Como aprender auto hipnose para lidar com o nervosismo nos estudos

As pessoas até sabem que muitos dos problemas atuais existem por causa de falta de controle de seus pensamentos. A ansiedade, o nervosismo, a depressão e muitas das doenças modernas existem por que a qualidade dos pensamentos é ruim.

E nos esportes, quantas vezes o atleta que estava quase ganhando, perde o jogo por que não conseguiu lidar com seus pensamentos? Ou o artista fica nervoso antes de sua performance? O estudante que estudou o ano inteiro e sabe a matéria, tem um branco e vai mal na prova?

O nervosismo, a falta de concentração e o descontrole da mente são problemas da sociedade moderna e é um dos motivos que a meditação tem se tornado tão popular. Ajuda a acalmar os pensamentos, esclarecer as ideias e aumentar a concentração.

Sei disso por que ensino meditação desde 1985 e tenho visto muitas pessoas transformando suas vidas com a prática regular da meditação.

Mas, para alcançar alta performance nos esportes,nos estudos e no trabalho, será que meditação é suficiente?

Não, você precisará desenvolver muitas outras habilidades mentais. E é aí que entra o treinamento mental.

O Treinamento Mental para Alta Performance

O Treinamento Mental para Alta Performance foi inicialmente desenvolvido no final dos anos 70 para esportes de alta performance. Posteriormente, se expandiu para educação, saúde, performance artística e trabalho em empresas.

Como Aprender Auto Hipnose Para Lidar com o Nervosismo nos Estudos

Em muitos esportes o diferencial é a mente.

  • É um conjunto de práticas integradas para o desenvolvimento dos processos mentais, que são os pensamentos, imagens e sentimentos, para alcançar alta performance e melhoria de qualidade de vida.
  • É uma disciplina cientificamente comprovada e que na prática esportiva já demonstrou sua eficácia com as vitórias de inúmeros competidores a nível olímpico que utilizaram suas técnicas e práticas.
  • Vou compartilhar com você uma das principais técnicas do treino mental, a prática de programação mental acessando o estado Alfa.
  • Primeiramente, vamos conhecer melhor como funciona a mente dentro da perspectiva da alta performance.

Processo Interno para Alta Performance

Vou apresentar para você um modelo do processo interior que geralmente é utilizado para esportes de alta performance. Existem outros modelos que explicam o funcionamento do processo do pensamento. Encontramos estes na psicologia e na espiritualidade, mas aqui o foco é alta performance.

Podemos identificar três componentes principais:

  • Mente consciente
  • Mente subconsciente
  • Auto-imagem

Mente consciente

A mente consciente, as vezes chamada de parte racional ou intelectual, ego1, ou simplesmente consciência, é o componente mais importante.

Contem os pensamentos e as imagens mentais. Controla todos os sentidos físicos. Quer dizer, deveria controlar…

Cada vez que pensamos sobre algo usamos a mente consciente. Normalmente obtemos informações do meio onde estamos e opções para agir. É quem prioriza, seleciona, decide, avalia.

Quando o treinamento ou conhecimento é incorporado pela mente consciente chamamos de competência consciente.

Mente subconsciente

As vezes é chamada de mente subconsciente.

Em termos de Alta Performance, desempenha um papel fundamental. É na mente subconsciente onde fica gravado a resposta automática, fruto de treinamentos intensos.

Quando o treinamento é incorporado na mente subconsciente, chamamos de competência inconsciente, geralmente ligada ao estado de Flow. Então é a fonte do desempenho e do poder de fazer sem pensar conscientemente. É onde a mágica do desempenho extraordinário acontece.

Autoimagem

Está diretamente ligado ao desempenho. Está conectado com as crenças e atitudes. Se a pessoa não acredita que consegue, ela não vai conseguir…

Para mudar o desempenho você necessariamente precisa mudar sua autoimagem.

Se você se vê como um perdedor, mesmo que se estiver na frente em alguma prova, vai acabar se sabotando e perder. É onde trabalhamos a Autoconfiança.

Como se dá a relação entre os três?

A mente consciente cria pensamentos e imagens que formam a autoimagem. Pode melhorar ou piorar a autoimagem. E a autoimagem é a porta de saída do desempenho.

A mente consciente de alta performance continuamente reforça a autoimagem de vitória, de sucesso e de apoio interno.

A mente consciente pode ser tão atuante que impede o trabalho da mente subconsciente.Dizemos que pensa demais, e daí o desempenho fica trancado.

Quando a mente consciente está equilibrada, ela fica mais tempo em silencio deixando a mente subconsciente fazer o seu trabalho. Para isto o atleta precisa manter a mente consciente focada em alguma coisa positiva., ou seja, ter Foco e Concentração.

A Mente subconsciente tem a sabedoria de controlar as funções do corpo de maneira autônoma, por exemplo, respiração, crescimento ósseo, ciclo do sangue até a restauração dos órgãos do corpo.

Quando a Mente Consciente deixa a Mente Subconsciente fazer a maior parte do trabalho, esta sabedoria e imenso poder mental se expressa.

A capacidade é tão maior do que a mente consciente que diversos autores estudaram este fenômeno destacando aqui a obra bem atual “Blink – A Decisão Num Piscar de Olhos” por Malcolm Gladwell.

Ao acessar a Mente Subconsciente você consegue programa-la positivamente por meio de pensamentos serenos e firmes, de imagens positivas e sensações agradáveis.

