Como aprender a usar o adobe photoshop: 7 passos

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 Passos

O Photoshop é uma ferramenta incrivelmente poderosa, mas não dá pra negar que ela bota medo em quem nunca usou. Se você sempre quis aprender a usar Photoshop, mas não sabia por onde começar, seja bem vindo. O vídeo acima é a sua aula. Ele é longo se considerarmos que está na internet, mas é curto se considerarmos todos os tópicos que ele cobre. No vídeo (em inglês, mas é um vídeo!), daremos uma olhada em cada ferramenta da barra de ferramentas, nas paletas do lado direito da tela e no conteúdo dos menus.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 PassosMas espere! Eu não tenho Photoshop!

Ah, você não é usuário do Photoshop? A Adobe oferece um trial de 30 dias que você pode baixar agora mesmo. É tempo mais que suficiente para aprender como ele funciona. Se você não quiser comprar o programa mesmo (ele é bastante caro, especialmente no Brasil), não se preocupe.

Algo do que veremos aqui pode ser aplicado não apenas ao Photoshop, mas também à maioria dos editores de imagem padrão encontrados por aí (o Pixelmator é uma ótima alternativa de US$ 30 no Mac, e o GIMP é uma opção gratuita, multiplataforma, de código aberto).

Nós escolhemos focar as lições no Photoshop porque ele é o padrão da indústria. Pronto? Vamos lá?

A Barra de Ferramentas

Nós não vamos ver todas as ferramentas individualmente, mas boa parte delas estão abaixo. Este resumo vai te dar uma boa ideia do que cada uma faz, mas não deixe de encontrar alguma foto e usá-las na prática.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 PassosMover (Atalho: V)

A ferramenta Mover permite que você mova objetos em uma determinada camada. Para usá-la, clique em qualquer lugar da tela e arraste. O objeto selecionado se moverá na camada.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 PassosLetreiro (Atalho: M)

A ferramenta Letreiro tem uma tradução esquisita. Uma tradução muito melhor, na minha opinião, seria “Seleção por Área”.

De qualquer forma, ela serve para selecionar uma porção da tela no formato retangular ou elíptico. A seleção é a parte da imagem que será afetada por qualquer edição que você fizer posteriormente.

Segurando Shift ao fazer a seleção, você obtém um quadrado ou círculo perfeito.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 PassosLaço (Atalho: L)

O Laço é uma ferramenta de seleção livre que permite a você desenhar uma área de seleção com o mouse, enquanto mantém o clique pressionado. Ao fechar a forma, tudo que estiver dentro dela, estará selecionado.

Dentro desta mesma ferramenta você ainda tem acesso ao Laço Poligonal, que permite criar uma seleção livre em vários cliques, e o Laço Magnético, que tenta detectar bordas automaticamente para facilitar a sua seleção.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 PassosVarinha Mágica (Atalho: W)

A Varinha Mágica é mais uma ferramenta de seleção.

Ao selecioná-la e clicar em uma área da imagem, você diz ao Photoshop que deseja uma seleção que inclua o ponto clicado e todas as áreas adjacentes com coloração similar (há um ajuste no topo da tela para determinar a sensibilidade dessa medição de área similar). A Varinha Mágica é geralmente utilizada como uma forma amadora de retirar fundos de imagens.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 PassosCorte (Atalho: C)

A ferramenta de Corte é usada para – surpresa! – cortar as suas imagens. Você faz uma seleção retangular, e tudo que ficar de fora dessa seleção será eliminado da imagem. É possível especificar o tamanho exato do corte, ou uma proporção, assim como cortar à mão livre.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 PassosConta-gotas (Atalho: I)

A ferramenta Conta-gotas permite que você clique em qualquer parte da tela para copiar a cor do local clicado. Ao copiar a cor, o Conta-gotas alterará a cor primária que você estiver usando para a cor copiada. Esta ferramenta facilita enormemente na hora de escolher uma cor exata que já exista na imagem, em vez de ter que escolher no seletor de cores.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 PassosPincel de Recuperação: (Atalho: J)

O Pincel de Recuperação deixa você pegar uma amostra de um ponto da imagem e usá-lo para pintar sobre outro ponto dela. Quando você terminar, o Photoshop vai examinar a região ao redor da que você pintou para tentar suavizar a sua edição.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 PassosPincel e Lápis (Atalho: B)

O Pincel e o Lápis são ferramentas de desenho que atuam como os seus nomes sugerem. O lápis cria uma linha dura de espessura variável, enquanto o pincel pode assumir centenas de formatos formatos e modelos diferentes, e geralmente produz uma linha mas suave.

