Como aprender sozinho a tocar violão (com imagens)

O violão é um dos instrumentos mais populares e bonitos que existem. Além disso, é barato, fácil de transportar e ainda faz o maior sucesso em uma roda de amigos!

Por isso, parabéns, você está fazendo uma ótima escolha ao aprender violão. Preparamos o melhor conteúdo nesse artigo para você já começar a fazer seus primeiros acordes e tocar sua primeira música de um jeito simples e descomplicado ????

Então, aqui começa sua primeira aula de violão, os primeiros passos para iniciantes são:

#1 Conheça as partes do instrumento

Você não precisa decorar todas as partes, mas aprender pelo menos as partes principais é importante para poder acompanhar uma aula de violão. Confira abaixo a nomenclatura básica das partes principais (mão, tarraxas, braço, casas, trastes, corpo, boca e cavalete):

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

#2 Escolha o violão certo

Existem basicamente dois tipos de violão: de nylon e de aço. Para iniciantes, o ideal é começar a tocar com um violão de nylon, pois o nylon é mais macio e facilita a execução (você não precisa pressionar as cordas com tanta força). Essa escolha vai facilitar bastante seus estudos.

É possível comprar um bom violão de nylon para iniciantes na faixa dos R$ 300,00 a R$ 500,00 (você não precisa investir caro logo de início, aprenda primeiro a tocar coisas simples com um violão de estudo e depois que você já estiver mais experiente, escolha um violão que atenda melhor seus novos desejos musicais).

#3 Aprenda a segurar o violão antes de tocar

Você pode apoiar o violão na perda direita ou na perna esquerda. Posicionar na perna esquerda é mais indicado para quem quer tocar música clássica, mas a maioria dos violonistas, principalmente quem toca música popular, segura o violão na perda direita, deixando-o levemente inclinado para permitir uma boa postura das duas mãos.

Por isso, indicamos que você comece segurando na perna direita.

Procure deixar seu peito reto para permitir uma boa respiração e movimentação livre dos braços, como na imagem abaixo:

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

#4 Veja a numeração dos dedos

A numeração dos dedos utilizada para a mão esquerda é a seguinte:

Repare que os dedos são numerados de 1 a 4, começando pelo dedo indicador (número 1) até o dedo 4. Essa numeração é muito útil para indicar a formação de acordes, mostrando qual dedo deve pressionar cada corda em cada casa. Logo a seguir isso ficará mais claro quando estivermos formando os acordes com a mão esquerda.

#5 Toque com a mão esquerda pela primeira vez

A mão esquerda (para os destros) é a responsável por fazer os acordes e as notas. A definição de acorde é diferente de nota, pois um acorde é a união de várias notas tocadas ao mesmo tempo (enquanto nota é o elemento mínimo do som). Um acorde pode ser representado da seguinte forma:

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

Onde os números nas cordas representam os dedos da mão esquerda com a numeração que já vimos no passo #4. Esses dedos devem pressionar as respectivas cordas nas suas respectivas casas indicadas na figura. O número à esquerda do desenho (destacado em verde logo abaixo) informa qual a casa do instrumento que aquele acorde deve ser executado:

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

Nesse caso, estamos tocando o acorde de dó maior, onde a primeira nota é tocada na primeira casa do violão. Veja agora como esse mesmo acorde acima seria montado no violão com a mão esquerda na prática:

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

Para conseguir posicionar seus dedos dessa forma, o ideal é que seu polegar esteja posicionado da seguinte forma:

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

Repare que é preciso fazer um pouco de força ao pressionar os dedos nas cordas, para que o som saia limpo e claro.

É normal que você sinta um pouco de dificuldade para formar seu primeiro acorde, pois se você não está acostumado a usar os dedos para tocar violão, seu cérebro ainda não sabe otimizar o posicionamento e a pressão. Mas isso você vai conseguir rapidamente com a prática.

Depois de alguns dias formando seus primeiros acordes com a mão esquerda, os dedos irão se acostumar com a força correta e você vai conseguir tirar um som perfeito sem esforço e sem dificuldades. Não desanime!

