horas antes do horário do voo para poder realizar todos os procedimentos sem correria. Para voos internacionais, chegue com no mínimo três horas de antecedência.

O que fazer ao chegar? Como faço o check-in?

Ao chegar ao aeroporto, procure pelo balcão de embarque da companhia aérea em que irá viajar. É o momento de fazer o check-in, que consiste simplesmente no ato de se apresentar com o documento de identificação. Se possível, leve o bilhete da passagem aérea emitido no momento da compra (chamado também de e-ticket). Isso facilita a vida do atendente.

Você deve entregar a mala grande no check-in. Ela será pesada, identificada e despachada. O funcionário lhe entregará o cartão de embarque com informações sobre o seu voo. Guarde bem este papel, pois ele garante sua entrada no avião.

– Leia também: Não seja barrado no aeroporto

Como embarco no avião?

Feito o check-in, você deve procurar pelo local onde são feitos os embarques. Há um salão para Embarque Doméstico (voos dentro do Brasil) e outro para Embarque Internacional (voos para o exterior).

É obrigatório passar pelo detector de metais. Lembre-se de tirar todos os objetos metálicos que portar (chaves, moedas, cinto), que devem passar junto com a bagagem de mão no raio-X.

Após isso, é a hora de procurar pelo portão de embarque, cujo número está indicado no cartão.

NO AVIÃO

Pode ou não pode?

Dentro do avião, procure por seu assento assinalado no cartão de embarque. Os comissários de bordo explicarão os procedimentos de segurança. Os aparelhos eletrônicos devem ser desligados na hora do pouso e da decolagem. O celular precisa permanecer o tempo todo desligado ou no modo avião.

Não é permitido fumar a bordo. Durante a viagem, será servido algum lanche e bebidas, mas se o voo for longo, o melhor é alimentar-se bem antes ou levar petiscos a bordo. Se quiser, pode tirar fotos dentro do avião para registrar o momento, só procure não incomodar os demais passageiros.

– Leia também: Guia de boas maneiras no avião

O que faço em caso de turbulência?

Turbulência é o nome dado ao movimento do ar na atmosfera que faz com que o avião balance. Ela acontece quando há uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar.

É mais comum quando se ultrapassa uma nuvem de chuvas. Apesar de parecer assustador, as aeronaves são construídas para aguentar as intempéries do tempo, suportar raios e relâmpagos.

Apenas permaneça sentado e afivele o cinto até que o voo seja normalizado.

Qual a diferença entre escala e conexão?

Na hora de comprar a sua passagem, você verá que alguns voos são diretos para o destino escolhido e outros têm conexão ou escala em outras cidades.

Em voos com conexão, o passageiro desembarca da aeronave em outra cidade e embarca em outro avião rumo ao destino final. Se este for o seu caso, siga as indicações dos agentes aeroportuários.

Eles indicam aos “passageiros em trânsito” o portão e o horário de embarque do próximo voo. Nos voos nacionais, as malas são transferidas para outra aeronave pelos próprios funcionários da companhia aérea.

Portanto, não é preciso se preocupar com a sua.

Nos voos com escala, o avião aterrissa em uma ou mais cidades antes do destino final, para desembarque e embarque de outros passageiros. Porém, não é preciso deixar a aeronave.

– Leia também: 18 dicas para evitar que sua mala seja roubada

Como Arrumar sua Bagagem de Mão: 14 Passos (com Imagens) Getty Images

Ao sair do avião, procure pela esteira assinalada com o número do seu voo e fique atento a sua mala

DESEMBARCANDO

Como pego a minha bagagem?

Ao chegar ao destino final, você deve ir até a área de desembarque e procurar pela esteira assinalada com o número do seu vôo. É lá que você pegará sua bagagem. Na dúvida, basta seguir as pessoas de seu voo. Fique de olho até aparecer a sua mala e confira, antes de pegá-la, se é mesmo a sua. Não se preocupe se não conseguir pegar sua bagagem na primeira vez, pois ela passará de novo.

  1. – Leia também: E se a mala for extraviada?
  2. Com as malas em mãos é só aproveitar bastante o destino!
  3. Mais informações no site da Infraero
    .

