Como arejar um colchão: 5 passos

Como Arejar um Colchão: 5 Passos

10 Dez, 2019 – 13:12

O tempo quente e seco é amigo das limpezas de casa. Aproveite-o para lavar os cortinados, arejar as roupas guardadas e, claro, limpar colchão.

Como Arejar um Colchão: 5 Passos

Se acha que fazer a cama de lavado é suficiente, desengane-se. É fundamental limpar colchão pelo menos uma vez por ano, para garantir que os fungos, acáros e bactérias não se propagam, podendo mesmo afetar a nossa saúde.

Sugerimos que tire partido dos dias de sol para fazer esta limpeza que é bastante rápida, mas requer algumas horas de exposição do colchão ao sol, para que seque e areje convenientemente. Aqui fica o nosso passo a passo.

Limpar o colchão em 7 passos muito simples e práticos

Como Arejar um Colchão: 5 Passos

1. Desfazer a cama

Retire tudo o que está sobre o colchão (almofadas, cobertores e lençóis), dobre e arrume para que fique com espaço para proceder à limpeza. Aproveite para lavar na máquina esses jogos de cama, usando temperaturas bem altas para eliminar todas as bactérias e ácaros.

2. Aspirar o colchão

O primeiro passo é aspirar para remover ácaros, pó, pele morta, cabelos e outras sujidades que estejam presentes no colchão. Use o acessório de escova do aspirador para conseguir limpar melhor as fendas, as bordas, os acabamentos, os cantos e as laterais. O aspirador e respetivos acessórios devem estar bem limpos, antes de os usar.

3. Retirar as manchas

As manchas que ainda estiverem húmidas devem ser limpas imediatamente. Para isso, pegue num pano limpo, molhe-o em água fria e bata com ele na mancha. Não esfregue, pois assim pode fazer com que a mancha entranhe ainda mais no colchão. Continue a bater até absorver o excesso de líquido.

Se a mancha já for antiga, misture 30 ml de água oxigenada com 15 ml de detergente. Mexa até fazer espuma. Mergulhe na solução uma escova de dentes velha e esfregue levemente sobre as áreas manchadas do colchão. Retire o excesso com um pano limpo e húmido.

No caso das manchas biológicas (sangue, urina, suor), use um detergente enzimático. Passe o produto num pano limpo e bata sobre a mancha até saturá-la. Deixe atuar por 15 minutos e depois bata no local usando o mesmo pano para retirar a mancha por completo. Por fim, bata novamente com um pano limpo e molhado em água fria.

Atenção: não aplique os produtos de limpeza líquidos diretamente no colchão.

4. Perfumar o colchão

Depois das manchas terem sido limpas, espalhe uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio no colchão misturado com cinco gotas do seu óleo essencial favorito. Deixe o bicarbonato atuar, absorvendo os odores, durante pelo menos 30 minutos. Quanto mais tempo ele ficar no colchão, melhor irá absorver e limpar os líquidos e odores que aí permaneçam.

5. Voltar a aspirar

Aspire novamente o colchão, para remover o bicarbonato. Use mais uma vez o acessório de escova para uma limpeza mais a fundo.

6. Deixar o colchão arejar

Para uma limpeza eficaz, nada como deixar o colchão apanhar um pouco de ar puro e, assim, secar alguma humidade que ainda possa conter. Aproveite os meses mais quentes, para abrir a janela do quarto e deixar o ar fresco entrar e secar o colchão mais rápido. A luz solar ajuda, ainda, a matar as bactérias e o mofo, eliminando todos e quaisquer odores.

7. Proteger o colchão

Depois da limpeza é hora de conservar o melhor possível o colchão. Gire o colchão, de modo a que a superfície se desgaste de maneira uniforme. Deve fazê-lo a cada três a seis meses, independentemente de lavar ou não o colchão.

É também uma boa ideia colocar uma capa plástica no colchão. Ela vai protegê-lo de eventuais líquidos que derrame, do pó, da sujidade, das manchas e até de insetos.

Faça a cama de lavado e prepare-se para uma noite de um sono particularmente tranquilo e reparador.

Depois de limpar colchão vai sentir enormes diferenças até na sua qualidade do sono. Aproveite para aromatizá-lo com uma fragrância bem relaxante e verá como se irá sentir muito melhor e confortável, quando deitado na sua cama.

Como Arejar um Colchão: 5 Passos

Teresa Campos

Licenciada em História da Arte e Mestre em História da Arte Portuguesa, vê na escrita um meio de fazer uma das coisas que mais gosta: comunicar!

