Como apagar a memória interna de um android: 5 passos

Para baixar um aplicativo ou jogo na Play Store, você precisa ter espaço livre no aparelho. Com o passar do tempo, pode ser que o seu armazenamento interno já esteja cheio e o cartão microSD tenha acabado com o espaço de sobra. Calma, nós temos uma solução.

Caso você se encontre nesta situação, a boa notícia é que existe uma forma de fazer o cartão SD ser interpretado pelo Android como se fosse item de armazenamento interno, liberando espaço para instalar mais aplicativos e jogos.

Confira abaixo como aumentar a memória interna do Android com o cartão microSD sem precisar fazer root, o processo que libera privilégios de administrador no aparelho.

  1. Acesse o menu de “Configurações do aparelho” e entre em “Armazenamento”;Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos
  2. Clique na opção “Micro SD”, vá no ícone representado por “três pontos” e em “Configurações de armazenamento”;Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos
  3. Escolha a opção “Formatar como interno” e clique em “Limpar e formatar”;Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos
  4. Após o processo ser concluído, você poderá mover os arquivos do armazenamento interno para o cartão SD. Fica a seu critério realizar este processo ou não. Por fim, clique em “Concluído”.Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos

Este processo pode levar algum tempo até ser completado. Apesar de sua utilidade, lembre-se que a velocidade de um cartão microSD sempre será menor do que a velocidade real do armazenamento interno do aparelho. Portanto, use-a apenas quando necessário para evitar lentidões no sistema.

Voltando a usar o cartão SD como armazenamento externo

Para retomar o uso do cartão microSD da forma tradicional, ou seja, sem ser identificado como armazenamento externo, é bem simples. O processo é parecido com o que foi feito acima. Confira:

  1. Acesse a tela de “Configurações do aparelho” e entre em “Armazenamento”;Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos
  2. Clique em “Cartão SD” e vá no ícone representado por “três pontos”;Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos
  3. Utilize a opção “Formatar como portátil” e então toque em “Formatar”.Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos

Fazendo o processo em aparelhos que escondem a função

Algumas fabricantes que adotam o Android como sistema para o seu smartphone acabam optando por ocultar este recurso. Se este for o seu caso, é necessário utilizar o computador para realizar esta tarefa e o Android com o modo de desenvolvedor habilitado.

Além disto, no caso do computador e do Windows serão necessários alguns aplicativos instalados, como as ferramentas ADB e Fastboot, essenciais para o processo.

Destravando o modo desenvolvedor e outras configurações

O primeiro passo para o processo, como dito acima, envolve habilitar o modo de desenvolvedor. Além dele, também é necessário habilitar o modo de depuração USB. Siga os passos:

  1. Acesse a tela de “Configurações do aparelho” e entre em “Sobre”;Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos
  2. Clique em “Informações do software” e toque 7 vezes em “Número da versão” ou até aparecer a mensagem que o modo de desenvolvedor foi habilitado;Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos
  3. Volte até a tela “Configurações do aparelho” e entre em “Opções do desenvolvedor”. Habilite o modo “Depuração USB”.Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos

Instalando as ferramentas no PC

Agora que o celular já está pronto para o processo, é necessário realizar as etapas no computador. Neste caso, para facilitar, mostraremos como instalar as ferramentas ADB já com o modo fastboot e seus drivers. Confira como fazer:

  1. Faça a instalação do Android SDK pelo Android Studio em seu computador após baixá-lo por este link;
  2. Agora, realize o download do Fastboot por este link;
  3. No “Windows Explorer”, acesse este caminho: %USERPROFILE%;
  4. Crie uma pasta chamada “adb-fastboot” e extraia o conteúdo do arquivo baixado do “Fastboot” para ela;
  5. No menu iniciar, procure pelo item “Exibir configurações avançadas do sistema” e acesse-o;
  6. Entre na opção “Variáveis de ambiente”;
  7. Em “Variáveis do sistema”, selecione a opção “Path” e clique em “Editar”;
  8. Adicione este parâmetro: ;%USERPROFILE%adb-fastbootplatform-tools;
  9. Clique em Ok > Ok;
  10. Por fim, faça a instalação dos “Drivers ADB” com este link e reinicie a máquina.