Carimbo (Atalho: S)

Como o Pincel de Recuperação, o Carimbo permite que você determine uma parte da imagem como origem de amostragem e então use esta amostragem para cobrir outra área. No entanto, com o Carimbo a coisa para por aí. O Photoshop não fará nada para suavizar a sua correção.

Pincel do Histórico (Atalho: Y)

O Pincel de Histórico permite que você “pinte o passado”. O Photoshop salva todas as etapas da sua edição (bem, por padrão são apenas 50 etapas), e o Pincel de Histórico é capaz de pintar o passado sobre a imagem atual.

Digamos que você aumentou o brilho da imagem inteira, mas gostaria que um pedaço dela voltasse a ficar escuro como estava antes.

Nesse caso, você pode selecionar o Pincel do Histórico e a etapa do histórico que representa a imagem como você quer que ela volte a ser, então pintar a parte desejada para trazer de volta a forma antiga.

Borracha (Atalho: E)

A Borracha é uma ferramenta praticamente idêntica ao pincel, com a vital diferença de que ela apaga em vez de pintar. Ao apagar, pode acontecer da região apagada adquirir uma cor “estranha”. Isso se dá porque a Borracha preenche o plano de fundo da área apagada com a cor de plano de fundo selecionada (ver “Ferramentas de Seleção de Cor” abaixo).

Lata de Tinta e Gradiente (Atalho: G)

A Lata de Tinta funciona da mesma maneira que a Varinha Mágica, no sentido de que atua sobre a área clicada e as áreas similares ao redor, mas, em vez de selecionar, ela pinta com a cor primária ativa.

A ferramenta Gradiente pega as cores primárias e de fundo ativas e clica um gradiente entre elas, mas também pode ser usada para criação de gradientes bem mais complexos, envolvendo transparências e mais de duas cores.

Desfoque, Nitidez e Borrar (Atalho: nenhum)

Estas três ferramentas funcionam como pincéis, mas cada uma tem um impacto diferente na sua imagem, bastante auto-explicativos. A ferramenta Borrar é muito útil para em desenhos, para fazer cores com transições suaves ou para fazer elementos como fumaça.

Subexposição, Superexposição e Esponja (Atalho: O)

Estas são mais alguns exemplos de ferramentas do tipo pincel, que manipulam luminosidade e intensidade de cores. A primeira serve para escurecer áreas da foto, enquanto a segunda serve para clarear, e a terceira serve para saturar ou suavizar cores na área pintada por ela. São ferramentas muito úteis para retoques em fotos.

Caneta (Atalho: P)

A ferramenta Caneta é usada para desenhar gráficos vetoriais. Também pode ser usada para criar demarcadores que podem ser usados para várias tarefas mais avançadas.

Ferramenta Texto (Atalho: T)

Com esta ferramenta, você pode escrever horizontalmente. Com as ferramentas escondidas abaixo desta, você consegue escrever verticalmente e também criar máscaras de texto horizontais e verticais.

Seleção de Demarcador (Atalho: A)

Esta ferramenta permite mover qualquer demarcador criado. É igual à ferramenta Mover, mas apenas para demarcadores.

Formas (Atalho: U)

Estas quatro ferramentas permite criar retângulos, elipses, polígonos, linhas e formas personalizadas em formato vetor. Estas formas são muito úteis quando se está desenhando ou criando máscaras geométricas para fotos.

Ferramenta Mão (Atalho: H)

Esta ferramenta permite mover a sua visão da área de trabalho inteira do Photoshop. Se a imagem que você está trabalhando cabe inteira na tela do seu computador, esta ferramenta não serve para nada.

Ela é útil para mover a sua visão quando você está trabalhando em uma imagem super aproximada com a ferramenta Zoom. Dica: a Mão pode ser selecionada temporariamente segurando a tecla Espaço.

Quando você soltar o Espaço, estará novamente com a ferramenta anterior selecionada.)

Zoom (Atalho: Z)

A ferramenta Zoom é usada para aproximar e afastar a imagem, afim de trabalhar diretamente nos pixels individuais ou em uma pequena área. Por padrão, a ferramenta Zoom só aproxima. Para afastar, clique com a tecla Option/Alt. Ou use a roda do mouse para afastar e aproximar mais rapidamente.

