Como apagar backups do whatsapp no iphone ou ipad

O WhatsApp não é o melhor aplicativo de mensagens que existe, mas sem dúvida é o mais amplamente usado no Brasil, em todas as plataformas.

Por usarmos muito, é normal que com o tempo o aplicativo fique cheio de imagens, vídeos, áudio e arquivos guardados, que muitas vezes recebemos e deixamos ali, sem apagá-los ou guardá-los em outro lugar, quando é o caso. Resultado: com o tempo o aplicativo vai “inflando” e ocupando um espaço desnecessário no iPhone.

Felizmente há uma maneira de apagar todos estes arquivos internos, sem necessariamente eliminar as conversas existentes. A seguir, explicamos como limpar o WhatsApp.

Limpar o WhatsApp

Há muitos tutoriais pela internet ensinando que, para “limpar” os arquivos internos do WhatsApp, basta apagar todas as conversas e pronto. Isso funciona, mas é um tiro de canhão para matar uma mosca.

Muitas vezes você quer manter o histórico de conversas, apenas desejando eliminar os arquivos que não precisa mais e que estão ocupando espaço. Então, o procedimento é outro. Siga os passos:

Passo 1: Abra o aplicativo do WhatsApp e toque no botão Ajustes na barra inferior da tela.

Como Apagar Backups do WhatsApp no iPhone ou iPad

Passo 2: No menu que aparecer, toque em Uso de Dados e Armazenamento.

Como Apagar Backups do WhatsApp no iPhone ou iPad

Passo 3: Toque novamente na opção Uso de Armazenamento.

Como Apagar Backups do WhatsApp no iPhone ou iPad

Passo 4: Você verá então uma lista com todas as suas conversas e a quantidades de bytes que cada uma ocupa no iPhone. É neste momento que você identifica quais são os grupos que mais consomem espaço interno e pode assim decidir onde começar a limpeza.

Como Apagar Backups do WhatsApp no iPhone ou iPad

Passo 5: Abrindo o grupo você verá detalhadamente o que cada coisa está ocupando espaço. Textos, fotos, vídeos, GIFs… Assim fica fácil saber quais são os vilões. Toque no botão Gerenciar.

Como Apagar Backups do WhatsApp no iPhone ou iPad

Passo 6: Agora você só irá selecionar o que quer apagar. De início todos aparecerão selecionados, mas você pode desmarcar o que quer manter, como por exemplo, as conversas de texto. Selecione o que quer apagar no grupo e toque em Limpar.

Como Apagar Backups do WhatsApp no iPhone ou iPad

Isso irá eliminar de uma vez os arquivos somente daquele grupo. Você terá que repetir o processo para cada grupo ativo que você tiver, lembrando que se você quiser manter alguma imagem ou áudio, terá que primeiro abrir normalmente a conversa e salvar a mídia desejada.

Caso você não queira apagar tudo, apenas algumas fotos ou alguns vídeos, aí você terá que fazer isso na própria conversa, uma a uma. O processo exposto aqui é apenas caso você deseje apagar de uma vez todos os tipos de mídia de uma determinada conversa.

Este é um método eficiente de limpar o WhatsApp eliminando somente o que você não irá mais utilizar e preservando arquivos, fotos e áudios que para você são importantes.

Leia também:

armazenamento do iPhone cheio? Como liberar espaço removendo "Documentos e dados"

Você viu esse pop-up no seu iPhone recentemente?

Pode ser frustrante descobrir que você está com pouco espaço de armazenamento, principalmente se ele ocorrer no momento em que você estiver tentando atualizar o iPhone ou salvar mais conteúdo no telefone.

Quer você esteja baixando músicas no Spotify ou Apple Music, salvando programas de TV e filmes do Netflix ou Prime Video, ou simplesmente tentando tirar e compartilhar mais fotos, nós o cobrimos com nosso guia definitivo para liberar espaço no seu iPhone .

Infelizmente, a única maneira de liberar espaço é removendo o conteúdo. Obviamente, você não deseja excluir fotos, mensagens, vídeos ou músicas significativos, mas e quanto a outros dados que talvez você não consiga ver? Vamos ver as várias maneiras pelas quais você pode aumentar o espaço de armazenamento no seu iPhone – e todas elas são gratuitas.