Com os programas e drivers devidamente instalados, agora a ferramenta será rodada com os comandos necessários. Siga os passos:

  1. Abra o “Menu iniciar”, procure por “CMD” e execute o “Prompt de comando”;
  2. Entre com este comando: cd %USERPROFILE%adb-fastbootplatform-tools;
  3. Para saber se o celular está sendo reconhecido, digite: adb devices. Aperte “Enter”;
  4. Com o celular sendo reconhecido, digite: adb shell;
  5. Agora, para listar os ‘discos’ do Android, entre com o comando: sm set-force-adoptable true.

Depois de fazer estes passos acima, você só precisa realizar as etapas mostradas nos primeiros passos, pois a opção para formatar o cartão como armazenamento interno estará disponível naquele mesmo menu.

Android Dicas armazenamento Dicas&Tutoriais

Compartilhe com seus seguidores

Android com a memória cheia? Aprenda como limpar os restos de apps antigos

por Paulo Alves Para o TechTudo

Os celulares com Android tendem a ficar com a memória cheia por causa de arquivos residuais que ocupam espaço com o passar do tempo e o uso do smartphone.

Alguns deles são restos de aplicativos desinstalados, que acabam deixando lixo eletrônico desnecessário no sistema. A alternativa é limpar a memória interna do celular para evitar que o smartphone fique lento.

Para isso, é preciso utilizar apps que rastreiem esse tipo especifico de resíduo digital indesejado, como o SD Maid, que está disponível gratuitamente para download. Aprenda neste tutorial a recuperar espaço no seu Android.

Bloqueio do Android pode ser desativado em 5 tentativas; proteja-se

Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 PassosAprenda a usar o app SD Mais para recuperar memória no celular Android (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Baixe e instale o app SD Maid no seu celular Android.

Passo 2. Abra o aplicativo e selecione a opção “Localizador de cadáver”. Na tela seguinte, toque no botão verde, localizado no canto inferior direito, para configurar a ferramenta pela primeira vez. O próprio aplicativo explica que vai buscar por “arquivos ou pastas que […] acredita pertencer a um aplicativo que não está mais instalado no dispositivo”.

Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 PassosAcesse o localizador de cadáveres do SD Maid (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. O primeiro passo é liberar o acesso do aplicativo ao armazenamento do celular. Toque em “Conceder acesso” e depois em “Permitir”.

Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 PassosPermita que o SD Maid acesse o armazenamento do seu celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Em seguida, selecione o seu cartão SD (caso tenha) para uso no SD Maid. A concessão de acessos dos passos 3 e 4 deste tutorial só precisa ser realizada uma única vez.

Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 PassosConceda permissão para que o SD Maid acesse também o cartão de memória (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Por fim, realize uma varredura por arquivos residuais de apps já desinstalados do seu aparelho.

Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 PassosBusque por restos mortais de apps usando o SD Maid (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Clique na lixeira e confirme em “Apagar” para excluir o lixo de uma vez por todas.

Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 PassosExclua definitivamente lixos do celular com o SD Maid (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O SD Maid tem outras funções que permitem limpar arquivos temporários, encontrar itens grandes demais e até duplicatas que podem ser removidas para economizar espaço. No entanto, seu rastreador de lixo de app excluído é o que o mais se destaca por causa da eficiência.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