Recomendamos

Como limpar o colchão – Melhores colchões Top5 | Descobre qual é o melhor colchão!

08.11.2019

Tens um colchão e não sabes como mantê-lo limpo e fresco?

Não te preocupes. Aqui no blogue do TOP5 vamos dar-te alguns conselhos simples sobre como cuidar do teu colchão para que possas dormir mais descansado.

Cuidados diários

Como Arejar um Colchão: 5 Passos

Um dos cuidados mais simples e eficazes que podes fazer é ventilar o teu quarto frequentemente. Desta forma, evitas que, a longo prazo, o colchão desenvolva manchas e bolor devido à acumulação de humidade. O Top5 recomenda-te manteres o teu quarto a uma temperatura de 16º a 20ºC e a humidade a 50%.

Não faças a cama assim que acordes

Se não agitares os lençóis e fizeres a cama assim que acordes, estás a dar as condições perfeitas para que os ácaros se desenvolvam. O que são ácaros, perguntas tu? Ácaros são bactérias presentes no pó que, apesar de não serem perigosos, podem causar alergias a algumas pessoa.

Os ácaros propagam-se mais facilmente em ambientes quentes e húmidos, portanto o ideal é agitares bem os lençóis depois de acordares, abrires a janelas do teu quarto para arejar e não fazer a cama imediatamente para dar tempo do colchão respirar.

E mesmo com estes cuidados, não é possível eliminar totalmente a sua presença, diz-se que podemos dormir com mais de um milhão e meio de ácaros no colchão.

Manchas no colchão

Como Arejar um Colchão: 5 Passos

Passamos um terço da nossa vida a dormir, o que significa que um terço da nossa vida é vivido no colchão. Isto significa também que com o tempo acumulam-se muitos vestígios corporais e sujidade no próprio colchão.

  • Transpiração, restos de pele morta e cabelos, restos de comida ou manchas de vinho são algumas manchas típicas presentes no nosso colchão e que permitem criar as condições ideais para a prosperação de germes, bactérias e ácaros.
  •  Por vezes simples remédios caseiros podem ajudar-te a manteres o teu colchão limpo e a eliminar determinadas manchas que surgem com o tempo. Vê aqui os nossos conselhos sobre como eliminar a manchas mais comuns que aparecem nos colchões:
  • ÁCAROS Ventila o teu quarto com regularidade, pelo menos 5 minutos, e agita os teus lençóis todas as manhãs. Estes simples passos ajudam a prevenir o seu aparecimento. No entanto, os ácaros podem ser facilmente removidos com o aspirador.
  • URINA As manchas de urina podem ser eliminadas com sumo de limão e vinagre. Aplica estes líquidos sobre a mancha e deixa secar. Quando tiver seco, raspa ou escove a mancha. O vinagre tem um cheiro muito forte, por isso é melhor tratares a mancha de manhã e depois deixares o colchão a arejar bem. No caso de a limpeza não ter sido totalmente eficaz, experimenta produtos de limpeza como o limpador multiusos ou o limpador de carpete a espuma.Para todas as manchas de urina, aconselhamos sempre o uso de um desinfetante e para aqueles que sofrem de problemas de incontinência urinária ou bebés, recomendamos o uso de uma capa protetora. As capas protetoras, ao início podem parecer um pouco desconfortáveis, no entanto, são muito eficazes em manter o colchão limpo e seco.
  • SANGUE As manchas de sangue são mais complicadas de remover. Especialmente porque existe a possibilidade das extremidades da mancha estarem marcadas. Tal como a urina, o melhor é limpá-lo enquanto a mancha está fresca. O bicarbonato de sódio ou levedura são produtos caseiros úteis para remover vestígios de sangue. O bicarbonato de sódio tem-se demonstrado fortemente eficaz contra manchas de sangue. Esfrega primeiro a mancha com água fria e depois aplica uma mistura de água ou detergente com bicarbonato e deixa agir durante meia hora. Depois deste tempo, lava com água fria. Além disso, recomendamos a aplicação de desinfetante.
  • VINHO Manchar o teu colchão enquanto bebes um copo de vinho ode acontecer. Contudo, não te preocupes. Para remover as manchas de vinho tinto podes utilizar água mineral (se estiverem frescas). Se já estiver seco, podemos aplicar sal e depois de esperar meia hora, podes escová-lo ou raspá-lo. Será como se nada tivesse acontecido.
  • TRANSPIRAÇÃO As manchas de suor são desagradáveis e podem facilmente ser removidas com uma solução de bicarbonato de sódio e água, se a capa do colchão for removível. Se a capa do colchão não for removível, aplica uma mistura de vinagre e sumo de limão. Escova um pouco depois de adicionares a mistura e deixar actuar durante 10 minutos. Podes limpar com água depois, mas tem cuidado: colchões com espuma de memória não toleram bem a humidade.