Se você quiser liberar espaço no seu iPhone, precisará excluir o conteúdo. Certifique-se de fazer um backup do seu iPhone antes de começar a excluir qualquer coisa, caso remova acidentalmente algo que você precisa. Descubra como fazer um backup aqui .

Clique nos links abaixo para ir para uma seção específica ou leia o artigo como um todo para obter o máximo de economia de armazenamento.

Documentos e Dados

O primeiro passo para liberar espaço no seu iPhone é dar uma olhada no detalhamento do seu armazenamento atual. Para fazer isso:

  1. Vá para Settings no seu iPhone
  2. Role para baixo até General
  3. Selecionar iPhone Storage

Isso mostrará quanto do armazenamento do seu iPhone você está usando no momento e quanto de cada tipo de dados você está armazenando no momento.

Os exemplos acima mostram a diferença de espaço livre em um iPhone que armazena fotos no iCloud versus um iPhone que armazena fotos diretamente no dispositivo

Abaixo da análise do seu armazenamento, você pode ver a quantidade de armazenamento que cada um de seus aplicativos está usando, ordenada do maior para o menor. Você também pode ver várias recomendações de economia de armazenamento da Apple.

Ainda não os habilite, pois explicaremos os prós e os contras de fazê-lo neste guia (alerta de spoiler: você pode acabar removendo os dados que deseja manter).

Se você clicar em alguns aplicativos dessa tela, notará que alguns dos dados usados por esses aplicativos são dedicados a algo chamado 'Documentos e dados'.

Documentos e dados no Spotify e WhatsApp

Documentos e dados é o termo usado para uma coleta de dados armazenados no seu dispositivo por um aplicativo.

Isso pode não ser responsável por todos os dados usados por este aplicativo (por exemplo, alguns dados podem ser armazenados no iCloud), mas provavelmente será responsável pela maior quantidade de dados armazenados no seu telefone pelo aplicativo.

Documentos e dados não é o aplicativo em si. Se você clicar em Offload App na captura de tela acima, isso não liberaria o armazenamento usado pelos Documentos e dados do aplicativo.

A seção Documents and Data do armazenamento de um aplicativo geralmente representa a maior quantidade de dados, portanto, reduzir essa é uma maneira eficaz de liberar armazenamento no seu iPhone.

Para reduzir a quantidade de armazenamento que os Documentos e dados de cada aplicativo usam, você pode usar uma variedade de métodos.

Leia também:  Como aprender inglês com facilidade (com imagens)

A maneira mais direta de fazer isso é excluir o aplicativo e reinstalá-lo, pois isso removerá todos os dados que não são essenciais para a execução do aplicativo.

Claro, é provável que você queira manter parte do conteúdo armazenado por este aplicativo (como qualquer áudio pré-baixado no Spotify), portanto, essa pode não ser a melhor abordagem para os aplicativos que você usa com mais frequência. Este método não funcionará para aplicativos padrão no seu iPhone, como Fotos e Mensagens, pois esses aplicativos não podem ser excluídos.

Como Recuperar Conversa do WhatsApp do iPhone?

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares para os usuários do Android e do iPhone.

E para a maioria dos usuários, os seus bate-papos são muito importantes, e a empresa está sempre trabalhando duro para se certificar de que eles nunca perdem o seu histórico de conversa.

No entanto, se as mensagens do WhatsApp forem excluídas ou perdidas por quaisquer outros motivos, a empresa não poderá recuperar as mensagens porque não armazena o histórico de conversas do WhatsApp em seu sistema.

Mas não se preocupe! Nesta página, apresentamos como recuperar conversa do WhatsApp do iPhone com poderosa ferramenta de recuperação do iPhone. Os usuários do iPhone que querem recuperar o histórico de conversas perdido do WhatsApp podem ler para aprender a solução eficiente.

