Como apagar cabeçalhos e rodapés no word: 7 passos

Criar um documento no Microsoft Word e inserir numeração automática nas páginas geradas logo em seguida é um procedimento simples e rápido. Todavia, há situações onde, no mesmo documento, algumas páginas precisam ser numeradas e outras não. Há também ocasiões onde determinados trechos do arquivo devem seguir sequências de numeração distintas.

Monografias, trabalhos de conclusão de curso, documentos corporativos elaborados com base em determinadas normas são exemplos de situações onde a numeração de páginas deve seguir um esquema diferente do comum.

Por conta disso, o InfoWester apresenta a seguir um tutorial que mostra como numerar apenas determinadas páginas de um documento no Microsoft Word 2007.

ATENÇÃO: se você utiliza a versão 2013 ou 2010 do programa, confira o tutorial “Inserindo numeração apenas em algumas páginas do Word 2013 ou 2010“.

Inserindo numeração de páginas no Word 2007

Ok, você acabou de criar um documento no Word 2007 e agora precisa numerar as páginas. Fazer isso é muito fácil. Com o documento aberto, vá à aba Inserir e procure pelo botão Número de Página.

Ao clicar nele, você verá opções para colocar a numeração no início de cada página (cabeçalho), no final (rodapé), nas laterais, enfim.

Note que cada uma dessas opções abre um menu que permite definir em que posição a numeração ficará: à esquerda, à direita, ao centro, entre outras.

Como Apagar Cabeçalhos e Rodapés no Word: 7 Passos

Depois de escolher o posicionamento desejado, ainda no botão Número de Página, você pode clicar na opção Formatar Números de Página para mudar o estilo dos algarismos, iniciar a numeração em um ponto diferente (por exemplo, começar a numerar a partir do número 10), entre outros:

Como Apagar Cabeçalhos e Rodapés no Word: 7 Passos

Se por algum motivo você quiser remover a numeração, basta clicar em Remover Números de Página, também dentro do botão Número de Página.

Inserindo numeração apenas em algumas páginas

Os procedimentos explicados no tópico anterior são suficientes para numerar páginas no Word 2007, mas afetam o documento todo.

Caso você necessite inserir numeração somente em um grupo de páginas, mas não em outro, terá que utilizar um recurso chamado quebra de seção.

Essa funcionalidade “divide” o documento em quantas partes você quiser, mas mantém cada uma delas dentro do mesmo arquivo. Assim, você deve criar uma seção para cada parte que precisa ser ou não numerada.

  • Para facilitar a compreensão, vamos basear este tutorial em um arquivo do Word 2007 com 42 páginas. Nele:
  • – a primeira página não deve ser numerada; – as páginas de 2 a 4 devem ser numeradas em algarismos romanos, começando em I; – as demais páginas, exceto as duas últimas, devem ser numeradas normalmente começando em 1;
  • – as duas últimas páginas não devem ser numeradas.

A primeira coisa que devemos fazer para numerar o documento nesse esquema é “enxergar” as quebras de seção. Para isso, vá à aba Início e clique no botão Mostra Tudo. Essa opção exibe símbolos que mostram espaços entre as páginas, parágrafos, quebras, entre outros. Note que são apenas recursos visuais, portanto, não estarão presentes na visualização normal ou na impressão do arquivo:

Como Apagar Cabeçalhos e Rodapés no Word: 7 Passos

O próximo passo é inserir as quebras de seção (note que é quebra de seção, não de página – esta última simplesmente faz o conteúdo “pular” para a página seguinte após a inserção da quebra).

Para atender ao nosso exemplo, teremos que fazer quatro seções: uma para a primeira página; uma para as páginas de 2 a 4; uma para as páginas de 5 a 40; e mais uma para as duas últimas páginas.

Para criar as seções, é necessário inserir quebras sempre depois da última linha da página que receberá a divisão.