Leia tudo sobre:

Como Arrumar sua Bagagem de Mão

A bagagem de mão deve ficar armazenada sob seus pés, enquanto que uma mala de mão deve ficar armazenada no compartimento de bagagem. Você geralmente pode levar duas bagagens. No entanto, também é possível levar apenas uma mala grande.

  1. 1

    Escolha a bolsa certa. Certifique-se de que é durável e fácil de transportar, e que ela pode armazenar todos os itens necessários.

    E o mais importante de tudo, verifique se atende aos requisitos de tamanho da companhia área. Se você costuma voar com diferentes companhias, verifique qual o tamanho que satisfaz os requisitos de todas elas.

    Uma boa maneira de decidir é escolher uma bolsa que irá caber sob seu assento.

    • Bolsa de férias: A mala ideal é aquela com vários bolsos. Bolsos são fantásticos para manter todas as coisas separadas (um bolso para carteira / telefone, um para maquiagem, um para um livro, etc).
    • Bolsa de negócios: Uma pasta é realmente uma boa bagagem de mão para um empresário. Encontre uma que possa ser pendurada em seu ombro no caso de precisar correr para pegar o avião. Pastas com organizadores e vários bolsos são uma ótima opção.
    • Bolsa de estudante/adolescente: Mochilas são fantásticas para guardar um notebook, livros escolares, cadernos e brinquedos. Por causa dos zíperes, ela também garante que todas as coisas irão ficar no mesmo lugar, assim você não terá que procurar por seu jogo ou bloco de notas super importante.
  2. 2

    Faça uma lista de tudo que precisará levar. É melhor começar com o essencial e depois passar para os itens de entretenimento ou trabalho.

    Esses itens fundamentais incluem seu passaporte ou carteira de motorista (dependendo do tipo de voo: nacional ou internacional), dinheiro ou cartões de crédito, seu telefone e medicamentos de que possa precisar, e, claro, a passagem de avião. Outros itens que pode considerar levar incluem:

    • Itens de trabalho e de escola: notebook, carregadores, anotações de negócios, anotações de aula, trabalho de casa, etc.
    • Entretenimento: livros, fones de ouvido e um iPod, câmera, gameBoy, DVDs para assistir no notebook, revistas, brinquedos, etc.
    • Medicamentos e produtos de higiene pessoal: É melhor manter todos os medicamentos de que precisa na bagagem de mão. Você também deve levar um par de lentes de contato extra, enxaguante bucal, etc.
    • Coisas para lhe ajudar a dormir: Isso inclui uma almofadas de pescoço, máscara para os olhos, tampões de ouvido, etc. A almofada de pescoço inflável é melhor porque ocupa pouco espaço quando está esvaziada.
  3. 3

    Arrume a mala para uma escala ruim. Considere levar alguns itens na bagagem de mão para o caso de você ficar preso durante a troca de avião ou se sua mala se perder. Esses itens incluem:

    • Escova de dente e creme dental, um pente ou escova de cabelo, roupa íntima, meias e desodorante.
  4. 4

    Tenha a certeza de que todos os eletrônicos e produtos delicados estão protegidos. As malas tendem a ser batidas com frequência, por isso é uma boa ideia proteger as coisas de valor, como um notebook ou tablet.

  5. 5

    Embale os líquidos corretamente. Lembre-se de que a maioria dos líquidos não são permitidos por motivo de segurança. Você precisa embalar os líquidos em um saco de plástico hermético. Cada passageiro pode carregar um desses sacos e os líquidos estão limitados a um total de 100 ml, por isso não leve uma garrafa enorme de protetor solar.

    • Você pode colocar garrafas maiores na bagagem que irá despachar ou comprar esses itens quando chegar ao seu destino. Compre água e bebidas depois de passar pela segurança.
  6. 6

    Embale itens importantes em locais de fácil acesso. Você irá precisar mostrar seu passaporte e a passagem pelo menos duas vezes durante a viagem, por isso é importante mantê-los em um local de fácil acesso. Arrume os itens fundamentais primeiro, mas não os coloque no fundo da mala.