Visão geral da recuperação da conversa do WhatsApp do iPhone

Os usuários que costumam usar o WhatsApp podem saber que este aplicativo faz automaticamente backups de mensagens de texto, vídeos e imagens, às 4 horas da manhã todos os dias e os armazena em seu celular.

Assim você pode recuperar conversa do WhatsApp do iPhone simplesmente desinstalando e reinstalando o WhatsApp. Esse método é a maneira mais simples de restaurar as conversas mais recentes do WhatsApp, mas não funciona para restaurar as mensagens antigas do WhatsApp.

Neste caso, você deve tentar a eficaz ferramenta da recuperação dos dados do iPhone para recuperar as mensagens mais antigas perdidas do WhatsApp do iPhone.

Etapas simples para recuperar as mensagens do WhatsApp do iPhone

EaseUS MobiSaver é um profissional software da recuperação dos dados do iOS.

Ele é projetado para ajudar os usuários do iPhone, iPad e iPod touch a recuperar seus dados perdidos, incluindo mensagens de texto, iMessages, mensagens do WhatsApp, contatos, registro de chamadas, notas, fotos, vídeos, calendários, favoritos, lembretes, rolo de câmera, etc.

O programa pode ajudá-lo a recuperar conversa do WhatsApp do iPhone, por meio de digitalizar diretamente o celular ou extrair o arquivo de backup do iTunes ou iCloud. Agora você pode baixar o software e seguir o guia abaixo para recuperar as suas mensagens do WhatsApp com facilidade.

  Teste GratuitoWin Versão   Teste GratuitoMac Versão

Etapa 1. Conectar o seu iPhone ao computador

Execute EaseUS MobiSaver e conecte seu iPhone ao PC. Em seguida, seu dispositivo pode ser reconhecido e mostrado em “Recuperar do dispositivo iOS“. Aponte o mouse para o dispositivo e clique no botão “Digitalizar” para iniciar o trabalho de recuperação de mensagens do WhatsApp.

Etapa 2. Digitalizar iPhone para encontrar todas as mensagens perdidas do WhatsApp

Em seguida, o EaseUS MobiSaver verificará rapidamente o seu dispositivo para encontrar todos os dados existentes e perdidos. Você pode encontrar e visualizar seus arquivos de destino facilmente através de clicar nas categorias corretas no lado esquerdo.

Etapa 3. Recuperar conversa do WhatsApp do iPhone

Marque os arquivos desejados durante a visualização e clique no botão “Recuperar” para exportá-los para o computador. Em seguida, especifique uma pasta para salvá-los.

  Teste GratuitoWin Versão   Teste GratuitoMac Versão

Como transferir ou recuperar mensagens excluídas do WhatsApp

Dificuldade : fácil Passos : até 3 Tempo necessário : 5 minutos

Com mais de 1,5 bilhão de usuários e mais de 65 milhões de mensagens enviadas pelo aplicativo todos os dias, o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo .

Como acontece com qualquer outro dado no seu iPhone, as conversas pelo WhatsApp são importantes, e perdê-las pode ser uma dor.

Felizmente, existem alguns métodos diferentes que você pode usar para recuperar ou transferir seu WhatsApp.

Este artigo ajudará você a restaurar e transferir seus dados do WhatsApp com três métodos diferentes. Se você deseja transferir suas mensagens do WhatsApp de um telefone para outro, usando os arquivos ChatStorage.sqlite, pule para o Método 3, que o guiará por esse processo.

  • Método 1: Acessando backups do WhatsApp diretamente
  • Método 2: Acessando bate-papos do WhatsApp rapidamente a partir do backup do iPhone
  • Método 3: Transferindo arquivos do WhatsApp de um iPhone para outro usando o ChatStorage.sqlite

Método 1: Acessando backups do WhatsApp diretamente

Quando o iCloud está ativado, o WhatsApp pode fazer backup de mensagens diretamente. Essa abordagem só funciona ao usar o mesmo número de telefone e conta do iCloud. Os métodos 2 e 3 deste guia podem ser usados em diferentes números e contas.