*Obs: Uma dica interessante é tentar formar os acordes perto dos trastes, para facilitar e exigir menos força. 

Outro detalhe importante é posicionar os dedos em formato de “gancho”, para evitar que eles encostem em outras cordas acidentalmente, como na figura abaixo:

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

Sobre a numeração das cordas do violão, o certo é contar de baixo para cima (a corda mais aguda é a primeira e a corda mais grave é a 6ª). A nota de cada corda é a seguinte:

  • 1ª corda: mi
  • 2ª corda: si
  • 3ª corda: sol
  • 4ª corda: ré
  • 5ª corda: lá
  • 6ª corda: mi

*Obs: existem duas cordas mi, uma grave e outra aguda, pois elas estão em oitavas diferentes. Para entender o conceito de oitava, leia esse artigo.

#6 Faça seus primeiros acordes e aprenda as cifras básicas

Às vezes pode parecer difícil saber como começar a tocar de verdade (parte prática, sem teorias), mas você precisa entender que tocar violão se resume a fazer acordes na mão esquerda ao mesmo tempo em que você faz ritmos na mão direita.

Então, para aprender a tocar, você precisa memorizar alguns acordes básicos na mão esquerda e pelo menos um ritmo (ou batida) na mão direita, para conseguir tocar uma música completa.

Nesse processo, o mais recomendado é aprender o básico na mão esquerda primeiro e depois encaixar com a mão direita, de forma coordenada.

Agora que já sabemos como posicionar a mão esquerda corretamente, podemos conhecer os acordes mais comuns usados no violão. Com esses acordes, você já será capaz de tocar milhares de músicas, então é importante tentar montar cada um deles e memorizar sua formação, para ter agilidade na hora de trocar de um acorde para outro.

Já aprendemos no passo #5 a tocar o acorde de dó maior. Confira abaixo outros acordes importantes que você já pode memorizar (abaixo de cada acorde indicamos sua nomenclatura e cifra entre parênteses):

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

Ré maior (D)

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

Lá maior (A)

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

Sol maior (G)

  • Repare que cada cifra dos acordes é representada por uma letra, conforme a lista abaixo:
  • C –> dó
  • D –> ré
  • E –> mi
  • F –> fá
  • G –> sol
  • A –> lá
  • B –> si

Essa é a notação para os acordes maiores. Os acordes menores recebem um “m” ao lado da letra. Por exemplo: Em (mi menor). Veja abaixo a diferença dos acordes de mi maior para mi menor:

Mi maior (E)

Mi menor (Em)

Durante as músicas, você vai precisar ser capaz de trocar de um acorde para outro com uma certa rapidez. Portanto, comece trocando um acorde depois do outro, o mais rápido que puder.

#7 Aprenda a tocar com a mão direita

A mão direita é a responsável pelos ritmos (batidas) da música. Enquanto a mão esquerda está executando os acordes, a mão direita faz o ritmo, formando dessa forma a harmonia da música. Para entender melhor a diferença entre melodia, harmonia e ritmo, leia esse artigo.

Leia também:  Como ajustar o tamanho da tela no windows 8: 6 passos

A mão direita faz movimentos para cima e para baixo. Esses movimentos são representados por flechas.

Ao ver as flechas e conhecendo a música, você é capaz de acompanhar o ritmo e fazer a levada conforme a música pede. Logo a seguir (no passo #9), veremos como aplicar tudo isso na prática.

Por enquanto, repare que a notação de tocar para cima ou para baixo é feita da seguinte forma:

#8 Escolha entre tocar com ou sem palheta

Para tocar violão, você pode usar uma palheta (indicado para ritmos mais agitados e principalmente para violões de aço), ou sem palheta. Quando não usamos palheta, é possível tocar batidas de sobe e desce e também dedilhados, que é outra técnica interessante.

