Como aparecer na webcam para outra pessoa: 5 passos

Instalar uma webcam não é difícil, mas muitas pessoas têm dúvidas na hora de realizar o procedimento. Se você comprou uma câmera e está ansioso para usá-la no seu computador com Windows 7, o TechTudo preparou um tutorial para ajudá-lo. Basta acompanhar os passos abaixo.

Passo 1. Pegue o cabo USB da webcam e conecte na entrada USB do computador;

Como Aparecer na Webcam para Outra Pessoa: 5 PassosEntrada USB (Foto: Stella Dauer)

Passo 2. Normalmente, o Windows irá reconhecer o novo hardware e instalará a webcam automaticamente. Caso isso não aconteça, será preciso fazê-lo manualmente;

Como Aparecer na Webcam para Outra Pessoa: 5 PassosWindows reconhecendo e instalando webcam automaticamente (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Se você tiver o disco de instalação que acompanha o produto, insira-o na unidade CD/DVD;

Passo 4. Se o disco não iniciar automaticamente o instalador, abra o Windows Explorer e procure por um programa na unidade e execute-o. Normalmente o nome desse programa é “Setup”, “Install” ou algo do gênero. Para descobrir, olhe as instruções na embalagem ou manual do produto ou em um arquivo de texto que vem na mídia de instalação, chamado readme.txt ou leiame.txt.

Como Aparecer na Webcam para Outra Pessoa: 5 PassosEncontrando executando o instalador (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5.

Caso você não tenha o disco da webcam, identifique o modelo, entre no site do fabricante e procure pelo driver na opção “Suporte”, “Support”, “Download”, “Drivers” ou qualquer outro nome relacionado a suporte e instalação de produtos. Se não encontrar, ligue para o fabricante e informe-se. É obrigação deles fornecer este programa. Depois, baixe o instalador ou pacote de Driver e, caso seja necessário, descompacte-o;

Como Aparecer na Webcam para Outra Pessoa: 5 PassosProcurando o driver no site do fabricante (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Siga as instruções do programa de instalação. As perguntas podem variar bastante dependendo do fabricante, mas no geral, são questões simples. Basta ir clicando no botão “Próximo” ou “Next” para dar sequência ao processo;

Como Aparecer na Webcam para Outra Pessoa: 5 PassosExemplo de instalador de webcam (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Caso o arquivo baixado não contenha um executável, será preciso informar ao assistente de instalação de hardware do Windows, onde estão os arquivos do driver;

Como Aparecer na Webcam para Outra Pessoa: 5 PassosInformando onde está arquivo de instalação do driver (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Depois de seguir todas as instruções do programa de instalação ou informar ao Windows onde está o driver, ao final do processo, o sistema irá reconhecer sua webcam.

Pronto! Com sua webcam instalada, você já pode usá-la no Skype, YouTube ou qualquer outros serviços que suporte esse periférico.

Ainda tem dúvidas sobre o Windows? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Sua webcam parou de funcionar? Saiba como solucionar!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Como Aparecer na Webcam para Outra Pessoa: 5 Passos

Você já tentou realizar uma conferência via vídeo com alguma pessoa e acabou enfrentando problemas para aparecer a imagem ou até mesmo para ligar a sua webcam? Neste post vamos lhe ajudar a encontrar os possíveis problemas e como solucioná-los.

Ativando pelo teclado

Muitos notebooks apresentam em seu teclado a função para ativar/desativar a webcam, que ficam presentes nas teclas de função (por exemplo: F1, F2, F3 e etc). Nesse caso, é possível tentar ativar com o teclado mesmo, com a combinação da tecla “Função (FN)” + o botão respectivo entre o F1 e o F12 que ativa a sua webcam.

Como Aparecer na Webcam para Outra Pessoa: 5 Passos(Exemplo: Neste teclado, a combinação para ativar o notebook são as teclas FN+F6)

DICA – Todas as teclas possuem desenhos ilustrativos, possivelmente a do seu teclado possui um semelhante ao do teclado acima. Procure pelo desenho da câmera!  ????