Opta por um colchão de capa removível

Como Arejar um Colchão: 5 Passos

Hoje em dia, existem diversos colchões que tem a facilidade de remover a sua cobertura. Deste modo, podes facilmente tirar a capa do colchão e lavá-la na máquina de lavar.

Leia também:  Como analisar caligrafia (grafologia) (com imagens)

Recomendamos que laves a tua capa até 60ºC, pelo menos 2 vezes por ano.

Se o teu colchão não te permite remover a capa, também podes lavá-lo numa máquina mas certifica-te que o tambor é suficientemente grande para não causar fricção e danificar o material.

Limpeza a vapor

Outra forma cada vez mais comum de limpar os colchões é através da utilização de produtos de limpeza a vapor. Combate eficazmente as partículas de sujidade, a pele morta e os ácaros.

No entanto, vários estudos mostram que o vapor muitas vezes não penetra o suficiente no colchão para eliminar completamente os ácaros.

Além disso, a alta pressão do vapor pode fazer com que partículas de sujidade entrem ainda mais no colchão.

Esperemos que estas dicas sobre como limpar o colchão te sejam úteis e que possas dormir melhor. Com estas dicas, as noites sujas e desconfortáveis ficam para trás. Pode parecer difícil de acreditar, mas o colchão faz parte da nossa vida portanto devemos cuidá-lo e estimá-lo como se fosse o nosso brinquedo favorito.

Como limpar um colchão viscoelástico – 6 passos

Como Arejar um Colchão: 5 Passos

Os colchões viscoelásticos precisam de um cuidado especial na hora da limpeza. É verdade que, graças ao material sintético do qual são feitos, eles evitam a acumulação de ácaros em maior medida que os colchões de molas que são fabricados com materiais naturais, mas devemos manter uma higiene, porque também se sujam com o uso diário. A poeira, a poluição, nosso suor ou, em alguns casos, manchas pontuais de líquidos, urina ou sangue, podem ser eliminados se soubermos como fazer isto. No umComo.com.br damos-lhe as seguintes propostas sobre como limpar um colchão viscolástico perante qualquer imprevisto.

Passos a seguir:

1

Um dos melhores remédios para cuidar de um colchão é a prevenção, porque os colchões viscoelásticos mancham como qualquer outro colchão e podem acumular poeira, ácaros e pele humana, por isso recomendamos o uso de um protetor ou resguardo de colchão para prevenir isto.

Os protetores podem ser lavados na máquina de lavar sem problemas, assim evitaremos uma maior acumulação de partículas no próprio colchão. Este protetor precisa ser lavado uma vez por mês no mínimo. Se tivermos crianças pequenas em casa, podemos colocar um protetor impermeável sobre o colchão para prevenir que sujem se a criança urinar na cama ou vomitar.

2

Mas, diante da poeira, o melhor que podemos fazer é passar o aspirador no colchão viscoelástico e, de fato, é recomendável fazê-lo toda semana aproveitando a mudança de lençóis. Desta forma eliminaremos a poeira acumulada e os ácaros que podem provocar alergias respiratórias.

Para que o colchão seque perfeitamente, deixe-o em um ambiente ventilado para arejar, mas sem deixar diretamente ao sol, porque poderia se deteriorar, por isso também devemos tratar de evitar as fontes de calor diretas para sua secagem, como o secador ou as calefações.

3

Diante de uma mancha de alguma bebida podemos utilizar água e sabão ajudando com um pano úmido para evitar molhar diretamente o colchão e estragar o material. Se a água e o sabão não forem suficientes, podemos utilizar bicarbonato sódio sobre a mancha e esperar alguns minutos para que o produto atue sobre a mancha para depois retirá-lo com um pano úmido de novo.

Os produtos de limpeza à base de cítricos também podem ajudar a eliminar as manchas se os deixarmos agir sobre elas durante cinco minutos.

Como Arejar um Colchão: 5 Passos

4

Para manchas de urina, trate de limpá-las quanto antes para que não penetrem no colchão. Conte com a ajuda de um pano absorvente para reduzir ao máximo a umidade.