A forma correta de se segurar uma palheta é a seguinte: coloque a palheta de forma paralela ao seu dedo indicador da mão direita, e pressione com o dedão como quem está segurando uma pinça. Confira na imagem abaixo para facilitar a visualização:

#9 Toque sua primeira música completa

Para tocar uma música, você precisa sincronizar a mão esquerda junto com a mão direita, trocando de acordes à medida em que faz o ritmo com a mão direita. No vídeo abaixo, ficará fácil juntar tudo aquilo que você aprendeu até aqui e colocar em prática, pois o objetivo do vídeo é justamente levar o aluno do zero até o ato de tocar sua primeira música no violão:

*Obs: o ideal é saber afinar o violão para poder tocar, mas felizmente hoje você pode afinar o violão com qualquer aplicativo para celular, tocando uma corda de cada vez e apertando ou afrouxando as tarraxas conforme o aplicativo indicar. Com o tempo, você pode aprender a afinar de ouvido também, mas não se preocupe tanto com isso agora. 

#10 Organize seu estudo para evoluir

Tocar violão é uma arte que exige dedicação. Na realidade, não é diferente de outro instrumento musical nesse aspecto: é preciso reservar um tempo para praticar.

Mas não se preocupe, é um erro pensar que você precisa de horas de estudo diárias para evoluir.

Com apenas 10 ou 15 minutos por dia, é possível ver bastante progresso, e em poucas semanas você já se sentirá um músico.

Para organizar sua agenda de estudo, primeiro entenda que é mais importante a frequência do que a intensidade. Isso significa que é melhor tocar 15 minutos por dia durante 7 dias, do que tocar 6 horas em um único dia na semana.

Tente separar um horário fixo por dia para praticar e saiba o que treinar antes de pegar o violão, para evitar a perda de tempo. O ideal nesse caso é ter um cronograma de estudos, sabendo exatamente o que estudar e o passo-a-passo a se seguir, com metas, para evoluir dia após dia. Sem isso, você pode ficar meio perdido(a) e até desanimar.

  1. Nosso curso completo de violão da equipe Descomplicando a Música foi pensado dessa forma, cada aula cuidadosamente preparada para que o aluno consiga se organizar e evoluir uma etapa de cada vez, começando do nível zero e terminando o curso tocando violão em um bom nível, capaz de pegar qualquer música. Clique na imagem abaixo para conferir (esse é o material mais didático que você poderia encontrar):
  2. *UM PRESENTE ESPECIAL TEMPORÁRIO: se você quer aprender violão no mês de Maio de 2020, use o código de desconto VOUAPRENDER:
  3. Outros artigos relevantes:

8 tutoriais para começar a aprender violão

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

Você quer aprender o violão ou a guitarra? Você deseja imitar seus guitarristas preferidos como Jimmy Page, Jimi Hendrix, Andreas Kisser, Kirk Hammet ou ainda Eric Clapton?

Pois é, mas a grande questão que nos intriga é: por onde começar?

Felizmente, na era da internet, vários blogs e vídeos no Youtube têm inúmeros tutoriais que vão te ajudar em sua aprendizagem. Então, a partir daí você já pode obter uma boa base antes de começar com tudo!

Mas como escolher quais destes vídeos ou artigos assistir ou ler? Por onde devemos começar a aprender o instrumento de 6 cordas?

  • As bases de todo aprendizado em violão ou guitarra:
  • 2 questões essenciais:
  • Pergunte a si mesmo estas duas questões antes de começar o violão ou a guitarra:
  • Você quer fazer cursos de formação musical ou solfejo? Esse tipo de aprendizagem é excelente para descobrir o mundo da música, para decifrar a linguagem musical.
  • Você quer aprender sozinho ou com a ajuda de um professor? Aqui, duas opções são possíveis, mas isso depende de suas expectativas, do nível que você quer chegar tocando violão ou guitarra.

Se quiser aprender sozinho, existem vários tutoriais de aula de violão para iniciantes na internet. Mas quem sabe, não poderia ser mais apropriado ter como métodos, livros, ebooks podem ser suas primeiras armas?