Embora essa seja a maneira mais direta de acessar suas mensagens, esse método não permite escolher as mensagens que você recupera: é uma recuperação de tudo ou nada. Dessa forma, o uso direto de backups do WhatsApp é melhor usado na transferência de mensagens para um novo iPhone, se as mensagens do WhatsApp não forem migradas com o processo normal de backup e restauração do iPhone.

Leia também:  Como aprender a mexer em um computador: 8 passos

Você pode acessar o arquivo de bate-papo do WhatsApp dentro do próprio aplicativo do WhatsApp com as seguintes etapas:

  1. Abra o WhatsApp e toque em Settings no canto inferior direito

  2. Selecione Chats , em seguida, Chat Backup – Chat Backup

Visualizando backups no WhatsApp

  • Aqui, você verá quando o último backup foi feito.
  • Para restaurar a partir do backup interno, você precisará:
  1. Verifique se existe um backup recente para o WhatsApp. Você pode selecionar Fazer Back Up Now para criar um novo backup (embora tenha cuidado para que isso apague os dados do backup anterior).

  2. Exclua o WhatsApp do seu iPhone. Isso excluirá todos os bate-papos que não foram salvos em backup no WhatsApp.

  3. Instale o WhatsApp na loja de aplicativos.

  4. Configure o WhatsApp como faria normalmente, com o mesmo número de telefone usado anteriormente.

  5. O WhatsApp perguntará se você deseja restaurar seu histórico de bate-papo no iCloud; Para continuar, toque em Restore Chat History .

Método 2: Acessando bate-papos do WhatsApp a partir do backup do iPhone

Se você deseja acessar suas mensagens do WhatsApp como um todo ou individualmente, você pode usar este método para fazer isso. Descrevemos a transferência de mensagens do WhatsApp de um iPhone para outro no método 3, abaixo.

As mensagens excluídas do WhatsApp podem ser recuperadas rapidamente de um backup do iPhone em 3 etapas:

  1. Baixe e instale o iPhone Backup Extractor
  2. Encontre um backup adequado do iTunes ou do iCloud
  3. Use o Extrator de backup do iPhone para recuperar as mensagens

As conversas do WhatsApp não são armazenadas nos servidores do WhatsApp, por isso não é possível restaurá-las diretamente do próprio aplicativo. A boa notícia é que o seu iPhone provavelmente já salvou seus bate-papos do WhatsApp em um backup do iTunes ou do iCloud – e você pode extrair as mensagens armazenadas no seu iPhone ou iPad.

A restauração de um backup do iCloud no seu iPhone pode causar perda de dados, pois removerá qualquer coisa que tenha sido criada após o backup ser feito. Não recomendamos fazer isso se você estiver interessado em recuperar apenas dados do WhatsApp e não em restaurar o telefone para o estado em que o backup foi feito.

Antes de começar, verifique se o dispositivo não substituirá seu último backup. Para fazer isso, verifique se o dispositivo não está carregando ou conectado via USB (os backups do iCloud podem ser atualizados e sobrescritos automaticamente se o dispositivo estiver conectado a Wi-Fi, carregando e bloqueado).

Etapa 1. Baixe e instale a edição gratuita do iPhone Backup Extractor.

Você pode obtê-lo para Mac ou Windows PC .

Etapa 2. Selecione o backup do iPhone que contém seus dados.

O iPhone Backup Extractor verificará automaticamente os backups localizados na sua pasta de backup padrão. Se o seu backup estiver localizado em um local diferente, selecione a pasta clicando em Adicionar backups`.

Acessando backups do iPhone com o iPhone Backup Extractor

Clique no texto “Adicionar backups do iCloud” no navegador de backup do iPhone do aplicativo, no lado esquerdo do aplicativo, e entre no iCloud usando a janela que aparece. Você precisará do seu nome de usuário e senha do iCloud.

Faça login no iCloud

Se vários backups estiverem disponíveis no iTunes ou iCloud, selecione aquele que contém suas mensagens do WhatsApp na lista de backups mostrados no lado esquerdo do aplicativo. Se você tiver um backup criptografado do iPhone, será solicitado a digitar sua senha de backup agora.