Atualizando Drivers

Caso o problema não tenha sido resolvido com a etapa acima, a webcam pode não estar ativando pela ausência do driver controlador. “Driver” são pequenas instalações que comunicam o hardware (Webcam, teclado, mouse) com o software (sistema operacional).

Para realizar este procedimento, abra o Gerenciador de Dispositivos, nele irá ter uma opção “Dispositivos de geração de imagens”, clicando nele irá aparecer a sua webcam, no caso da imagem a webcam está com o nome de “Integrated Webcam”. Clique com o botão direito, irá aparecer a opção atualizar driver. Basta seguir os procedimentos normalmente.

Como Aparecer na Webcam para Outra Pessoa: 5 PassosNote que também existe a opção “Desativar” ou “Ativar”, caso apareça “Ativar”, basta clicar que o problema também será solucionado.

  • Algumas vezes sua webcam pode estar ativada e com o driver mas ele pode estar corrompido devido a algum vírus. Em casos assim, é necessário reinstalar o driver, da sua webcam.

Ativação na BIOS

É possível também que a webcam esteja desativada na BIOS do seu notebook, portanto é necessário verificar. Caso não esteja basta ativar e reiniciar o computador. Normalmente, a opção está em “System Configuration” ou “Configuração de Sistema” e terá a opção “Web Camera”.

Cabo Flat desconectado

Caso todos os procedimentos acima tenham sido efetuados e não houve uma confirmação positiva de funcionamento, o problema pode estar no hardware. Neste caso aconselhamos que leve o seu notebook à um técnico para que ele possa desmontar seu notebook e verificar se o cabo flat está conectado corretamente.

Concluídos estes passos você provavelmente poderá realizar aquela conversa por webcam sem problemas!

Não conseguiu ativar a sua webcam ou ficou com alguma outra dúvida que não foi solucionada? Entre em contato conosco! Estamos à sua disposição para qualquer dúvida!

Fonte: Techtudo

Video Conferencing, Web Conferencing, Webinars, Screen Sharing

Como Aparecer na Webcam para Outra Pessoa: 5 Passos

  • Verifique a acústica e a iluminação da sala. As superfícies planas refletem o som, portanto, pisos, portas e paredes duros podem distorcer sua voz. Isso pode ser corrigido colocando carpete, pendurando cortinas e instalando um mural macio ou uma divisória portátil. Diminua a iluminação atrás dos oradores. Iluminação clara vinda de trás dificulta a visualização dos rostos. Considere pintar as paredes em uma cor neutra ou um tom de cinza suave.
  • Instale microfones e alto-falantes. Escolha microfones com cancelamento de eco. Este recurso melhora a clareza, removendo ecos e reduzindo ruídos no feedback de áudio. Alto-falantes de computador independentes de alta qualidade são bons para salas de tamanho médio. Alternativamente, sistemas de som para música com vários alto-falantes pequenos podem reduzir eco e graves, tornando-os ideais para projetar áudio de voz.
  • Instale câmeras. Escolha webcams de alta definição com recurso “Pan Tilt Zoom”, que permite controlar a câmera por meio de controle remoto. Posicione as câmeras na altura dos olhos para melhor contato visual. Se a sua câmera estiver em cima de uma tela grande, talvez seja necessário reposicioná-la ao lado da tela.
  • Instale telas. Duas telas são melhores que uma. As telas duplas permitem que você exiba o orador em uma tela e, ao mesmo tempo, sua apresentação na outra.
  • Configure seu Mac/PC e o iPad Controlador. Conecte sua tela, microfone e câmera ao seu Mac/PC. Em seguida, execute o aplicativo Zoom Rooms no seu Mac/PC e no iPad controlador. Ao usar telas duplas, defina o modo de exibição do seu computador para exibições estendidas.
  • Monitor LCD/LED de 50 “a 65” para exibir o orador Tela LCD no mínimo de 60” para exibir a apresentação em uma mesa de conferência de 12 pessoas
  • Webcam de alta definição com recurso “Pan Tilt Zoom”, como uma Logitech PTZ Pro ou AVer CAM520
  • Microfone de mesa com cancelamento de eco, como o Logitech CC3000e
  • Processador dual core i7 (Mac Mini) ou quad core i7 (PC)
  • Serviços Profissionais Zoom Rooms
Leia também:  Como alterar o nome de um telefone no android: 6 passos