Durante um treinamento físico feito em um estado de relaxamento onde você acessa a mente subconsciente você consegue “gravar” a sensação muscular com a sensação mental.

E quando você quiser acessar este treinamento, desde que esteja no estado mental adequado , você consegue mais facilmente repetir este movimento. É a execução ou seja a performance.

Então, todo o treinamento intenso que você faz vai sendo gravado na mente subconsciente. Durante um treino ou competição, você simplesmente deixa seu treino acontecer. Não atrapalha o que o “corpo” já sabe fazer. Quando você pensa demais, com a mente consciente destreinada, você só atrapalha e diminui sua performance.

Como acessar a mente subconsciente?

Seu cérebro opera com uma pequena quantidade de eletricidade, como um computador. Ele pode processar e armazenar informações, recuperar essas informações e repassar essas informações para você tomar decisões e resolver problemas.

Ao contrário de um computador, no entanto, o cérebro gera e funciona com eletricidade que não permanece em uma freqüência fixa. Às vezes, a corrente elétrica do cérebro vibra rapidamente – 20 vezes por segundo ou mais. Outras vezes vibra muito lentamente, uma vez por segundo ou menos.

Os cientistas chamam essas vibrações de “ciclos” ou “Hertz” e dividiram o espectro de frequências do cérebro em quatro segmentos diferentes, com base no número de ciclos por segundo (cps):

  • Beta, mais de 14 cps (normalmente 20 cps), ocorre quando o corpo e a mente estão ativos e você foca os olhos.
  • Alfa, 7 a 14 cps, está associada a sono leve e sonhar.
  • Theta, de 4 a 7 cps, está associada a um sono mais profundo e ao uso de hipnose para coisas como cirurgia indolor.
  • Delta, abaixo de 4 cps, está associado ao sono mais profundo ou coma.

A maioria das pessoas usa a frequência mais fraca e menos estável quando está pensando: o nível Beta.

A maioria das pessoas, quando a freqüência do cérebro diminui para Alfa, entra no estado subconsciente, depois adormece.

Mas os atletas e profissionais de Alta Performance ficam acordados no nível Alfa e fazem o pensamento deles em Alfa. Conseguem um alto desempenho mantendo um estado de relaxamento.

O estado Alfa

No estado Alfa, a atividade da Mente Consciente é reduzida e a Mente Subconsciente vai assumindo o controle. Por isso a atividade cerebral e muscular na cabeça e pescoço, capturadas pelo exame Eletroencéfalograma – EGG, começa a registrar uma menor atividade elétrica. É neste estado que você consegue acessar e programar a Mente Subconsciente.

O estado Alfa recebe diversas denominações como estado de auto-hipnose, consciência expandida, expansão sensorial (daí o sexto sentido), atenção plena, mindfulness, atitude meditativa e outras denominação de acordo com tradições espiritualistas. No treinamento Mental Alfa utilizo o termo estado Alfa por ser bem simples e de fácil associação a este estado alterado de consciência, pois você sai do padrão habitual do nível de onda Beta para ondas Alfa.

O estado Alfa está relacionado à Alta Performance e ao estado de Flow pois tem características bastante semelhantes descritas no livro Flow por Mihaly Csikszentmihalyi. Embora o estado de Flow também tenha características de autoconfiança e satisfação associadas ao Estado Alfa.

O estado Alfa é caracterizado por em relaxamento físico e mental e um estado de alerta mas sem a tensão muscular associada. Neste estado você consegue acessar a Mente Subconsciente pois os pensamentos demasiados cessam e um silencio interior permite que você sinta, escute e veja melhor tanto o que acontece no exterior, no físico, quando no interior, na sua mente.

Como entrar no estado Alfa?

Muitas das terapias e práticas de auto-ajuda se baseiam simplesmente em acessar e usar o poder da Mente Subconsciente. Para a Alta Performance, você treina de maneira consistente para conseguir acessar o estado de Alfa de diversas maneiras.

Como Aprender Auto Hipnose Para Lidar com o Nervosismo nos Estudos

Entrando no estado Alfa

A questão é que a Mente subconsciente só pode ser acessada nos estados Alfa, Theta e Delta. De nada adianta ficar repetindo pensamentos ou imagens com pensamentos acelerados ou com alta carga emotiva. É como se eles batessem em uma barreira, por isso, é fundamental aprender como entrar no estado Alfa para começar acessar os recursos poderosos da Mente subconsciente.

Existem várias técnicas utilizadas para entrar no estado Alfa e para não me estender muito vou compartilhar duas que são utilizadas para a Alta Performance:

Respiração

Uma maneira bastante utilizada por várias linhas de meditação é a respiração. É uma técnica muito estudada e praticada na Índia e recentemente com a popularidade do mindfulness esta prática se popularizou no ocidente.

Com a respiração diafragmática você consegue manter o foco da atenção na respiração, acalmando aí a atividade da Mente Consciente. O próximo passo é o relaxamento que vem da própria respiração profunda. E depois pensamentos e sugestões de um estado mais pleno.

Tudo isto é um acesso ao estado Alfa onde a percepção sensorial se amplia. Geralmente é feito de olhos fechados.

É aconselhado para aqueles que tem mais facilidade com o canal cinestésico, ou seja, preferem se comunicar e perceber o mundo por meio das sensações e por isso se conectam mais facilmente com a respiração.

