Como armazenar e ler documentos no iphone: 5 passos

O iPhone, e principalmente o iPad, são ótimos para leitura de livros eletrônicos e documentos digitais, pois além de economizar folhas de papel, é muito mais “portátil” ao permitir que carreguemos centenas de livros para onde formos. Mas nem todo mundo sabe como fazer para transferir arquivos PDF para o aparelho.

Há diversas maneiras de fazer isto, mas neste artigo mostraremos um tutorial específico para ajudar você a dar os primeiros passos.

♦ Aplicativo para a leitura de PDFs

A primeira coisa que você deve fazer é instalar no seu dispositivo um aplicativo que organize e leia seus arquivos PDF, pois o sistema do iPhone ou iPad não traz “de fábrica” um aplicativo específico para isto (apesar do sistema abri-los nativamente no Mail ou no Safari).

O mais conhecido é, sem dúvida, o aplicativo iBooks, da própria Apple (link). Com ele, você pode ler tanto livros em formato ePub quanto em PDF, além de poder organizar por “estantes” os documentos da forma que você quiser.

Mas o iBooks não é muito bom para ler arquivos PDF com o aparelho na horizontal, pois as letras ficam muito pequenas. Se você tenta dar um zoom com os dedos, ao passar para a página seguinte, ele volta a ajustar a folha na altura da tela.

Neste sentido, o aplicativo Documents by Readdle (link) para iPad é muito melhor, oferecendo uma leitura de PDFs na horizontal de forma otimizada.

Outro diferencial bem importante é que ele permite abrir documentos diretamente de serviços da nuvem, como o Dropbox.

Há diversos outros aplicativos para esta função, mas nós sugerimos estes dois, que são gratuitos. Escolhida e instalada a ferramenta, você precisará então transferir os PDFs para o aparelho. Há diferentes maneiras de fazer isto, as quais explicamos a seguir.

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

♦ Método 1: enviar por email

O Mail do iOS permite que você abra arquivos PDF recebidos por email e por isso, a maneira mais básica de transferir estes arquivos do seu PC para o iPad ou iPhone é enviá-los por email para você mesmo.

É simples: no PC, basta anexar o documento ao corpo do email e enviar para um endereço que você consiga abrir no iPad ou iPhone. Uma vez recebido, toque no ícone para baixá-lo e então abri-lo.

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

Uma vez o arquivo aberto no iPad ou iPhone, basta tocar no botão de compartilhamento, situado na parte superior, à direita. Ele apresentará diversas opções de aplicativos em que você poderá abrir o documento. Escolha aquele que você deseja.

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

Pronto, você agora está com o documento no seu aparelho e já pode lê-lo. ????

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

♦ Método 2: transferir pelo iTunes no computador

Se você tem muitos arquivos para transferir, talvez mandá-los por email não seja a melhor solução. Neste caso, conectar o aparelho no computador pelo cabo USB e transferi-los pelo programa iTunes talvez seja uma solução bem mais prática para você.

Se você ainda não tiver o iTunes instalado no seu computador, instale-o através deste link.

Geralmente, é possível transferir arquivos para aplicativos através da função Compartilhamento de Arquivos no iTunes. Mas com o iBooks é diferente, pois ele sincroniza diretamente com a biblioteca do computador. Confira como fazer em ambos os casos.

➣ Sincronizando com o iBooks

Para ficar mais fácil de explicar, você precisará visualizar a barra lateral que sempre existiu no iTunes, mas que na nova versão 11 ela ficou escondida. Abra o iTunes e se ela ainda não estiver visível, aperte as teclas CTRL+S (isso no Windows; se você usa Mac, vá no menu Visualizar e selecione Mostrar Barra Lateral).

Conecte seu dispositivo iOS (iPad, iPod ou iPhone) no computador pelo cabo USB e espere aparecer na barra lateral do iTunes. Agora simplesmente arraste o arquivo PDF (ou vários deles ao mesmo tempo) para o dispositivo no iTunes, conforme a imagem abaixo:

O documento assim irá aparecer no aplicativo iBooks do seu aparelho. Simples assim.