Em nosso exemplo, a primeira seção corresponde apenas à primeira página, logo devemos inserir uma quebra de seção ao final desta. Para isso, posicione o cursor no final da última linha da referida página, vá à aba Layout de Página, clique no botão Quebras e, em Quebras de Seção, Selecione a opção Próxima Página:

Como Apagar Cabeçalhos e Rodapés no Word: 7 Passos

Observe que uma linha chamada “Quebra de seção (próxima página)” surgiu. Você não veria essa linha se não tivesse acionado o botão Mostrar Tudo. Note também que, depois da quebra de seção, todo o conteúdo que vem depois aparece somente na página seguinte.

Como Apagar Cabeçalhos e Rodapés no Word: 7 Passos

Para criar as demais quebras de seção, o procedimento é o mesmo. Em nosso exemplo, basta inserir as quebras no final das páginas 4 e 40.

Feito isso, vamos começar a numeração. Mas antes, é recomendável executar mais um procedimento para evitar possíveis transtornos: a numeração é sempre inserida no cabeçalho (topo) ou no rodapé (final) das páginas (você é quem escolhe).

Você terá um cabeçalho/rodapé único para cada seção, no entanto, por padrão, o Word 2007 faz com que cada cabeçalho/rodapé seja vinculado ao anterior.

Assim, se você tiver um documento com duas seções, a numeração da segunda seção será uma continuidade da numeração da primeira, pois há um vínculo entre ambas. Por esse motivo, é conveniente remover esses vínculos.

Fazer isso é fácil: depois de inserir as quebras em seu arquivo, dê dois cliques com o botão esquerdo do mouse no topo (caso tenha optado por inserir a numeração no cabeçalho) ou no final (se optou pela numeração no rodapé) de qualquer página de cada seção, ou seja, você precisa executar esse procedimento uma vez para cada seção que tiver. Surgirá uma aba chamada Design. Nela, desmarque o botão Vincular ao Anterior:

Leia também:  Como ajustar a opacidade no adobe photoshop: 8 passos

Como Apagar Cabeçalhos e Rodapés no Word: 7 Passos

Agora estamos prontos para inserir a numeração. Em nosso arquivo, a primeira página não deve ser numerada, então vamos esquecê-la. As páginas de 2 a 4 devem ser numeradas com algarismos romanos.

Para isso, vá em qualquer página dessa seção e, depois, vá à aba Inserir. Clique no botão Número de Página e escolha a posição de numeração.

Para o nosso exemplo, vamos escolher o canto inferior direito (Número de Página / Fim da Página):

Como Apagar Cabeçalhos e Rodapés no Word: 7 Passos

Repare que somente as páginas 2, 3 e 4 foram numeradas. Se você não tivesse removido os vínculos do cabeçalho/rodapé no passo anterior, a numeração poderia ocorrer em todas as páginas, mesmo com as quebras de seção já inseridas.

Agora é necessário formatar a numeração dessas páginas para algarismos romanos, começando em I. Para isso, no botão Número de Páginas, selecionamos a opção Formatar Números de Página. Na janela que surgir, devemos selecionar o item I, II, III, … no campo Formato do Número.

Por sua vez, no campo Iniciar Em devemos escolher I. Pronto!

Como Apagar Cabeçalhos e Rodapés no Word: 7 Passos

Agora devemos numerar a seção seguinte.

Os passos são os mesmos: vá em qualquer página dessa seção, depois vá em Inserir, clique no botão Número de Página e escolha a posição de numeração (novamente vamos optar pelo canto inferior direito, mas em seus arquivos escolha a posição que melhor lhe convir). Em seguida, basta ir à janela Formatar Números de Página para fazer a numeração começar em 1.

Note que a seção seguinte, que contém as duas últimas páginas, não deve ser numerada, então nosso trabalho neste exemplo terminou. Com isso, temos um único documento no Word 2007 que não tem numeração na primeira, mas que conta com números romanos nas páginas de 2 a 4, numeração “normal” nas páginas seguintes e nenhuma numeração nas duas últimas páginas.

Finalizando

Como você deve ter percebido, inserir numeração apenas em determinadas páginas de um arquivo no Word 2007 não é nenhum “bicho de sete cabeças”.