Como Aparecer na Webcam para Outra Pessoa: 5 Passos

Conheça alguns apps para fazer vídeo chamadas com vária

Nesse período de quarentena, devido ao coronavírus Covid-19, a maior recomendação é ficar em casa para evitar a contaminação (sua ou de outras pessoas). No entanto, é muito importante manter o contato – não físico – com os amigos e família para preservar a saúde mental – principalmente de quem está em isolamento sem companhia humana.

Com essa situação, a grande maioria das pessoas está optando pelas ligações em vídeo online, recurso já bastante disseminado entre os atuais aplicativos mobile. E é por isso que, neste artigo, vamos lhe dar algumas opções de apps com recurso de vídeo chamada para explorar:

WhatsApp

Um dos aplicativos que a população brasileira mais tem usado atualmente, muito provável, é o WhatsApp. Além de mensagens em texto e áudio, é a opção mais familiar para se fazer ligações em vídeo.

O recurso só pode ser utilizado pelo smartphone e consegue colocar até 4 pessoas em uma mesma chamada, com telas divididas. Outra questão é que, para usar a ligação do WhatsApp, você precisa ter um perfil no aplicativo – o que significa que será necessário ter um chip com número de telefone para ser cadastrado.

Como Aparecer na Webcam para Outra Pessoa: 5 Passos

  • Feito isso, você deve seguir os passos abaixo para começar uma chamada:
  • Fora de grupos
    1) Selecione uma pessoa na sua lista de contatos e abra sua conversa com ela;
    2) Clique no ícone de câmera, no canto superior direito;
  • 3) Depois de começar a chamada de vídeo, um sinal de “+” aparecerá também no canto superior direito;
  • Dentro de grupos
    1) Entre na conversa em grupo e clique no ícone de telefone, no canto superior direito;
    2) uma lista dos participantes desse grupo irá aparecer. Quando acontecer, selecione até 3 pessoas com quem queira conversar;
  • 4) Clique no ícone de câmera.

4) Adicione até mais 2 pessoas (com você e o seu primeiro contato, serão 4).

Instagram

Continua após a publicidade

Entrando na sua caixa de mensagens do Instagram (pode ser conhecida como Inbox ou Direct também), você encontra a opção de ligação em vídeo na rede social fotográfica. Novamente, essa ferramenta está disponível apenas nos smartphones e se limita a 6 pessoas por chamada. Para usá-la, siga esses passos:

  1. 1) No aplicativo do Instagram, clique no ícone de mensagem direta (seta no canto superior direito);
    2) Clique no ícone de câmera também no canto superior direito da página;
  2. 3)Selecione até 5 pessoas (com você, fecham as 6).

Estas são as formas mais comuns de alguém te espionar na web; previna-se!

Entrar em um computador doméstico é bem mais simples do que se imagina, e não requer habilidades ultra especiais. Então, fique esperto e veja como evitar que a sua privacidade seja invadida.

O jeito mais fácil de acessar um dispositivo é fazendo com que você baixe sem perceber um software espião, que dá acesso a dados preciosos e permite um monitoramento profundo da sua vida.

Esse tipo de golpe é chamado phishing.

Ele usa emails, links no WhatsApp ou sites falsos (com cara de verdadeiros) para te fazer clicar em endereços enganosos, que escondem um software malicioso que se instala no computador ou celular.