  • ➣ Usando o Compartilhamento de Arquivos
  • Caso você queira que o PDF apareça em outro aplicativo (no nosso exemplo, o Documents), você deverá usar a opção Compartilhamento de Arquivos, no iTunes.
  • Clique no ícone do dispositivo na barra lateral do iTunes e depois, no menu superior que aparecer, selecione Aplicativos.

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

Uma tela irá aparecer, mostrando um espelho do que você tem instalado no dispositivo. Na parte de baixo da tela, você verá a opção de compartilhamento individual por aplicativo. É aí que você irá transferir os arquivos diretamente para eles.

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

Selecione o aplicativo que você deseja e clique no botão Adicionar para transferir os arquivos PDF que você deseja ler no dispositivo. Eles serão então transferidos diretamente para o aplicativo selecionado.

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

Pronto. Boa leitura!

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

♦ Método 3: baixar da internet

Muitos documentos PDF que você precisa são baixados diretamente da internet, como em sites de universidades ou intranets de empresa. Para isso, é bem simples, pois o Safari sempre abriu normalmente arquivos neste formato.

Abra o Safari no iOS (ou qualquer outro navegador) e vá até o link para baixar o documento. Toque nele e aguarde que o PDF seja todo carregado. Quando isso acontecer, um menu transparente aparecerá, dando a opção para você abrir o documento em outro aplicativo. Se o menu desaparecer, basta dar um simples toque no centro da tela.

Toque no botão “Abrir com…” e selecione o aplicativo no qual você quer abrir o PDF e ele será transferido para lá. Assim, você poderá lê-lo a hora que quiser, sem precisar estar conectado à internet.

♦ Método 4: Dropbox

Deixamos por último aquele que consideramos o mais fácil e prático dos métodos: baixar pelo Dropbox. Ele é o mais conhecido serviço de nuvem que existe, que permite você abrir no iPhone ou iPad arquivos que estão no computador, de forma fácil e intuitiva.

Leia também:  Como aumentar sua criatividade: 13 passos (com imagens)

Nuvem (ou cloud) é a maneira como chamamos os serviços que oferecem servidores distantes, para guardarmos nossos documentos. Eles ficam armazenados nos computadores da empresa e podem ser acessados de qualquer lugar.

Quando você instala o Dropbox no computador, ele cria uma pasta compartilhada com a nuvem e tudo o que você guardar nela, poderá ser acessada no seu celular ou tablet. Se você ainda não tem uma conta lá, crie uma agora mesmo (link). Ele é ótimo e ajudará você em muita coisa, pode confiar.

Depois de criada a conta e instalado no seu computador, passe todos os documentos presentes no PC que você quer abrir no iPad (ou iPhone/iPod) para a pasta do Dropbox e espere sincronizar automaticamente com o servidor deles.

A partir daí, você já pode abrir diretamente todos os documentos no seu dispositivo, seja usando o aplicativo Documents (que falamos no início deste artigo) ou o próprio aplicativo do Dropbox, que pode ser baixado neste link, com versão Universal que roda tanto no iPhone e iPod quanto no iPad.

  1. Pelo aplicativo Dropbox, você também poderá abrir seus arquivos em outros aplicativos.

Pronto, estas são as principais maneiras de transferir seus PDFs para o seu iPad, iPhone ou iPod touch. Há diversas outras, mas com estas que indicamos você deverá ser capaz de fazer o básico com seus documentos.

Nossa coluna Manual Blogdoiphone tem o objetivo de explicar dicas essenciais para o uso dos dispositivos iOS. Guarde este artigo em seus favoritos, para compartilhar com algum amigo ou parente que um dia precisar. 

Conteúdo original © Blog do iPhone

Como passar fotos para o cartão de memória?

Já cansou de apagar fotos ou arquivos importantes porque a memória do seu smartphone estava cheia? Ou nem conseguiu tirar foto de um momento importante por conta disso?

Agora você não precisa mais se preocupar com esse pequeno detalhe. Com um cartão microSD é possível mover todas as imagens e arquivos do seu aparelho. Ao realizar o procedimento abaixo, você não precisa escolher entre os documentos que deveria ou não excluir.