Ferramentas de Seleção de Cor (Teclado: D para padrões, X para inverter as cores)

Estas ferramentas permitem escolher e gerenciar as cores que você está usando. A cor de cima é a sua primária, enquanto a de trás é a cor de plano de fundo. A cor primária é a que será usada pelos pincéis.

Leia também:  Como analisar o tom em literatura (com imagens)

A cor de plano de fundo entra em ação quando você deletar ou extender algo do plano de fundo (apesar de que agora, no Photoshop CS5, é possível usar a cor primária em algumas circunstâncias. Os dois ícones menores acima das cores são atalhos de funções.

O da esquerda, que mostra um quadrado preto sobre um branco, configura as suas cores primária e de plano de fundo para os padrões, que são preto e branco (você também pode usar o atalho D). A seta curva com duas pontas à direita troca as suas cores uma pela outra (atalho: X).

Clicar em qualquer uma das cores abre um seletor para que você escolha com precisão a cor que quer usar agora.

Paletas

As paletas são os painéis que você vê na parte direita da tela. Eles facilitam ações como navegar pela imagem, fazer alguns ajustes, alternar entre modos e outras coisas muito úteis.

Se quiser se livrar de alguma que considere desnecessária, ou principalmente trazer uma paleta que não esteja aparecendo, use o Menu Janelas, e, se for necessário, arraste com o mouse para a área de paletas à direita.

Camadas

A paleta de camadas é provavelmente o coração da edição de imagens. Ela mostra todas as diferentes camadas do seu documento, na ordem. Você vai usar esta paleta mais do que qualquer outra.

Nela você vai organizar e ordenar as suas camadas, assim como configurar modos de mistura, visibilidade e opacidade, agrupar e fundi-las umas com as outras, além de uma porção de coisas mais avançadas.

Ajustes

O painel de ajustes é onde você pode facilmente criar e editar camadas de ajustes.

Estas camadas de ajustes são alterações não-destrutivas que afetam todas as camadas abaixo delas e que podem ser facilmente ligadas ou desligadas.

O seu uso mais comum é para correção de cores (especificamente os ajustes de Níveis e Curvas), mas há muitos ajustes diferentes que você pode fazer para alterar dramaticamente o visual da sua imagem.

Canais de Cores

A paleta de Canais de Cores permite analisar de modo separado as diferentes cores que formam a sua imagem. Se você estiver em modo RGB, terá os canais vermelho (R), verde (G) e azul (B).

Estes canais vão se modificar se você estiver usando um espaço de cores diferente, como CMYK ou LAB. Quando você escolher uma cor específica, vai notar que a sua imagem será mostrada em diferentes versões de preto e branco.

Isso é porque cada canal de cor é apenas uma imagem monocromática representando a luz em cada canal (ou seja: o canal vermelho mostra apenas a quantidade de luz vermelha que a imagem emite nos diferentes pontos dela).

Alternar entre esses canais diferentes é útil para fazer retoques específicos em cada canal de cor, melhorias gerais de contraste e também para converter a sua foto para uma versão preto e branco de modo mais correto.

Seletor de Cores

Esta paleta permite alterar suas cores primária e de plano de fundo de maneira mais fácil, usando comandos deslizantes com os valores individuais RGB (ou do espaço de cor que você estiver utilizando).

Amostras de Cores

A paleta de amostras de cores é um conjunto de cores pré-definidas que você pode escolher rapidamente. É possível carregar diversas outras coleções de amostras, ou criar a sua própria.

Histórico

A paleta de histórico permite ver as últimas etapas da sua edicão, e retornar a alguma delas caso você queira. O comando Desfazer (Ctrl+Z) tem como padrão apenas alternar entre o último e o penúltimo estado do histórico. Para voltar mais etapas, é por aqui que você chega lá (até o máximo de 50 ações, por padrão).

Texto

A paleta de Texto, e a sua companheira Parágrafo, permitem fazer todo o tipo de ajuste necessário às suas camadas de texto. Estas opções são bem similares às que você encontra em um editor de texto como o Word, mas você também pode especificar coisas como espaçamento entre letras e entre linhas, assim como largura relativa dos caracteres, que são ajustes mais úteis no mundo do design.

Menus

Muito do que você encontra nos menus do Photoshop pode ser feito com as ferramentas que já vimos. Ainda assim, vamos dar uma olhada rápida das principais opções de cada menu.

Arquivo

Como de costume, o menu Arquivo lida com abrir, salvar e fechar arquivos. Uma opção diferente e de destaque é a Salvar Para Web, que é muito útil para a função indicada pelo próprio nome.