Em resumo, o procedimento consiste em criar seções para cada conjunto de páginas que deve ou não receber numeração e, após isso, remover o vínculo que une o cabeçalho ou o rodapé de cada parte.

Você deve ter percebido que, com esse esquema, é possível inclusive fazer formatações exclusivas para cada seção (mudando o formato das páginas, por exemplo).

Antes de executar os procedimentos mostrados nesta página, é recomendável fazer uma cópia de seus arquivos para recuperar seu trabalho caso algum passo seja executado erroneamente.

E caso você tenha inserido uma quebra de seção em um local errado ou queira apenas removê-la, basta posicionar o cursor antes da quebra e apertar o botão Delete em seu teclado.

Lembre-se que você deve manter o botão Mostrar Tudo do Word ativado para visualizar a quebra.

Agora é só caprichar no seu arquivo. Se quiser, você pode baixar o arquivo que serviu de demonstração para este texto 😉

Escrito por Emerson Alecrim – Publicado em 20_12_2009 – Atualizado em 30_04_2013

Adicionar ou remover cabeçalhos ou rodapés

Nota: Queremos fornecer-lhe os conteúdos de ajuda mais recentes o mais rapidamente possível e no seu idioma. Esta página foi traduzida automaticamente e pode conter erros gramaticais ou imprecisões. O nosso objetivo é que estes conteúdos lhe sejam úteis. Pode informar-nos se as informações foram úteis no final desta página? Eis o artigo em inglês para referência.

Ao utilizar a ferramenta de cabeçalho e rodapé no Publisher, pode criar cabeçalhos e rodapés em qualquer página mestra. Os cabeçalhos e rodapés podem abranger números de página automáticos, apresentação de data e hora atuais, objetos inline e qualquer texto pretendido, como títulos de capítulos ou faixas de newsletter.

Adicionar um cabeçalho ou rodapé a uma página mestra de uma única página

  1. No separador Inserir , no grupo rodapé de & de cabeçalho , clique em cabeçalho ou rodapé.

    o Publisher mudará para uma página mestra onde as caixas de texto do cabeçalho e rodapé serão apresentadas, juntamente com a barra de ferramentas cabeçalho e rodapé .

  2. Selecione as opções pretendidas a partir da barra de ferramentas, escreva o texto do cabeçalho ou rodapé que pretende e, em seguida, aplique as definições do tipo de letra e do parágrafo que pretende ao texto do cabeçalho e rodapé.

  3. Na barra de ferramentas cabeçalho e rodapé , clique em fechar página mestra.

Adicionar cabeçalhos ou rodapés a uma página mestra de duas páginas

Pode adicionar cabeçalhos e rodapés em páginas opostas ao adicioná-los a uma única página mestra de página e, em seguida, alterar a página mestra de página única para uma página de duas páginas mestras.

  1. No menu Ver , clique em página mestra.

  2. No painel de tarefas editar páginas mestras , clique na seta junto à página mestra única onde pretende criar cabeçalhos e rodapés e, em seguida, clique em Mostrar cabeçalho/rodapé.

    As caixas de texto de cabeçalho e rodapé serão apresentadas na página mestra, juntamente com a barra de ferramentas cabeçalho e rodapé .

  3. Selecione as opções pretendidas a partir da barra de ferramentas, escreva o texto do cabeçalho ou rodapé que pretende e, em seguida, aplique as definições de parágrafo que pretende ao texto do cabeçalho e rodapé.

  4. No grupo página mestra , clique em duas páginas mestras.

    Agora pode editar os cabeçalhos ou rodapés em ambas as páginas da sua página mestra de duas páginas.

  • Ocultar o cabeçalho ou rodapé em qualquer página
  • Pode ocultar um cabeçalho ou rodapé em qualquer página ao seguir estes passos principais: passo 1-criar uma página mestra duplicada, passo 2-eliminar o cabeçalho ou rodapé e o passo 3-aplicar a página mestra duplicada à página da publicação onde pretende ocultar o cabeçalho ou rodapé.
  • Passo 1: criar uma página mestra duplicada
  1. No menu Ver , clique em página mestra.