Desfocando a visão

Esta é a prática um pouco mais difícil no início mas é a mais natural pois você não precisa fechar os seus olhos para entrar no estado Alfa. É esta que utilizamos no Treinamento Mental Alfa junto com o quarto mental interior. A principal diferença nos métodos é que uma é feita de olhos abertos e outra de olhos fechados. Veja a seguir quais os passos para esta técnica:

Leia também:  Como aplicar autobronzeador: 15 passos (com imagens)

Entrando no estado Alfa de olhos abertos

Você deve focar o seu olhar em um ponto pouco acima do seu olhar na parede à frente, de 15 a 20 graus acima.

Depois vá desfocando aos poucos sua visão até começar a perceber visualmente o que está ao seu redor. Pode tentar até perceber o que está atrás de você. Ao desfocar a visão, você vai naturalmente diminuindo suas ondas cerebrais.

Junto com isto vá relaxando cada músculo e cada parte de sua cabeça. Desde o couro cabeludo, a testa, os olhos e pálpebras, a faça, o nariz, os lábios, o maxilar, até seu cérebro vai relaxando e ficando sem nenhuma tensão, só a sensação de leveza.

Pronto, você está no estado Alfa e a partir daí consegue acessar diretamente sua Mente Subconsciente. Sua percepção se amplia enquanto você permanece completamente relaxado.

Como Aprender Auto Hipnose Para Lidar com o Nervosismo nos Estudos

É possível entrar no estado Alfa com os olhos abertos

Caso não tenha uma parede onde você pode fixar sua visão, você também pode focar sua visão em um ponto entre os olhos na região das sobrancelhas. Com a prática você rapidamente entra neste estado em qualquer lugar e situação. Consegue acessar o potencial de sua mente subconsciente.

Melhorando a Performance com o estado Alfa

O segredo para Alta Performance é deixar a mente subconsciente fazer o que sabe, por isso você deve controlar o diálogo interior e diminuir o excesso de pensamentos. Este estado de acesso à mente subconsciente é chamado estado Alfa, mas o problema é que as pessoas estão tão destreinadas mentalmente que ao entrar neste estado, que acabam dormindo…

Como Aprender Auto Hipnose Para Lidar com o Nervosismo nos Estudos

Ayrton Senna era especialista em competir no estado Alfa

O objetivo do treinamento mental para entrar no estado Alfa de olhos abertos é:

• Produzir ondas cerebrais alfa com percepção consciente – isto é, atingir o estado Alfa sem adormecer.

• Tornar-se mentalmente ativo – isto é, analisar problemas – e encontrar soluções – enquanto permanece no estado Alfa.

Programação Mental no estado Alfa – Afirmações

Veja neste artigo como fazer o Treino Mental Alfa passo a passo.

A programação da Mente Subconsciente no estado Alfa produz resultados muito melhores do que programar em beta. Você pode repetir afirmações mil vezes no nível externo (beta) e não ter tanto efeito quanto com apenas uma repetição em alfa. Por isso que o pensamento positivo tem efeito para algumas pessoas e nenhum para outras. Estão criando e repetindo pensamentos na “freqüência” errada.

Conclusão

Se você competir ou estudar no estado Alfa, relaxado e alerta, você conseguirá a Alta Performance que experimenta nos treinamentos e estudos. E mesmo nos treinamentos, com ajuda da visualização enquanto de olhos abertos, conseguirá mais rapidamente melhorar o seu desempenho.

Hipnose para concursos: como essa estratégia pode te ajudar?

Passar em um concurso público é o desejo de milhares de pessoas, afinal, trata-se da garantia de maior estabilidade no emprego. E para alguns, é a realização de uma meta profissional. Por isso, as provas costumam ser muito concorridas.

E para os concurseiros são meses de preparação que geram grande ansiedade, cansaço e estresse, que podem interferi nos estudos e também no desempenho. Mas existe uma estratégia que nem todos aplicam, mas que pode ajudar e muito: a hipnose para concursos.

Com essa técnica é possível ter um melhor desempenho durante o seu preparo para as provas, mantendo sua rotina equilibrada, e ainda alcançar ótimos resultados. Continue lendo este artigo e entenda como a hipnose pode lhe ajudar a passar em concursos públicos.

O que é a hipnose e como ela funciona?

A hipnose é uma técnica que possibilita manter a atenção concentrada, mudar hábitos, comportamentos e pensamentos. Por meio dela é possível acessar a mente inconsciente e descobrir em si mesmo habilidades e potenciais que estão escondidos ou adormecidos.

A hipnose ajuda as pessoas a conhecerem a si mesmas, seus pontos fortes e fracos, bem como suas dores, sentimentos e pensamentos. Quem se submete a essa técnica consegue descobrir em si aquilo que pode lhe ajudar a atingir seus objetivos, ao mesmo tempo em que reconhece o que poderia atrapalhá-lo, e possibilita o autocontrole e superação.

Por meio dela é possível enxergar própria realidade de uma forma diferente, mudar certos hábitos e comportamentos a partir da mente. Isso de modo que ela perceba o que precisa fazer para atingir as metas que traçou.

Uma pessoa que não consegue manter sua concentração, por exemplo, pode descobrir com a ajuda da hipnose o que faz com que ela perca o seu foco, quais fatores estão atuando como sabotadores, e assim, passa a ter um melhor desempenho, porque sabe como agir e lidar consigo mesma.