Outra coisa que acontece é que, ao digitar a senha e o login de um site que você acha que é verdadeiro, acaba fornecendo sem perceber essas informações aos criminosos.

Veja também

O spyware é um malware (vírus) que se usa para espionar por meio da câmera ou do microfone do dispositivo e obter acesso a informações pessoais, dados bancários, atividades online…

Luis Corrons, especialista em segurança da Avast

Acesso a webcam

Isso mesmo que você leu. Esses programas, que são facilmente encontrados na internet, dão acesso à sua webcam.

Com eles, é possível transformar o computador afetado em uma câmera de vídeo. É possível ver e ouvir tudo o que você faz em casa ou no ambiente de trabalho. É por isso que sempre falamos para você cobrir a webcam com uma fita. 

Leia também:  Como arremessar uma bola lenta: 8 passos (com imagens)

Como resolver: sempre digite o endereço de uma página direto na barra do navegador (ou seja, não clique em links que podem ser falsos) e observe.

Se aparecer https://, quer dizer que o site usa um protocolo de segurança verificado. Não clique naquelas correntes que recebe no WhatsApp, não abra qualquer promoção que recebe no email e nunca dê informações pessoais a sites que você não tem certeza que são confiáveis. 

E mais uma vez: cubra sua webcam. Normalmente, a luz ao lado da sua câmera indica se ela foi ativada ou não, mas existem ferramentas para impedir que esse alerta seja acionado.

De olho no que você digita

Outro meio de espionagem são os softwares keyloggers, que registram quais teclas são pressionadas em um teclado. Com eles, dá para saber o conteúdo das mensagens e emails que você enviou e também coletar senhas e logins.

Normalmente, o seu computador passa a hospedar um keylogger quando você baixa sem perceber um software que veio escondido entre arquivos enviados por alguém. Mas existem versões físicas, que são instaladas nas portas de entrada do computador.

Usam a engenharia social para tirar vantagem do comportamento humano, pois é mais fácil enganar uma pessoa do que invadir um sistema

Corrons

Como resolver: por serem programas manjados e que já causaram prejuízos enormes, costumam ser facilmente detectados por antivírus atualizados. Os serviços bancários também já sabem se prevenir, por isso usam token e teclados virtuais. Para detectar keyloggers físico, basta olhar se há algo estranho conectado na sua entrada USB.

“PODE ENTRAR”

No computador ou notebook, é possível usar ferramentas de execução remota, como o Psexec, da Microsoft, para espionar um alvo. Esse tipo de software serve para ações totalmente legais –um exemplo comum é a empresa usar esse programa para acessar remotamente o computador de um funcionários. O problema é quando isso é feito sem a pessoa saber.

Instalado em um celular, um programa spyware pode rastrear a sua localização, ler mensagens de texto e redirecionar chamadas para outro aparelho, por exemplo.

Normalmente, esse tipo de programa malicioso acessa seu dispositivo quando você clica em links ou abaixa arquivos, mas pode acontecer de ser instalado pessoalmente por outra pessoa, então cuidado com quem tem acesso aos seus aparelhos.

Como resolver: além de passar um antivírus, mantenha tanto o software quanto o sistema operacional sempre atualizados –a cada nova versão, as empresas tentam corrigir falhas e pontos de vulnerabilidade da ferramenta. E não esqueça de proteger bem celulares e computadores, com senhas fortes.

Veja mais dicas de tecnologia

1 | 16

Aprenda como conectar a webcam no PC – Lu Explica

Gente, muitos computadores e notebooks mais modernos costumam ter câmeras de vídeo já instaladas neles, né? Mas sabia que também dá pra colocar uma webcam, mesmo se o seu PC for mais antigo? Isso mesmo! Quer saber como fazer essa instalação? Vem comigo que eu te conto!

Qual a vantagem de ter uma webcam no PC?