  • Dj Comodoro Melhor aplicativo de limpeza do Android. Estava com resíduos de um adware que não saía de jeito nenhum. Já tinha utilizado vários aplicativos de limpeza, antivírus, antiadware e anti malware e nenhum conseguiu limpar. Só com o SD Maid que me livrei da praga.
  • Carolina Paixão Sensacional esse aplicativo, leve e extremamente funcional!
  • Guilherme Costa Quem entrou só para ver os comentários, da uma curtida…
  • Guilherme Costa Quem entrou só para ver os comentados, da uma curtida…
  • José Neto Dica simples; troque pelo IOS!!!
  • Carlos Moncao O melhor, na minha opinião, é o CCleaner. A versão gratuita é ótima e a paga excelente.
  • Marcelo Rizzato Enganação, quase tudo tem que comprar a versão PRO. É só propaganda. Tentei apagar arquivos duplicados e tb não funciona na versão gratuita. Só queria isso. Uso o android faz 7 anos e nunca travou e dá pra instalar tudo iphone fica refén da Apple.
  • Dj Comodoro Melhor aplicativo de limpeza do Android. Estava com resíduos de um adware que não saía de jeito nenhum. Já tinha utilizado vários aplicativos de limpeza, antivírus, antiadware e anti malware e nenhum conseguiu limpar. Só com o SD Maid que me livrei da praga.
  • Carolina Paixão Sensacional esse aplicativo, leve e extremamente funcional!
  • Guilherme Costa Quem entrou só para ver os comentários, da uma curtida…
  • Guilherme Costa Quem entrou só para ver os comentados, da uma curtida…
  • José Neto Dica simples; troque pelo IOS!!!
  • Carlos Moncao O melhor, na minha opinião, é o CCleaner. A versão gratuita é ótima e a paga excelente.
  • Marcelo Rizzato Enganação, quase tudo tem que comprar a versão PRO. É só propaganda. Tentei apagar arquivos duplicados e tb não funciona na versão gratuita. Só queria isso. Uso o android faz 7 anos e nunca travou e dá pra instalar tudo iphone fica refén da Apple.
Leia também:  Como aliviar uma dor no joelho: 11 passos (com imagens)

Como liberar espaço no Android [6 dicas para limpar a memória interna] – Aplicativos

Se você está sem armazenamento no Android e quer liberar espaço na memória interna do celular, saiba que não é um processo complicado. Existem diversas coisas que você pode limpar sem precisar recorrer a um cartão de memória para conseguir liberar espaço no Android. Veja seis dicas que você pode por em prática agora.

Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos

Como liberar espaço no Android

A tela do smartphone cresce, o consumo de conteúdo também, mas o espaço interno continua pequeno. Resultado: com o passar do tempo, você não consegue nem mais baixar aplicativos de tanta coisa que tem na memória do celular. Nos parágrafos abaixo, te ajudo a liberar espaço na memória interna do Android, o que também ajuda a deixar o celular mais rápido e consumir menos recursos.

Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos

Para descobrir o que não deixa você baixar mais aplicativos ou tirar mais fotos, basta ir em Configurações > Armazenamento.

Nessa opção, o celular irá listar tudo o que ocupa a memória interna do sistema, incluindo apps, imagens, vídeos, áudio, outros (pastas e arquivos) e dados em cache.

É tanta coisa que eu separei vários aplicativos e soluções para você não ficar mais sem espaço. Vamos lá.

1. Desinstalar e desativar aplicativos inúteis

Com algum tempo de uso, a gente acaba instalando tanta coisa no smartphone que acaba nem lembrando ou nem usa mais alguns deles. Por isso, é uma boa ideia dar uma olhada nesses aplicativos em Configurações > Aplicativos para ver quais ocupam mais espaço na memória interna e desinstalá-los clicando no botão de Desinstalar.

Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos

Algumas fabricantes também incluem uma penca de aplicativos pré-instalados que, para algumas pessoas, não são tão agradáveis. Às vezes ficam instaladas demonstrações de jogos ou ferramentas que quase ninguém usa (e nem dá pra desinstalá-las). Mas, a partir do Android 4.0, é possível pelo menos desativar esses apps pré-carregados. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Entre em Configurações > Aplicativos;
  2. Toque no aplicativo que você quer desativar. Para demonstração, eu escolhi o Hangouts;
  3. O Android avisa: “Se você desativar esse app, outros apps poderão não funcionar mais como deveriam”. Desde que não seja um aplicativo essencial para o sistema, ele pode ser desativado. Toque em Desativar app;
    Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos
  4. Após essa tela, toque em Ok. Os dados do aplicativo serão apagados e ele ocupará menos memória;
  5. Viu só? O Hangouts ocupava 36 MB na memória interna e agora ocupa só 4 KB, e nem fica mais visível;

Agora é só repetir esses passos para outros aplicativos nativos que ocupam muito espaço. Se você desativou ou desinstalou algum aplicativo que não deveria, não tem problema: basta ir na aba Desativados, ao lado de Todos os aplicativos, para ver quais apps você desativou e que devem ser reativados.