A hipnose, então, promove mudanças profundas, e permite que uma pessoa conheça melhor a si mesma. Por isso, é uma excelente estratégia utilizar a hipnose para concurso, afinal, durante o processo de preparo e no dia das provas, é preciso ter total concentração, controlar o nervosismo e acessar todo o conhecimento adquirido ao longo dos meses.

Quem pode aplicá-la e quem pode fazê-la?

A hipnose para concursos trata-se de uma técnica séria, cientificamente comprovada, estudada e aprimorada por diversos profissionais, como Milton Erickson , que desenvolveu e hipnose Ericksoniana, hoje muito utilizada como terapia e no meio corporativo.

Por se tratar de uma vertente da ciência, é fundamental que quem vai aplicar a técnica seja um hipnoterapeuta que possui formação e certificações na área. Geralmente os profissionais que costumam aplicar as técnicas de hipnose são médicos, psicólogos, terapeutas, psicanalistas e coachs.

Entretanto, qualquer pessoa pode fazer um curso de hipnose e tornar-se apta para aplicar a técnica, então, se você for se submeter a essa técnica, o que deve se informar é sobre o preparo específico do profissional em hipnose, para certificar-se de que ele possui conhecimentos e habilidades para lhe ajudar nesse processo.

Essa técnica não possui contraindicações, por isso, qualquer pessoa pode passar por sessões. Ela não traz efeitos colaterais e não envolve medicações, então, não oferece nenhum tipo de risco, e sendo assim, é totalmente segura.

Quais são as vantagens da hipnose para concursos?

Como você viu, a hipnose pode ser uma excelente estratégia para concursos, porque ela favorece o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades importantes para os concurseiros.

Mas para que você entenda melhor como essa técnica pode ajudar, confira a seguir 6 vantagens da hipnose para concursos.

1. Melhora da concentração

Manter o foco nos estudos depois de um dia intenso de trabalho pode ser realmente muito difícil. A complexidade das matérias a serem estudadas também pode fazer a mente distrair-se em pensamentos mais agradáveis.

A hipnose ajuda a manter a concentração porque possibilita que a pessoa identifique aquilo que a faz perder o foco, e ainda a faz descobrir como controlar sua própria mente. Assim, ela consegue focar no que está fazendo para depois pensar em outras coisas.

2. Favorecimento do raciocínio

O raciocínio também é estimulado e aprimorado pela hipnose, que faz com que a pessoa enxergue os problemas sob um novo prisma e encontre caminhos alternativos para chegar a soluções ideais.

Isso se aplica também no aprendizado, e as conexões neurais são favorecidas pelos estímulos que a mente recebe, o que permite acessar as memórias e conhecimentos guardados de modo que contribuam para o bom desempenho.

3. Maior capacidade de organização

Manter a organização da rotina e das matérias a serem estudadas também é uma dificuldade para concurseiros, mas a hipnose para concursos ajuda nesse processo também. Com a mudança de hábitos e comportamentos é possível para a pessoa organizar-se melhor.

Ela conseguirá manter sua disciplina e foco para cumprir cada tarefa a seu tempo, mantendo tudo em dia para não deixar que as obrigações rotineiras e com os estudos se acumulem.

4. Combate ao estresse

A hipnose também ajuda a controlar os quadros de estresse, possibilitando que a mente relaxe e descanse para aliviar as tensões. Além de trazer uma sensação de bem-estar, como a pessoa descobre a melhor maneira de agir e como traçar estratégias inteligentes, isso também ajuda a reduzir o cansaço mental que leva ao estresse.

5. Controle da ansiedade

O desejo de passar em um concurso público pode acabar se tornando uma obrigação que a pessoa se impõe, e isso faz com que ela se sinta pressionada por se autocobrar um bom desempenho. O resultado é que a ansiedade se manifesta.

Além disso, o medo de não conseguir aprender tudo o que precisa, de “dar branco” na hora da prova, entre outros imprevistos, pode interferir no desempenho também. Mas a hipnose para concursos ajuda a controlar a ansiedade e o nervosismo, tão comuns ente concurseiros.

Ela possibilita trabalhar a confiança e a segurança, fatores importantes para que a pessoa tenha pensamentos positivos, acredite em si mesma e em seu potencial. Com isso ela se vê capaz e sabe que poderá fazer o seu melhor.

6. Superação de problemas de aprendizado

Algumas dificuldades de aprendizado podem se manifestar em todas as pessoas, e a sensação de que algo “não entra na cabeça” é frustrante e leva ao desânimo e baixa autoestima. Mas a hipnose possibilita à pessoa enxergar em si o que está interferindo em seu aprendizado.

Ela terá uma visão diferenciada, e sob um novo prisma, de si mesma e sua forma de raciocinar, então poderá criar um novo método para que aquilo que ele tem mais dificuldade possa ser aprendido de uma maneira mais tranquila e natural.

Por todos esses motivos é que a hipnose para concursos é uma estratégia inteligente e eficaz para quem deseja ter um bom desempenho. Ela pode ajudar em todos os processos, fazendo com que essa fase transcorra naturalmente e com total aproveitamento, sem que para isso o concurseiro vire noites em claro.

Assim como a hipnose pode ajudar a passar em um concurso público cela é eficaz em muitos outros aspectos. Assine nossa newsletter para receber conteúdo em primeira mão e continue aprendendo sobre essa técnica fabulosa.

