Como aplicar poliuretano em um assoalho (com imagens)

Olá, vamos falar um pouquinho de pisos de madeira. Algumas pessoas têm me perguntado como fazer a recuperação de pisos de madeira maciços, porque com o tempo estes pisos acabam riscando ou desgastando, principalmente aquelas áreas que ficam sob os móveis ou nas áreas de circulação.

  • Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)
  • É comum encontrar apartamentos e casas mais antigos com pisos de parquet, tacos e até assoalhos de madeira em condições terríveis, a maioria das pessoas olha para aquele piso velho, acabado, cheio de sujeira acumulada nas 500 camadas de cera passadas ao longo dos anos e pensa: – Preciso arrancar todo o piso e trocar por um modelo mais “moderno” como um piso laminado.
  • Antes que essa ideia possa passar pela sua cabeça, espere! Não faça nada e leia isso:
  • “É possível recuperar o seu piso de madeira e deixa-lo novinho em folha”
  • Essa é a maior vantagem de pisos de madeira maciço, afinal, pisos de madeira maciça são bem mais caros do que pisos laminados, são mais duradouros, mesmo que o piso laminado seja mais resistente aos riscos, os pisos de madeira de verdade podem ser renovados, enquanto que o laminado estragou já era.

Sendo assim o que é preciso para restaurar o piso de madeira? Vai depender do estrago do piso, mas se o caso é a falta de brilho, o acumulo de cera e riscos a solução é o lixamento.

Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)

Tem uma infinidade de empresas que fazem o lixamento de tacos e outros pisos de madeira, além de lixar elas aplicam o famoso “sinteco” ou verniz, para deixar o piso como novo.

Você pode até descobrir que por baixo daquele piso escuro e cheio de manchas existe um piso claro que foi escurecendo ao passar dos anos por conta da aplicação de verniz escuro, ou ceras coloridas. Aliás, ceras coloridas são terríveis.

Uma vez minha mãe foi ao mercado e distraída comprou uma cera verde, em vez de comprar uma cera incolor, acho que era da Tacolac – alguma coisa assim – era uma cera líquida fortíssima, grudou como uma cola e para remover depois foi terrível, ficamos uma semana no removedor de cera com palha de aço até tirar toda aquela cera verde. É esse tipo de coisa que faz com que o piso de madeira desgaste, passar palha de aço, imagine.

Minha família sempre mudou muito, nem sei em quantas casas eu morei desde que nasci, mas sempre que comprávamos uma casa nova com piso de madeira acabado, contratávamos uma empresa para fazer o lixamento e o piso ficava novinho em folha, perfeito, como se tivesse acabado de ser colocado.

Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)

Teve uma casa, um sobrado estilo alemão com mais de 80 anos, que tinha um piso de parquet todo desenhado, no hall de entrada o parque claro e escuro formava desenhos geométricos parecidos com flores, lindo, e no restante da casa o piso de parquet também tinha desenhos mais simples, com borda em assoalho, um luxo. Nunca vi um piso de parquet tão lindo. Depois da aplicação do verniz o piso ficou tão brilhante que chegava a ser espelhado, maravilhoso. No tempo em que ficamos na casa nunca precisamos passar cera.

  1. Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)
  2. Se você esta pensando em fazer o lixamento ou raspagem do seu piso antigo eu recomendo, vale muito a pena.
  3. Antigamente dava mais trabalho, fazia um pó terrível e o verniz demorava pra secar, mas hoje em dia tem muitas empresas que fazem a raspagem sem pó e ainda aplicam o verniz de secagem rápida.

Cera ou Verniz

  • Como a madeira natural é porosa após o lixamento ela fica exposta e é preciso fazer o selamento com resina, seja cera ou verniz.
  • A maioria das pessoas prefere o uso do verniz, já que a cera da um certo trabalho e requer remoção e aplicações constantes, há também quem mesmo envernizando o piso de madeira ainda aplique cera, o que não é necessário.
  • Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)
  • Mas, se a opção for somente o uso da cera eu sugiro a cera em pasta, as ceras líquidas sobre o piso de madeira lixado sem verniz pode manchar as peças, já a cera natural incolor em pasta é uma boa solução para proteger o piso da umidade.

Quem fica com o verniz como opção pode escolher entre ter um piso espelhado, semi brilho ou ainda fosco. Antes de escolher o verniz converse com o aplicador.