Editar

Outro menu que previsivelmente funciona como em muitos outros programas, o Editar traz recursos como desfazer, refazer, cortar, copiar e colar. No Photoshop, é aqui que você transforma suas camadas e define seu espaço de cores.

Imagem

Ajustes de imagem e de tela, incluindo efeitos destrutivos que você também pode encontrar na paleta Ajustes. As opções neste menu são feitas para alterar a sua imagem como um todo, apesar de alguns ajustes serem aplicados apenas a uma camada.

Camada

O menu Camada permite fazer todo tipo de coisa que você faria pela paleta Camadas, com algumas opções extras. Este menu também permite a criação de camadas de ajuste e objetos inteligentes (um grupo de camadas tratado como um objeto único).

Selecionar

As ferramentas Letreiro e Laço serão seus principais meios de selecionar partes da sua imagem, mas o menu Selecionar ajuda a refinar a sua seleção. Também pode ser usado para criar seleções completamente novas a partir de critérios como espectro de cor e luminosidade.

Filtro

O menu Filtro traz uma coleção de filtros inclusos no Photoshop (é possível instalar mais filtros de terceiros), que podem borrar, focar, distorcer e alterar a sua imagem (ou algumas camadas apenas) de muitos modos diferentes e únicos. A melhor maneira de conhecer os filtros é experimentá-los todos. Isso pode tomar um pouco de tempo, mas é divertido brincar com eles e ver o que conseguem fazer.

Análise

Aqui você encontra ferramentas de medição. Haverá ocasiões em que você precisará delas para fazer alterações precisas em suas imagens, mas isso tudo é Photoshop avançado.

3D

Assim como o menu anterior, este aqui contém controles para manipulação de objetos 3D que são avançados o bastante para que não valha a pena entrar nos seus méritos. No entanto, encorajamos você a experimentar com eles e aprender o que puder.

Visualizar

Este menu oferece diversas opções de visualização da sua área de trabalho. É possível exibir ou esconder guias e réguas e fazer com que o Photoshop automaticamente alinhe objetos em relação a bordas, cantos e ou uma grade no plano de fundo. A exibição desta grade também pode ser ligada e desligada neste menu.

Janela

O menu Janela permite esconder e mostrar certas janelas e paletas. Você também pode organizar as suas janelas do Photoshop do jeito que quiser, e salvar a sua organização para carregar posteriormente. E isso é tudo que você precisa saber sobre o básico do Photoshop.

Photoshop para iniciantes: Como começar a usar do jeito certo

  • Você já passou por isto?
  • A primeira vez em que liguei o Photoshop achei tudo estranho, não sabia exatamente o que fazer, qual ferramenta usar primeiro, nem mesmo como abrir uma simples imagem.
  • Tudo parecia muito confuso naquele novo layout em que eu estava sendo apresentado.
  • Você se identifica com esta pequena introdução?
  • Acredito que sim!
  • Você não é o primeiro e não será o último a passar por isto.
  • Quando somos apresentados a algo novo, é natural ficarmos com receio, afinal, não sabemos de tudo, mesmo que tenhamos uma breve introdução sobre o assunto.
  • O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas depois que você consegue executar, tudo passa a fazer sentido.
  • O layout do Photoshop por exemplo vem mantendo sua base desde sua primeira versão, justamente para não confundir muito os usuários.
  • Uma prova real desta base é a barra de ferramentas que fica localizado no lado esquerdo.
  • Observe como estas barras conservam uma sequência do seu layout a cada nova versão, até mesmo quando uma nova ferramenta é adicionada ou retirada.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 Passos

  1. É com base nesta continuidade que você vai aprender neste artigo como começar do jeito certo a usar melhor o Photoshop.  
  2. Mas antes de entrarmos nos detalhes deste impressionante software eu preciso deixar muito claro para você o que é o Photoshop.
  3. O que é o Photoshop?
Leia também:  Como aprender a arte da sedução: 7 passos (com imagens)