Auto hipnose para estudar funciona? Conheça dicas e benefícios

Como se concentrar nos estudos com tanta informação que nos cerca? Nossos pensamentos se voltam para a rotina de trabalho, reuniões, prazos de entrega, contas a pagar, cuidados com a saúde, além de muitos outros assuntos, e na hora de estudar sentimos que a cabeça “não funciona” muito bem.

Leia também:  Como ajudar seu filho a passar por um tratamento contra abuso de drogas

Você tem passado por isso? Nada mais normal. No entanto, essa situação prejudica bastante a busca por objetivos acadêmicos e profissionais, como passar no vestibular, em um concurso público ou garantir conhecimentos em cursos online.

De que forma, então, melhorar nosso foco diante do conteúdo à frente dos olhos? 

Hoje trouxemos uma dica interessante para você que está tentando manter sua atenção nos livros, no computador, etc, mas não consegue: auto hipnose para estudar.

Se você não conhece essa técnica, saiba que ela pode ser benéfica para a concentração e memorização de textos e aulas em cursos a distância, método de ensino que tem sido cada vez mais procurado para a obtenção de saberes e de certificação profissional.

Vamos evidenciar por aqui algumas dicas e pesquisas que comprovam tal efeito, acompanhe!

O termo Hipnose vem do: grego hipnos = sono e do latim osis = ação/processo, sendo que “Hipnos” também significa Deus grego do Sono.

À epoca de sua descoberta – feita por James Braid no século 19 -, ficou conhecido como um método para induzir ao sono, mas com o tempo foi percebido que não se tratava se um novo modo de se fazer dormir, mas sim de um estado alterado de consciência, que pode servir em muitas situações.

Existem dois tipos de hipnose: a alter hipnose, quando você realiza esse procedimento em alguém; e a auto hipnose, quando você o realiza em si mesmo. Nos dois processos é necessário o consentimento da pessoa que está sendo hipnotizada, sendo ela responsável por seu estado de consciência.

Para você entender melhor, a hipnose é o momento em que você está tão concentrado naquilo que acontece que não consegue ouvir ou notar qualquer outra coisa que esteja acontecendo ou pessoa que esteja falando.

 A consciência, neste caso, sofre uma alteração, atingindo o que chamamos de “transe hipnótico”.

 De fato, isso é interessantíssimo, e realmente seria uma ótima arma contra a falta de foco na hora de estudar, não é mesmo?

Mas, então, como é feita essa tal de auto hipnose? Bom, você pode perceber que em muitas situações da vida parecemos entrar em “transe”, como por exemplo, ao ouvir uma música que gostamos muito, ao nos apaixonar por alguém, ao conhecer uma bela paisagem. Entretanto, esses momentos costumam não durar muito tempo, e a hipnose de que falamos aqui neste artigo se trata daquela perfeita para quem precisa se concentrar durante horas.

E quando se trata de cursos online, a atenção durante o aprendizado é um quesito essencial para obter sucesso.

Aqui em nosso portal, por exemplo, os cursos EAD oferecidos são repletos de conteúdos multimídias, elaborados por especialistas, e exigem de seus alunos bastante foco para concluírem a capacitação e atingirem os resultados esperados.

Se você quer descobrir como estudar melhor realizando a auto hipnose, e se ela é realmente eficaz, confira os próximos tópicos.

Por que acreditar na hipnose?

O primeiro fato que comprova a importância e a solidez da hipnose é a regulamentação dela pelo Conselho Federal de Psicologia (n° 013/00) como recurso auxiliar do tratamento psicológico.

A aprovação desse método considerou que ele é capaz de contribuir nas resoluções de problemas físicos e psicológicos e é reconhecido pela Comunidade Científica Internacional e Nacional como campo de formação e prática de psicólogos.

Além de ser um braço da psicologia, a hipnose pode ser aplicada em diversas áreas da medicina, na prática de esportes ou na hora de ser fazer alguma avaliação.

Além do Conselho Federal Psicologia, outros órgãos possuem em seus códigos e regulamentações definições para a adoção da hipnose, como é o caso do Conselhos Federal de Odontologia, onde se lê no Capítulo IV, artigo 19, que “a hipnose é uma prática dotada de métodos e técnicas que propiciam aumento da eficácia terapêutica em todas as especialidades da Odontologia”, e do Conselho Federal de Medicina, cujo documento nº 42/1999 determina que “a hipnose é reconhecida como valiosa prática médica, subsidiária de diagnóstico ou de tratamento, devendo ser exercida por profissionais devidamente qualificados e sob rigorosos critérios éticos”.

Todo esse reconhecimento fez com que as técnicas de memorização e hipnose se expandissem cada vez mais pelo Brasil inteiro, atingindo grandes públicos. Hoje em dia podemos ver hipnólogos em redes sociais e programas de TV disseminando seus conhecimentos e realizando sessões em diversas pessoas.

Eles conseguem prender a atenção de quem os assistem. Pyong Lee, por exemplo, é um dos especialistas em hipnose que tem ganhado fama com seus métodos, que geram inúmeros efeitos, incluindo melhorar a concentração.

Segundo ele, contudo, para serem hipnotizadas, as pessoas necessitam estar abertas a entrar nesse estado de transe, sem demonstrar muita ansiedade ou nervosismo.