Veja a seguir as diferenças entre o Bona e o Synteko, duas marcas de verniz que mais são utilizados na recuperação de pisos de madeira.

Bona ou Synteko?

  1. Os dois são produtos ótimos e ambos permitem o acabamento fosco, acetinado ou ainda alto brilho que da aquele efeito espelhado.

  2. A Synteck é uma marca que nasceu em Estocolmo em 1945, após a segunda guerra mundial foi lançado o primeiro produto da linha, hoje a Synteko esta presente no mundo inteiro, no Brasil nós conhecemos a marca como “Sinteco” e muitas empresas agregaram o sinteco ao nome, com aplicação de sinteco ao invés de aplicação de verniz para piso.

  3. Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)
  4. O produto da Synteko mais usado é o Synteko Classic, um verniz composto com uréia e formol, assim como o Super Synteco, eles demoram mais para secar, tem um cheiro forte na aplicação, não permitem retoques, mas são de alta resistência.
  5. Porém, a Synteko tem uma linha à base de água a Vitta, com secagem rápida e não tem cheiro na aplicação, tem resistência aos raios solares e tolerância à oleosidade natural da madeira.
  6. A Synteko tem ainda a linha Polisyn, que é uma resina a base de poliuretano, pode ser aplicada não só a pisos de madeira, como em pedras porosas e pisos de cimento, rede 25 % a mais que os demais produtos, têm alta resistência e permite retoques.
  7. Já a marca Bona que também é Sueca, surgiu em 1967, mas era pouco conhecida aqui o Brasil, nos últimos anos tem investido na capacitação de profissionais para a aplicação dos seus produtos e hoje a aplicação de Bona esta fazendo o maior sucesso, é um produto mais caro, mas também o mais recomendado por muitos aplicadores.
  8. Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)
  9. Tem uma série de produtos voltados para a manutenção dos pisos de madeira, mas o forte são seus vernizes, entre os principais então o Bona Mega que é um verniz a base de água que usa o oxigênio como catalizador, após seco é 100% poliuretano o que lhe confere alta resistência.
  10. Indicado para áreas de tráfego normal, residencial, mantém a textura natural da madeira e não tem cheiro.
Leia também:  Como ajudar a reduzir o aquecimento global (para crianças)

Além desse, tem o Bona Novia, que é o único com certificado ambiental da União Européia por ser livre de NMP um componente que pode causar toxidade em altos níveis. O Bona Novia tem baixo odor e secagem rápida, indicado para ambientes residenciais e comerciais de tráfego normal.

  • E ainda tem o Bona Traffic que é desenvolvido para o alto trafego incluindo quadras esportivas, com maior resistência, não tem odor, não oferece risco de incêndio e é de secagem rápida.
  • Mantém a textura natural da madeira e não amarela, assim como os demais vernizes da Bona tem versão alto brilho, acetinado e fosca, este último acabamento, fosco, fica praticamente imperceptível, como se o piso estivesse apenas com cera.
  • Como concorrente direto da Bona ainda existe a marca Skania com características similares e como concorrente direto do Synteko temos a Cascolac que também tem produtos a base de uréia e formol, mas que também tem um produto à base de água o Cascolac H2O.
  • Já que tem muitas marcas, com muitos produtos de características diferentes o ideal é consultar a empresa que irá executar o serviço e perguntar quanto ao acabamento desejado e o tempo de secagem de cada produto.
  • Antes de contratar faça orçamentos, pergunte qual é o produto utilizado, se o aplicador tem certificado, quanto tempo demora a secagem e se o produto tem cheiro, isso vai influenciar no preço e mais do que isso na sua comodidade.
  • Outra dica é pedir algumas referências e ir ver os trabalhos anteriores, para contratar um bom profissional para fazer o seu serviço.
  • Se tiver alguma dúvida não respondida coloque nos comentários abaixo e também diga se gostou ou não do post vou adorar ter o seu feedback.

Assoalho Parquet Piso Piso de Madeira Taco

Resina para piso de madeira

  • Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)
  • Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)
  • Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)

Clique nas imagens para ampliar

O TIPO DE RESINA PARA PISO DE MADEIRA IDEAL

Nós, da Aplicadora Requinte oferecemos serviços que estão classificados em conservação de piso de madeira, no qual somos especialistas.

O piso de madeira é sempre uma ótima escolha para a decoração do ambiente, além disso, as opções de instalações e formatos demonstram ainda que escolher um piso de madeira é realmente um ótimo jeito de embelezar o local desejado.