2. Fazer uma limpa na galeria

Eu sei que pode ser chato entrar no aplicativo da galeria e ficar revirando tooodas as suas fotos ou vídeos até achar alguma que deve ser apagada. Mas não se preocupe: existem algumas ferramentas para te ajudar nesse processo. Eu já recomendei aqui no Tecnoblog uma vez o Gallery Doctor, que analisa sua galeria e mostra fotos ruins que devem ser deletadas.

Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos

Continuo mantendo a recomendação.

O Gallery Doctor é uma ótima solução para quem quer ver, de forma separada, as fotos similares, fotos ruins e até as fotos para revisão, que incluem imagens que não se encaixaram em nenhuma das duas categorias anteriores.

A revisão de fotos é feita como uma espécie de Tinder: um deslize para o lado faz a imagem ficar ou ser deletada; se acontecer algum acidente e você excluir alguma sem querer, o app dá cinco segundos para a ação ser desfeita.

5 dicas para liberar espaço no seu Android

Atualmente, existe um aplicativo para tudo. Apesar da aparente praticidade trazida por esses pequenos programas, o excesso pode acabar prejudicando o rendimento do seu dispositivo móvel. A matemática é simples: quanto menos espaço de armazenamento interno seu dispositivo possui, mais fácil será esgotá-lo.

Se você está precisando liberar espaço no seu smartphone ou tablet equipado com Android, confira algumas dicas que podem ajudá-lo.

1. Descubra o que está ocupando mais espaço

As versões mais recentes do Android possuem uma ferramenta capaz de mostrar exatamente o que está sobrecarregando o espaço de armazenamento do dispositivo. Para encontrá-la, basta ir até o menu de Configurações e clicar em Armazenamento. Aqui é possível ver quanto espaço está sendo destinado a aplicativos, fotos, vídeos, arquivos de áudio, download, dados de cache, entre outros.

Ao clicar em uma das opções apresentadas, é possível ver mais detalhes.

No caso de “Dado de apps e conteúdo de mídia” é possível ver exatamente o espaço que cada aplicativo instalado no seu aparelho está usando e excluí-lo ou apenas realizar uma limpeza.

Já a opção “Downloads” mostra toda a lista de downloads realizados no dispositivo. Basta clicar e segurar por alguns segundos o nome do arquivo que deseja remover para que a opção apareça na tela.

Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos

Imagem: Captura de tela / Canaltech

Ao lidar com aplicativos, tenha em mente que além do app em si, seus dados e o cache de todos os complementos ajudam a aumentar o espaço total usado por ele.

Por exemplo, se você tem o Spotify instalado no seu smartphone e o cache está cheio de músicas para ouvir offline, o app pode estar usando mais de 1 GB de espaço na memória do seu aparelho.

Você pode optar por limpar o cache do Spotify para remover todo esse conteúdo e resolver parte do problema.

O Spotify é apenas um exemplo, pois todos os aplicativos que armazenam dados em cache para uso offline funcionam da mesma forma.

A ferramenta nativa do Android citada anteriormente é muito útil para visualizar o espaço utilizado por diferentes tipos de dados, mas não mostra a quantidade exata de espaço usada por arquivos e pastas específicos.

Para conseguir ter essa visão é preciso recorrer a aplicativos de terceiros, e uma boa dica é o Disk Usage.

O app está disponível gratuitamente na Play Store e com ele você pode fazer uma varredura completa do sistema de arquivos do seu smartphone.

A interface de visualização do Disk Usage permite ver todos os diretórios do seu aparelho. Para expandir um diretório e ver todos os arquivos e pastas contidos nele, basta selecioná-lo e clicar em “show”. A partir daí você pode selecionar aqueles que deseja excluir.