Outro hipnólogo muito reconhecido no Brasil é Rafael Baltresca, que roda o país inteiro em empresas conceituadíssimas para explicar que a hipnose pode, sim, ser um instrumento para beneficiar a vida das pessoas.

Entre suas técnicas eficientes estão as aplicadas para dormir melhor, para praticar atividades físicas, para emagrecer e também, claro, para se concentrar nos estudos e passar em concurso público.

Parece sensacional, não é mesmo?

Agora que você viu que a hipnose é reconhecida pela classe médica e bem disseminada e aceita em todo o Brasil, não perca a chance de otimizar seu momento de estudar em cursos online com certificado. Afinal, é com esse aprendizado e com essa documentação que você poderá ser um profissional mais bem colocado no mercado de trabalho!

Veja 3 benefícios da auto hipnose para estudar

Como já falamos, a hipnose é um estado de consciência representado por alta atividade cerebral, no qual o indivíduo sofre um relaxamento físico instantâneo.

Com isso, a mente e o corpo ficam predispostos a receber influências e sugestões de um hipnólogo, ou quando se sabe fazer a auto hipnose, a reagir a estímulos próprios, semelhante a uma meditação, mas com impulsos mais poderosos, pois permite a programação de ideias, além do descanso. E é por isso que é feita a utilização da auto hipnose para estudar e também trabalhar.

Quando você está disposto a aprender algo, por exemplo, em cursos a distância, é preciso ter certos fatores a seu favor.

Você vai precisar de um computador com boa internet, um ambiente tranquilo e limpo e seu material de apoio à disposição, certo? E ao começar a estudar, seu foco deve estar direcionado ao conteúdo dado na aula em questão, que geralmente acontece por meio de vídeos e textos aprofundados no tema.

Só que essa tarefa não é tão simples assim, já que sofremos com inúmeras influências do “mundo externo”, como problemas pessoais, um barulho lá fora ou a vontade de comer algo saboroso.

Quem é que nunca passou por momentos como estes? E quando falamos em cursos EAD, a atenção deve ser tratada como um ponto importante para realizar essa modalidade, pois será você que dominará o seu tempo de aprendizado. Descobrindo como fazer hipnose será possível mudar essa realidade!

Para te ajudar a intensificar e otimizar sua hora de estudo, selecionamos três benefícios que a auto hipnose pode proporcionar. Você verá como essa ciência é capaz de te transformar num estudante ainda mais focado e te ajudar a trazer ótimos resultados para a carreira. Confira:

1 – Concentração máxima

A concentração, sem dúvidas, é um dos pontos positivos para horas de estudo, principalmente quando são cursos online, como já dissemos aqui.

Ao aprender a auto hipnose e aplicando-a momentos antes de começar as aulas, você perceberá que tudo fluirá mais facilmente, pois estará mais direcionado ao tema lecionado.

A hipnose trabalha, basicamente, a respiração e inspiração, a retirada de todos os pensamentos da mente, o objetivo que você tem ao estudar, além de técnicas de memorização eficientes.

Com a hipnose, é possível adquirir capacidade de recordar e de interpretar informações diversas, facilitando seu entendimento das matérias ensinadas. Você verá que, com a mente esvaziada, vai atingir o nível de concentração ideal para absorver todo o conhecimento dos cursos online com certificado que realizar, conseguindo realizar seus sonhos profissionais e/ou acadêmicos.

Aqui no portal, vale saber, você encontra o curso online de memorização e leitura dinâmica, no qual aprende diferentes meios de compreensão e retenção durante leituras sobre qualquer tema (e até mesmo os mais complexos) para ter um aprendizado mais rápido e eficiente. 

2 – Redução do estresse

Um nível alto de estresse pode impedir você de conseguir bons resultados em diversas atividades. Uma pesquisa da empresa Willis Towers Watson mostra que o problema pode atrapalhar a produtividade das pessoas em seus trabalhos diários. Se você está sofrendo com isso, também pode aproveitar a calma e o poder de abstração que a hipnose causa. 

Vale entender que o estresse, além de cansaço mental e outros sintomas psíquicos, atinge o corpo também, e as técnicas de hipnose trazem o relaxamento total para que você aprenda como estudar melhor. Além disso, se você pensar bem, a concentração também pode ser prejudicada pelo estresse,e por isso é importante cortar o mal pela raiz, não acha?

3 – Melhora da autoestima 

Medos e inseguranças podem estar te impedindo de estudar, por exemplo, para aquele concurso público tão disputado.

Além disso, pensamentos negativos e baixa autoestima em qualquer tipo de aula, incluindo as de cursos EAD, prejudicam imensamente o apendizado, e só quem pode mudar isso é você.

Por que não utilizar a auto hipnose para estudar? Ela pode te trazer a consciência de seus objetivos profissionais e acadêmicos e também mostrar que você pode alcançá-los. Repire fundo e tente! 

A manutenção da autoestima é algo necessário para qualquer profissional ou estudante, pois ajuda a encararmos qualquer tipo de desafio.

Essas três atitudes podem ser afloradas em você assim que começar a praticar a auto hipnose.

É incrível pensar que, ao trabalhar características positivas e que favorecem o crescimento, imediatamente hábitos nocivos a sua mente sao eliminados.

Se antes você tinha dificuldades para realizar cursos online, experimente as dicas abaixo e aprenda como estudar melhor com hipnose.