  2. No painel de tarefas editar páginas mestras , selecione a página mestra que pretende duplicar e, em seguida, clique em duplicar no grupo página mestra .

  3. Na caixa de diálogo duplicar página mestra , efetue um ou mais dos seguintes procedimentos:

    • Na caixa ID da página (1 caráter) , escreva um identificador de caráter único para a sua nova página mestra. Pode ser um caráter Unicode único.
    • Na caixa Descrição , escreva uma breve descrição da nova página mestra. Nota: Nota: a apresentação desta descrição está limitada a 40 carateres. Como Apagar Cabeçalhos e Rodapés no Word: 7 Passos
Leia também:  Como andar de moto na carona (com imagens)

Passo 2: eliminar o cabeçalho ou rodapé

  • Elimine os conteúdos do cabeçalho ou rodapé na página mestra duplicada.

Passo 3: aplicar a página mestra duplicada à página da publicação

  1. No separador estrutura da página, clique em páginas mestras _GT_ editar páginas mestras.

  2. Clique com o botão direito do rato na página onde pretende aplicar a página mestra e, em seguida, selecione páginas mestras.

    Como Apagar Cabeçalhos e Rodapés no Word: 7 Passos

  3. Se for apresentada a página mestra que pretende utilizar, selecione-a. Caso contrário, selecione aplicar página mestra. Na caixa de diálogo aplicar página mestra , selecione a página mestra que pretende aplicar a partir de selecionar uma página mestra.

    Como Apagar Cabeçalhos e Rodapés no Word: 7 Passos

  4. Em aplicar a, selecione as páginas às quais pretende que a página mestra seja aplicada.

  5. Clique em OK.

Adicionar um cabeçalho ou rodapé a uma página mestra de uma única página

  1. No menu Ver, clique em Cabeçalho e Rodapé.

    O Publisher irá mudar para uma página mestra onde as caixas de texto do cabeçalho e do rodapé irão aparecer, juntamente com a barra de ferramentas cabeçalho e rodapé .

  2. Selecione as opções pretendidas a partir da barra de ferramentas, escreva o texto do cabeçalho ou rodapé que pretende e, em seguida, aplique as definições do tipo de letra e do parágrafo que pretende ao texto do cabeçalho e rodapé.

  3. Na barra de ferramentas cabeçalho e rodapé , clique em fechar.

Adicionar cabeçalhos ou rodapés a uma página mestra de duas páginas

Pode adicionar cabeçalhos e rodapés em páginas opostas ao adicioná-los a uma única página mestra de página e, em seguida, alterar a página mestra de página única para uma página de duas páginas mestras.

  1. No menu Ver , clique em página mestra.

  2. No painel de tarefas editar páginas mestras , clique na seta junto à página mestra única onde pretende criar cabeçalhos e rodapés e, em seguida, clique em Editar.

  3. No menu Ver, clique em Cabeçalho e Rodapé.

    As caixas de texto de cabeçalho e rodapé serão apresentadas na página mestra, juntamente com obarra de ferramentascabeçalho e rodapé.

  4. Selecione as opções pretendidas a partir da barra de ferramentas, escreva o texto do cabeçalho ou rodapé que pretende e, em seguida, aplique as definições de parágrafo que pretende ao texto do cabeçalho e rodapé.

  5. No painel de tarefas editar páginas mestras , clique na seta junto à página mestra que está a editar e, em seguida, clique em alterar para duas páginas.

    Agora pode editar os cabeçalhos ou rodapés em ambas as páginas da sua página mestra de duas páginas.

  6. Na barra de ferramentas editar páginas mestras , clique em fechar a vistado modelo global.

Ocultar o cabeçalho ou rodapé em qualquer página

Pode ocultar um cabeçalho ou rodapé em qualquer página ao criar uma página mestra duplicada, eliminar o cabeçalho ou rodapé e, em seguida, aplicá-lo à página da publicação onde pretende que o cabeçalho ou rodapé fique oculto.