    • Ao embalar seu notebook, mantenha-o de forma acessível para que possa alcançá-lo sem problema ao passar pela segurança. Na maioria das vezes é preciso remover o notebook da bolsa para que ele possa ser escaneado. Isso também vale para o saco com produtos de higiene pessoal.
  7. 7

    Leve algum entretenimento para distraí-lo. Depois de ter embalado os itens mais importantes, coloque os itens de entretenimento em sua mala.

    Colocá-los por último garante que as coisas de que precisa cabem na mala. Não lote a bagagem para não acabar andando como um corcunda por ter 10 kg nas costas.

    Você deve conseguir fechar o zíper (caso a bagagem tenha zíper) para que nenhuma das coisas caia.

    • Pesquise a companhia aérea. Alguns aviões possuem sistemas de entretenimento, alguns têm filmes a bordo e outros nem sequer servem refeições. Leve seu entretenimento de acordo com o que cada companhia oferece.
  8. 8

    Use roupas quentes no avião. Vestir um casaco ou uma jaqueta é sempre uma boa ideia, já que a temperatura nos aviões tende a estar sempre fria. Na pior das hipóteses, você pode amarrar o casaco na bagagem de mão (ou em torno de sua cintura).

Primeira viagem de avião? Em 4 passos explicamos-lhe tudo para que seja um sucesso!

Gostava de viajar de avião, mas tem inúmeros receios? O seu primeiro voo aproxima-se e o nervosismo está a apoderar-se de si? Nós explicamos-lhe passo a passo como fazer a sua primeira viagem de avião sem dificuldades, temores ou qualquer tipo de complicação.

Nota: Não se esqueça que apesar de todas as informações que aqui disponibilizamos é crucial consultar as normas em vigor junto da sua companhia aérea, pois estas informações servem apenas de referência.

Leia também:  Como celebrar a vida de um ente querido que se foi

Para que prepare devidamente todos os passos de uma viagem de avião indicamos-lhe neste artigo todos os passos envolvidos. Agora relaxe e prepare-se para viajar sem preocupações.

Deixamos-lhe, em 4 passos, todo o processo de uma viagem de avião explicado para que não hajam surpresas e indecisões.

Mas, deixamos-lhe desde já uma dica importante. Chegar com antecedência ao aeroporto.

  • Acredite que esta é uma regra de ouro para que evite níveis de stress indesejáveis e contribuirá para que a sua primeira experiência neste meio de transporte possa ser inesquecível e se sinta verdadeiramente nas nuvens.
  • Se sente inúmeros receios de viajar de avião, e vai viajar pela primeira vez, leia este artigo com atenção, e guarde-o para mais tarde recordar.
  • Mesmo que já tenha viajado várias vezes, estas dicas são perfeitamente válidas e importantes para que tudo corra bem.

Preparado? Então ponha o cinto porque vamos descolar.

Passo 1 – Preparação da Viagem

Depois de efetuada a reserva na companhia aérea é chegada a hora de começar a preparar a sua viagem.

Esta preparação é crucial para que no dia da sua viagem o embarque ocorra sem problemas e tudo esteja em conformidade com os princípios da companhia aérea em que viaja.

Bagagem

Seguir as normas estabelecidas para a sua bagagem é fundamental no momento do embarque, para que não seja apanhado desprevenido no controlo de segurança e ver os seus objetos serem retidos no aeroporto, ou até ter que pagar por excesso de bagagem.

Desde logo, é importante proceder à distinção entre os dois tipos de bagagem permitida, a bagagem de mão e a bagagem de porão.

Bagagem de mão

O limite de peso e as dimensões da bagagem de mão aceite a bordo são limitados para manter a segurança e o conforto dos passageiros, como tal é imprescindível que se informe junto da companhia aérea que o transportará quais os limites recomendados.

Deve aproveitar a bagagem de mão para nela levar objetos de valor como a carteira, os documentos e dispositivos eletrónicos (telemóvel, computador portátil, máquina fotográfica, entre outros).

Ter em atenção os objetos proibidos (ex. objetos pontiagudos e cortantes), bem como seguir as regras impostas para determinados produtos, por isso se pretende levar os seus artigos de cosmética e tratamento, sejam líquidos ou em gel, terá que cumprir as seguintes normas seguidas pelos aeroportos da UE/EEE.