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 Passos

  • Em 1990 os irmãos Thomas e John Knoll não previam que o lançamento do primeiro Photoshop poderia ter no futuro versões online, para tablets, smartphones e ficar disponível em 25 idiomas.
  • O Photoshop é o software de edição e tratamento de imagens de maior destaque no mundo.
  • É raro encontrar um fotógrafo que não tenha usado em algum momento este aplicativo para ajustar algum detalhe em uma fotografia.
  • Você sabe por que as pessoas chamam o Photoshop de mágico?
  • Pela enorme variedade de ferramentas e comandos que permitem qualquer profissional ser criativo na construção de um efeito, tratamento de uma imagem ou construção de layouts para diversas plataformas.
  • Se você tiver alguma sacada brilhante relacionada a fotografia, fique certo que o Photoshop vai lhe ajudar a chegar ao resultado desejado.
  • Ficou empolgado para entender e dar os primeiros passos certos no uso do Photoshop?
  • Então observe como a interface é parte fundamental neste processo de aprendizagem.
  • A interface do Photoshop
  • O Photoshop CC 2017 trouxe mudanças interessantes nesta nova versão, principalmente na tela principal, onde o usuário agora pode visualizar as últimas imagens que foram abertas no aplicativo, assim como botões de Criar e Abrir novos documentos.
  • Existe a opção de organizar estas últimas imagens abertas por: Nome, Tamanho, Aberto pela última vez ou Tipo.

Outro ponto de destaque é a opção de visualização destas imagens. Você escolhe se deseja ver em lista ou miniaturas.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 Passos

  1. Tudo passa a ficar interessante no Photoshop quando um novo arquivo é aberto no aplicativo.
  2. Se você é um usuário que acompanha o Photoshop de outras versões vai se sentir muito tranquilo, uma vez que não apresenta nada de diferente.
  3. Para os novos usuários esta é uma oportunidade de entender como funciona esta interface, onde encontrar os comandos, ferramentas, menu, barra de controle e muito mais.
  4. Barra de controle
  5. Em uma visão rápida, a barra de ferramentas oferece 65 opções de ferramentas para o usuário trabalhar em suas fotos.
  6. Ao ativar qualquer uma destas ferramentas, você vai visualizar que uma barra na interface do Photoshop vai ficar mudando.
  7. Esta barra em especial é chamada de: Barra de controle.
  8. Sua finalidade é apresentar recursos extras das ferramentas selecionadas.
  9. Vejamos um exemplo:
  10. Ao ativar a ferramenta Letreiro retangular eu sei que posso fazer uma seleção em qualquer área da imagem em formato quadrado.
  11. Até este ponto não tem nada de estranho.
  12. A função da barra de controle passa a fazer sentido quando dentro de uma seleção já criada ocorre a necessidade de fazer uma nova seleção.
  13. Para que esta ação ocorra é necessário ativar na barra de controle uma função extra da ferramenta Letreiro Retangular chamada Adicionar à seleção para que o usuário possa realizar o trabalho.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 Passos

Para quem esta usando o Photoshop pela primeira vez estas informações parecem ser confusas demais.

Eu compreendo totalmente seu posicionamento. Passei pela mesma situação quando iniciei meus primeiros passos no aplicativo.

  • Contudo, se analisarmos friamente, tudo faz sentido no Photoshop.
  • Um bom exemplo que costumo mencionar é o deslocamento do carro.
  • Para tirar o carro do lugar não basta somente pisar na embreagem, é preciso passar a primeira marcha.
  • Observe neste exemplo que uma ação de pisar na embreagem esta totalmente ligado a ação de passar a primeira marcha e assim deslocar o carro.

Com a ferramenta Letreiro Retangular não é diferente. A primeira ação foi criar uma nova seleção, já a segunda ação foi usar a barra de controle desta ferramenta e ativar o recurso de Adicionar à Seleção para que pudesse criar uma nova seleção.

  1. No Photoshop sempre uma ação que você realizar vai beneficiar outros recursos do aplicativo.
  2. Tudo faz sentido!
  3. Aqui embaixo você pode assistir ao vídeo e entender melhor como funciona a interface do Photoshop e compreender em detalhes como funciona algumas ferramentas de seleção.
  4. Como trabalhar com Camadas
  5. As camadas são um dos recursos mais importantes do Photoshop.
  6. Sem a compreensão e domínio deste mecanismo, você não vai conseguir ir muito longe no aplicativo.
  7. Mesmo que seu colega mais experiente no Photoshop tenha lhe falado que é chato assimilar como funciona as camadas, você vai perceber que elas tornam seu trabalho muito mais fácil do que imagina.
  8. As camadas no Photoshop permitem que qualquer pessoa possa editar uma foto construindo a imagem em diversas seções de camadas.
  9. Para você entender melhor, observe a figura abaixo, onde uma camada principal foi duplicada três vezes, gerando automaticamente três novas camadas em separado.
  10. Este processo ajuda o profissional trabalhar individualmente em cada camada.
  11. Um bom exemplo desta independência de cada camada é o interesse do usuário em adicionar um brilho externo.
  12. Para realizar esta ação você deve seguir estes passos:
  13. Passo 1: Selecionar uma das três camadas duplicadas.
  14. Passo 2: Clicar duas vezes nesta camada selecionada para abrir a caixa de diálogo de Estilo de Camada.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 Passos

Passo 3: Escolher a opção Brilho Externo e dentro da área chamado Estrutura escolher uma cor de preenchimento.