Olha, esse acessório é ideal pra quem gosta ou precisa conversar com outras pessoas por chamadas de vídeo, por exemplo. Ou pra quem grava vídeos pra postar na internet. Hoje, tem webcams que fazem imagens super nítidas e com qualidade profissional! Então, mesmo que seu computador tenha vindo com uma, dá pra comprar outra que faça gravações melhores!

Além disso, com a webcam você ainda consegue tirar várias fotos e fazer álbuns direto no seu computador. Então vale a pena ter uma, viu?

Como instalar a webcam?

A instalação da webcam no seu PC ou notebook é muito simples e você consegue fazer em poucos minutos, tá? Pra ajudar, dá uma olhadinha no passo a passo que eu fiz pra você:

1 – A maioria das webcams vem com um cabo USB. Nesse caso, pra começar, plugue o cabo conectando sua webcam no computador.

2 – Vai aparecer uma mensagem na tela do seu computador ou notebook. Dependendo da versão do sistema operacional do seu computador e da webcam, você vai ser avisado que a instalação é feita sozinha. Ou seja, você só precisa esperar sua máquina dizer que tá tudo bem!

3 – Se a instalação não for feita sozinha, a mensagem na sua tela vai te dar as orientações pra você deixar tudo funcionando certinho. É só seguir os passos que forem pedidos, que costumam ser bem simples, e pronto!

4 – Depois que ela tá instalada, é hora de posicionar sua webcam pra capturar bem o seu rosto. Em alguns tipos, o foco é automático. Se a sua não for assim, tem que ajustar esse detalhe. Em muitos casos, é só girar o círculo na frente da lente.

5 – Se o seu rosto não aparece focado, pode ser porque não tem iluminação suficiente. Uma luminária ligada por perto resolve esse problema, viu?

Ah, as webcams costumam vir com microfone embutido, tá? Mas, se precisar, pode comprar um separado também! Já o som vai sair das caixas de som do seu computador ou de fones de ouvido.

Viu como é fácil instalar uma webcam? Agora, que tal comprar uma novinha pra você aqui no Magazine Luiza, hein?

E, agora que você tá longe da família por causa do Covid-19, é preciso tá sempre conectado com quem a gente gosta, não é mesmo? Então, dá uma olhadinha nesse link aqui e veja os aplicativos de chamadas de vídeo que menos consomem internet!

10 Maneiras de fazer sua webcam voltar a funcionar no Windows

Alguns usuários de computadores com o Windows 10 estão enfrentando um problema nada agradável: A câmera integrada do dispositivo simplesmente para de funcionar, sem motivo aparente.

Leia também:  Como ajudar seu cônjuge a lidar com a depressão

Após as atualizações recentes do Windows 10, muitos drivers de hardware antigos não funcionam corretamente. Mas além do problema com drivers, sua webcam pode não funcionar por vários motivos.

 Aqui vamos abordar várias correções para fazer sua webcam voltar a funcionar.

Ao tentar ligar a câmera, você poderá ver um código de erro, como 0xA00F4244 ou 0x200F4244, junto com a mensagem “Não encontramos sua câmera”. Esta informação não ajuda muito, então você pode tentar algumas soluções, as quais descrevemos abaixo.

O Windows geralmente instala os drivers automaticamente quando detecta um novo hardware, mas se você atualizou recentemente para o Windows 10, há uma boa chance de precisar atualizar manualmente os drivers de hardware. 

Alguns aplicativos de loja do Windows 10 suportam apenas modelos de webcam mais recentes, portanto, se seu dispositivo é mais antigo, pode ser completamente incompatível. A maioria dos softwares, no entanto, ainda suporta câmeras antigas. 

Também vale a pena notar que o Windows 10 possui um recurso que desativa a webcam interna. Manter sua webcam desligada quando ela não está em uso é, na verdade, uma ótima ideia para proteger sua privacidade, mas pode causar problemas quando você precisa fazer uso da mesma.

1. Configurações do antivírus

O software antivírus pode, ocasionalmente, interferir nas webcam.