Em seguida e para eliminar os restos, bem como os cheiros, passe bicarbonato e deixe-o agindo durante toda a noite. No dia seguinte, aspire o bicarbonato restante. No umComo.com.

br damos-lhe outros conselhos para que você possa eliminar a urina de um colchão.

5

As manchas de sangue são difíceis de eliminar em todas as roupas, tal como nos colchões. Por isso, deve-se agir assim que a virmos e não esperar secar muito.

Para isso, a melhor opção é borrifar peróxido de hidrogênio na mancha de sangue e deixar durante um minuto para secar em seguida com um pano.

Repita este procedimento tantas vezes quantas forem necessárias para retirar a mancha completamente.

Como Arejar um Colchão: 5 Passos

6

Diante de manchas de umidade como de mofo, poderemos colocar no sol durante duas horas e as manchas desaparecerão quase completamente.

Para remover cheiros como a fumaça, a umidade ou outros mais penetrantes no colchão, passe bicarbonato de sódio no colchão e deixe secar para depois aspirar e borrifar com aromatizador ao trocar os lençóis. Deste modo reduziremos os cheiros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar um colchão viscoelástico, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Alergia na Primavera

A Primavera começa no dia 22 de setembro. Conhecida como a estação das flores, é um dos períodos mais belos do ano, mas também é a época mais crítica para quem sofre com alergia. O sistema respiratório é o principal alvo devido ao pólen que se desprende das flores. É comum neste período ver muitas pessoas com problemas de rinite, bronquite, sinusite e asma.

Como Arejar um Colchão: 5 Passos

Além da mudança climática e do pólen das flores, na primavera ocorre também um aumento na quantidade de fungos, ácaros e bactérias no ambiente por conta da temperatura e umidade da estação, fator que potencializa muito os problemas alérgicos. Até mesmo as doenças que não são respiratórias, como conjuntivite e dermatite alérgica, também aumentam nesta época do ano.

Interessante ressaltar que os sintomas das doenças alérgicas lembram muito os de resfriados e gripes, e algumas pessoas costumam dizer que passam o ano inteiro resfriadas, mas na verdade a causa são as alergias.

As doenças respiratórias alérgicas podem ser controladas com o tratamento correto e amenizadas com cuidados básicos no dia a dia. Observe os sintomas e, se você sofre desse mal, veja algumas dicas abaixo para aliviar e evitar o desconforto.

Principais Sintomas da Alergia

  • Espirros frequentes
  • Coceira no nariz, olhos e garganta
  • Olhos e nariz vermelhos
  • Tosse constante
  • Nariz entupido
  • Chiado no peito
  • Expectoração

Como Arejar um Colchão: 5 Passos

Dicas para evitar Alergias

  1. Mantenha as janelas de casa fechadas para evitar a entrada de ar em excesso. Mas é importante abrir um pouco, uma vez por dia, para arejar o ambiente.

  2. Lave o nariz com soro fisiológico, pelo menos, uma vez ao dia, para tira as impurezas e diminuir o efeito do pólen e da poeira nas vias respiratórias.
  3. Evite frequentar jardins ou locais com muito vento, flores e árvores.
  4. O uso de óculos de sol ajuda a diminuir o contato do olhos com o pólen.

  5. É importante secar as roupas no sol para eliminar microrganismos (ácaros) que podem se acumular no tecido.
  6. Forre o colchão e o travesseiro com material impermeável para evitar o contato com outros causadores de alergias como ácaros e mofos. O ideal é usar colchão e travesseiro de espuma.

    O maior causador de alergia é o travesseiro de pena.

  7. Evite carpetes, cortinas e brinquedos de pelúcia.
  8. Cuidado ao manusear produtos de limpeza. Alguns podem irritar a mucosa nasal e devem ser evitados durante essa estação. Uma boa alternativa são os produtos biodegradáveis, que são menos irritantes.

  9. O ar-condicionado em temperatura ambiente pode ser um grande aliado no combate às alergias, pois retém as partículas prejudiciais em seu filtro. Porém, é importante limpar bem o filtro e fazer manutenção constante no aparelho.

Caso suas crises alérgicas sejam intensas e muito frequentes consulte um médico alergista que indicará o melhor tratamento para você. E acesse nosso site caso precise de medicamentos para alergias com preços especiais: Clique Aqui.

Fonte: diariogaucho.clicrbs.com.br

Como Arejar um Colchão: 5 Passos

5 dicas para fazer a sua cama como a de um hotel

Olá,

Mais uma vez estamos aqui para lhe dar dicas úteis para o seu dia-a-a dia!