Técnica de auto hipnose para estudar em cursos online

Chegou a hora de você, concurseiro de plantão, estudante pré-vestibular ou de cursos a distância, conhecer como fazer hipnose a partir de alguns exercícios valiosos para otimizar seus estudos e intensificar o seu aprendizado e sua memória. De acordo com o hipnólogo Rafael Baltresca, “o exercício constante da auto-hipnose pode ser uma ferramenta valiosa não apenas de um ponto de vista pessoal, mas de evolução profissional”. Então o que está esperando para anotar as dicas?

Leia também:  Como brincar com cachorros (com imagens)

Esse método consiste, primeiramente, em você procurar um lugar tranquilo para iniciar seus estudos. Depois, você deve seguir o passo a passo:

  • Esvaziar a mente: a dica é você anotar tudo, exatamente tudo o que você tem de pendências no seu dia de estudo. Contas para pagar? Afazeres domésticos? Mandar e-mails? Bom, independente do que você tenha que fazer, ao estabelecer sua hora de estudo, deixe tudo para depois, mas anote em um papel. Isso vai te ajudar a liberar sua mente de todos os problemas que estavam preenchendo-na.
  • Preparar o ambiente de estudo: depois de escrever todas as suas tarefas posteriores ao estudo, organize o local propício para o seu aprendizado. A ideia é tirar toda e qualquer possível distração de seu lado, como revistas, livros, smartphones, tablets, alimentos, etc. Além disso, se você for estudar em um computador, é indicado que você abra somente as janelas com conteúdos úteis e bloquear seu acesso para redes sociais e até mesmo ao seu e-mail. Essa dica é muito válida para quem vai estudar em cursos EAD.
  • Definir um tempo inicial e final: você está prestes a começar seus estudos? Defina também uma hora para terminá-los. Vale lembrar que aqui no Centro de Estudos e Formação, os cursos online estão disponíveis para sua qualificação durante 24 horas, nos 7 dias da semana, então, é você quem determina o melhor horário para o seu aprendizado. Fazendo isso, você começará a estabelecer um foco.
  • Visualizar o futuro: os três primeiros passos são pré-requisitos para esse último. A auto hipnose é mais evidente e eficaz quando ele é realizado. Com os olhos fechados, respirando fundo e soltando o ar lentamente, você deve imaginar o seu futuro. Ou seja, deve imaginar como você estará lá na frente, quando atingir os seus objetivos: em um cargo melhor? no emprego de seus sonhos? cursando a faculdade que queria? entre os primeiros colocados do concurso? ganhando mais? Entre muitas outras questões que podem vir à cabeça em um pensamento como este. Quando estiver bem relaxado e confiante, pode abrir os olhos.

Após fazer tudo isso, você entenderá como se concentrar nos estudos pode se tornar uma tarefa muito mais simples. Se o seu intuito é ter mais eficácia nas horas em que precisa absorver determinados conteúdos e ser um expert em técnicas de memorização, não hesite em experimentar essa dica. Vale a pena!

Prova de Títulos em Concursos Públicos Horas complementares para faculdades Complemento de horas para cursos técnicos Progressão de carreira em empresas Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Hipnotize-se e estude com mais qualidade

Viu como fazer hipnose em si mesmo pode apresentar tudo o que faltava para você se dar bem nos estudos? Ela pode lhe ajudar, e muito, a aprender em cursos online com certificado, que é uma das maneiras mais modernas e eficientes hoje em dia para quem busca melhorar a carreira profissional ou a vida acadêmica. Obter a certificação pode ser de grande valia para qualquer estudante ou profissional, pois atesta tudo aquilo que foi estudado e isso ninguém tira de você.

Aqui no Centro de Estudos e Formação, como falamos, há o curso memorização e leitura dinâmica, muito eficiente para quem precisa se concentrar e garantir conhecimentos mais rapidamente e de forma eficaz.

E a boa notícia é que, além dele, há centenas de cursos online de diversas áreas que você pode realizar investindo somente R$ 99,70. Faça sua inscrição agora e deixe seu currículo muito mais atrativo.

Esperamos que o artigo tenha atingido suas expectativas sobre o tema. Mas se tiver alguma dúvida de como se concentrar nos estudos ou acerca de nossos cursos, pode deixar um recado para a gente abaixo, que responderemos o mais rápido possível. Até uma próxima!

Hipnose para ansiedade: como funciona?

Muitas pessoas costumam procurar a hipnose clínica ou então a hipnoterapia, como também é conhecida, após diversas tentativas de tratamentos sem sucesso. Pois saiba que essa técnica deveria ser uma das primeiras opções, tanto pela eficácia quanto pela rapidez de recuperação dos pacientes.

Uma rotina estressante aliada a problemas causados por diversos tipos de traumas podem comprometer a qualidade de vida. Entenda tudo sobre o tratamento de hipnose para ansiedade e veja de que forma sua vida pode mudar!

Como descobrir se eu sofro de ansiedade?

Os momentos que antecedem uma entrevista de trabalho, o nascimento de um filho ou uma viagem longa para o exterior costumam ser de muita ansiedade. O coração acelera e as mãos começam a suar.

Mas isso é perfeitamente normal em todas as fases da vida. Porém, algumas pessoas podem se sentir assim sem um motivo aparente. E mais, os sintomas vão além da sudorese e do coração bater mais forte.