E se quiser saber mais sobre o tema veja este artigo sobre bagagens de mão.

Bagagem de Porão

  1. Cada passageiro tem direito a transportar uma ou duas malas no porão do avião – dependendo da companhia aérea.
  2. O limite de peso é também estabelecido pela empresa e caso exceda esse limite terá que ser paga a taxa de excesso de bagagem praticada pela companhia aérea.

  3. Por norma o limite varia entre os 15 e os 20 quilogramas e por motivos de segurança não serão transportados volumes/ malas superiores a 32 quilogramas.

  4. Há que ter em atenção a lista de objetos proibidos e não se esqueça de identificar devidamente a sua bagagem com nome e morada e de a fechar à chave ou a cadeado.

Documentos

Separe os documentos necessários para que estejam sempre à mão, pois os mesmos são verificados nas várias fases até que dê entrada no avião.

São considerados documentos imprescindíveis os seguintes:

  • Documento/Cartão de viagem válido
  • Cartão do cidadão ou documento de identificação emitido por um Estado da UE/EEA para voos dentro da EEA (Área Económica Europeia) ou passaporte válido durante o período da estadia pretendida para viagens fora da EEA
  • Para alguns destinos é também exigido o boletim com as vacinas obrigatórias por forma a viajar protegido para o país o qual se desloca

Kit de Viagem

  • Para a viagem leve roupa e calçado confortável e um casaco para se proteger do frio proveniente do ar condicionado que poderá sentir durante o voo.
  • Para evitar o desconforto nos ouvidos no momento da descolagem e aterragem do avião poderá levar pastilhas elásticas para mascar, o que aliviará um possível desconforto.
  • Caso enjoe não se esqueça de tomar um medicamento para o efeito, mas acima de tudo manter a calma e relaxar serão essenciais para evitar sensações de incómodo.

Passo 2 – Ao chegar ao aeroporto

Para que não comece a sua viagem de forma atribulada e stressada o melhor será não se atrasar.

Como tal, chegue ao aeroporto com um intervalo de tempo que ronde 1 ou 2 horas de antecedência, para se certificar que não terá que andar numa correria.

Check-in

  1. Caso não tenha procedido ao check-in online, deverá levar para o aeroporto o seu cartão de embarque imprimido.

  2. Se não tiver acedido a nenhuma das formas de proceder ao check-in que as companhias aéreas possam disponibilizar para que o passageiro não despenda tanto tempo em filas, terá que em primeiro lugar dirigir-se ao balcão de check-in da sua companhia aérea.

  3. Aí deverá apresentar o documento de identificação e deverá também proceder ao registo da sua bagagem de porão, onde será verificada e pesada.
  4. É no balcão do check-in que lhe será entregue o cartão de embarque, que o permitirá aceder ao seu voo.

Registo da Bagagem

Caso tenha efetuado check-in online ou outra forma de check-in e tenha bagagem de porão para despachar deverá dirigir-se aos balcões de registo de bagagens, que por norma abrem 2 horas antes do respetivo voo e fecham cerca de 40 minutos antes da hora de partida.

Área de Embarque

  • É obrigatória a confirmação da sua identificação (documento de identificação ou passaporte), bem como a passagem pela segurança e respetivo detetor de metais.
  • Como tal retire todos os objetos metálicos que possuir e coloque-os no tabuleiro para que em conjunto com a sua bagagem de mão passem no raio-X.
  • Depois deste processo deverá estar no portão de embarque no mínimo 30 minutos antes da hora da partida prevista.
  • O número do portão de embarque está no seu bilhete e terá que prestar atenção aos ecrãs para que quando o seu portão de embarque abrir saber onde se dirigir.

Passo 3 – No avião

Quando entrar no avião procure o lugar que lhe está destinado, o qual se encontra indicado no cartão de embarque caso o seu voo tenha lugares reservados.

Coloque o cinto e esteja atento às explicações de segurança dadas pelos comissários de bordo.