Etapa 3. Recupere suas mensagens do WhatsApp

Depois que o backup do iPhone for carregado no iPhone Backup Extractor, você poderá ver o número de mensagens do WhatsApp encontradas no backup no painel Overview .

Recuperando dados do WhatsApp com o Extrator de backup do iPhone

Se você deseja extrair todas as suas mensagens, clique no ícone do WhatsApp para extrair suas mensagens. O iPhone Backup Extractor extrai as mensagens como PDF por padrão, embora você também possa salvar seus arquivos no formato CSV ou HTML. Recomendamos que você extraia seus dados como PDF, pois é mais fácil compartilhar e ler esse formato entre dispositivos.

Salvar como arquivos CSV salvará todas as suas mensagens como texto em um único arquivo com imagens extraídas para uma pasta separada, enquanto os arquivos HTML serão salvos como arquivos individuais que podem ser abertos em um navegador).

Para extrair seus arquivos em CSV ou HTML, clique em Extract no painel superior, role para WhatsApp no menu suspenso e selecione o tipo de arquivo que você deseja usar.

Recuperou mensagens do WhatsApp como PDF

Ao extrair suas mensagens, você poderá selecionar o local para onde deseja exportar os arquivos. a pasta com as mensagens salvas será aberta automaticamente assim que terminar de exportar.

Como alternativa, se você preferir extrair bate-papos individuais, poderá fazê-lo usando o painel Preview do iPhone Backup Extractor. Aqui está como:

Abra o backup do iPhone e selecione o painel Preview . Role para baixo para encontrar o ícone do Whatsapp na lista à esquerda e selecione-o. Selecione todas as conversas que você deseja exportar. Clique em Extract para extrair as mensagens selecionadas como um PDF.

Modo de visualização do iPhone Backup Extractor mostrando mensagens do WhatsApp

Método 3: Transferindo arquivos do WhatsApp de um iPhone para outro usando o ChatStorage.sqlite

Você pode usar o método final para transferir dados da mensagem do WhatsApp entre telefones, conforme descrito na explicação abaixo ou de outras maneiras, desde que você tenha uma cópia desses backups armazenados em um local seguro.

Leia também:  Como caminhar no espírito: 14 passos (com imagens)

Por exemplo, você pode seguir estas instruções para restaurar um antigo banco de dados de mensagens do WhatsApp no mesmo iPhone ou simplesmente transferir seu histórico do WhatsApp para outro dispositivo.

Você pode até converter o banco de dados do WhatsApp do iPhone e importá-lo para um dispositivo Android.

A explicação abaixo usa dois dispositivos:

  • Um iPhone com as mensagens e dados do WhatsApp que queremos extrair
  • Um segundo iPhone que receberá os dados do primeiro

Veja como restaurar suas mensagens do WhatsApp em um iPhone:

  1. Faça um backup do iPhone no dispositivo que contém as mensagens que você deseja restaurar. Após o login, você poderá escolher e baixar qualquer arquivo de backup existente em sua conta. Se você já possui um backup atualizado, pode pular esta etapa.

  2. Baixe o iPhone Backup Extractor para Mac ou Windows e instale-o.

  3. Inicie o iPhone Backup Extractor e selecione seu backup no lado esquerdo.

    Localização de ChatStorage.sqlite

  4. Escolha o Expert mode , vá para Application Groups → net.whatsapp.WhatsApp.shared e selecione ChatStorage.sqlite . Este arquivo é o banco de dados usado pelo WhatsApp para armazenar seu histórico de mensagens. Certifique-se de extrair e baixar esse arquivo para um local seguro. Você precisará disso mais tarde. (Você pode simplesmente arrastá-lo para a área de trabalho.)

    Selecionando o banco de dados do WhatsApp

  5. Faça um backup do iPhone para o qual deseja importar o histórico de mensagens – o segundo telefone do nosso exemplo.

  6. Faça uma cópia do backup do segundo telefone em um local seguro. Se você não sabe onde os arquivos estão armazenados, podemos mostrar onde procurar .