Gosta da sensação de uma cama acabada de fazer? E da forma como as camas de hotel são feitas, sempre impecáveis mais ainda? Pois bem aqui estão 5 passos para ter a sua cama como a de um hotel!

Antes de avançarmos é de referir que segundo Stephen Pretlove, autor de um estudo na Universidade de Kingston, explica que os ácaros que se encontram nas nossas camas surgem principalmente causados pelo suor que libertamos enquanto dormimos e que, por isso, se não se fizer a cama e se se deixar a cama aberta será mais fácil que os lençóis sequem e a comunidade que lá habita morra. Este estudo confirma que é aconselhável deixar a sua cama arejar durante umas horas, isto para evitar a proliferação de ácaros.

1- Roupa 

São aconselháveis tecidos de algodão pois absorvem facilmente a transpiração.

Um conjunto completo é composto por: um lençol que forra o colchão, o lençol do topo e uma colcha para os dias mais quentes ou um edredão para os dias mais frios. Existem também lençóis que servem de capa para edredões.

Duas forras de almofada ou uma como preferir. A medida da roupa de cama é em função do tamanho do colchão, estime sempre pelo menos 15 cm a mais para cada lado do colchão.

2- Sem sair do sítio

Uma das causas mais comuns para que a roupa da sua cama se desprenda do fundo deve-se ao facto de estar mal colocada. Aqui entra o truque de hotel: No topo e no fundo da cama dobre o lençol inferior para debaixo do colchão, certifique-se que está esticado.

 Traga a borda do lençol para frente criando um ângulo de 90º com o chão. O efeito pretendido é que este seja uma espécie de envelope e acompanhe o formato do colchão nos cantos. Torne a dobrar para dentro para debaixo do colchão.

Repita o procedimento no fundo da cama para o lençol do topo, para a colcha ou edredão.

  • Como Arejar um Colchão: 5 Passos
  • 3- Perfume 
  • Borrife água de engomar na vira do lençol que dará um ar de cama nova e super perfumada.
  • 4- E as almofadas?

Na hora de colocar as almofadas pode optar por cobri-las com a colcha ou deixá-las na vertical. Para cobri-las com a colcha existe um truque. Dobre a colcha e coloque as almofadas deitadas a sobrepor essa dobra uns 10 cm. Pegue nas pontas da colcha e cubra as almofadas.

5- Decoração

Dê um toque de conforto e elegância extra  e coloque além das almofadas normais, almofadas coloridas que se complementem com os tons do seu quarto. Pode usar rolos ou ainda uma manta colorida dobrada ao fundo para fazer contraste.

Como Arejar um Colchão: 5 Passos

Gostou destas dicas? Veja um vídeo que demonstra de forma bem rápida algumas das dicas que demos! Bons sonhos!

Como limpar colchão? Use bicarbonato!

Como Arejar um Colchão: 5 Passos Imagem: Ty Carlson on Unsplash

Um colchão limpo e bem cuidado é fundamental para uma boa noite de sono. Muita gente acha que apenas trocar e lavar os lençóis regularmente é suficiente para garantir a tranquilidade na cama, mas isso é apenas metade do serviço. Saber como limpar colchão é uma habilidade importante para incluir em suas tarefas doméstica. E não se preocupe: diferente de lavar a louça ou arrumar a cama, limpar colchão não é algo que precisa ser feito todos os dias. Além disso, um ingrediente muito simples e versátil do seu armário pode te ajudar na tarefa: o bicarbonato de sódio.

Qual a importância de limpar o colchão?

Você já deve saber que ácaros e outros bichinhos vivem no seu colchão – e daí a importância de matá-los de vez em quando. Porém, o colchão também acumula fluídos corporais como suor, sangue e urina, entre outros.

Tudo isso se mistura ao mofo e bolor que vão ficando por ali e a sujeira, óleos, vestígios de produtos de higiene pessoal e demais substâncias que você leva para o seu colchão quando se deita, mesmo que tome banho todos os dias antes de deitar.

Quanto mais úmido foi o ambiente em que você mora, mais importante é limpar o colchão, já que ele pode reter essa umidade e o seu suor ao longo do dia. Quando há crianças ou animais na casa, o potencial de contaminação aumenta, além da existência de possíveis manchas.

Como limpar colchão

Agora que você já entendeu a importância de um colchão higienizado, vamos ao passo a passo de como limpar colchão. Primeiro, tire toda a roupa de cama e lave os lençóis e o protetor de colchão.

De vez em quando, convém lavar também os cobertores e edredons. Use água quente para as lavagens, conforme as instruções dos fabricantes, já que a alta temperatura mata os ácaros e outros seres vivos que estavam na sua cama.