Realizado este processo clique no botão OK.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 Passos

DICA: Nunca se esqueça de nomear suas camadas. Tomando esta iniciativa, você se mantém organizado e o ajudará quando estiver trabalhando em um grande projeto com muitas camadas.

  • Ferramenta Mover
  • Esta é uma das ferramentas que você vai usar com maior frequência no Photoshop.
  • Com ela você pode executar várias funções, como mover o conteúdo de uma camada, mover diretamente camadas de um documento para outro, copiar camadas, aplicar transformações, selecionar e alinhar diversas camadas.
  • Em resumo é uma ferramenta de movimento, transformação e alinhamento.
  • DICA: A tecla de atalho desta ferramenta é “V”.
  • Painel de Cores
  • Em se tratando de Photoshop é natural que todo usuário tenha o interesse de usar, modificar, copiar e salvas cores personalizadas em seus projetos.
  • Por padrão na área de trabalho Essencial o painel cores fica localizado no lado direito da sua tela na parte superior.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 Passos

Outro local para encontrar as opções de cores e muito usada por boa parte dos usuários que já estão habituados no Photoshop é na parte inferior da barra de ferramentas à esquerda, indicadas por duas caixas sobrepostas.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 Passos

Ferramenta Corte Demarcado

É comum fazer algum tipo de corte para chamar mais a atenção para o tema de uma foto.

Esta ferramenta em especial tem evoluído consideravelmente desde a versão CS5. Em sua versão atual (CC 2017) ela dispõe de opções que ajudam bastante o usuário a criar o corte ideal para seus projetos.

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 Passos

  1. Objeto Inteligente
  2. Descoberto por fotógrafos, começou sutilmente a receber melhorias ao longo dos últimos anos, se tornando uma das mais poderosas ferramentas do Photoshop.
  3. Um dos seus principais pontos positivos esta na capacidade de permitir ao usuário trabalhar de forma não destrutiva em suas imagens, assim como nos filtros que também são aplicados nestas imagens.
  4. A Adobe diz que objeto inteligente é uma camada especial que pode conter com tamanha intensidade informações de imagens ou vetores, preservando sempre o conteúdo original e todas as suas características.

Em outras palavras, o objeto inteligente permite que o usuário possa realizar edições não destrutivas no conteúdo original. Com este recurso aplicado, você pode criar praticamente qualquer ideia dentro do Photoshop.

  • Para saber mais detalhes de como usar ao máximo este poderoso recurso, recomendo você ler nosso artigo sobre este assunto clicando neste link abaixo:
  • Objeto Inteligente: Uma das mais poderosas ferramentas do Photoshop
  • Conclusão
  • Começando no Photoshop?
  • Para tirar o máximo deste poderoso aplicativo você primeiro tem que entender como funciona os recursos e ferramentas mais simples.
  • Por mais que vídeo tutoriais no Youtube mostrem que é muito fácil criar um efeito, manipular ou editar uma foto, você não vai conseguir apresentar o mesmo resultado se não tiver uma base inicial.

Não vou mentir para você. Não vai ser fácil, mas se eu consegui, você também conseguirá.

  1. Ao seguir as dicas de aprendizado que mencionei neste artigo, automaticamente você terá uma grande vantagem em assimilar melhor como funciona cada ferramenta e comando do Photoshop.
  2. Dedicando tempo e trabalho duro, você vai acabar aprendendo quais os recursos que mais funciona do Photoshop para o seu fluxo de trabalho.
  3. Além das dicas que você aprendeu para começar do jeito certo a usar o Photoshop, um curso é um objeto essencial para que você tenha maior domínio e segurança quando for realizar seus projetos.
Leia também:  Como baixar o roblox: 15 passos (com imagens)

Você pode e deve aprender mais recursos do Photoshop através do nosso curso 100% online, que ensina o passo a passo do funcionamento das principais ferramentas e comandos, ajudando você a editar e tratar suas imagens 10x mais rápido, com maior qualidade e segurança ao longo de 49 vídeo aulas. Clique aqui embaixo para mais informações sobre seu novo curso do Photoshop.

  • Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 Passos
  • Ei, já vai embora?
  • Achou que o seu aprendizado do Photoshop acabou por aqui?

Negativo. Ele esta apenas começando!

  1. Para auxiliar ainda mais o seu conhecimento e domínio no Photoshop, vou recomendar a leitura destes 7 conteúdos gratuitos.
  2. ATENÇÃO: Em compreender atentamente o que cada um destes artigos abaixo vai ensinar, você estará ainda mais seguro em usar o Photoshop em seus projetos.
  3. [Artigo #1] 6 tipos de arquivos do Photoshop que você precisa entender;
  4. [Artigo #2] Aprenda como usar adição, subtração e intersecção em seleções no Photoshop CC 2017;
  5. [Artigo #3] Como recortar imagens de forma não destrutiva no Photoshop;
  6. [Artigo #4] 4 segredos para usar bem e melhor a ferramenta corte demarcado no Photoshop CC 2017;
  7. [Artigo #5] Como usar a nova ferramenta selecionar e mascarar no Photoshop CC 2017;
  8. [Artigo #6] Photoshop CC: Como usar Blend Modes em suas fotos;
  9. [Artigo #7] Como alterar cores em suas imagens usando o Photoshop CC 2017.
  10. Gostou deste artigo?
  11. Assine nossa lista de e-mail aqui embaixo para ser avisado quando disponibilizarmos novos conteúdos do Photoshop.

Se tiver alguma dúvida ou quiser falar algo, deixe um comentário logo abaixo. Estarei lendo todos eles e farei um grande esforço para responder a todos.

  • Além de deixar um comentário, compartilhe também este artigo com seus amigos através dos botões abaixo e me ajude a promover este conteúdo para a maior quantidade de pessoas!
  • Conto com o seu apoio!
  • Por fim, mas não menos importante, clique aqui e inscreva-se em nosso canal do Youtube

Como usar o Photoshop (Curso Photoshop para Iniciantes)

Ao contrário do que muitos pensam, aprender a usar o Photoshop pode ser mais fácil que roubar doce de criança, desde que você conheça os caminhos certos. Um curso de Photoshop bem explicado é a solução para isso!

Nessa página você vai encontrar uma série de vídeos especial para você que está começando do zero, e quer aprender todas as funções e ferramentas do Photoshop.

Curso “Meus Primeiros Passos no Photoshop” – Como usar o Photoshop

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 Passos

Não se assuste com a “complexidade” do programa.

Para iniciar, não é necessário que você seja o gênio das artes, afinal nas últimas versões do Photoshop muitas ferramentas e efeitos estão sendo realizados quase que automáticos, assim facilitando a vida do iniciante.

Não faça parte dos 90%

Você sabia que mais de 90% das pessoas desistem de aprender nos primeiros 10 minutos em que se deparam frente a frente com o Photoshop?

Como Aprender a Usar o Adobe Photoshop: 7 Passos

É um número realmente assustador e a maior causa da desistência é o fato das pessoas pensarem que não são capazes de manipular aquele “bixo” de 7 cabeças, o que é um verdadeiro engano.

Portanto, fuja urgentemente desse primeiro erro, coloque em mente que qualquer pessoa comum, como eu ou você, de qualquer idade, pode SIM aprender a usar o Photoshop.

Como Eu Aprendi Photoshop…

Nesse vídeo abaixo você vai conferir uma história rápida sobre como eu aprendi a trabalhar com o Photoshop e o porque resolvi criar esse curso para compartilhar com você esse conhecimento. Confere aí:

O primeiro contato – Vídeo 1

  • Quando abrimos o Photoshop se deparamos com uma tela semelhante a essa que você verá no vídeo logo abaixo.
  • Aqui existem alguns pontos importantes a serem observados, portanto acompanhe uma breve explicação das funções iniciais do programa:
  • Algumas anotações importantes:
  1. Menu Principal
  2. Barra de Propriedades
  3. Caixa de Ferramentas
  4. Painéis
  5. Área de Trabalho
  6. Área do Documento
  1. Tá, mas e como vou conseguir fazer belas montagens e efeitos incríveis no Photoshop?
  2. Muita calma nessa hora! Esse é o segundo erro…
  3. É de extrema importância saber que você está partindo do ponto 0, e que para chegar ao nível avançado requer algumas horinhas de prática.
  4. Aliás, essa é uma palavra chave quando o assunto é usar Photoshop: Praticar.
  5. Como tudo nessa vida, necessitamos de um tempo, alguma prática e de dicas certeiras para que possamos aprender coisas novas.
  6. Um bom exemplo é na hora de aprender uma nova língua.