Compare os preços de cartões microSD:

O cartão microSD guarda todos os seus arquivos e, quem desejar, pode usar mais de um cartão – um de cada vez – para armazenar os documentos.

Vale lembrar que os dois passos abaixo só funcionam em celulares Android. Usuários de iPhone não tem alternativa de aumentar sua memória com cartão externo, somente comprando um novo aparelho com memória interna maior.

Leia também: Como recuperar fotos apagadas do celular?

Como passar fotos para o cartão de memória pelo sistema Android

Antes de fazer o procedimento, confira se o cartão de memória está inserido de forma correta. Em seguida, vá nas “Configurações” do aparelho e clique na opção “Armazenamento”. Depois, toque em “Armazenamento interno compartilhado”.

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

No meio do “Menu”, clique em “Imagens” e, logo em seguida, em “Câmera”. Agora defina as fotos que serão movidas e, depois de fazer a seleção, toque no ícone de três pontinhos no canto direito superior. Feito isso, aparecerá um Menu e será preciso clicar em “Mover para”.

Selecione o cartão de memória para que a página de armazenamento dele se abra e escolha uma pasta para mover as fotos. Para finalizar, toque em “Mover” e pronto. Todas as fotos selecionadas serão movidas para essa pasta criada.

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

Caso você tenha selecionado a opção “Copiar para” anteriormente e não “Mover para”, as imagens serão apenas copiadas para o cartão e ficarão no HD do Android.

Após baixar o aplicativo File Manager, confira também se o cartão microSD está inserido da forma correta. Em seguida, abra o app. As pastas de armazenamento irão aparecer ao lado esquerdo, clique em “Internal Storage” para ter acesso aos arquivos salvos no seu celular ou tablet.

Depois, localize as fotos que deseja mover e, quando encontrá-las, selecione-as e clique em “Copy” (caso ainda queria mantê-las no device) ou clique em “Cut” (para excluí-las após a transferência).

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

Na barra lateral esquerda, toque em “MicroSD” e escolha a pasta onde você deseja guardar as imagens. Aperte em “Paste” e veja se o arquivo foi movido para o seu microSD. Caso haja algum erro, faça o procedimento novamente.

Ao finalizar, você pode tirar o seu cartão microSD e utilizar o seu smartphone normalmente.

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

Agora você não precisa mais se preocupar com a memória interna do seu celular, usando um cartão microSD é possível gerar mais espaço e deixar o celular com bom funcionamento.

Leia também:

Como anexar e baixar documentos no Mail do iPhone e iPad – ABC do iPhone

Muitos usuários de iPad e iPhone ainda possuem dificuldade na hora de trabalhar com anexos de e-mail, seja para guardar os anexos recebidos, como principalmente, para anexar fogos e documentos para enviar aos seus contatos.

O artigo de hoje será bastante completo pois irá incluir um vídeo tutorial passo a passo, que lhe ajudará a aprender sem dificuldade.

Porém, se você não pode assistir o vídeo por algum motivo, poderá acompanhar os passos em texto e imagem, que adicionei ao final.

São quatro partes que compõe o tutorial, na primeira você vai aprender a salvar as fotos que recebeu, na segunda aprenderá a enviar fotos, na terceira saberá como enviar documentos e na quarta finalmente, como guardar os documentos que recebe por e-mail.

Vamos lá?

Tutorial em vídeo: anexos no iOS

Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique aqui) para não perder nossos tutoriais, resenhas e gameplays em primeira mão.

Como guardar fotos recebidas por e-mail

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

  • Com o Mail do iPad ou iPhone aberto, localize a mensagem e abra ela
  • Para baixar todas de uma vez você deve tocar no botão de compartilhar, então selecionar
  • Salvar Fotos
Leia também:  Como capturar castores (com imagens)

Salvar individualmente:

  • Você também pode baixar de uma em uma tocando e segurando sobre a imagem, e logo quando aparecer o menu escolha Salvar

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

Fácil não?

Como enviar fotos por e-mail no iPad e iPhone

Temos mais de uma forma de fazer esses passos, o mais fácil será abrindo o aplicativo Fotos e de lá selecionar as fotos que vamos enviar. Recentemente a Apple removeu o limite de envio de 5 fotos por vez, algo que facilitou muito essa tarefa.