Então, é hora de limpar o colchão.

1. Aspire

Use o acessório para estofados (ou outra parte que não tenha contato com o chão) do seu aspirador de pó na tarefa de como limpar colchão. Vá passando o aspirador de cima para baixa, seguindo as linhas das costuras, e depois aspire nas laterais do colchão.

2. Desodorize com bicarbonato de sódio

Mesmo que não esteja cheirando mal, o suor vai se acumulando e, com o tempo, pode deixar aquele aroma inconfundível.

Para limpar o colchão do possível ranço, polvilhe seu colchão com bicarbonato de sódio e esfregue suavemente com uma escova, especialmente nas costuras, para que o pó entre no tecido do colchão.

Deixe descansando por pelo menos 10 minutos antes de prosseguir para a próxima etapa.

3. Repita a aspiração

O bicarbonato que você esfregou no seu colchão irá se unir à umidade e aos óleos corporais nas camadas superiores do material. Por isso, depois de aplicar o sal alcalino, é preciso aspirar o colchão uma segunda vez, para extrair essa umidade e os fatores responsáveis por odores.

4. Trate as manchas

Os colchões geralmente adquirem três tipos de manchas: sangue, urina e o que chamaremos de “outros fluidos corporais”. Embora seja melhor tratar as manchas imediatamente, às vezes o sono é mais importante. Veja como limpar manchas em seu colchão depois que elas já estão lá.

Manchas de sangue seco

Faça uma pasta de 1/4 xícara de peróxido de hidrogênio (3%) misturado com 1 colher de sopa de sabonete líquido e uma colher de sopa de sal de mesa.

Espalhe levemente na mancha e deixe secar antes de retirar o resíduo.

Enxugue os restos da mancha com um pano branco (para não manchar o colchão com corantes do tecido) mergulhado em peróxido de hidrogênio, girando o pano à medida que a mancha é removida.

Manchas de urina

Depois de secas, elas são difíceis de remover, mas não impossíveis. Confira um método com dois passos que ajuda bastante.

  • Dissolva 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 240 ml de peróxido de hidrogênio. Em seguida, adicione uma gota ou duas de detergente líquido. Aplique esta solução no local. (Não molhe o colchão antes!);
  • Se a mancha persistir, espere até que a área esteja seca e, em seguida, misture 3 colheres de sopa de um sabão em pó seco (e livre de água oxigenada) e 1 colher de sopa de água para fazer uma espuma seca. Espalhe levemente a mistura sobre a mancha e deixe descansar por 30 minutos;
  • Raspe a pasta seca com uma colher. Use um pano branco mergulhado em peróxido de hidrogênio para remover quaisquer pedaços de pasta;
  • Limpe a área.

Outros fluidos (vômito, vinho, cigarro)

Abra as janelas e, usando um pano branco, limpe a mancha com uma pasta de vinagre e bicarbonato de sódio. Também é possível usar limão no lugar do vinagre.

Não molhe o colchão! Use a pasta e um pano limpo para limpar a área e em seguida polvilhe o local com bicarbonato de sódio para neutralizar possíveis odores e retirar qualquer umidade persistente.

Deixe secar e aspire o colchão novamente.

5. Inverta o colchão de lado e repita os passos 1-4

É bom fazer giros sazonais nos colchões, de um lado para o outro e depois de cima para baixo, idealmente a cada três meses. Se o seu colchão é do tipo pillow top, você não pode virá-lo, mas ainda deve girá-lo de cima para baixo sazonalmente. Feito isso, repita o processo de limpeza do outro lado do seu colchão.

6. Proteja seu colchão

Como limpar colchão não é uma tarefa das mais fáceis, o ideal é usar uma capa protetora lavável. Existem capas de colchão feitas de tecido, ligadas a uma camada impermeável que impede líquidos e pele morta de tocarem seu colchão.

Você pode ter um par delas e lavá-las junto com a rotina de trocas dos lençóis.

Isso evita que você tenha que limpar o colchão toda vez que ocorrer algum vazamento, seu filho pequeno ou animalzinho fizer xixi no colchão ou depois de uma noite animada.

Com o colchão protegido, você pode fazer essa limpeza mais profunda a cada três meses. Então é só deitar e dormir sossegado!

Fonte: Housewife How-To's

Veja também:

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu email. Comunicar erro

Como lavar travesseiro na máquina em 8 passos

Poucas pessoas sabem, mas os travesseiros também possuem prazo de validade! Médicos e fisioterapeutas recomendam a sua troca a cada dois anos.