Se quiser passar pela opção “professor de violão ou guitarra”, várias soluções são possíveis: entrar em uma escola de música, conservatório, associações musicais que propõem cursos, oficinas ou ainda fazer aulas com um professor particular com professores independentes.

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

Aprender a tocar violão ou guitarra

Veja as 10 dicas essenciais para entender melhor como começar o violão ou a guitarra e poder tocar nas melhores condições.

Você pode encontrar vídeos explicativos em alguns sites especializados e se você quiser aprofundar seus conhecimentos. É bem fácil de encontrá-los.

Não deixe de entrar em contato com um professor de violão ou guitarra que poderá te dar cursos particulares e te ensinar outros macetes úteis. Um bom professor do instrumento que deseja tocar pode se tornar o grande diferencial.

É claro que a sua determinação também está sempre em jogo! Esse é o principal!

Que tal fazer uma aula de violão em São Paulo?

Ler e tocar os acordes de violão ou guitarra

  1. É uma das principais bases para aprender a tocar violão ou guitarra: você vai ter que aprender a tocar os principais acordes do instrumento que desejar dedilhar.
  2. A gente aconselha aprender os acordes maiores, menores e os de sétima.

  3. Depois, vale a pena dar uma atenção especial a outros acordes, como, por exemplo, os harmônicos ou o treinamento dos arpejos.

  4. Folheie os livros especializados, olhe os vídeos na internet ou pergunte a seu professor como posicionar seus dedos no braço do violão, da guitarra ou mesmo de outro instrumento de cordas, se for o caso, como o cavaquinho, a cítara, ou o violino.

Ler a tablatura de violão ou guitarra

  • Esse ponto está ligado ao anterior.
  • Aprenda a ler uma tablatura para posicionar seus dedos: os números indicados te mostram quais dedos utilizar em cada casa (o indicador é o número “1”, o médio é o “2”, o anelar é o “3” e o mindinho o “4” ).
  • Quanto ao dedão, não se preocupe, ele é normalmente indicado com a letra “T” (para “trumb” em inglês).
  • A diferença de uma partitura e uma tablatura é a representação física dos gestos para tocar a música, dê uma olhada na imagem abaixo:
Leia também:  Como arremessar com perfeição no basquete (com imagens)

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)Toque a sua música preferida com as tablaturas!

Essa simplificação facilita no aprendizado mas também pode trazer alguns inconvenientes, por exemplo, perder informações sobre o que você está tocando é uma delas.

Com a tablatura, você sabe onde tocar tal nota, onde colocar seu dedo no braço do violão ou da guitarra.

Não se esqueça desta regra para tocar e ler as tablaturas: você toca somente aquilo que está escrito, ou seja, se uma corda não possui nenhum número, ela não deve ser tocada. Lembre-se disso.

Encontre o ritmo de uma música

Como encontrar o ritmo de uma música se ele não estiver indicado na tablatura?

Não existe fórmula mágica para identificar um ritmo de uma música para violão ou guitarra. Senão seria muito fácil e perderia a graça ;P .

 Então, você tem duas opções: ou você compra o songbook oficial que pode te indicar como tocar a música, ou você afina os seus ouvidos musicais e sua capacidade para reconhecer os ritmos.

Não se esqueça de treinar sem parar para reproduzir o que você acabou de escutar.

A chave para reproduzir uma música no nível rítmico é não querer reproduzir exatamente o que escutar. É melhor dar a sua interpretação daquilo que você escutar. Isso é a grande característica dos grandes músicos quando retomam alguma música famosa de maneira sublime. A originalidade e a sua personalidade são extremamente importantes na música!

  1. São também o seu interesse e sua capacidade de concentração que vão te ajudar a melhorar neste ponto, além, é claro, da criatividade que emanar de você.
  2. Dê preferência a estilos de música nos quais o ritmo é importante, mas relativamente simples, como o rock, pop, metal, folk etc.
  3. Tocando os principais acordes no violão ou na guitarra (maior, menor, ré maior, sol maior e outros), você vai poder malhar seus dedos, desenvolver uma fluidez e uma agilidade para posicioná-los sobre o braço de seu violão ou  e sua guitarra.