Cuidar do seu piso ficou muito mais fácil graças ao serviço prestado pela Aplicadora Requinte.

Se você escolheu um piso de madeira para seu escritório, sua casa ou seu comércio é importante destacar que o piso de madeira precisa de restauração e após isso a manutenção do mesmo, nesse processo de restauração, além das etapas de lixar ou fazer a raspagem, após alguns processos é necessário passar a resina para piso de madeira e finalizar essa restauração.

APLICANDO A RESINA PARA PISO DE MADEIRA

Há dois tipos de resina para piso de madeira na Aplicadora Requinte, uma é a base de água e a outra é a base de solvente. Cada tipo de resina para piso de madeira apresenta vantagens e desvantagens e a sua escolha de resina para piso de madeira vai depender das suas necessidades atuais e em longo prazo.

A resina para piso de madeira a base de água apresenta em suas vantagens: ser uma resina inodora, retocável, maior elasticidade, ser 100% de poliuretano e ter sua secagem mais rápida, sendo 4 horas entre demãos. Além disso, apresenta apenas duas desvantagens: um maior custo e menos resistência a riscos. Nesse grupo estão as marcas Bona, Vitta e Skania.

Já a resina para piso de madeira a base de solvente tem em suas vantagens o menor custo, uma maior resistência a riscos, além de deixar com bastante brilho, suas duas desvantagens são: como sua composição tem como base uréia-formol ela tem cheiro muito forte durante a aplicação, além disso, seu tempo de secagem é de 48 horas. Nesse grupo estão as resinas de madeira das marcas: Synteko, Bonardi e Resilumi.

A opção para resina para piso de madeira vai depender do seu objetivo final, ou seja, o acabamento desejado. De qualquer maneira, é a resina para piso de madeira que traz de volta o brilho, a cor.

Ligue para 11 3209-5518 ou clique aqui e entre em contato por email.

Leia também:  Como branquear os dentes usando casca de banana: 6 passos

Gostou? compartilhe!

Resina para assoalho de madeira – Shopping das Resinas

  • Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)
  • Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)
  • Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)

Clique nas imagens para ampliar

A MELHOR RESINA PARA ASSOALHO DE MADEIRA

O processo de acabamento ou renovação de um assoalho de madeira passa por muitos procedimentos predefinidos de acordo com as características do ambiente, uso do piso e outros.

A escolha de uma nova resina para assoalho de madeira não é diferente, pois também dependerá de todas essas variáveis as quais o piso será submetido e também da manutenção que foi dada a ele desde a instalação.

Entre os tipos de resina para assoalho de madeira existem variadas marcas, com suas próprias fórmulas, preços e vantagens. Por isso, encontrar um bom revendedor que reúne todos os fabricantes facilita muito o processo.

O Shopping das Resinas é um desses locais, pois tem como fornecedoras as marcas que são referência em resina para assoalho de madeira, além de outros produtos voltados para serviços em instalação e manutenção de pisos.

QUAL MARCA DE RESINA PARA ASSOALHO DE MADEIRA ESCOLHER?

É difícil ter tantas opções e não se confundir na hora de escolher a resina para assoalho de madeira ideal.

Em primeiro lugar, deve-se pensar no uso do piso, pois existem substâncias ideais para baixo ou alto tráfego de pessoas e, até mesmo, com proteção contra riscos causados por unhas de animais e contato com chuva, sol e vento, intempéries enfrentadas principalmente por decks.

No Shopping das Resinas estão reunidas as marcas Bona, Flash, Montana, Sayerlack, Skania, Sparlack, Primma, Resilumi, Cascolac e Resinil. Todas possuem suas características, vantagens e composições.

Para exemplificar, uma resina para assoalho de madeira pode ser a base de água, vantajosa por não possuir cheiro e ter uma secagem ser mais rápida; ou de ureia formol, boa para quem deseja uma durabilidade excepcional.

Além disso, também existem resinas à base de poliuretano e acrílica.

O atendimento do Shopping das Resinas pode orientar o cliente para a direção certa de compra, com a propriedade adquirida pela experiência no mercado de resina para assoalho de madeira, além de oferecer bom custo-benefício e condições de frete para diferentes regiões. Confira o catálogo virtual e perceba um grande número de promoções, vantagens e produtos para pisos de madeira! O contato pode ser feito pelo telefone disponível no site. Os atendentes estarão esperando para responder dúvidas e fechar negócios. Confira!