Isso porque eles são uns dos “esconderijos” prediletos de micro-organismos como ácaros e bactérias, que se alimentam das secreções que eliminamos durante o sono.

Portanto, se você está se perguntando como lavar travesseiro, vale antes checar se não é o caso de substituir o seu!

Caso a troca ainda não seja necessária, mas você repare que o seu travesseiro apresenta manchas ou algum odor desagradável, aprenda a seguir como lavar travesseiro na máquina de lavar e tenha seu companheiro de sono sempre impecável.

O mais indicado é lavar travesseiro em uma lavanderia. Mas alguns os modelos podem ser lavados em casa na máquina sem problema. Antes, porém, observe as instruções do fabricante na etiqueta e confirme se o travesseiro pode ser mesmo lavado dessa forma. Além disso, somente lave travesseiros em casa se puder garantir a sua secagem completa.

Como são feitos de materiais fofos e porosos, que absorvem água como verdadeiras esponjas, os travesseiros retêm grande quantidade de umidade no seu interior ao serem lavados – mesmo quando superficialmente aparentam já estar secos! Por fim, para um melhor equilíbrio no tambor da lavadora, é recomendado lavar travesseiros sempre aos pares.

Tudo pronto? Veja abaixo o nosso passo a passo de como lavar travesseiros na máquina:

  1. Primeiramente retire as fronhas e capas protetoras, se houver.
  2. Em seguida, coloque os dois travesseiros dentro da máquina na posição vertical.
  3. Selecione o ciclo suave da sua lavadora e use água fria.
  4. Adicione um sabão como OMO Lavagem Perfeita Líquido, seguindo a quantidade recomendada no rótulo.
  5. De preferência, programe dois enxágues para garantir que não sobre produto dentro do enchimento.
  6. Depois de centrifugar os travesseiros para remover o excesso de água, coloque-os para secar à sombra e na posição horizontal, para que não deformem. Não utilize a secadora de roupas.
  7. Durante esta etapa, é uma boa virar e afofar os travesseiros de hora em hora. Assim eles secam e voltam mais rápido ao seu formato original.
  8. Aguarde a secagem completa dos travesseiros antes de colocá-los na cama novamente. Caso contrário, eles podem acabar ficando com mau cheiro e até mesmo mofados!

Além da troca e lavagem periódicas, também é aconselhável pôr os travesseiros para arejar ao sol uma vez por mês, ou ainda colocá-los uns minutinhos na secadora, para eliminar os germes e a umidade com o calor. Aprendeu como lavar travesseiro e agora quer mais dicas de como manter a sua roupa de cama sempre limpa e cheirosa? Então confira como lavar roupa de cama e também como lavar cobertores e edredons.

O que é mais importante para você quando compra um produto para lavar roupas?

Publicado originalmente 20 de Maio de 2020

5 passos para ter uma cama tão linda e confortável quanto a de um hotel

Se você já teve a oportunidade de se hospedar em um bom hotel, é provável que tenha pensado em como a cama de lá parece muito mais confortável do que a sua. Mas isso não é só impressão.  As equipes que cuidam dos quartos seguem algumas “regras” na hora de arrumar a cama que fazem toda a diferença para uma boa noite sono.

Para te ajudar a replicar essa mágica dos quartos de hotel na sua casa, conversamos com a Governanta Executiva do Palácio Tangará, Renata Oliveira, que deu algumas dicas essenciais para montar a roupa de cama perfeita. 

1. Priorize o algodão

Antes de comprar qualquer item para a sua cama, veja qual a sua composição. Quanto maior a porcentagem de algodão, melhor.  “Além de ter beleza e conforto no toque, o algodão tem durabilidade” explica Renata.

Se você estiver em busca de algo mais sofisticado, invista em lençóis de algodão egípcio, cujo toque é ainda mais delicado.

2. Exagere no branco

Dê preferência para roupa de cama branca ou, ao menos, próxima dessa cor, pois dá uma sensação de leveza e elegância. 

3. Escolha o colchão perfeito

O melhor tipo de colchão depende da preferência de quem irá utilizá-lo. Ele pode ser mais rígido, com molas ou molas ensacadas, escolha o que te deixa mais confortável.

Mas a Governanta Executiva recomenda:  “o ideal é que o colchão seja dupla face (tenha dois lados) para que possa aumentar sua durabilidade e qualidade”.

Assim você deverá virar o colchão quatro vezes ao ano, de três em três meses.  