É também uma excelente ocasião para aprender a tocar sem olhar para sua mão esquerda! Será que você é capaz? Sem dúvidas…

  • Existem dois tipos de arpejo para o violão ou a guitarra: os arpejos de acompanhamento que são tocados em uma rítmica (ao invés de arranhar todas as cordas juntas, você toca uma de cada vez) e os arpejos utilizados para os solos que são normalmente usados para o jazz.
  • É importante começar a tocar bem devagar, relaxar a sua mão direita, mexer somente os dedos e não as mãos e ser regular com o seu ritmo.
  • Depois, quando se sentir mais seguro, você aumenta o ritmo.

Fazer a sequência de acordes

Você sonha em tocar as suas músicas favoritas? Arranhar seu violão ou guitarra na frente de seus amigos ou animar as festas?

  1. Para aprender a dar sequência aos acordes de sua música preferida, só tem uma solução: a repetição.
  2. Você vai ter que repetir várias vezes até que o mecanismo se torne natural.
  3. O objetivo é de desenvolver automatismos, os reflexos do mesmo jeito que você aprendeu a escrever ou a amarrar os seus sapatos.
  4. Não deixe de olhar tutoriais na internet ou perguntar para o seu professor de violão ou guitarra como dar sequência a seus acordes de uma boa maneira para não criar maus hábitos.
  5. Comece com acordes simples como o Mi menor e o Dó maior.
  6. Uma coisa óbvia, mas que não custa repetir: dê sequência somente aos acordes que você conhece, senão, aprenda-os primeiro.
  7. Treine lentamente, repare cada gesto e aumente a cadência.

Trocar as cordas do violão ou da guitarra

  • Aprenda a trocar você mesmo as cordas de seu violão ou guitarra.
  • As cordas metálicas se oxidam e elas precisam de ser substituídas!
  • Veja os tutoriais na internet ou pergunte a seu professor para te ensinar os principais gestos para trocar as cordas de seu violão ou de sua guitarra.

Mas quando trocar as cordas de seu violão ou guitarra? Isso depende de vários fatores: a regularidade com a qual você toca, o tempo que seu violão ou sua guitarra ficou parado (ou não), o desgaste das cordas, a impossibilidade de afinar etc.

Claro, você começou a tocar violão ou guitarra mas sua técnica continua rudimentar, seus gestos ainda não são naturais.

Não se preocupe! Essa etapa é tão importante como aprender a andar antes de correr! Com o violão ou guitarra, isso não poderia ser diferente!

  1. Tocar devagar, às vezes com o ritmo mais lento que o previsto, aprender a decompor as músicas, a observar, a posicionar seus dedos no braço do instrumento e a recomeçar outra vez se for preciso.
  2. A repetição e a insistência serão grandes aliadas nessa aprendizagem da técnica do violão ou da guitarra!
  3. Preste atenção nos pequenos detalhes que podem te ajudar como ter uma boa postura sentado, segurar bem o seu violão ou guitarra, posicionar bem suas mãos, seus dedos, saber solicitar os bons músculos.

Manter sua motivação

No começo, você quer aprender a tocar violão ou guitarra, tem as músicas na cabeça e quer tocá-las custe o que custar!

Você tem que escolher também o melhor método para aprender a tocar violão ou guitarra.

Mas com o tempo, você percebe que a aula de violão ou guitarra quer dizer também vencer obstáculos, dificuldades…

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

Toque entre amigos!

Para manter sua motivação para tocar violão ou guitarra, não deixe de te dar sempre uma segunda chance. Encontre outros músicos, peça conselhos fazendo cursos particulares de violão ou guitarra, inspire-se em outros guitarristas ou violonistas no Youtube ou ao vivo, visualize-se chegando onde quer chegar com a música.

Precisando de um professor de Violão ?

Você curtiu esse artigo?