  1. Crie uma página mestra duplicada que contenha o cabeçalho e rodapé que pretende ocultar.

    Como?

    1. No menu Ver , clique em página mestra.

    2. No painel de tarefas editar páginas mestras , clique na seta junto à página mestra que pretende duplicar e, em seguida, clique em duplicar.

    3. Na caixa de diálogo duplicar página mestra , efetue um ou mais dos seguintes procedimentos:

      • Na caixa ID da página (1 caráter) , escreva um identificador de caráter único para a sua nova página mestra. Pode ser qualquer caráter de Unicode único.
      • Na caixa Descrição , escreva uma breve descrição da nova página mestra. Nota: A apresentação desta descrição está limitada a 40 carateres.
      • Clique em OK.
  2. Elimine os conteúdos do cabeçalho ou rodapé na página mestra duplicada.

  3. Aplicar a página mestra duplicada à página da publicação.

    Como?

    1. No painel de tarefas editar páginas mestras , clique em Ver páginas da publicação.

      O painel de tarefas será alternado para aplicar a página mestra.

    2. Navegue para a página onde pretende aplicar a página mestra.

    3. No painel de tarefas aplicar página mestra , na caixa por baixo do ícone de página, selecione a página mestra que pretende aplicar.

Criar e editar páginas mestras

Iniciando a Formatação do Documento

Comentários (10)

Neste módulo veremos como funciona a Formatação de Texto do Word 2010, será  proposto um estudo detalhado sobre:  correção, procedimentos para personalização das páginas com cabeçalhos e rodapés, recursos de formatação da fonte, entre outras configurações do Word importantes para que você possa causar o impacto desejado com a mensagem que pretende transmitir no documento.

  • 2.1 –

    Nesta aula serão mostrados alguns comandos que foram vistos nas primeiras aulas e outros que serão estudados nas próximas aulas deste módulo, sobre como formatar um texto no Word 2010. Os textos deverão possuir alguns destaques, mas também não poderão ser enfeitados demais, pois isto poderá prejudicar a leitura, ao invés de ajudar. Com simplicidade é possível apresentar um documento do Word aos leitores de forma agradável.

    • Como inserir um texto da internet?
    • Como tirar um texto de dentro da tabela?
    • Como colocar um título no texto?
    • Como configurar a primeira linha e alinhamento do parágrafo?
    • Como corrigir um parágrafo com formatações de uma página web?
    • Como colocar o número na página?
    1. Inserindo um Texto da Internet no seu documento Word 2010;
    2. Extraindo os Dados de uma Tabela com o Word 2010;
    3. Configurando um Título para meu Texto;
    4. Configurando os Parágrafos do Documento;
    5. Corrigindo a Formatação do Parágrafo do texto da internet;
    6. Como Configurar o Número da página?
  • 2.2 –

    Nesta aula veremos como formatar a fonte de seu texto no Word 2010. Fazer a escolha certa do tipo, tamanho e cor fa fonte que será utilizada em seu texto, poderá daixar seus documentos do Word mais visíveis, sérios e organizados.

    • Como configurar a letra do meu texto pelo grupo de comando?
    • Como abrir a caixa de diálogo de formatação da fonte?
    • O que é a mini barra de ferramentas?
    1. Formatando a Fonte do texto pelo Grupo de Comandos?
    2. Como utilizar a Formatação da fonte pela Caixa de Diálogo da Fonte?
    3. Como Formatar a Fonte utilizando a Mini Barra de Ferramentas?
  • 2.3 –

    Agora estudaremos os efeitos que o Word 2010 disponibiliza para a fonte, dando um destaque maior para novos atalhos no grupo de comandos do Word. Os efeitos para fonte são utilizados para enfatizar uma informação importante de seu documento, por isso o Word disponibiliza vários tipos de efeitos prontos para você deixar seus textos mais destacados e chamativos.