  • Para iniciar então, abra o aplicativo Fotos, escolha o álbum onde as fotos despejadas se encontram, e toque no botão Selecionar.
  • Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos
  • Toque uma a uma as fotos que deseja enviar, se forem muitas e consecutivas, teste tocar na primeira e sem tirar o dedo da tela, arraste para ir selecionando outras.
  • Ao finalizar toque no botão Compartilhar, escolha Mail e logo digite o destinatário e assunto do e-mail.

Como anexar documentos no iPhone e iPad

  1. Existem também várias formas de fazer esses passos, o mais comum é enviar diretamente do aplicativo que guarda o documento, ou seja, se você digitou o texto no Pages, por lá poderá tocar no botão de compartilhar e enviar.

Como exportar e salvar conversas do WhatsApp (e-mail) – Tecnoblog

O WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de conversa, e é importante que você mantenha seus chats salvos em algum lugar.

Já ensinamos aqui como fazer backup do WhatsApp, mas também é possível exportar ou salvar as conversas do WhatsApp usando um endereço de e-mail.

O processo é um pouco diferente do backup original mas funciona bem se for urgente ou envolver poucas conversas.

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

Todas as principais plataformas suportadas pelo WhatsApp (Android, iOS e Windows Phone) oferecem a exportação de mensagens. Isso significa que você pode enviar o seu histórico para um e-mail e mantê-lo para consulta posterior. Essas mensagens não poderão ser restauradas depois, apenas consultadas.

Por que é interessante?

Caso você precise migrar de plataforma e não consiga fazer backup das suas mensagens, é bom tê-las guardadas em uma conta de e-mail. Também serve como prova judicial ou por qualquer outro motivo que você queira guardar a conversa com alguém em específico.

Como salvar conversas do WhatsApp no Android (exportar)

Assim como em todas as outras plataformas, você pode apenas exportar uma cópia do histórico de uma conversa individual ou de um grupo. Para fazer isso, basta seguir os passos abaixo:

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

  1. Toque e segure na conversa individual ou grupo que você deseja salvar;
  2. Selecione Enviar por e-mail;
  3. Escolha se você deseja Anexar Mídia ou não;
  4. Logo depois, uma tela aparecerá no seu aplicativo de e-mail com a conversa em *.txt anexada, além das mídias, se você escolheu anexá-las;
  5. Informe um endereço de e-mail e toque em Enviar;

As mídias serão anexadas separadamente à mensagem, literalmente como um anexo do e-mail. O WhatsApp limita a exportação às 10 mil mensagens mais recentes se você anexar mídias. Caso contrário, serão salvas as 40 mil mensagens mais recentes. Os limites, segundo a empresa, existem devido ao tamanho máximo permitido no e-mail.

Como salvar conversas do WhatsApp no iPhone (exportar)

No iPhone, os passos são semelhantes.
Para anexar as conversas por e-mail, basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra a conversa do WhatsApp que você deseja enviar;
  2. Toque no nome do contato ou grupo na barra superior;
  3. Role até o fim e selecione Exportar conversa;
  4. Selecione “Anexar mídia” se quiser fotos, vídeos e áudios anexados ao e-mail.
    Caso contrário, toque em Sem mídia;
  5. Selecione o aplicativo de e-mail que deseja enviar a conversa;
    Ou toque em Mais para mais opções de envio;
  6. Informe um endereço de e-mail e toque em Enviar;

Pronto! As conversas foram enviadas. Fácil, né?

Como salvar conversas do WhatsApp no Windows Phone (exportar)

Se você usa o Windows Phone, os passos são mais simples ainda:

  1. Abra a conversa ou grupo que você deseja exportar;
  2. Toque em Mais (reticências) > Informações ou Informações do grupo;
  3. Toque em Mais (reticências) > Enviar histórico por e-mail;

Pronto! Nessa plataforma, infelizmente, não é possível anexar arquivos de mídia. Se você usa o Windows Phone 8.1, seu histórico de mensagens será anexado no formato *.txt. Caso o seu celular seja Windows Phone 7 ou 8, o histórico será anexado ao corpo do e-mail.