No começo a coisa fica meio enrolada, pouco se entende, não é verdade?! Mas com algumas aulas de prática e os macetes corretos, o aprendizado se torna questão de tempo e logo estamos dominando algo que até pouco tempo era coisa de outro mundo.

Com o Photoshop é a mesma coisa! Aquela tela estranha que acabamos de observar logo acima se tornará algo familiar, você vai saber para o que serve cada coisinha e fará as ações básicas de olhos fechados.

Funções Básicas do Photoshop – Vídeo 2

  • Nesse exercício rápido vamos aprender como abrir uma imagem, inserir uma imagem dentro de outra, salvar ela, enfim… Conceitos básicos que todo iniciante deve saber antes de começar a explorar todos os efeitos do Photoshop.
  • Bóra pra aula?

As Camadas do Photoshop – 3º Vídeo

Camadas no Photoshop: falo pra você que é a coisa mais importante do programa.

O Photoshop é um programa de edição de imagem através de camada. Como funciona isso?

Digamos que é como se fosse um sanduíche e a gente tivesse uma visão de cima. haha

A gente primeiro pega o pão, depois coloca a alface, o hamburguer o queijo, o presunto, etc… E sempre o último que colocamos é o qual conseguimos ver, correto? As camadas do Photoshop funcionam dessa maneira também.

  1. Tudo o que tiver no topo das camadas vai aparecer.
  2. Entenda melhor como funcionam as camadas do Photoshop através dessa 3ª vídeo aula da série “Meus Primeiros Passos no Photoshop“.

As Máscaras de Camada do Photoshop – 4º Vídeo

As Máscaras de Camada no Photoshop fazem parte daqueles pilares principais do programa e que você precisa dominar pra criar suas montagens.

O Photoshop é um programa de edição de imagem através de camada (na aula 3 você aprendeu isso), e existe um recurso que consegue mascarar (mostrar ou esconder) partes, regiões dessas camadas. O nome desse recurso é Máscara de Camada.

  • Um exemplo rápido: imagine que você tem sua foto na primeira camada, e na camada de cima você aplicou um ajuste preto e branco com máscara de camada.
  • Agora através da máscara você pode mostrar apenas as regiões que você deseja, aplicando assim o efeito Cor Destacada no Photoshop.
  • Como funciona a Máscara de Camada:
  • – Cor preta é Transparente
    – Cor branca é Opaca

Como Fazer Recortes e Seleções com as Ferramentas de Laço – 5º Vídeo

O Photoshop possui muitas ferramentas e algumas deles servem pra você fazer seleções e recortes.

Numa montagem, sempre é necessário remover um fundo, fazer uma seleção, retirar algo em excesso… E é nessa hora que as ferramentas Laço, Laço Poligonal e Laço Magnético podem entrar em ação.

Por padrão no seu Photoshop, ela é a 3ª opção da caixa de ferramentas e é a Laço que está selecionada. Para você habilitar a Laço Poligonal e a Laço Magnético você precisa clicar com o botão direito do mouse que ele abrirá as demais opções.

  1. Cada uma funciona de uma maneira, mas todas elas tenham a mesma finalidade: selecionar, recortar.
  2. Entenda melhor como funcionam as ferramentas de Laço no Photoshop através dessa 5ª vídeo aula da série “Meus Primeiros Passos no Photoshop“.

Gostou dos 5 vídeos da série Meus Primeiros Passos no Photoshop? Pois saiba que tudo pode ficar ainda melhor no Curso Completo!

Quer fazer o Curso COMPLETO? Garanta agora mesmo o seu Acesso VIP!

  • No curso “Meus Primeiros Passos no Photoshop” você vai partir do ponto zero e vai fazer um verdadeiro passeio pelo programa.
  • Juntos vamos conhecer todas as funções e ferramentas do programa, tudo o que você precisa saber para começar a editar suas próprias fotos, criar suas próprias montagens…
  • Clique Aqui pra ver todos os detalhes e como você pode garantir o seu Acesso VIP ao curso Completo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*