Os aparelhos eletrónicos devem estar desligados durante a descolagem e a aterragem do avião. Durante o tempo restante da viagem poderá manter o seu telemóvel em “modo de voo”.

Caso pretenda tirar fotografias durante a viagem poderá também fazê-lo.

Em caso de turbulência não entre em pânico. A turbulência faz com que o avião balance e surge quando há uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar, contudo esteja consciente de que este meio de transporte é construído para aguentar este tipo de fenómenos atmosféricos, incluindo raios e relâmpagos.

Passo 4 – No desembarque

Ao chegar ao aeroporto do destino a sua identificação será verificada e depois deste processo, caso possua bagagem de porão terá que dirigir-se à passadeira que contenha o número do seu voo e pegar na sua mala.

Tenha atenção e verifique a sua identificação na bagagem, para que não surjam enganos.

Como tudo correu?

Deixámos-lhe, assim, os quatro momentos a ter em conta para a sua primeira viagem de avião e os respetivos passos que terá que cumprir em cada um deles.

Depois de ter a sua bagagem bastará usufruir ao máximo da sua estadia.

Como foi entrar pela primeira vez num avião? Partilhe connosco as suas primeiras experiências na caixa de comentários abaixo.

Aprenda a fazer uma bagagem de mão com até 10kg

Levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostra que o brasileiro está mais econômico na hora de arrumar suas malas: em três anos, houve redução de 11% no peso médio da bagagem despachada no mercado interno: de 13,5kg em 2012 para 12kg em 2015.

O valor é próximo ao mínimo de 10kg que são permitidos na mala de mão pela Resolução 400 da agência, que entrou em vigor na última terça (14), fixando novas regras para a aviação civil. O item relativo à franquia de bagagem, no entanto, está sendo sendo questionado na Justiça.

Independentemente da legislação brasileira, em países europeus as companhias low cost não só cobram pela bagagem despachada como estabelecem limites para a mala de mão. Ou seja, não importa o vaivém quanto ao fim da franquia: saber arrumar uma mala enxuta é útil para qualquer viajante.

Até porque, além do peso, grande parte das companhias aéreas — incluindo as brasileiras — exige que as medidas da bagagem de mão sejam de 55cm x 35cm x 20cm (altura x largura x profundidade), tamanho standard definido pela Iata (Associação do Transporte Aéreo Internacional).

Os números podem até incomodar os brasileiros acostumados a despachar bagagens de até 32kg em voos internacionais. Mas, segundo a personal organizer Samantha Stofel, não é diícil organizar uma mala de mão para viagem de até cinco dias, seja com roupas de frio ou calor:

— Há formas de aproveitar cada espaço, como usando sacos a vácuo ou dobradores de roupa (peça de papelão, isopor ou plástico vendida em lojas de utilidades por cerca de R$ 30). Mas é importante se desapegar e se planejar, por exemplo, separando combinações por dia de viagem, com roupas básicas.

Veja dicas para organizar uma mala mais econômica:

1 – Comece encaixando os sapatos na parte em que ficam as hastes do puxador. Entre elas, há espaço a ser ocupado.

2 – Na mesma base, coloque a nécessaire. Isso evitará que, por ser mais pesada, ela caia ao ser colocada em pé.

3 – Roupas íntimas e de banho devem ser colocadas em bolsinhas pásticas ou encaixadas nos cantinhos.

4 – Do outro lado, ponha as calças, que devem ser esticadas na base. Parte da peça ficará para fora, mas será encaixada depois.

5 – Sobre a calça, coloque as outras roupas, dobradas uma vez. Nunca faça rolinhos: com eles, o volume das peças aumenta.

6 – A parte da calça que ficou de fora deve ser colocada para dentro, funcionando como cobertura às demais

VERÃO – Em viagens curtas, a chance de voltar com peças molhadas e mais pesadas é grande. Vale, então, garantir espaço extra na bagagem.

INVERNO – Roupa térmica protege do frio e costuma ser fina e leve. Vale abusar delas para economizar nos casados. O casacão deve ir na mão.

NÃO ESQUEÇA DE FECHAR AS DIVISÓRIAS com o elástico ou a tela, evitando que as roupas se misturem e desorganizem ao fechar a mala.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*