Leia também:  Como amar um homem (com imagens)

Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos

Imagem: Captura de tela / Canaltech

Android: como apagar definitivamente os arquivos da memória do dispositivo? | G1

(Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta)

Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos>>> Como apagar definitivamente os arquivos da memória do celular?

Oi, Ronaldo! Eu pretendo me desfazer do meu celular antigo, e não gostaria de correr o risco de ter os arquivos pessoais recuperados. Qual é a melhor maneira de apagar definitivamente os arquivos no Android? Marcelo

  • Olá, Marcelo! Para apagar os arquivos da memória do celular e dificultar a recuperação através de programas, siga os passos descritos abaixo: 
  • 1 – Carregue completamente a bateria do aparelho.
  • 2 – Toque em Configurações e localize a opção “Segurança”.

3 – Toque em “Codificar telefone” para criptografar os dados armazenados na memória. O tempo necessário para a conclusão desse processo pode variar dependendo da quantidade de arquivos e configurações de hardware do aparelho.

  1. 4 – Preencha completamente a memória com arquivos sem importância.
  2. 5 – Toque na opção “Fazer backup e redefinir”.
  3. 6 – Toque na opção “Restaurar telefone” para apagar todos os arquivos e redefinir as configurações de fábrica.

Aguarde até o processo ser concluído e reinicie o aparelho. Ele está pronto para ser negociado e dificilmente os seus arquivos serão recuperados através de programas destinados a usuários domésticos. 

>>> Como verificar defeitos no HD do PC?

O meu PC esta frequentemente apresentando falhas na integridade dos arquivos, e para solucionar o problema tenho realizado a reinstalação do sistema. Mas eu gostaria de saber como verificar se existe algum falha no HD, como devo proceder? Carlos Alberto

Olá, Carlos Alberto! Para verificar se existe alguma falha no HD, você deve usar um programa chamado HD Tune. Através dele é possível realizar uma varredura completa e no final será apresentado um relatório detalhado sobre a integridade do disco e sistema de arquivos. O HD Tune está disponível para download nesse link (aqui).

>>> Remover barra de ferramentas do navegador

O meu PC parece estar infectado por algum tipo de vírus que o antivírus não conseguir detectar. Eu já realizei diversas varreduras completas, mas não obtive sucesso na tentativa de remover uma barra de ferramentas do navegador de internet. Qual é a maneira mais fácil de resolver esse problema sem ter que reinstalar o Windows? Eduardo

Olá, Eduardo! Algumas barras de ferramentas, por mais invasivas que possam parecer, não são necessariamente programas maliciosos. E por esse motivo o antivírus não foi capaz de detectá-la.

Não é necessário reinstalar o Windows para se livrar desse incomodo programa adicional que está incorporado ao navegador de internet.

A coluna Tira-dúvidas de tecnologia já apresentou um programa que remove completamente esse tipo de adware. 

Imagem: Divulgação/Kaspersky Lab

Saiba como liberar memória RAM no Android e deixar o celular rápido

Com o tempo é comum que os smartphones fiquem lentos. No entanto, saber como liberar memória RAM é importante para melhorar o desempenho e é um dos primeiros e mais importantes passos para aumentar a vida útil do seu celular.

A maioria dos dispositivos vem com certa quantidade memória RAM e saber como tirar proveito dela sem prejudicar o desempenho de todo o dispositivo pode deixar o celular mais rápido! Confira:

1. Desative aplicativos em segundo plano

Além de apps desnecessários, é importante desativar aplicativos que podem estar consumindo espaço na memória RAM em segundo plano. É comum que alguns apps continuem a funcionar mesmo que não estejam na tela, por isso, fique atento a isso e sempre desative aqueles que não estiver mesmo usando.

  • Para desativar apps que funcionam desnecessariamente em segundo plano, acesse as configurações do celular e encontre a opção Aplicativos.
  • Como Apagar a Memória Interna de um Android: 5 Passos
  • No Android, basta clicar sobre aquele que quer que pare de funcionar e tocar na opção Desativar (em alguns dispositivos a função vem como Forçar parada).