Uma crise de ansiedade pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Os sintomas são bastante variados, podendo ser físicos e psicológicos. Os mais comuns são:

  • taquicardia;
  • sudorese;
  • falta de ar;
  • tremedeira;
  • cansaço;
  • boca seca;
  • insônia;
  • diarreia;
  • náuseas;
  • medo;
  • tensão;
  • tontura;
  • irritabilidade;
  • dificuldade de concentração.

Uma crise pode acontecer de repente e, como o paciente normalmente não consegue controlar os sintomas, tende a ficar ainda mais nervoso. Em pouco tempo, esses distúrbios de ansiedade começam a prejudicar a performance no trabalho e o convívio social. A pessoa passa a ter dificuldades até mesmo em realizar simples tarefas do dia a dia.

As consequências, muitas vezes, é o isolamento, pensamentos negativos e a baixa autoestima. Por isso, a importância de um diagnóstico precoce e a busca imediata por um tratamento que realmente seja eficaz são tão importantes.

Como funciona a hipnose clínica?

Os hipnoterapeutas acreditam que a nossa mente tem poderes surpreendentes e saber controlá-la é o segredo para manter-se longe de diversos distúrbios, fobias e doenças. É importante ter consciência de que não há mágica ou feitiçaria. A hipnose é apenas uma ferramenta capaz de nos ajudar a atingir um grau de concentração elevado, ou então, modificar nosso padrão de consciência.

Todos nós podemos ter acesso a esse subconsciente. Quer um exemplo simples do dia a dia? Sabe quando você está voltando para casa tão concentrado em algo que nem lembra por onde passou? Esse é um grau leve de transe hipnótico.

A diferença é que, na hipnoterapia, o especialista ensina a intensificar a atividade cerebral, elevar o nível de concentração e direcionar os pensamentos para a superação de um trauma.

Até porque, grande parte dos distúrbios, como a ansiedade, são resultado de experiências traumáticas vividas ainda na infância.

Elas acompanham o indivíduo durante anos, porém, se manifestam em determinados momentos da vida.

Veja alguns exemplos do que pode ser tratado com a hipnose:

Como é o tratamento de hipnose para ansiedade?

Quando o quadro de ansiedade já está instalado, dificilmente um paciente conseguirá se recuperar sem uma ajuda médica. Atualmente, existem diversos tipos de tratamentos.

Entre os principais estão a hipnose e a terapia convencional. Nos dois casos, o profissional vai tentar descobrir o que causou o problema, para então fazer com que os efeitos sobre o paciente sejam minimizados.

No entanto, o que difere as duas técnicas, é a forma como cada uma é realizada.

Uma das grandes vantagens da hipnose, em relação as terapias convencionais, é o tempo de tratamento. Já nas primeiras sessões, é possível notar sinais de recuperação. Para que você entenda melhor, na psicanálise, o terapeuta tenta encontrar a causa por meio de conversas com o paciente, que muitas vezes também não sabe identificar o causador do problema.

Como a hipnose, o profissional auxilia o paciente a entrar em um estado de relaxamento profundo. É o chamado transe. O que acontece é a diminuição da frequência cerebral e aumento da concentração. É nesse momento que o hipnoterapeuta tem acesso ao subconsciente, fazendo com que o paciente encontre o episódio exato em que aquele trauma foi desencadeado.

A partir de então, durante as sessões, é possível fazer com que a pessoa reviva esse momento repetidas vezes. Ela é encorajada, por meio da autoconfiança, a enfrentar a situação e mudar suas percepções em relação ao evento traumático.A hipnose para ansiedade, portanto, ajuda o paciente a encontrar o evento causador do trauma e trabalhar o consciente de maneira que ele consiga superá-lo.

Superando a ansiedade

A pessoa que antes sofria de ansiedade aprende a sair do estado de alerta, a buscar o relaxamento e o repouso da mente. Dessa forma, os níveis de ansiedade diminuem até deixarem de ser um problema.

E a técnica ainda vai além. Muitos hipnoterapeutas auxiliam o paciente a fazer uma reprogramação mental, ou seja, aprender a controlar seus pensamentos de maneira a eliminar atitudes negativas. Dessa forma, ele passa a encarar melhor seus problemas, recuperando assim a qualidade de vida.

Como escolher uma clínica de hipnose?

A hipnose é uma técnica regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e reconhecida pelos Conselhos Federais de Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia e Enfermagem.

Por isso, uma dica importante é optar por clínicas e profissionais que possuam autorização para exercê-la.

Existem cursos específicos na área e, todos os profissionais, devem ser devidamente capacitados.

Também é interessante sempre buscar referências, seja com outros pacientes ou então por meio de pesquisas na internet. Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas. Observe se o hipnoterapeuta se preocupa em criar um ambiente seguro e confortável, para que você se sinta à vontade.

Conheça a SIAH

A SIAH, Sociedade InterAmericana de Hipnose, oferece tratamento com hipnose para depressão, síndrome do pânico, ansiedade, estresse e diversas outras doenças, fobias e traumas. A clínica utiliza uma metodologia exclusiva, que é a Reprogramação Mental em 10 sessões com PNL & Hipnose.

Não permita que o medo paralise sua rotina e interfira no seu desempenho pessoal e profissional. Entre em contato com a SIAH e descubra na prática todos os benefícios dessa técnica. A hipnose para ansiedade pode ser o que você procurava!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*