Superprof 3,29/5, 7 votes Loading…

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

Um músico não precisa necessariamente de uma técnica para compartilhar suas emoções com a plateia. Ele precisa somente de um senso de ritmo. Prova disso é o quanto uma música bem tocada envolve a todos ao redor. É claro que o aprendizado técnico é importante para qualquer músico, independentemente do seu nível no instrumento, mas […]

09/03/2020 ∙ 12 minutos de leitura

“Quando você estiver preso no fundo, nunca se esqueça de quão bom é o som do violão!” – Pantera Dimebag Darrel Em 2018, de acordo com um estudo da Consequence of Sound, as pessoas que iniciam o violão estão mais interessadas em entretenimento e querem aprender a tocar músicas para sua própria satisfação e, possivelmente, […]

Aprendiz de Violão Toca suas Primeiras 5 Músicas em 5 Passos Infalíveis – Aprenda Agora

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

  • Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)Dos meus milhares de alunos na internet eu recebo depoimentos diários de pessoas que estão aprendendo violão mais rápido, entretanto um depoimento de um aprendiz de violão me chamou a atenção
  • Ele conseguiu aprender 5 músicas inteiras do zero aprendendo violão na primeira semana, e ele apenas conseguiu isso porque seguiu alguns passos infalíveis que ensino normalmente no curso iniciantes do violão.
  • Neste artigo eu vou te passar estes passos exatos para que você também possa aprender violão super rápido e já tocar sua primeira música no violão agora mesmo. Então vamos lá:
Leia também:  Como aprender a mexer em um computador: 8 passos

Passo 1 – Entenda a Postura ao Sentar e Tocar

  1. O Primeiro passo para você que é um aprendiz de violão e quer tocar rápido é entender a postura do violão no colo, do corpo ao tocar violão e das mãos no braço do violão e tocando em frente a “boca do violão”, então para isso as imagens abaixo vão te ajudar a começar:
  2. Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)
  3. Abaixo veja a postura da mão no braço do violão
  4. Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

Passo 2: Afine seu Violão

Para que o som possa sair correto e agradável é necessário que o seu violão esteja afinado, e para isso é importante que você compre um afinador a bateria e vá com o tempo aprendendo a afinar de ouvido.

No começo peça para alguém que já toca afinar o violão para você, pois você terá dificuldades iniciais, até que possa conviver com as notas a ponto de conhecer elas pelos sons. Com muito treino você vai conseguindo afinar de ouvido. Entenda mais vendo o vídeo abaixo.

Veja aqui o Vídeo de Como Afinar o Vílão

Passo 3: Aprenda Batidas e Ritmos de Violão

Para você conseguir aprender a tocar músicas no violão, o primeiro passo que gosto de ensinar aos alunos são batidas baseadas em pronúncia rítmica. Se você entender a sonoridade de uma batida a ponto de batucar ela em qualquer lugar, bastará apenas aprender algumas técnicas e treinar para passar esta mesma sonoridade para o seu violão no formato de uma batida.

Para desenvolver isso eu tenho alguns treinos passo a passo e detalhados dentro do método iniciantes do violão, onde ensino 3 movimentos de mão direita para você começar a fazer ritmos. Entretanto para entender mais sobre batidas dê uma olhada no vídeo abaixo:

Passo 4: Aprenda Acordes de Violão:

O segundo passo para você conseguir tocar músicas é aprender acordes de violão começando do zero. Para isso basta entender quais são as 6 cordas do violão e em quais delas colocar os dedos. Com 2 acordes simples você já poderá tocar músicas, e para isso basta juntar as batidas com acordes. 

Passo 5: Método de Violão Completo:

Não existe sequer uma pessoa que tenha aprendido violão e progredido sem um método eficaz sequer. Se você deseja realmente aprender e progredir, deverá iniciar o mais rápido possível o estudo de um método com início, meio e fim para que possa atingir resultados maiores.