 Investigue as configurações do software para ver se o seu antivírus está impedindo que sua câmera seja iniciada, ou desative temporariamente o antivírus e tente utilizar sua webcam.

Se conseguir com o antivírus desativado, então aí está a chave do problema. Veja como alterar as configurações do antivírus com o desenvolvedor do software.

2. Atalho de ativação da câmera 

Em muitos computadores e notebooks, a webcam pode ser ativada e desativada com uma simples combinação de teclas, e às vezes, o usuário acaba desativando sem querer sua câmera.

Normalmente, essa combinação de teclas é pressionar ao mesmo tempo a tecla Fn (Canto inferior esquerdo, ao lado do Ctrl) e uma das teclas que formam uma linha na parte superior do teclado, acima da linha de números.

A combinação pode ser Fn + F6, Fn + F8, Fn + F10, Fn + F11, Fn + F12, etc. Procure no seu teclado qual das teclas F tem o desenho de uma câmera, e tente a combinação desta tecla com a tecla Fn para ver se a câmera volta a funcionar.

Dicas para ficar bonitão na webcam

Muita gente adora uma webcam, não é verdade? Mas será que o que a pessoa vê do outro lado da telinha é realmente aquilo que você pretende passar? Se você se enquadra no grupo dos que curtem conversar via webcam, não deixe de conferir dicas rápidas e simples para dar aquela melhorada no visual.

A primeira dica é deixar a luz entrar no ambiente. E claro, luz em quantidade considerável – nem um holofote nem uma penumbra. Se for dia, abra as janelas! Se já estiver escurecendo ou for tarde da noite, certifique-se de ter uma boa fonte de iluminação no ambiente, para evitar sombras muito escuras (que realçam olheiras e marcas de expressão).

Luz direta e muito intensa também não é legal. Evite um efeito de “cara brilhante” no vídeo. Seus amigos agradecem.

Contato visual

Para quê ficar olhando para a tela? Se você estiver conversando diretamente com uma pessoa no Skype, MSN ou outro serviço de voz e vídeo, olhe direto para a câmera, não se distraia com a miniatura do vídeo em que você aparece no cantinho da tela (claro, uma espiada ou outra valem a pena, afinal, é sempre bom dar uma conferida no cabelo e no sorriso).

Assim, a pessoa que estiver do outro lado olhará diretamente no fundo de seus olhos, fazendo um excelente contato visual.

Cuidado com os padrões

Enquanto você está exibindo sua imagem na webcam e deseja expressar seu estilo pessoal, lembre-se que os padrões mais ousados podem parecer um pouco “confusos” na tela do outro usuário. E atenção, meninas: algumas jóias podem refletir demais a luz ambiente, distraindo quem está do lado de lá da tela.

O melhor plano de fundo é uma cor sólida e escura, que não chama muito a atenção e nem se mistura com seu tom de pele ou com as roupas que você usa.

O que você pensaria ao conversar com uma pessoa toda desleixada na câmera? Falta de interesse? Descuido? Preguiça? Evite que pensem isso de você. Sente-se com a postura ereta e deixe que a parte superior do tronco apareça no vídeo. Conversar com a câmera em close de rosto o tempo todo não é legal.

Angulação da câmera

Preste atenção na posição da câmera e no ângulo de visão. Uma câmera colocada muito abaixo de seu rosto faz com que sua face pareça maior. Acima, dá a impressão de que seu rosto encurtou. Na lateral, atrapalha o contato visual direto.

Coloque sua câmera em uma superfície alinhada com sua testa. Se você estiver utilizando um notebook ou celular, não gire a tela para cima – eleve-a até alinhar-se com sua testa. Você ficará muito mais natural do que pensa.

E não se esqueça de fazer uma chamada teste para verificar os resultados antes de entrar em contato com um amigo, um parente, um colega de trabalho ou, quem sabe, um paquera na internet!

Tem alguma outra dica legal? Compartilhe sua ideia com a gente nos comentários!

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*