Ligue para 11 3032-6805 ou clique aqui e entre em contato por email.

Gostou? compartilhe!

Como Funciona o Verniz para Pisos de Madeira?

Verniz é uma película de acabamento quase transparente, usada geralmente em madeira e outros materiais para proteção, profundidade e brilho.

Sua formulação tradicional contém óleo secante, resinas e um solvente como aguarrás, mas modernamente são utilizados também derivados de petróleo como poliuretano ou epóxi.

Em oposição às tintas, verniz não contém pigmento para ressaltar a textura ou cor natural. É utilizado também como última camada sobre pintura, para proteção e efeito de profundidade.

Aplicada como um líquido, com um pincel ou pulverizador, forma uma película ao secar em contato com o ar.

Características do Verniz para Pisos de Madeira

Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)

Revestimento Natural Vision Bamboo, da Revitech Pisos

  • O verniz para pisos de madeira é indicado para todos os tipos de pisos e assoalhos de madeira maciça ou folheada em ambientes internos.
  • É fácil de aplicar, possui baixíssimo odor, é super resistente a risco e abrasão e possui duas versões básicas: monocomponente para área de baixo tráfego e bicomponente para área de alto tráfego.
  • Existe, também, vernizes específicos para ambientes externos.
  • Eles são de alta durabilidade, protegendo a madeira com ação fungicida e triplo filtro solar, com máxima resistência às intempéries.

É indicado para portas, janelas, casas pré fabricadas e madeiras decorativas em geral. Disponível tanto em acabamento fosco quanto brilhante.

Vale lembrar que o verniz para pisos de madeira não deve ser aplicado em revestimentos laminados.

Preparação da Superfície para Receber o Verniz

  1. No caso da primeira pintura, observar se é necessário aplicar massa em buracos ou fissuras na madeira.
  2. Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)Utilize a massa com a cor próxima da madeira, aguarde tempo de secagem e promova o lixamento com lixas apropriadas, seguindo sempre os veios da madeira.
  3. Pode-se iniciar com uma lixa grana 180 depois 240 podendo chegar a grana 280 para deixar a superfície mais lisa.
  4. Em seguida remova com ar ou com um pano seco resíduos e o pó do lixamento.
  5. Deixar limpa, seca e isenta de partículas soltas.

Em madeiras que estejam impregnadas com produtos a base de óleo (ex. óleo de linhaça) remova-o com thinner ou removedor. Promova um lixamento adequado.

Se a repintura for seu caso, remova toda a pintura com solvente ou removedor adequado até a exposição da madeira. Em seguida proceder com pintura nova.

Aplicação do Verniz para Piso de Madeira

Pincel ou rolo de veludo rebaixado:

  • Monocomponente: aplicar a primeira demão, aguardar tempo de secagem. Promover lixamento com lixa 240 ou 280 e aplicar de 2 a 4 demãos com intervalo secagem, sem lixamento entre demãos;
  • Bicomponente: aplicar 1a demão, aguardar tempo de secagem, promover lixamento com lixa 240 ou 280 e aplicar de 2 a 4 demãos com intervalo de secagem, sem diluir e sem lixamento entre demãos.
Leia também:  Como calcular a fatoração de números primos: 14 passos

Aplicar o produto com temperatura ambiente entre 10 e 40º. C e umidade relativa do ar entre 40 e 80%

Qualidades e Funções do Verniz

Como Aplicar Poliuretano em um Assoalho (com Imagens)

Já o verniz stain é impregnante: penetra na madeira e não forma filme. Possui alta resistência a ação do sol, chuva e fungos.

  • O verniz tingidor tem poder de tingimento nas cores mogno e imbuia e realça os veios naturais da madeira nova
  • Para garantir a durabilidade do produto, aguardar duas semanas para a limpeza da superfície pintada.
  • Limpar com um pano levemente umedecido com água.

Construplena

Triptyque assina reforma de edifício que produzirá a sua própria energia no Rio de Janeiro Edifício de 21 andares será o primeiro empreendimento corporativo do Brasil a utilizar painéis fotovoltaicos na fachada para a produção de energia elétrica

CANTEIRO DE OBRAS TAMBÉM É LUGAR DE SAÚDE E BEM ESTAR CANTEIRO DE OBRAS TAMBÉM É LUGAR DE SAÚDE E BEM ESTAR

Bioconcreto usa bactérias para curar-se sozinho de trincas O Dr. Alan Richardson criou uma espécie de “bioconcreto”, dotado de capacidade de autocicatrização.