Vale lembrar que essa é só mais uma medida de backup do WhatsApp.

Utilizar a app Ficheiros no iPhone, iPad ou iPod touch

Veja e faça a gestão dos seus ficheiros a partir de qualquer iPhone, iPad ou iPod touch. Com a app Ficheiros, torna-se mais simples encontrar o que procura, independentemente do dispositivo que está a utilizar.

A app Ficheiros inclui os ficheiros do dispositivo que está a utilizar, assim como de outros serviços na nuvem e apps, além do iCloud Drive. Também pode trabalhar com ficheiros zip.* Para aceder aos seus ficheiros, abra a app Ficheiros e selecione a localização do ficheiro de que está à procura.

Pode encontrar ficheiros guardados localmente em No meu [dispositivo], em Locais. No iPad, arraste ficheiros para a pasta No meu iPad, para armazená-los diretamente no dispositivo. Se pretender guardar um ficheiro localmente no iPhone ou iPod touch, siga estes passos.

  1. Aceda ao ficheiro que pretende armazenar no seu dispositivo.
  2. Toque em Selecionar > nome do ficheiro > Organizar .
  3. Em No meu [dispositivo], selecione uma pasta ou toque em Nova pasta  para criar uma pasta nova.
  4. Toque em Copiar.

Também pode manter premido um ficheiro, selecionar Mover e escolher a pasta para onde pretende copiá-lo. 

No iOS 12 ou anterior, toque no ficheiro e selecione Mover. Em seguida, em No meu [dispositivo], selecione Numbers, Keynote ou Pages e toque em Copiar.

  1. Aceda ao ficheiro que pretende mover.
  2. Toque em Selecionar e, em seguida, selecione o ficheiro.
  3. Toque em Organizar .
  4. Em No meu [dispositivo], selecione uma pasta ou toque em Nova pasta  para criar uma pasta nova.
  5. Toque em Mover.
Leia também:  Como aperfeiçoar os seus cinco sentidos (com imagens)

Também pode manter premido um ficheiro, selecionar Mover e escolher a pasta para onde pretende copiá-lo. 

  • No Mac, selecione Ir > iCloud Drive na barra de menus ou clique em iCloud Drive na barra lateral de uma janela do Finder.
  • Em iCloud.com, aceda à app iCloud Drive.
  • No PC com o iCloud para Windows, abra o Explorador de Ficheiros e, em seguida, clique em iCloud Drive.

* As pastas ou os diretórios zip protegidos por palavra-passe não são suportados na app Ficheiros.

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

É fácil organizar todos os ficheiros armazenados no iCloud Drive, incluindo documentos do Pages, Numbers e Keynote. Ao efetuar alterações num dispositivo, as edições são atualizadas automaticamente em todos os dispositivos através do iCloud Drive.

Pode criar as suas próprias pastas. Ou mudar o nome de ficheiros e pastas já existentes ao premi-los com firmeza.

  1. Aceda a Locais.
  2. Toque no iCloud Drive, em No meu [dispositivo] ou no nome do serviço na nuvem de terceiros onde pretende manter a sua nova pasta.
  3. Passe o dedo para baixo no ecrã.
  4. Toque em Mais .
  5. Selecione Nova pasta.
  6. Introduza o nome da nova pasta. Depois toque em OK.

No iOS 12 ou anterior, toque em Nova pasta . Se não vir Nova pasta  ou se a opção estiver desativada, significa que o serviço na nuvem de terceiros não suporta novas pastas.

Veja os ficheiros por nome, data, tamanho ou pelos identificadores que adicionar. As etiquetas coloridas e personalizadas permitem-lhe atribuir identificadores aos ficheiros da forma que preferir. Isto significa que poderá encontrar rapidamente o projeto ou documento de que precisa. 

  1. Toque em Selecionar.
  2. Toque no ficheiro que pretende identificar.
  3. Toque em Partilhar  > Adicionar etiquetas . 
  4. Selecione o identificador que pretende adicionar.
  1. Aceda a Locais.
  2. Toque em Mais  > Editar.
  3. Toque no nome de um identificador existente.
  4. Introduza o nome do novo identificador.
  5. Toque em OK.