2. Limpe o cache do aparelho

Ao instalar e utilizar um aplicativo no celular, serão criados arquivos temporários para que o acesso a determinadas funções seja feita de forma rápida e eficaz.

No entanto, estes arquivos acabam ocupando, além de espaço no armazenamento do dispositivo, memória RAM, e deixam o celular ainda mais lento.

Portanto, fazer uma limpeza do cache de aplicativos e até mesmo de todo o aparelho periodicamente pode deixar o celular mais rápido, evitando o sobrecarregamento da memória RAM. O AppGeek já explicou como limpar o cache do celular em apenas cinco passos. Vale a pena conferir!

3. Desative a atualização automática de apps

Os aparelhos com Android contam com uma função de fábrica que é atualizar aplicativos automaticamente. No entanto, isto faz com que as atualizações consumam memóriam RAM e acontecem mesmo em aplicativos que você não utiliza com frequência, o que pode, na verdade, não ser uma vantagem.

Por isso, desative a opção de atualizar automaticamente nas Configurações

Como limpar o celular e deixá-lo mais rápido?

Seu celular está travando e com dificuldades de executar determinados aplicativos? Então provavelmente a capacidade de memória está comprometida. Neste sentido, aprender como limpar o celular e, assim, liberar mais espaço na memória, deve ser considerado.

Não é tão difícil acumular inúmeros aplicativos, imagens, vídeos, dados e, junto a isso, outras centenas de arquivos desnecessários. Com o volume de informação acessada hoje, tornou-se fácil zerar a capacidade de armazenamento do smartphone.

Mas não se preocupe se este for o seu problema. Neste artigo, você aprenderá, de forma simples e prática, como limpar o celular para ter mais espaço para suas tarefas diárias no aparelho.

Boa leitura!

Qual é o melhor programa para limpar memória do celular?

Frequentemente você ouve por aí que é necessário instalar apps para limpar o celular, certo? Então, é válido salientar que nem sempre é preciso utilizar aplicativo ou programa para limpar memória do celular.

Em dispositivos Android, por exemplo, há um método nativo e simples de como limpar o celular e liberar mais espaço.

Liberando espaço no celular pela seção “Armazenamento”

Através da opção “Armazenamento”, nas configurações do celular, é possível excluir dados irrelevantes que vão sendo acumulados durante o uso. A limpeza do cache por si só, por exemplo, já é capaz de liberar um bom espaço na memória.

Para saber como limpar o celular para ter mais espaço – sem utilizar aplicativos externos, siga os seguintes passos:

  1. Nas configurações do dispositivo, acesse a opção “Armazenamento”.
  2. Clique no botão “Liberar Espaço”. Esta opção remove aplicativos e dados inúteis. geralmente, eles representam dados que não são muito utilizados pelo usuário.
  3. Todos estes apps e dados serão listados. Você deverá marcar quais deles deseja eliminar.
  4. Depois de selecioná-los, clique em ‘’Liberar Espaço’’ e confirme na próxima tela, na opção “Remover”.
  5. Pronto! Dados não utilizados serão removidos e você otimizará a memória do seu dispositivo

Embora bem simples de ser realizada, muitos preferem utilizar apps para limpar o celular, que analisam cada dado e app de maneira individualizada, otimizando a liberação de espaço na memória do telefone.

Utilizando apps para liberar espaço no celular no Android

Se você faz parte deste time, conheça algumas opções de aplicativos para liberar memória no Android.

1.   Speed Booster

O Speed Booster é um aplicativo mínimo, mas que pode fazer muito pela memória do seu celular. Com apenas 1 toque, ele acelera o funcionamento do sistema.

Sendo assim, é possível navegar com mais rapidez, obter o melhor desempenho em jogos online e, o mais importante, prolonga a vida útil da bateria!

O Speed Booster, um dos principais dentre os programas para limpar a memória do celular, deleta arquivos residuais, arquivos de cache, arquivos temporários e apps obsoletos. Tal limpeza libera espaço útil na memória do celular e eleva o nível de desempenho.