  7. Selecione o backup que você deseja alterar no iPhone Backup Extractor e siga o mesmo caminho descrito na etapa anterior: Application Domains → group.net.whatsapp.WhatsApp.shared . Clique com o botão direito do mouse no arquivo ChatStorage.sqlite e escolha Replace File . Em seguida, selecione o arquivo ChatStorage.sqlite extraído na terceira etapa.

    Nota importante: as mensagens do banco de dados serão substituídas pelas mensagens antigas do primeiro backup, portanto, certifique-se de ter uma cópia de todas as mensagens do segundo telefone necessárias.

    Substituindo arquivos em um backup do iPhone

  8. Agora você deve ter um backup modificado do iPhone contendo as mensagens e bate-papos do WhatsApp de outro arquivo de backup. Para restaurá-los no seu telefone, você precisa restaurar o backup no seu telefone. Para fazer isso, conecte seu iPhone ao computador e inicie o iTunes ou o Finder. Escolha restaurar o backup modificado no seu dispositivo.

    Restaurando um backup com o Finder

Depois que o iPhone reiniciar, você verá as conversas do WhatsApp importadas no seu dispositivo. Você pode navegar pelas conversas como se fossem feitas usando o seu iPhone. Observe que os anexos de mídia não são visíveis nessas mensagens, mas você pode exportá-los do seu backup usando o Método 2 acima.

Este método funciona desde o iOS 8 até a versão mais recente. Isso significa que você pode restaurar as mensagens do WhatsApp de um iPhone com iOS 8 para o dispositivo iOS 13 – por exemplo – e vice-versa. Esse método também funciona com backups criptografados do iPhone.

Perguntas frequentes do WhatsApp – Como fazer backup no iCloud

Você pode fazer backup e restaurar seu histórico de conversas do WhatsApp usando o iCloud.

Observações:

  • Seu histórico de conversas do WhatsApp não será armazenado em nossos servidores.
  • Os arquivos de mídia e as mensagens salvos no backup não estarão protegidos com a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp enquanto estiverem no iCloud.
  • Não podemos recuperar as mensagens apagadas para você.

Fazer backup no iCloud

Backup manual

Você pode fazer backup das suas conversas manualmente a qualquer momento.

Abra o WhatsApp e toque em Ajustes > Conversas > Backup de conversas > Fazer backup agora.

Backup automático

Você também pode ativar os backups automáticos. Para isso, toque em Backup automático e escolha a frequência com que deseja salvar suas conversas.

Dessa forma, o backup de suas conversas e seus arquivos de mídia será feito para sua conta do iCloud. Você pode incluir ou excluir vídeos de seu backup. A conclusão do backup no iCloud pode demorar um pouco, dependendo da sua conexão à internet e do tamanho do backup.

Requisitos

  • Iniciar uma sessão com o ID Apple que você utiliza para acessar o iCloud.
  • Ter o iOS 9 ou posterior e o iCloud Drive ativado.
  • Ter espaço livre suficiente no seu iPhone e no iCloud. Você precisa ter no mínimo 2,05 vezes mais espaço disponível na sua conta do iCloud e em seu aparelho do que o tamanho real do seu backup.

Se você se preocupa com o uso de dados do seu celular, recomendamos que você faça o backup do iCloud usando apenas redes Wi-Fi.

Restaurar um backup anterior

Se você já fez um backup do seu iPhone utilizando o iTunes ou o iCloud, é possível que você consiga recuperar suas conversas do WhatsApp restaurando seu iPhone com um backup anterior. Para mais informações sobre como fazer backup e restaurar seu iPhone, acesse a página de Suporte da Apple.

Exportar o histórico de conversas

Se quiser salvar uma conversa, você pode enviar o histórico dessa conversa para seu e-mail.

Observação: esse recurso não está disponível na Alemanha.

  1. Abra a conversa individual ou em grupo que você deseja salvar.
  2. Toque no nome do contato ou do grupo.
  3. Toque em Exportar conversa.
  4. Selecione se deseja Anexar mídia ou enviar a conversa por e-mail Sem mídia.
  5. Toque no aplicativo Mail para abri-lo. Se preferir, toque em Mais para mais opções.
  6. Insira seu endereço de e-mail e toque em Enviar.

Artigos relacionados

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*