Selecione os ficheiros que pretende apagar e toque em Apagar . Se apagar ficheiros da pasta iCloud Drive num dispositivo, os mesmos também serão apagados noutros dispositivos. O iCloud Drive remove os ficheiros de todos os dispositivos em que tem sessão iniciada com o mesmo ID Apple.

Ao apagar um ficheiro do iCloud Drive ou de No meu [dispositivo], este é enviado para a pasta Apagados recentemente. Caso mude de ideias ou apague um ficheiro por acidente, tem até 30 dias para o recuperar. Aceda a Locais > Apagados recentemente. Selecione o ficheiro que pretende manter e toque em Recuperar. Após 30 dias, os ficheiros serão removidos da pasta Apagados recentemente.

Também pode iniciar sessão em iCloud.com a partir do Mac ou PC e, em seguida, aceda ao iCloud Drive e selecione Apagados recentemente.

Como Armazenar e Ler Documentos no iPhone: 5 Passos

Pretende partilhar com um amigo ou colega? Pode partilhar qualquer pasta ou ficheiro armazenado no iCloud Drive diretamente a partir da app Ficheiros.

No iCloud Drive, toque em Selecionar, selecione o ficheiro ou a pasta que pretende partilhar, toque em Partilhar  e selecione Adicionar pessoas. Pode partilhar uma pasta ou um ficheiro através das apps AirDrop, Mensagens, Mail e muito mais.

 Saiba mais sobre o modo como a partilha de pastas e a partilha de ficheiros funcionam no iCloud Drive. 

Em alternativa, poderá colaborar num projeto em tempo real. A app Ficheiros também lhe permite fazê-lo com documentos do Pages, Numbers e Keynote. Selecione o ficheiro e toque em Partilhar ou  > Adicionar pessoas .

Pode convidar pessoas para colaborar através da app Mensagens, Mail ou copiar e colar uma ligação. Os participantes são identificados através de cores.

Desta forma, poderá ver quando estão online e a trabalhar ativamente no documento partilhado.

Como salvar documentos, vídeos e fotos no app Arquivos do iPhone

Usuários de iPhone podem baixar documentos da web e de aplicativos diretamente para o aplicativo oficial Arquivos.

Lançada no iOS 11, essa ferramenta reúne em um único lugar todos os documentos e mídias (fotos e vídeos) do usuário.

Além da integração com serviços na nuvem, o app Arquivos pode armazenar fotos, vídeos e documentos de mensageiros, aplicativos de email e redes sociais instaladas no iPhone.

O procedimento a seguir, que também funciona no iPad, é ideal para quem guarda no smartphone da Apple arquivos importantes.

1 de 5
iPhone 7 vermelho-com marca 3-faixa — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

iPhone 7 vermelho-com marca 3-faixa — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Como salvar documentos e mídias no app Arquivos

Passo 1. Abra o documento que recebeu e toque no ícone de compartilhamento, no canto superior direito da tela.

2 de 5
Caminho para visualizar opções de compartilhamento para um arquivo recebido no iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Caminho para visualizar opções de compartilhamento para um arquivo recebido no iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Toque na opção “Salvar em Arquivos” e selecione a pasta de destino. Note que é possível salvar o arquivo no iPhone ou no iCloud Drive. Selecione a pasta que deseja e toque em “Adicionar”.

3 de 5
Opção para salvar um documento ou mídia no Arquivos para iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Opção para salvar um documento ou mídia no Arquivos para iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como abrir documentos e mídias salvos no Arquivos

Passo 1. Toque no ícone do app “Arquivos” e acesse o local onde salvou o documento.

4 de 5
Caminho para acessar documentos no app Arquivos do iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Caminho para acessar documentos no app Arquivos do iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Toque na pasta onde está o arquivo para que ele seja visualizado. Você deve escolher o documento para que ele seja aberto.

5 de 5
Caminho para acessar um documento baixado para o app Arquivos do iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Caminho para acessar um documento baixado para o app Arquivos do iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Use a dica sempre que quiser guardar fotos, vídeos e documentos importantes para acessar a qualquer momento em seu iPhone.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*