Leia também:  Como andar de moto na carona (com imagens)

2.   Norton Clean

  • Para quem deseja saber apenas como limpar o celular e não necessita de funções extras, o Norton Clean cumpre muito bem o seu papel.
  • Com uma interface simples, o Norton Clean possibilita a desinstalação de bloatwares (aqueles aplicativos que já vêm pré-instalados no sistema operacional do celular) e também dos apps que não são muito utilizados.
  • Uma ação que libera muito espaço no celular e é bem eficaz, mesmo que simples, também pode ser realizada através do Norton Clean: a transferência de arquivos armazenados na memória interna para o cartão de memória – quando disponível.

3.   AVG Cleaner

Ramificação do AVG Antivírus, excelente ferramenta para a verificação de arquivos em computadores, o AVG Cleaner é definido como otimizador e limpador de memória.

Para melhorar o desempenho dos apps, o AVG Cleaner remove os aplicativos pré-instalados e que não são utilizados. Além disso, avalia os aplicativos e identifica quais deles causam lentidão no celular.

Sobre como limpar o celular e deixar mais rápido, outra vantagem deste app é a possibilidade de hibernar determinados aplicativos. Assim, a bateria dura por muito mais tempo e, consequentemente, o uso de dos móveis é reduzido.

Liberar espaço

Para fazer o download de mais apps e arquivos de mídia ou ajudar o smartphone a funcionar melhor, libere espaço no dispositivo.

  • O armazenamento é o local onde você mantém dados, como músicas e fotos.
  • A memória é o local onde você executa programas, como apps e o sistema Android.

Remover filmes, músicas e outros arquivos de mídia transferidos por download

Para excluir conteúdo do Google Play:

  1. Abra o app Google Play onde o conteúdo se encontra, como o Play Música ou o Play Filmes e TV.
  2. Toque no Menu Configurações Gerenciar downloads.
  3. Toque em Download concluído Remover.

Para excluir conteúdo de outras fontes, faça isso pelo app usado para fazer o download.

Remover apps e dados de apps

Se você desinstalar um app e precisar dele mais tarde, poderá fazer o download novamente. Se pagou por ele, não será necessário fazer outra compra. Saiba como desinstalar apps.

Geralmente, é possível limpar o cache e os dados de um app no smartphone pelo app Config. As configurações podem variar de acordo com o dispositivo. Para mais informações, receba ajuda do fabricante do dispositivo.

  • Limpar cache: exclui dados temporários. Alguns apps podem demorar mais para abrir na próxima vez que forem usados.
  • Limpar armazenamento de dados: exclui permanentemente todos os dados do app. Recomendamos que, primeiramente, você tente excluir esses dados pelo próprio app.

O Android gerencia a memória usada pelos apps. Normalmente, você não precisa fechá-los. No entanto, se um app não estiver respondendo, tente fechá-lo. Saiba como resolver problemas com apps que não estão funcionando..

Dica: se você acha que um app está ocupando muita memória, é possível excluí-lo. Saiba como desinstalar apps.

Artigos relacionados

Moto E 1ª geração- Liberando espaço na memória

Que opções eu tenho para liberar espaço na memória?

Podemos liberar memória: 

  • transferindo arquivos,
  • apagando caches de aplicativos
  • desinstalando aplicativos que não são mais usados.

Alguns aplicativos não foram desenvolvidos para que serem transferidos para o cartão.

Se um aplicativo não for transferido ao dar o comando, ele não foi desenvolvido para tal ação.

Dica: Verifique quais são os aplicativos mais importantes para você e remova aqueles que não precisa. Os aplicativos que vieram instalados no dispositivo não podem ser desinstalados.