Para Aprender Violão 5x Mais Rápido Clique Aqui

Recomendados Para Você:

Como aprender a tocar violão passo a passo

Vejo que você finalmente deu o passo inicial e decidiu que hoje mesmo você vai aprender como tocar violão…

Parabéns!

Aprender como tocar violão é uma experiência incrível. Quando você souber como tocar,você vai achar que ter um violão é a mesma coisa que ter um bom e velho amigo por perto.

Primeiro quero te dizer que você fez uma boa escolha, pois o violão é um dos instrumentos mais fabulosos e populares do mundo.

Com ele você pode se divertir muito e fazer um bom som de forma rápida. Você pode inclusive tocar sua música favorita em apenas alguns dias (vamos ver isso adiante).

Bom, vamos ao que interessa…

Por onde eu começo?

Antes de começar, eu vou te passar 5 conceitos iniciais que todos que querem aprender a tocar violão de verdade têm que saber.

1# – Aprendendo as partes: 

É muito importante você saber o nome das partes principais do seu instrumento antes de aprender qualquer outra coisa. Vou te mostrar as 3 partes mais importantes por agora:

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

As tarraxas: São usadas para afrouxar ou apertar as cordas, a fim de mudar o tom de cada uma delas. Basicamente elas servem para afinar o violão.

O braço: É a parte mais longa do violão. É nela que vamos encontrar os trastes, que são divisões metálicas que separam todo o braço do violão em diferentescasas.

O corpo: É onde se encontra uma abertura que é muito importante para projetar o som do violão, porque ele balanceia os graves e os agudos do instrumento.

#2 – Segurando o violão 

Para segurar o violão corretamente, sente-se reto na cadeira e coloque o corpo do violão sobre sua perna direita. O corpo do violão tem que estar encaixado em sua perna.

Agora repouse seu braço direito em cima da maior dobra do corpo do violão, de um modo que seu antebraço possa se movimentar com facilidade.Veja a demonstração abaixo.

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

Atenção: O violão tem que ficar reto, e não deitado. Esse é um erro comum que a maioria dos iniciantes cometem.

#3 – Posição da sua mão esquerda. 

Para ficar mais simples, faça um “C” com sua mão esquerda e encaixe-a no braço do violão. O polegar vai ficar atrás do braço, o mais em pé possível, mantendo o resto dos dedos o mais curvado possível no braço do violão. Veja a imagem abaixo para você entender:

Como Aprender Sozinho a Tocar Violão (com Imagens)

#4 – Como afinar seu violão? 

Vou ter que admitir: não é fácil para um iniciante afinar um violão. Eu preferi deixar isso de lado por enquanto, para não atrapalhar seu aprendizado.

Aprender a afinar é algo que leva tempo. Se você não afinar do modo correto, você vai quebrar as cordas do seu violão e você não quer que isso aconteça, certo?

  • Temos um artigo sobre esse assunto, você pode até acessá-lo, mas não recomendo que você o veja por agora.
  • Seu objetivo agora é saber como você vai aprender a tocar violão.
  • Então vamos em frente …

#5 – Qual a diferença entre notas e acordes? 

Aposto que você já deve ter ouvido alguém falar: “Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si”. Pois é, cada um deles é uma nota musical.

Cada corda do violão corresponde a alguma dessas notas musicais. Quando tocamos várias cordas juntas ao mesmo tempo, temos um acorde.

Então, um acorde é um som formado por várias notas musicais tocadas simultaneamente.

Se você não entendeu, não se preocupe, isso vai ficar claro no decorrer do nosso curso.

Agora você está pronto para continuar. 

  1. Se você quer aprender a tocar violão de verdade, a coisa mais importante que você precisa para começar é um plano de ação, um roteiro do que fazer.
  2. Esse plano deve ser uma lista simples que vai guiar você em todo esse processo.

  3. Eu coloquei nessa lista os primeiros passos básicos que qualquer iniciante deve seguir para aprender a tocar violão.

Aqui estão os 3 passos básicos de como aprender a tocar violão para iniciantes.

 Clique e leia cada um deles com atenção.

Bons estudos!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*