4. Compre os travesseiros e almofadas certos e os acomode na cama

Nas camas do Palácio Tangará, são utilizados quatro travesseiros posicionados em pé. Os dois maiores (50 x 70 cm) ficam atrás, com os menores (50 x 90 cm) a sua frente. Há também pelo menos uma almofada, centralizada entre os travesseiros e nas medidas 45 x 45 cm.

Para escolher a almofada decorativa ideal, Renata sugere seguir o padrão da decoração do quarto. “No hotel, as almofadas são cinza, cor muito utilizada na decoração como um todo”.

5. Monte as camadas

É esse o passo que confere toda aquela beleza à cama de hotel!

Em primeiro lugar vem o protetor de colchão. Depois, coloque as duas camadas de lençol e, por cima, o edredom.

Em seguida, é a vez do Duvet, muito usado na Europa e conhecido popularmente como capa de edredom.

Para finalizar, posicione os travesseiros e almofadas como foi citado no tópico anterior e também a peseira, que dá um charme extra para a decoração.

Aspirar e arejar são as bases da saúde de seu colchão; veja outras dicas

Suor, descamação da pele e dos cabelos, secreções, cheiros e até a poeira e a poluição impregnam o colchão, mesmo quando protegido pela roupa de cama.

Como o produto é durável, seu “prazo de validade” muitas vezes não é respeitado e este é o cenário perfeito para a proliferação de bactérias, fungos e ácaros.

Os ácaros, aliás, são o principal problema desta história: se com um ano de uso cerca de 1 bilhão destes bichinhos, de acordo com o INER/SP (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), passam a “habitar” o colchão, ao longo de 10 anos, uma média de 3 trilhões desses aracnídeos penetram nas fibras.

“Os colchões são a origem de muitos problemas de saúde, principalmente para alérgicos.

É difícil limpá-los, pois eles não são laváveis e o uso de produtos químicos para a higiene não é recomendado por conta do acúmulo e da probabilidade e serem inalados durante o sono”, segundo aponta o Dr.

José Carlos Perini, presidente da ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Para minimizar a ação dos alérgenos, siga as dicas do UOL e faça a manutenção adequada.

Limpar, arejar e proteger

  • Ventile, aspire e escove o colchão mensalmente ou, no mínimo, uma vez por semana se o usuário for alérgico.
  • Para limpezas profundas utilize aspiradores de alta potência com filtros de água e tecnologia HEPA, que retém partículas 300 vezes menores que a espessura do fio de cabelo.
  • Espalhar bicarbonato de sódio sobre o colchão, deixando-o 'descansar' por 12 horas antes da aspiração, ajuda a eliminar ácaros. Faça o processo a cada seis meses.
  • Dê preferência aos estrados ripados, com tábuas de 4 cm a 8 cm (no máximo), para melhorar a ventilação do colchão e não use outras estruturas e fechamentos entre o colchão e o estrado, para que o arejamento não seja prejudicado.
  • Vire o colchão conforme a indicação da fabricante. Parece supérfluo, mas o cuidado assegura a salubridade da cama, pois o suor e a umidade do ar serão mais bem distribuídos e a ventilação é feita de forma mais eficaz.
  • Troque a roupa de cama uma vez por semana e, se o usuário for alérgico, deixe o colchão 'peladinho' durante o dia, para arejar.
  • Utilize protetores, preferencialmente os modelos impermeáveis com toque suave (semelhante ao tecido) e que podem ser lavados a cada sete ou quinze dias.

Ih, manchou!

  • Para remover pequenas quantidades de urina, use uma toalha de algodão ou papel toalha para absorver o líquido. Em seguida, pressione a área com um tecido seco a fim de remover a umidade impregnada e faça uma vaporização com a solução de água (1 copo) e vinagre (2 colheres de sopa). Deixe o colchão arejar, mas não o exponha ao sol.
  • Para a remoção de eventuais manchas, como as de sangue, e odores aplique água oxigenada 10 volumes ou faça uma solução com água e sal para borrifar.

Hora da troca

  • O tempo de uso recomendável é de até 5 anos, mas tudo depende da indicação da fabricante, da qualidade do produto e da manutenção dada ao colchão. Para os alérgicos, a substituição deve ser feita em até 4 anos.

Fontes: José Carlos Perini, médico e presidente da ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia; Idelfonso Santos, diretor executivo do Grupo Saga Brasil, especializado em produtos para repouso e sono; INER/SP (Instituto Nacional de Estudos do Repouso; e catálogos de fabricantes de colchões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*