PORCELANATO VEJA…

Bomba hidráulica Veja quais elementos, incluindo o nível de consumo, determinam a capacidade do equipamento que eleva a água até o reservatório superior de um edifício

Hidráulica para banheiros Saiba como calcular o comprimento dos tubos e a quantidade de conexões e acessórios para instalações hidráulicas de sanitário

Segurança nas alturas Conheça os sistemas de proteção coletiva que, em conjunto com os equipamentos de proteção individual, evitam a queda de pessoas e objetos da obra

Instalações elétricas provisórias Risco de morte ocasionada pela eletricidade faz com que as exigências relacionadas à segurança sejam bastante rígidas e até redundantes. Saiba como evitar acidentes

Produção Organizada Planejamento da obra requer projeto detalhado do canteiro e levantamento completo das informações acerca de equipamentos, materiais e perfil das equipes que trabalharão em cada etapa

Dúvidas Frequentes

Dúvidas frequentes A revista equipe da obra do mês de agosto selecionou 50 perguntas sobre materiais, produtos e sistemas construtivos. Esse questionário foi levado para especialistas em cada assunto responderem. A finalidade é mostrar de forma simples e bem-ilustrada como funcionam os principais elementos que compõem uma obra.

Diário de Obra Diário de obra pode ir além de mero cumprimento contratual e se tornar ferramenta de apoio na gestão da produção

Verificações pré-concretagem Antes de lançar o concreto é preciso conferir se as fôrmas e os escoramentos estão travados, se os espaçadores, as armaduras e as instalações estão bem posicionadas.

Equipamentos Conheça os principais cuidados para evitar embates com fornecedores, comprometimento do prazo e gastos desnecessários na locação. E mais: fichas detalhadas com os principais cuidados para sete tipos de equipamentos de canteiro

Cálculo de empolamento e contração do solo Os volumes de terra medidos pela topografia são diferentes dos que precisam ser carregados no caso de aterros ou cortes no terreno. Confira como calcular a quantidade de caminhões e caçambas em serviços de terraplenagem

Lean Construction

Como calcular combustível para máquinas Aprenda a estimar o consumo horário de gasolina ou óleo diesel usado nos grandes veículos de obras

Fôrma perdida “quick jet” Tipo de fôrma perdida que está entrando no Brasil, o quick jet é um material leve que dispensa desenforma, mas seu uso precisa de planejamento prévio.

Piso de Madeira Instalação de assoalho de madeira maciça.

Fundações com hélice contínua

O mercado de construção vertical ganha uma novidade… As construtoras estão adequando seus apartamentos com churrasqueiras dentro do imóvel, ou seja, na sacada. Foto: Ed.

Residencial Candeias do Bueno da Construtora Canadá O mercado de construção vertical ganha uma novidade churrasqueira à carvão com exaustão eficiente e adequada no quesito lazer.

As construtoras estão adequando seus ao uso, garante a sucção da fumaça.

Construção civil contratou 24,9 mil novos empregos … O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou crescimento de 0,91% em empregos na construção civil no mês de setembro. O setor criou 24.977 novas vagas no mês.

Mercado busca profissionais cada vez mais qualificados … Novos cursos surgem para reduzir o déficit de profissionais capacitados na área. Objetivo é preparar o mercado para obras para a Copa de 2014.

Construplena na Batimat. A Batimat é a maior mostra de equipamentos de construção, materiais e serviços da indústria.

Eleições para o CRECI em 2012 Ilustre Corretor, Próximo ano teremos eleições dos conselhos regionais de corretores de imóveis.

Para cada eleição, os conselhos federais baixarão resolução específica para regulamentar a eleição. Segue Resolução 1.128 de 2009 para que fique inteirado sobre como funciona todo o processo eleitoral.

Nela constam os critérios para registro de chapa, assim como possibilidades de impugnação etc.

IGP-M de OUTUBRO 2011 fica em 0,53% – Reajuste Aluguel com pagamento em NOVEMBRO fica em 6,95% O Índice Geral de Preços ? Mercado (IGP-M) variou 0,53%, em outubro de 2011. Em setembro, o índice avançou 0,65%. Em 12 meses, o IGP-M elevou-se 6,95%. A taxa acumulada no ano é de 4,70%. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*