    • Quais são os efeitos clássicos para serem usados nas fontes, na letra, de meus documentos?
    • Como usar o efeito sobrescrito e subscrito?
    • O que faz o efeito versalete e como transformar meu texto em maiúsculo?
    • Como realçar meu texto?
    • Como colocar um sublinhado em uma palavra?
    1. Quais são os Efeitos Clássicos para fonte?
    2. Como aplicar os Efeitos Sobescrito e Subscrito?
    3. Como usar os Efeitos Versalete e Maiúsculo?
    4. Para que serve o Efeito Realçar Fonte.
  • 2.4 –

    Nesta aula estudaremos os tipos de erros existentes, como iniciar a verificação destes erros e como definir o idioma padrão de verificação de erros no Word 2010.

    As ferramentas de revisão de texto do Word podem lhe ajudar muito na criação de seus documentos, dando-lhe flexibilidade e agilidade, pois erros de digitação poderão ser corrigidos na hora ou então ficarem com destaques para serem corrigidos posteriormente.

    • Quais são as diferenças entre o realce verde e vermelho dos erros?
    • Como corrigir e como iniciar a verificação da ortográfica e gramatical do texto?
    • Como escolher o idioma para correção?
    • Como corrigir clicando com o botão direito do mouse em cima do erro?
    1. Conheça a Diferença entre Erro Ortográfico e Erro Gramatical
    2. Como iniciar a Verificação Ortográfica e Gramatical do Texto?
    3. Corrija seu Texto utilizando o Menu de Contexto.
  • 2.5 –

    Estudaremos nesta aula, como inserir e como remover cabeçalhos no Word 2010. Com os cabeçalhos podemos personalizar os documentos do Word com algumas informações encabeçando nossas páginas, como por exemplo, com os dados da empresa ou da universidade.

    • Como colocar um texto acima da margem no Word 2010?
    • Como modificar o cabeçalho?
    • Podemos colocar uma figura no cabeçalho, datas ou números de páginas?
    • Como apagar o cabeçalho do documento?
    1. O que é um Cabeçalho em um documento do Word?
    2. Como Personalizar um Cabeçalho no Word 2010?
    3. Utilizando um Auto Cabeçalho em seu documento;
    4. Como Remover um Cabeçalho da página?
  • 2.6 –

    Estudaremos nesta aula o que é um rodapé e como usar suas opções no Word 2010. Durante a construção de seu texto, muitas informações auxiliares são necessárias, como por exemplo, explicar o significado de uma palavra ou fazer alguma referência. Dessa forma utilizamos em nossos documentos os recursos de rodapés do Word para adicionar informações e guiar nossos leitores.

    • O que é um rodapé?
    • Como criar um papel com timbre no rodapé?
    • Como tirar um rodapé?
    • Como modificar no rodapé os objetos automáticos como datas, figuras, numeração de página?
    1. O que é um Rodapé?
    2. Como Configurar um Rodapé?
    3. Como Remover um Rodapé na página?
    4. Como usar um Auto Rodapé em meu documento?
  • 2.7 –

    Vamos estudar agora algumas opções de cabeçalho e rodapé e formatar suas margens no Word 2010. Estes pequenos detalhes de configuração que podem deixar alguns usuários do Word com dificuldades, principalmente quando falamos de elementos como o cabeçalho e rodapé, por isso veja as dicas que o officeguru preparou para você.

    • Como configurar um cabeçalho e rodapé sem afetar a capa do trabalho?
    • Como configurar o número na posição externa para imprimir frente e verso e na parte oposta a encadernação na página?
    • Como configurar as margens do cabeçalho e rodapé combinando com as margens da página?
    1. Configurando o Cabeçalho e Rodapé na Primeira Página Diferente das outras
    2. Configurando os Cabeçalhos e Rodapés Diferentes em Páginas Pares e Ímpares?
    3. Relacionando a as Margens da Página com as Margens de Cabeçalho e Rodapé?

Próximo módulo:
Configurando as Páginas

Como Apagar Cabeçalhos e Rodapés no Word: 7 Passos

Voltar a página inicial do curso

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*