  • Se após realizar os procedimentos ainda estiver com dúvidas, você pode pedir a nossa Ajuda.
  • Podemos transferir arquivos para o computador e depois apagá-los da memória do aparelho, ou mover para o cartão de memória, livrando espaço na memória do telefone
  • A-     Transferência para o computador via cabo USB.
  • 1º Passo: Conecte o aparelho no seu computador através do cabo USB.
  • 2º Passo: Depois de conectado no PC, acesse a memoria interna do aparelho (vai aparecer uma drive com o nome do aparelho que poderá ser acessado do Explorer de Arquivos) e selecione as pastas e arquivos que deseja transferir.
  • 3º Passo: Após selecionar os arquivos, copie os arquivos e cole em alguma pasta do seu computador.
  • Se não conseguir desta forma, siga os passos deste link:
  • Como posso transferir arquivos de/para meu telefone e computador?
  • Caso queira fazer o backup das fotos/vídeos utilizando sua conta de gmail, clique aqui
  • Perguntas relacionadas:
  • A Motorola disponibiliza um link para download de gerenciador de arquivos para o computador?

Não, nós disponibilizamos para os clientes um software que ajuda o aparelho a se conectar ao computador apenas. Caso ache necessário um gerenciador, sugerimos que faça a busca por um de sua preferência.

  1. B-     Transferência para o cartão de memória
  2. 1º Passo: Abra o aplicativo gerenciador de arquivos (caso não possua instalado, recomendamos que instale o ES File Explorer).
  3. 2º Passo: Ao abrir o aplicativo selecione as pastas ou arquivos que deseja transferir, em seguida toque na opção “Cortar”, em seguida selecione a pasta do cartão de memória, geralmente estará nomeada como “SDCARD1” ou “1”.
  4. 3º Passo: Após selecionar uma pasta específica dentro do cartão de memória, toque na opção “Colar”.

* Alguns aplicativos não podem ser removidos para o cartão de memória pois a sua programação não possibilita. Neste caso entre em contato com o suporte do aplicativo em questão.

Mover aplicativos para o cartão de memória

Para liberar espaço na memória interna do aparelho Moto E podem-se transferir aplicativos para o cartão de memória. A opção de transferir aplicativos não é do aparelho, mas do aplicativo, então alguns aplicativos não permitem tal transferência.

  • Apagar dados e caches de aplicativos
  • Limpar os dados e caches também é uma forma de liberar espaço, pois todos os aplicativos e jogos armazenam seus dados e configurações na memória interna.
  • Para realizar a limpeza siga o seguinte passo:

Dica: Verifique quais aplicativos ocupam maior espaço dentro da própria lista de aplicativos, onde abaixo do nome estará a memória que ele ocupa, e realize a limpeza de dados e cache.

 A limpeza de cache faz com que o aplicativo perca as configurações salvas e retorne a como era quando foi instalado. Isso significa por exemplo que jogos perderão fases salvas e aplicativos de mensagem perderão as mensagens que não estiverem salvas.

  1. Desinstalar aplicativos
  2. Sugerimos que aplicativos que não estejam mais sendo utilizados, sejam desinstalados para liberar memória no aparelho.
  3. Lembrando que aplicativos de fábrica não podem ser desinstalados, somente desativados.
  4. Siga os passo a passo:
  5. 1º Passo: Acesse: Menu >> Configurar >> Aplicativos >> Lá em cima da lista aparecerá “instalados”, selecione esta opção e depois o aplicativo desejado e toque em “Desinstalar”.

Dúvidas relacionadas:

  • Tenho um cartão de “X” GB, e não consigo fazer o download dos aplicativos e passar para o cartão pois ele acusa memória cheia mesmo eu tendo espaço no cartão. O que posso fazer?

Ao baixar um aplicativo ele fica armazenado na memória interna do aparelho, somente após o download ser concluído, dependendo da programação do aplicativo, ele poderá ser transferido ou não para o cartão SD.

  • Mesmo com os procedimentos o aparelho continua apontando memória cheia. O que faço?
  • Se você já transferiu as fotos e já apagou todas, desinstalou aplicativos e fez limpeza de dados, o próximo passo é fazer uma restauração de fábrica para que após ela, você consiga instalar os aplicativos necessários.
  • Lembrando que ao fazer a restauração, recomendamos que desmarque a opção de backup automático.
  • Caso deseje fazer a restauração, clique aqui .
  •  Você também pode pedir a nossa ajuda clicando aqui. (Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 8 às 20hs e aos Sábados das 08 às 14hs)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*